sábado, 18 de março de 2023

MUNICÍPIO DE SILVES ATRIBUIU BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS UNIVERSITÁRIOS DO CONCELHO

 Foram atribuídas, ontem dia 17 de março, treze bolsas de estudo, pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto Luís e pelo Vereador Maxime Sousa Bispo, no valor total de 10 400 euros, a estudantes universitários do concelho que se encontram a frequentar o ano letivo 2022/2023.
“Através da atribuição das bolsas de estudo, a autarquia pretende, não só, apoiar a suportar as despesas dos estudos, como, também, promover e incentivar os alunos do concelho a prosseguir os estudos para além do ensino secundário”, salientou Luísa Conduto, desejando a todos os estudantes votos de muito sucesso pessoal e profissional”.
De referir que o valor deste apoio está previamente definido no Regulamento das Bolsas de Estudo do Município de Silves, abrindo-se anualmente candidaturas para a atribuição deste apoio.

Investigadores da FCUP criam energia verde a partir de recursos marinhos

 Projeto em curso nos laboratórios de Química Analítica da Faculdade de Ciências aponta ao desenvolvimento de baterias mais amigas do ambiente.

O que não se aproveita dos animais marinhos pode ser usado como matéria-prima para os cientistas desenvolverem baterias mais amigas do ambiente. E já estão a ser dados, nos laboratórios de Química Analítica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), os primeiros passos para que isso aconteça.
Do Instituto de Investigações Marinhas (IIM‐CSIC) em Vigo chegam à FCUP materiais de resíduos marinhos e com eles, no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), os investigadores fazem um processo de carbonização e chegam a materiais de carbono. No caso do trabalho de doutoramento em Química, de Ana Teresa Brandão, o carbono deriva da queima do glicogénio que é isolado das águas residuais da cozedura do mexilhão.
Ao fazer a caracterização destes materiais, concluiu-se que estes têm elevado potencial para aplicação em elétrodos para condensadores, um dispositivo de armazenamento de energia mais sustentável utilizado no dia-a-dia em equipamentos com motor como máquinas de lavar e também em telemóveis.
“O nosso objetivo é aproximarmo-nos o máximo possível do potencial dos condensadores existentes no mercado, nomeadamente os usados na indústria automóvel. Pretendemos criar um composto que armazene energia o mais verde possível e por isso estamos a usar um material obtido a partir de resíduos”, explica Ana Teresa Brandão.
Ana Teresa Brandão é estudante do doutoramento em Química na FCUP e investigadora no CIQUP. (Foto: FCUP)

Três vezes mais capacidade de armazenamento de energia
No ano passado, a jovem investigadora da FCUP conquistou uma bolsa que lhe permitiu trabalhar duas semanas no Centro para a Ciência de Superfícies e Nanotecnologia da Universidade Politécnica de Bucareste, na Roménia, especialistas na aplicação na área da eletroquímica, e otimizar os resultados da sua investigação.
A bolsa foi atribuída no âmbito do European Academy of Surface Technology (EAST) ao abrigo do programa “The Schwäbisch Gmünd Scientific Exchange Grant”. Na estadia em Bucareste, Ana Teresa Brandão decorou o eletrodo com nanopartículas metálicas e com dióxido de titânio e fez a sua caracterização a nível eletroquímico.
“Chegámos à conclusão que, juntando nanopartículas metálicas e dióxido de titânio amorfo, há um efeito energético muito maior, pois são materiais com elevada área superficial, o que faz aumentar a capacidade para armazenamento de energia”, conta.
“Os materiais de carbono com as nanopartículas de ouro e partículas de dióxido de titânio possuem três vezes mais capacidade de armazenamento de energia do que os materiais que apenas com carbono”, acrescenta.
Elétrodo decorado com nanopartículas de ouro e partículas de dióxido de titânio possui três vezes mais capacidade de armazenamento de energia. (Foto: DR)
Mas os investigadores não se ficam por aqui. Pretendem também que estas baterias sejam também mais seguras ao substituir um eletrólito (material que conduz eletricidade, em estado líquido) por um eletrólito sólido. “Nas baterias temos normalmente materiais líquidos – como eletrólitos – razão pela qual uma pilha “se baba”, explica Ana Teresa Brandão.
Ana Brandão é estudante do 4º ano do Doutoramento em Química no Laboratório Associado IMS/CIQUP, sediado na FCUP e tem como orientadores Carlos Melo Pereira, docente da FCUP e Renata Costa, investigadora da FCUP. 
Este trabalho começou a ser desenvolvido no âmbito do projeto IL4Energy, no qual estão a ser desenvolvidas interfaces eletroquímicas para aplicação em dispositivos de armazenamento de energia, nomeadamente em supercondensadores de dupla camada.

Universidade do Porto


Câmara Municipal apoia substituição de relvado do Recreio Desportivo de Águeda

 Para além desta intervenção, apoio destina-se ainda à aquisição de uma viatura elétrica para transporte de atletas
A Câmara Municipal de Águeda, que tem implementado uma política de apoio aos clubes do concelho, no âmbito de um programa de requalificação dos relvados naturais e sintéticos para a prática de futebol, vai apoiar o Recreio Desportivo de Águeda (RDA) em dois projetos diferenciadores, a substituição do relvado sintético do complexo do Estádio Municipal de Águeda e a aquisição de uma viatura elétrica.
“Este é um investimento relevante que resulta de uma aposta estratégica do Município em criar as melhores condições para a prática desportiva nas várias modalidades, sobretudo para as camadas mais jovens da população”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que uma das áreas a que o Município mais atenção dá prende-se com o desporto de formação, de que é exemplo o proporcionado pelo RDA.
Os incentivos concedidos pelo Município demonstram uma aposta sustentada que tem vindo a ser efetuada em termos desportivos para o concelho, não apenas na vertente competitiva, mas também no âmbito da saúde e bem-estar da população em geral, contribuindo para a criação de condições que permitam fomentar o gosto pelo bem-estar físico e aumentar o número de praticantes de desporto de todas as idades.
Para tal, a Câmara de Águeda tem desenvolvido um trabalho de proximidade com as associações concelhias nas mais diversas modalidades, com o intuito de apoiar a criação de estruturas desportivas “cada vez mais sólidas e resilientes”.
O apoio financeiro atribuído pela Câmara de Águeda destina-se, como referido, à substituição do relvado sintético, incluindo sistema de drenagem e rega, bem como a aquisição de viatura elétrica para transporte de atletas, na sequência de uma candidatura que o RDA apresentou ao Programa “Crescer 24”, implementado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), e que visa a melhoria das instalações desportivas dos clubes filiados nesta estrutura associativa.
O valor total do investimento previsto nesta candidatura é de 266.246,83 euros, sendo cerca de 189 mil euros apoiados pelo Município de Águeda, referente à parte não comparticipada pelo programa de desenvolvimento desportivo da FPF, que atribuiu ao Recreio Desportivo de Águeda um financiamento de 44.924,10 euros.
Refira-se que o complexo desportivo do Estádio Municipal está a ser utilizado pelo RDA, no seguimento de um protocolo de cedência de instalações desportivas.

Quatro mortos em queda de helicóptero na cidade de São Paulo

As causas que levaram o helicóptero a cair ainda são desconhecidas. O acidente ocorreu por volta das 17:35 (hora de Lisboa) e no local estiveram nove veículos dos bombeiros a apoiar as operações.
Quatro pessoas morreram esta sexta-feira quando um helicóptero se despenhou em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, de acordo com relatórios iniciais dos bombeiros.
O acidente ocorreu por volta das 14:35 locais (17:35 em Lisboa) no bairro da Barra Funda, localizado na parte ocidental da capital de São Paulo.
Referente a ocorrência das 14h35 Queda de aeronave (helicóptero), Rua Pedro Luís Alves Siqueira x Rua James Holland – Barra Funda, 9 viaturas empenhadas, 04 vítimas em óbito no local, aguardando mais informações. #193R
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) March 17, 2023
De momento, a identidade das vítimas e as causas que levaram o helicóptero a cair ainda são desconhecidas. Nove veículos dos bombeiros estiveram no local do acidente.
A cidade de São Paulo tem uma população de 12 milhões de habitantes e tem um grande mercado de transporte de helicópteros, uma opção frequentemente utilizada pelos grandes empresários para evitar os quilómetros de engarrafamentos nas estradas.

SIC Notícias/Lusa

Prospetores internacionais ligados à motonáutica estiveram em Vagos

A Estação Náutica de Vagos recebeu, no dia 15 de março, um grupo de operadores turísticos e jornalistas provenientes de França, Alemanha e Países Baixos, no âmbito de uma ação promocional “ Water Fun by Nautical Portugal”, da Fórum Oceano, que teve como objetivo dar a conhecer a oferta da Estação Náutica de Vagos e seus parceiros assim como das diversas experiências náuticas existentes no nosso destino promovendo, também, o interesse desses  operadores internacionais em desenvolver operações comerciais com os parceiros náuticos do município.  
O grupo visitou os estabelecimentos comerciais dos nossos parceiros que estão integrados no projeto de Internacionalização da Rede de Estações Náuticas (IREN) - Slide Surf Camp, Migas Surf  School  e  Secret  Surf  School  & Camp. e puderam conhecer as diversas atividades náuticas que cada um deles desenvolve. Uma vez que o propósito da visita também passou por poder mostrar as experiências turísticas que podem ser usufruídas no destino vaguense, o grupo praticou surf nas praias do Concelho e fizeram um passeio, ao final do dia, pelo passadiço até à Praia do Labrego. Já na Praia do Labrego puderam usufruir de um pôr do sol único enquanto degustavam de um lanche com produtos  locais: o pão de cornos, a broa mimosa, o doce de abóbora, peixinhos fritos do nosso mar e espumante Quinta da Pedreira, de Ouca.
Esta ação está integrada numa visita mais alargada de quatro dias, ao Centro de Portugal, que iniciou a 13 de março, em Peniche, e terminou ontem, dia 16 de março, no território da Ria de Aveiro com visita a Ovar, Estarreja, Murtosa, Aveiro e Ílhavo. No final do dia, o grupo de prospetores participou num jantar com as 6 estações náuticas da Ria de Aveiro, na qual a Estação Náutica Vagos está integrada, e seus parceiros que estão integrados no projeto IREN (Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal), com objetivo dos parceiros apresentarem o seu negócio.
A visita à Ria de Aveiro, que se realizou nos dias 15 e 16 de março, foi preparada e concertada pelas 6 Estações Náuticas da Ria de Aveiro, nomeadamente, Estação Náutica de Vagos, Estação Náutica de Ílhavo, Estação Náutica de Aveiro, Estação Náutica de Estarreja, Estação Náutica da Murtosa e Estação Náutica de Ovar. 
Esta Fam Trip“Water fun by Nautical Portugal– Center of Portugal” é promovida pela Fórum Oceano, cofinanciada pela União Europeia e pelo Estado Português. Tem, também, a colaboração da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal. É uma iniciativa que faz parte do projeto de Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal (IREN) e que tem como principal objetivo apresentar a oferta da rede das Estações Náuticas do Centro de Portugal a prospetores internacionais no domínio da náutica (operadores turísticos e jornalistas associados à Náutica) no sentido de estimular o interesse desses prospetores internacionais em desenvolver operações comerciais no futuro com os parceiros das estações náuticas.
A Internacionalização da Rede das Estações Náuticas de Portugal - denominado IREN –, está a ser financiada pelo Compete envolvendo 120 micro e pequenas empresas com produto estruturado para o mercado internacional, estando a ser promovida como produto turístico integrado (alojamento, serviços náuticos, gastronomia…).
Nestes moldes, o IREN tem, entre outros, objetivos como a prospeção, conhecimento e acesso aos mercados internacionais selecionados; a promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços associados às Estações Náuticas de Portugal; bem como o reforço da notoriedade e visibilidade das marcas Alentejo, Centro de  Portugal  e Porto e Norte de Portugal, numa lógica de promoção dos territórios e das atividades náuticas em particular, entre outros aspetos.   
O IREN tem como missão promover a oferta da rede das Estações Náuticas junto de Operadores Turísticos, jornalistas, clubes náuticos, federações de desportos náuticos, marinas, entre outros atores do sector náutico, dos três mercados  selecionadosFrança, Alemanha, Países Baixos.