sexta-feira, 16 de março de 2018

Eu, Psicóloga | 18 Filmes que todo psicólogo deveria assistir



Desde sua criação, em 1895, entre outros propósitos, o cinema tenta ilustrar, decifrar ou compreender a mente humana, as relações entre as pessoas e as diversas maneiras de o sujeito estar no mundo. Os filmes colocavam na tela o equivalente dos sonhos: enigmas, metáforas e um sem-número de sentidos.
Quantas vezes nos identificamos com uma personagem e dela extraímos uma lição para algo particular nosso? Ao articular o imaginário, o cinema possibilita compreender eventos da nossa vida, até mesmo quando achamos que nosso dia a dia não vale um filme de sessão da tarde.
Mas os filmes nem sempre são apaziguadores. Eles são capazes de despertar em nós o que há de mais agudo e essencial, problematizando a realidade e nos convidando a encarar nossas próprias fraquezas e contradições.
Se entretenimento ou não, o fato é que os filmes nos mobilizam. Reunimos 18 filmes para quem gosta de pensar a complexidade da mente humana, os desafios do cotidiano e as diversas formas de sofrimento que aparecem ao longo dos anos (transtornos mentais incluídos).
Vale para quem se interessa por psicanálise, psicologia, psiquiatria ou neurociências e também para todos que quiserem conhecer um pouco mais das nuances do ser humano, que apesar de pretender ser uma máquina programável, está cada vez mais longe da obviedade.
1- Se Enlouquecer Não se Apaixone 
Este belo filme mostra como o suicídio pode levar à redescoberta do desejo de viver. Craig é um adolescente com depressão que não encontra saída para seu sofrimento e resolve buscar ajuda em um hospital psiquiátrico. Como os EUA tanto gostam, essa é uma comovente história de segunda chance, mas sem as pieguices costumeiras. Viola Davis e Lauren Graham (a eterna Lorelai, de Gilmore Girls) têm atuações pequenas, mas bastante notáveis. Além disso, há uma maravilhosa cena ao som do clássico Under Pressure. O filme é baseado no livro homônimo de Ned Vizzini, que passou por uma internação psiquiátrica para tratar da depressão. Lançada em 2006, a publicação foi bastante elogiada por público e crítica.
2-Dançando em Silêncio
Neste filme bastante despretensioso, acompanhamos alguns dias da vida de Luca, uma jovem que está superando uma depressão que a abalou por anos. A moça traz humor, apatia e melancolia em medidas variadas, com uma interpretação graciosa de Martina Schöne-Radunski. É um filme sobre superação, mas sem os fogos de artifício e a superficialidade que comumente eclipsam o doloroso e particular processo de lidar com o sofrimento.
3-As Vantagens de Ser Invisível 
Logan Lerman e Emma Watson estão inesquecíveis neste delicado filme sobre a difícil vivência da adolescência quando situações de sofrimento até então "abafadas" resolvem romper o silêncio. As temáticas são pesadas, mas a sensibilidade na abordagem oferece contexto aos acontecimentos e desperta empatia pelas personagens. Um vitorioso filme na exposição de conflitos de adolescentes, frequentemente subestimados em nome da imaturidade e da impulsividade.
4-The Fundamentals of Caring
Paul Rudd é cuidador de um garoto com deficiência que percebe que o trabalho pouco tem a ver com empatia gratuita. O convívio entre os dois deixa dúvidas quanto a quem precisa de cuidados, e aí você já sabe que o cinema independente americano vai retomar uma de suas narrativas favoritas, a da segunda chance. Um ponto alto é que o filme é comovente sem pieguice ou condescendência.

5-Precisamos Falar Sobre o Kevin
Como vive a "mãe de um monstro"? Essa é a complicada questão que este filme, baseado no livro homônimo de Lionel Shriver, se propõe a fazer. O talentoso Ezra Miller interpreta Kevin, um adolescente com comportamentos cruéis e cujas ações deixam sua mãe, Eva (Tilda Swinton, em atuação memorável), completamente perplexa. Ela se pergunta se tem culpa nos crimes cometidos pelo filho. O filme é uma dolorosa ficção que encontra ressonância em casos reais, como os assassinatos em massa cometidos por adolescentes - a tragédia na escola Columbine, em 1999, é um deles.
6-Donnie Darko
Este filme independente se tornou um cult dos anos 2000. O fim do mundo está próximo e é anunciado por um homem fantasiado de coelho a Donnie (Jake Gyllenhaal, em começo de carreira), um adolescente tido como problemático. Aos pais, o psiquiatra diz que o garoto apresenta sintomas de esquizofrenia. Donnie passa a se questionar sobre suas visões, enquanto eventos misteriosos começam a acontecer em sua cidade.
7-Preciosa 
Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa.
8-Divã para dois 
Após trinta anos de casados, os Soames decidem fazer terapia! Mas eles acabam encontrando alguém que está bem pior: Dr. Bernie, um terapeuta lunático vai virar a cabeça do casal.
9-Frankie e Alice 
Frankie é uma jovem dançarina noturna com distúrbio de personalidade múltipla e luta contra seus alter egos. Ela passa a frequentar sessões com um psicoterapeuta para manter seu verdadeiro eu e superar seus fantasmas.
10-As duas faces de um crime 
Em Chicago, a morte de um arcebispo a facadas choca o público, atraindo a atenção da mídia local. Um advogado oportunista em busca de fama se oferece para defender o principal suspeito do crime, um adolescente pobre com problemas mentais.
11-A Cela 
A psicóloga Catherine Deane (Jennifer Lopez) está fazendo experiências com uma nova terapia radical. Através de uma ciência transcendental, Catherine consegue ver o que está acontecendo no inconsciente de outra pessoa.
12-Pulp Fiction 
Os caminhos de vários criminosos se cruzam nestas três histórias de Quentin Tarantino. Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle.
13-Um método perigoso 
Carl Jung trata a linda paciente Sabina Spielrein de histeria pelos métodos de Sigmund Freud, mas alguns anos depois, Jung inicia um romance com Sabina, o que gera uma rivalidade entre os médicos.
14-Garota, Interrompida 
Após uma tentativa de suicídio, Susanna é levada para um hospital psiquiátrico, onde conhece outras garotas com diferentes problemas psicológicos.
15-Gênio Indomável 
Um garoto genial, mas que só conhece as coisas por meio das páginas dos livros, é obrigado a fazer terapia com um cara que, ao contrário, já vivenciou um montão de coisas. Os diálogos dessa dupla estão entre os mais incríveis do cinema.
16-Seven – Os Sete Pecados Capitais 
Dois detetives da homicídios estão à caça de um assassino em série que justifica seus crimes usando os 7 pecados capitais. Drama psicológico onde os próprios policiais tem que lidar com seus medos e temores.
17- O Silêncio dos Inocentes 
Se você tiver que assistir apenas um filme desta lista, é este. O Silêncio dos Inocentes é tão absolutamente incrível, que vale por uma aula de psicologia. Aqui, nosso psiquiatra-canibal favorito ajuda uma agente do FBI a caçar um assassino em série. Assista. É sério.
18- O mínimo para viver
Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

Eu, Psicóloga | Técnicas de interrogatório podem fazer acusado confessar crime que nunca ocorreu



Se você confia plenamente em suas recordações, talvez seja interessante começar a ter um pouco mais de cautela ao olhar para o próprio passado: a memória é um território nebuloso e maleável, que pode tomar como legítimos acontecimentos completamente fictícios. Um estudo conduzido por pesquisadores do Reino Unido e do Canadá comprovou que o desenvolvimento de memórias falsas é mais comum do que pensamos, e que o teor do conteúdo inventado pode chegar a níveis alarmantes. Depois de poucas horas submetido a um interrogatório enviesado, um adulto completamente inocente é capaz de ser convencido de que cometeu crimes tão graves como assalto à mão armada durante sua adolescência.

“Tudo o que os participantes precisam para gerar uma memória falsa ricamente detalhada são três horas em um ambiente de entrevista amigável, onde o entrevistador introduza alguns detalhes errados e use técnicas pobres de recuperação de memória”, disse em um comunicado Julia Shaw, pesquisadora principal do estudo e psicóloga da Universidade de Bedfordshire. 

Os resultados a que chegou impressionam: 71% dos participantes submetidos à história de que cometeram um crime quando adolescentes de fato acreditaram na versão, e desenvolveram uma memória falsa do episódio.


Pesquisadores acreditam que incorporar detalhes verdadeiros tornem o evento falso familiar e até plausível

A pesquisa reuniu ao todo 60 estudantes universitários, e começou com uma sondagem dos psicólogos com os responsáveis pelos estudantes. Eles enviaram questionários aos pais ou outros familiares pedindo que relatassem com o máximo de detalhes eventos específicos que os participantes vivenciaram dos 11 aos 14 anos – a instrução era de que não discutissem as questões entre si. Depois desta etapa inicial, os pesquisadores realizaram três entrevistas de 40 minutos com cada voluntário, uma por semana.

Na primeira, os alunos foram introduzidos a dois eventos de sua juventude, sendo que apenas um deles ocorreu de verdade. Para alguns, o acontecimento falso podia ser um crime como assalto à mão armada ou roubo, que poderia inclusive ter resultado em contato com a polícia. Para outros, o evento era de natureza emocional, como um acidente, ataque de cão ou perda de grande quantia de dinheiro. Um aspecto importante é que as histórias falsas incluíam detalhes verdadeiros sobre aquele período da vida da pessoa, retirados dos questionários dos responsáveis.

Nos encontros seguintes, os participantes eram encorajados a trazer à tona o máximo de informações que conseguissem sobre os dois eventos, mesmo que tivessem dificuldades. Eles tiveram ainda que descrever certos aspectos de cada memória, como quão vívida ela era e o quão confiantes estavam a respeito. As conclusões apresentadas no artigo são surpreendentes: além dos 71% que foram convencidos de ter cometido um crime, 76,6% também criaram memórias falsas sobre os eventos emocionais. Os pesquisadores acreditam que incorporar detalhes verdadeiros como o nome de um amigo a relatos supostamente corroborados pelos responsáveis tornam o evento falso tão familiar que até parece plausível.

“Nestas circunstâncias, processos reconstrutivos de memória inerentemente falíveis podem gerar prontamente lembranças falsas com um realismo espantoso”, diz Shaw. “Nestas sessões tivemos alguns participantes relembrando detalhes incrivelmente vívidos e reencenando crimes que nunca cometeram”, relatou. 

As descobertas têm claras implicações em investigações criminais, mas também em outros contextos, como terapias psicológicas. “Entender que estas memórias falsas complexas existem e que indivíduos ‘normais’ podem ser levados a gerá-las tão facilmente é o primeiro passo para prevenir que aconteçam”.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA SOBRE A MODERNIZAÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DO OESTE

A Câmara Municipal de Torres Vedras promove segunda-feira, 19 de março, uma apresentação pública sobre a Modernização da Linha Ferroviária do Oeste.
A apresentação tem início às 18h no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, e pretende apresentar o processo de modernização previsto, que será uma das maiores intervenções ferroviárias efetuadas nos últimos anos em Portugal.
O projeto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste, entre Meleças e as Caldas da Rainha, compreende uma extensão total de 87 quilómetros e envolve um investimento total de 107 milhões de euros.
O projeto assenta na eletrificação da linha, na duplicação dos troços entre os quilómetros 20 a 31 e 38 a 45 e na intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações, o que permitirá viajar entre Lisboa e Torres Vedras em menos de 50 minutos.



Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt

Estarreja recebe mais uma grande competição de Andebol

Torneio Internacional da Páscoa Sub-18, entre 29 e 31 de março

O Município de Estarreja vai ser o palco do Torneio Internacional da Páscoa Sub-18 em Andebol, que irá decorrer entre 29 e 31 de março, onde entrarão em campo as Seleções de Portugal, Espanha, Roménia e Tunísia.

Os confrontos Tunísia-Espanha (18h30) e Portugal-Roménia (20h30) abrem as hostilidades a 29 de março, quinta-feira, no Pavilhão​ ​Municipal Adelino Dias da Costa, na Vila de Avanca. No âmbito de uma parceria entre as autarquias de Estarreja e São João da Madeira - dois concelhos com grande tradição na modalidade -, a 2ª jornada decorre no Pavilhão das Travessas, com os jogos Roménia-Espanha (18h30) e Portugal-Tunísia (20h30), na sexta, dia 30. O torneio internacional regressa a Estarreja, desta vez ao Pavilhão Municipal, no dia 31, sábado, com o desafio Tunísia- Roménia (11h00) e o derby ibérico Portugal-Espanha (17h00).

Todos os jogos terão transmissão na ANDEBOL|tv. Mas quem quiser assistir ao vivo e a cores tem entrada gratuita.


Jogador da Artística integra a Seleção

A Seleção Nacional de Sub-18 Masculinos continua em preparação para o Campeonato da Europa de Sub-18 que irá decorrer na Croácia, em agosto. E há um jogador da Associação Artística de Avanca entre os convocados do selecionador Paulo Pereira. Daniel Vieira é um dos 18 atletas que irá defender as cores nacionais. Pode consultar a convocatória aqui.


Calendário de Jogos - Torneio Internacional da Páscoa

1ª Jornada - 29 de Março
Pavilhão​ ​Municipal Adelino Dias da Costa - Avanca

18h30 - Tunísia : Espanha
20h30 - Portugal : Roménia​

30 de Março - ​Pavilhão das Travessas - São João da Madeira

18h30 - Roménia : Espanha
20h30 - Portugal : Tunísia

31 de Março - Pav​ilhão​ Municipal de Estarreja

11h00 - Tunísia: Roménia
17h00 - Portugal : Espanha


Estarreja, a Maior Festa do Andebol é Aqui!

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 
Tlm. 925651656 | Web www.cm-estarreja.pt

SESSÃO DE DISCUSSÃO PÚBLICA SOBRE A MODERNIZAÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DO OESTE

A Câmara Municipal de Torres Vedras promove segunda-feira, 19 de fevereiro, uma sessão de discussão pública sobre a modernização da Linha Ferroviária do Oeste.
A sessão tem início às 18h no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras, e pretende esclarecer a população sobre o processo de modernização previsto, que será uma das maiores intervenções ferroviárias efetuadas nos últimos anos em Portugal.
O projeto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste, entre Meleças e as Caldas da Rainha, compreende uma extensão total de 87 quilómetros e envolve um investimento total de 107 milhões de euros.
O projeto assenta na eletrificação da linha, na duplicação dos troços entre os quilómetros 20 a 31 e 38 a 45 e na intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações, o que permitirá viajar entre Lisboa e Torres Vedras em menos de 50 minutos.

Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt

Câmara Municipal de Torres Vedras

Mamas & Badanas, um livro irónico de crítica livre e frontal


Em Mamas & Badanas, João Pedro George reúne, nas suas próprias palavras e não sem ironia, «duas análises profundamente complexas da Literatura Portuguesa», resultado de uma investigação independente, que vai directa ao âmago das coisas.Mamas & Badanas entra na literatura portuguesa como uma broca num dente cariado e inaugura um género absolutamente novo em que sátira, niilismo e tragicomédia se medem frente a frente e se entrelaçam em cadências variadas. É assim, na badana e na contracapa, que autor e editora apresentam este livro. Esta desconcertante obra chega às livrarias a 20 de Março. A sessão de apresentação decorre a 28 de Março, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa.

A forma como as mamas atraem os escritores portugueses aliada, num livro único, à fertilidade de textos assombrosos – escritos pelos autores? escritos pelos editores? - que preenchem as badanas e contracapas das obras nacionais resulta na mais surpreendente obra do nosso tempo – não, não é hipérbole.

Mamas & Badanas é um livro único que explora o mais profundo do imaginário e das motivações secretas dos escritores portugueses. Começa por esquartejar as badanas e contracapas dos livros, analisando depois em profundidade a devoção contemporânea pelos peitos das senhoras, apresentados ostensivamente como um par de mamas descomunais, feitas à medida da mania das grandezas e da mentira dos desejos.

«Desprezadas, desvalorizadas ou votadas ao ostracismo, o certo é que as badanas são férteis em instantes capazes de ombrear com os mais belos parágrafos da literatura portuguesa», realça João Pedro George, que tanto se debruça sobre livros de Margarida Rebelo Pinto e Pedro Chagas Freitas, como faz a apreciação das badanas de autores como Bruno Vieira do Amaral, José Rodrigues dos Santos, Rodrigo Moita de Deus, Valter Hugo Mãe ou José Luís Peixoto, mas também Jorge de Sena, Lídia Jorge, Lobo Antunes ou Saramago. Nomes que se repetem na sempre certa ciência das mamas na literatura. «Os escritores portugueses são doidos por mamas (se não soubermos isto sobre a nossa literatura, é porque não a conhecemos de todo)», afirma o autor deste Mamas & Badanas, que não faz distinção de género e inclui, nesta investigação, tanto nomes como Francisco Moita Flores e José Rodrigues dos Santos, como a insuspeita Agustina Bessa-Luís, Gonçalo M. Tavares ou Isabela Figueiredo. Porque, como conclui o autor, «acerca das mamas querer-se-á sempre saber tudo».

MAMAS & BADANAS
João Pedro George
15x23
216 páginas
16,50 €
Não Ficção/Ensaio
Nas livrarias a 20 de Março
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Requalificação da EB Guilherme Stephens em curso






A Escola Básica Guilherme Stephens, na Marinha Grande, está a ser alvo de requalificação ao abrigo da intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal, orçada em mais de 400 mil euros.

A obra está a ser executada pela empresa Valeixa – Construção Civil, Lda., a quem o Município adjudicou os trabalhos pelo valor de 408.833,20 €, a que acresce IVA à taxa legal em vigor e prazo de execução de 150 dias.

A intervenção contempla intervenções nesta Escola dos 1º, 2º e 3º ciclos, localizada na Rua Prof. Bento de Jesus Caraça, na Marinha Grande, nos espaços interiores vocacionados ao coletivo escolar e de dois módulos de salas de aula.

A empreitada é executada no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020 e foi objeto de acordo de colaboração entre o Município e o Ministério da Educação.

Pretende-se assegurar a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, garantir maior eficiência energética e acústica dos espaços interiores mais relevantes e possibilitar o início de um processo de reconversão global de funções em compartimentos tendentes às necessidades mais imediatas da comunidade escolar.

No âmbito da requalificação da escola, é acrescentado o refeitório escolar; transferida a mediateca / biblioteca para o atual espaço polivalente, que era desprovido de fruição; dotada a circulação interior e exterior entre espaços de utilização coletiva de melhores condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

Está a ser promovido um maior conforto térmico, acústico e estético e um sistema mais eficiente de iluminação artificial LED e asseguradas novas valências do espaço interior existente como bar e papelaria.

Pretende-se conferir melhores condições de segurança e salubridade às atividades desportivas exercidas em recinto fechado, através da substituição integral de piso em soalho de madeira com várias décadas e da pintura interior global de paredes do pavilhão gimnodesportivo.

No âmbito do acordo com o Ministério da Educação, este transfere para o Município 26.470,59 euros, correspondente a metade do valor da contrapartida pública nacional da empreitada de requalificação da Escola.

ACRAL procura aderentes para projecto conjunto de formação-acção

A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) pretende elaborar uma candidatura, até 30 de Março de 2018, junto do Programa Operacional “CRESC Algarve 2020”, a um projecto conjunto de formação-acção, que será financiado através do Regime de Auxílios de Estado (art.º 31º do Regulamento (EU) n.º 651/2014, de 16 de Junho) nos termos seguintes:
  • Uma taxa base de incentivo de 50%, acrescida das majorações a seguir indicadas, não podendo a taxa global ultrapassar 70%;
  • Majoração em 10 pontos percentuais (p.p.) se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou desfavorecidos;
  • Majoração em 10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas e em 20 p.p. se for concedido a micro e pequenas empresas.
Este projecto, que se prevê iniciar em Setembro de 2018 e terá uma duração de 12 meses, pretende colocar à disposição das empresas participantes consultores e formadores especializados nas áreas de gestão e organização, marketing, qualidade, estratégia empresarial, internacionalização, inovação, entre outras, de forma as ajudar a melhorar o seu desempenho em áreas essenciais para o seu desenvolvimento, nomeadamente:
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e troca de boas práticas (mobilidade e troca de experiências);
  • Dinamização de acções de coaching e sensibilização para a relevância do uso de factores dinâmicos da competitividade.
  • Aumento da qualificação específica dos activos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
O apoio em consultoria englobará a realização de um Diagnóstico de Necessidades nas empresas participantes e a definição de um Plano de Acção que as ajude a eliminarem os eventuais problemas e potenciarem as oportunidades detectadas. Para a Implementação do Plano de Acção que for definido em conjunto com os empresários/gestores, as empresas terão também o apoio dos consultores do projecto. A cada empresa participante será atribuído 110 horas de consultoria.
Para além do apoio em consultoria individualizada, este projecto englobará ainda a realização de Acções de Formação em áreas que se considerem “chave” para o cumprimento dos objectivos dos Planos Acção que forem definidos para cada uma das empresas participantes e para o aumento do desempenho global dos seus colaboradores. Cada empresa participante terá 90 horas de formação em sala.
O valor total do projecto por empresa participante é de 8.550,00 €, sendo este valor financiado de acordo com o definido anteriormente.
Todos os interessados deverão entregar a Ficha de Inscrição anexa à ACRAL, sito na Av. 5 de outubro, n.º 33, 8000-077 Faro, ou enviar por e-mail. Qualquer esclarecimento pode ser solicitado, durante as horas de expediente, no local ou pelos contactos:
Telefone: 289 887 130
Móvel: 919 195 567

A ficha de inscrição está disponível aqui.
Fonte: O Algarve económico

BEONPRICE impulsa la transformación digital del sector turístico con tecnología de machine learning que mejora la rentabilidad hotelera


por Yesica Flores
• A partir de un algoritmo matemático, el sistema arroja inteligencia de mercado en tiempo real para la industria de la hospitalidad que permite a empresarios establecer objetivos de negocio acorde con el dinamismo del sector
• La compañía anuncia la apertura de oficinas en Cancún
Beonprice fabricante de software de administración de ingresos para optimizar negocios hoteleros, presenta la nueva versión 4.0 de su sistema de gestión de la rentabilidad (RMS, por sus siglas en inglés) que ayuda a las compañías de este segmento a incrementar la rentabilidad por habitación en más de 10% para hacerlas más competitivas en el mercado. Anuncia también la apertura de sus oficinas en Cancún para atender a empresas en la región del sureste mexicano.
La nueva herramienta RMS 4.0 de Beonprice ayuda, a partir de un algoritmo matemático, a maximizar los ingresos de un hotel a partir del análisis del Big Data que arrojan diferentes herramientas de asistencia de reserva y compra de habitaciones (shoppers, en inglés), permitiendo a los administradores y gerentes de ventas optimizar sus precios e inventarios para diseñar nuevas estrategias de negocio, ya sea por temporada o cuando la empresa lo requiera. Esto les ayuda a ser más proactivos que reactivos frente a la competencia y a tener una visión más estratégica que operativa.
De acuerdo con cifras del sistema DataTur de la Secretaría de Turismo de México, el porcentaje de ocupación hotelera en el país incrementó únicamente 1.4% entre 2015 y 2017, de 59.6% a 61%. En tanto que el porcentaje de habitaciones ocupadas creció en 5.3%, de 220,932 cuartos en promedio a 232,703 de 2016 a 2017. “Las estadísticas indican que hay una gran oportunidad de crecimiento para la industria de la hospitalidad para éste y los próximos años, y queremos contribuir a su desarrollo aportando nuestra tecnología de machine learning con la que los hoteles mexicanos pueden incrementar sus ganancias en más de 10% por habitación”, afirmó Rubén Sánchez, Director Ejecutivo Global (CEO, por sus siglas en inglés) de Beonprice.
“La industria de la hospitalidad es una de las más dinámicas y requiere de herramientas que trabajen a la misma velocidad. Con nuestra solución queremos innovar el mercado junto con los empresarios y emprendedores hoteleros, ayudarlos a su transformación digital con el incremento de la rentabilidad como eje conductor y mostrarles que no hay por qué temer a la tecnología”, agregó Sánchez.
El RMS 4.0 de Beonprice es la evolución de su sistema de gestión de la propiedad (PMS, por sus siglas en inglés), herramienta que ya utiliza un alto porcentaje de hoteles. Además de arrojar las mejores tarifas por habitación, el sistema incluye información de vuelos para ofrecer un mejor servicio a los clientes, todo en tiempo real.
Nuevas características del RMS de BEONPRICE:
• Cuenta con interfaz con Opera e Innsist (que son las herramientas de gestión de la propiedad o PMSs más utilizados en México).
• Genera esquemas de Business Intelligence (ya no sólo reporta lo que sucede con las tarifas por habitación sino arroja inteligencia a futuro).
• Reporte de desempeño vs. presupuesto disponible, tanto diario como mensual y en tiempo real (a esto le llaman también "pacing").
• Cotizador de grupos (los hoteles tradicionalmente hacen estos cálculos a mano y pierden mucho tiempo).
• Calendario de eventos relevantes en cada plaza y por país (ejemplo: la conmemoración del día de la Independencia en México, para realizar las estrategias para cada mercado con antelación).

Beneficios de la solución RMS de BEONPRICE para hoteles:
Permite diseñar estrategias de negocio- Compara los precios de la competencia, la disponibilidad y la demanda en tiempo real de habitaciones del set estratégico de la empresa usuaria para que pueda ofrecer el mejor costo y valores agregados a sus clientes.
Vigila el comportamiento del mercado- Detecta disparidades de precios y estancias mínimas respecto a las tarifas oficiales de un hotel en los principales metabuscadores y agencias de viajes online (OTA’s, por sus siglas en inglés).
Examina la reputación de hoteles- Ayuda a conocer la popularidad e imagen que tiene un establecimiento, filtrando y analizando todos los comentarios y valoraciones de los huéspedes.
Arroja el posicionamiento online de la empresa- Permite monitorear la posición de un hotel en los diferentes portales para diseñar tácticas que mejoren su visibilidad en Internet.
Análisis inteligente de información- La herramienta hace comparativas entre factores pasados, presentes y sus respectivas proyecciones a futuro, es una fuente potente de información a la hora de plantear las estrategias de precios y disponibilidad.
“Respecto a las ventajas que tiene la solución RMS de inteligencia de mercado de BEONPRICE en relación a otras del mercado, la nuestra tiene un diseño amigable, el servicio puede ser facturado bajo el régimen fiscal mexicano y damos soporte en horarios hábiles locales y en español a nuestros usuarios”, concluyó Sánchez.
La herramienta no requiere instalarse, es compatible con cualquier sistema administrativo del hotel usuario, opera desde la Nube y se paga mensualmente como un servicio.
Beonprice México provee inteligencia de mercado a tres de cada cuatro grandes cadenas hoteleras entre las que se encuentran Grupo Posadas, Hoteles BF, City Express, Hoteles Misión, Grupo Brisas y Grupo Habita.

SARAMPO: Número de casos confirmados de sarampo sobe para 25

A Direção-Geral da Saúde informou, esta sexta-feira, que estão confirmados 25 casos de sarampo.Resultado de imagem para SARAMPO: Número de casos confirmados de sarampo sobe para 25
Segundo um boletim epidemiológico publicado pela DGS, há 72 casos notificados desde nove de março de 2018, dos quais e 25 estão confirmados.
A nota informa ainda que, das pessoas diagnosticadas com a doença, todas adultas, 16 são mulheres e 22 são profissionais de saúde. Quatro dos doentes não estavam vacinados contra o sarampo, um tinha o "esquema vacinal incompleto" e, num outro caso, o "esquema vacinal era desconhecido". Duas pessoas continuam internadas.
O último balanço, feito esta quinta-feira, era de 21 casos confirmados, todos na Região Norte.
jn

CANAL DE DISTRIBUIDORES SERÁN CAPACITADOS EN PROTECCIÓN ELÉCTRICA

por Yesica Flores
La mexicana Complet anunció que llevará a cabo un programa nacional de capacitación en protección eléctrica dirigido a los más de dos mil distribuidores de tecnología que hay en todo el territorio nacional, con el fin de responder a la mayor demanda de dispositivos como UPS profesionales de parte de empresas que buscan proteger sus sistemas.
Horacio Aguirre, director comercial de Complet, dijo que es cada vez mayor la demanda de equipos que den respaldo eléctrico y protección a todo tipo de industrias, empresas e inclusive la banca comercial.
Por ello la necesidad de que el canal este mejor preparado para responder a esa demanda e incluso para posicionar los diversos productos en la materia.
En ese sentido dijo que la Banca comercial en México prevé modernizar su red de alrededor de 43 mil cajeros automáticos en todo el país, con sistemas de protección eléctrica, entre otros, que protejan a esos equipos y les permitan ofrecer un servicio continuo.
Aguirre dijo que las principales instituciones financieras estarían equipando desde este año su red de cajeros con dispositivos UPS, algo de lo que carecen en la actualidad.
Los UPS integrados a esos equipos les permitirán estar protegidos de alteraciones o picos de voltaje que puedan descomponerlos, además de proporcionar un respaldo de energía cuando exista una interrupción de electricidad, para de esa forma, seguir operando y evitar fallas.
Aguirre comentó que en temporada de lluvias es cuando más se llegan a afectar los cajeros automáticos, ya sea por descargas eléctricas o falta de energía, donde incluso se dan casos en que las tarjetas bancarias de los usuarios se quedan atrapadas por interrupción del servicio.
También ya se prevén sistemas de reconocimiento facial y huella dactilar para el uso de estos dispositivos bancarios que se prevé sean incorporados en un futuro, destacó Aguirre.
El equipar mejor a los cajeros también permite que se extienda su cobertura a poblaciones donde todavía no se cuenta con este servicio bancario, consideró el directivo en un comunicado. En la actualidad hay registrados en México 45 bancos comerciales, de los cuales 22 tienen cajeros automáticos. El 87 por ciento de los 43 mil cajeros pertenecen a los siete bancos más grandes.

Bragança: Simulacro Testa Capacidade de Resposta Em Parque Subterrâneo

Um simulacro testou ontem os meios de socorro no parque subterrâneo da praça Camões, em Bragança. O simulacro aconteceu no âmbito das comemorações do mês da protecção civil.

O exercício envolveu o incêndio de um automóvel, que deu origem a três feridos, como explicou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins:
“No âmbito das comemorações do mês da protecção civil em conjunto com o CDOS de Bragança e o Serviço Municipal de Bragança, fizemos este simulacro e aproveitamos ao mesmo tempo para testar os meios de auto protecção do parque subterrâneo da Praça Camões. A manobra escolhida para este simulacro foi incêndio num veículo, dentro do parque no piso -2, no qual estariam envolvidas três vítimas por intoxicação e inalação de fumos. Nós fizemos chegar 2 veículos de combate para aceder pelas duas entradas que o parque tem, com três ambulâncias envolvendo 21 homens, demoramos cerca de 15 minutos a evacuar as vítimas e a extinguir o incêndio”, relatou Carlos Martins.
Neste tipo de ocorrências, os elementos da protecção civil têm cuidados especiais, visto tratar-se de um local sem ventilação natural e com muito combustível. O simulacro permitiu ainda detectar algumas fragilidades:
“Toda a gente se lembra do que aconteceu no festival Andanças, aqui é muito mais grave porque há mais material combustível e os fumos ficam acumulados no parque, isto é, tudo o que é fumos, calor e gases ficam aqui acumulados. Fica aqui uma atmosfera muito perigosa e é só possível aceder ao local com material de protecção. É importante testar estes meios, e notamos algumas falhas de pouca importância como o sistema de desenfumagem não está a funcionar a 100%” disse Carlos Martins.
No total, estiveram envolvidos na ocorrência 21 operacionais apoiados por 9 viaturas, nomeadamente dois veículos de combate a incêndios e três ambulâncias.
O próximo simulacro acontece já hoje, em Vila Flor, onde será testada a resposta a um incêndio na escola secundária, sendo realizado um simulacro por cada um dos 12 concelhos do distrito de Bragança ao longo de todo o mês.
In Brigantia
Fotos: CMB