domingo, 3 de novembro de 2019

Desporto | André Gomes lesiona-se com gravidade no tornozelo frente ao Tottenham

O internacional português foi retirado de maca do campo, durante o encontro da 11.ª jornada da Premier League.
O internacional português André Gomes, que alinha no Everton, saiu hoje lesionado com gravidade na segunda parte do encontro com o Tottenham, da 11.ª jornada da Liga inglesa de futebol.
Aos 78 minutos, o médio luso recebeu a bola junto a linha lateral e, depois de arrancar, foi derrubado pelo sul-coreano Son, acabando por torcer o tornozelo direito no momento em que apoiou a perna no chão.
A fratura no pé de André Gomes foi visível e chocou todos os jogadores que se aproximaram do atleta do Everton, inclusive Son, que levou imediatamente as mãos à cabeça, em sinal de desespero.
André Gomes teve de ser retirado de maca do campo, sendo substituído pelo islandês Gylfi Sigurdsson, aos 84 minutos.
Son foi sancionado com um cartão amarelo pela entrada, mas o árbitro Martin Atkinson acabou por retificar a decisão e mostrou o cartão vermelho direto ao avançado sul-coreano.
No momento da lesão de André Gomes, o Everton, treinado pelo português Marco Silva, perdia por 1-0, graças a um golo de Dele Alli, aos 63 minutos.
Lusa
Foto: © Action Images via Reuters

Leiria é o Município português com o maior equilíbrio orçamental


O Município de Leiria continua a ser um dos que apresenta melhor desempenho financeiro, sendo uma referência nacional de recuperação financeira, segundo Anuário Financeiro da Ordem dos Contabilistas Certificados apresentado esta semana. 

Dos 308 municípios portugueses, Leiria ocupa a primeira posição no equilíbrio orçamental, indicador que permite aduzir o ajustamento da despesa à receita certa e permanente com vista à promoção da sustentabilidade financeira. Com um rácio de 59%, Leiria apresenta a melhor razão entre a despesa corrente acrescida do valor da média das amortizações e a receita corrente cobrada bruta. 

Para esse desempenho, contribui o facto de Leiria ser o primeiro município de grande dimensão com o menor peso de pagamentos da despesa com pessoal na despesa total, 19,4%. 

Leiria ocupa a 12ª posição dos municípios de grande dimensão com maior eficiência financeira, indicador que se tem mantido estável, e que permitiu dar um salto significativo ao nível do volume de investimento pago, nos últimos anos. Se analisada a evolução deste parâmetro, o valor rondava os 11,8 milhões de euros em 2014, tendo atingido em 2018 uma cifra próxima dos 24,8 milhões de euros. 

Neste Anuário ainda não está refletido a taxa mínima de 0,30% do IMI (Imposto Municipal de Imóveis) que entrou em vigor este ano em Leiria. Mesmo assim, em 2018, Leiria foi o vigésimo município na lista onde os seus habitantes mais conseguiram poupar na taxa de IMI, 55 euros. Ou seja, ao estabelecer a taxa de 0,38% em 2018, o Município de Leiria perdeu uma receita potencial de cerca de 7 milhões de euros, caso aplicasse a taxa máxima de 0,50%. 

No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2018, apresentado esta quarta-feira pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), destaque ainda para o facto de Leiria figurar entre os municípios de grande dimensão com maior independência financeira (70,9%). 

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na Administração Local.

Trofa | Magusto aberto à população no infantário de Giesta


A Associação de Pais do Jardim de Infância de Giesta, em Alvarelhos, vai promover um magusto no dia 9 de novembro.

A festa de S. Martinho decorre a partir das 18.30 horas, nas instalações do jardim de infância, e é aberta a toda a população.

“O objetivo da festa, para além do convívio da comunidade, é angariar fundos para as atividades dos meninos do infantário”, explicou fonte da associação ao NT.

As castanhas são oferecidas, mas há mais petiscos para degustar, como porco no espeto, cachorros quentes, bifanas, salgadinhos, caldo verde, bebidas e sobremesas.

Está garantida animação, através da atuação das crianças do jardim de infância, do Rancho Folclórico de Alvarelhos e do grupo Sons e Cantares do Ave.

Fonte:onoticiasdatrofa

Desporto | Miguel Oliveira revela que cirurgia ao ombro direito “correu bastante bem”

O prazo de recuperação deste tipo de cirurgias ronda os três meses.
A cirurgia ao ombro direito de Miguel Oliveira correu "bastante bem", revelou este domingo o piloto português que corre no Mundial de MotoGP nas redes sociais.
O almadense foi operado esta manhã num hospital em Innsbruck, na Áustria, pelo cirurgião Karl Golser, especialista nas articulações do ombro e do cotovelo.
"Apenas para vos dizer que já fui operado e que a cirurgia decorreu bastante bem. Agora preciso de tempo para descansar e recuperar", escreveu o piloto português, prometendo voltar "ainda mais forte".
Recorde-se que Miguel Oliveira sofreu uma queda a 25 de agosto, provocada pelo francês Johann Zarco, durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, que originou uma lesão num tendão e ligamentos do ombro direito.
A lesão piorou no passado dia 26 de outubro, em virtude de uma segunda queda, nos treinos livres para o GP da Austrália, quando foi atingido por uma rajada de vento numa altura em que seguia a 300 quilómetros por hora.
O prazo de recuperação deste tipo de cirurgias ronda os três meses.
Lusa

Mundo | Jogador de basebol recusa convite para encontro com presidente dos EUA

Sean Doolittle
esportefera
O jogador norte-americano de basebol Sean Doolittle recusou o convite para estar presente, com a equipa Washington Nationals, num encontro na segunda-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Os Washington Nationals conquistaram na quarta-feira a primeira 'World Series' de basebol da sua história, tendo sido convidados para uma celebração da vitória na Casa Branca, com Donald Trump.
No entanto, um dos jogadores, Sean Doolittle, fez saber que não irá ao encontro, por não se identificar com a "retórica de clivagem" do presidente norte-americano, relatou o jornal Washington Post.
"Não concordo com ele sobre várias coisas, em matéria de política, mas a minha decisão é motivada sobretudo pela retórica de clivagem no nosso país e o facto de ele apoiar teorias da conspiração", afirmou o jogador àquele jornal
A decisão de Sean Doolittle acontece meses depois de a futebolista Megan Rapinoe ter tomado a mesma decisão, depois de a equipa feminina de futebol americano ter conquistado o mundial da modalidade.
Lusa / Madremedia

Ciência | Primeira imagem de buraco negro vale a cientistas prémio de 2,7 milhões de euros

A equipa de cientistas, que inclui o astrofísico português Hugo Messias, que obteve a primeira imagem de um buraco negro recebe hoje um prémio de três milhões de dólares (2,7 milhões de euros) pelo trabalho inédito.
O Prémio Breakthrough, atribuído nos Estados Unidos, reconhece avanços científicos de excelência, tendo como patrocinadores Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, e Sergey Brin, ex-presidente da Google.
A “fotografia” do buraco negro – localizado no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra, e com uma massa 6,5 mil milhões de vezes superior à do Sol – foi apresentada em abril e foi conseguida graças aos dados recolhidos das observações feitas, no comprimento de onda rádio, com uma rede de oito radiotelescópios espalhados pelo mundo, que funcionaram como um só e com uma resolução sem precedentes.
O “telescópio gigante” foi designado Event Horizon Telescope, tendo Hugo Messias participado nas observações com um dos radiotelescópios, o ALMA, no Chile.
A equipa internacional de 347 cientistas que obteve a primeira imagem de um buraco negro supermaciço, neste caso a sua silhueta formada por gás quente e luminoso a rodopiar em seu redor, foi premiada na categoria de Física Fundamental.
A imagem dos contornos do buraco negro – o buraco em si, um corpo denso e escuro de onde nem a luz escapa, não se vê – permitiu comprovar mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral, de 1915, do físico Albert Einstein, que postula que a presença de buracos negros, os objetos cósmicos mais extremos do Universo, deforma o espaço-tempo e sobreaquece o material em seu redor.
De acordo com a equipa científica envolvida na observação, a sombra do buraco negro registada é o mais próximo da imagem do buraco negro em si, uma vez que este é totalmente escuro.
Lusa / Madremedia

Cascais | PSP devolve urso da Natura “ao seu habitat natural” após roubo por adolescentes

O caso e resolução foi anunciado pela esquadra da PSP de Cascais através do Facebook, numa fotografia em que dois agentes aparecem com o urso da Natura já recuperado.
A PSP anunciou através do Facebook a resolução de um caso de roubo do famoso urso da Natura por parte de adolescentes, numa fotografia já com o 'animal' recuperado e pronto a ser "devolvido ao seu habitat natural".
De acordo com a publicação daquela força de segurança na rede social, o caso ocorreu em Cascais.
Na rede social, os comentários multiplicaram-se de imediato com comentários dos utilizadores a afirmar que "aquele urso sempre foi uma tentação" e a manifestar o desejo de um puxão de orelhas para que aqueles jovens aprendam a não mexer naquilo que não é deles.
A atividade da Polícia de Segurança Pública nas redes sociais é um verdadeiro caso de sucessoDo Pokemon GO ao aviso para que não se comam cápsulas de detergente, são várias as publicações desta força de segurança que se tornaram virais.
E este já não é um caso só para nos deixar com um sorriso nos lábios. É um verdadeiro case study, já havendo, inclusivamente, teses de mestrado que se debruçam sobre a influência da PSP nestes meios.
Com mais de 677 mil gostos, a página de Facebook da Polícia portuguesa já foi apresentada em público em conferências como um caso de sucesso de comunicação institucional.
Madremedia

Governo afirma que gestão de Espanha do caudal do Tejo “não é aceitável”

Resultado de imagem para Governo afirma que gestão de Espanha do caudal do Tejo “não é aceitável”
O Governo considera que a gestão que Espanha fez durante o ano hidrológico 2018/2019 para lançar o regime de caudais anuais para o rio Tejo “não é aceitável”, noticia hoje o jornal Público.
O ano hidrológico 2018/2019 terminou em setembro e Espanha libertou uma média de 14 milhões de metros cúbicos de água diários da barragem de Cedilho, durante o mês de setembro, para que Espanha cumprisse o volume anual integral estabelecido na Convenção de Albufeira, refere o jornal.
"Portugal já referiu de forma clara a Espanha que vai reforçar a sua atitude na próxima reunião plenária da CADC (Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira) propondo o incremento de mecanismos de controlo que permitam evitar no futuro situações desta natureza", afirmou o MAAC citado pelo Público.
O Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC), refere o jornal, afirma que "nunca se tinha atingido uma situação em que o diferencial do escoamento acumulado em junho para o integral tivesse uma diferença tão significativa, mesmo nos anos em que se verificaram condições de exceção".
As consequências económicas, ambientais e sociais refletem-se num cenário “dramático” e o Governo português nunca recebeu explicações de Espanha, adianta o jornal.
Lusa

COIMBRA | Barco Bêbado é estrela da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (com vídeo)

A terceira edição da Anozero- Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra começou hoje, 2 de novembro, explorando diferentes espaços da cidade, com obras de 39 artistas que ora “irritam”, ora podem funcionar como antídoto para um mundo “cheio de barulho”.
A sessão inaugural, apresentada por Carlota Tomé Feiteira (Chefe da Divisão de Protocolo e Comunicação da autarquia local), decorreu na Sala da Cidade, onde discursaram Manuel Machado (Presidente da Câmara de Coimbra), Alfredo Dias (Vice-reitor da Universidade de Coimbra), Agnaldo Farias  (Curador da Anozero)  Carlos Antunes (líder do Centro de Artes Plásticas) e Américo Rodrigues (Diretor-geral das Artes).
Manuel Machado aproveitou o momento para transmitir o prazer de acolher na sala da cidade “um evento desta grandeza”.
Alfredo Dias disse que a bienal deixará uma marca que contribuirá para dar visibilidade à cidade de Coimbra.
Agnaldo Farias, (apaixonando por Coimbra), realçou a obra de José Spaniol, “uma especie de barco bêbado”.
Carlos Antunes optou por realçar os “antípodas de exaltação da bienal” e revelar um momento inusitado relacionado com a montagem do certame.
Américo Rodrigues salientou que a Bienal está enraizada e estabelece um relação fantástica com a comunidade.
A sessão inaugural da Anozero não contou com a presença de governantes ou de estações de televisão.
Veja e ouça tudo no vídeo do Direto NDC:
A bienal, que tem como tema “A Terceira Margem” (título do conto do brasileiro João Guimarães Rosa), vai estar presente em Coimbra até 29 de dezembro, com a participação de 39 artistas de 21 países, numa seleção que procurou ser paritária em relação ao género (19 mulheres e 20 homens) e às diferentes gerações, com uma aposta em jovens e emergentes artistas, que partilham o espaço com nomes consagrados como a americana Susan Hiller, o cineasta e artista plástico britânico Steve McQueen e a egípcio-canadiana Anna Boghiguian.
Continuando com o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova como um dos espaços expositivos centrais, a bienal ocupa também o Colégio das Artes, o Museu da Ciência, Sala da Cidade de Coimbra ou as Galerias Avenida, entre outros espaços.
A reflexão sobre o tempo a partir de uma ampulheta de onde vai escorrer um fio de areia ao longo da bienal (Laura Vinci) ou o diálogo entre um poema de Natália Correia e o conto de Guimarães Rosa (Marilá Dardot) são outras das propostas para o convento.
Nesta Sala da Cidade (ao lado da Câmara), encontra-se o trabalho do paulista José Spaniol – “com vocação para ser a estrela da bienal”.
Pelas ruas de Coimbra, será possível ver os painéis da turca Meriç Algun, com perguntas encontradas em formulários de pedidos de visto.
No Colégio das Artes, Steve McQueen apresenta uma obra de 2002, “Once Upon a Time”, uma sequência de 116 imagens fotográficas que a NASA enviou para o espaço acompanhada por uma banda sonora construída a partir de vozes de línguas desconhecidas.
Pela bienal, será ainda possível ver a reflexão da peruana Maya Watanabe sobre a guerra civil que afetou o seu país ou a obra “Foreign Office”, da marroquina Bouchra Khalili, que mergulha no passado perdido da era do pós-independência da Argélia.
Susan Hiller, Anna Boguiguian ou David Claerbout são outros dos artistas presentes na bienal, estando também representados Ana Hatherley e Augusto de Campos, a partir de uma exposição sobre poesia concreta e visual, com curadoria de Tomás Cunha Ferreira, artista que também participa no evento.
A bienal Anozero pode ser visitada até 29 de dezembro, contando ainda com exposições temporárias, oficinas, leituras, debates, visitas guiadas e outros eventos paralelos.
NDC

Desporto | Benfica consolida liderança com triunfo sobre o Rio Ave

Rúben Dias e Pizzi marcaram os golos dos encarnados
O Benfica garantiu hoje a continuidade na liderança isolada da I Liga de futebol, ao receber e vencer o Rio Ave, por 2-0, em jogo da 10.ª jornada, num encontro disputado no Estádio da Luz.
Depois de uma fase mais sombria a nível exibicional, a equipa orientada por Bruno Lage confirmou a subida de forma evidenciada já na partida anterior com o Portimonense (4-0) e assegurou os três pontos graças aos golos de Rúben Dias (31) - que marcou pela segunda jornada seguida - e Pizzi (51), que anotou o sétimo tento no campeonato e ascendeu ao topo dos melhores marcadores.
Numa fase particularmente sobrecarregada do calendário, com três jornadas no espaço de uma semana, e, depois do ‘Halloween’, o Benfica livrou-se dos fantasmas das exibições passadas, marcadas por uma total desinspiração, e fez uma atuação muito consistente e com pormenores de bom nível, em especial no segundo tempo.
De facto, o Rio Ave até entrou muito bem no encontro, mostrando estar confortável na Luz, ao trocar a bola com segurança e inteligência, procurando depois transições rápidas em busca de uma surpresa, nomeadamente pelas incursões de Nuno Santos ou Taremi.
Os ‘encarnados’ deram o primeiro sinal de perigo com um remate de Cervi de fora da área, aos nove, mas Tarantini respondeu à altura dois minutos depois, com um ‘tiro’ a rasar a barra de Vlachodimos.
A formação orientada por Carlos Carvalhal, que aqui reencontrou do outro lado o antigo adjunto dos tempos vividos no futebol inglês, não abdicou da sua ideia de jogo positiva, procurando baralhar as marcações do líder do campeonato. Contudo, o Benfica começou progressivamente a intensificar a sua pressão.
Com um ritmo mais elevado, os ‘encarnados’ inauguraram o marcador após mais um pontapé de canto, tal como nos últimos dois desafios. Pizzi executou o lance e Rúben Dias surgiu no coração da área a cabecear, com Kieszek a tocar na bola, mas sem argumentos para travar o remate.
O golo deu justiça ao crescimento do Benfica na partida, mas o Rio Ave ainda ameaçou o empate antes do intervalo por Nuno Santos, com um remate ao poste aos 41.
No segundo tempo, os vila-condenses colocaram Ronan no lugar de Taremi – que parecia limitado fisicamente desde os primeiros minutos -, mas foram os encarnados quem entraram melhor.
Pizzi, aos 51, na sequência de uma assistência de Cervi, finalizou para o 2-0, após um bom trabalho no coração da área, e reforçou a tranquilidade da equipa da Luz, agora galvanizada pela vantagem e pelo apoio de mais de 50 mil pessoas nas bancadas.
Carlos Carvalhal continuava a tentar inverter o rumo do jogo, lançando então Carlos Mané, mas o jogo já havia escapado em definitivo ao controlo do Rio Ave. Ao Benfica, que parecia disposto a recuperar o fulgor do início da época, só faltava uma maior eficácia. O desperdício de Rúben Dias, Cervi e Vinicius foi o que separou os ‘encarnados’ de uma nova goleada.
A jogo ainda foram Tomás Tavares – para o lugar do lesionado Grimaldo -, Gedson Fernandes e Seferovic, mas o resultado não se alterou mais.
O 2-0 foi mesmo o ponto final de uma exibição positiva da formação de Bruno Lage, que assim somou a sétima vitória consecutiva na Liga, e passa a somar 27 pontos em 30 possíveis. Já o Rio Ave mantém o sétimo posto, com 12 pontos, acumulando já quatro jornadas sem triunfos na competição.
Bancada.pt