segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBOFILA ALCANÇARAM 5 LUGARES NO PÓDIO DO TORNEIO NADADOR COMPLETO DE CADETES

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2023 do Torneio Nadador Completo de Cadetes.

A competição realizou-se nos passados dias 18 e 19 de fevereiro nas piscinas municipais de Eiras/Pedrulha e contou com a presença de 91 atletas em representação de 10 clubes, sendo a comitiva da SCC a mais representativa com 17 atletas.

O regulamento da prova prevê que a classificação final desta competição seja obtida pela soma das marcas individuais obtidas nas 5 provas individuais, uma distância para cada estilo (50 ou 100) em função do escalão e ainda uma prova de estilos (100 ou 200).

Do lado da coletividade de Cantanhede no setor masculino e no escalão Cadetes A, o maior destaque vai para a vitória alcançada por Pedro Almeida e o 3º lugar obtido por Diogo Lopes, participando ainda neste escalão Francisco Pereira (5º), David Marques (8º) Vicente Diogo (10º) e Daniel Freitas (15º), tendo ainda no setor masculino mas em Cadete B participado Diogo Corte-Real (8º) e Tomás Torres (9º).

No setor feminino, em Cadetes A, o maior destaque vai para o 3º lugar alcançado por Leonor Ferreira, participando ainda Maria Ribeiro (6º) e Maria Pinto (9º), no escalão Cadetes B destaque para o 1º lugar obtido por Maria do Mar enquanto a sua colega de equipa Zoryana Palamar obtinha a 5ª posição.

Participaram ainda na competição em extracompetição os Cadetes C Ana Cruz, Afonso Fonseca, Gustavo Peixoto e Mateo Santos.



OVAR | Grande Corso Carnavalesco de Terça-Feira de Carnaval | Bilhetes de peão à venda online

 Depois do sucesso da venda de bilhetes de bancada online, a Câmara Municipal de Ovar vai colocar à venda online parte dos bilhetes de peão de terça-feira, dia 21 de fevereiro, para o Grande Corso Carnavalesco, os quais podem ser adquiridos em carnavalovar.bol.pt e todos os locais habituais.
Esta medida surge, ainda, na sequência de alguns constrangimentos que surgiram no corso de domingo, provocados por congestionamentos nas bilheteiras, em duas entradas, já depois do início do desfile.
De sublinhar que a lotação do espaço não foi esgotada, havendo vários espaços disponíveis ao longo do percurso, todavia, em duas entradas, e como houve um elevado número de pessoas que chegaram já com o Corso a decorrer, abancando logo no início do espaço destinado a Peão, a circulação do público ficou impossibilitada para outras zonas do desfile.
A compra de bilhetes de peão online vai diminuir a ida às bilheteiras físicas e permite antecipar a entrada no percurso do desfile.
Apela-se, no entanto, a que as pessoas que se dirigem a Ovar para assistir ao Grande Corso Carnavalesco o façam atempadamente para poderem fruir do evento.

MUNICÍPIO VAI ALIENAR DOIS LOTES DE TERRENO NA ÁREA INDUSTRIAL DE VIEIRA DE LEIRIA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou esta segunda-feira, 20 de fevereiro, alienar dois lotes industriais, localizados na Área Industrial de Vieira de Leiria.

Cada lote tem a área total de 4.700 metros quadrados, tendo sido fixado o valor de 159.000€ para a venda de cada um. As condições e prazos de candidatura serão oportunamente publicitadas.

O concelho da Marinha Grande continua a ser objeto de interesse e procura por parte de potenciais investidores para efeitos de investimento industrial. Importa, por isso, adotar todos os instrumentos e medidas ao alcance da autarquia, que permitam contrariar ou mitigar estas dificuldades, promovendo a atração de investimento e as condições necessárias e facilitadoras à sua fixação.

Esta medida tem ainda em conta o interesse público associado ao contínuo reforço do perfil industrial e empreendedor do concelho, de uma forma harmoniosa e inclusiva, abrangendo as três freguesias e a necessidade de permitir, também, às pequenas empresas, a possibilidade de concretização de investimentos a preços moderados e de gerar e fixar empregos.

Marinha Grande | MUNICÍPIO ATRIBUI PARECER FAVORÁVEL A PROJETO PIN PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO VERDE

 O Município da Marinha Grande emitiu um parecer favorável ao reconhecimento da candidatura do projeto ‘Nazaré Green Hydrogen Valley’, relativa à criação de uma unidade industrial de produção de hidrogénio, a instalar na rua Quinta da Lagoinha, Comeira, à Comissão Permanente de Apoio ao Investidor, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), como sendo de Potencial Interesse Nacional (PIN).

O parecer favorável considera que o projeto ‘Nazaré Green Hydrogen Valley’ se alinha com a estratégia nacional de atingir a neutralidade carbónica até ao ano de 2050, uma vez que o hidrogênio verde representa uma das soluções energéticas mais promissoras, acessíveis e sustentáveis para reduzir as emissões de gás carbónico, o que releva o interesse público do mesmo.

A implementação do projeto beneficiará diretamente o tecido empresarial do concelho, em especial a indústria vidreira, tornando-se consequentemente um fator muito positivo e atrativo para a região, promovendo a fixação de Indústria no concelho e consequentemente o desenvolvimento económico deste Município e região.

O projeto consiste na instalação de uma unidade de produção de Hidrogénio e Oxigénio verde, através da eletrólise da água com capacidade instalada de 40 MW, recorrendo a energia de fonte renovável, na Marinha Grande.

De acordo com a candidatura, “o objetivo passa por ajudar e apoiar as indústrias locais de cimento e vidro nos processos de descarbonização, que devido às características dos seus processos não podem ser totalmente eletrificadas, o que leva à necessidade de substituir o gás natural e o petcoque por alternativas renováveis como o Hidrogénio verde.”


Sismo de magnitude 6,4 atinge fronteira entre Turquia e Síria

Cerca de duas semanas depois do forte sismo, a província de Hatay voltou a ser abalada por um terramoto que derrubou edifícios e provocou vítimas.
Um sismo de magnitude 6,4 atingiu, esta segunda-feira, a fronteira entre a Turquia e a Síria, onde há precisamente duas semanas um forte sismo de 7,8 na escala de Richter provocou a morte de mais de 46 mil pessoas.
O epicentro deste novo sismo foi registado a sul da cidade de Antaquia pelas 20:04 (17:04 hora de Lisboa), segundo dados do observatório Kandilli, em Istambul, e também foi sentido em países vizinhos.
Há relatos do colapso de edifícios e de, pelo menos, 70 feridos e três mortos. As autoridades do país pedem para a população se manter afastada da costa.
#الشرق_عاجل موفد "الشرق": أنباء عن وفاة 3 أشخاص من عائلة واحدة إثر زلزال هاتاي #عاجل https://t.co/N0Z1pHFy60
— الشرق عاجل Asharq Breaking (@AsharqNewsBrk) February 20, 2023
"Foi terrível, janelas partidas caíram sobre nós. Todos deixaram as lojas em pânico. Com a escuridão ainda não dá para ver o que aconteceu", realçou Ugur Sahin, repórter do jornal BirGün, à Efe por telefone.
O serviço de emergência nacional turco (Afad), que localiza o epicentro do terremoto no bairro de Defne, na própria Antaquia, relatou uma segunda réplica, de magnitude 5,8, com epicentro em Samandag.
As imagens que nos chegam são de uma televisão turca, que estava em direto no momento do abalo, na localidade de Hatay, na Turquia a dois quilómetros da fronteira com a Síria.
De acordo com jornalistas da agência France-Presse (AFP), o abalo foi sentido com muita violência em Antaquia e Adana e provocou o pânico entre a população já fortemente atingida pela recente tragédia, levantando ainda grandes nuvens de poeira na cidade em ruínas.
Ahmet Ovgun Ercan, prestigiado geofísico da Universidade Técnica de Istambul, assegurou à estação HalkTV que este terramoto, que estimou de 17 segundos de duração, é um fenómeno normal e antecipou que alguns edifícios já danificados terão desabado.
Mais de 44.000 pessoas morreram na Turquia e na Síria na sequência de fortes abalos sísmicos no dia 6: ao terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter - com epicentro em território turco - seguiram-se várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.
Na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para 84,5 milhões de dólares (79 milhões de euros) o pedido internacional de ajuda financeira destinado às vítimas destes sismos.
Segundo o Afad, mais de 6.000 tremores secundários foram registados desde os terramotos que devastaram o sul da Turquia e a Síria.

SIC Notícias

CAFÉ LITERÁRIO E TROCADO PARA MIÚDOS CARMEN GARCIA NA COVILHÃ


Carmen Garcia, escritora, enfermeira, mãe e colunista do jornal Público, estará na Covilhã nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro para participar em duas iniciativas.
No dia 27, pelas 21:00 horas, na sala multiusos da Biblioteca Municipal, tem lugar o Café Literário. Esta edição do evento conta com moderação de Sílvia Ferreira.

A ação “Trocado para Miúdos” decorre nos estabelecimentos escolares do concelho e na Biblioteca e é direcionada à comunidade educativa, envolvendo mais de 250 alunos.

Com efeito, a escritora Carmen Garcia irá estar em diversos locais na Covilhã, conforme o seguinte:
Contacto: T (00351) 275 330 600




Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE NA MOITA NO PRÓXIMO DOMINGO

 O Município da Marinha Grande vai realizar um passeio pedestre na freguesia da Moita, no próximo domingo, 26 de fevereiro, pelas 09h30, a partir do Clube Desportivo Moitense, com participação gratuita.
O passeio pedestre é organizado em colaboração com o Clube Desportivo Moitense e a Junta de Freguesia da Moita. Terá a extensão de 8 km e um grau de dificuldade reduzido. A Câmara Municipal irá disponibilizar um autocarro para transporte dos participantes, desde o Arquivo Municipal, às 09h00, regressando ao mesmo local após o fim do passeio. Há também a possibilidade dos interessados se deslocarem em veículo próprio, devendo estar no Clube Desportivo Moitense, às 09h30.

Esta iniciativa tem como objetivos: promover a atividade física (andar a pé é uma atividade física de baixo impacto que pode ser realizada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico); prevenir doenças (a atividade física regular, como passear a pé, pode ajudar a prevenir doenças como obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2); melhorar a saúde mental; fortalecer a comunidade (caminhar em grupo ou com amigos pode ajudar a fortalecer os laços da comunidade e promover a interação social); e preservar o meio ambiente (caminhar em vez de usar o carro pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a preservar o meio ambiente).

Cursos de poda na Agrária de Coimbra

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove em 2023 mais uma edição dos cursos de poda de inverno da vinha e de fruteiras. Os cursos realizam-se a 24/25 de fevereiro e a 3/4 de março, respetivamente.
Destinados ao público em geral, cada curso tem uma duração total de 8 horas, distribuídas por 4.30 horas de componente teórica e 3.30 horas de componente prática.
Os cursos têm um custo de 50,00€, que compreende a taxa de inscrição, o seguro e o certificado.
Os formulários de inscrição e informações detalhadas sobre os cursos estão disponíveis em https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/cursos-de-curta-duracao/devendo os interessados enviar a sua a ficha de inscrição, devidamente preenchida, para formacao@esac.pt.
As inscrições para o curso de poda da vinha decorrem até ao dia 21 de fevereiro e para o curso de poda de fruteiras até ao dia 28 de fevereiro.
Para informações adicionais, os interessados devem contactar a ESAC para o n.º de telefone 239 802 940.

Marinha Grande | O CARNAVAL MAIS PARTICIPADO DE SEMPRE

 As comemorações do Carnaval no concelho da Marinha Grande estão a ser as mais participadas de sempre, em número de foliões e de espectadores que têm assistido às várias iniciativas, que começaram na passada sexta-feira e se prolongam até terça-feira de Carnaval.
O programa organizado pelo Município conta com a parceria de associações, Juntas de Freguesia,  Agrupamentos de Escolas e forças de segurança e proteção civil. Tem como objetivo recuperar as tradições desta época, dar a possibilidade à população do concelho e da região de participar ou simplesmente assistir gratuitamente aos desfiles, mobilizar as associações e apoiar o comércio através da realização de eventos que atraem um grande número de público.
As comemorações tiveram início na passada sexta-feira, 17 de fevereiro, com o tradicional Desfile das Escolas, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, e no Largo da República, em Vieira de Leiria. Participaram cerca de 2000 crianças, desde o ensino pré-escolar ao 2º ciclo , que foram animadas por um DJ, uma cantora, 17 mascotes caracterizadas de figuras da Disney e duas andas. Cada escola apresentou-se com tema livre ou com um conteúdo específico, tendo como objetivo espalhar a alegria das crianças pelas milhares de pessoas que assistiram à sua passagem.
À tarde, foi a vez de cerca de meio milhar de pessoas com mais de 60 anos do concelho da Marinha Grande e da região se divertir na Matiné Sénior, na Discoteca Império Romano, o que, para muitas, representou a primeira vez que entrou numa discoteca. Com esta iniciativa, pretendeu-se promover o envelhecimento saudável, através do convívio e proporcionar um dia divertido e alegre aos idosos do concelho.

No dia 18 de fevereiro, sábado, realizou-se o Baile do Carnaval da Vieira, animado pela Banda Acesso e pelo DJ Leonel Vieira. No domingo, 19 de fevereiro, o Desfile de Carnaval que, este ano, é inspirado no tema "Países do Mundo, tomou as principais ruas da vila para trazer a folia. Integraram o corso mais de 500 figurantes e vários carros alegóricos, que representaram Alemanha, Baianos, Egípcios, França, Irlanda, Japão, Romanos e Vikings e fizeram o contentamento das milhares de pessoas que assistiram ao espetáculo.

Assistiram ao Desfile, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a vereadora Ana Alves Monteiro. Também o vereador António Fragoso esteve presente, como participante do corso. O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, congratula-se com o sucesso do Carnaval da Vieira, que tem sido o mais participado de sempre, enaltecendo a excelente parceria do Município com a associação Aló é da Vieira, nesta organização.

Esta segunda-feira, 20 de fevereiro, pelas 22h00, na Escola Padre Franklin, em Vieira de Leiria, tem lugar o Baile de Carnaval, com a atuação da Banda FH5 e dos Kid Loco & Los Mysterios. Na terça-feira, 21 de fevereiro, pelas 14h30, volta a realizar-se o Desfile do Carnaval da Vieira. O percurso inicia no cruzamento da Rua Pires de Campos com a Rua 5 de Outubro e a Rua 25 de Abril, seguindo até ao Largo da República, Rua Professor Gilberto Correia, Rua da Meia Calçada, Rua 5 de Outubro e regresso à Rua de Leiria para a zona de acondicionamento dos carros alegóricos de Carnaval. Após a passagem do corso, a festa continua no Largo da República, com a atuação dos DJ’s P. Rosa e Daniel F.


Aveiro | Visitas guiadas à exposição das Cinzas esta quarta-feira


A Câmara Municipal de Aveiro em colaboração com a Fraternidade Franciscana de Aveiro (Terceiros de São Francisco), evoca a grandiosa procissão das Cinzas que esta fraternidade secularmente promoveu na Cidade, através de uma Exposição em que é possível não só ver os andores como apreender a história e importância das cerimónias das Cinzas em Aveiro.

A Exposição, patente desde 2020 na Igreja do Convento de Santo António e Capela da Ordem Terceira de São Francisco e onde pontuam devoções especiais como a de pedir "fala" para os catraios que passavam por debaixo do andor de São Luís, terá visitas guiadas no dia 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas) ao longo de todo o dia (entre as 10h e as 16h).

Bairro Comercial Digital de Aveiro. Dinamização e Revitalização do Comércio Local

A Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação Comercial de Aveiro (ACA), encontra-se a preparar a segunda fase da candidatura aos "Bairros Comerciais Digitais", integrados no âmbito das medidas de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nos quais se pretende promover a dinamização e revitalização do comércio local, apostando no processo de digitalização e modernização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócios.
Assim, no quadro da segunda fase da candidatura do Bairro Comercial Digital de Aveiro, e até ao dia 28 de fevereiro, encontra-se a decorrer um inquérito de auscultação aos consumidores do comércio local do centro de Aveiro disponível aqui
Este inquérito irá permitir a recolha do perfil dos consumidores, bem como identificar as principais potencialidades de revitalização do ecossistema comercial. Será, então, possível definir a estratégia de desenvolvimento e os investimentos necessários para avançar com o Bairro Comercial Digital de Aveiro.
De salientar que os projetos a desenvolver no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais afiguram-se como particularmente relevantes para os setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor, sendo igualmente uma medida catalisadora do crescimento económico pelos efeitos multiplicadores que possam induzir em todo o ecossistema comercial das áreas intervencionadas e adjacentes.

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES - SILVES RUNNERS COM NOVOS HORÁRIOS

O Centro de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners dinamizado pela Câmara Municipal de Silves, através do seu setor de Desporto, encontra-se a realizar uma sondagem com o objetivo de avaliar o melhor dia/horário para a prática das seguintes modalidades:
 
Marcha | Walk: 3ª e 5ª feira » 07h15 às 8h30 (iniciantes e amadores)
Estrada e Trilhos | Road and Hiking: 4ª feira » 18h00 às 19h00
 
Corrida | Running: 3ª e 5ª feira » 07h30 – 08h45
Estrada e Trail | Road and Trail Running: 4ª feira » 18h00 – 19h00
 
Escolha o seu horário e faça a inscrição em: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9801&ver=18752até ao final do mês de fevereiro.

 

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO 2º CORTA-MATO VERDE E NO CAMPEONATO DISTRITAL DE CORTA-MATO LONGO

 

Numa organização da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e da Associação Recreativa Casaense/Escola Atletismo de Coimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de São Martinho e Ribeira de Frades e do Centro Hípico de Coimbra, realizou-se no passado dia 19 de Fevereiro de 2023, no Centro Hípico de Coimbra o Campeonato Distrital de Corta Mato Longo, destinado aos atletas dos escalões de Sub 18 a Veteranos e o 2º Corta Mato Verde, com a realização de provas de corta mato nas várias distâncias para diversos escalões de competição.

Participaram nestas competições 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 9100 metros, Nelson Almeida, alcançado o 15º lugar na classificação geral e o 11º lugar no escalão de MSen.

Na distância de 7250 metros o atleta Pedro Cardoso, alcançou o 14º lugar na classificação geral, e o 3º lugar no escalão M45, ocupando um lugar no pódio, desta competição.

Percorrendo a distância de 4350 metros, Anabela Almeida, alcançou a 18ª posição na classificação geral feminina e a 6ª posição no escalão de F40.


CARROS ALEGÓRICOS, MUITOS REIS E UMA ENCHENTE NO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

Cerca de 55 mil pessoas saíram à rua este domingo, 19 de fevereiro, para viver o primeiro corso diurno desta edição do Carnaval de Torres Vedras. “Aqui quem reina é o folião!” lia-se no cartaz que abria caminho a um dos grupos de mascarados, refletindo o espírito de que o Carnaval de Torres Vedras é feito.
Os seis carros alegóricos saíram à rua pela primeira vez, apresentando toda a sua sátira junto dos foliões: das agruras do Zé Povinho ao circo da política local, sem esquecer António Guterres (ou “Yoda Guterres”) que tenta por ordem no xadrez mundial de uma guerra sem estrelas.
Em ano de celebração do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, os Reis fizeram-se acompanhar pelos seus antecessores, num carro alegórico que foi criado especialmente para a árdua tarefa de transportar tanta realeza de uma só vez.
As associações carnavalescas saíram à rua com toda a sua pujança, a que se juntaram incontáveis grupos de mascarados, cabeçudos, zés-pereiras, bombos e cavalinhos, num frenesim de sonoridades que caracterizam estes festejos carnavalescos.
Vários grupos de foliões homenagearam os reis e rainhas do Carnaval (de corno e abanico na mão, como manda a tradição), bolos de aniversário, cocotes, matrafonas “Corneta”, de vestido verde, e outras em trajes menores. As homenagens estenderam-se aos antigos Reis (e até ao comboio que os traz à cidade), mas também às batalhas de flores que caracterizavam o Carnaval nos anos 30 do século XX.
Ao final da tarde, os carros espontâneos preparados com afinco entraram no corso, levando consigo milhares de foliões de sorriso no rosto e ritmo no pé. Para muitos que ainda povoam as ruas do centro da Cidade, a “cereja no topo do bolo” é mesmo a entrada do Tó’Candar Paladin, com a Banda Baco a revisitar alguns dos temas mais emblemáticos do Carnaval de Torres Vedras.
Este domingo ficou, ainda, marcado pela realização do programa Somos Portugal, da TVI, a partir da Praça 25 de Abril, mostrando o Carnaval de Torres Vedras ao longo de uma emissão televisiva de seis horas.
Hoje, a programação continua com a música dos DJs Carnaval nas praças Super Bock (Jardins de Santiago), Paladin (Mercado Municipal) e Machado Santos, numa noite de entrada livre que promete fazer dançar.
O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal.

Projeto da UC financiado com 6 milhões de euros para aumentar resiliência da apicultura

 
A Universidade de Coimbra (UC) integra projeto internacional que pretende aumentar a resiliência da apicultura a fatores de stress abióticos, como mudanças climáticas, perda de habitat e compostos químicos, nomeadamente pesticidas. José Paulo Sousa, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), é o coordenador do projeto “Better-B” na UC, agora contemplado com cerca de 6 milhões de euros.

«As colónias de abelhas melíferas estão muitas vezes mal adaptadas para lidar com estes fatores de stress, em grande parte devido às práticas modernas de apicultura», afirma o investigador, revelando que «a chave para uma apicultura resiliente é aproveitar o “poder da natureza” para restaurar a harmonia e o equilíbrio dentro das colónias e entre as colónias e o meio ambiente, ambos perturbados pelas atividades humanas».
De acordo com o José Paulo Sousa, a solução passa por «compreender os processos e mecanismos que se aplicam na natureza e adaptar as práticas apícolas modernas e a tomada de decisões em conformidade, e quando adequado, utilizando os benefícios das tecnologias avançadas». Assim, nos próximos quatro anos, os investigadores irão abordar diferentes tipos de fatores de stress através de monitorização, experimentação e modelação ecológica.

No âmbito do projeto “Better-B”, será realizada uma «avaliação da qualidade dos recursos florais em diferentes habitats e ainda as interações entre planta-polinizador, de forma a compreender melhor os fenómenos de competição entre as abelhas melíferas e espécies de polinizadores selvagens em situações de abundância e escassez de recursos, recorrendo a monitorização e experimentação», explica o também docente da FCTUC.

Segundo o consórcio, os dados recolhidos servirão para alimentar modelos para avaliar a “capacidade de carga” de diferentes tipos de habitats e, ainda, para desenvolver ferramentas de tomada de decisão sobre como melhorar a estrutura do habitat em termos de recursos alimentares e balancear a atividade apícola e conservação/aumento da biodiversidade de polinizadores.

A equipa do “Better-B” irá também avaliar o impacto da «complexidade da paisagem e da contaminação por pesticidas no desempenho das colónias», utilizando métodos de avaliação desenvolvidos e testados no âmbito do projeto “B-Good”, do qual a FCTUC faz parte e que tem como objetivo geral fornecer orientação aos apicultores e ajudá-los a tomar decisões melhores e mais informadas. «Serão avaliados os efeitos de determinados fatores abióticos na sensibilidade a pesticidas, realizando ensaios ecotoxicológicos com abelhas melíferas para avaliação de efeitos letais e sub-letais. A UC é a única instituição de ensino superior em Portugal a realizar este tipo de ensaios», ressalva o docente da FCTUC.

Neste projeto será igualmente avaliado o impacto da Vespa velutina nigrithorax, também conhecida como vespa asiática, nas colónias de abelhas. «Aqui, utilizaremos métodos de monitorização e será uma extensão de dois projetos da UC em parceria com as comunidades intermunicipais das regiões de Coimbra e Viseu-Dão-Lafões», conclui José Paulo Sousa.

O “Better-B” é um projeto financiado pela Horizonte Europa e junta 17 instituições de países como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia.


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia