quarta-feira, 21 de junho de 2023

ALERTA: Elevação das temperaturas e medidas de proteção!

 Atenta a previsível elevação das temperaturas extremas (mínima e máxima) a partir da próxima quinta-feira, dia 22 de junho, com particular incidência no distrito de Castelo Branco, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e a Equipa Regional de Monitorização e Intervenção na Resposta Sazonal em Saúde recomendam a adoção de um conjunto de medidas de proteção, especialmente junto das pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.
Nos dias de maior calor:

  • Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00.
  • No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.
  • Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
  • Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.
  • Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.
  • Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
  • Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
  • Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • Faça refeições ligeiras, à base de saladas.
  • Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).
  • Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.
Atendendo a que a época é propícia a viagens, recomenda-se ainda:
  • Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
  • Não feche completamente as janelas. Lembre-se que o sol roda e que a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao fim de algumas horas.
  • Planeie a sua viagem. Caso a sua viatura não disponha de ar condicionado, evite as horas de maior calor e viaje de noite. Não se esqueça de levar água engarrafada.
  • Reduza as atividades ao ar livre, em especial as que exigem esforço físico intenso, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 16h00).
  • Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
  • Não consuma água de fontenários, apenas água da rede pública ou engarrafada.
Para informações adicionais, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda
as seguintes fontes:
Direção-Geral da Saúde – este serviço de saúde pública de âmbito nacional
disponibiliza material informativo, destinado à população em geral, no âmbito do Plano
de Saúde Sazonal – Verão.
Centro de Atendimento do SNS 24 (808 24 24 24) – esta linha de apoio (custo de
chamada local) fornece aconselhamento e orientação em saúde.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, no seu sítio institucional,
informação relativa a temperaturas observadas e previstas no nosso país, bem como
ao índice de raios ultraviolentas e à qualidade do ar.

Aí está a Feira de S. João. Évora vai estar em festa de 23 de junho a 02 de julho

O Rossio de São Brás acolhe, mais uma vez, o evento mais aguardado anualmente, em Évora. Vão ser dez dias de encontros, diversão e oportunidades de negócio, num dos certames mais emblemáticos realizados a sul do Tejo, onde são esperados milhares de visitantes. O cartaz da Feira deste ano é um dos mais fortes dos últimos anos, com grandes nomes da música nacional como Jorge Palma, Clã, Gisela João, The Black Mamba, Carolina Deslandes, Marisa Liz, Tiago Bettencourt, D.A.M.A e, também, os eborenses ÁTOA. 
Para lá da música no palco principal, localizado junto ao Monte Alentejano, a popular e secular Feira de São João, organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com inúmeros agentes e entidades do concelho e da região, traz-nos muitos motivos de interesse, com oportunidade para os agentes envolvidos darem a conhecer as suas atividades. A par do setor económico, que inclui as mostras institucional, de artesanato e de artes decorativas, destaque para os espaços desportivo e jovem, este ano situados no Jardim Público, e para o espaço criança, no parque infantil. No CDAPEC (ex-IROMA), na R. Diana de Liz, vai estar a 8.ª Exposição Agropecuária. 
Ao longo destes dias de festa, o Rossio de S. Brás transforma-se em local de romaria por parte de milhares de eborenses e visitantes que aqui procuram momentos de lazer, onde não faltam os divertimentos e as sempre concorridas Tasquinhas. 
Um dos momentos marcantes da Feira é o tradicional Grande Prémio de S. João de atletismo, agendado para o dia 24 (sábado), a partir das 21h00, no Complexo Desportivo de Évora. No dia 25 (domingo), a partir das 09h00, para os mais pequenos, realiza-se o Run Kids. No campo do desporto temos ainda torneios de São João em várias modalidades (natação, futsal e Teqball), para além de demonstrações de outros desportos. 
Este ano, a autarquia reforçou a rede de transportes gratuitos para a Feira de S. João, com ligação aos parques de estacionamento periféricos (Av. Eng. Arantes e Oliveira, Porta da Lagoa, Porta de Aviz e Av. Lino de Carvalho). Estas carreiras gratuitas vão funcionar diariamente, entre as 20h00 e as 00h30, em percurso contínuo com paragem em todos os parques referidos. 
A 29 de junho celebra-se o feriado municipal da cidade, coincidente com o Dia de S. Pedro. Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.
O programa completo e os horários e percursos dos transportes da Feira de S. João podem ser consultados em https://fsjoao2023.cm-evora.pt/


2 de 253 Liga MEO Surf: Revelado quadro de competição do Allianz Ribeira Grande Pro

Melhores surfistas portugueses estão de volta à ilha de São Miguel para disputar a 4ª etapa da 1ª divisão do surf nacional
Quadro de heats masculino - clique aqui
Quadro de heats feminino - clique aqui

Já foi revelado o quadro de competição do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª etapa da Liga MEO Surf, a 1ª divisão do surf nacional, que define os títulos máximos do surf masculino e feminino, que começa na próxima sexta-feira e decorre até Domingo na praia do Monte Verde, na ilha de São Miguel, nos Açores.

A luta pela licra amarela Go Chill no masculino está renhida e muito emocionante com o pentacampeão nacional, Vasco Ribeiro, no estatuto de líder, seguido de perto pelo atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro. Halley Batista (3º), Afonso Antunes (4º), Tomás Fernandes (5º) e Joaquim Chaves (5º) completam o Top 5 nacional, algo que promete dar que falar no Allianz Ribeira Grande Pro bem como na discussão do título nacional deste ano.

Destaques do quadro masculino – Round 1:
Heat 5: Martim Nunes x Gabriel Ribeiro x João Mendonça
Heat 11: Francisco Ordonhas x Guilherme Fonseca x Jéjé Vidal
Heat 14: Eduardo Fernandes x Tiago Stock x Martim Fortes

Do lado feminino, o cenário é também muito renhido com a campeã nacional de 2021 Francisca Veselko, a liderar e assim a competir com a licra amarela Go Chill, mas em igualdade pontual com Gabriela Dinis. Na 3ª posição, mas muito perto das duas primeiras, surge a campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes. Teresa Pereira (4ª) e a campeã nacional de 2018, Camilla Kemp (5ª), completam o top 5 feminino.

Destaques do quadro feminino – Round 1:
Heat 2: Carolina Mendes x Teresa Bonvalot x Mafalda Lopes
Heat 3: Gabriela Dinis x Camila Cardoso x Matilde Pinto
Heat 4: Francisca Veselko x Sofia Matos x Carlota Chaveiro

O regresso da Liga MEO Surf aos Açores é motivo de celebração para a comunidade local que, desta forma, tem oportunidade de ver os melhores surfistas nacionais em ação contribuindo para o próprio desenvolvimento e visibilidade do surf açoriano e dos surfistas locais.

Jácome Correia – surfista local, atual 22º classificado da Liga MEO Surf
“É sempre bom surfar em casa, mas não estou preocupado com resultados. Vou desfrutar de estar a surfar diante da família e dos amigos. O ano passado perdi no Round 3 e gostava que o meu melhor resultado deste ano fosse neste campeonato em casa. Em termos de ondas, no primeiro e segundo dia o mar vai estar pequeno, mas no domingo haverá boas ondas. Ter uma etapa da Liga MEO Surf nos Açores é muito importante porque é mais acessível para os surfistas locais do que a prova do circuito mundial de qualificação.”

Francisco Benjamim – surfista local, atual 32º classificado da Liga MEO Surf
“Este é o meu primeiro ano a competir em todas as etapas da Liga MEO Surf. Consegui qualificar-me no início do ano através da prova de qualificação na Caparica e de agora em diante quero competir todos os anos. Os meus objetivos nesta etapa são aproveitar a experiência de surfar em casa, aprender com os melhores surfistas nacionais e evoluir. Esta etapa é muito importante para a comunidade do surf local e também para o desenvolvimento do surf em particular na Ribeira Grande e nos Açores. Todos os atletas gostam de competir em casa e é uma mais-valia.”

O Grupo Jerónimo Martins, na qualidade de parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, reforça a importância que atribui aos oceanos e à preservação da biodiversidade. Para reduzir o consumo de plástico de utilização única, o Pingo Doce lançou em 2022 os Eco Mesh Bags, sacos reutilizáveis feitos com 100% algodão, produzidos em Portugal que vêm, assim, reforçar a gama existente há cerca de 15 anos de opções reutilizáveis para o transporte de compras.

O Allianz Ribeira Grande Pro é, igualmente, a terceira e última etapa da Allianz Triple Crown e é nos Açores que serão coroados os campeões que irão juntar-se à lista com um historial já assinalável.

Historial de vencedores do Allianz Triple Crown (últimos 5 anos):
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camila Kemp

Além disso, os atletas vão poder disputar os prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.

Mais informações em www.ansurfistas.com.
*Fotos: Cartaz, Jácome Correia e Francisco Benjamim. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)


REABERTURA DO MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA (COIMBRA), 26 DE JUNHO

 No próximo dia 26 de junho, o icónico Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, situado em Coimbra, irá reabrir as portas ao público após obras de conservação, beneficiação e valorização. Este evento marca um momento importante na preservação e promoção do património cultural da região centro.
A cerimónia oficial de reabertura, presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, terá lugar pelas 11h00 e conta com a participação da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
Este evento assinala o início de uma nova fase para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que, além de proporcionar aos visitantes a possibilidade de explorar este notável local histórico, é já um ponto de encontro cultural e de lazer para a comunidade local e turistas.
Neste sentido, convidamos o Vosso prestigiado Órgão de Comunicação social a participar na cerimónia oficial de reabertura, pelo que solicitamos a confirmação de presença até ao dia 23 de junho, para que seja providenciado acreditação e garantir as condições necessárias para a cobertura do evento.
 
REABERTURA DO MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA | PROGRAMA
Local: Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (entrada pelo centro interpretativo localizado na Rua das Parreiras – 3040-266 Coimbra)
 
11h00 – Cerimónia pública 
Intervenções: Suzana Menezes, Isabel Damasceno, Isabel Cordeiro
A cerimónia conta com dois apontamentos musicais interpretados pela Soprano Carla Bernardino e pelo Coro Sinfónico Inês de Castro.
 
15h30 – Espetáculo infantil "Canta-me um Conto em Coimbra", pela companhia de teatro Atrapalharte. Esta performance teatral, especialmente concebida para crianças e jovens, é inspirada nas lendas e na história da cidade de Coimbra.

As árvores e a água


As árvores são seres vivos vasculares, tal como nós. Simplesmente, aos nossos vasos chamamos veias e artérias, por onde circula uma solução aquosa (cerca 90% água) que é o sangue (arterial e o venoso) e aos vasos das árvores chamamos floema e xilema (termos de origem grega) ou líber e lenho (termos de origem latina), por onde circula, também, uma solução aquosa, a seiva (elaborada e a bruta). Há, pois, plena correspondência, apenas com nomes diferentes.
Para a água circular e irrigar todas as células do corpo, os seres vivos vasculares transpiram, constantemente, vapor de água. Por exemplo, quando há muita gente numa sala fechada, a evapotranspiração é tal, que o vapor de água chega a condensar-se nas paredes frias da sala onde se pode ver gotejar a água resultante da evapotranspiração de tanta gente junta.

Uma árvore transpira muito mais vapor de água do que um ser humano, pois são seres de maior volume. Há árvores até cerca de 100 m de altura e árvores com cerca de 1500 m3 de volume.

Numa floresta há, pois, enorme evapotranspiração. Por exemplo, a floresta amazónica é uma floresta trópico-equatorial, sob intensa incidência de radiação solar e, por isso, com árvores altíssimas e de enorme volume. Assim é uma floresta extremamente húmida, uma pluvisilva (do latim pluvia = chuva e silva = floresta), onde chove praticamente todo o ano pois as correntes de ar (ventos) vindas do Oceano Atlântico carregadas de vapor de água (as nuvens são autênticos rios aéreos) ao elevarem-se sobre as altas árvores, precipitam chuva intensa.

Essa água encharca o solo e as árvores aproveitam-na. Como essas árvores são enormes, evaporam grande volume de vapor de água. São autênticas bombas bióticas de evapotranspiração. Como são imensas e enormes árvores a evapotranspirar, formam-se autênticos rios aéreos que transportam vapor de água para o interior do continente e na parede montanhosa dos Andes, são desviados para o Sul, precipitando chuva na América do Sul.

O desenfreado derrube que esta floresta tem sofrido, diminuindo drasticamente estas enormes bombas bióticas de evapotranspiração, tem provocado secas nalgumas regiões da América do Sul, onde já secaram lagos de grande dimensão, como, por exemplo, o lago Poopó da Bolívia, seco desde 2016.

Em Portugal Continental, com os derrubes florestais, particularmente desde os Descobrimentos e com os devastadores incêndios das últimas décadas, a maioria das nossas montanhas está não só desarborizada, como, também, sem solo para reter as águas das chuvas resultantes das nuvens carregadas de vapor de água do Oceano Atlântico.

Assim, como não há solo nas montanhas, a água das chuvas escorre em catadupa pelas encostas rochosas, sem solo, provocando drásticas inundações nas planícies e vales.

Por outro lado, como as montanhas do Norte e Centro não têm florestas, não há bombas bióticas de evapotranspiração que formavam rios aéreos que, transportados pelos ventos predominantes de Norte, precipitavam chuva no Alentejo e Algarve. Por isso essa região Sul de Portugal se encontra já em seca extrema.

Quando, a partir da segunda metade do século XIX, ainda na monarquia, se criaram os Serviços Florestais, para arborizar as nossas montanhas, cuja floresta natural tinha desaparecido, deu-se início a uma floresta de produção mono-específica com o pinheiro-bravo (Pinus pinaster).

Criou-se assim a maior área de pinhal contínuo da Europa. Hoje sabemos que não devíamos ter pinheirado desta maneira monótona e continua as nossas montanhas. Mas, em pleno século XX, continuamos com florestas de produção mono-espeíficas e contínuas, particularmente de eucaliptos, com a consequente desumanização do nosso meio rural, o que facilita a propagação rápida dos incêndios.

Além disso, os governantes resolveram acabar com os Serviços Florestais. Assim, o país não tem pessoal suficiente para rearborizar as áreas ardidas, tendo vindo a aumentar drasticamente a desarborização e perda de solo das montanhas, transformando-as em autênticos desertos rochosos sem água, nem biodiversidade, com a consequente diminuição de pluviosidade no Alentejo e Algarve.

Jorge Paiva (Biólogo)
Imagem: Deserto rochoso: Gerês cerca do Pico da Nevosa
*APImprensa

XVIII Feira Medieval de Silves. PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES DECORRE ATÉ DIA 02 DE JULHO

 O período de inscrições para participação de expositores na XVIII Feira Medieval de Silves decorre até ao próximo dia 02 de julho. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Silves, decorre de 10 a 20 de agosto.
A inscrição deverá ser efetuada online em www.feiramedievaldesilves.pt, plataforma onde estão, também, disponíveis diversos documentos essenciais para a formalização da inscrição, como o formulário, dossiê de expositor e regulamento da Feira. Após análise das candidaturas, a Organização comunicará a sua decisão por via eletrónica a partir do dia 10 de julho.
O telefone 282 440 800 (ext. 2743, 2744, 2746) e o endereço de correio eletrónico feira.medieval@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informação adicional sobre a iniciativa.

Orquestra TODOS Dia 28 de Junho, na Feira Mostra, em Mação às 22h30


A Orquestra TODOS atuará a 28 de Junho pelas 22h30, no arranque da Feira Mostra 2023, em Mação, que terá como um dos temas principais a Floresta.
Oriundos de várias partes do Mundo, os músicos da Orquestra Todos juntam-se num repertório com vestígios de todas as latitudes, emocionando-nos através de um puzzle musical - em despique de virtuosismos e alegrias, numa desgarrada dançante. Desta tapeçaria, com direção de Carlos Garcia, brota o que naturalmente existe de mais comum, numa fusão rica e intrincada de trilhos e heranças ancestrais.

Fundada em 2011 no Festival Todos, a Orquestra TODOS é uma orquestra intercultural criada à imagem da orquestra-irmã italiana Orchestra di Piazza Vittorio, com o objetivo de reunir músicos imigrantes a viver em Lisboa. Para lá das sonoridades próprias, trazidas pelos intérpretes, navega-se em torno de um som de fusão e contaminação, que transborda o palco em busca do público.

Intérpretes (28/06 em Mação):
Ale Damasceno (Brasil): bateria
Carlos Garcia (Portugal): direção, teclas
Danilo Lopes (Cabo Verde): voz, guitarra
Edison Otero (Colômbia): gaita colombiana, trompete
Eduardo Lala (Portugal): trombone
Francesco Valente (Itália): baixo
Gulami Yesildal (Turquia): voz, saz, percussão, sarod, alaúde
Mateja Dolsak (Eslovénia): trompete
Marc Planells (Espanha): voz, sitar, ud, saz
Marian Yanchyk (Ucrânia): violino
Múcio Sá (Brasil): guitarra portuguesa
Rubi Machado (Índia): voz
Sebastian Scheriff (Argentina): percussão
Tiago Oliveira (Portugal): guitarra

Vídeo (gravado ao vivo): https://www.youtube.com/watch?v=yscleG9IiUs

MAIS SOBRE O FÔLEGO
O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – arranca no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)
“VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)

Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz.

“PLANTA PARTY” (música, comunidade)

Série de festas nas praias fluviais que levarão à reflorestação de áreas ardidas.

“PIGMENTOS” (street art, comunidade)

Mural de street art em cinco escolas do território Fôlego (uma por município) coordenados por Mariana Patacas (Mariana PTKS) e Filipe Granja (mymaneisnotSEM), partindo de diálogos com alunos do ensino básico e os seus professores de Ciências sobre a emergência climática.

Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores

“MIGRANTES CLIMÁTICOS”

Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando

CAPICUA apresentará o projeto para crianças Mão Verde.

WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.
Programa e mais info: http://www.folego.pt/
Festival Todos: http://www.festivaltodos.com/ | festival.todos@gmail.com

Henrique Costa Santos 

Universidade de Coimbra promove Fórum de Ensino “Da Química às Engenharias”

 

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai realizar pela primeira vez o Fórum de Ensino do DEQ, “Da Química às Engenharias”, que decorre já no próximo dia 30 de junho, entre as 14 h e as 18 h, no Anfiteatro Nobre do DEQ.

Esta iniciativa, que já tem inscritos professores de diversas escolas da região Centro, pretende promover a discussão entre professores do ensino secundário da área de Físico-Química e docentes do Ensino Superior da área de Engenharia Química sobre a realidade e os desafios futuros do ensino da Química a nível do secundário e da formação posterior de engenheiros.

Durante o Fórum serão debatidos temas relacionados com as aprendizagens de Físico-Química no secundário, as condições de acesso ao ensino superior, mas também a visão atual da Química neste nível de ensino e os desafios da Engenharia Química na sociedade. Para finalizar, terá lugar uma mesa-redonda sobre “O Futuro do Ensino da Química às Engenharias”.

As inscrições no I Fórum do DEQ, “Da Química às Engenharias”, terminam já no dia 26 de junho, segunda-feira, e são obrigatórias e limitadas. Para participar pode inscrever-se aqui, ou através do email para info-deq@eq.uc.pt.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia