sábado, 29 de outubro de 2016

COREIA DO NORTE AMEAÇA NOVAMENTE ATAQUE PREVENTIVO A EUA E JAPÃO


 
(dv) KNS / KCNA
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos
Em caso de provocações por parte dos Estados Unidos e seus aliados, incluindo o Japão, a Coreia do Norte pode realizar um ataque preventivo, informou a agência norte-coreana ACNC.
A Agência Central de Notícias da Coreia KNCA divulgou este sábado a informação, dizendo que as forças armadas revolucionárias do país “estão prontas para a realização de um ataque preventivo contra os seus adversários, em caso da mínima provocação por parte deles, em conformidade com os interesses de proteção da soberania da república popular e o direito à sua existência.”
O comunicado divulgado pela KNCA, citado pela agência russa Sputnik News, adverte também o Japão relativamente à introdução de sanções contra a Coreia do Norte, dizendo que nesse caso o Japão será responsabilizado pelas possíveis consequências.
No início deste mês os Estados Unidos tinham avisado Pyongyang de que qualquer ataque contra aliados dos americanos ou uso de armas nucleares pelo lado norte-coreano levará a uma “resposta instantânea e eficaz”.
Além disso, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe tinha dado ordem para preparar um pacote adicional de sanções contra a Coreia do Norte por causa do teste de lançamento de armas nucleares que a Coreia do Norte realizou em 9 de setembro.
Em agosto, a Coreia do Norte prometeu responder com um ataque nuclear preventivo às provocações dos EUA, a quem acusa de tentar invadir o território nacional.
“A tentativa dos EUA de invadir a Coreia do Norte torna-se cada vez mais irracional”, disse na ocasião um comunicado da agência estatal norte-coreana KNCA.
“O direito a um ataque nuclear preventivo não é monopólio dos Estados Unidos”, afirma a nota da KCNA, citada pela agência russa Sputnik News.
A Rússia interveio na altura na guerra de palavras, avisando a sua tradicional aliada de que ameaças de ataque nuclear preventivo poderiam justificar um ataque preventivo dos seus inimigos.
No final do mesmo mês, a Coreia do Norte divulgou um vídeo “do seu triunfante ataque nuclear a Washington”.
Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, a devastar a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.
A Coreia do Norte divulgou vídeos semelhantes no passado, incluindo um, em 2013, no qual se via a Casa Branca no visor da arma de um atirador, assim como a explosão do Capitólio.
ZAP
Comentário: os homens contra o homem. Enquanto não destruírem a humanidade não dormem, esquecendo-se que não ficam por cá para continuar a fazer das suas...
J. Carlos
____________________________

DESCOBERTO UM MISTERIOSO CEMITÉRIO DE NAVIOS NO FUNDO DO MAR NEGRO


 
Cemiério de navios no fundo do Mar Negro
Foi por mero acaso que uma equipa de arqueólogos descobriu um misterioso cemitério com cerca de 40 navios naufragados no fundo do Mar Negro, na costa da Bulgária.
Os investigadores estavam a fazer o mapeamento do leito marinho do Mar Negro, no âmbito de um projecto de arqueologia marítima que envolve diversas universidades e entidades mundiais.
Usando equipamento subaquático de alta tecnologia, incluindo dois submarinos controlados remotamente, para vasculhar o fundo do mar, os arqueólogos tropeçaram na misteriosa frota de cerca de 40 navios.
As pesquisas faziam-se a profundidades entre os 300 e os quase 1900 metros, reporta o jornal britânico The Sun.
Os navios naufragados estavam imersos a um nível tão fundo, onde o oxigénio é muito escasso, que se encontram em excelentes condições de preservação, afirma o professor Jon Adams, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.
“Estão espantosamente preservados devido às condições anóxicas do Mar Negro abaixo dos 150 metros”, sustenta o líder da investigação, citado pelo jornal.
As madeiras resistiram no tempo, fruto da falta de oxigénio, e grande parte dos cascos e dos mastros dos navios estão intactos.
Já foi possível perceber que as embarcações são dos períodos Bizantino, que imperou na região por volta de 330 d.C., e Otomano, que dominou a zona em torno de 1453.
A equipa de investigação recorreu às “últimas técnicas de registo 3D para estruturas subaquáticas” para “capturar algumas imagens espantosas sem perturbar o solo oceânico”, nota Adams.
Assim, é possível apreciar a “descoberta fascinante”, como refere o investigador, em imagens 3D divulgadas pela Universidade de Southampton.
Cemiério de navios no fundo do Mar Negro
A expedição arqueológica subaquática visava procurar paisagens pré-históricas submersas numa área “onde há milhares de anos, grandes zonas de terra foram inundadas, à medida que o nível das águas subiu, no seguimento da última Idade do Gelo”, explica a instituição de ensino.
A descoberta ocasional dos navios vai permitir aos investigadores apurar novos dados sobre as actividades comerciais que se efectuavam naquele período.
SV, ZAP
___________________________

AOS 7 ANOS, AS MENINAS JÁ SENTEM PRESSÃO PELO “CORPO PERFEITO” E NÃO SE ACHAM “SUFICIENTEMENTE BOAS”


 
Uma investigação recente, realizada por uma organização britânica, mostrou alguns dados assustadores sobre a auto-estima de crianças e adolescentes do sexo feminino.
De acordo com o estudo, realizado pela Girlguiding, apenas 61% das meninas entre os sete e os 21 anos se sentem felizes com a sua aparência. Em 2011, esse número era de 73%, o que representa uma queda significativa.
Entre os 7 e os 10 anos, 25% já se sentem pressionadas a ter um “corpo perfeito” e 15% sentem-se envergonhadas relativamente à sua aparência.
Um terço das crianças desta faixa etária disse à organização britânica que as pessoas faziam parecer que a coisa mais importante a seu respeito era precisamente a sua aparência.
Entre as que têm entre sete e oito anos, 29% acredita que as mulheres são julgadas mais pela aparência do que pelas suas habilidades – e esse número chega a 41% entre as meninas de nove e dez anos.
Talvez por isso mesmo, mais de metade das meninas entre sete e dez anos não se sentem boas o suficiente e 38% das meninas dessa idade não se sentem bonitas o suficiente.
O estudo ouviu mais de 1.600 meninas entre os sete e os 21 anos e trouxe ao debate outro ponto importante.
As partipantes disseram à organização que, na sua perspetiva, a coisa mais importante que devia ser mudada para melhorar as suas vidas é deixar de julgar as mulheres apenas pela aparência.
O vídeo abaixo mostra mais alguns pontos que surgiram com esta investigação:
ZAP / Hypeness
_____________________________________

BRITÂNICOS IDENTIFICAM TECIDO CEREBRAL FOSSILIZADO DE DINOSSAURO


 
Cientistas britânicos identificaram a primeira amostra conhecida de tecido cerebral fossilizado de um dinossauro.
Os investigadores das universidades de Cambridge e Oxford descobriram o tecido num “seixo castanho” que foi encontrado por um colecionador de fósseis no condado inglês de Sussex há mais de uma década, indicou o centro académico em comunicado.
Os cientistas creem que a cabeça do dinossauro morto ficou enterrada em barro na parte mais profunda de um pântano, o que contribuiu para a sua boa conservação.
Com o tempo, os tecidos mineralizaram, mas o espécime conservou elementos distintivos, como as meninges – a membrana protetora que rodeia o cérebro – e alguns capilares.
Martin Brasier, investigador da Universidade de Oxford falecido em 2014
Martin Brasier, investigador da Universidade de Oxford falecido em 2014
O espécime descende provavelmente do Iguanodonte, que viveu há 133 milhões de anos, e no qual se observam semelhanças com os cérebros dos crocodilos e das aves atuais.
O especialista Alex Liu, da Universidade de Cambridge, indicou que “as probabilidades de preservar tecido cerebral são incrivelmente pequenas, razão pela qual o achado deste espécime é surpreendente”.
A importância da descoberta foi pela primeira vez reconhecida pelo falecido professor da Universidade de Oxford Martin Brasier, que codirigiu a investigação até morrer num acidente de viação em 2014.
O artigo foi publicado esta semana numa edição especial da revista da Geological Society of London, que presta homenagem ao investigador falecido.

Ambiente muito ácido

O colecionador de fósseis Jamie Hiscocks, que descobriu o seixo analisado numa praia próxima de Bexhill-On-Sea em 2004, disse que sempre acreditou que tinha “alguma coisa de especial”.
“Dei-me conta de que havia algo estranho na sua conservação, mas a preservação de tecido cerebral não me passou pela cabeça”, admitiu.
Hiscocks recordou também que o malogrado Martin Brasier “se apercebeu da sua potencial relevância desde o princípio, mas só anos depois se comprovou a sua verdadeira importância”.
Por sua vez, o especialista David Norman, da Universidade de Cambridge, que trabalhou com Brasier no espécime, indicou que o tecido cerebral foi conservado num ambiente muito ácido, com baixos níveis de oxigénio.
“O que pensamos é que este dinossauro em particular morreu dentro ou próximo de uma massa de água e a sua cabeça acabou por ficar parcialmente enterrada no sedimento do fundo”, explicou Norman.
O investigador acrescentou que, como a água “tinha pouco oxigénio e era muito ácida, os tecidos moles do cérebro se preservaram provavelmente e foram expelidos antes de o resto do cadáver ficar enterrado no sedimento”.
ZAP / Lusa
_________________________________


CIENTISTAS REVELAM PORQUE É TÃO DIFÍCIL SER PONTUAL


 
SXC
-
No primeiro dia de trabalho, chegar 15 minutos mais cedo parece fácil mas com o tempo torna-se mais complicado. Os cientistas da Universidade da Califórnia e da Universidade de Londres descobriram que este problema resulta do sistema de localização do cérebro.
Em 2014, John O’Keefe, May-Britt Moser e Edvard I. Moser ganharam o Prémio Nobel de Medicina pela descoberta das “células grid” – que criam um sistema de coordenadas como um GPS mental e, basicamente, têm a função de mapear os locais por onde passamos.
Os autores do novo estudo, Anna Jafarpour e Hugo Spiers, testaram essas células de modo a entender como é que o nosso “mapa mental” muda conforme nos familiarizamos com um lugar.
Os cientistas reuniram um grupo de estudantes ingleses que residiam todos no mesmo prédio, em Londres, e pediram para desenharem, de cabeça, um mapa da rua onde moravam.
Depois, os estudantes tiveram de assinalar as trajetórias que faziam com mais frequência e estimar quanto tempo levariam de casa até vários pontos do mapa escolhidos pelos cientistas.
O estudo concluiu que os cidadãos tendem a achar que os lugares mais familiares são maiores do que realmente são.
Segundo os especialistas, nos mapas desenhados pelos estudantes, o caminho que fazem com frequência foi representado com maior dimensão do que as restantes localidades.
Relativamente ao tempo que levariam a percorrer uma trajetória, o resultado foi o oposto – quando foi apontado um caminho familiar os estudantes subestimaram o tempo que iriam demorar.
Os investigadores destacam que, com o aumento da familiaridade, o cérebro tem uma maior dificuldade em calcular o tempo necessário para percorrer determinada distância.
Ou seja, a ideia de que “não faz mal ficar mais cinco minutinhos na cama ou no sofá” é um engano do nosso cérebro, que nos faz pensar que demoramos menos tempo a chegar a um determinado local.
Por enquanto, os cientistas ainda não desvendaram a explicação neurológica, mas se algum dia chegar atrasado ao trabalho já pode explicar ao seu chefe que a culpa é do seu GPS mental.
BZR, ZAP

TRUMP TEM 4 VEZES MENOS DINHEIRO DO QUE CLINTON PARA CONTINUAR A CAMPANHA


 


(dr) heatst.com
-
Faltam 12 dias para as eleições nos EUA, e o candidato presidencial Donald Trump está em grande desvantagem financeira em comparação com a sua rival democrata Hillary Clinton.
O candidato republicano tem cerca de quatro vezes menos recursos financeiros do que Clinton, para continuar a campanha eleitoral, comunicou a Reuters.
De acordo com as estatísticas da Bloomberg, Trump arrecadou cerca de 30 milhões de dólares entre os dias 1 e 19 de outubro, restando apenas 16 milhões para os últimos 12 dias da corrida presidencial.
Quanto a Clinton, a democrata conseguiu obter 53 milhões no mesmo período e ainda tem, no total, 62 milhões de dólares à sua disposição.
Até 24 de outubro, Hillary Clinton já tinha recolhido 766 milhões para a campanha, enquanto que o candidato republicano angariou apenas 392 milhões.
Ao longo das últimas semanas, os candidatos gastaram cerca de 50 milhões de dólares nas campanhas eleitorais – mas Trump tem gasto muito menos dinheiro que Clinton.
Com o dinheiro das fundações que estão a apoiar os candidatos, mas não têm ligações diretas com eles, as receitas de Clinton atingem os 949 milhões de dólares contra os 449 milhões de dólares de Trump.
Donald Trump contribuiu, até agora, com 56 milhões de dólares da sua própria fortuna mas afirma que irá despender um total de 100 milhões de dólares antes das eleições.
As presidenciais norte-americanas serão realizadas no dia 8 de novembro.
ZAP / Sputnik News

Nuno: “Ficamos dois pontos mais longe de onde queríamos estar”

Resultado de imagem para Nuno: “Ficamos dois pontos mais longe de onde queríamos estar”
Nuno Espírito Santo lamentou a falta de eficácia do FC Porto, no empate a zero bolas com o Vitória de Setúbal.
Nuno Espírito Santo lamentou a falta de eficácia do FC Porto, no empate a zero bolas com o Vitória de Setúbal. O técnico do FC Porto sublinhou, na zona de entrevistas rápidas, que era crucial vencer mas tal não foi possível. NES espera que a equipa aprenda com este jogo para os encontros futuros.
Falta de eficácia: "Um jogo em que não conseguimos, na sua plenitude, ser a equipa que devemos ser. Faltou eficácia, tivemos demasiadas oportunidades falhadas que, se concretizadas, mudavam a história do jogo. Houve uma equipa que quis ganhar, o FC Porto, mas que, por ineficácia não conseguiu."
Jogar à Porto: "Era uma semana transcendente para nós, não vencer hoje significa ficar dois pontos mais longe de onde queríamos estar. Temos de aprender com os erros, ergue-nos rapidamente para podermos estar bem na Champions. Era importante vencer."
Concentração: "Penso no jogo, numa semana que era importante para nós e num empate que significa estar dois pontos mais longe de onde queríamos estar, numa semana que era transcendental no objetivo que tínhamos traçado, temos de assimilar e aprender com os erros que cometemos hoje, levantar-nos rapidamente para quarta-feira prepara o jogo da Champions muito bem. Uma vitória significa muito para nós nesse jogo e vamos continuar a crescer e a melhorar.
Jovens no ataque: "São jogadores jovens que quase conseguiram ser jogadores à Porto, apenas houve momentos em que não. É um aviso para nós, que temos de melhorar todos os dias, porque estes jogos são fundamentais e estes pontos eram-no para o objetivo final que é ser campeão."
O FC Porto não foi além de um empate a zero bolas com o Vitória de Setúbal, em jogo da 9.ª jornada da I Liga. Quem beneficia com este empate é o Benfica que passa a ter cinco pontos de vantagem sobre os ´dragões` e sete sobre o Sporting.
sapo desporto
_______________________________

Centros de Segurança Social passam a ter horário contínuo

Resultado de imagem para Centros de Segurança Social passam a ter horário contínuo
Plano estratégico de atendimento vai reformular os canais presencial, eletrónico e telefónico. Na segunda-feira os serviços abrem à hora do almoço.
Aproveitar a hora do almoço para ir a um dos serviços de atendimento da Segurança Social tratar do abono de família, do pagamento de contribuições ou esclarecer dúvidas sobre prestações de desemprego era até agora uma tarefa impossível. Mas deixa de o ser a partir de segunda-feira, data em que a maioria dos mais de 300 centros passa a ter horário contínuo – sem interrupções para o almoço. E este é apenas um dos primeiros passos do vasto plano estratégico de atendimento da Segurança Social, que vai estender-se também aos canais eletrónico (Segurança Social Direta) e telefónico.
Entre as prioridades deste plano está a necessidade de proporcionar um melhor atendimento aos particulares e empresas tanto ao nível da disponibilidade como da qualidade da informação prestada. É que, como sublinhou ao Dinheiro Vivo o presidente do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais, “o acesso, a transparência e a qualidade da informação são fatores críticos” num sistema como a Segurança Social. No atendimento presencial, o horário continuo das 09h00 às 16h00 apenas não será observado num pequeno número de serviços de menor dimensão. Os que funcionam nas Lojas do Cidadão manterão o atual horário – que é mais alargado.
Fonte: Dinheiro Vivo
_______________________________


Hora de Fecho: Pode uma playlist salvar um candidato?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
MÚSICA 
De Washington a Obama, chegando agora a Hillary e Trump, estão mais de dois séculos de canções de campanha. Esta é a história de como a música ganhou voz nas eleições americanas e como foi aproveitada
É o segundo caso esta semana. Antigo secretário de Estado diz que ministro sabia deste caso, que terá estado na origem da sua saída. Ministro nega. A demissão surge após perguntas do Observador.
CDS diz que o ministro da Educação não tem condições para continuar em funções por causa da licenciatura do chefe de gabinete do secretário de Estado. PSD pede "explicações urgentes".
Jorge Costa lembrou ao CDS o tempo que Miguel Relvas permaneceu no Governo para dizer que a direita não tem "créditos" para pedir a demissão do ministro da Educação. "Caso está encerrado", para o BE.
Sim, chegou a hora de inverno. Não se esqueça de atrasar os ponteiros do relógio, de sábado para domingo. Quando forem duas da manhã, o ponteiro passa para a uma.
O Observador deu a volta ao mundo e selecionou oito países onde isto de avançar, atrasar ou não mudar os ponteiros do relógio tem história.
O Bloco não desiste e pressiona António Costa: os bloquistas vão avançar com uma iniciativa legislativa para limitar os salários dos gestores público ao ordenado do primeiro-ministro.
O antigo autarca do Porto está no terreno a estudar as condições para avançar com uma alternativa no PSD. Ainda esta semana Passos deixou um aviso ao eventuais desafiadores no partido.
Pouco antes da meia-noite o Governo cumpriu e enviou as tabelas em falta, Pelo meio, o Governo também reformulou algumas das contas que tinha das medidas para cortar o défice do próximo ano.
Os 28 Estados-membros da União Europeia adotaram sexta-feira à noite o conjunto dos textos que compõem o acordo de comércio livre com o Canadá, anunciou o Conselho Europeu. 
Opinião

André Azevedo Alves
Se ainda restar algum vestígio de decência e sentido institucional no governo da “geringonça”, o tempo de Tiago Brandão Rodrigues no papel de ministro da Educação só pode ter chegado ao fim. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Hillary Clinton não só quer ser a futura papisa de todas as religiões, como ainda se propõe fundar uma nova inquisição. Mas Donald Trump não é melhor…

Ruth Manus
Quem paga o preço da overdose de trabalho é o que temos de mais valioso. Nossa saúde, nosso humor, nossos amores. 

Rui Ramos
O mais inquietante da novela socrática é o aparente estado de negação ou de simples indiferença daqueles que a investigação vai expondo, bem como das instituições e empresas que os enquadram. 

Miguel Tamen
Na música portuguesa, generalizou-se a ideia de que ao que é português convém ser descrito como parte do mundo; e que se trata de um assunto de conversa extraordinamente digno. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

____________________________________


Projeto Ler em ComunIDADE promove sessões de leitura para seniores na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha está a desenvolver sessões de leitura sob a forma de tertúlia para os seniores de seis IPSS do Concelho. O projeto “Ler em ComunIDADE”, desenvolvido no âmbito do Programa Idade Maior, visa promover hábitos de leitura e o debate de ideias, contribuindo assim para a melhoria de qualidade de vida dos utentes das instituições, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.

Ao longo de cinco sessões mensais, cerca de 130 seniores terão a oportunidade de ouvir contos e poemas que se debruçam sobre uma temática relevante para a promoção do envelhecimento ativo. No mês de outubro, a equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver o conceito de atenção plena, no aqui e agora. Entre histórias e partilha de experiências pessoais, os participantes aprendem a importância dos exercícios de relaxamento e da escuta ativa, para se sentir melhor consigo e com os outros. No final da sessão, os seniores são convidados a pôr em prática os conceitos aprendidos na sua instituição.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social participantes nas sessões “Ler em ComunIDADE” são a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, o Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas (Cediara), o Centro Social e Paroquial de Angeja, o Centro Social e Paroquial de St.ª Eulália, a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha e a Probranca – Associação para o Desenvolvimento Sócio-Cultural da Branca.

Para além das sessões de leitura, o projeto “Ler em ComunIDADE” inclui a atividade “Cesto dos Livros”. De forma periódica, a Biblioteca Municipal envia para as IPSS participantes um cesto com vários recursos de leitura que os utentes podem requisitar para leitura individual ou para atividades em grupo. Os recursos selecionados, que podem ser livros ou outros meios de difusão, estão enquadrados nos temas abordados nas sessões de leitura e podem incluir sugestões dos técnicos das instituições, tendo em conta a especificidade dos utentes.

_______________________





Angeja recebe oficina sobre Segurança no Manuseamento de Máquinas Agrícolas

O CLDS 3G Albergaria Integra'T vai organizar a oficina “Segurança no Manuseamento de Máquinas Agrícolas” no dia 5 de novembro, sábado, na sede da Junta de Freguesia de Angeja. A sessão é a segunda de um ciclo de workshops gratuitos sobre agricultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia de Angeja.

A oficina decorre das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30, sendo dinamizada por técnicos da Escola Profissional de Torredeita. Ao longo das seis horas vão ser abordados os tipos de riscos profissionais, as causas dos acidentes profissionais, os riscos mais frequentes no uso de máquinas agrícolas e as medidas de segurança.

A participação na oficina é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que pode ser feita através do endereço eletrónico sonia.ferreira@cldsalbergaria.pt ou do número 967 128 337.

O primeiro workshop do ciclo teve lugar no dia 15 de outubro, em Ribeira de Fráguas, e abordou o tema “Horta Biológica e Saudável”. As 25 vagas esgotaram-se rapidamente e a organização decidiu abrir uma nova sessão, que decorre amanhã, na sede da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas.


A terceira e quarta oficina do ciclo sobre agricultura estão agendadas para o próximo ano, em data e local a definir. Os temas vão ser “Segurança Alimentar e Saúde Pública” e “Empreendedorismo Agrícola”. 

________________________


Revista Albergue vai ser apresentada no dia 5 de novembro na Biblioteca Municipal

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai apresentar o terceiro número da revista “Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha” no dia 5 de novembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal. A publicação anual da Autarquia, que promove a investigação, preservação, valorização e divulgação do património concelhio, conta com 16 artigos de diversos investigadores locais e nacionais, bem como a contribuição de um autor brasileiro.

A revista Albergue pretende ser um local onde investigadores da História e do Património local “possam editar os resultados dos seus estudos, fomentando e incentivando, assim, o aparecimento de mais e melhores trabalhos de investigação sobre estas temáticas”, salienta Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Diretor da publicação. Os dois primeiros números, lançados em 2014 e 2015, esgotaram pelo que a edição deste ano terá uma tiragem de 600 exemplares, mais cem do que nos anos anteriores.

Os artigos publicados abordam variados temas, como a arte sacra, o cinema, a emigração, a política e a religião, abarcando não só o património edificado, mas também o natural, o imaterial e o geológico. “Manuel Guimarães – O Cinema ou a Vida”, de Leonor Areal, “A Fauna e Flora na Envolvente ao Rio Fílveda”, de Milene Matos e “As Mamoas do Taco (Albergaria-aVelha) – Recuperação e Valorização Patrimonial”, de Pedro Sobral de Carvalho e Vera Caetano são alguns dos artigos que podem ser encontrados no terceiro número da revista Albergue. Destaca-se, ainda, o estudo biográfico do brasileiro Wanderlei de Oliveira Menezes intitulado “A Trajetória de José Álvares Ferreira (1737-1810) – Um Albergariense e a Carreira da Magistratura no Reino e Ultramar Português”.

A imagem de capa é um retrato a óleo de Bernardino Máximo de Albuquerque existente no Salão Nobre dos Paços do Município. “Homenageamos aquele que foi provavelmente o principal autarca Albergariense de todos os tempos, e que marcou a viragem do século XIX para o século XX, bem como a transição da Monarquia para a República”, explica Delfim Bismarck.


A revista Albergue pode ser adquirida na Biblioteca e Arquivo Municipais pelo preço de dez euros. 


Crianças aprendem técnicas de expressão dramática na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha promove, na manhã de 12 de novembro, a primeira sessão TeatroTeca, um projeto de exploração do corpo e do mundo interior da criança através de técnicas de expressão dramática infantil. A participação é gratuita.

Dirigido a famílias com crianças entre os quatro e os sete anos, a TeatroTeca recorre a músicas, jogos e exercícios para transformar os meninos em personagens de um mundo de faz de conta. O projeto de expressão dramática é dinamizado pela atriz e clown Vanessa A. Martins e está dividido em duas partes, com a segunda sessão a decorrer na manhã de 10 de dezembro.

Nas duas sessões os participantes vão experimentar diversos cenários, que os podem levar a uma viagem ao Havai ou então a acompanhar esquilos esfomeados. Todos os exercícios visam estimular os vários sentidos, levando as crianças a descobrirem o próprio corpo e aquilo que ele consegue fazer.

A participação nas sessões TeatroTeca é gratuita, mas carece de inscrição prévia em biblioteca@cm-albergaria.pt. As inscrições são limitadas a 15 crianças, mais um acompanhante, e são aceites por ordem de chegada.

Vanessa A. Martins nasceu em 1985 e estudou na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, e na Escola Internacional de Teatro Lassaâd Saidi, em Bruxelas. Foi cofundadora da plataforma transdisciplinar de artes performativas “Ossos do Ofício” e tem colaborado com várias associações e companhias, entre as quais a Terra na Boca e a Companhia de Teatro e Marionetas Mandrágora. Reside, atualmente, em Valmaior e desenvolve a sua atividade artística em Santa Maria da Feira, onde prepara uma nova criação em candidatura para o Imaginarius.