sexta-feira, 14 de abril de 2017

“EUA ESTÃO CÁ PARA NOS SALVAR”, diz Miguel Tiago com ironia


"Nem Hitler desceu tão baixo ao ponto de usar armas químicas", disse esta terça-feira o assessor da Casa Branca, Sean Spicer.

As recentes declarações do assessor da Casa Branca, que comparou o ataque químico na Síria com o Holocausto, têm valido fortes críticas à presidência norte-americana. “Nem Hitler desceu tão baixo ao ponto de usar armas químicas”, afirmou Sean Spicer, momentos antes de admitir que cometeu “um erro”.

As palavras não foram porém desconsideradas ou mesmo desdramatizadas. Por cá, Miguel Tiago mostrou-se incrédulo com a afirmação e recordou alguns dos ataques perpetrados, ao longo da História, pelos Estados Unidos.

“As considerações sobre Hitler nem merecem comentários, porque felizmente o mundo sabe o que Hitler fez no século passado. Já sobre o império americano não ter utilizado armas químicas "nem na segunda guerra mundial...”, começou por escrever o deputado do PCP na sua página no Facebook.

“Aqueles 83 mortos e mais de 600 feridos por exposição a gás mostarda em Itália, 1943, terão uma opinião diferente sobre a utilização de armas químicas pelos EUA. Mas assim de repente também lembro uns milhões de mortos por causa de umas bombas nucleares que ainda hoje provocam mutações e no Vietnam há quem diga, mas certamente por maldade, que os Estados Unidos da América usaram agente laranja e napalm”, lembrou, rematando a sua publicação com uma apreciação feita em tom de ironia: “E ainda mais impossível é terem alguma vez utilizado urânio empobrecido em algum lugar do mundo. Porque eles estão cá para nos salvar!”.

Na rede social Facebook, também o socialista Alfredo Barroso teceu comentários sobre as palavras de Sean Spicer, atirando: “Tão imbecil e ignorante como o seu patrão, Donald Trump. A este idiota só faltou dizer que mais de seis milhões de judeus, ciganos, oposicionistas e seres humanos com mal-formações e perturbações mentais foram assassinados pelos carrascos às ordens de Hitler e Himmler com amêndoas da Páscoa. Mas que grande besta!”.

Goreti Pera | Notícias ao Minuto, ontem

Nota PG: "O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. Nocivo para a vida humana.

No período de 1961 a 1971, as tropas americanas aspergiram 80 milhões de litros de herbicidas, que continham 400 quilogramas de dioxina sobre o território vietnamita, de acordo com estatísticas oficiais.

Esses desfolhantes destruiram o habitat natural, deixaram 4,8 milhões de pessoas expostas ao agente laranja e provocaram enfermidades irreversíveis, sobretudo malformações congênitas, câncer e síndromes neurológicas em crianças, mulheres e homens do país."

Parcial de Wikipédia

Imagens de exemplo de vítimas de agentes químicos lançados pelos EUA no Vietname

TRUMP. COVEIRO DO IMPÉRIO A CURTO PRAZO


O narcisista e fanfarrão Trump deve proporcionar o tão esperado espetáculo da queda-livre do corrupto e mais belicista Império da história: subproduto da democracia fajuta, melhor que o dinheiro pode comprar dos Estados Policialescos da América que ainda encantam algumas vítimas da grande mídia de idiotização em massa

Edu Montesanti*

A queda definitiva do agonizante é apenas uma questão de tempo. Uma leitura do livro Ascensão e Queda das Grandes Potências deixará esta ideia bem clara ao leitor, sem nenhuma dúvida, e segundo as impressões deste articulista: o tombo será mais feio que o dos outro impérios ao longo da história. A grosso e resumido modo: quanto maior o tamanho do coqueiro, maior o tombo do coco.

Pois o narcisista e fanfarrão Donald Trump deve proporcionar o tão esperado espetáculo da queda-livre do corrupto e mais belicista Império da história, como nenhum outro que se tenha conhecimento.

Para além do tamanho e da imagem equivocada que a América "livre" e "poderosa" faz de si, à diferença, por exemplo, do final da II Guerra quando o Império britânico ruiu de vez e o norte-americano emergiu como tal, o mundo estava destroçado pelo maior conflito da história, moral, política e economicamente. 

Hoje, o mundo está cada vez mais multipolar por nações que além de fortalecer e ultrapassar o combalido Tio Sam em diversos quesitos importantes - inclusive militarmente -, muitos desses países enxergados pelo esquizofrênico Império norte-americano como inimigos, ameaças, concorrentes, estão se unindo - desejando abertamente aliança com Washington, que se recusa a isso em nome do retorno a um mundo unipolar.

Em relação às últimas eleições presidenciais dos Estados Policialescos Unidos da América, qualquer candidato seria um personagem a ser contado dentro de uns anos sobre o declínio definitivo do Império que, na realidade, vive profunda crise alimentar, laboral, no campo das liberdades civis e direitos humanos em geral. 

Poucos sabem, mas os EPUA foram condenados pela ONU, no ano passado, pelo tráfico de crianças, sob conivência estatal [leia: Tráfico de crianças nos Estados Unidos sob conivência estatal (http://port.pravda.ru/busines/03-02-2016/40316-trafico_criancas-0/)], e por manter campos de concentração também para pequeninos imigrantes, o lixo descartável no paraíso do capital que, nos EPUA têm estado privados até de advogados devendo responder perante a "Justiça" norte-americana sozinhos, enquanto aguardam a deportação da sociedade aberta e livre pintada pelos grandes meios de imbecilização das massas  [leia: EUA nega advogado a milhares de crianças deportadas de campos de concentração  (http://port.pravda.ru/mundo/10-04-2016/40754-eua_nega-0/)].

Muito pouco se diz, mas Barack Obama foi o presidente que mais deportou imigrantes na história dos EPUA. Sua afilhada nas últimas eleições, a psicopata Hillary Clinton, até pela psicopatia por que sofre além da própria linha política, era fria e calculista: como o inquilino anterior da Casa Branca, o Nobel da Paz que palrava com a habilidade de poucos em direitos humanos, Killary falava em direitos femininos, possuía ódio racial e religioso mais velado. George W. Bush (filho) foi quem iniciou uma grande cerca na fronteira com o México: a mesma mídia comercial que demoniza Trump hoje, não lembra disso. 

O potencial para o mal desta personalidade e práticas maleficamente veladas é evidentemente muito maior, enquanto Trump é a mesma face da mesma moeda imperialista, preconceituosa, fascista, porém fanfarrão e, talvez, vítima do próprio narcisismo do qual padece.

Killary tinha total apoio do establishment, do lobby sionista, dos grandes meios de desinformação, da indústria armamentista e petrolífera. Mas, enfim, Trump é uma tragicômica consequência da "democracia" norte-americana, subproduto do próprio establishment dos Estados Policialescos Unidos, e de seu showrnalismo (título do livro do brilhante jornalista José Arbex Júnior).

Com Killary, a queda do Império, pela frieza e calculismo da senhora da guerra, por sua habilidade ímpar de manipular e de jogar, a grande queda do Império estaria fadada, muito provavelmente, a médio prazo (talvez para além de seus quatro anos, ou se reeleita para o final de seus oito anos na Casa Branca). 

Por outro lado, e desde a campanha presidencial isso parecia muito claro, com Trump que diz e faz abertamente o que seus antecessores fizeram de maneira mais silenciosa, dissimulada, o declínio definitivo da hegemonia dos EPUA está bastante apressado. 

Reconheça-se: Trump faz afirmações e toma atitudes de muito abertas e politicamente incorretas, embora não sejam nenhuma novidade nos porões do poder e entre a própria sociedade norte-americana que, de aberta, não tem absolutamente nada (outro mito facilmente dissolúvel).

Contextualizando a frase do historiador britânico de excelente memória, Eric Hobsbawm em Era dos Extremos, se para o poeta o Thomas Stearns Eliot  "o  mundo acabará com uma bomba ou com uma lamúria", os Estados Policialescos Unidos da América certamente encontrará um fim com os dois. 

Sobretudo dentro de casa, o coveiro Trump trata de produzir importantes aprofundamentos no buraco norte-americano desde o início de seu "governo democrático", diante do silêncio conivente e até sob alegres aplausos de parte de uma opinião pública desonesta e excessivamente hipócrita que se crê a polícia do mundo. 

Vão todos ser enterrados na vergonha da história, e é altamente aconselhável que os nada criativos setores reacionários oxigenem-se, apressem-se na elaboração das desculpas, e encontre também os culpados, no que eles são precários mestres em fazer: a "ditadura" do Maduro cujo governo rompeu com a ditadura do FMI, e com o Consenso de Washington? O "napoleônico" Putin cujo grande crime é defender a soberania e os interesses do povo russo? O "enlouquecido" Jinping, cuja economia nacional logo superará à dos EPUA, e seu exército é o maior do mundo

*Edu Montesanti | Pravda.ru | Foto: AP

EUA. Pentágono treinou "rebeldes" da Al Qaeda na Síria na utilização de armas químicas


Michel Chossudovsky

Os media ocidentais refutam as suas próprias mentiras. Eles não só confirmam que o Pentágono tem estado a treinar os terroristas na utilização de armas químicas como também reconhecem a existência de um não tão secreto "plano apoiado pelos EUA para lançar um ataque com armas químicas na Síria e culpar o regime de Assad" .

O Daily Mail de Londres, num artigo de 2013, confirmou a existência de um projecto anglo-americano endossado pela Casa Branca (com a assistência do Qatar) para efectuar um ataque com armas químicas na Síria e atribuir a culpa a Bashar Al Assad.

O artigo seguinte no Mail Online foi publicado e a seguir removido. Note-se o discurso contraditório: "Obama emitiu advertência ao presidente sírio Bashar al Assad", "Casa Branca dá sinal verde a ataque com armas químicas". 

Esta reportagem no Mail Online publicada em Janeiro de 2013 foi removida a seguir.
Para mais pormenores clique aqui .

O treino do Pentágono de "rebeldes" (também conhecidos como terroristas do Al Qaeda) na utilização de armas químicas.

A CNN acusa Bashar Al Assad de matar seu próprio povo enquanto também reconhece que os "rebeldes" não só estão na posse de armas químicas como também que estes "terroristas moderados" filiados à Al Nusra são treinados na utilização de armas químicas por especialistas sob contrato com o Pentágono. 

Numa lógica enviesada, o mandato do Pentágono era assegurar que os rebeldes alinhados com a Al Qaeda não adquiririam ou utilizariam ADM, ao realmente treiná-lo na utilização de armas químicas (soa contraditório): 

"O treino [em armas químicas], o qual está a realizar-se na Jordânia e na Turquia, envolve como monitorar e proteger stocks de matérias-primas e manusear sítios e materiais com armas, de acordo com as fontes. Alguns dos empreiteiros estão no terreno na Síria a trabalhar com os rebeldes para monitorar alguns dos sítios, segundo um dos responsáveis.

A nacionalidade dos treinadores não foi revelada, embora os responsáveis previnam contra a hipótese de serem todos americanos. ( CNN , 09/Dezembro/2012). 

Captura de écran do artigo da CNN. 
O link original foi redireccionado para blogs da CNN.
A reportagem à direita, da jornalista premiada Elise Labott, da CNN (relegada para o status de um blog da CNN), refuta numerosas acusações da CNN contra Bashar Al Assad. 

Quem está a efectuar o treino de terroristas na utilização de armas químicas? De fonte confiável: a CNN. 

E estes são os mesmos terroristas (treinados pelo Pentágono) que são os alegados alvos da campanha de bombardeamento anti-terrorista de Washington iniciada por Obama em Agosto de 2014: 

"O esquema estabelecido pelo Pentágono em 2012 consistiu em equipar e treina rebeldes Al Qaeda na utilização de armas químicas, com o apoio de empreiteiros militares contratados pelo Pentágono – e a seguir sustentar que o governo sírio era responsável por utilizar as ADM contra o povo sírio.O que está a desdobrar-se é um cenário diabólico – o qual é uma parte integral do planeamento militar – nomeadamente uma situação em que terroristas da oposição aconselhados pelos empreiteiros ocidentais da defesa estão realmente na posse de armas químicas. 

Isto não é um exercício de treino rebelde em não-proliferação. Enquanto o presidente Obama declara que "você será responsabilizado" se "você" (referindo-se ao governo sírio) utilizar armas químicas, o que é contemplado como parte desta operação encoberta é a posse de armas químicas pelos terroristas patrocinados pelos EUA-NATO, nomeadamente "pelos nossos" operacionais filiados à Al Qaeda, incluindo a Frente Al Nusra, a qual constitui o mais eficaz grupo combatente financiado e treinado pelo ocidente, em grande parte integrado por mercenários estrangeiros. Numa distorção amarga, Jabhat al-Nusra, um "activo de inteligência" patrocinado pelos EUA, foi colocado recentemente na lista de organizações terroristas do Departamento de Estado.

O ocidente afirma que vem para resgatar o povo sírio, cujas vidas estão alegadamente ameaçadas por Bashar Al Assad. A verdade é que a aliança militar ocidental não só está a apoiar os terroristas, incluindo a Frente Al Nusra, como também a tornar disponíveis armas químicas para a sua "oposição" de forças rebeldes.

A fase seguinte deste cenário diabólico é que as armas químicas nas mãos de operacionais da Al Qaeda serão utilizadas contra civis, o que potencialmente poderia levar toda uma nação a um desastre humanitário.

A questão mais ampla é: quem é uma ameaça para o povo sírio? O governo sírio de Bashar al Assad ou a aliança militar EUA-NATO-Israel, a qual está a recrutar forças terroristas de "oposição", as quais estão agora a ser treinadas na utilização de armas químicas" ( Michel Chossudosvsky , 08/Maio/2013). 

07/Abril/2017 - O original encontra-se em www.globalresearch.ca/... 

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ 

PSP recorda: Não se vira as costas “a quem sempre lhe deu a pata”

Polícia de Segurança Pública (PSP) relembra contactos para denúncias em caso de maus tratos a animais.

Aproximando-se uma das alturas do ano em que mais se abandonam animais, a Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu relembrar, através da sua página de Facebook, os contactos em causa de maus tratos a animais.
“Abandono de animais é CRIME! Quem pode virar as costas a quem sempre lhe deu a pata?”, escreve aquela força de segurança, numa publicação feita esta sexta-feira.
Recorde-se que o Projeto Defesa Animal foi lançado a 22 de julho de 2015 pelo Comando Metropolitano de Lisboa para responder às mudanças implementadas com a lei de 1 de outubro do 2014, que dita que abandonar ou mal tratar animais de companhia é crime punido com prisão ou multa.
Para denunciar casos de maus tratos tem à disposição a linha do comando geral, a linha 21polícia – 217 654 242 e um email: defesanimal@psp.pt.
Fonte: País ao minuto
Foto: © iStock

Pelo menos seis mortos devido a colapso de montanha de lixo

Pelo menos seis pessoas morreram hoje no Sri Lanka na sequência do colapso de uma montanha de lixo que enterrou cerca de 40 casas numa favela, anunciaram as autoridades locais.

Resultado de imagem para Pelo menos seis mortos devido a colapso de montanha de lixo
Os bombeiros deslocaram-se a Kolonnawa, no limite nordeste de Colombo, a capital do Sri Lanka, depois de uma montanha de lixo com cerca de 91 metros de altura, destabilizada durante a noite devido a chuvas torrenciais, ter pegado fogo e ter desabado sobre as habitações, adianta a Agência France Presse (AFP).
Três cadáveres foram retirados dos escombros e um rapaz de 12 anos e dois adolescentes morreram já no hospital, onde outras dez pessoas estão a receber tratamento.
Centenas de soldados foram mobilizados para o local do acidente, depois de o presidente Maithripala Sirisena ter ordenado ao exército e à polícia que dessem apoio aos bombeiros.
Segundo a polícia local, num comunicado citado pela AFP, "está em curso uma operação de busca por sobreviventes".
"Acreditamos que 40 casas foram destruídas", disse aos jornalistas um responsável do serviço encarregado da gestão de catástrofes.
Os habitantes da zona onde aconteceu o acidente denunciaram várias vezes a devastação ambiental causada pela lixeira a céu aberto, onde são descarregadas descarregadas diariamente 23 milhões de toneladas de lixo  e 800 toneladas de resíduos sólidos suplementares.

Fonte: Lusa
Foto: © iStock

FC PORTO ENVIA PEDIDO DE DESCULPA À CHAPECOENSE POR CÂNTICOS DOS SUPER DRAGÕES

Nota oficial assinada por Pinto da Costa
Resultado de imagem para FC PORTO ENVIA PEDIDO DE DESCULPA À CHAPECOENSE POR CÂNTICOS DOS SUPER DRAGÕESO FC Porto enviou uma nota oficial ao clube brasileiro Chapecoense no qual condenou os cânticos que utilizaram a queda do avião do clube brasileiro como forma de hostilizar o Benfica, no encontro de andebol entre os dragões e os encarnados.
A provocação dizia "quem me dera que o avião da Chapecoense fosse do Benfica" e foi cantado durante todo o encontro disputado na passada quarta-feira, no Dragão Caixa, e que terminou com a vitória dos 'azuis e brancos' por 30-27.
A nota oficial, assinada pelo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, lamentou os "tristes acontecimentos", acrescentando ainda que os cantos "não são próprios de pessoas de bem e do meio desportivo, cujo ambiente deve ser sempre de respeito e solidariedade ao adversário e não de propagação de ódio", conforme confirmou fonte oficial do FC Porto à agência Lusa.
A nota ainda diz ainda que o clube está à disposição da Chapecoense para a reestruturação do clube, afetado por um acidente de avião, no qual morreram 19 futebolistas.
Fonte: Lusa
Foto: Movenotícias

Benfica vence Marítimo e segura liderança do campeonato

Resultado de imagem para Benfica vence Marítimo e segura liderança do campeonato
O Benfica garantiu esta sexta-feira a manutenção da liderança no final da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Marítimo, por 3-0.
Luís Martins, aos 34 minutos, na própria baliza, e o brasileiro Jonas, aos 36 e 45+1, marcaram os golos dos 'encarnados', que a uma semana de visitarem o Sporting, passam a somar 71 pontos, mais quatro do que o FC Porto, que joga no sábado com o Sporting de Braga.
O Marítimo mantém a sexta posição, que deverá dar acesso à Liga Europa, com 44 pontos, mais cinco do que o Rio Ave, que joga com o lanterna-vermelha Tondela.
Fonte/Foto: TSF

INFLUENCIADOR OU INFLUENCIADO?

"Quando a mulher viu que a fruta da árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou o fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também".
Esta palavra merece sua reflexão.
A maioria conhece a história da queda do homem. Você poderia estar no paraíso, poderia conversar todos os dias com nosso Pai, poderia viver em harmonia com tudo... E isso foi perdido por desobediência a Deus.
SERÁ QUE SOU UM INFLUENCIADOR OU UM INFLUENCIADO?
Você tem sido influenciado por algo, ou por pessoas que não andam em caminhos retos?  Ou você tem sido um influenciador demonstrando que o mal só traz prejuízos e perdição? Você precisa ser espelho vivo de Jesus para outras pessoas, precisa ser uma benção na vida daqueles que o rodeiam.
Jesus disse que enquanto estava no mundo ele era a luz do mundo, e quando foi para o céu ele nos deixou como representantes. Precisamos representá-lo à altura... Ele merece todo o nosso esforço...
COMO O INIMIGO NOS INFLUENCIA?
Ele criou armadilhas para confundir Eva... E ela ficou maravilhada quando imaginou que poderia ser como Deus... E arrastou Adão para também comer do fruto proibido....
Aqueles que querem ver você na lama, agem mais ou menos assim:
1º Tentam faze-lo pensar que o que é bom, é ruim, e vice-versa...
         Esta foi a primeira coisa que o inimigo usou pra iludir Eva. Ele lhe disse: "Olha  só que fruta bonita... Experimente, você não vai morrer não... Se a comer, você vai abrir seus olhos e será como Deus... Saberá sobre o bem e sobre o mal...
            Mentira é a única coisa que o diabo criou... E com a mentira ele ilude muitos... Manhoso, esperto, manso e quieto, ele adentra espaços e ali planta muita informação errada...
 Cuidado, pois foi assim que o inimigo tirou a paz da humanidade... Não se deixe influenciar pelas maldades e pelas coisas deste mundo!
2º Tentam mexer com seus sentidos
            O diabo é  persistente e não desiste nunca... Ele vai atingir seus pontos fraco... Agirá na sua visão, na sua audição... Em tudo que puder para derruba-lo... Cada um de seus sentidos será testado. Não se deixe influenciar... Mantenha-se longe do pecado...
COMO SER UM INFLUENCIADOR?
1º Ser espelho de Cristo
            Sabemos como Jesus foi, é e será uma super influencia para toda a humanidade. Gosto de defini-lo como o maior "coach" da história da humanidade.  Ele  ama a gente,  é o nosso Criador e nosso irmão mais velho!
O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 11:1, escreveu assim: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo."
2º Guardar sua Doutrina
            Doutrina é um conjunto de ideias  em um sistema filosófico, político ou religioso. Assim, para ser influenciador, precisará guardar os mandamentos de Deus. Jesus foi uma pessoa que pregou o amor do Pai... Porque o amor é o sentimento mais lindo,  a base de tudo o que é bom, útil e saudável!
Em 1º Timóteo 4:16, lemos: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”
Se guardarmos os mandamentos do Senhor,  seremos influenciadores, seremos salvos e salvaremos aqueles que nos ouvem... Aleluia!

Graça e Paz... E uma santa Páscoa a todos, com o amor de Cristo!
Curitiba, 14 de abril de 2017

A santa severidade de Nosso Senhor contra os fariseus

Plinio Maria Solimeo
Jesus Cristo
Muitos católicos, ao lerem o Evangelho, sentem certa estranheza e mal-estar vendo o modo tão severo com que Nosso Senhor Jesus Cristo trata a estrutura eclesiástica de seu tempo, isto é, os fariseus e doutores da lei. Não mereceriam eles pelo menos algum respeito pelo cargo que ocupavam na religião?
Antes de entrar no cerne do problema, vejamos algumas das impressionantes palavras com que Nosso Senhor fustiga esses “sepulcros caiados”, essa “raça de víboras”: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão” (Mt 23, 37). Quer dizer, aparentam virtude, mas no fundo são inteiramente corrompidos.
O divino Salvador questiona a idoneidade e boa fé deles: “Vós tendes por pai o diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se manteve na verdade, porque a verdade não está nele” (Jo 8, 44).
Por isso, até mesmo a pregação deles deve ser recebida com cautela: “Raça de víboras, maus como sois, como podeis dizer coisas boas? Porque a boca fala do que lhe transborda do coração”. (Mt 12, 34).
Jesus entre os escribas e fariseus. Obra de Achille Mazzotti (1844)
Jesus entre os escribas e fariseus. Obra de Achille Mazzotti (1844)
Apesar de tudo, quando eles transmitem os bons princípios da religião, devem ser ouvidos. Mas com reservas: “Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem”. (Mt 23:3). Repreende-os ainda: “Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos”. (Mt 23:15). Ou seja, corrompem mesmo aqueles a quem atraem para a religião, tornando-os dignos da eterna perdição.
Resultado: se esses fariseus, escribas e doutores da Lei não se converterem e fizerem penitência, condenar-se-ão: “Como escapareis ao castigo do inferno?” (Mt 23, 33).

Mentalidade fruto do liberalismo e do sentimentalismo

Para começar, devemos reconhecer que essa estranheza e mal-estar diante da severidade de Jesus são frutos sobretudo do liberalismo em que fomos educados, e de um exacerbado sentimentalismo que induz muitos a ter pena em alguns momentos até do próprio Judas, porque foi condenado eternamente.
É preciso compreender que, sendo Nosso Senhor Jesus Cristo a Sabedoria Encarnada, não poderia errar ao tratar assim aqueles representantes da religião. Deveria haver alguma razão que justificasse tal procedimento. E as há.

Jesus de Nazaré não era um louco ou um impostor

Jesus entre os escribas e fariseus. Obra de Achille Mazzotti (1844)
O excelente escritor americano do início do século passado, William Thomas Walsh, em seu esplêndido livro São Pedro, Apóstolo[i],[capa ao lado] nos dá interessantes dados esclarecedores a esse respeito.

É patente a má fé dos escribas, fariseus e doutores da Lei, que deveriam conhecer as Escrituras e saber que era chegada a hora da vinda do Messias. Pois, “para qualquer mente sã e justa, era impossível considerar Jesus de Nazaré como um louco”. “Quanto mais notável é um homem, menos provável se torna que se vanglorie de dons e poderes incomuns. A única exceção possível seria um homem que fosse realmente Deus. Também não seria fácil provar que fosse um impostor. Os charlatães procuram sempre qualquer coisa para si e não levaria tempo a um observador sensato descobrir a fraude. O objetivo pode ser dinheiro, poder, mulheres ou a satisfação de simples vaidade”. Ora, Jesus parecia desviar-se do seu caminho para desagradar a todos os potentados que teriam podido, por razões pessoais e vantagens mundanas, fazer causa comum com ele”.
Além do mais, os fariseus, escribas e doutores da Lei deveriam saber que a vinda do Messias desejado estava próxima, pois o cetro havia caído nas mãos de estrangeiros e terminava o tempo predito pelo profeta Daniel para a vinda do Messias. E, sobretudo, as palavras de Jesus eram autenticadas por estupendos milagres, inclusive ressurreições, que ninguém de boa fé podia negar.
Por isso, pergunta Walsh: “Por que razão as principais autoridades de Israel se recusavam a encarar a evidência e a examinar o assunto [da divindade de Jesus] com seriedade? [...] As autoridades do Templo não acreditavam n’Ele porque, no fundo, também não acreditavam em Deus Pai e no seu profeta Moisés, cujos nomes andavam sempre nos seus lábios. Nesse caso, eram ateus, ainda que não ostensivamente. Mas, como era possível que tais homens, com a sua posição, tivessem caído num tal abismo de trevas espirituais?” (p. 81).
Anás e Caifás, sentados, montam uma farsa de julgamento para condenar Jesus Cristo, de pé com as mãos atadas. Afresco da Capela degli Scrovegni em Pádua (Itália). Pintado entre 1304 e 1306 pelo célebre artista italiano da época medieval Giotto di Bondone (1267 - 1337).
Anás e Caifás, sentados, montam uma farsa de julgamento para condenar Jesus Cristo, de pé com as mãos atadas. Afresco da Capela degli Scrovegni em Pádua (Itália). Pintado entre 1304 e 1306 pelo célebre artista italiano da época medieval Giotto di Bondone (1267 – 1337).

“Nada de grande se faz de repente”

Se, como diz o adágio latino, “nada de grande se faz de repente”, deve ter havido, portanto, todo um longo processo de decadência para levar um corpo religioso tão considerável, praticamente em seu conjunto, a tão lastimável estado.
Nem sempre fora assim. Nos idos tempos, os fariseus fizeram causa comum com os Macabeus em sua revolta contra o domínio pagão. Isto lhes granjeou a simpatia dos israelitas, pelo que “o seu poder aumentou tanto, que passaram a identificar-se virtualmente com o judaísmo oficial, e a serem reconhecidos como a autoridade docente em Israel. [...] A presença de devotos e homens sinceros como Hilel, Gamaliel, Nicodemos e Saulo de Tarso nas suas fileiras, recordava a Israel as nobres tradições farisaicas doutros tempos”.

Auto-satisfação, o início da queda

Gravura representando fariseus e saduceus conspirando a morte de Nosso Senhor
Gravura representando fariseus e saduceus tramando a morte de Nosso Senhor
Como esses homens de Deus começaram a se corromper? Escreve Thomas Walsh: “A tentação característica dos bons é o orgulho [“Sereis como deuses”]. A partir do momento em que esses heróis tomaram em mãos os destinos do povo judeu, e seus olhares começaram a desviar-se das causas de Deus e de suas infinitas perfeições para se deterem na contemplação de si próprios [...] perderam os fariseus o dom da fé. E a fé — a certeza da verdade não vista — foi a essência da antiga religião. [...] Perdido o precioso dom da crença sobrenatural, tornaram-se materialistas [...]. Deus, não sendo para eles mais do que um nome, era como um mero guarda-livros que atribuía a cada pessoa a sua recompensa numa proporção matemática em relação às suas obras”.
Isso os levou, segundo o escritor, a formar uma sociedade secreta iniciática, antes do advento de Cristo, para melhor obterem seus fins. (p. 83)
E o que falar dos saduceus, que muitas vezes faziam causa comum com os fariseus para discordar e provocar o Messias? Livres pensadores da época, eles negavam a ressurreição dos mortos e a imortalidade da alma. “Sendo ambos [saduceus e fariseus] essencialmente materialistas, secularistas, pragmáticos e mundanos, os dois grupos procuravam atuar em estreita harmonia quando estavam em causa interesses comuns” (p. 84), ou seja, boicotar de todos modos possível os ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Anás e Caifás

annas_and_caiaphas_001
Anás e Caifás
“Através do controle do Sumo Sacerdócio [que já no tempo de Nosso Senhor lhes era atribuído, não por Israel, mas pelos romanos], algumas famílias abastadas e interligadas dominavam toda a vida judaica e cobravam tributo a quase todos os judeus do mundo. [...] É a estes, e não ao povo judeu, que os quatro Evangelistas se referiam geralmente quando escreviam os ‘judeus’”.
Durante a vida de Nosso Senhor, o Sumo Pontífice era Anás. Para saber de quem se tratava, diz Walsh: “Ele e seus filhos [...] subornavam e corrompiam juízes, intimidavam o Sinédrio ou o Conselho dos Setenta Anciãos, e colaboravam discretamente com Pilatos e outros oficiais romanos, enquanto simulavam denunciá-los em público”.
Quando Anás foi substituído pelo seu genro Caifás, as coisas não foram diferentes, pois “Anás continuava a segurar as rédeas do poder por detrás da cortina, e não só ‘aconselhava’ Caifás a título informal, como também presidia o Sinédrio na sua qualidade de Nasi ou príncipe. Na realidade, era o rei não coroado dos judeus” (p. 84).
Para Anás, “nada o afetava. Nada lhe interessava, a não ser ele próprio e o poder que o dinheiro lhe proporcionava. Apenas honrava com seu ódio o que ameaçava o seu poder. E foi esse ponto de vista que prevaleceu para formar uma opinião sobre Jesus de Nazaré. Logo que O viu e ouviu, concluiu que, se O aceitasse como Messias, teria de confessar a si próprio sua condição de ladrão e opressor do povo, um hipócrita servo de Deus; teria de devolver sua riqueza roubada e seu bem-estar. Demasiado depravado para encarar tal hipótese, concebeu um ódio mortal ao Senhor ao vê-Lo transpor o Pórtico de Salomão. Anás fora sempre mau; agora era satânico” (p. 86).
É sabido que não há maior ódio que o religioso. As guerras de religião no-lo provam. Foi esse ódio que tiveram os fariseus do tempo a Nosso Senhor, a ponto de negarem seus milagres, escolherem um assassino e malfeitor em seu lugar, e mandá-Lo crucificar impiedosamente. Além do mais, a se comprazerem com seus sofrimentos.
Por isso Cristo Jesus — que é “manso e humilde de Coração”, mas também, como sua Santíssima Mãe, “terrível como um exército em ordem de batalha” — fustigou tanto esses religiosos, que deviam ser “a luz do mundo e o sal da terra”, mas infelizmente, como muitos dos seus similares hoje, trabalhavam contra a própria instituição que deveriam representar.
Tudo isso justifica a atitude enérgica da Sabedoria Encarnada com relação aos escribas, fariseus e doutores da Lei.

____________


[i] Editora Civilização, Porto, 2004, páginas 81 a 86.

Ó Cruz sublime, arma triunfante

Luís Vaz de Camões
Cruz
Ó arma unicamente só triunfante.
Propugnáculo só de nossas vidas,
Com que foram ganhadas as perdidas
Com que o Tártaro horrendo andava ovante!
Siga-se esta bandeira militante,
Por quem são tais vitórias conseguidas,
Por quantas almas, delas divertidas,
No Ponente erram cá, lá no Levante.
Ó Árvore sublime e marchetada
De branco e carmezi, de ouro embutida.
Dos rubis mais preciosos esmaltada.
E de troféus mais claros guarnecida!
A vida à Morte vimos em ti dada,
Para que em ti se desse a Morte à vida.
Fonte: ABIM

SEF expulsa 5 estrangeiros que vivem em Coimbra

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desencadeou, nos últimos dias, um conjunto de ações de rotina na zona Centro do país, direcionadas para o controlo da permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional e para a sinalização de situações de exploração de mão-de-obra ilegal.
Resultado de imagem para SEF expulsa 5 estrangeiros que vivem em Coimbra
As fiscalizações do SEF foram realizadas em Coimbra, Mortágua, aqui em conjunto com a GNR, e em Castelo Branco. Na via pública, em alguns estabelecimentos do pequeno comércio e no terminal rodoviário em Coimbra, no sector de exploração florestal em Mortágua e num estaleiro de construção civil e estabelecimento de restauração em Castelo Branco.
No total, foram identificados cerca de 70 cidadãos, 38 de nacionalidade estrangeira, de entre os quais 12 se encontravam em situação irregular no nosso país.
Em Coimbra, foram detetados três cidadãos em situação irregular na via pública, um outro no terminal rodoviário da cidade e dois em estabelecimentos comerciais. Os cinco indivíduos foram notificados para abandono voluntário do país no prazo de vinte dias sob pena de, em caso de incumprimento, virem a ser detidos e alvo de procedimento coercivo de afastamento. Um outro cidadão foi notificado para comparência nos serviços do SEF, uma vez que se constatou reunir condições para regularizar a respetiva permanência no nosso país.
Em Mortágua, numa ação que visou a  identificação de ocupantes de viaturas referenciados pelo SEF como associadas ao sector de exploração florestal, foram detetados cinco cidadãos estrangeiros em situação irregular. Destes, quatro foram notificados para abandono do país e um outro foi  detido por não ter cumprido com anterior notificação para abandono do país que lhe foram efetuada por este Serviço. Presente ao tribunal competente, aguarda agora o desenvolvimento do processo de afastamento coercivo que lhe foi instaurado pelo SEF.
Em Castelo Branco, um outro cidadão foi também notificado para abandono voluntário de território nacional.
O SEF instaurou procedimentos contra-ordenacionais a seis entidades patronais, que foram identificadas como tendo ao seu serviço trabalhadores estrangeiros em situação irregular, cujas coimas, no total, poderão variar entre os 12.000 e os 60.000 euros.
Fonte: Notícias de Coimbra

Feira Medieval Infante D. Pedro anima a Figueira da Foz durante a Páscoa

Resultado de imagem para Feira Medieval Infante D. Pedro anima a Figueira da Foz durante a Páscoa
A sétima edição da Feira Medieval Infante D. Pedro, no Forte de Santa Catarina, inaugurada ontem, é, no entender do presidente da Junta de Buarcos e São Julião (Figueira da Foz), José Esteves, “a melhor de sempre”.
Nesta edição, que se prolonga até domingo, estão instaladas 80 tendas. Os mercadores são locais, nacionais e estrangeiros (Espanha e Marrocos).
A Feira Medieval Infante D. Pedro realiza-se no largo do Forte de Santa Catarina desde 2014. Até àquele ano, montavam-se as tendas na rua 5 de Outubro, em Buarcos.
Numa altura em que há muitos turistas na cidade, nacionais e estrangeiros, a feira medieval é já encarada como um cartaz turístico. A entrada é livre.
Fonte: Diário as Beiras