sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Detido em flagrante por furto em residências na Gafanha da Nazaré


O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial da Gafanha da Nazaré, hoje, dia 13 de novembro, deteve em flagrante delito um homem de 20 anos por furto em residência, na localidade da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.

No seguimento de uma denúncia por furto em residência, os militares deslocaram-se ao local onde detetaram o suspeito no interior da habitação, tendo sido detido em flagrante delito. Foram realizadas diligências policiais que permitiram apurar que era o autor de vários furtos em residências nas localidades da Gafanha da Nazaré e da Gafanha da Encarnação, tendo sido recuperados diversos objetos resultantes da prática dos ilícitos criminais, avaliados em cerca de três mil euros. 

O detido foi constituído arguido e permanecerá nas instalações da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Ílhavo.

“ALVAIAZERE SABE BEM” – COM FORTE ADESÃO LOCAL


Iniciativa da Autarquia que aposta na promoção da gastronomia local, com destaque para o chícharo, visando dinamizar a restauração, com o apoio de chefs e influenciadores digitais, teve uma forte adesão local. 

A iniciativa “Alvaiázere Sabe Bem”, que este substituí o Festival do Chícharo contou com uma forte adesão da população e estabelecimentos locais, recebendo a candidatura de 49 receitas, que serão avaliadas agora pela população local e pelo júri constituído pelos chefs Chakall e Ruben Correia (atualmente chef convidado da Casa Feliz da SIC) e os influenciadores digitais Isabel Zibaia Rafael (Cinco Quartos de Laranja); Rui Ribeiro (Faz&Come) e Rui Marques (A Pitada do Pai). 

Aliás este júri tem promovido incansavelmente, no último mês, a iniciativa e o chícharo, dando a conhecer aos seus seguidores nas redes sociais. 

A avaliação das receitas é feita não só pelo júri, mas igualmente pela população, que terá oportunidade de visitar os restaurantes, provar as suas receitas a concurso e avaliá-las, na quinzena que vai entre o dia 15 e o dia 29 de novembro. Pretende-se com esta quinzena gastronómica dar a conhecer as receitas, mas igualmente apelar aos alvaiazerenses para frequentarem os estabelecimentos e assim contribuir para a continuidade do seu negócio. 

Os estabelecimentos participantes com receitas a concurso são: 

-Casa Benfica Alvaiázere 
-Café do Mercado 
-Restaurante "Os Grelhados" 
-Restaurante "O Brás" 
-Casa Lagoa 
-Café "O Cantinho" 
-Os Pestinhas Dos Cabaços 
-Pastelaria David 

A iniciativa quer criar sinergias entre produtores, restauração e população, apostando no desenvolvimento económico regional e no reforço da notoriedade que o município e o produto têm ganho com o Festival do Chícharo, reforçando o orgulho no bem saber fazer alvaiazerense.

17 de novembro | 10h30 às 13h00 | On-line Agrária de Coimbra promove 4.º Seminário “Desafios da Conservação em Portugal”

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 17 de novembro, das 10h30 às 13h0, on-line, via plataforma Zoom, a 4.ª edição do Seminário "Desafios da Conservação em Portugal". 

Para este seminário, promovido no âmbito da Unidade Curricular de Biodiversidade e Conservação da Licenciatura em Turismo e Espaços Rurais e Naturais, estão convidados cinco oradores, especialistas nas temáticas em abordagem: “A importância da biodiversidade para o future do planeta”, “Aproximar os cidadãos da conservação da biodiversidade”, “Biodiversidade: base e motor de um turismo sustentável, “O fogo e o seu efeito na biodiversidade vegetal e habitats” e “Projetos de desenvolvimento “amigos” da conservação da biodiversidade”. 

Os interessados em participar devem inscrever-se em https://cutt.ly/dgXkpyS.

Marinha Grande | 1ª Gala do Fado com Pedro Moutinho: Homenagem a Arminda Simões e Joaquim Domingues

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe a 1ª Gala do Fado, com Silvina e Tó Pereira & Pedro Moutinho, numa homenagem a Arminda Simões e Joaquim Domingues, que decorre no dia 27 de novembro, às 21h30.

Esta primeira Gala do Fado é inserida na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural e tem como objetivo homenagear dois nomes marinhenses ligados a este género musical: Arminda Pereira e Joaquim Domingues.

Contamos com a participação de duas vozes da Marinha Grande, Silvina e Tó Pereira, acompanhadas por Ricardo Silva na guitarra portuguesa e por Carlos Nogueira na viola de fado. Esta Gala será apadrinhada por Pedro Moutinho que nos trás “Um Fado ao Contrário”.

Pedro Moutinho foi embalado pelo som do fado e cresceu com ele como se de uma herança genética se tratasse. Não há separação entre o fado e o homem que o canta. Existe sim, uma familiar fluidez entre um e outro, natural de quem já se conhece há muito tempo.

Em 2019, Pedro Moutinho editou “Um Fado ao Contrário”, aquele que é o 6º álbum de um percurso artístico consolidado e que fala por si. Quando em 2003 recebeu o "Prémio Revelação" da Casa da Imprensa com o seu álbum "Primeiro Fado", e passados três anos viu "Encontro" (o seu segundo trabalho) a ser galardoado com o Prémio Amália na categoria de melhor disco, o fadista provava que para além de partilhar o talento da sua linhagem, tinha pela frente um caminho que era só seu.

"Um Fado ao Contrário" disco com produção de Filipe Raposo, conta com fados clássicos e novos temas criados para a sua voz por compositores e/ou poetas como Amélia Muge, Maria do Rosário Pedreira, Márcia, Manuela de Freitas ou Pedro de Castro. Entre o seu primeiro registo discográfico e este, já se passaram mais de 15 anos de uma carreira vivida intensamente com espetáculos por todo o país e também por todo o mundo. Um percurso ímpar que transformou Pedro Moutinho num dos grandes fadistas da atualidade.

Classificação Etária | M6
Entrada gratuita sujeita à lotação da sala

Espetáculo inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

A Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos foi hoje inaugurada após intervenção de requalificação e restauro

A obra de requalificação e restauro da Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos foi inaugurada hoje, pelas 15h00, e contou com a presença de S. Ex.ª a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Arq.º Ângela Ferreira; da Presidente da CCDRC, Dr.ª Isabel Damasceno; da Diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Maria Peres de Menezes; entre outras entidades e personalidades intrinsecamente ligadas ao concelho e à intervenção realizada naquele que é classificado, desde 1922, como Monumento Nacional.
A obra, agora inaugurada, resulta da Candidatura “Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos” ao Programa Operacional do Centro 2020, Portugal 2020, e insere-se no Plano Estratégico do Município, aprovado em 2016, onde a Cultura e o Turismo assumem um papel muitíssimo importante na ampliação e promoção da atratividade turística do concelho e da região. A Candidatura “Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos” teve, assim, um Investimento Total aprovado de 356.236,28 euros, tendo um Investimento Elegível e não Elegível de 299.997,00 euros e 56.239,28 euros, respetivamente, e uma Comparticipação do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) de 254.997,45 euros.
A Igreja de São João Baptista está, desta forma, novamente revigorada, enchendo os figueiroenses de orgulho, deixando transparecer a beleza dos seus tempos áureos e fazendo o visitante viajar na sua própria cultura e história repleta de arte e artistas tão sobejamente conhecidos. Razões mais do que suficientes para visitar um tão belo Monumento Nacional, localizado no nosso lindíssimo concelho de Figueiró dos Vinhos.
O evento teve em consideração a situação pandémica atual, realizando-se com todo o respeito pelas normas de higiene e segurança preconizadas pelo Governo Português e Direção Geral de Saúde.

Atenção às medidas que entrarão em vigor nos Concelhos de Risco Elevado

 

Resolução do Conselho de Ministros n.º 96-B/2020

 Publicação: Diário da República n.º 221/2020, 2º Suplemento, Série I de 2020-11-12
  •  Emissor:Presidência do Conselho de Ministro
  • SUMÁRIO:

Prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

“COVILHÃ ENTREGA”: MUNICÍPIO OFERECE TAXA DE ENTREGA AO DOMICÍLIO NOS FINS DE SEMANA


Nos próximos três fins de semana de novembro, a Câmara Municipal da Covilhã vai oferecer a taxa de entrega cobrada por empresas de entrega ao domicílio a operar no concelho, bem como o valor cobrado pelo serviço dessas empresas aos restaurantes e lojas. 

Esta iniciativa, denominada “Covilhã Entrega”, tem como objetivos principais incentivar o consumo na restauração e comércio, minorando os efeitos causados pela pandemia e apoiando a economia local, num momento em que o combate à propagação da Covid-19 implica um dever maior de permanecer em casa. 

A ideia é simples: os covilhanenses compram e recebem em segurança no domicílio, o Município oferece a taxa de entrega ao cliente e o valor que os estabelecimentos pagam pelo serviço. 

As empresas aderentes ao “Covilhã Entrega”, que vão colaborar com a autarquia, são: 

• Recados Covilhã 
• The Xico´s 
• Uber Eats 

A iniciativa “Covilhã Entrega” decorre nos próximos três fins de semana, ou seja, nos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de novembro e é válida para qualquer tipo de encomenda efetuada junto das empresas aderentes. 

Para mais informação, consulte https://bit.ly/covilhaentrega

Leiria | 36 Especialidades no Prove Leiria Doçaria

 

A edição de 2020 do Prove Leiria Doçaria arranca hoje, estende-se até domingo, 15 de novembro, e decorre diretamente nas pastelarias aderentes, contando com 36 doces seleccionados especialmente para o evento.

Cada pastelaria preparou 3 especialidades exclusivas, que prometem fazer as delícias dos apreciadores mais exigentes. São elas:

  • Bolo de 4 Estações, Pastel de Pevide com Fios d’Ovos em Calda de Vinho do Porto e Tartelette de Batata Doce e Merengue e Frutos Secos Caramelizados, da pastelaria Alexmel;

  • Pudim da Batalha, Croissant de Amêndoa e Semifrio de Morango, da pastelaria Arqueiro;

  • Barriga de Freira com Fios Dourados, Brisa Folhada de Caramelo e Physalis e Queijinho Doce, da Brisanorte;

  • Flan Folhado, Tarte de Limão e Mil-folhas de Morango, da Pastelaria Costa;

  • Beijinhos do Peccato, Dolce Peccato e Sinfonia de Caramelo Salgado, da Dolce Peccato;

  • Cartuchos do Liz, Pudim de Noz e Queijinhos do Céu, da Maglice;

  • Queque de Queijo, Bolo Pinhão e Red Velvet, da Mimo Doce Heritage;

  • Barrigas de Freira, Brisa do Bosque e Capuchinho, da pastelaria Pão Quente;

  • Ninho de Frutos Secos, Cheesecake de Caramelo Salgado e Doce do Adivinha, da Permarcati;

  • Cornucópias, Natas D. Diniz e Pudim da Batalha, da pastelaria Pires (Rino&Rino, Marinha Grande e Marrazes);

  • Ópera, Sonho de Morango e Sachertarte, da Real Padaria;

  • Tentação da Sara, Folhado de Reineta com Canela e Torta da Casa Gratinada, da Sar&Doce.

O evento Prove Leiria Doçaria, organizado pela Câmara Municipal de Leiria e que conta com o apoio dos Cafés Delta, é já uma tradição local, que se realiza todos os anos, com o objetivo de mostrar o que de melhor e mais doce se faz em Leiria.