sábado, 3 de outubro de 2015

Fotorreportagem da Colheita de Sangue do dia 3 de Outubro no Posto Fixo da ADASCA

Fotorreportagem da Colheita de Sangue do dia 3 de Outubro no Posto Fixo da ADASCA
O local onde os dadores esperam pela sua vez de atendimento, que gostaríamos de ser mais confortável. Ali tem revistas e jornais para lerem enquanto esperam pela sua vez. 


Gestos simples que salvam vidas, seja o leitor também um “salvador de vidas” 



O Mercado Municipal de Santiago dispõe de um Parque de Estacionamento subterrâneo gratuito onde os dadores podem deixar as viaturas, utilizando as escadas ou o elevador até ao 1º. Piso.










O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). 


Caros Colegas Dadores e Amigos!

Como é habitual da parte da ADASCA, vimos dar conhecimento dos resultados obtidos com a Colheita de Sangue ocorrida no dia 3 de Outubro no Posto Fixo da ADASCA.

Assim:
- Total Inscritos: 30
- Aprovados: 24
- Suspensos/adiados: 6
- Eliminados: 0
- CEDACE vs medula óssea:0

Comentários: temos vindo a assistir com profunda preocupação desde o ano 2012, a uma redução de adesão à dádiva de sangue que nos preocupa bastante. As causas são diversas, sendo que a principal (na nossa opinião), está relacionada com a retirada da isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue nos Hospitais Públicos. Temos alertado vezes sem conta o ministério da saúde para este problema. Resultado: total indiferença.

Os resultados obtidos com a brigada do dia 3 de Outubro no Posto Fixo da ADASCA, deixa-nos "insatisfeitos", pois registamos menos 7 presenças, em relação ao dia 4 do mesmo mês ano transacto.  

De acordo com as informações que nos são enviadas pelos colegas dadores, outras causas podem eventualmente estar relacionadas com as despesas nas deslocações, a dificuldade em ausentar-se do local de trabalho, pois temos conhecimento que existe ainda alguns empresários (poucos) sensíveis a esta área de solidariedade.

Lamentamos, na medida em que o sangue é necessário todos os dias nos hospitais, sendo certo que eles não estão imunes a essa necessidade ou um seu familiar.

Os dadores de sangue ainda não são dispensáveis ao Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nos Serviços de ImunoHemoterpia, embora nem sempre sejamos respeitados como devíamos. Estamos perante um grande défice de civismo e reconhecimento público nesta área. O sentimento da marginalização além de doloroso é indescritível, o que pode motivar alguns dadores deixarem de comparecer.

Na nossa opinião, as sessões de colheitas realizadas às 4ª.s feiras e aos sábados deviam registar maior adesão, considerando que decorrem num horário que facilita a ausência dos locais de trabalho, no entanto, o que verificamos com alguma tristeza é que isso não tem acontecido. Resta-nos a esperança de que o cenário se altere, pois nunca é de mais lembrar que os doentes é que necessitam de nós. Hoje eles, amanhã podemos ser nós...

Algumas associações de dadores de sangue (poucas), têm feito tudo para que a isenção das taxas moderadoras, na qualidade de incentivo vs motivação seja reposta, num gesto de reconhecimento público pela dádiva benévola de sangue, não podendo ser vista como uma troca material vs comercial ou outra qualquer, pois só os mal intencionados poderão assim argumentar, nós não subscrevemos esse princípio.

Presentemente e com a adesão dos colegas que vão receber a presente mensagem, a ADASCA representa cerca de 3648 dadores de sangue associados conforme os Estatutos, num espaço de 8 anos e 7 meses de existência legal, sendo assim a maior associação do género da zona centro, de acordo com a informação do Centro Regional de Sangue de Coimbra, também com mais sessões de colheitas num local só.

Podíamos ter ido mais além, ou seja, os resultados podiam ser mais elevados se certos funcionários com responsabilidades administrativas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra não se dispusessem à de algumas práticas administrativas pouco sérias. Sobre este assunto e outros serão dados a conhecer oportunamente numa das edições da Revista Tribuna da ADASCA.

O nosso sincero agradecimento a todos quantos compareceram ao longo ano de 2014 nas sessões de colheitas de sangue, promovidas e realizadas pela ADASCA, na certeza que o fizeram unicamente a pensar nos doentes que necessitam do nosso gesto solidário, muitas das vezes com sacrifício nas deslocações, nós compreendemos esse esforço, mas, há quem não o compreenda vs valorize, esse alguém não nos respeita, marginaliza-nos, chama-se Paulo Macedo e diz-se ministro da saúde (?), para não falar de outros com menos revelo.

Ainda que não tenhamos nada a ver com o atraso registado no atendimento, apresentamos as nossas desculpas pelo sucedido.

Como sempre ao dispor sou,

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos 
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO DURANTE O ANO DE 2015?