sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Boletim de Informação de Interesse Público, Edição de 15 a 30 de Setembro de 2015

Boletim de Informação de Interesse Público, Edição de 15 a 30 de Setembro de 2015

Vivemos numa sociedade cada vez mais destituída de valores morais


"Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros!" • Sigmund Freud

Tenho bem vincado na minha memória o conselho que os mais velhos transmitiam aos jovens:” (…) a honestidade é à base de qualquer relacionamento humano. Mas, muitas vezes, as pessoas deixam de ser honestas connosco. É de grande valor estar ciente das verdadeiras intenções de alguém”. Sic

Do ponto de vista da psicologia da mentira, podemos concluir que não é o que dizemos, mas como dizemos, que faz a diferença.

A mentira descarada passou a fazer parte integrante do relacionamento humano, ou seja: mente-se por tudo e por nada. Bem podia elaborar uma lista onde a mentira está sempre presente.

Não existe nada mais devastador para um relacionamento do que a perda da confiança. A pessoa que mente, e que disso tenha nítida consciência, vai ter sérios problemas consigo própria no futuro. Quem mente passa a conviver com dois fantasmas: o da MENTIRA e o do MEDO de ser descoberto.
E pior, não existe mentira positiva, todas são negativas e profundamente prejudiciais.

A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que foi enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela. Assuma seu erro o mais depressa possível. Bater o pé e persistir na mentira só vai piorar a situação. Mentir pode causar danos irreversíveis numa relação que supostamente deve ser de confiança absoluta. O mentiroso jamais é perdoado, e aquele que foi enganado passa a desconhecer do outro em todas as circunstâncias.

Os efeitos da mentira podem gerar traumas, fobias, síndromes, desvios comportamentais no futuro, tudo fica arquivado dentro da memória.

Urge que sejamos corajosos e assumamos a verdade custe o que custar. A verdade edifica a pessoa, enquanto a mentira destrói a personalidade de quem faz uso dela com reincidência nos seus contactos diários.

Vem aí as eleições, e nelas vamos exercer o nosso direito vs dever cívico, sejamos pois, coerentes com os nossos valores morais: votar em consciência.

“A verdade dos fatos sempre aparece dizendo prazer em conhece –lo”. Renê Góis. “DEUS NÃO SE ENGANA e colheremos de acordo com o que plantamos”. LNS

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Sigam-nos pelo site: www.adasca.pt

Fonte:http://www.adasca.pt/sites/www.adasca.pt/files/Boletim%20de%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Interesse%20P%C3%BAblico%20de%2015%20a%2030%20de%20Setembro%20de%202015.pdf