domingo, 19 de junho de 2016

Calor a sério…

Céu pouco nublado ou limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando moderado (25 a 35 km/h) no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas até ao início da manhã e a partir do final da tarde, sendo do quadrante sul na costa sul do Algarve durante a tarde.
Pequena subida de temperatura, em especial da máxima.
GRANDE LISBOA:
Céu geralmente limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de norte, soprando moderado (25 a 35 km/h) durante a tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.
Subida da temperatura máxima.
GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste durante a tarde.
Pequena subida de temperatura.
ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 2 metros.
Temperatura da água do mar: 16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 17ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
COIMBRA - 12/29ºC
MIRA - 12/25ºC
CANTANHEDE - 12/29ºC
PRAIA DE MIRA - 12/25ºC
PRAIA DA TOCHA - 12/25ºC
PORTO - 13/24ºC
LISBOA - 16/31ºC
FARO - 21/28ºC
Fonte: IPMA

PAULO DE CARVALHO: ‘O FULANO DO E DEPOIS DO ADEUS DO 25 DE ABRIL’

Com 53 anos de carreira, Paulo de Carvalho dispensa apresentações. Há quem lhe chame “A Voz” ou o “Sinatra português”, nomes que ele dispensa. Na noite de 9 de Agosto, o intérprete da célebre canção “E Depois Do Adeus”, alegrou a noite em Peso da Régua e cantou, a par com o público, temas como “Nini dos meus 15 anos”, “Os Meninos do Huambo” e até alguns fados nossos conhecidos – “Lisboa Menina e Moça” e “Os Putos” foram dois deles.
Qual é a sensação de ser o intérprete de uma das senhas da Revolução dos Cravos?
Eu já disse isto várias vezes, vou-me repetir, mas de qualquer forma eu não sabia, foi um acaso. Se estou na História – e acho que sim, pelo menos já se tem falado disso muitas vezes e normalmente até sou conhecido muito pelo “E depois do Adeus”, de 24 para 25 de Abril lá estou eu a cantar o “E depois do adeus”, dá um bocado a sensação de que, no que me diz respeito em termos artísticos, não há vida para além dessa música, quando eu continuo a cantar, a fazer músicas e discos – eu não sabia.
Portanto, por um lado honra-me muito, mas é um acaso, não contribuí para isso, a não ser por ter cantado como cantei uma canção. Quem fez com que a canção servisse como primeira senha do 25 de Abril não me disse nada, fui apanhado de surpresa. De qualquer forma, costumo sempre dizer isto por uma questão de justiça, se há um cantor – ele e a obra – que devem ficar ligados ao 25 de Abril é o José Afonso, logicamente.
Qual o papel que a música representa na sua vida?
Eu costumo dizer, meio a brincar, que é assim: há 53 anos que eu tenho trabalho, nunca tive emprego. O meu trabalho é a música. Por isso, à parte de servir para me “lavar” de muita coisa que me rodeia, é aquilo que eu gosto de fazer, portanto é um papel importantíssimo.
Que retrato traça da música nacional?
Eu sei que se faz muito boa música, mas lá está, será aquela que nós conhecemos, de um modo geral? Alguma é, felizmente, alguma nós vamos conhecendo. Faz-se muito boa música em Portugal, o problema tem a ver com a divulgação ou a falta de divulgação dessa música em partes iguais, igualmente para todos. Mas faz-se muito boa música em Portugal, de diversíssimos géneros, continua-se a fazer muito boa música popular portuguesa, a canção normal, rock, agora até o rap. Há muito boa música em Portugal – e projetos novos, atenção.
Eu próprio fico muito admirado às vezes quando conheço alguém que já devia ter conhecido, porque não me deram a conhecer, a mim, ao público. É preciso entrar nesta onda, não sei como é que lhe hei de chamar, como é que se entra não sei, daí eu continuar a dizer – e não prolongo mais a resposta a esta vossa pergunta – que livrem-se os que estão a começar agora de pensar que o problema é um problema deles, ou seja, que estão a começar e precisam que lhes deem a mão – não é. O problema é nosso, dos mais velhos, e é deles também, é um problema de dificuldade de divulgação do trabalho que estamos a fazer. Portanto, é igual para os dois. Não pensem que nós, os mais velhos, temos a vida mais facilitada, porque não temos nada.
Como gostaria de ser relembrado?
E pá, não estou nada preocupado com isso. Já percebi que para a falta de informação, para a falta de cultura das pessoas que também não a procuram – e falo concretamente do público – vou ser sempre lembrado como o fulano do “E Depois Do Adeus” do 25 de Abril. Tive essa sorte, ou esse azar, isso agora deixo ao cuidado de cada um. Não estou preocupado com isso, estou preocupado, isso sim, em cada espetáculo que faço com os meus músicos, de quem gosto, que as coisas me saiam bem em cima do palco, especialmente para nós, porque se nos saírem bem as pessoas sentem que as coisas estão a correr bem. E pronto, a minha satisfação pessoal é cada vez o que mais me interessa – é um bocadinho egoísta aquilo que estou a dizer, mas pronto.
Por Joana Veríssimo e Cátia Barbosa
Fotografia retirada do jornal Público
Mira Online | Junho 19, 2016 às 6:52 am 

Seminário Internacional “Os Desafios do Estágio e da Supervisão na Formação e no Exercício da Profissão de Serviço Social”.

ISMT recebe, a 24 de Junho, o Seminário Internacional "Os Desafios do Estágio e da Supervisão na Formação e no Exercício da Profissão de Serviço Social".
A organização está a cargo do Mestrado em Serviço Social e do Núcleo de Investigação em Questão Social, Políticas Sociais e Serviço Social.
O presente Seminário é o segundo promovido pelo Núcleo de Estudos e Investigação (NEI) da 13ª edição do curso de mestrado em Serviço Social (2015/2016). Retoma-se o diálogo com o Brasil relativamente a questões já equacionadas no Seminário internacional Serviço Social Portugal/ Brasil no século XXI: formação, exercício e organização da categoria, no contexto da crise contemporânea, realizado em Lisboa, em dezembro de 2015.
Com a realização deste evento académico, que contará com um número significativo de representantes de Instituições de Ensino Superior portuguesas com licenciatura de Serviço Social, procurar-se-á:

  • analisar a importância da relação formação/exercício profissional, em que o estágio e a supervisão são a questão nodal a exigir um debate profícuo e urgente. Assim, para este Seminário convocámos assistentes sociais académicos e investigadores de Portugal e do Brasil para debater a sua centralidade na formação de Serviço Social, a sua articulação com os espaços, sócio-ocupacionais e o compromisso com a qualidade de serviços a prestar à população.
  • refletir na atual conjuntura a diversidade do estágio e da supervisão na formação académica de Serviço Social e no trabalho profissional. Para debater as potencialidades e constrangimentos que têm vindo a condicionar as políticas de estágio de cada Instituição de Ensino Superior com licenciatura de Serviço Social convidaram-se coordenadores de curso, supervisores académicos e orientadores de estágio.
  • iniciar um processo que contribua para a definição de diretrizes para uma política nacional de estágio e de supervisão, de forma a garantir uma formação teórica, ética e técnica de qualidade. Neste sentido, torna-se necessário estreitar as relações e reforçar o diálogo entre Institutos /Universidades, estudantes, assistentes sociais em exercício da profissão e suas organizações. Convocaram-se, para além de assistentes sociais com produção académica sobre a temática, organizações da categoria profissional (APSS, SNAS) e o Movimento de Estudantes de Serviço Social.
DATA: 24 de Junho 2016
HORA: 09h00
LOCAL: ISMT – Sala 1 do Edifício da Rua Augusta, nº 46
COMISSÃO ORGANIZADORA: 
Alcina Martins - Coordenadora do mestrado em Serviço Social
Dulce Simões - Coordenadora da licenciatura de Serviço Social
Maria Rosa Tomé – NEI: Questão Social, Politicas Sociais e Serviço Social

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.

J. Carlos



“Brexit” deixa portugueses sem saber se podem trabalhar

Se a decisão, no dia 23, for a saída da União Europeia, a vida de quem escolheu trabalhar na Terra de Sua Majestade pode mudar radicalmente.
Rita Maia, 41 anos, natural de Famalicão, e o marido, José Cardoso, não irão esperar pelos tempos difíceis que preveem vir a pairar sobre o Reino Unido, caso a saída da União de Europeia ganhe no referendo da próxima quinta-feira.
"Tomámos a decisão de sair. É difícil. Não era este o momento de voltar".A preocupação do casal pode servir como o retrato das inquietações que têm chegaram até ao secretário Estado das Comunidades Portuguesas. José Luís Carneiro responde-lhes pedindo calma: o "Brexit" é, essencialmente, uma gigantesca incógnita. Mas a verdade é que uma saída terá, à partida, uma gigantesca consequência: deixando de ser parte do bloco dos 28, o Reino Unido terá que decidir como trata os cidadãos europeus: se estrangeiros como o são, hoje, os não europeus; se como europeus com algum acordo especial.
José Luís Carneiro lembra que a vida é bem mais dificultada para quem não é europeu e quer trabalhar no Reino Unido. "Para um trabalhador não europeu obter um visto de trabalho é necessário ter estudos superiores e um salário mínimo anual de 20.800 libras. Se se aplicasse estas regras aos 2,2 milhões de trabalhadores da UE que vivem no Reino Unido, três quartos não preencheriam esses requisitos".
E os mais afetados seriam "os trabalhadores da construção civil, da restauração, da hotelaria e da indústria. Considerando os portugueses inscritos na segurança social, um terço não tem essas classificações superiores". Se forem enquadrados como estrangeiros, portanto, perdem o direito ao trabalho.
Muitos fora dos números oficiais
Oficialmente, haverá 234 mil portugueses a residir no Reino Unido. "Mas os nossos consulados em Londres e Manchester estimam que possam ser mais de 400 mil", diz o governante. Isto porque o registo na Segurança Social não é obrigatório: recorre a ele quem tem filhos ou precisa de apoios sociais. Muitos jovens aventureiros tentam a emigração por um período de tempo reduzido, fruto da livre circulação andam por vários países da UE em função dos empregos que arranjam e escapam assim aos números oficiais.
Por tudo isso é que, para já, a recomendação transmitida aos muitos emigrantes que procuram informar-se junto dos consulados - contactos que se intensificaram na última semana -, é que tenham calma e peçam o cartão de residente permanente no Reino Unido. Que a maioria não tem.
Confirmando-se o Brexit, o "impacto não será imediato", sublinha José Luís Carneiro. "Haverá dois anos para que decorra o processo negocial relativamente ao modo como se manterá a ligação". Optando-se por um modelo de cooperação semelhante ao que existe com alguns países, "o impacto será reduzido", acredita.
Agora, "está tudo em suspenso", diz Rita Maia. As campanhas "Britain First" e "Vote Leave" têm "resultado em pleno, acabando por remeter as campanhas pró-permanência a uma estratégia defensiva", diz a gestora. A "Europa é o bode expiatório para todos os males" e foi-se alimentando a ideia de que o "Brexit" é a "fórmula mágica que lhes dará carta branca para fazer o que muito bem lhes apetecer".
Rita e José estão convencidos de que se irá "assistir a algo muito similar ao já ensaiado anteriormente com a triagem económica dos migrantes". "Não nos parece que sejam acionados mecanismos ativos de deportação, ou algo do género, mas a própria degeneração e instabilidade económica acabará por criar uma dinâmica de saída".
Os média tratam o tema como futebol
Sandra Couto-Thiessen, psicóloga açoriana de 43 anos e casada com um alemão, Philipp, denuncia a forma como têm sido geridas as campanhas, alicerçadas em promessas de futuros promissores, alimentando sonhos do forte império do passado. Os argumentos são "uma ofensa para qualquer pessoa com formação". Sandra critica também os média, que tratam o tema como da "previsão de um resultado do futebol". O clima de medo foi instalado com o argumento da "imigração descontrolada". A separação fará "crescer a hostilidade e a discriminação pura e simples aos imigrantes". E a economia local também vai sofrer, podendo comprometer empregos. Mesmo que o caminho não seja um "Brexit" radical, "é quase impossível que as regras para os emigrantes não fiquem mais rigorosas".
"É um país sobrecarregado de imigrantes"
Ana Pereira, 22 anos e natural de Vila Nova de Gaia, diz-se dividida. Por um lado, percebe a indignação dos ingleses num "país sobrecarregado de imigrantes, onde existem fábricas inglesas que não têm um único inglês a trabalhar".
"Os imigrantes chegaram e tomaram conta disto, não falo dos portugueses, mas sim dos polacos, que falam zero de inglês". E é também uma "questão de dinheiro", justifica Ana."É muito complicado ver o nosso esforço a ser investido na UE ou em países que façam parte dela e não se ver qualquer melhoria. Os ingleses querem que tudo fique no país para melhorá-lo. E há muito coisa a melhorar". Por outro lado, preferiria a manutenção no berço europeu. O "Brexit" vai ser "um tiro no escuro". "Não se sabe bem como vai ser e muito menos se sabe como vai ser para os imigrantes".
Contra as elites e a narrativa de austeridade
Miguel Alegre foi estudar História para a Univsersity College de Londres em 2014. Natural do Porto, o jovem de 20 anos defende convictamente a saída do Reino Unido da União Europeia. "É importante lembrar que o referendo do dia 23 de junho não versa sobre interesses pessoais ou corporativos. O referendo é, sim, a oportunidade para rejeitar as elites não eleitas de Bruxelas que nos governam e que formulam mais de metade das nossas leis. O "Brexit" é um não aos tecnocratas da Comissão". Está convencido que sair da EU significa "resgatar a democracia das mãos de quem, em nome de um idealismo vão, governa sem as populações ou contra as populações. É um voto de solidariedade com os 45% de jovens espanhóis que estão sem emprego porque a UE não larga a narrativa da austeridade".
Fonte: JN

Brexit. Empate a 44% em sondagem conhecida este sábado

Estudos anteriores davam vantagem à saída do Reino Unido da União Europeia.

Um novo estudo de opinião no Reino Unido, a poucos dias do referendo, dá agora empate entre os defensores da permanência e da saída da União Europeia.

O empate a 44%, segundo sondagem da Opinium para o Observer, surge poucos dias depois do homicídio de Joe Cox, deputada do partido Trabalhista, uma defensora da permanência.

As sondagens anteriores têm dado sempre vantagem ao Brexit.

O referendo realiza-se no próximo dia 23 de Junho.


Fonte: rr.sapo.pt

Motociclistas manifestam-se em cinco cidades contra inspeções obrigatórias

As manifestações, no Porto, Castelo Branco, Lisboa, Faro e Funchal, foram dinamizadas pelo Grupo Ação Motociclista (e também divulgadas pela Federação de Motociclismo de Portugal - FMP), que espera "muita gente, principalmente em Lisboa e no Porto," na tarde de hoje, disse à Lusa um dos organizadores, António Francisco.

"O assunto - inspeção - está a mexer com os motociclistas, nomeadamente porque corta a liberdade que significa andar de mota", disse António Manuel Francisco, da Comissão de Mototurismo, da FMP, acrescentando que na Assembleia vão estar deputados para receber o manifesto.

A intenção de o Governo alargar a inspeção periódica obrigatório a motos foi anunciada em maio, não pelo executivo mas pelo presidente da Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel, Paulo Areal, que adiantou até que a medida entraria em vigor em outubro.

Na altura uma fonte oficial do Ministério do Planeamento disse à Lusa que não existia ainda uma data para a entrada em vigor da iniciativa.

António Manuel Francisco disse à Lusa não entender como é que é uma associação a anunciar aquilo que devia ser o Governo a fazer, e acrescentou: "ninguém sabe como vai ser, se por exemplo os inspetores vão ser obrigados a ter carta de moto ou não".

O Grupo Ação Motociclista considera que a medida visa essencialmente extorquir dinheiros aos motociclistas e depois é "uma ilegalidade" que vai "banir a circulação de motos".

De acordo com António Manuel Francisco o que vai acontecer é o que já aconteceu no passado com automóveis, que foram "banidos das estradas". No motociclismo, explicou à Lusa, acontece muitas vezes a modificação das motos, com componentes que "os centros de inspeção não vão aceitar", ainda que lá estejam "para dar mais eficiência e segurança".

Segundo o manifesto, os motociclistas não estão contra inspeções mas não aceitam que estas sejam movidas "por meros interesses económicos", e querem preservar "a cultura motociclista" e a "personalização de motos" que acontece muitas vezes através de "processos de autêntica reciclagem de motos já fora de circulação".

Segundo a FMP apenas 0,3 % dos acidentes com motos são provocados por falha mecânica dos veículos e as inspeções vão retirar das estradas todas as motos personalizadas ou minimamente alteradas.

Fonte e Foto: Lusa

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nações Unidas lançam campanha e petição de apoio aos refugiados

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma campanha e uma petição que instam os governos a garantirem a segurança, a educação e o emprego dos quase 20 milhões de refugiados em todo o mundo.
Num vídeo divulgado há dias, mais de 60 personalidades da música, do cinema e da televisão juntam-se a refugiados e a trabalhadores humanitários, dando voz à mensagem escolhida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para assinalar o Dia Mundial do Refugiado, na terça-feira: "Nós estamos com os refugiados. Estejam connosco."
A atriz Cate Blanchett, embaixadora da boa vontade do ACNUR, surge no campo de refugiados de Za'atari, na Jordânia, sublinhando que "a principal solução" para esta "crise sem precedentes" é "política".
O que não afasta o dever de cada cidadão. "Temos de exigir que todos os países assumam responsabilidade e garantam proteção aos refugiados", reclama a embaixadora.
A campanha pretende, por um lado, manifestar publicamente o apoio às famílias forçadas a deixarem os seus países de origem, num contexto de perseguições e conflitos, e, por outro, contrariar a crescente retórica anti-refugiados e as maiores restrições ao asilo.
Nesse sentido, a petição #ComOsRefugiados (que pode ser assinada emhttp://rfg.ee/z2bA301bNOn) envia "uma mensagem clara aos governantes", no sentido de que "devem agir com solidariedade e responsabilidade".
A petição -- que será entregue durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, a 19 de setembro -- faz três pedidos concretos aos governos: que "todas as crianças refugiadas tenham acesso à educação; que "todas as famílias refugiadas tenham um lugar seguro para viver"; e que "todos os refugiados possam trabalhar e adquirir conhecimentos que contribuam de forma positiva para as suas comunidades".
Este ano registou-se o mais elevado número de deslocados de que há memória. Segundo dados do ACNUR, perto de 60 milhões de pessoas já foram forçadas a deixar as suas pátrias e uma média diária de 42.500 põem-se em fuga de perseguições ou conflitos.
Daqueles 60 milhões, 40 milhões são deslocados internos, dentro do seu próprio país, enquanto 20 milhões podem ser considerados refugiados (metade dos quais com menos de 18 anos), obrigados a cruzar fronteiras para procurar refúgio fora do seu país.
"Estamos numa altura de agravamento de conflitos e turbulência, o que está a fazer com que muito mais pessoas estejam a deixar as suas casas", frisa Filippo Grandi, alto-comissário da ONU para os Refugiados.
"Precisamos de compreensão, compaixão e vontade política para encontrarmos respostas reais para o flagelo dos refugiados. Este transformou-se no maior desafio do nosso tempo", sintetiza.
O atual movimento de pessoas tem dificultado a distinção entre migrantes e refugiados. É impossível saber, por exemplo, quantas das 60 mil pessoas que a Organização Internacional para as Migrações estima terem perdido a vida nos últimos 20 anos a tentarem chegar a um porto seguro caberiam no estatuto de refugiadas, legalmente definido pela Convenção de Genebra assinada em 1951, no rescaldo da II Guerra Mundial.
Essa Convenção -- ratificada por 145 Estados-membros da ONU -- estabelece padrões básicos para o tratamento de refugiados, entre os quais o princípio de "non-refoulement" (não-devolução), que rejeita a restituição de um refugiado, contra a sua própria vontade e em quaisquer ocasiões, para um território onde possa ser alvo de perseguição.
No âmbito do compromisso de recolocar refugiados, Portugal recebeu, até dia 16 de junho, 387 pessoas, vindas de Grécia e Itália, focos principais do fluxo migratório. Até ao final do mês, devem chegar mais 76 requerentes de proteção internacional.

Fonte: Lusa

Bélgica: três acusados na sequência de operação antiterrorista

Três dos doze indivíduos detidos numa vasta operação antiterrorista na Bélgica foram formalmente acusados este sábado. Identificados como Samir C., Moustapha B. e Jawad B., com idades compreendidas entre os 27 e os 40 anos, foram indiciados por “tentativa de assassinato num contexto terrorista” e “participação em atividades de um grupo terrorista”. Os restantes nove detidos foram libertados depois de serem interrogados.

Após uma reunião de urgência do Conselho Nacional de Segurança, na sequência da operação policial na noite de sexta-feira para sábado, o primeiro-ministro belga anunciou a manutenção do nível de alerta 3, numa escala de 4.

Segundo meios belgas, os alvos potenciais dos supostos terroristas eram as chamadas “fan zones”, locais em Bruxelas onde estão instalados grandes ecrãs para permitir aos apoiantes seguir os jogos do Euro 2016, nomeadamente por ocasião do frente-a-frente deste sábado entre a seleção da Bélgica e a Irlanda.

Fonte: euronews
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Fernando Santos: “vamos disputar a final e vamos ganhá-la”

Depois da Islândia a Áustria. Portugal voltou a empatar no Euro 2016. Soma agora dois pontos e Fernando Santos diz que "o próximo jogo é uma final e vamos ganhá-la".

Cristiano Ronaldo marcou um golo. Mas não valeu, estava adiantado em relação ao último defesa austríaco. Mas antes podia ter marcado um que valeria. Só que atirou ao poste. Foi na marcação de um pontapé da marca de grande penalidade. A falta tinha sido sobre ele. Agarrou na bola, deu uns passos atrás, respirou fundo e partiu. Encostou o pé direito à bola e enviou-a para o lado direito do guarda-redes Almer, que voou para a esquerda. Ela lá foi, direitinha, parecia que destinada a descansar no fundo das redes. Só que não. Embateu no poste.

São tantas linhas para um só homem e para o que ele falhou e marcou mas não valeu porque isto serve bem de resumo ao que está a acontecer a Portugal neste Europeu. A bola chega à área, Portugal ataca, tem posse de bola, está por cima no jogo. Mas não ganha. Portugal soma por empates as duas partidas que jogou em França. E desta vez nem conseguiu marcar, o que, como Fernando Santos sublinhou no fim em conferência de imprensa, nunca tinha acontecido em jogos oficias desde que Santos é o selecionador.

Faltou eficácia. Porque a exibição agradou a Fernando Santos. O treinador disse que agora não é hora de grandes análises, mas de pensar em ganhar o próximo jogo contra a Hungria, que é uma final, mas "temos de ganhar." A vitória nessa partida dá o apuramento direto para os "oitavos", com 5 pontos.

Contra a Áustria, Portugal rematou mais (23-4), criou mais perigo, teve mais posse de bola (59-41), mais cantos (10-0)... Teve mais quase tudo. Mas o quase é determinante. No essencial, no que conta, nos golos, ficou tudo empatado: 0-0.

Fonte: TSF

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

António Simões: “Cada vez que CR vem à seleção quer ser o único”

"É só Ronaldo que está cansado? Então e os outros também não estão?" pergunta António Simões, antigo futebolista. Simões esteve a comentar o jogo na TSF e no final foi duríssimo com Cristiano Ronaldo.

Falando sobre o craque português, Simões não poupou nas críticas. Lembrou, por exemplo, que esteve no Mundial de África do Sul e assistiu "a situações complicadas que têm a ver com o perfil" de Ronaldo.

"Cristiano tem toda a legitimidade para querer ser o melhor, não pode é, de cada vez que vem à seleção, querer ser o único", rematou por fim o histórico futebolista.


Fonte: TSF

Novo caso de concorrente do ‘The Voice’ baleado em Chicago

Alejandro ‘Jano’ Fuentes foi baleado na cabeça durante os festejos do seu aniversário.
Dias depois do assassinato de Christina Grimmie, um outro concorrente da versão mexicana do programa ‘The Voice’ foi baleado durante a noite de quinta-feira, enquanto festejava o seu aniversário.

Segundo o Independent, Alejandro ‘Jano’ Fuentes foi alvejado três vezes na cabeça num bairro em Chicago, nos Estados Unidos.

O homem, de 45 anos, seguia numa viatura com os amigos, até que um desconhecido lhe pediu para sair do carro, antes de o balear.

Até ao momento, as autoridades americanas ainda não têm nenhum indício sobre o suspeito, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de carjacking ou assalto, tal como um homicídio premeditado.

Após os disparos, o cantor foi levado de imediato para o hospital de Chicago, mas acabou por não resistir aos ferimentos, tendo a sua morte sido declarada na noite de ontem, pelo chefe da equipa médica que o tentou salvar.

Num espaço de uma semana, este é já o segundo caso de concorrentes do programa televisivo 'The Voice' que foram baleados por desconhecidos. No passado fim de semana, Christina Grimmie foi morta a tiro durante uma sessão de autógrafos em Orlando, após uma atuação ao vivo.

Fonte: noticiasaominuto

Foto: DR


Jovem ferido com gravidade após atropelamento no Porto

Um jovem ficou ferido com gravidade após ter sido atropelado por um veículo conduzido por um idoso, na avenida de França, no Porto, tendo sido transportado para o Hospital de Santo António, disse à Lusa fonte policial.

Segundo fonte da PSP do Porto, o atropelamento ocorreu cerca das 18:00 horas, quando o jovem seguia no passeio e foi colhido -- "por razões que ainda se desconhecem" -- por um pequeno veículo automático, conduzido por um homem de 87 anos que, "ao fazer uma manobra de marcha atrás, subiu o passeio".

O jovem, que apresentava ferimentos graves, "sobretudo numa perna", foi transportado para o Hospital de Santo António, assim como o condutor do veículo, que se "sentiu mal", na sequência do acidente.

Os Bombeiros Sapadores do Porto foram chamados ao local para proceder à limpeza da via.

Fonte: Lusa
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Dolores Aveiro pede para que não critiquem o filho

 
Dolores Aveiro pede para que não critiquem o filho e apela para que todos apoiem Portugal no próxima partida da seleção frente à Hungria.

A mãe de Cristiano Ronaldo diz que o CR7 acredita que a seleção vai vencer o último jogo do grupo F e seguir em frente para oitavos de final do Europeu.

"O meu coração está mais tranquilo agora. Depois do jogo, Ronaldo ligou-me e a preocupação dele era saber se eu estava bem porque sabe que sofro muito e tenho de ter cuidado com o coração. Viu-o triste como toda a gente, mas muito confiante. Disse que Portugal vai ganhar à Hungria e seguir em frente", afirmou Dolores Aveiro citada pelo jornal espanhol "Marca".

"Até os melhores falham e foi isso que aconteceu. Estamos com muito pouca sorte, mas peço a todos que apoiem o Cristiano, que não o critiquem e que apoiem toda a equipa. Tenho muita fé, Nossa Senhora de Fátima estará connosco. Vou acender uma vela e vamos ganhar, mas peço que todos estejamos juntos e não critiquem, só apoiem", acrescentou.

Fonte: sapo desporto

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Piloto morreu no acidente com uma aeronave em Ferreira do Alentejo

O piloto que comandava a aeronave, que hoje caiu em Ferreira do Alentejo, morreu no acidente, existindo ainda dois feridos graves e um ligeiro e uma pessoa que continua desaparecida, segundo fonte da GNR.

Segundo disse à agência Lusa o comandante tenente-coronel Rosa, do comando distrital de Beja da GNR, outros três tripulantes saíram ilesos do acidente.

Estes três tripulantes, que se salvaram, descreveram que o avião começou a desfragmentar-se no ar, tendo outras pessoas em terra afirmado que saltaram pedaços do avião, no ar, adiantou a mesma fonte.

A aeronave caiu na zona de Canhestros, em Ferreira do Alentejo, Beja.

De acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o acidente mobilizou 28 bombeiros e 11 viaturas, dois elementos da GNR e uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num total de 32 elementos e 13 viaturas.

Estão no local também uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Beja e um helicóptero, segundo fonte do CDOS de Beja.

A aeronave sinistrada pertence a uma escola de paraquedismo civil, de Figueira de Cavaleiros, em Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, disse à Lusa o tenente-coronel do comando da GNR de Beja.

Tratava-se de um modelo Pilatus PC6, conhecido por Pilatus Porter, que transportava oito pessoas.

O alerta do acidente para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja foi dado às 19:08

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Hora de Fecho: Chicoteados, esmagados, enforcados: gays e o Islão

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
HOMOSSEXUALIDADE 
O massacre de Orlando, reivindicado pelo Estado Islâmico, trouxe de volta a pergunta: o que acontece aos homossexuais em regimes extremistas religiosos?
RÚSSIA 
Tempestade abateu-se subitamente sobre um lago na região de Carélia. Barco com dezenas de pessoas, sobretudo crianças, virou-se. Um instrutor foi detido por incumprimento das regras de segurança.
BREXIT 
Um país partido ao meio. Saíram esta madrugada os resultados das últimas sondagens sobre o referendo do "Brexit", que incluem (parcialmente) consultas feitas após a morte da deputada Jo Cox.
BREXIT 
Um dos rostos do Sair, Nigel Farage, diz que a campanha em que participa, pela saída da UE, tinha mais ímpeto positivo até à morte de Jo Cox. E diz-se "vítima" do discurso negativo da campanha.
BORIS JOHNSON 
O ex-presidente da câmara de Londres e líder não oficial do campo do 'Brexit', o conservador Boris Johnson, disse este domingo que o sistema migratório do Reino Unido está "fora de controlo".
MEDICINA 
Cirurgião português João Décio Ferreira é distinguido na Alemanha por ter desenvolvido técnica inovadora de mudança de sexo. "Em Portugal davam-me 6€/hora, na Alemanha dão-me uma medalha de ouro", diz
CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 
O ministro da Educação não comenta em concreto as duas manifestações em torno dos contratos de associação, mas sublinhou ser importante que as pessoas se manifestem "por aquilo em que acreditam".
PAQUISTÃO 
Uma mulher grávida e o marido foram raptados e mortos a tiro por familiares que não aprovaram o seu casamento, foi este domingo anunciado pela polícia no Paquistão.
EURO 2016 
O capitão da Áustria, que há um mês foi campeão inglês no Leicester, admitiu que foi um ver se te avias lidar com "os jogadores com classe mundial" de Portugal. O Observador falou com Christian Fuchs.
EURO 2016 
Depois do segundo empate, selecionador nacional admite mudanças no onze frente à Hungria. Não gostando de falar em "sorte ou azar", Fernando Santos prefere outro termo: "Às vezes há galo", diz.
EURO 2016 
Presidente da República tem confiança no apuramento de Portugal para os oitavos de final do Euro 2016. E vai estar no jogo com a Hungria para testemunhar a qualificação.
Opinião

Lucy Pepper
Se eu pudesse ser tele-transportada para a praia e de volta para casa ao fim do dia, iria à praia de boa vontade. Porque o problema não é estar na praia, é ter de ir e vir da praia …

João Marques de Almeida
Este é o problema para Costa: discutir as causas que levaram a termos de colocar 4 mil milhões para salvar a CGD faz-nos regressar ao mundo socialista que provocou um resgate e 4 anos de austeridade.

Manuel Villaverde Cabral
Com o acentuado envelhecimento dos membros da ADSE e a forçosa quebra do emprego público não há volta a dar nem sítio para onde fugir: o seu único destino é fechar. Haverá várias maneiras de o fazer.

José Milhazes
A Rússia tem muitos motivos para ser respeitada pelos outros povos, mas o Kremlin não distingue qual a diferença entre “ter respeito” e “ter medo”, considerando que só com o medo poderá impor respeito

André Azevedo Alves
Creio que, como até certo ponto é expectável num processo desta natureza, de ambos os lados se têm exagerado as consequências (positivas ou negativas) para o Reino Unido do resultado do referendo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Podemos ter encontrado matéria escura na busca por ondas gravitacionais

Link to HypeScience

HypeScience


Posted: 18 Jun 2016 06:00 AM PDT
Físicos propõe que a detecção de ondas gravitacionais anunciada em fevereiro deste ano pode também ser a primeira assinatura da matéria escura
 

ADASCA realiza hoje a sua V Caminhada Solidária no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue


ADASCA realiza hoje a sua V Caminhada Solidária no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, ainda que esta data tenha sido celebrada no pretérito dia 14 do corrente.

O percurso inclui diversas ruas da cidade de Aveiro, nomeadamente a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em direção à Estação da CP terminando com lanche oferecido pela ADASCA aos participantes.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, Divisão de Transito da PSP e Bombeiros Novos de Aveiro, sendo aberta à comunidade aveirense.

Face a esta iniciativa, a actualização do Litoral Centro será feita no final do dia com as imagens fresquinhas.


J. Carlos

Venha dar um mergulho…

As XII Jornadas de Natação acontecerão nas Piscinas Municipais de Mira este sábado, 18 de Junho, entre as 15:00 e as 19:00 horas.
Compareça. Leve a sua família, e venha aproveitar de um momento em que a prática do desporto ajuda a relaxar a mente e o corpo.
XII

Mira Online | Junho 18, 2016 às 10:04 am

Polícia belga detém pelo menos 10 suspeitos de terrorismo

A polícia belga deteve hoje de madrugada, no quadro de uma operação antiterrorista, pelo menos 10 suspeitos de quererem cometer um ou vários atentados na Bélgica, indicou a cadeia de televisão Rtbf.

As operações decorreram maioritariamente na região de Bruxelas, mas também nas regiões da Valónia e da Flandres, indicam as agências internacionais, com a espanhola EFE a falar de 10 detidos e a francesa AFP a indicar 12 na sequência de 40 ações da polícia.

A procuradoria belga já confirmou as operações que, ao que tudo indica, não estão relacionadas com o facto de quatro ministros do executivo de Bruxelas terem sido postos sob vigilância reforçada, após terem surgido ameaças de morte.

"Várias dezenas de operações foram realizadas na noite de sexta-feira para sábado em 16 comunas de Bélgica, no quadro de um dossiê de terrorismo que necessitava de uma intervenção imediata, e 12 pessoas foram privadas da liberdade", indicou a procuradoria belga, salientando que as ações decorreram "sem incidentes e que não foram encontradas armas nem explosivos".

Paralelamente, a procuradoria federal indicou a detenção de um novo suspeito relacionado com os atentados de Bruxelas que, em princípio, também nada tem a ver com as operações da madrugada de hoje.

As detenções ocorrem depois de, nos últimos dias, a imprensa belga ter divulgado uma nota interna da polícia, que alertava os agentes para o "risco iminente" de um atentado no país.

Fonte: Lusa

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos