segunda-feira, 13 de março de 2023

FILIPA FERNANDES COMPETIU NO 1º OPEN NACIONAL NA CIDADE DE TOMAR


Numa organização da Federação de Patinagem de Portugal, em parceria com a Associação de Patinagem do Ribatejo e o Sporting Clube de Tomar, decorreu nos passados dias 11 e 12 março, o 1º Open de Patinagem Artística, no Pavilhão Jacome Ratton, na cidade de Tomar, tendo como principal objetivo este Open, possibilitar às patinadoras alcançar a nota mínima, que lhes permita o acesso ao Campeonato Nacional, participando nesta competição, cerca de 190 atletas, nas especialidades de Dança (Infantis, Cadetes e Juvenis) e Livres (Iniciados e Juniores).

Maria Filipa Fernandes, da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, teve a oportunidade de participar nesta competição, no dia 12, graças ao ranking alcançado no ano de 2022, efectuando uma prova repleta de carisma e confiança, sendo sem dúvida uma boa prova para iniciar a época competitiva individual.



CAMPEONATOS INTERDISTRITAIS DE INFANTIS – ATLETAS DA ASSSCC GARATEM ACESSO AO ZONAL NORTE

 

Decorreu nos passados dias 11 e 12 de março, a edição de 2023 dos Campeonatos Interdistritais de Infantis, competição organizada pela Associação de Natação Distrital de Leiria e que teve como palco as piscinas municipais da cidade.

O evento decorreu em 4 sessões e contou com a participação de 186 atletas em representação de 32 clubes oriundos da Associação Natação Distrital de Leira, da Associação de Natação de Coimbra e da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (Aveiro).

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com os 10 atletas que integram a equipa desse escalão dado que todos tinham mínimos de participação para os referidos campeonatos.

Das prestações dos atletas da SCC os maiores destaques vão para os pódios de Campeão Interdistrital obtidos por Santiago Pereira nos 200 estilos e 100 Livres e pelo título de vice-campeão alcançado no 200 Livres em Infantil B, no setor feminino destaque para Filipa Loisas que obteve o 3º posto nos 100 Mariposa e 200 Livres no escalão Infantil B, de destacar ainda o 3º lugar obtido pela estafeta Infantil B nos 4x100 Livres, estafeta composta pelo 2 atletas acima mencionados e ainda com Afonso Oliveira e Beatriz Portulez.

Por último de referir que com as suas prestações todos os atletas Infantis da SCC conseguiram mínimos de participação (TAC’s) para a prova mais importante da época de inverno, o Torneio Zonal Norte de Infantis e para os quais os atletas se prepararam nestes últimos 6 meses.

Assim para além dos 4 atletas acima mencionado Eva Miranda, Sara Santos, Francisco Sousa, Laura Monteiro, Leonor Silva e Maria Fernandes serão os nadadores que irão completar a comitiva que irá competir nos dias 24, 25 e 26 de março nas piscinas municipais de Bragança liderados pelos técnicos Illya Yelistratkin e Hugo Tomé.



TOREGRI 2 – 16 ATLETAS DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA ASSSCC COMPETIRAM EM CONDEIXA

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente na 1ª Jornada do TOREGRI 2.

A prova organizada pela Associação de Natação de Coimbra ocorreu no passado dia 12 de março nas piscinas municipais de Condeixa e teve a participação de 88 atletas em representação de 9 clubes.
A comitiva da SCC contou com a presença de 16 atletas.
Durante a competição foi possível verificar uma evolução bastante positiva na técnica de nado apresentada pelos jovens “Pombos” e que se espelhou nos resultados e marcas obtidas.

Exposição convida a descobrir um dos maiores expoentes da arquitetura barroca portuguesa


Mostra sobre Simão Paes do Amaral é oportunidade para conhecer o Palácio dos Condes de Anadia, em Mangualde.
Uma exposição documental sobre Simão Paes do Amaral, inaugurada hoje no Palácio dos Condes de Anadia, em Mangualde, é uma oportunidade para conhecer um edifício do século XVIII, considerado um dos expoentes máximos da arquitetura barroca portuguesa.
Localizado estrategicamente no centro de Mangualde, o Palácio dos Condes de Anadia, da primeira metade do século XVIII, foi construído por Simão Paes do Amaral à semelhança dos modelos das cortes europeias.
A exposição “Simão Paes do Amaral: uma Família, um Tempo, uma Vila” tem como objetivo dar a conhecer ao público uma das personalidades mais significativas da história da cidade de Mangualde, numa parceria entre o Palácio dos Condes de Anadia e o Município.
A exposição é constituída por um conjunto de documentos que integram as coleções do Palácio, bem como o Fundo Bibliográfico Alexandre Alves, pertencente ao Município. Estarão expostos verbetes e manuscritos produzidos pelo historiador Alexandre Alves no âmbito da sua investigação, bem como documentos originais e reservados.
Presente na inauguração da exposição, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o grande potencial turístico do Palácio dos Condes de Anadia. “Agradeço ao Miguel Paes do Amaral, em nome da Turismo Centro de Portugal, por disponibilizar a sua casa, este património extraordinário, para que o concelho de Mangualde, a região Centro de Portugal e o país possam conhecê-lo. É muito difícil promovermos aquilo que não conhecemos e este palácio é um ativo turístico diferenciador”, sublinhou.

“As singularidades desta região permitem-nos ser atrativos e competitivos, mas tal só é possível se os proprietários, os agentes privados, em colaboração com as entidades publicas, trabalharem conjunto, como está aqui a acontecer. Desafiamos todos os visitantes a visitarem este espaço, com a certeza de que terão uma experiência inolvidável”, acrescentou Pedro Machado.

Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, recordou que “o espólio da família Paes do Amaral confunde-se com a história do concelho de Mangualde”. “Mangualde é feita de referências, que nos permitem olhar para o futuro com confiança”, disse ainda, lembrando que “os territórios do interior têm uma riqueza única, de que este Palácio dos Condes de Anadia é um exemplo”.

A exposição “Simão Paes do Amaral: uma Família, um Tempo, uma Vila” pode ser visitada até 31 de maio. A visita à exposição está integrada na visita ao Palácio.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto! Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu sessão de Ioga para crianças e pais

 
A Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu no passado sábado, dia 11 de março, cerca de duas dezenas de crianças, acompanhadas por pais, mães e avós, para assistirem à atividade de leitura Ao sábado… há conto!
Para esta quarta sessão a obra selecionada foi “O meu pai é um biscoito. Ioga para pais e filhos”, do autor Baron Baptiste. Este simpático conto infantil apresenta às crianças
uma primeira abordagem ao Ioga, de uma forma descontraída e divertida. A sessão foi orientada por Cândida Sigle, educadora de Infância, com vasta formação em Ioga para crianças, acompanhada por elementos da equipa afeta à Biblioteca Municipal.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é a mais recente projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, que procura promover aos sábados de manhã, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos.
As sessões realizam-se quinzenalmente e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt
A próxima sessão irá realizar-se no dia 25 de março, às 11 horas.


Câmara de Águeda apresenta Índice de Sustentabilidade Municipal

 Ação integra atividades da Semana da Primavera, que decorrerá entre 18 e 26 de março e que inclui, entre outras, a celebração do Dia Mundial da Árvore/Floresta (21 março) e Dia Mundial da Água (22 março).

A Câmara Municipal de Águeda vai apresentar, na próxima segunda-feira, a partir das 14 horas, no Salão Nobre, o Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM), uma ferramenta que monitoriza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Municípios.
O momento contará com a presença de Ricardo Reis, diretor do CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, e de Joana Abreu, do mesmo gabinete de investigação, que fará a apresentação do índice e da evolução do Município de Águeda nos vários indicadores analisados e as boas práticas implementadas no concelho.
Este índice avalia o comportamento dos municípios nos domínios de governança, com vista a desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social, económica ou turística e e resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, entre os quais o INE (Instituto Nacional de Estatística), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), o Alto Comissariado para as Migrações, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a Quercus, a Turismo de Portugal, o Pordata, Direções Gerais, entre muitas outras entidades.
Nesta ocasião de apresentação pública do ISM, serão ainda apresentadas outras boas práticas e projetos, inspiradores para a melhoria contínua dos territórios: caso do projeto da Eco-freguesia de Valongo do Vouga e do Município de Pombal.
Este é um dos pontos-altos das várias iniciativas que vão ser dinamizadas pelo Município para assinalar a Semana da Primavera, com o objetivo sensibilizar a população para a temática do ambiente e sustentabilidade ambiental. As atividades decorrerão entre os dias 18 e 26 de março, numa programação que inclui, entre outras, a celebração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore (dia 21) e o Dia Mundial da Água (dia 22).
Para dia 18 está agendada uma iniciativa de manutenção de árvores autóctones, em Belazaima do Chão, em parceria com o Cabelo Santo (inscrições gratuitas em cabsanto@gmail.com).
No dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta e da Árvore, a Câmara de Águeda irá fazer a entrega de estufas às eco-escolas que participaram no projeto Hortas-Bio, uma iniciativa municipal que visa a criação de hortas nas escolas que são usadas como ferramenta pedagógica e de sensibilização.
Antecipando a celebração do Dia Mundial da Água, ainda no dia 21, a Escola Básica Fernando Caldeira acolherá algumas atividades promovidas pela Águas do Centro Litoral. No dia seguinte, a APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a que o Município se associa, convida a população a aderir à campanha “H2Off”, que consiste em fechar a torneira no período de uma hora, sem qualquer consumo de água, num gesto deliberado e consciente de redução de consumos e de alerta para a necessidade de preservação deste bem essencial que é a água.
Também sobre esta temática, no Jardim das Laranjeira, no centro da cidade, terá dinamizada a ação “De Gota em Gota”, nos dias 22, 23 e 24, com a realização de várias atividades para alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo da EB de Águeda e de Assequins.
A Câmara Municipal de Águeda reforça o alerta para a necessidade de proteger o ambiente e os recursos naturais, aderindo à “Hora do Planeta”, uma iniciativa da Associação Natureza Portugal/ World Wide Fund For Nature (ANP/WWF), desligando, entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 25, as luzes exteriores dos edifícios dos Paços do Concelho.
No dia 26, a partir das 8 horas, realizar-se-á o Curso de Iniciação à Observação de Aves, na Pateira de Fermentelos. As inscrições nesta ação são gratuitas, mas obrigatórias através do seguinte endereço: https://www.cm-agueda.pt/pages/1619.
Para além destas atividades, estará patente, durante toda a semana, no Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização, uma exposição sobre o Ciclo da Água, para além de continuarem a ser promovidas as ações relativas ao programa “Rio de Todos”, no âmbito do projeto LIFE Águeda, que se prende com atividades de educação e sensibilização ambiental nas escolas do concelho, dirigidas aos alunos do 5.º ano de escolaridade.
Também junto do público escolar, em concreto no Jardim de Infância da Castanheira, o Município vai dinamizar, ao longo desta semana, várias ações de sensibilização, como a construção de terrários e ligadas às energias renováveis.
Refira-se ainda que, na página oficial da Câmara de Águeda, está disponível um espaço informativo de “birdwatching”, onde estão descritas várias fichas identificativas de aves que podem ser observadas no concelho.
 

“Aveiro Jovem Criador 2023” com mais de 100 obras em exposição no Museu de Aveiro/ Santa Joana

Premiados 12 jovens, em sete categorias diferentes

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) deu a conhecer na tarde deste sábado, dia11 de março, os vencedores do Concurso “Aveiro Jovem Criador 2023”, em cerimónia realizada no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, seguida da abertura da exposição, no Museu de Aveiro / Santa Joana, pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.
A Exposição do Concurso estará patente ao público até ao dia 17 de abril de 2023, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Neste concurso, registou-se, novamente, um significativo número de participantes, com a submissão de 287 candidaturas, das quais 138 obras estão em exibição.
No total foram atribuídos 12 prémios, duas menções honrosas de autor e 21 menções honrosas, que divulgamos.

ARTE DIGITAL
[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Vítor Guerreiro | Inexorable Dungeon

MENÇÃO HONROSA
Bruno Ministro | Progress in work

MENÇÃO HONROSA
Daniela Gomes, André Tiago Paupério e Laura Martins | Van Gogh's Last Painting - A Virtual Reality Escape Room

AUDIOVISUAL
[Faixa etária 12-17]
PRÉMIO
Inês da Costa Vieira Marques | Viagem ao Centro do Eu

[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Francisca Alarcão | Fiquei na Praia

MENÇÃO HONROSA
João Brás | EDDY

MENÇÃO HONROSA
Telmo Ribeiro | Cinema

ESCRITA
[Faixa etária 12-17]
PRÉMIO
Maria de Monserrate | O Horror Cai Bem com Vinho do Porto

[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Rui Cerqueira Coelho | Veado e Osso, Pente ou Chifre

MENÇAO HONROSA
Carolina Fidalgo | Levam-nos pela noite

FOTOGRAFIA
[Faixa etária 12-17]

PRÉMIO
Isis Fernandes Gomes | Perspectiva

MENÇÃO HONROSA
Mafalda Pinho | Smells like the 20th century

[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Diana Ryndyuk | Metamorphis

MENÇÃO HONROSA
Alice João Coanhas Gonçalves | Can't you see the Venom?

MENÇÃO HONROSA
Inês Valente | O outro lado do Espelho

MENÇÃO HONROSA
Izzy Benigno | Cru

MENÇÃO HONROSA
Ivan da Silva | Jangada

MENÇÃO HONROSA
Marco Alexandre Santos dos Santos | Ensaio – Onírico

ILUSTRAÇÃO
[Faixa etária 12-17]
PRÉMIO
Diogo Rodrigues | Equinócios

[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Constança Duarte | Reflexão sobre a cidade – Utopia

MENÇÃO HONROSA
Cláudia Salgueiro | The World is a Spirit Vessel

MENÇÃO HONROSA
Maria Augusta | Vida

MENÇÃO HONROSA
Marla Cruz Linares | Espírito de mulher

MENÇÃO HONROSA
Ricardo Ladeira | Álbum de Fotografias

MÚSICA
[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Ana Mariano | Recomeço

MENÇÃO HONROSA
Diana Monteiro da Silva | Melting like butter

MENÇÃO HONROSA
Huayma Tulian | Danza Imaginaria Nº1

PINTURA
[Faixa etária 12-17]

PRÉMIO
Lara Teixeira | Natureza Doméstica

[Faixa etária 18-35]
PRÉMIO
Margarida Almeida | Cessar-Fogo

MENÇÃO HONROSA
Joana Pitta | Plâncton

MENÇÃO HONROSA
Leonor Nogueira | Esqueleto de uma figura vaga

MENÇÃO HONROSA DE AUTOR
Alexandra Barroso | Ruína (s) I; Ruína (s) II

MENÇÃO HONROSA DE AUTOR
Margarida Fernandes | Corpo que mergulha; Queda

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 15 DE MARÇO NA ZONA DOS MEDEIROS JUNTO AO ARMAZÉM MUNICIPAL EM SILVES ENTRE AS 09H00 E AS 16H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Extensão de Conduta Pressurizada de Água do Monte da Jóia para Poente”, o fornecimento de água será interrompido na zona dos Medeiros junto ao Armazém Municipal, na freguesia de Silves, no dia 15 de março, entre as 09h00 e as 16h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Marinha Grande | PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO VIDREIRO APRESENTADO

 A área de 6 hectares que pertenceu ao complexo da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande, considerada a maior manufatura do País, no século XVIII, deve assumir-se como um monumento industrial, pela sua importância na história do vidro em Portugal.
A ideia é defendida pelo investigador Jorge Custódio, autor do Programa de Valorização do Património Municipal da Fábrica de Vidros da Marinha Grande (que inclui a extinta FEIS - Fábrica Escola Irmãos Stephens), que foi apresentado no passado sábado, 11 de março de 2023, na Casa da Cultura - Teatro Stephens, no âmbito da comemoração do 35º aniversário da elevação a cidade.
O programa decorre do estudo patrimonial integrado, encomendado pelo Município e levado a cabo pelo professor Jorge Custódio, em 2022, composto pela proposta de ocupação funcional da antiga fábrica de vidros Guilherme Stephens, com o objetivo da valorização cultural do património do conjunto fabril, bem como por um estudo histórico-arqueológico-industrial
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, referiu que, “pela importância que esta data representa, quisemos assinalá-la hoje, aqui, com o intuito de evocar a memória coletiva, exaltar o legado que os nossos antepassados nos deixaram para, em conjunto, projetarmos o que ambicionamos para o futuro da Marinha Grande”.
O presidente da Câmara acrescentou que “importa agora, analisar este estudo, escutar os agentes locais e definir uma estratégia de valorização deste espaço nobre, berço da indústria vidreira e da identidade da Marinha Grande”. Aurélio Ferreira agradeceu a Jorge Custódio, a quem ofereceu a chave da cidade, “todo o seu empenho, entrega e investimento pessoal, que conferem ao estudo a qualidade e o rigor a que já nos habituou”.

O arqueólogo Jorge Custódio explicou que o seu trabalho consistiu no estudo histórico e arqueológico-industrial da antiga Fábrica de Vidros da Marinha Grande; na identificação e registo dos edifícios fabris e sua evolução; no desenvolvimento do estudo patrimonial do conjunto fabril integrado; e na apresentação do Programa de Valorização Cultural de todo o conjunto e da Proposta de Ocupação Funcional para a parte pública e para a unidade fabril mais recente.

Tendo recuado até ao século XVIII, caracterizou as cinco épocas históricas de desenvolvimento da Fábrica, cuja laboração teve início no reinado de D. João V, sob vigência da Companhia de Mercadores Ingleses e administração de John Beare e continuada, a partir de 1769, pela política industrial pombalina, com os irmãos Guilherme e João Diogo Stephens, passando por outros proprietários e administrações até ao seu encerramento, em 1992.

A concretização dos vários projetos propostos deve ser gradualmente, através de um “pacto de regime” que vincule os sucessivos executivos municipais, envolva a cidadania e os poderes central e regional, para a interligação entre o programa de valorização e o programa funcional do património Stephens, defendeu o investigador.

Estarreja | Ensino gratuito de Música e Dança: Inscrições até dia 15 de março para os alunos do 1.º ciclo

 Pólo de Estarreja do Conservatório de Música - Ano letivo 2023/24
Ensino gratuito de Música e Dança: Inscrições até dia 15 de março para os alunos do 1.º ao 4º anos de escolaridade
 
Estão abertas até dia 15 de março, inscrições para os cursos de iniciação de Dança e Música para o ano letivo 2023/24 no Polo de Estarreja da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro. Estes dois cursos são destinados aos alunos que frequentarão o 1.º ciclo de escolaridade no próximo ano letivo. Os interessados devem inscrever-se via on-line www.cmacg.pt ou nos serviços do conservatório, em Aveiro.
 
Para admissão à frequência dos cursos de Iniciação de Música e Dança, ministrados em Estarreja pela Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro, são realizadas provas de seleção. Este link - https://www.cmacg.pt/servicos/secretaria/417-admissoes-ao-conservatorio-2023-24-escola-sede-em-aveiro-e-polo-em-estarreja - disponibiliza informações gerais relativas às Provas de Acesso para o ano Letivo 2023/24. A informação está organizada por Escola (Escola sede em Aveiro e Pólo em Estarreja), e por curso (Dança e Música) e por nível de Ensino.
 
Cursos lecionados em Estarreja:
Curso de Iniciação Musical – Ensino especializado da Música
. A 1.ª Matrícula no Conservatório - Pólo de Estarreja é destinada aos alunos que frequentarão do 1.º ao 4º anos de escolaridade;
. A seleção dos alunos para o ProjectIn é feita através de uma prova de aptidão musical. Nesta prova, serão aferidas as aptidões e as capacidades de discriminação auditiva, inferência e identificação auditiva de trechos musicais;
. Os alunos admitidos neste projeto têm a possibilidade de, durante o ano
letivo, tomar contacto com os 22 instrumentos lecionados na escola.
 
Curso Iniciação de Dança - Ensino especializado da Dança
. A 1.ª Matrícula no Conservatório - Pólo de Estarreja é destinada aos alunos que frequentarão do 1.º ao 4º anos de escolaridade. Informações / Formulário para inscrição
 
Curso Básico de Música em regime articulado
. Podem ser admitidos nos Cursos Básicos de Música os alunos que ingressam no 5.º ano de escolaridade;
. Podem ser igualmente admitidos alunos em qualquer dos anos do Curso Básico de Música, desde que, através da realização de provas específicas.
. INFORMAÇÕES estarão disponíveis a partir de 28 de abril'23
Formulário de inscrição disponível a partir de 02 de maio'23
MATRIZES disponíveis a partir de 01 de junho'23
    Formação Musical: 1.º grau / 5.º ano
    Instrumentos: Teclas, Cordas, Sopros e Percussão
 
Ensino artístico em Estarreja desde 2017
Fruto da parceria entre o Município de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Estarreja e Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, o Polo de Estarreja nasceu em 2017, permitindo que a escola do ensino público concilie currículos alternativos, nomeadamente para o ensino artístico. É assim dada a oportunidade às crianças de aprender dança e música desde o seu primeiro ano escolar. No atual ano letivo, frequentam o Polo de Estarreja 107 alunos.
 
Carla Miranda

Marinha Grande | CONCERTOS NO TEATRO STEPHENS

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta os concertos “Os Iberzitos vão à música” e “Música Ucraniana”, nos dias 19 e 25 de março, cuja entrada é gratuita.
A programação é a seguinte:
19 de março | 11h00  
OS IBERZITOS VÃO À MÚSICA - VI Edição de Concertos Didáticos
Interpretes: Orquestra Sinfónica da Escola de Música do Orfeão de Leiria
Tema:  Pinóquio de Sy Brandon, com a narração de Nádia Gomes e direção de Luís Casalinho
Organização: Grupo Iberomoldes e Orfeão de Leiria
Apoio: Município da Marinha Grande
Entrada gratuita

25 de março de 2023 | 17h00  
MÚSICA UCRANIANA
No dia 24 de fevereiro assinalou-se um ano sobre a data da invasão perpetrada pela Rússia à Ucrânia. Este facto marcou profundamente a vida de milhares de pessoas, que foram obrigadas a fugir das suas casas, das suas aldeias e cidades, do seu país, para manter o bem supremo que é a vida.  
A exaltação da vida e dos valores da liberdade pela música, é uma forma singela de dizer aos ucranianos que residem no concelho da Marinha Grande que continuamos a apoiar a sua luta e a acreditar que a vida, a tolerância e a soberania dos povos têm de prevalecer.
O concerto agora proposto apela à tolerância e à multiculturalidade, encontrando-se eivado de um rico colorido e sonoridades populares e tradicionais do povo ucraniano, numa emotiva interpretação por músicos ucranianos profissionais e de formação clássica.  
O Município da Marinha Grande que , há um ano, tomou medidas tendentes a acolher cidadãos ucranianos fugidos da guerra, e a facilitar a sua integração na comunidade local (como aliás aconteceu um pouco por todo o país), reforça com este concerto a sua convicção de que a paz é essencial à vida.
Serão interpretados temas clássicos e canções tradicionais.
Interpretes:
Laryssa Savchenko - Canto
Victor Daniel Pavtchinski - Violoncelo
Ludmila Chovkova - Piano
Entrada gratuita

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Marinha Grande | MUNICÍPIO SENSIBILIZA PARA A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

 A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal da Proteção Civil, organiza ações de sensibilização o âmbito da defesa da floresta contra incêndios, nos dias 15, 24, 25 e 28 de março.
Estas iniciativas são promovidas em parceria com a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e as Juntas de Freguesia da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.
As ações destinam-se a todos os munícipes, em particular proprietários de terrenos confinantes com áreas edificadas e produtores florestais. Serão prestados esclarecimentos acerca da gestão de combustível e o uso do fogo, nomeadamente como, quando e onde fazer queimadas e queimas de sobrantes da limpeza de terrenos (fogueiras).

As ações de sensibilização vão decorrer nos seguintes dias e locais:
 
15 de março | 10h00 às 12h30
Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura
 
24 de março | 21h00
Clube Desportivo e Recreativo de Amieira
 
25 de março | 09h30 às 11h30
Mercado de Vieira de Leiria
      
28 de março | 21h00
Sede da Junta de Freguesia da Marinha Grande.

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 16ª EDIÇÃO DA CRIATIV(A)RTE

 A Câmara Municipal vai organizar a 16.ª edição da Criativ(a)rte – Feira de Artes, no dia 25 de abril de 2023, entre as 14h00 e as 19h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 3 de abril.
O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização da cidade, com os seus projetos, iniciativas e ações, por mais simples que estas possam ser: artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros que se entenda poder inserir no espírito da Feira.

Os interessados em participar devem preencher a ficha de participação online, disponível no sítio de internet do Município da Marinha Grande, na área Viver / Cultura / Criativ(a)rte 25 de Abril / Formulário de Participação, até ao dia 3 de abril de 2023.
As Normas e Ficha de Participação (para preenchimento online) estão disponíveis em https://www.cm-mgrande.pt/p/criativarte 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 15 DE MARÇO EM VALE FUZEIROS, PEDREIRAS E RUA DA BICA EM SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 16H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido em Vale Fuzeiros, Pedreiras e Rua da Bica, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 15 de março, entre as 09h00 e as 16h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Cantanhede | Helena Teodósio defende revisão do SIADAP

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, enviou à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, uma carta a insistir na “necessidade de se proceder urgentemente à revisão do SIADAP”, alegando que este “tem funcionado como um injusto e incompreensível obstáculo ao reconhecimento do mérito de inúmeros trabalhadores da Administração Local, sendo um sério entrave ao desenvolvimento de dinâmicas mais favoráveis à modernização dos serviços”.

Na carta entretanto também já enviada ao secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, à ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses à CIM – Região de Coimbra e aos sindicatos, Helena Teodósio considera que “esta situação deve ser resolvida o mais rapidamente possível, começando desde já com a duplicação das quotas, ou seja, que a de Desempenho Relevante passe de 25% para 50% do universo dos trabalhadores e que o Excelente passe a ser atribuído a 10% desse universo e não apenas a 5% como agora acontece”.

Outra situação que a autarca quer ver alterada é a avaliação dos titulares de cargos dirigentes, que, segundo ela, “devem ser excluídos das quotas dos desempenhos relevantes, até porque não faz qualquer sentido as chefias concorrerem com os subordinados que eles próprios vão avaliar. E igualmente, os trabalhadores do mapa de pessoal integrados nos Gabinetes de Apoio à Presidência devem ser excluídos das quotas de desempenho relevante”, defende.

Por uma questão de maior transparência e celeridade, o processo avaliativo deveria ser anual e não por biénio, enquanto a valorização dos trabalhadores deveria passar a conter uma valorização intermédia principalmente ao nível das competências comportamentais, (1, 2, 3, 4 e 5) em vez de (1, 3 e 5) atualmente existente”, considera Helena Teodósio.

Por outro lado, a edil sugere que “a subida de posição remuneratória se opere com a obtenção de 6 pontos em vez dos 10 pontos atuais, situação que permitiria aos trabalhadores que têm regularmente um desempenho adequado – e que são a grande maioria – subir de posição remuneratória ao fim de 6 anos e não dos atuais 10 anos, o que, a manter-se, impede liminarmente qualquer desses trabalhadores a ascender ao topo da carreira”.

Segundo Helena Teodósio, o sistema de avaliação de desempenho “está comprovadamente desfasado dos pressupostos e dos objetivos que devem presidir à atividade das entidades públicas, pois o modelo em vigor assenta numa lógica de penalização dos profissionais ao sujeitá-los a uma fórmula de classificação em que só um número residual deles consegue escapar, em virtude da imposição de quotas que de tão restritas são absolutamente inaceitáveis”.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede refere que “qualquer sistema de avaliação de desempenho não pode deixar de contemplar incentivos aos avaliados, proporcionando-lhes oportunidades de progressão na carreira em função dos resultados da sua atividade, e não, como agora acontece, ser usado como instrumento que serve sobretudo para controlar a despesa corrente à custa do sacrifício dos trabalhadores”.

Noutra passagem da missiva, a autarca adianta que “o equilíbrio financeiro tem de ser um objetivo na gestão das autarquias locais”, mas no seu entender “há formas de o compatibilizar com critérios de avaliação justos, equilibrados e consentâneos com a exigência de qualidade dos serviços, mas também suficientemente motivadores para os trabalhadores sem que isso reverta necessariamente no aumento desproporcionado da massa salarial”.

Para Helena Teodósio “é por demais evidente que a Administração Local tem de evoluir para um sistema de governança que disponha de mecanismos para valorizar e motivar os trabalhadores, premiando todos quantos diariamente dão o melhor da sua capacidade e do seu profissionalismo em benefício das comunidades e dos cidadãos. O que não pode é, ano após ano, continuar a avaliar a esmagadora maioria deles como se de uma punição administrativa se tratasse, um castigo incongruente em relação aos fundamentos que devem subjazer a qualquer sistema de avaliação”, conclui.



O e-learning pode alavancar a presença online da Geração Z para uma mudança positiva


A presença online da Geração Z e a compreensão da tecnologia moderna podem ser difíceis de entender para as gerações mais velhas. No entanto, pode haver vantagens em focar as habilidades dos zoomers em questões com as quais eles se preocupam: sustentabilidade, equidade e trabalho em equipe. Já, 52% das pessoas em todas as faixas etárias sentem que os jovens têm impactado a maneira como defendem a mudança.

Os educadores desempenham um papel vital nesse processo, e as plataformas de e-learning – ajudando os alunos a navegar na interação online, construir amizades em todo o mundo e desenvolver conhecimento em tópicos geralmente deixados de lado pelos currículos escolares tradicionais – estão posicionadas de maneira única para ajudar a Geração Z.

Se isso for relevante para o seu público, você poderá encontrar mais detalhes no comunicado à imprensa abaixo. Além disso, existe a possibilidade de agendar uma entrevista com o fundador de uma dessas e-escola para obter as percepções de um especialista sobre o assunto. Por favor, deixe-me saber se eu poderia lhe fornecer mais informações.

Atenciosamente,

Jacó.


A Geração Z Definida para Mudar o Futuro – Como os Educadores Podem Ajudar?

A Geração Z é considerada a primeira geração verdadeiramente “nativa digitalmente”. Sua familiaridade com a tecnologia já está causando um impacto positivo no mundo por meio do ativismo online, mas o e-learning pode ajudar a concentrar seus esforços e criar mudanças.

13 de março de 2023. Os Gen Zers, definidos aproximadamente como aqueles nascidos entre 1995 e 2010, foram chamados de “nativos digitais” que cresceram com acesso à internet, mídia social e dispositivos móveis. Embora a Geração Z tenha sido forçada a entrar no mundo digital, eles abraçaram deliberadamente mais facetas da cultura da internet do que as gerações anteriores, como amizades online e tecnologia de ponta como o metaverso.

O conjunto de habilidades únicas dos Zoomers pode ser usado para causar um impacto positivo no mundo: sua capacidade de se conectar e se comunicar com pessoas de todo o mundo por meio da mídia social pode ser aproveitada para conscientização, ativismo, voluntariado e colaboração.

Zoomers estão procurando criar impacto
De acordo com Akvilė Bartaševičiūtė, o fundador da FRIENDOLAND – uma escola eletrônica não formal intercontinental com aulas para crianças de 6 a 17 anos – promover várias habilidades virtuais pode ajudar a Geração Z a fazer uma diferença significativa para o mundo no futuro.

“O mundo mudou maciçamente para todas as coisas virtuais desde a pandemia do COVID-19. Embora uma maior presença online possa ser menosprezada pelas gerações mais velhas, é importante ter em mente as novas oportunidades que o trabalho em equipe em escala global pode apresentar”, observou Bartaševičiūtė. “Ao alavancar suas habilidades de interação social online, a Geração Z pode ajudar a aumentar a conscientização, arrecadar fundos e criar um movimento em torno de causas importantes.”

70% dos Gen Zers em todo o mundo, de acordo com a empresa de pesquisa Edelman, são ativos em causas sociais ou políticas. Mesmo que nem todas as 10.000 pessoas entrevistadas se considerem ativistas de pleno direito, elas ainda são bastante ativas na sociedade: do boicote a marcas insustentáveis ​​ao lançamento de campanhas online pelos direitos das minorias.

Que papel a educação poderia desempenhar no ativismo da Geração Z?

A educação on-line não formal está posicionada de maneira única para alavancar as habilidades dos usuários de zoom, ajudando-os a aprender como gerenciar projetos e campanhas de maneira eficaz virtualmente e formar conexões genuínas com outras pessoas com ideias semelhantes por meio da tecnologia.

Além disso, a educação não formal geralmente se concentra em tópicos de relevância global que muitas vezes não fazem parte dos currículos escolares tradicionais. A partir de aulas sobre temas como Diferenças Culturais a Jornalismo, as crianças podem aprimorar as habilidades necessárias para uma mudança positiva: argumentação, pesquisa e trabalho em equipe.

“A natureza ativa da Geração Z pode ser aproveitada por meio do e-learning. Em vez de olhar para seu ativismo como uma moda passageira de maximalismo juvenil, os educadores podem ajudá-los a moldar sua ambição em um conjunto de habilidades legítimo que pode levar a trabalhos e iniciativas impactantes no futuro”, explicou Bartaševičiūtė. “Quanto mais cedo as crianças começarem a desenvolver uma sensibilidade para as questões modernas e um conhecimento de como resolvê-las, mais facilmente poderão criar um futuro desejável para si mesmas.”

O potencial da Geração Z não passou despercebido – 52% dos indivíduos em todas as gerações sentem que os jovens adultos na faculdade e os adolescentes têm um impacto sobre como provocamos mudanças globalmente. Também tem um efeito nas gerações anteriores: 35% das pessoas com 56 anos ou mais dizem que esta geração afeta a forma como apoiam as coisas pelas quais são apaixonados.

SOBRE FRIENDOLAND
Friendland é uma plataforma de e-learning não formal para crianças em idade escolar em todo o mundo. Por meio de aulas semanais, reuniões e acampamentos de verão anuais, as crianças se tornam parte de uma comunidade internacional que cria amizades duradouras e desenvolve um conjunto único de habilidades globais. Com turmas online de até 14 crianças, cada aluno recebe atenção individualizada e tem a chance de brilhar.

Jokūbas Proškevičius