domingo, 15 de maio de 2016

Génio de Gaitán dá o ‘tri’ ao Benfica

O Benfica venceu este domingo o Nacional, por 4-1, e sagrou-se tricampeão nacional na época 2015/16. Foi o 35º título nacional e o primeiro tricampeonato em 39 anos.
Caiu o pano sobre a temporada 2015/16 e o Benfica recolhe os aplausos da vitória no campeonato nacional. Depois de um duelo épico com o Sporting pelo título, no qual os leões cumpriram a sua parte com um triunfo categórico em Braga, o Benfica não se ficou atrás e construiu um triunfo por 3-0 que quebrou recordes numa Luz que se encheu com 64235 pessoas. Os encarnados fecham a Liga com um recorde de 88 pontos, 88 golos marcados (e 22 sofridos).
Diante do Nacional, Rui Vitória fez três alterações em relação ao jogo com o Marítimo, lançando Grimaldo, Talisca e Gaitán para os lugares de Eliseu, Renato Sanches (castigados) e Carcela. Já a equipa de Manuel Machado tinha em Salvador Agra a maior ameaça à festa encarnada. Com efeito, o extremo alvinegro deixou o primeiro aviso aos 10’, apesar da boa entrada dos anfitriões. Uma transição rápida pelo flanco esquerdo deixou Salvador Agra em boa posição no coração da área, mas o remate saiu muito ao lado.
Os encarnados controlavam o encontro, mas mostravam algumas dificuldades em entrar na área do Nacional. E os alvinegros até chegaram a reclamar grande penalidade aos 17’, por suposta mão de Talisca na área, mas o árbitro Nuno Almeida nada assinalou. Ato contínuo, o Benfica lançou-se em busca do golo e alcançou o 1-0 aos 23 minutos, por Gaitán. O argentino finalizou uma boa jogada do ataque encarnado em que Mitroglou isolara Pizzi. O médio português não conseguiu superar Gottardi, mas a bola sobrou para Gaitán e o extremo esquerdo fez de carrinho o golo.
A Luz quase veio abaixo, sobretudo porque o Sporting tinha marcado quatro minutos antes. Mas esse sentimento manifestou-se verdadeiramente com o 2-0, que significou a tranquilidade e a crença de que a festa não iria ser ‘cancelada’ pelo Nacional. Aos 39’, Jonas assinou o seu 32º golo na Liga, graças a uma assistência de cerca de 40 metros de Gaitán, que isolou-o diante de Gottardi e acabou por empurrar a bola para a baliza.
O intervalo deixou a Luz a 45 minutos de fazer a festa do ‘35’. Os adeptos pediam e a equipa esforçava-se por confirmar o desejo. No entanto, na segunda parte o jogo até se revelou mais ‘partido’, com o Nacional a chegar mais vezes perto da baliza de Ederson.
No entanto, aos 65’ surgiu o terceiro golo, mais uma vez por obra de Gaitán. Era a confirmação do ‘tri’ com o terceiro golo encarnado e com Rui Vitória a celebrar no banco. Numa jogada de insistência, Jonas – que parece partir de fora de jogo – cruza para a área, Mitroglou atirou à trave e na recarga o argentino só teve de encostar para a baliza de Gottardi. Simples e eficaz.
A Luz vibrava, começava a fazer-se a ‘hola’ e os cânticos de campeões, mas ainda haveria de aparecer mais dois golos. Aos 84’, Pizzi fuzilou para o 4-0, na sequência de uma boa assistência de Jonas. Ainda houve tempo para Paulo Lopes entrar (Samaris e Raul Já o tinham feito também) e assim sagrar-se também campeão. Nesses mesmos minutos, houve igualmente tempo para Salvador Agra fazer o 4-1 com um remate colocado já em cima do apito final.
A Luz despede-se desta época em clima de festa, ao som do ‘Bailando’ que os adeptos do Sporting chegaram a cantar na Luz, com Rui Vitória a conquistar o seu primeiro título de campeão. Ao primeiro título na Luz, o técnico poderá ainda coroar a época com a conquista da Taça da Liga.
Fonte: Sapo

Leão lutou até ao fim, mas fica a dois pontos do tricampeão Benfica

Sporting vence em Braga por 4-0, mas vê o Benfica levantar o troféu, pela terceira vez consecutiva, de campeão português, depois de os encarnados terem vencido na Luz.
O Sporting despede-se da edição 2015/2016 do campeonato português com a medalha de prata, a dois pontos do novo tricampeão português, o Benfica, que hoje venceu o Nacional por 3-0 na Luz. Os Leões lutaram até ao último segundo da I Liga e venceram em Braga por 4-0 na última jornada, mas veem os rivais lisboetas levantaram um troféu que escapa há 14 anos aos verdes e brancos.
Para o encontro da 34.ª jornada em Braga, em Adrien foi a grande ausência por castigo, Jorge Jesus apostou em Schelotto e Bruno César para os corredores da defesa e Gelson Martins no meio-campo. João Mário regressou ao onze leonino, tendo a companhia de William Carvalho e Bryan. Teo e Slimani foram os homens da frente e os marcadores do primeiro tempo.
Aos 20 minutos, numa grande jogada de João Mário para Ruiz do lado esquerdo, o costa-riquenho efetuou um cruzamento para Teo que finalizou da melhor forma, inaugurando o marcador.
A perder por 0-1 em casa com o Sporting, a equipa de Paulo Fonseca sofreu outro contratempo. Aos 26 minutos, o árbitro Hugo Miguel expulsou Arghus depois de ter derrubado William Carvalho no limite da grande área bracarense. Ainda surgiu o impasse de uma grande penalidade, mas o juiz decidiu que a falta foi fora da área.
Antes do golo do Sporting, Wilson Eduardo e Coates correram muito para chegar à bola e o defesa do Sporting antecipou-se bem no lance, mas acabou por cair lesionado, queixando-se de dores na coxa direita. A equipa médica do Sporting auxiliou o central uruguaio e, depois de analisar a extensão da lesão, pediu para o jogador não voltar. Paulo Oliveira entrou em ação.
Aos 32’, após um grande cruzamento de Bruno César para a grande área, surgiu Slimani a cabecear para o fundo da baliza de Marafona, fazendo o segundo da partida.
Bom futebol em Braga na primeira parte, algo que não aconteceu no segundo tempo.
A um ritmo mais lento, o Sporting só chegou ao terceiro aos 71 minutos. William Carvalho fez um passe de rotura para Slimani, o argelino segurou e colocou no costarriquenho, que finalizou com classe. Ruiz ainda teve tempo para bisar (80') e sentenciar uma goleada aos minhotos.
Sporting despede-se assim, no segundo lugar, da I Liga 2015/16, enquanto o Braga (4.º lugar) ainda tem mais um jogo para disputar, a final da Taça de Portugal, contra o FC Porto, agendado para o próximo domingo, no Jamor.
Fonte: sapo desporto

'Monção é, cada vez mais, uma concelho inclusivo'

Na abertura dos trabalhos do XI Encontro Internacional do Censo, Augusto de Oliveira Domingues lembrou algumas medidas emblemáticas do seu executivo no apoio à população mais fragilizada e teceu elogios à atividade da instituição, cujos responsáveis tem demonstrado competência exemplar e capacidade organizativa.

Na sessão de abertura do XI Encontro Internacional do Censo, subordinada à realidade e desafios do Rendimento de Inserção Social, o autarca monçanense, Augusto de Oliveira Domingues, afirmou que “Monção protege as camadas mais vulneráveis da sociedade”, assumindo-se como “um concelho cada vez mais inclusivo”.

Para sustentar o argumento, apontou “a comparticipação municipal na compra de medicamentos aos idosos e a tarifa especial na cobrança de água para famílias numerosas”, lembrando ainda “a devolução aos cidadãos de parte do IRS que o município tem direito e o IMI na taxa mínima legal”.

Augusto de Oliveira Domingues realçou ainda a abertura de uma nova estrutura social na freguesia da Portela, que será inaugurada no dia 22 do corrente, como mais um passo na caminhada social do município. A propósito, frisou o trabalho extraordinário do Censo, gestor do novo espaço, cujos responsáveis tem demonstrado competência exemplar e capacidade organizativa.

Adiantou: “A instituição tem crescido lentamente mas com grande segurança, reforçando a sua ação solidária a todas as camadas vulneráveis da população e expandindo-se a concelhos vizinhos. Procuram a excelência e a escala, chegando a áreas do concelho com maiores fragilidade s sociais como, por exemplo, o Vale do Gadanha Superior que será agora coberto com a estrutura de Portela. Agradeço-lhes o trabalho que prestam ao concelho de Monção”.

Antes do autarca monçanense, falou o presidente do Censo, José Carlos de Eça Dias, tendo historiado o trajeto da instituição e enumerado as várias ações e projetos com implementação no terreno. Referiu que a instituição apoia 130 agregados familiares e que o RSI constitui uma medida positiva para atenuar a severidade da pobreza em muitas famílias.

Na sessão esteve também o diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Paulo Órfão, o qual sublinhou o apoio dado pela segurança social às instituições de solidariedade social do concelho, congratulando-se ainda com o papel solidário e dinamizador da autarquia monçanense junto das faixas da população mais necessitadas. Como exemplo, focou a medida de apoio na comparticipação de medicamentos.

O encontro, realizado no auditório da Biblioteca Municipal de Monção com a presença de meia centena de técnicos da área social, abordou, em três painéis moderados por Maria Manuela Coutinho, do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, o “Rendimento Social de Inserção: Um rendimento, várias realidades, diferentes desafios”


Ao longo da tarde, os palestrantes debruçaram-se sobre o processo evolutivo da população beneficiária, a respetiva integração no mundo do trabalho e os desafios futuros deste importante instrumento de apoio social. No final, todos ficaram mais esclarecidos sobre a importância do RSI junto das famílias mais vulneráveis.

Fonte:correiodominho
DOMINGO, 15 DE MAIO DE 2016

Tri e o tal "35". O Benfica é campeão nacional

Foi um pedido que se arrastou a época inteira - "dá-me o 35" -, que ecoou nas bancadas por todo o país, uma espécie de hino que acompanhou a equipa durante as 34 jornadas da Liga. Eles, os adeptos, pediram, e o clube deu. O Benfica conquistou este domingo o tal 35, que é, ao mesmo tempo, o tricampeonato. E isso, ser tricampeão, é algo que as "águias" não conseguiam há 39 anos.

No derradeiro episódio da autêntica novela que o clube da Luz protagonizou com o rival e conterrâneo Sporting o Benfica dependia apenas dele próprio. Partia com 2 pontos de vantagem (depois de, a determinado ponto da época ter estado 8 pontos atrás dos "leões") e por isso se ganhasse festejava.

Não fez por menos. Bateu o Nacional da madeira por 3-0. Nico Gaitán, o capitão (Luisão estava no banco) foi o herói. O 10 argentino bisou, inaugurou o marcador e fez o terceiro. Jonas, o goleador da época, o melhor marcador do campeonato, fez o segundo. Pizzi, marcou o quarto.

Salvador Agra reduziu, no último minuto, para 4-1.

Aqui fomos acompanhando os dois jogos, o Benfica-Nacional e o Sporting de Braga-Sporting, siga agora as reações.

Fonte:tsf.pt/desporto


Muitas pedaladas por uma boa causa…

O Quarto Ciclo Turismo promovido pelos Bombeiros Voluntários de Mira aconteceu neste domingo que se fez de primavera.

Depois de tantas semanas que mais pareciam de um inverno que não queria acabar, eis que São Pedro deu aos cerca de 100 participantes deste evento, a felicidade de poder passear, conversar, interagir e pedalar numa comunhão perfeita com a natureza.

Saídos do Quartel, fizeram uma primeira paragem na Barragem do Casal, seguiram para os Moinhos, Síto do Cartaxo (outra paragem), Rotunda do Mira Villas (mais uma paragem), Praia de Mira, enfim... até a volta para um substancial almo

Foi mais uma ação solidária em prol destes valorosos bombeiros e bombeiras que dignificam o seu quartel e o seu bom nome em todos os dias do ano.

Uma manhã em cheio. Mais uma demonstração que a boa organização desta corporação consegue mobilizar a sociedade local. Parabéns a todos pelos momentos propiciados.

Fonte:Mira Online | Maio 15, 2016 às 5:49 pm 


Governu indonéziu saúda levantamentu suspensaun hosi federasaun futeból

Ministériu Desportu indonéziu iha sábadu ne’e saúda desizaun FIFA nian hodi hapara suspensaun ba nasaun aziátiku ne’e, tanba injerénsia Governu nian iha federasaun.

Iha 66.º Kongresu FIFA nian, iha Sidade Méxiku, organizmu mundiál ne’e hapara suspensaun hafoin karta Governu nian ida garante hodi  elimina dekretu ne’ebé permite envolvimentu iha prosesu desizaun federasaun indonézia nian.

"Ami hein karak ho hapara ona suspensaun ne’e bele hasa’e futeból indonéziu, liu-liu iha reformulasaun jestaun, hodi fomenta transparénsia no hadi’a relasionamentu entre parte hotu", refere ministériu Desportu nian, iha komunikadu.

Iha nota ne’e mós destaka kona-ba "relasaun di’ak" entre futeból indonéziu no FIFA horikedas Gianni Infantino asume prezidénsia organizmu nian.

Prezidente Konfederasaun Aziátika Futeból, Salman bin Ebrahim Al Khalifa mós louva desizaun FIFA nian ne’e.

"Ami saúda [Indonézia] ne’ebé fila hikas ba família futeból", refere dirijente, ne’ebé agora hakarak hala’o sorumutu ho responsável indonéziu sira hodi diskute sinerjia iha organizasaun.

SAPO TL ho Lusa

Publicada por TIMOR AGORA

Corrupção no futebol português. Mais de uma dezena de detidos na operação 'Jogo Duplo' - MP

ALEGADOS INTERMEDIÁRIOS NA MALÁSIA
A RTP sabe que o esquema tem fortes ligações à Malásia. A investigação acredita que neste país do sudeste asiático estão os intermediários, empresários que fazem entrar em Portugal milhares de euros para distribuir pelos atletas. (em RTP)

(Lusa) Mais de uma dezena de pessoas foram detidas pela Polícia Judiciária por suspeita de "manipulação de resultados de jogos da II Liga de Futebol", com recurso ao aliciamento de jogadores, anunciou a Procuradoria-geral da República.

"No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público, que corre termos na 9.ª Secção do DIAP de Lisboa, realizam-se diligências de investigação em vários pontos do país, tendo sido efetuadas mais de uma dezena de detenções", refere um comunicado da Procuradoria sobre a operação designada 'Jogo Duplo'.

Neste processo investigam-se "factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e ativa na atividade desportiva", envolvendo como suspeitos "dirigentes e jogadores de futebol" e outras com "ligações ao negócio das apostas desportivas", adianta o comunicado.

Os detidos são suspeitos de "manipulação de resultados de jogos da II Liga de Futebol, com recurso ao aliciamento de jogadores", esclarece ainda o comunicado.

A investigação é dirigida pelo Ministério Público, o qual tem a coadjuvação da Polícia Judiciária, sendo que o "inquérito encontra-se em segredo de justiça".

Entre os detidos estão quatro jogadores do Oriental. As detenções foram feitas pela Policia Judiciária depois de o clube ter vencido o Atlético por 3-2 no dérbi lisboeta da II Liga.

"No final do jogo desta tarde com o Atlético no Estádio da Tapadinha, a Polícia Judiciária abordou os jogadores do Oriental André Almeida, Diego Tavares, João Pedro e Rafael Veloso e levou-os para as suas instalações para serem ouvidos", lê-se na página oficial do Oriental da rede social Facebook.

Fonte policial adiantou à agência Lusa que estava em curso uma operação em todos o país relacionada com o "combate à corrupção no fenómeno desportivo" e que, além dos quatro jogadores do Oriental, havia "mais detidos".

JS (LG/FC) // JMR - Lusa

Publicada por TIMOR AGORA

HOJE PORTUGAL VAI PARAR – AI CORAÇÃO!

O que está em jogo. O "tri" da águia ou o fim do jejum de 14 anos do leão

Chegou a hora da decisão do título. Esta tarde, a partir das 17h00, olhos e ouvidos colocados na Luz e em Braga. Dois pontos separam o líder e bicampeão Benfica do candidato Sporting.

O tricampeonato do Benfica ou o regresso ao sucesso do Sporting? Apenas um pode sagrar-se campeão, este domingo, numa corrida "taco a taco" que desagua na última e derradeira jornada da Primeira Liga.

Os encarnados, bicampeões em título, ocupam o posto cimeiro da tabela e recebem o Nacional, num Estádio da Luz que há muito tem garantida a lotação esgotada.

Dois pontos abaixo, na estrita dependência do que faça o eterno rival, o Sporting visita a capital do Minho para defrontar um Sporting de Braga que concluirá o campeonato no quarto posto, em zona de acesso à Liga Europa e que encarará certamente o teste de fogo com o leão como o melhor ensaio-geral para a final da Taça de Portugal, diante do FC Porto.

Após a jornada 25, na qual a águia venceu em Alvalade (0-1), não mais os dois concorrentes pelo título perderam pontos. Vitória atrás de vitória, Benfica e Sporting mantiveram uma mútua vigilância apertada, distando sempre os tais dois pontos que permitem elaborar cenários de previsão.

O Benfica conquista o tão almejado tricampeonato - algo que não acontece há já 39 anos - se se limitar a bater o Nacional. O empate pode servir, desde que o Sporting registe igual resultado frente aos arsenalistas. O mesmo acontece se ambas as equipas perderem, como é óbvio.

Do lado verde e branco, o triunfo pode, então, não ser suficiente. Só vencendo e esperando uma igualdade na Luz ou a derrota do líder é que os de Alvalade poderão celebrar o primeiro título de campeão em 14 anos.

O Benfica-Nacional, na Luz e o Sporting de Braga-Sporting, no Minho, principiam em simultâneo às 17h00. Ambos os jogos têm relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Renascença – Foto e título: Capa jornal Record

Publicada por TIMOR AGORA

"CPLP está aquém das suas potencialidades e responsabilidades", Guilherme de Oliveira Martins

O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) e administrador-executivo da Fundação Gulbenkian, Guilherme de Oliveira Martins, afirmou hoje na Batalha que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) "está aquém das suas potencialidades e responsabilidades".

Numa conferência no Mosteiro da Batalha, Guilherme de Oliveira Martins disse que "a CPLP é uma instituição muito interessante", mas "está claramente aquém das suas potencialidades e responsabilidades" na defesa da língua portuguesa.

"Há um campo extraordinariamente importante que tem de ser desenvolvido. Temos de trabalhar e trabalhar em conjunto [na CPLP]", apontou, lembrando que "Portugal é um país pequeno, com recursos mais limitados que outros porque não somos um país rico, mas com responsabilidades de grande potência", concretamente na salvaguarda do português no mundo.

O presidente do CNC recusou-se a comentar a entrada da Guiné-Equatorial na CPLP - "é uma questão controversa" - mas lembrou que, na Universidade de Pequim, na China, um dos centros mais desenvolvidos é o que se dedica às línguas ibéricas.

"Isso não acontece pelos nossos bonitos olhos. É pelos interesses económicos. Preocupam-se tanto pelo conhecimento das línguas ibéricas porque são línguas de grande desenvolvimento no mundo. Se não fossem, não haveria interesse", notou.

Guilherme de Oliveira Martins recordou que o português "é a língua mais falada no hemisfério sul e a terceira língua europeia mais falada no mundo":

"Hoje são 250 milhões de pessoas, mas à medida que a estatística linguística progride, mais falantes se descobrem, graças sobretudo à concentração territorial na América do Sul, nomeadamente no Brasil, um caso singularíssimo".

Até ao final do século, explicou, apenas cinco línguas se vão desenvolver de forma global: mandarim, hindi, inglês, castelhano e português.

"No final do século haverá pelo menos 400 milhões de falantes de português. Até 2070, o maior crescimento do português irá verificar-se na América do Sul. Entre 2070 e 2100 será em África, designadamente na linha Huambo - Benguela", frisou o presidente do CNC.

"Daí a necessidade que temos de preservar a língua. Falar bem a língua, cultivar a língua, não é questão de gramáticos, é questão de cidadãos. Porque é o modo de nos fazermos entender. É um dever", disse na Batalha.

O antigo ministro da Educação de António Guterres (entre 1999 e 2000), sublinhou ainda que "há poucas culturas que conseguem projetar-se em todos os continentes", como acontece com a portuguesa:

"A nossa cultura projeta-se não pela capacidade de adaptação, mas pela capacidade de ir ao encontro dos outros e receber o contributo dos outros, enriquecendo a nossa própria perspetiva, a nossa própria cultura. A nossa identidade afirma-se aberta, complexa e diversa".

MLE // JMR – Lusa

Publicada por TIMOR AGORA

DESUMANIDADE MORA EM OEIRAS, CÂMARA MUNICIPAL QUER RETIRAR CASA A TIMORENSES

A jornalista divulgou no blogue onde escreve a versão integral do texto que esta semana ganhou destaque mediático.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou hoje às autoridades que assumam o controlo de fábricas que pararam de produzir e detenham os proprietários, um dia depois de declarar o estado de emergência económica no país.

"Temos que tomar todas as medidas para recuperar a capacidade produtiva, que está a ser paralisada pela burguesia", disse Maduro numa manifestação em Caracas.

"Quem quiser parar (a produção) para boicotar o país, deve sair, e aqueles que assim o fizerem devem ser algemados e enviados para a penitenciária geral venezuelana", disse.

Fonte: Lusa

A Câmara Municipal de Oeiras quer despejar uma família de 8 Timorenses de uma casa municipal onde pagam renda... tudo por causa de uma dívida antiga

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA 13/05/2016:

Não se conseguiram, até ao dia 13/Maio/2016, os cerca de 3 mil euros (30% da dívida) exigidos pela Câmara Municipal de Oeiras, para se poder assinar o acordo de pagamento em prestações dos restantes ~6 mil euros. O Município de Oeiras deu mais cinco dias úteis para se angariar o montante de ~3 mil euros e aceitou protelar a suspensão do despejo até Sexta-Feira dia 20/Maio/2016.

Já se iniciou uma campanha pública para se poder evitar o despejo da Família de 8 Timorenses (4 dos quais são menores). Já temos algumas contribuições do exterior e, directamente no Facebook, Veja a Lista da  Lista da Solidariedade com os nomes solidários sem indicação das quantias. Renovamos, assim, o pedido de Likes e Partilhas desta causa, por todos(as) os(as) Amigos(as). Pedimos, também, a vossa solidariedade para fazerem a doação de um pequeno montante, para ajudar a resolver este problema, de uma vez por todas.

Por favor, dê o seu contributo para esta causa. Existem duas formas de fazer a sua doação:

1. Ou por transferência bancária para (caso não pretenda ficar como Anónimo, indique o seu nome no acto da transferência): Banco: CGD da Agência sita na Rua António Augusto de Aguiar, 1069-437 Lisboa, Portugal:

IBAN: PT50 0035 0097 0000 8750 930 95 - BIC SWIFT CODE: CGDIPTPL

2. Ou através de de uma pequena doação clicando aqui em baixo:

(Ajude esta causa da Família de 8 Timorenses, faça uma pequena doação)

MAIS INFORMAÇÃO OU PROCESSO DE DOAÇÃO EM FITINIZINI

Publicada por TIMOR AGORA

Hora de Fecho: Jesus e Vitória. Histórias de quem os viu crescer

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FUTEBOL 
Como é jogar e ser treinado pelos homens que ficaram às turras pelo título até à última jornada? Conheça as histórias de quem andou com eles a trocar bolas, dentro e fora de campo.
BENFICA 
Algum dia tinha que acabar. E acaba hoje, 34 jornadas depois. O Benfica é líder desde que venceu em Alvalade, tem mais dois pontos que o Sporting, mas o "leão" não desarma. Vai ser renhido até ao fim.
SPORTING 
Sporting e Benfica estão separados por dois pontos. Os leões jogam em Braga e, se fizerem o seu trabalho, vão esperar uma escorregadela dos rivais que vestem de encarnado.
REINO UNIDO 
Um "pacote suspeito" levou à evacuação de parte do estádio de Old Trafford, em Manchester, Reino Unido. Alerta de segurança foi dado antes do início do último jogo do Manchester.
BENFICA 
Foi uma montanha-russa. O Benfica esteve no inferno, sobreviveu, voltou a levar pancada e levantou-se. Rui Vitória raramente saiu do seu tom habitual. Falta um jogo para saber se há tri ou tristeza.
SPORTING 
Houve Jesus no início da época e luta até ao fim. Logo, às 18h45, alguém vai sorrir mais que outro. Mas esta será sempre uma época para recordar para os leões. Voltou o sonho.
SPORTING 
Jorge Jesus, já se sabe, diz o que quer, quando quer e como quer. Recorde aqui as frases mais emblemáticas da época em que Jesus saiu do Benfica para treinar o rival direto.
BENFICA 
Recordamos as melhores frases de Rui Vitória durante a época, em frente às câmaras. Algumas nunca mais ninguém esqueceu, outras vale a pena rever.
RESTAURANTES 
A Primeira Liga decide-se na última jornada, com Benfica e Sporting a jogar em simultâneo, no domingo às 17h. Não podendo ir aos estádios, assista à decisão num destes bares e restaurantes lisboetas.
COMIDA 
Devemos beber leite? E água às refeições? O pão engorda? Os produtos "light" valem a pena? O nutricionista Pedro Carvalho lançou um novo livro e falou com o Observador sobre "Os Mitos que Comemos".
Opinião

Helena Matos
Esta espécie de revolução a retalho em que os radicais nos mantêm depois de terem desistido de a fazer por grosso, permite-lhes condicionar a sociedade muito para lá do poder que o voto lhes dá.

Lucy Pepper
Os homens querem que as multares sejam mais femininas; as neo-feministas querem que as mulheres sejam mais masculinas. E nós, as mulheres, como é que queremos ser?

João Marques de Almeida
Além da insatisfação generalizada das classes médias americanas, há outra razão que me leva a temer uma vitória de Trump. É, como populista esperto e habilidoso, muito melhor do que Hilary em campanha

Manuel Villaverde Cabral
Uma crise desta dimensão não se inventa nem é um mero epifenómeno de ódio ideológico. Este pode vir ao de cima, mas não passa de um argumento usado pelos actores partidários numa crise mais profunda.

Gabriel Mithá Ribeiro
Tem sido a demissão cívica, política e ideológica das direitas que permitiu que o sistema de ensino se enredasse numa burocracia intragável e a indisciplina pervertesse as relações de sala de aula
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

VI ENCONTRO DE VOLKSWAGEN CAROCHA DE CABEÇO DE VIDE 28 de Maio de 2016

11 Horas e 30 minutos: Concentração no Topo Norte da Avenida da Libertação
11 Horas e 45 minutos: Desfile das viaturas pelas ruas de Cabeço de Vide, com visita à zona histórica
13 Horas: Almoço-convívio, com entrega de prémios e Diplomas de Participação, no Hotel Convento d’ Alter, em Alter do Chão
15 Horas: Tarde Cultural
17 Horas: Despedida
Inscrições até 23 de Maio para:
João Ribeirinho Leal
ribeirinho.leal@hotmail.com

Telemóvel: 968.076.319 (As inscrições são gratuitas; cada um paga apenas a sua refeição)
Patrocínios: Aldeias Históricas de Portugal; Amigos dos Carochas; Câmara Municipal de Alter do Chão; Câmara Municipal de Fronteira; Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado; Junta de Freguesia de Cabeço de Vide.

NB: enviem-nos as noticias sobre os vossos eventos, com texto em Word e as imagens em JPG e, aqui serão divulgadas.

Câmara de Pombal lançou 8 milhões de euros em obras públicas em quatro meses

Nos primeiros quatro meses deste ano (2016), a Câmara Municipal lançou 34 empreitadas de obras públicas, correspondendo a 8 milhões de euros de obras lançadas.

A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara, Diogo Mateus, durante a última reunião do Executivo onde foram adjudicadas mais duas obras: a reabilitação/ampliação do Centro Escolar do Louriçal (1,2 milhões de euros) e os arranjos e passeios na sede de Freguesia de Almagreira (170 mil euros).

Nesta reunião foi ainda aprovada a abertura de concurso para as obras de ampliação e beneficiação do edifício Municipal, onde se encontra instalada a Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP).

O edifício, Património Municipal, necessita de pintura interior e exterior, correção de deficiências no interior e substituição de pavimento degradado, entre outras intervenções, obras orçamentadas em 335 mil euros.

Aprovada ainda foi a abertura de um outro concurso, respeitante à asfaltagem de estradas e caminhos na Freguesia de Almagreira, no valor superior a 494 mil euros.

O procedimento concursal diz respeito à requalificação da EM529 que liga Almagreira-Vascos-Barbas Novas, e ainda ao Caminho Municipal1015 Barbas Novas-Borda do Rio.

JÁ SÓ HÁ 60 VAQUITAS MARINHAS VIVAS EM TODO O MUNDO


 
A vaquita marinha, o cetáceo mais pequeno do mundo, está à beira da extinção, havendo apenas 60 exemplares vivos, alertaram hoje associações de proteção do ambiente.
Phocoena sinus, ou vaquita marinha, é um cetáceoa da família Phocoenidae encontrado nas águas do norte do golfo da Califórnia. É também conhecido como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito.
“A população deste pequeno mamífero de 1,5 metros de comprimento, também chamado toninha do Golfo da Califórnia ou vaquita marinha, caiu mais de 90% em 20 anos”, adianta em comunicado a organização ambientalista WWF.
Estimativas do Ministério do Ambiente do México apontam para que apenas existam 60 vaquitas marinhas vivas.
Estamos a perder a batalha para salvar a vaquita“, alertou o diretor da WWF México, Omar Vidal.
A vaquita marinha é vítima das redes de emalhar utilizadas pelos contrabandistas de totoaba, um peixe também em perigo de extinção.
Phocoena sinus, a vaquita marinha, é o cetáceo mais pequeno do mundo
Phocoena sinus, a vaquita marinha, é o cetáceo mais pequeno do mundo
As autoridades mexicanas dizem ter feito progressos para salvar a vaquita marinha e o totoaba, desde que o presidente Enrique Peña Nieto impôs em abril de 2015 a proibição de utilizar, por dois anos, redes de emalhar em 13 mil quilómetros quadrados, multiplicando por dez a superfície da área protegida.
Para evitar a pesca furtiva, a zona é patrulhada por um navio da Marinha, uma dúzia de pequenos barcos rápidos, um helicóptero e dois aviões.
Foi também criado um plano de 30 milhões de dólares para convencer os pescadores locais a substituírem as redes de pesca por métodos mais respeitadores do ambiente.
No entanto, marinheiros mexicanos contaram à agência France Presse que descobrem, todos os dias, redes de arrasto, numa área equivalente a três campos de futebol.
Segundo o Ministério do Ambiente mexicano, no ano passado, foram apreendidas 600 redes e 77 pessoas foram detidas.
Os pescadores continuam a utilizar clandestinamente este método à noite, denuncia Isabelle Layolle, da organização não-governamental Sea Shepherd, que enviou dois navios para a zona para ajudar as autoridades a identificar as redes de deriva.
A WWF apelou ao México, aos Estados Unidos e à China para tomarem medidas urgentes e coordenarem as suas ações para pôr fim ao tráfico, caso contrário, irão partilhar a responsabilidade da extinção da vaquita, alertou a organização.
“Estamos convencidos de que ainda é possível salvar a vaquita, mas é claramente a última oportunidade”, disse Omar Vidal.
/Lusa

ATIVISTAS FEMEN PERTURBAM CONFERÊNCIA DE ESTUDOS ISLÂMICOS


 

(cv) RT
Ativistas Femen perturbam conferência de académico de estudos islâmicos
Ativistas Femen perturbam conferência de académico de estudos islâmicos
Ativistas da organização feminista Femen perturbaram hoje, de seios nus, uma conferência do académico de estudos islâmicos Tariq Ramadan no âmbito do encontro anual dos muçulmanos em França, informaram ativistas e a organização.
Num vídeo enviado à agência France Presse pela Femen, vê-se uma mulher com uma ‘abaya’ (longa túnica usada pelas mulheres muçulmanas) aproximar-se de Tariq Ramadan, cuja conferência tinha como tema “O Islão político existe?”.
A alguns metros do académico, a jovem tira a túnica, mostrando o peito nu, e a ela juntam-se três outras ativistas, igualmente de tronco nu, que gritam “Alá não é um político”, antes de os seguranças do encontro as conduzirem à saída.
Num comunicado, a organização feminista, que realiza habitualmente este tipo de ações, explica ter protestado “contra a vinda de pregadores fundamentalistas a uma concentração visando politizar os muçulmanos de França sob a égide da Irmandade Muçulmana”.
“O nosso objetivo é opormo-nos às ambições políticas do Islão”, explicou à AFP Inna Shevchenko, porta-voz da Femen em Paris.
Este é um não incidente“, comentou, por seu turno, Tariq Ramadan em declarações à AFP.
Professor de Estudos Islâmicos Contemporâneos na Universidade de Oxford, Ramadan é neto do fundador da Irmandade Muçulmana, o egípcio Hassan El-Banna.
Acusado pelos seus detratores de ter um discurso duplo e de promover em segredo um Islão político, o intelectual, de nacionalidade suíça e que deseja obter a nacionalidade francesa, afirma respeitar os “valores da República”.
Organizado anualmente pela União das Organizações Islâmicas de França, o encontro em Le Bourget, nos arredores de Paris, é a maior concentração anual muçulmana da Europa, com cerca de 50.000 participantes.
/Lusa

DIETA SEM GLÚTEN PODE SER PREJUDICIAL PARA AS CRIANÇAS


 
Em tempos era apenas uma necessidade para as pessoas celíacas. Mas agora, a exclusão do glúten da alimentação é uma tendência cada vez mais frequente entre os adultos.
Contudo, a moda está a chegar às crianças… colocando a saúde das mesmas em risco. A afirmação chega dos Estados Unidos.
Num artigo publicado no The Journal of Pediatrics, a médica Norelle Reilly, investigadora do Centro Médico da Universidade Columbia, desaconselha totalmente a exclusão do glúten da alimentação dos mais novos.
Embora os pais incentivem as crianças a não comer esta proteína de trigo na esperança de prevenir doenças, a decisão está longe de ser acertada e amiga da saúde, uma vez que a dieta sem glúten nem sempre é a mais saudável.
“Preocupados com a saúde dos filhos, às vezes os pais colocam as crianças numa dieta sem glúten na crença de que isso alivia sintomas, pode prevenir a doença celíaca ou é uma alternativa mais saudável,mesmo sem um diagnóstico do transtorno ou uma consulta a um nutricionista”, alerta a pediatra.
Na publicação, a médica explica que muitos dos produtos vendidos com o rótulo de isentos de glútensão ricos em gorduras saturadas, açúcar e sal – uma mistura altamente prejudicial para a saúde das crianças e também dos adultos.
A dieta sem glúten pode ainda contribuir para um consumo deficiente de nutrientes, algo que poderá condicionar a qualidade de vida das crianças e o respetivo crescimento saudável.
Move

DE 16 A 18 DE MAIO, OS BILHETES DE CINEMA ESTÃO A €2,50


 
SXC
-
A segunda edição da “Festa do Cinema” realiza-se de 16 a 18 de maio, disponibilizando mais de 90 mil lugares a 2,5 euros (exceto sessões em 3D) em 500 salas que aderiram à iniciativa.
A festa realizou-se pela primeira vez em maio de 2015, organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, estendeu-se a cerca de 500 salas de cinema de todo o país, também com bilhetes a custarem 2,5 euros, e contou com cerca de 200 mil espectadores.
Na altura, a organização afirmava que esta iniciativa pretendia “celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema”, numa altura em que a exibição em sala enfrenta forte concorrência com outros modelos de exibição, nomeadamente através da Internet.
A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais.
De acordo com dados estatísticos do ICA, em 2015, as salas de cinema registaram 14,5 milhões de espectadores e 74,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representou um aumento de cerca de vinte por cento em relação a 2014.
A programação está disponível em www.festadocinema.pt.

MAX VERSTAPPEN TORNA-SE O MAIS JOVEM A GANHAR UM GRANDE PRÉMIO DE F1


 
Alejandro Garcia / EPA
Max Verstappen
Max Verstappen
O holandês Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio de Espanha, na Catalunha, e tornou-se, aos 18 anos, o mais novo piloto a triunfar no Mundial de Fórmula 1, na estreia pela escuderia Red Bull.
O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, inscreveu o seu nome na história da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio da Espanha com apenas 18 anos, tornando-se o mais jovem da história a vencer uma prova na categoria.
O mais jovem piloto a vencer um GP era até agora Sebastian Vettel, que em 2008, com 21 anos, venceu o GP de Itália.
Filho do antigo piloto Jos Verstappen, e o mais jovem a competir na Fórmula 1 – estreou-se com apenas 17 anos – Max Verstappen foi resgatado pela Red Bull à sua equipa B, a Toro Rosso, por troca com o russo Daniil Kvyat.
Apesar do abandono na quinta prova do mundial, o alemão Nico Rosberg, que colidiu logo na primeira volta com o britânico Lewis Hamilton, seu companheiro de equipa na Mercedes, mantém a liderança, com 100 pontos.
Em segundo lugar no Mundial está agora Kimi Raikkonen, com 61 pontos, que ultrapassou Hamilton, ainda com 57 pontos.
ZAP / Lusa