sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Fim de Semana: Depressão Karim traz forte agitação marítima, chuva, vento e neve…

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para o agravamento, nos próximos dias, do estado do tempo em Portugal Continental e nos Açores, com previsão de forte agitação marítima.

Num comunicado divulgado na sua página oficial da Internet, a AMN alerta para um agravamento excecional das condições de agitação marítima no arquipélago dos Açores e na costa oeste de Portugal continental, entre sábado e a noite de terça-feira.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente de noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio entre 10 e 15 segundos", pode ler-se na nota.

Nesse sentido, a Marinha e a AMN recomendam a toda a comunidade marítima que "adote um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras e que redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas".

"À população em geral, recomenda-se que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco", é ainda referido na nota.

Na quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para um agravamento do estado do tempo em Portugal continental no fim de semana, com períodos de chuva, granizo e trovoada, devido à passagem da depressão Karim.

Em comunicado, o IPMA explicou que Portugal continental não será diretamente afetado por esta depressão, mas sim por uma "superfície frontal fria", que lhe está associada, com maior incidência durante o dia de sábado e de domingo.

Assim, no sábado prevê-se chuva persistente e forte, em especial no litoral norte e centro e rajadas de vento que podem atingir os 85 quilómetros hora (km/h) no litoral e até 110 km/h nas terras altas.

No domingo, após a passagem da superfície frontal fria, esperam-se aguaceiros em todo o território, com queda de granizo e trovoada, assim como uma forte agitação marítima na costa ocidental, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste entre os quatro e os seis metros.

O IPMA prevê, igualmente, que possa cair neve acima dos 1.400 metros de altitude.

Lusa

GNR apreendeu quase duas toneladas de bivalves “imaturos” em Estarreja


A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu hoje quase duas toneladas de bivalves vivos, por serem considerados "imaturos", no valor de 18.088 euros, em Estarreja, no distrito de Aveiro, informou aquela força militar.

Em comunicado, a GNR esclarece que os bivalves foram apreendidos no decorrer de uma ação de fiscalização realizada na localidade de Salreu.

Durante a ação, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava 1.768 quilogramas de amêijoa-japonesa e 20 quilogramas de amêijoa-boa, sem que tivessem o tamanho mínimo para poderem ser comercializadas.

"Foi identificado o condutor do veículo, um homem de 64 anos, e a respetiva empresa, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 125.000 euros", referiu a mesma nota.

Ainda de acordo com a GNR, os bivalves apreendidos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Lusa

Imagem: Visão - Sapo

António Sales e João Paulo Rebelo presidem à entrega das Unidades Móveis de Saúde aos municípios da Região de Coimbra

Mira também recebeu a sua...

Na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (e também coordenador da execução das medidas de combate à pandemia da Covid-19 na Região Centro), João Paulo Rebelo, a CIM Região de Coimbra procedeu à entrega de mais seis Unidades Móveis de Saúde "que chegam no momento mais necessário, dotadas do equipamento essencial, para que os profissionais de saúde tenham mais um instrumento para ajudar no combate à pandemia e na prestação de cuidado"s .
O projeto “Região de Coimbra + PROXIMIDADE”, que visa fornecer a todos os Municípios da Região de Coimbra uma UMS, iniciou-se no ano passado em parceria com a ARS Centro, como um projeto-piloto nos Municípios de Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho. Hoje foram os Municípios de Arganil, Góis, Mira, Mortágua, Penacova e Vila Nova de Poiares que receberam as suas UMS, e restantes 6 vão ser entregues até ao fim de março.
O projeto resulta de uma candidatura da CIM Região de Coimbra aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020 e FEDER, com um investimento total de mais de 560 mil euros.

Raul Almeida e a Unidade Móvel de Mira

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, em entrevista exclusiva ao Jornal Mira Online assumiu-se como "um cidadão e autarca muito feliz por termos chegado a este desfecho" ao ter recebido esta tarde, a Unidade Móvel de Saúde que estará sob os auspícios do Município de Mira.

Comfirmado está, que esta unidade será "disponibilizada temporariamente através de protocolo de utilização" ao Centro de Saúde de Mira já na próxima semana para que este importante equipamento possa estar ao serviço da comunidade no importante combate à pandemia.

Posteriormente, será utilizada nas mais prementes tarefas na área da saúde do Concelho.

Fonte: Jornal Mira Online / CIM Região de Coimbra

Imagens: CIM Regiãod e Coimbra

México | Tres Tendencias Laborales Con Más Crecimiento En México



por Yesica Flores


Las búsquedas con el término “home office” incrementaron 383% este enero en comparación con el mismo periodo de tiempo del año pasado.

El mercado laboral cambió mucho durante el año pasado. La pandemia del covid-19 afectó a muchas empresas y trabajadores de todo el mundo y ha impactado principalmente a los “servicios esenciales”. Se están produciendo muchos cambios en el mercado laboral mexicano y para identificar las últimas tendencias en las búsquedas de empleo en México, Indeed calculó la proporción de búsquedas (por 1M) en enero de 20 y enero de 21, luego calculó el % de cambio en estas acciones. y descubrió tres tendencias principales que están sucediendo en el mercado en este momento.

El retail se mantiene fuerte en 2021

Uno de los sectores que ha seguido ofreciendo servicio es el retail, es una necesidad imprescindible que provee de bienes a las personas, más aún con los servicios de entrega que según datos de statista han reportado un incremento del 20%. De acuerdo con Indeed, los buscadores de empleo muestran cada vez más interés por los principales jugadores de la industria: las búsquedas del término “walmart méxico” aumentaron un 1.327% en enero de 2021 en comparación con enero de 2020. Las búsquedas de “chedraui” registraron un incremento de 17%,  “bodega aurrera, sa de” tuvo un aumento del 210% y las búsquedas de  “sams club sa de” tuvieron un aumento del 149%. Como podemos ver con los datos, los mexicanos comprenden que las grandes cadenas de retail seguirán funcionando durante un año de pandemia, como parece ser el 2021.

El sector salud; más importante que nunca

A pesar de que el sector salud ha sufrido un fuerte impacto debido a la pandemia, los mexicanos siguen atendiendo la llamada de ayudar a los demás y los solicitantes de empleo buscan trabajo en el sector salud, por ejemplo, búsquedas de empleo con el término ‘enfermera, auxiliar, cuidadora’. aumentaron un 9%, mientras que ‘enfermería imss’ aumentó un 358%, destacando también el interés en el sector de la salud pública. Otro término que ganó relevancia respecto al año pasado fue “hospital” con un incremento del 15% con más de 1.2K búsquedas por millón en enero de 2021.

Hay otro dato interesante dentro de este sector, y es que el término ‘farmacia’ ha tenido un incremento del 26% con más de 1K búsquedas  por millón en enero de 2021, esto también es un reflejo de la realidad que México y la mayoría de los países viven, en los que las farmacias tienen un papel vital para mantener a las personas seguras y con los tratamientos necesarios.

El ‘Home-office’ es una tendencia que llegó para quedarse

Como era de esperar, las búsquedas del término ‘home office’, por ejemplo, aumentaron un 383% en comparación con enero del año pasado, con más de 5.1K búsquedas por millón en enero de este año, también el término ‘trabajo desde casa’ aumentó 299 % con más de 1000 búsquedas por millón. Un reflejo de los hábitos sobre la nueva forma de trabajar que ha desencadenado la pandemia.

Estos datos presentan una nueva tendencia que podría cambiar el desempeño del mercado laboral mundial debido al covid-19: la gente tuvo la oportunidad de sentir lo que es tener flexibilidad y una mejor calidad de vida trabajando de forma remota y eligiendo sus propios horarios. No pasar tanto tiempo en el tráfico para ir al trabajo y poder pasar más tiempo con la familia es algo que la gente no querrá dejar ir fácilmente. Por tanto, es notorio un aumento en las búsquedas de puestos de trabajo que ofrecen trabajo remoto.

Esta data brindada por Indeed nos muestra cómo se están comportando los mexicanos en términos del mercado laboral y cómo la gente busca la oportunidad de compartir su experiencia y conocimiento en sectores que son vitales para el quehacer social y económico del país en momentos como estos.

México | Qué Es La Computación Confidencial Y Cómo Puede Aumentar Fortalecer La Privacidad De Todos?



por Yesica Flores


La privacidad siempre ha sido una prioridad para los consumidores, pero lo es más ahora que nuestras vidas se desarrollan principalmente a través de interacciones digitales. Durante los últimos 11 meses, hemos estado realizando operaciones bancarias en línea, consultando a los médicos por sistemas de telesalud y realizando negocios de forma virtual, por nombrar solo algunos ejemplos. Como impacto directo de ello, muchas empresas, grandes y pequeñas, se sumaron a la transformación digital y están adoptando la computación en nube para canalizar estas experiencias e interacciones.

Y ahora más que nunca, los líderes de negocio se centran en la protección de datos y el aseguramiento de la privacidad para los billones de interacciones digitales que ocurren por minuto. Durante la pandemia, los ciberataques basados ​​en la nube aumentaron un 630% entre enero y abril de 2020[1]. Cada semana vemos una brecha de seguridad en las noticias de México, por lo que no es de extrañar que los directores de sistemas y de seguridad informática (CIO y CSO) pasen las noches en vela pensando en cómo ejecutar cargas de trabajo en un entorno de nube en el que confíen para proporcionar interacciones seguras y sin fricciones para los consumidores. Esto es especialmente cierto en industrias altamente reguladas como servicios financieros, telecomunicaciones, gobierno y salud, que administran datos vitales.

La computación confidencial es la forma en que las empresas logran ese nivel de seguridad. Si usted es director de sistemas o líder de tecnología, la computación confidencial le permite tener total autoridad y privacidad sobre su computación, código y datos, incluso cuando la ejecución sucede en un entorno de nube. Nadie más que usted y solo usted tiene acceso a esos datos. Proporciona un mayor aseguramiento de que los datos están protegidos y visibles solo para su propietario y nadie más, ni siquiera el proveedor de la nube que aloja los datos, incluso durante el procesamiento. Los datos se encuentran protegidos en tránsito, en reposo y en uso.

Con la computación confidencial, se puede ejecutar en un entorno de computación en la nube donde hay otros que también ejecutan cargas de trabajo, pero mantiene total privacidad y autoridad sobre sus operaciones, de manera efectiva y en un enclave.

Una forma de pensarlo es como si fuera una oficina en un edificio de oficinas. La oficina es un lugar privado y seguro donde puede tener una reunión. También hay varias otras oficinas en ese edificio, pero puede cerrar la puerta con llave y realizar una reunión privada en su oficina, y nadie tiene acceso a sus conversaciones, aunque se encuentre en el mismo edificio. Los propietarios del edificio de oficinas y los inquilinos de otras oficinas no se enteran de lo que sucede en su oficina. En el caso de la computación confidencial, la nube es el edificio de oficinas y el enclave es la oficina.

Después de más de una década de investigación, la computación confidencial pasó rápidamente de proyectos en IBM Research a ofertas completamente implementadas en toda la industria que están siendo adoptadas por diferentes empresas de todo el mundo.

Con la transformación masiva y la dependencia de las interacciones digitales en muchos aspectos de la vida, las empresas necesitan la confianza de que cada transacción digital que impulsan será segura y fluida.

Las empresas deben seguir siendo administradores confiables de los datos de otras personas para que, como consumidores, tengamos confianza en cada interacción digital y en nuestra privacidad, y para que nuestra información siga siendo nuestra información.

[1] https://www.mcafee.com/enterprise/en-us/assets/reports/rp-cloud-adoption-and-risk-report-work-from-home-edition.pdf

México | Tendencias Del Comercio Electrónico En 2021

 


por Yesica Flores


Los retos y oportunidades que enfrentan las empresas en 2021. Los retos y oportunidades que enfrentan las empresas.

La contingencia sanitaria impulsó los cambios en las tendencias del comercio electrónico debido al cambio digital del comportamiento de los consumidores. Fiserv ayuda a simplificar el e-commerce en México para impulsar el crecimiento de las empresas mediante soluciones omnicanales en procesamiento de pagos.

Fiserv, líder mundial en tecnología financiera y de pagos, presentó el webinar “Tendencias del comercio electrónico en 2021: retos y oportunidades” para profundizar sobre los retos en aceptación de tarjetas y crecimiento de ventas que actualmente enfrentan las empresas ante el panorama por el Covid-19.

La sesión fue presidida por el director comercial y de marketing en Fiserv México, Sergio Yhigal Villarruel Macías, el director de producto para comercio digital en Fiserv, Omega García; experimentados especialistas en comercio, asociaciones estratégicas, servicios financieros y tecnología digital de pagos.

Los puntos más destacados durante este webinar fueron los siguientes:

México y su potencial en el e-commerce

México alcanzó en ventas digitales de 631 mil millones de pesos en 2019, un crecimiento del 28.6% respecto al 2018. El progreso del comercio electrónico en el país avanzaba lentamente debido a que el comportamiento del consumidor se enfocaba en la compra en tiendas y con transacciones con tarjetas físicas.

Sergio Villarruel destacó que la experiencia de compra presencial que se vive en México todavía es dominante, sin embargo se pronostica que el comercio en línea pasará a ser de dos dígitos en ventas en aproximadamente tres o cinco años. Por ello es recomendable que las empresas comiencen a ofrecer más canales de pago y buscar soluciones que soporten una alta facturación sin ser impactadas por la tasas de intereses,  y que brinden una mayor seguridad en su negocio y transacción de sus clientes.

Un antes y después: el boom digital tras la pandemia

El aislamiento social detonó el consumo digital en todas sus vertientes y también potenció negocios de bajo o nulo contacto social. De acuerdo a la Asociación de Internet MX, los sectores que tuvieron un repunte y continuarán con un crecimiento son movilidad, servicios de streaming y comercio electrónico.

Omega García agregó que en 2020 el comercio electrónico en retail creció 81% a nivel nacional en comparación con 2019, lo que equivale a 316,000 millones de pesos, de acuerdo con el Estudio de venta online 2021 de la Asociación Mexicana de Venta Online (AMVO). De igual manera, este año las tendencias más relevantes son el social selling, el live streaming e-commerce y el click and collect, entre otros. Sin embargo, la omnicanalidad será una de las soluciones digitales con mayor alcance para el procesamiento de la compraventa de productos y servicios por internet durante lo que resta del año.

“2021 dará una amplia apertura  a los servicios de omnicanalidad en el e-commerce. Es un modelo que muchos comercios han comenzado a adoptar para el incremento de sus ventas de manera integral de forma física y digital. De igual forma, mejora las experiencias de consumo en relación con el perfil del cliente, principalmente en la personalización de las compras y pagos”,  mencionó García.

Retos y oportunidades de adaptabilidad digital en 2021

La digitalización es sinónimo de competitividad. El equipo de Fiserv recomienda a los negocios implementar más soluciones de aceptación de pagos que incrementen sus alternativas para consolidar sus ventas. Además, subrayaron la importancia de la adaptabilidad para mantenerse vigentes en el mercado.  

En 2019, el 60% de las compras en México se realizaron mediante un dispositivo móvil. Con seguridad esta cifra se incrementará, lo que podría rebasar las actuales herramientas de control y procesamiento en el volumen de ventas y captación de ingresos que poseen las empresas. Quienes utilicen estos canales deberán optar por opciones disruptivas en seguridad y eficiencia”, aseguró García.

Paralelo al acelerado crecimiento que experimentan las empresas como consecuencia del ascenso del e-commerce, Fiserv se presenta como socio estratégico para capitalizar esa expansión de negocios. La empresa se especializa en el procesamiento de pagos con distintas alternativas tecnológicas ya sea comercios físicos, electrónicos y mixtos.

“Contamos con soluciones como terminales de puntos de venta físicas y móviles, soluciones e-commerce, ventas por call center e integraciones en caja, las cuales se encuentran en una sola plataforma omnicanal. Un sistema unificado permite a los negocios de cualquier dimensión brindar más alternativas de pago a sus clientes, lo que se traduce en un mayor volumen de ventas y ganancias”, indicó Villarruel. “A nuestra propuesta de valor se suma tecnología y certificaciones en ciberseguridad que están al mismo nivel de blindaje que las de un banco” , resaltó el directivo.

Fiserv tiene experiencia local y global al aumentar el nivel de ventas de clientes tanto de iniciativa privada como pública. La compañía ha ayudado simplificar el comercio para negocios, gobiernos, retail, cadenas mundiales, hoteles, hospitales, escuelas, y colegios en más de 100 países.

El webinario finalizó con una invitación por parte de Sergio Villarruel y Omega García para pensar sobre el valor que tendrá e-commerce en los próximos años.

Mais 67 mortes e 1940 novos casos de Covid-19 em Portugal

               É o número de óbitos mais baixo em mês e meio.

Portugal regista esta sexta-feira mais 67 mortes e mais 1940 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de quinta-feira. O número de mortes diárias é o mais baixo em mês e meio. Desde final de janeiro que a tendência de mortes diárias tem sido de descida.

No final de janeiro, Portugal teve um máximo diário de 16 mil novos infetados, número que nestas últimas 24 horas chega a menos de dois mil numa sexta-feira, um dos dias da semana que costuma ter mais diagnósticos positivos.

Em Lisboa e Vale do Tejo há 975 novos casos. Na região Norte são mais 403 as pessoas infetadas.

CONSULTE AQUI O ÚLTIMO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 

A queda de infeções tem tido reflexos claros naqueles que acabam nas camas dos hospitais e esta sexta-feira não é exceção. Os internados em cuidados intensivos caíram 25% desde 5 de fevereiro, são agora 669, e os internados em enfermaria tiveram uma descida ainda mais forte. São agora 2914, menos de metade daquilo que acontecia há três semanas.

AVEIRO | WEBINAR - IMPACTO DA PANDEMIA NA POPULAÇÃO PORTUGUESA

O webinar - Impacto da Pandemia na População Portuguesa - realizado nos dias 4 e 12 de fevereiro, contou 64 participantes e 81 inscrições. Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e participação gratuita, o seminário teve como finalidade promover uma reflexão sobre o atual contexto de pandemia, os seus principais desafios, fragilidades e incertezas, mas igualmente conseguir fomentar um espírito crítico sobre o seu impacto na população portuguesa.

Os participantes ficaram a conhecer os apoios que a CMA dispõe de combate à crise económica e social provocada pelo Covid-19, com ênfase para as estratégias de promoção da saúde física e psicológica.

O Serviço de Psicologia e Aconselhamento da CMA encontra-se disponível para continuar a apoiar os munícipes através dos contactos: 234 406 445/ 967 181 213 e ser.psicologia@cm-aveiro.pt .

Todos os apoios em vigor no âmbito do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19, encontram-se disponível em: https://covid19.cm-aveiro.pt/ .

COMPANHIA INSTALADA NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE AVEIRO INTEGRA LISTA DE REFERÊNCIA NACIONAL


A empresa Klugit Energy Solutions, instalada e a usufruir do programa de incubação da Incubadora de Empresas do Município de Aveiro desde 2019, integrou recentemente o portefólio da Portugal Ventures, entidade de referência de capital de risco em Portugal e que tem assumido, ao longo dos anos, um papel determinante no financiamento e crescimento do ecossistema nacional do empreendedorismo.

A integração da empresa na Portugal Ventures e consequente financiamento de 100.000,00€ resultou da candidatura à medida Innov-ID, criada pelo Governo, em abril de 2020, como resposta à situação pandémica provocada pelo Covid-19, com o objetivo de apoiar empresas recém-criadas com projetos de âmbito científico e tecnológico com tecnologia desenvolvida mas ainda em fase de protótipo, prova de conceito ou validação de product-market-fit.

Esta medida rececionou um total de 161 candidaturas das quais apenas 40 projetos foram selecionados para obterem o apoio financeiro por parte do fundo de capital de risco gerido pela Portugal Ventures, em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), com a PME Investimentos e com a Startup Portugal.

Os serviços prestados pela Incubadora de Empresas Município de Aveiro à Klugit, traduziram-se na apresentação da medida à empresa, no apoio à preparação e submissão da candidatura e na proposta de reconhecimento da Klugit enquanto empresa do setor da tecnologia, cuja certificação é da responsabilidade da Agência Nacional de Inovação (ANI). Atualmente, a incubadora mantém o seu envolvimento e acompanhamento no desenvolvimento do projeto, ficando responsável pela apresentação de relatórios trimestrais relativos à execução da tecnologia e angariação de clientes.

A Klugit Energy Solutions, constituída em finais de 2018, desenvolve e comercializa um produto que permite converter um termoacumulador, existente, num dispositivo inteligente e sustentável, permitindo economizar dinheiro e ajudar nas energias renováveis.

O projeto surgiu enquanto spin-off da Bosch Termotecnologia (Aveiro) e, em junho de 2018, ficou em primeiro lugar nacional no CleanTech Camp, promovido pela EIT - InnoEnergy, entidade reconhecida pelo conhecimento e inovação na área da energia sustentável. Já em 2020, no âmbito da 1.ª edição do Aveiro Urban Challenges, a Klugit foi um dos 5 projetos finalistas (um total de 39 candidaturas), galardoado com um prémio monetário de 20.000,00€, para desenvolvimento e teste de uma solução que desse resposta ao desafio urbano “Redes Inteligentes de Energia”.

Estas distinções permitem reforçar o carácter inovador e distintivo da Klugit no setor da tecnologia.




AVEIRO | CHEGOU A 2.ª EDIÇÃO DO CODEHERO PARA CURIOSOS POR COMPUTAÇÃO

 15 de fevereiro a 15 de abril 

Entre 15 de fevereiro e 15 de abril, está disponível mais uma edição do CodeHero, um curso on-line de introdução às ciências da computação, de acesso livre e gratuito, para estudantes do ensino secundário e profissional, mas também para toda a população interessada no universo da programação.

A partir dos desafios lançados ao longo do Curso CodeHero, os participantes podem candidatar-se ao CodeHero Challenges, um concurso que, este ano engloba o total de 65 desafios para completar. No final, o primeiro e segundo classificados das categorias “Estudantes do Ensino Secundário e Profissional em Aveiro” e “População em Geral” com residência em Aveiro, são premiados com 200€ e 100€, respetivamente.

Para participar nesta formação, com a duração aproximada de um mês, o candidato apenas tem de aceder à plataforma do curso e tem acesso a um conjunto de conteúdos e de desafios que proporcionarão as bases sólidas da programação, nomeadamente, os tópicos de valores, variáveis, ciclos, condições, funções e tratamento de strings, arrays e objetos, cuja aprendizagem é essencial para aprender mais intensivamente outro tipo de linguagem de programação.

No âmbito do projeto Aveiro Tech City, o CodeHero oferece a possibilidade de adquirir competências STEAM e um nível de literacia computacional decisivo para o sucesso no mercado de trabalho.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.




Município atribuiu 300 mil euros em apoios sociais em 2020


São mais de 300 famílias e cerca de 800 pessoas os beneficiários das principais medidas de apoio criadas ou reforçadas pelo Município de Leiria em 2020, face à atual conjuntura de pandemia e as crescentes dificuldades económicas e sociais, num total que ascende quase aos 300 mil euros.

Para a vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, “a rede de parceiros tem sido fundamental na divulgação e encaminhamento das famílias para os programas, bem como na ajuda no preenchimento e recolha de documentação para submissão das candidaturas”.

Com quase 118 mil euros atribuídos, são 214 os agregados familiares a usufruir de apoio no âmbito do Regulamento de Comparticipação ao Arrendamento, sendo que se verifica um aumento do número de famílias a recorrer a este programa.

No que diz respeito ao Fundo Municipal de Emergência Social, o montante atribuído foi cerca de 82 mil euros, que se destinaram a apoiar cerca de 100 famílias nas áreas da saúde, alimentação e habitação.

O Programa de Comparticipação em Medicamentos abrangeu 743 beneficiários, num total de 56,6 mil euros, enquanto que o Programa Creche para Todos permitiu apoiar 59 crianças, tendo um encargo de 42,7 mil euros.

Os interessados em usufruir destes apoios e programas poderão encontrar os formulários disponíveis no site do Município de Leiria e nas Juntas e Uniões de Freguesias.

Eixo rodoviário Águeda/Aveiro é investimento estratégico para o Governo


Plano de Recuperação e Resiliência inscreve esta ligação, há muito ansiada por várias gerações de aguedenses, nas obras prioritárias a realizar até 2026.

O Governo submeteu a discussão pública, até dia 1 de março, um documento estratégico, onde constam “reformas estruturais fundamentais para assegurar a saída da crise pandémica e garantir um futuro resiliente para Portugal”. Designado de “Plano de Recuperação e Resiliência” (PRR), trata-se de um documento que inscreve as prioridades de investimento a realizar nos próximos anos e do qual constam três grandes obras em Águeda: Eixo rodoviário Águeda/Aveiro; conclusão da ligação, a partir do Nó de Recardães do IC2, da EN333 à EN235 em Perrães, para ligação à A1; e ligação do Parque Empresarial do Casarão (PEC) ao IC2.

Águeda está, assim, bem representada, com três grandes intervenções, neste plano estratégico do Governo para promover o crescimento sócio-económico nacional.

“Estas obras, há muito ansiadas no concelho, vêm não só colmatar necessidades com largos anos e que cumprem o desejo de várias gerações de aguedenses, como vão melhorar as redes viárias e estreitar as ligações a outras vias estruturantes nacionais”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

A contemplação destas obras, e em concreto o eixo rodoviário Águeda/Aveiro, neste documento que estabelece as prioridades de investimento para os próximos anos, é resultado de “uma luta política de várias gerações e é uma obra que agora vai ser finalmente concretizada”, acrescentou o Edil.

Para que esta obra “tão importante para todos os aguedenses e para a região” esteja agora nesta fase foi “determinante a relação e colaboração entre a Câmara de Águeda, a Câmara de Aveiro e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos”, sublinhou Jorge Almeida.

No decurso das reuniões referentes a este dossier entre Jorge Almeida (Presidente da Câmara de Águeda), Ribau Esteves (Presidente da Câmara de Aveiro) e o Ministro Pedro Nuno Santos, o acordo para a execução desta obra está numa fase adiantada. “Está previsto que o acordo para o concurso do projeto de execução esteja concluído no início do próximo mês de março”, altura em que será discutido e aprovado pelos respetivos Executivos, avançou Jorge Almeida.

De referir ainda que a ligação, a partir do Nó de Recardães do IC2, da EN333 à EN235 em Perrães, para ligação à A1, está prevista ficar concluída até final de 2026.

Também consta do PRR a ligação do PEC ao IC2, uma acessibilidade rodoviária que é descrita no documento como “imprescindível” concluir para “alavancar o investimento já efetuado” nesta área empresarial e que constitui “o suporte mais adequado para garantir a entrada e saída de mercadorias de forma eficiente e económica”.

Jorge Almeida salienta que “esta obra dotará o PEC de uma nova acessibilidade, conferindo-lhe uma mais-valia para captação de investimento e criação de empregos”.

O PRR é de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, com recursos que ascendem a cerca de 14 mil milhões de euros de subvenções, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia. Este envelope financeiro europeu centra os investimentos em três grandes áreas temáticas: resiliência, transição climática e transição digital.

CENTRO DE VACINAÇÃO COVID-19 DA COVILHÃ JÁ ESTÁ ATIVO


O Centro de Vacinação COVID-19 da Covilhã, instalado no Pavilhão da ANIL, entrou em funcionamento ontem, dia 18 de fevereiro. A infraestrutura terá uma capacidade para vacinar 1344 indivíduos por semana e nesta primeira fase será vacinada a população do concelho da Covilhã com mais de 80 anos.

Esta estrutura, que vai funcionar de segunda a sábado, conta com uma sala de receção, um espaço de avaliação clínica, quatro pontos de vacinação, um posto médico de emergência e uma zona de preparação de vacinas.

O processo de vacinação é coordenado pelo ACES Cova da Beira e tem o apoio logístico da Câmara Municipal da Covilhã, Forças de Segurança e Bombeiros.

Para Manuel Geraldes, Diretor Executivo do ACES Cova da Beira, “este Centro de Vacinação e a sua funcionalidade representam mais esperança no combate à pandemia. Neste sentido, queremos agradecer a colaboração do Município da Covilhã, da Proteção Civil, dos Bombeiros, da PSP, da GNR, das IPSS. Sem esta congregação de esforços, este processo seria muito mais difícil”.

“Uma janela de esperança. Uma luz ao fundo do túnel, já com alguma intensidade”. É assim que Vítor Pereira, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, se refere ao Centro de Vacinação que agora entra em funcionamento. Para o autarca, “é um passo muito importante estarmos já a vacinar os mais vulneráveis, seguidos dos restantes grupos prioritários definidos pelas autoridades de saúde, com o objetivo de atingirmos a imunidade de grupo. Para isso, é necessário o empenho de todos e esse empenho tem existido”. Vítor Pereira fez questão de sublinhar a importância dos “profissionais de saúde nesta campanha de vacinação, para além das IPSS, dos Bombeiros, das Forças de Segurança e de todas as entidades envolvidas”.

“A Câmara Municipal continua a fazer tudo o que está ao seu alcance no combate a esta terrível pandemia. Assim que o Diretor Geral do ACES Cova da Beira nos pediu auxílio, contactámos imediatamente a direção da ANIL e trabalhámos na logística necessária para que os nossos concidadãos pudessem ser vacinados, com conforto e segurança, nesta estrutura. Temos ainda viaturas dedicadas ao transporte para este Centro de Vacinação dos mais necessitados do ponto de vista da mobilidade. Todo este trabalho está a ser feito em coordenação com as entidades envolvidas nesta megaoperação”, concluiu o Presidente do Município.

Município de Leiria celebra 400 anos da morte do poeta Francisco Rodrigues Lobo


O Município de Leiria assinala, em 2021, 400 anos da morte do poeta Francisco Rodrigues Lobo (1574-1621), com um programa diversificado de atividades educativas, culturais e científicas, a decorrer até ao final do ano.

O programa comemorativo, que foi apresentado em conferência de imprensa (online) esta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, pela vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, e pelo Prof. Doutor Carlos André, tem como principal objetivo trazer o legado de Francisco Rodrigues Lobo de volta à sua cidade num desafio aberto a toda a região para que o sinta, conheça e reconheça como o seu poeta e aquele que merece ocupar o seu lugar entre os maiores poetas da língua portuguesa.

“Celebrarmos a vida e obra de Francisco Rodrigues Lobo, é celebrar o poeta e também a cultura e o território”, afirma a vereadora Anabela Graça, para quem uma efeméride como esta só faz sentido numa lógica participativa, com o envolvimento de toda a comunidade.

“Francisco Rodrigues Lobo é o maior escritor leiriense de todos os tempos e é um dos grandes escritores portugueses”, defende Carlos André, que destacou o facto de Francisco Rodrigues Lobo ter sempre assumido com muita clareza a sua identidade leiriense, que está tão evidente na forma como o poeta se referia a Leiria como “A minha Pátria sempre desejada”.

O ano Rodrigues Lobo não será só uma efeméride, será a definição de um futuro, o nosso futuro, de que o poeta passará a fazer parte para sempre.

Para tal, a participação da Escola é essencial, porque Rodrigues Lobo é um dos grandes poetas portugueses, porque é “o poeta” de Leiria e porque assumi-lo na identidade leiriense só é possível se for feito com os Leirienses do Futuro.

Em 2021, terá lugar um vasto leque de eventos destinados ao público escolar, com a participação de treze estabelecimentos de ensino, mas também muitas iniciativas destinadas a outros públicos e outros participantes.

Exposições, espetáculos, oficinas e debates, visitas de estudo e roteiros, dias comemorativos, composições musicais, ebooks, vídeos, fotografia, herbários, diversos painéis, e concurso de curtas – Rede Cultura 2027 – 26 concelhos, que inclui a capacitação de educadores e professores em produção e edição vídeo, são muitas das iniciativas que farão parte da Homenagem de Leiria a Rodrigues Lobo no ano em que se assinala o 4º centenário da morte do poeta.

Destas iniciativas (Programação em anexo), destaque para um Congresso Científico sobre Francisco Rodrigues Lobo, com a participação de estudiosos de várias universidades; O Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo, que em 2021 se reveste de particular significado; A Ronda Poética, na qual Francisco Rodrigues Lobo terá lugar de destaque, e para uma sessão da Academia das Ciências de Lisboa, cujas deslocações a outros pontos do país são raras, mas que se desloca propositadamente a Leiria para participar na Homenagem a Rodrigues Lobo.

Francisco Rodrigues Lobo (1574-1621)
Nasceu em Leiria, provavelmente na Rua da Água, hoje Rua Comandante João Belo e em Leiria viveu, com ligeiros intervalos, nomeadamente para fazer a sua formação em Leis, na Universidade de Coimbra, que concluiu em 1602.

Na sua poesia bucólica, o Lis e o Lena, os seus campos e vales, toda a fauna e toda a flora que os povoavam eram o seu retrato e a sua marca, estando a obra que escreveu repleta de descrições etéreas de flores, de plantas, de arbustos, de árvores e de todo um verde florido que crescia junto aos dois rios.

A sua vida por Leiria não foi fácil e está envolta em algum mistério.

Era Cristão Novo, o que atraía a desconfiança dos inquisidores. Seu irmão, já depois da morte dele, foi objeto de um processo na Inquisição.

Cresceu protegido pela família dos Marqueses de Vila Real, que tinham paço em Leiria. Mas caiu de repente em desgraça junto do herdeiro da casa, D. Miguel de Meneses. Não se sabe se terá sido por ser cristão novo, se devido a uma “estranha” relação de amizade com D. Juliana de Lara, irmã de D. Miguel. Relação que se manteve enquanto o poeta estudou em Coimbra, pois que a visitou mais de uma vez no palácio de Penacova, do Conde de Odemira, com quem entretanto ela tinha casado. E dedicou-lhe uma das suas obras. Uma estranha relação que pode ter-lhe custado caro.

Era o tempo do domínio filipino e não se sabe o que da situação do país pensava Rodrigues Lobo. Além do mais, esse é um traço característico da sua obra: é uma obra onde se esconde por detrás dos pastores que são os seus protagonistas, nas suas três obras principais: A Primavera; O pastor peregrino; e O desenganado. Tudo aí é utópico, como é próprio da literatura bucólica.

Como se esconde também de alguma forma, no livro A corte na aldeia, um diálogo onde quatro participantes falam das virtudes e qualidades recomendáveis a cortesãos e cidadãos que busquem ser respeitados. Mas pode perguntar-se: corte na aldeia porque não a havia na cidade? Porque Portugal não tinha corte, visto ser dirigido de longe, por reis espanhóis? Na aldeia, onde? Quando olhamos o título da obra, não podemos deixar de pensar em Cortes, ainda que sem razão nem fundamento.

Em Leiria viveu, mas morreu mais perto de Santarém, num naufrágio no Tejo, quando regressava de uma viagem a Lisboa; tais viagens faziam-se por terra até ao Tejo e de barco daí até Lisboa. Corria o ano de 1621.

Rodrigues Lobo amava Leiria. Amava o Lis e o Lena, os seus campos e vales, toda a fauna e toda a flora que os povoavam e que eram o seu retrato e a sua marca. A obra que escreveu está repleta de descrições encantadoras de flores, de plantas, de arbustos, de árvores. Do verde florido que crescia junto aos dois rios.



Marinha Grande | Câmara e ICNF em parceria na recuperação do Pinhal do Rei

A Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, está a realizar reuniões periódicas com a Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Fátima Reis Araújo, e com técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para acompanhamento e coordenação conjunta de ações a realizar no âmbito da recuperação do Pinhal do Rei.

Para a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, “estas reuniões e deslocações ao Pinhal têm-se revelado bastante produtivas, na medida em que vamos podendo acompanhar as ações executadas ou a realizar pelo ICNF, contribuindo também para a concretização de algumas delas em estreita parceria e indo ao encontro dos desejos da população e das orientações do Observatório do Pinhal do Rei”.
Para a Diretora Regional do Centro do ICNF, Fátima Araújo Reis, “dado que o Pinhal do Rei é património do Estado Português, gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., os dirigentes deste organismo assumiram a responsabilidade pela implementação de ações concertadas e tendentes a serem implementadas no mais breve prazo possível, segundo uma ordem de prioridade”.

As reuniões têm contado também com a presença de técnicos do ICNF, da Câmara Municipal e representante do Observatório do Pinhal Do Rei.
Recentemente foi realizada uma visita à Mata para as representantes e técnicos das duas entidades analisarem o melhor local para instalar um parque de atividades lúdicas e de desporto de aventura na natureza, em São Pedro de Moel, próximo do Jardim Bambi.

A Câmara Municipal pretende realizar o respetivo projeto, e por isso em consonância com o ICNF, foi selecionado o local.

Ações de recuperação do Pinhal do Rei
O ICNF tem realizado intervenções recentes na área devastada pelo incêndio de 2017 e prepara-se para iniciar outras a muito curto prazo, algumas das quais em tempos reclamadas pelo Observatório do Pinhal do Rei, nomeadamente a transplantação já realizada das árvores que tinham sido plantadas no âmbito de uma ação de voluntariado num aceiro para a bordadura da Lagoa da Cova do Lobo.

Outra das ações, e que está em curso, é a requalificação de um antigo Campo de Futebol na Vieira, um espaço de utilização regular que se pretende devolver à utilização da população de forma a conciliar zonas de desporto e de lazer. A intervenção consiste na limpeza do espaço e na plantação de árvores autóctones que possam vir a formar uma cortina arbórea à estrada e, mais tarde, criar zonas de sombra para os seus utilizadores. O campo irá ser convertido em espaço de futebol de sete e prevê-se a colocação de mesas para piquenique.

Durante o mês de dezembro, foi executada a remoção de lixo, em diferentes pontos do Pinhal, fazendo-se o apelo para que a Mata não seja local de nova deposição de resíduos.

Numa ação conjunta com a Câmara Municipal, vai ser requalificada a ponte de madeira, localizada na Ribeira de S. Pedro.

A vegetação existente nos vários parques de merendas será cortada, com recurso ao serviço público dos Sapadores Florestais.

Considerando a importância que a ribeira de S. Pedro de Moel representa no contexto da Mata Nacional de Leiria, prevê-se a instalação de painéis de divulgação da fauna e da flora mais representativas do local.

Pretende-se intervir na área envolvente à Fonte da Felícia, mediante a plantação de espécie autóctones, corte de árvores em risco de queda e poda fitossanitária de algumas árvores e instalação de um percurso pedestre ajustado ao espaço.

Junto ao Tremelgo vai ser alvo de beneficiação, onde se pretende substituir o equipamento de apoio e de lazer que se encontra em mau estado, e a limpeza do espaço envolvente, mediante o corte e remoção do arvoredo queimado e partido. Para além disso, preconiza-se uma poda fitossanitária do eucalipto classificado que se encontra nas imediações, como complemento ao projeto PDR2020 elaborado para a área.

Outra das várias ações já previstas é a intervenção na zona de Proteção do Samouco, para corte e remoção do arvoredo tombado e sintomático e a subsequente plantação de espécies autóctones.
Serão ainda intervencionadas outras zonas de lazer junto à Ponte Nova e requalificada uma das pontes de madeira junto a uma queda de água.

Montemor-o-Velho lança apoio às empresas afetadas pela pandemia

O Município de Montemor-o-Velho reforça o apoio às empresas do concelho afetadas pela pandemia Covid19 com o programa municipal de apoio ao desenvolvimento económico / recuperação. As candidaturas já estão abertas e decorrem até amnhã, dia 20 de fevereiro!

Com um valor global de 140 mil euros, a medida do Município Montemorense visa ajudar na recuperação da economia local e contribuir para a manutenção do nível de emprego no concelho de Montemor-o-Velho, dando liquidez de tesouraria imediata ao tecido económico, constituindo-se como uma ajuda complementar à recuperação das empresas.
Podem candidatar-se empresários em nome individual ou empresas que tenham até 25 trabalhadores e que tenham registado quebras de faturação iguais ou superiores a 1/3 da faturação no ano de 2020. O apoio máximo por empresa é de 2.150 euros (até dois mil euros variável consoante os critérios definidos e de 150 euros de valor fixo, caso a candidatura seja considerada elegível).
Esta é mais uma medida do Município de Montemor-o-Velho para ajudar na recuperação da economia local no combate à pandemia da COVID-19.

FAQ
O que precisa saber:
O que é o Programa Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Económico/Recuperação?
Trata-se de um programa do Município de Montemor-o-Velho para apoiar financeiramente empresas ou empresários em nome individual do concelho, no âmbito da mitigação dos efeitos da pandemia Covid-19. Este é um apoio de natureza pontual e excecional, que se assume como um complemento às medidas já implementadas pelo Município no âmbito da pandemia bem como a outros apoios governamentais.
Onde posso saber quais as condições e critérios para atribuição do apoio?
O Regulamento do Programa Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Económico/Recuperação - combate aos efeitos económicos da pandemia do COVID-19 do Município de Montemor-o-Velho define as condições e os critérios vinculativos, gerais e abstratos, para o reconhecimento de atribuição de um apoio financeiro até 2.150€ por candidatura, com vista à liquidez imediata de tesouraria, de natureza pontual e excecional, a empresas ou empresários em nome individual.
Quem se pode candidatar?
Empresas que tenham até 25 trabalhadores (incluindo administradores ou gerentes) com sede ou domicílio fiscal no concelho de Montemor-o-Velho que:
  1. tenham registado quebras de faturação igual ou superior a 1/3 no ano de 2020 (comparativamente a igual período em 2019. Para empresas constituídas em 2019, será considerada faturação desde o início de atividade até ao final de 2019 e o mesmo número de meses a partir de abril de 2020. No caso de ter tido início de atividade em 2020, com base nos meses de maior faturação ao longo de 2020 em confronto com os demais meses de atividade);
  2. não tenham dívidas ao Estado e ao Município de Montemor-o-Velho ou que tenham planos de pagamento aprovados;
  3. exerçam atividade em nome individual ou sob qualquer outra das formas societárias previstas no Código Sociedades Comerciais;
  4. atuem nos setores afetados pelas medidas excecionais de mitigação da crise pandémica, conforme descritas no anexo II do Regulamento.
Qual o montante do apoio?
O apoio financeiro, de natureza excecional e pontal, não reembolsável, pode ascender, no máximo, aos 2.150€ por candidatura, tendo um valor global máximo de 140 mil euros.
Considerando que se trata de um apoio de emergência, este programa é cumulativo com outros apoios de qualquer natureza.
Como me posso candidatar?
A candidatura deve ser enviada para o endereço eletrónico apoiocovid-19@cm-montemorvelho.pt até às 17h30 do dia 20 de fevereiro de 2021.
Deve submeter os seguintes documentos:
  1. Formulário de candidatura
  2. Declaração de compromisso de honra quanto à veracidade das declarações prestadas, subscrita pelo requerente;
  3. Declaração do contabilista certificado (se contabilidade organizada), devidamente assinada e com imposição de vinheta profissional;
  4. Apresentação voluntária de cópia traçada do cartão de cidadão / bilhete de identidade do representante legal, com a menção “Autorizei a reprodução exclusivamente para efeitos da candidatura ao Programa Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Económico/Recuperação - combate aos efeitos económicos da pandemia do COVID-19 do Município de Montemor-o-Velho”;
  5. Comprovativo de faturação comunicada à Autoridade Tributária e Aduaneira, através do e-fatura;
  6. Extrato da Declaração de Remunerações (DRM) da empresa (reportada a dezembro de 2020), emitida pela Segurança Social, onde conste a designação da entidade empregadora, assim como o nome dos trabalhadores, gerentes e administradores;
  7. Documento fiscal atual que evidencie o CAE principal da empresa, assim como a sede ou domicílio fiscal;
  8. Certidão de não dívida perante a Autoridade Tributária e Aduaneira, atualizada à data de candidatura, ou, preferencialmente, autorização para consulta da situação tributária;
  9. Certidão de não dívida perante a Segurança Social, atualizada à data de candidatura, ou, preferencialmente, autorização para consulta da situação contributiva;
  10. Comprovativo atual da declaração de início/reinício de atividade, emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira;
  11. Documento da entidade bancária onde conste IBAN da empresa para transferência do apoio atribuído.