sexta-feira, 5 de março de 2021

Portugal doa 60.000 testes a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Cerca de 60.000 testes PCR para testagem da covid-19 e respetivos kits de extração doados por Portugal começam hoje a ser entregues a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, anunciou o Governo português.

A medida visa reforçar os meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção e insere-se no compromisso assumido por Portugal no combate à pandemia e na mitigação dos seus impactos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Cada um destes países receberá 20.000 testes doados por Portugal, com Cabo Verde e a Guiné-Bissau a receber este material ainda hoje e São Tomé e Príncipe no sábado.

A entrega do material será feita às autoridades nacionais daqueles países através das representações diplomáticas portuguesas na Cidade da Praia, Bissau e São Tomé, refere a nota conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde portugueses.

A oferta faz parte da segunda fase do "Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19" entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, promovido pelo Governo português, através destes dois ministérios, a qual prevê apoiar estes países nas áreas de testagem, formação e capacitação e no envio de equipamentos de proteção individual e na vacinação.

Cabo Verde regista, até ao momento, 152 mortos e 15.621 casos de covid-19, a Guiné-Bissau 49 mortos e 3.301 casos e São Tomé e Príncipe 30 mortos e 1.895 casos.

Lusa

Câmara de Águeda recebe distinção “Plano de Manutenção das instalações desportivas 2021”

 Numa votação feita pelos Municípios Amigos do Desporto, a Câmara de Águeda foi distinguida pelo seu trabalho em prol da melhoria das condições para a prática de desporto e da atividade física.

A Câmara Municipal de Águeda acaba de vencer mais um prémio na área do Desporto, atribuído pela Plataforma Cidade Social, desta vez relativo ao Plano de Manutenção das instalações desportivas 2021. A esta distinção junta-se as duas recebidas no final do ano passado, o primeiro lugar na “Presença Digital no Desporto do ano 2020” e o segundo lugar na “Intervenção Covid-19 no Desporto do ano 2020”.

O Município de Águeda foi eleito pelos seus pares (pelos 130 Municípios de todo o país que fazem parte daquela estrutura) como tendo o melhor Plano de Manutenção das instalações desportivas do país, na categoria de concelhos entre 10.001 e 50.000 habitantes.

“As áreas da saúde e do desporto são fundamentais e estratégicas para nós, sendo visíveis nas políticas de incentivo desportivo que adotamos e nas boas práticas que têm sido reconhecidas nacional e internacionalmente”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o objetivo de fundo de toda a ação municipal, baseada no conceito de que o “Desporto é vida”, é promover o aumento da prática da prática da atividade física e desportiva na população do concelho.

Neste sentido, torna-se essencial dotar os equipamentos desportivos municipais das condições adequadas e com a máxima qualidade para promover um desporto para todos, pelo que a Câmara de Águeda desenvolveu um plano de manutenção específico para cada instalação desportiva, que foi agora distinguido pela Plataforma Cidade Social, numa votação efetuada pelos restantes municípios.

Melhorar a funcionalidade das instalações desportivas; prolongar a vida útil dos equipamentos, máquinas e do próprio espaço; melhorar a imagem e assegurar a higienização dos espaços ou reduzir os custos financeiros (com otimização dos consumos energéticos, de água e consumíveis) são alguns dos pressupostos que o Plano de Manutenção se propõe atingir, com a meta máxima de melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados à população.

Para cada um dos equipamentos desportivos municipais (Piscinas Municipais, Estádio Municipal, Águeda Bike Park, Polidesportivos, entre outros) foi elaborado um documento onde constam as Instruções de Trabalho, que estabelece as orientações, elabora a lista de tarefas necessárias e determina as ações a realizar para atingir os pressupostos de melhoria definidos.

Refira-se ainda que o Município de Águeda tem uma rede de dez trilhos pedestres, cuja manutenção foi consignada às Juntas e Uniões de Freguesias através de protocolos e que são tidos em conta neste Plano de Manutenção.

Este documento aponta ainda que a Câmara de Águeda dispõe de um conjunto de parques de jogo e recreio distribuídos pelo território concelhio, que possuem, tal como determina a legislação em vigor, um “Livro de Manutenção”.

 

Melhorias realizadas

A Câmara de Águeda tem realizado, ao longo dos últimos anos, constantes intervenções de melhoria e manutenção dos equipamentos desportivos municipais, nomeadamente no que se refere à eficiência energética ou à requalificação dos espaços, para além de desenvolver programas de incentivo para a beneficiação das instalações desportivas das coletividades do concelho e consequente melhoria das condições de prática das várias modalidades para os atletas.

A título de exemplo, entre as obras efetuadas nas Piscinas Municipais está a substituição das caldeiras modulares convencionais a gás por caldeiras de condensação a gás, a substituição de termoacumuladores de águas quentes sanitárias e a substituição parcial da iluminação por lâmpadas LED, com o objetivo de minimizar custos energéticos.

Uma outra intervenção relevante foi a instalação de uma misturadora eletrónica, que, para além de garantir e manter a temperatura das águas quentes sanitárias, está programada para, semanalmente, efetuar uma desinfeção térmica, essencial para a prevenção da Legionella.

Ainda nas Piscinas procedeu-se à substituição do teto falso dos balneários e secretaria; as barreiras físicas na zona destinada ao público foram substituídas por acrílicos; e foram requalificados os tanques, para além de outras obras de manutenção e reparação regulares (filtros, quadro elétrico, elevador, etc.).

De referir ainda que a infraestrutura do polidesportivo localizado na Praça 1.º de Maio sofreu uma requalificação profunda no ano passado, com a substituição do antigo piso do relvado sintético por um pavimento multidesportivo de alta resistência à base de resina acrílica.

No ano passado, as pistas do Águeda Bike Park foram intervencionadas com o apoio de um serviço externo especializado, que englobou a requalificação profunda das pistas e formação de técnicos do município, de forma a capacitá-los com competências técnicas para efetuarem a manutenção contínua desta infraestrutura.

Entre essa requalificação contam-se, entre outras, a abertura de valas de escoamento (para orientação das águas pluviais e evitar a degradação nas pistas), a reparação de pontos críticos de escoamento de água com colocação de rachão em zonas com grandes declives, a reparação das pontes de madeira e a colocação de areia de calcário nas pistas, bem como o produto dustex que assegura uma maior compactação e, consequentemente, previne novas intervenções.

De referir ainda que, em total respeito pelo Código Regulamentar, a Câmara de Águeda atribui anualmente às coletividades desportivas do concelho diferentes apoios, entre os quais se contam os que se visam comparticipar a realização de obras de construção e/ou conservação de instalações, assegurando, desse modo, as melhores condições de segurança para a prática desportiva por parte dos atletas. Na época 2019/2020, foram comparticipadas oito coletividades aguedenses, num total de 94.626,97 euros, com o objetivo de requalificar as respetivas instalações, desde simples melhorias de pinturas a substituições de sistemas de iluminação para garantir uma melhor eficiência energética.

De igual forma e no âmbito de uma aposta estratégica em criar as melhores condições para a prática do desporto em todo o concelho, a Câmara de Águeda criou o Programa de Requalificação dos relvados naturais e sintéticos para a prática de futebol, que visa apoiar os clubes em dotar os seus espaços das melhores condições para a prática da modalidade, bem como para a formação de jovens. Nesta área e nos últimos cinco anos, o Município de Águeda investiu um total de 815.794,93 euros.

TEATRO AVEIRENSE CELEBRA 140 ANOS

Data marcada com o lançamento de cinco vídeos; Anunciadas também as primeiras novidades da reabertura 

O Teatro Aveirense celebra os seus 140 anos, esta sexta-feira, 5 de março. Atualmente de portas fechadas devido à pandemia e à antecipação da sua obra de reabilitação, decidimos assinalar a data através de um conjunto de vídeos criados com vários membros da comunidade artística e criativa de Aveiro. O primeiro é lançado no dia do aniversário e os restantes nos dias seguintes.

Realizados por Nuno Barbosa, estes vídeos, de curta duração, contam com as atuações de Lara Pereira, mema., Nico Pires e Teresa Queirós, com um texto original de Bruno dos Reis. As filmagens aconteceram no topo do Teatro Aveirense, beneficiando da luz e cenário que este espaço proporciona, numa alusão ao seu envolvimento com a cidade, a região e o mundo. A frase que sintetiza a ideia é “Deste palco vê-se o mundo”.

Com o assinalar do aniversário, o Teatro Aveirense anuncia ainda o seu regresso para setembro, altura em que terá uma nova identidade gráfica e novas ferramentas de comunicação, assim como uma exposição e um livro que têm como objetivo mostrar este teatro de forma inédita. É anunciada ainda uma programação para celebrar os 140 anos, com eventos nas diversas áreas artísticas que têm feito parte da história do Teatro Aveirense. Para mais tarde fica a revelação do programa completo.

Link para os vídeos:

https://www.youtube.com/channel/UC060iD-rVsbsREHn1_2u1dA

Imagem Terra NOVA

Proença-a-Nova na rota do Campeonato de Portugal de Veículos Elétricos


A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) vai organizar pela primeira vez o Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021, uma competição destinada a veículos 100% elétricos que se desdobrará em quatro provas. A segunda delas realiza-se em Proença-a-Nova com uma Eco Race a decorrer nos dias 24 e 25 de julho. “A descarbonização encontra-se hoje na agenda mediática e faz parte dos próximos anos, consubstanciada no «GREEN DEAL» como referência do próximo quadro de apoio comunitário. Proença-a-Nova, já em 2007 com o conceito carbono zero, dava passos nesta temática e estes territórios são coletores de carbono e geradores de externalidades positivas no equilíbrio ambiental”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, para quem esta prova é uma forma de dar relevância à preservação do meio ambiente, numa estratégia que a todos deve envolver, quanto mais rápido melhor.

Esta quinta-feira, 4 de março, Paulo Almeida, do Clássico Clube de Portugal e um dos promotores deste campeonato, realizou uma visita técnica ao concelho para se começar a preparar o percurso da prova. Em declarações ao jornal Reconquista, Paulo Almeida refere que a escolha recaiu sobre Proença-a-Nova pois, para além de ter havido interesse por parte do executivo, “estamos a falar de um concelho que produz dez vez mais energia verde do que aquela que precisa e tem estradas magníficas para um evento desta natureza”. O responsável adiantou igualmente o modelo de evento, com verificações técnicas com exposição dos carros e sessão de estrada com cerca de cem quilómetros no primeiro dia; nova etapa e entrega de prémios no segundo dia.

“O automobilismo português vai escrever mais uma importante página na sua história com a realização, este ano, de um campeonato nacional 100% elétrico. O Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021 segue o que já tinha sido começado em 2019 com a Taça de Portugal de Novas Energias e vai disputar, através de quatro etapas, provas na modalidade de regularidade com veículos totalmente descarbonizados”, refere a FPAK que pretende, desta forma, inovar e criar condições para uma sociedade sustentável. “Orientada pelas denominadas energias limpas, com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (battery electric vehicle)”. Está aberto tanto a participantes nacionais como estrangeiros.

Para além de Proença-a-Nova, o Campeonato de Portugal de Novas Energias vai passar por Oeiras nos dias 18 e 20 de junho, com a prova “Oeiras Eco Rally-Portugal”, pela Estrada Nacional 2, com a “Rota N2 Electric” a 6 e 7 de novembro, e terminará com o “Circuito UVE”, a realizar em data ainda por definir.

PARIR SOZINHA, EM COIMBRA, NÃO!


Campanha #PARIRSOZINHAEMCOIMBRANÃO acerca das restrições da presença de acompanhante da grávida

O Movimento Nascer em Coimbra, formado durante o contexto de pandemia por um grupo de pessoas unidas e focadas na promoção da humanização do parto, bem como no acesso à (in)formação no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, visa, sobretudo, a efetivação de liberdades e garantias no acesso de direitos a grávidas e respetivos/as acompanhantes, cuja suspensão se verifica devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19.

O Movimento Nascer em Coimbra tem desenvolvido várias atividades (Rodas de Conversa virtuais) junto de grávidas, companheiros/as, familiares, pessoas significativas, profissionais de saúde, estudantes de áreas da saúde e/ou sociedade civil, com uma periodicidade quinzenal. É nestes contextos que chegam, com frequência, relatos assentes em dúvidas, ansiedade e frustração com base nas restrições impostas pela DGS, sendo que a aplicabilidade das mesmas é da responsabilidade das respetivas Maternidades. Destas restrições, a que tem gerado mais queixas e sofrimento, diz respeito, sobretudo, ao impedimento da presença de acompanhante durante e no trabalho de parto, podendo este/a estar presente, apenas, e dependendo das instituições, durante o período expulsivo, tendo, posteriormente, de abandonar o local, não havendo acesso a visitas durante o período de internamento.

Esta situação está a roubar às famílias o momento irrepetível do nascimento dos/as seus/suas filhos/as e a afetar a saúde mental de mães, pais e bebés. O apoio emocional e físico constante e ininterrupto durante o trabalho de parto e o parto é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), suportada pela evidência científica: a presença de uma figura de referência que a mulher conhece e em quem confia é essencial para que esta se sinta segura. Os direitos da mulher em Portugal são também claros neste sentido.

O acompanhamento no momento do parto encontra-se regulado nos artigos 12º, 16.º e 17.º da Lei 15/2014, de 21 de março, podendo apenas ser limitado em casos de situações clínicas graves. As recomendações da Organização Mundial de Saúde são de verificação legal obrigatória, conforme preceitua o n.º 6 do artigo 15.º-F da Lei 15/2014, de 21 de março, com as alterações introduzidas pela Lei 110/2019, de 9 de setembro. Muitos países europeus já estão, com os devidos cuidados, a rever as restrições impostas ao acompanhamento na gravidez e parto, em Portugal, alguns hospitais e maternidades também, o CHUC pode e deve fazer o mesmo.

Entendemos que urge uma solução para estas questões, de forma a amenizar a crescente preocupação e ansiedade das famílias em geral e garantir, acima de tudo, uma experiência de parto positiva, segura e qualificada, tendo por base as premissas da OMS. Neste sentido, e inspiradas pela campanha lançada pela APDMGP - Associação Portuguesa pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e no Parto, em setembro do ano passado, lançámos ontem, dia 4 de março, a campanha #parirsozinhaemcoimbranão nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram: @nasceremcoimbra) e disponibilizámos uma minuta de carta para que grávidas e familiares possam também reivindicar junto das autoridades de saúde de Coimbra a revisão desta questão da maior importância.

Piaget dedica semana à Igualdade de Género | Escola Superior de Educação reúne especialistas de diversas áreas e membros da sociedade civil

Assumindo a importância de um debate alargado em torno do conceito social de género, o Instituto Piaget promove de 8 a 13 de março a realização da Semana da Igualdade de Género.


A iniciativa, organizada pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, na qualidade de Escola Associada UNESCO, reunirá especialistas de diversas áreas, assim como membros da sociedade civil, para uma série de eventos diários.

 

A semana que se inicia com a comemoração, no dia 8, do Dia Internacional da Mulher, reconhecido pelas Nações Unidas há mais de 40 anos, inclui várias mesas redondas, tertúlias e um workshop. O ciclo conta igualmente com a colaboração do Plano Nacional de Leitura (PNL2027), podendo ser acompanhado através das transmissões em direto via rede social Facebook do Instituto Piaget ou da plataforma Zoom, face ao atual contexto pandémico.

 


A Escola Superior de Educação preparou para esta Semana da Igualdade de Género uma seleção de temas que possibilitam a reflexão e a partilha de experiências relativas aos desafios colocados pelas sociedades atuais a homens e mulheres. É o caso de temas como a emancipação feminina; o lugar da mulher na literatura; a abordagem da igualdade de género junto das crianças como conteúdo central na promoção da cidadania; os estereótipos associados ao profissional masculino no exercício da docência na educação infantil; até ao lugar da figura paterna na educação dos filhos.

 

Com esta panóplia de assuntos, o Piaget pretende sublinhar o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, no sentido de se contribuir para a eliminação de disparidades de género na educação, independentemente da faixa etária, do nível de escolaridade e do contexto de intervenção.

 

Atendendo ainda às significativas desigualdades e constante desvalorização geralmente associada a diversos serviços desempenhados por mulheres, este ciclo de eventos assume também um espaço para promoção do empoderamento feminino, por meio de um workshop sobre o tema “Empreendedorismo no Feminino”. Um desafio assumido pelo Piaget como contributo para o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, consagrado precisamente à Igualdade de Género.

 

O pontapé de saída da Semana da Igualdade de Género é dado na segunda-feira, dia 8, com uma mesa redonda dedicada ao tema “Desafios para o empoderamento feminino”. Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto da Segurança Social e ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade; Judite Primo, professora da Universidade Lusófona nos programas de doutoramento e mestrado; e Elisabete Brasil, investigadora doutoranda do CICS.Nova e formadora em Violência Doméstica e de Género, são as convidadas desta sessão.

 

A Comissão Organizadora da Semana da Igualdade de Género é composta pelos professores universitários Alda Bernardes, Ana Leitão e Miguel Feio.

Águeda | Lançado concurso para a construção da Ecopista do Vouga

 Empreitada ligará os lugares de Foz, no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga, e Sernada do Vouga, no concelho de Águeda.

O concurso público para a construção da Ecopista do Vouga, que ligará os lugares de Foz (no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga) e Sernada do Vouga (no Concelho de Águeda) acaba de ser lançado pela Câmara Municipal de Águeda, com o preço base de 158.866,83 euros.

“Esta empreitada tem uma grande relevância em termos turísticos, ambientais, históricos e económicos e valoriza Águeda e a região”, sublinhou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que este projeto assegura a ligação do Complexo Ferroviário de Sernada da Ecopista do Vouga até à Ecopista do Dão.

De facto, este troço que agora vai ser construído vai aproveitar algum do traçado existente da antiga linha férrea de ligação entre Sernada do Vouga e Viseu que se encontra em terra batida e brita. O projeto tem início em Sever de Vouga onde já se encontra construída a pista ciclável e termina em Sernada do Vouga.

A empreitada tem a extensão de 4.628 metros, dos quais 900 metros se situam em Albergaria-a-Velha, que, quando concluída, ligará Sernada do Vouga a Santa Comba Dão, ligando os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, através de um traçado ciclável e pedestre, criando uma rede de ecopistas de âmbito regional.

Permitirá, ainda, ligar os concelhos de Albergaria-a-Velha de Águeda ao troço da Ecopista do Vouga já executado no concelho de Sever do Vouga, dando aos ciclistas que fazem este percurso boas condições cicláveis.

Esta empreitada, que tem um prazo de execução de 120 dias, será cofinanciada pelo Turismo de Portugal, I.P., através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, a uma taxa de 70% sobre o custo elegível aprovado na candidatura, que é de 151.368,33 euros.

Esta candidatura está integrada no “Projeto de infraestruturação, monitorização e gestão integrada dos traçados estruturantes da Grande Rota da Ria de Aveiro – Ecopista do Vouga”, para o qual foi celebrado um Protocolo de Cooperação envolvendo a Turismo Centro de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os Municípios de Águeda, Aveiro, Murtosa e Ovar.

Refira-se que, no mês passado, foi celebrado um protocolo de cooperação entre os Municípios de Águeda e de Albergaria-a-Velha, tendo em vista a construção deste troço da Ecopista do Vouga, cujo concurso público acaba de ser lançado.

Esta pista irá servir como ligação ciclável e pedestre complementar entre os dois concelhos e o de Sever do Vouga, incentivando a utilização dos meios suaves de mobilidade e contribuindo, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento turístico e económico da região.

Segundo os termos desse acordo, ao Município de Albergaria-a-Velha caberá as despesas inerentes à execução dos trabalhos não cofinanciados na extensão de 900 metros lineares da ecopista situados na área daquele concelho.


Na foto: António Loureiro (Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha), Jorge Almeida (Presidente da Câmara de Águeda) e António Coutinho (Presidente da Câmara de Sever do Vouga)

AdRA avança com obras de saneamento de mais de três milhões de euros em Águeda

 Os avisos dos concursos públicos para a construção das redes de saneamento foram publicados em Diário da República.

Foram publicados, em Diário da República, os avisos dos concursos públicos para a construção das redes de saneamento em várias localidades do concelho de Águeda, num total de investimento de 3.375.000 euros.

“Estas são obras estruturantes que vão melhorar a qualidade de vidas dos cidadãos e que permitem construir um futuro melhor”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que as empreitadas são da responsabilidade da AdRA – Águas da Região de Aveiro.

Um dos concursos públicos refere-se à construção das redes de saneamento da parte alta de Arrancada do Vouga e Sobreiro, na freguesia de Valongo do Vouga, e de Á-dos-Ferreiros e Junqueiro, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba, que comporta um investimento de 2.250.000 euros. A empreitada, que tem um prazo de execução de 540 dias, tem por objeto a construção de um sistema de drenagem de águas residuais domésticas de 12,2 quilómetros de rede gravítica, 284 ramais domiciliários, nove estações elevatórias e respetivas condutas.

O outro aviso, que tem um valor base de 760.000 euros, respeita à rede de saneamento de Sernada, na freguesia de Macinhata do Vouga, numa extensão de de 2,5 quilómetros de rede gravítica, que implicará a construção de 91 ramais domiciliários, duas estações elevatórias e respetivas condutas. Esta empreitada tem um prazo de execução de 365 dias.

Foi ainda publicado um terceiro aviso, com um preço base de 365.000 euros e um prazo de execução de 120 dias, referente à construção de um sistema de drenagem de águas residuais domésticas na rua e travessa do Porto das Vacas, em Águeda, numa extensão de 1,3 quilómetros de rede gravítica, 35 ramais domiciliários, uma estação elevatória e respetiva conduta.

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Águeda está em consulta pública

 Documento está em consulta pública durante os próximos 15 dias úteis, podendo os interessados enviar sugestões por e-mail ou via postal.

As componentes não reservadas do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Águeda para o período entre 2021-2030 estão, até ao próximo dia 26, em consulta pública.

O PMDFCI foi objeto de parecer favorável da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, na reunião de 21 de dezembro de 2020, e mereceu parecer vinculativo positivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.).

Este plano operacionaliza, ao nível municipal, as normas contidas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI), no Plano Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral (PROFCL) e no Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDDFCI).

No âmbito deste plano e após uma caracterização do território em termos de combustível e risco de incêndio, foram identificadas e planeadas um conjunto equilibrado de ações anuais que suportam a prevenção, gestão de combustíveis e silvicultura, a deteção e primeira intervenção, o combate e a recuperação das áreas ardidas.

Assim e de acordo com a legislação em vigor, o período de consulta pública dos documentos referentes ao PMDFCI decorre durante os 15 dias úteis seguintes à publicação de aviso em Diário da República, que foi feita hoje.

O PMDFCI de Águeda encontra-se disponível no Gabinete Técnico Florestal da Câmara de Águeda, todos os dias úteis, entre as 9 e as 16 horas (com marcação prévia), bem como na página da Internet do Município, em https://www.cm-agueda.pt/pages/48?news_id=2259.

Refira-se que todas as contribuições e/ou sugestões deverão ser formuladas por escrito, endereçadas ao Presidente da Câmara Municipal de Águeda e remetidas via postal para Praça do Município, 3754-500 Águeda ou por endereço eletrónico para geral@cm-agueda.pt, disponibilizando-se para o efeito, na referida página do Município, um formulário específico.

Vinho da Bairrada vence na categoria tinto dos prémios ‘Melhores do Ano 2020’

 

Atribuídos ontem pela revista Vinhos Grandes Escolhas

No que toca ao sector do vinho há dois grandes momentos de premiação anual. Se há um mês foi a vez da Revista de Vinhos eleger os “seus mais-que-tudo”, tendo a Bairrada sido premiada na categoria de enólogo(a) do ano e levando dois vinhos ao ‘TOP 30 Vinhos de Excelência’, ontem coube à revista Vinho Grandes Escolhas o papel de revelar aqueles que para si foram os ‘Melhores do Ano 2020’. A Bairrada voltou a destacar-se, agora com o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015’, um DO Bairrada produzido por Mário Sérgio Alves Nuno, a ser eleito o ‘Melhor Tinto do Ano 2020’.

Dos vinhos provados em 2020, a experiente equipa de provadores da revista Vinho Grandes Escolhas elegeu os melhores entre os melhores, e, pelo segundo ano consecutivo, ainda foi ao detalhe de escolher apenas um em cada uma das quatro categorias, a fim de envergarem o título de melhor vinho espumante, branco, tinto e fortificado. Feitas as contas, integram o ‘TOP 30’ de 2020 três vinhos com o selo de qualidade e de Denominação de Origem e, por conseguinte, a menção DO Bairrada. Em comum têm o facto de serem tintos produzidos a partir da casta rainha da região, a Baga. As estrelas do ano foram o ‘Kompassus Private Collection Baga tinto 2013’, da Kompassus Vinhos; o ‘Luís Pato Vinha Barrosa tinto 2017’, do enólogo e produtor Luís Pato; e o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015’, da autoria de Mário Sérgio Alves Nuno, que subiu ao palco para receber a distinção de ‘Melhor Tinto’, entre todos os demais provados; e foram muitos!

De acordo com a Vinho Grandes Escolhas, “o tinto Pai Abel continua como o seu homenageado Abel Nuno, pai de Mário Sérgio Nuno: um bairradino com carácter e garra, forte de espírito, de postura firme, mas serena e elegante. Na verdade, uma boa personificação do lote de Baga e Touriga Nacional, que compõe este vinho (com larga predominância da primeira), uvas provenientes de uma parcela onde as castas estão misturadas, e onde são feitas intervenções de modo a limitar a produção a dois ou três cachos por videira, replicando assim a concentração e complexidade de uma (boa) vinha velha. A fermentação é feita sem desengace, durante uma semana em lagar aberto, com várias remontagens por dia, e depois acaba e estagia em barricas usadas de carvalho francês e em tonel de madeira. Escusado será dizer que é um vinho quase eterno na longevidade e na persistência, daqueles Bairrada impactantes, que não saem da cabeça, nem da boca, tão cedo…”.

A Grandes Escolhas destacou e reconheceu o trabalho singular e profissional de empresas, produtores, instituições e profissionais face a 2020, manifestando-o através da entrega de vinte Troféus Grandes Escolhas. Para a Bairrada e a um bairradino foi atribuído o galardão de ‘Sommelier do Ano’. Fernando Ruas foi o eleito e premiado como sommelier “honoris causa” porque é brilhante na prestação no palco do restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada. Segundo a Grandes Escolhas, Fernando Ruas “é a prova viva de que, em determinadas áreas, não é absolutamente necessário ter formação académica específica para se ser excelso na profissão.”.

Oficial: Fórmula 1 regressa a Portugal em maio

O Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, em 02 de maio, pela 18.ª vez, a segunda consecutiva no Algarve, anunciou hoje a organização do campeonato.

É oficial. O Autódromo Internacional do Algarve vai acolher em 02 de maio a terceira corrida do Mundial de Fórmula 1, pelo segundo ano consecutivo, depois de um interregno de 24 anos, naquela que será a 18.ª edição do Grande Prémio de Portugal.

"Estamos muito entusiasmados por anunciar que a Formula 1 voltará a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado. Queremos agradecer ao promotor e ao Governo português pelo árduo trabalho e dedicação para o regresso da prova a Portugal", afirmou o presidente e diretor-executivo da Fórmula 1 Stefano Domenicali.

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) assumiu-se "muito satisfeito" com o anúncio da realização do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, confiando que se poderá manter no futuro.

"A FPAK fica muito satisfeita na medida em que, quando houve o último Grande Prémio em Portugal, em 2020, sempre dissemos que íamos lutar para que o Grande Prémio não fosse apenas de substituição mas estivesse por direito próprio no calendário Mundial de Fórmula 1", afirmou Ni Amorim, em declarações à Agência Lusa.

Ni Amorim disse ter trabalhado, "juntamente com o Governo, em articulação com o AIA, para que se pudessem reunir condições para haver Grande Prémio em 2021".

"O mais difícil está feito. Agora é importante reunir as condições para ter público. Portugal está numa situação económica difícil e eventos como a Fórmula 1 serão muito importantes para uma região que vive do turismo", sublinhou.

Para o presidente da FPAK, "não há nenhuma razão para que nos anos seguintes Portugal não possa fazer parte do calendário" a tempo inteiro.

No entender do líder da entidade que gere o automobilismo nacional, esta é "uma das maiores conquistas" do seu mandato.

"Para quem não tinha Fórmula 1 há 24 anos é uma marca importantíssima e ficará para a história", concluiu.

Esta vai ser a 18.ª edição do Grande Prémio de Portugal, que começou por se realizar no circuito citadino da Boavista, em 1958, passando, no ano seguinte, por Monsanto, antes de voltar ao calendário em 1984, no Estoril, onde se manteve até 1996.

Para a história ficam momentos marcantes como a primeira vitória do brasileiro Ayrton Senna na Fórmula 1 (em 1984, no Estoril), no Estoril, onde o último vencedor foi o canadiano Jacques Villeneuve (Williams), em 1996.

De 1997 a 2019, Portugal ficou fora das grandes decisões do automobilismo mundial, regressando em 2020 ao calendário como solução de recurso, face ao cancelamento de 13 das 22 corridas inicialmente programadas devido à pandemia de covid-19.

A corrida de 25 de outubro de 2020 ficou marcada pelo recorde alcançado pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que conquistou a 92.ª vitória da sua carreira no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), tornando-se no piloto com mais triunfos na história da modalidade, ultrapassando as 91 do alemão Michael Schumacher.

Na ocasião, os responsáveis portugueses deixaram aberta a porta a um regresso, que se concretiza em 2021, de 30 de abril a 02 de maio, outra vez no autódromo algarvio, em Portimão.

"Se em 2020 foi uma solução de recurso, em que tivemos o mérito de perceber antecipadamente que havia essa possibilidade, agora o Grande Prémio de Portugal entra no calendário de pleno direito", frisou o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim, em declarações à agência Lusa.

Madremedia

Guarda-redes Márton Székely reforça equipa de andebol do FC Porto

O guarda-redes húngaro Márton Székely reforçou a equipa de andebol do FC Porto, assinando um contrato de quatro meses, anunciou hoje o clube portuense, uma semana após a morte do internacional português Alfredo Quintana, aos 32 anos.

Székely, de 31 anos, tem 1,94 metros e deixou o Veszprém para ingressar no clube 'azul e branco', que ficou "desfalcado pela trágica perda" do guardião luso-cubano, vítima de uma paragem cardiorrespiratória, sofrida durante um treino.

"Internacional pela Hungria em 53 ocasiões, seleção para a qual acaba de ser novamente convocado, Márton Székely chega à Invicta para completar o leque de guarda-redes que foi desfalcado pela trágica perda de Alfredo Quintana", informou o FC Porto, no sítio oficial na Internet.

Os 'dragões' agradecem "encarecidamente" ao clube húngaro e aos seus dirigentes "pela compreensão e solidariedade demonstradas nos últimos dias", enaltecendo a "enorme cultura desportiva e uma ainda maior dimensão humana ao longo dos contactos entre as partes".

Székely vai lutar por um lugar na baliza 'azul e branca' com o macedónio Nikola Mitrevski e o português Diogo Rema.

Quintana morreu na sexta-feira passada, aos 32 anos, após sofrer uma paragem cardiorrespiratória durante o treino dos 'azuis e brancos', ao serviço dos quais conquistou seis campeonatos, uma Taça e duas supertaças.

O guarda-redes, que completava 33 anos em 20 de março, foi assistido de imediato, com apoio de uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tendo sido transportado para o Hospital de São João depois de estabilizado.

Nascido em Havana (Cuba), o guarda-redes, de 2,01 metros, ingressou no FC Porto em 2010, naturalizou-se português e tornou-se internacional em 2014, tornando-se numa referência da equipa das 'quinas', que representou em 67 jogos, tendo feito parte das seleções que conquistaram o sexto lugar no Europeu de 2020 e o 10.º no Mundial 2021, as melhores classificações lusas de sempre.

Lusa

Imagem: SAPO

Fundação Champalimaud no top 5 na área da inteligência artificial. Costa já deu os parabéns

De acordo com um ranking da revista científica Nature, a Fundação Champalimaud é a quarta melhor instituição sem fins lucrativos na área da inteligência artificial em todo o mundo.

O primeiro-ministro saudou, esta sexta-feira, a Fundação Champalimaud, que foi considerada a quarta melhor instituição sem fins lucrativos na área da inteligência artificial, considerando que prestigia Portugal e "honra a ciência portuguesa".

Numa mensagem transmitida na sua conta pessoal na rede social Twiiter, António Costa deu os parabéns à Fundação Champalimaud, considerando que aquela distinção "prestigia Portugal e honra a ciência portuguesa".

"Demonstra que a aposta no conhecimento científico e no desenvolvimento do saber através da ciência e da inovação é o caminho certo para competirmos com os melhores à escala global", defende.

Na mesma mensagem, o primeiro-ministro assinala que, no ano passado, "Portugal passou ao grupo dos países fortemente inovadores, de acordo com o European Innovation Scoreboard" (EIS 2020).

"Mais um passo dado para consolidarmos este desafiante caminho", acrescenta.

Lusa

Imagem: OftalPro

Estudo ajuda a perceber mecanismos de interação entre moléculas chave no nosso organismo

Um estudo publicado hoje na revista Communications Chemistry, do grupo Nature, e liderado pelo investigador Sérgio Domingos, da Universidade de Coimbra (UC), dá um passo importante para se compreender melhor como funcionam os mecanismos de reconhecimento e autorreconhecimento das moléculas quirais, moléculas que têm assumido um papel importante na química farmacêutica.

O reconhecimento molecular quiral é um fenómeno fundamental na ciência biomolecular, relevante, por exemplo, na produção de fármacos. Genericamente, explica Sérgio Domingos, «o reconhecimento quiral é a habilidade que uma molécula quiral tem para distinguir entre dois enantiómeros de outra molécula quiral. Enantiómeros são moléculas que são imagens no espelho uma da outra e não são sobreponíveis, nem por rotação, nem por translação. Consideremos uma molécula quiral (R) e a sua imagem especular (S)».

Podemos pensar, por exemplo, «num aperto de mão entre duas pessoas: uma mão direita e outra mão direita encaixam bem. Agora se uma das pessoas der a mão esquerda, as mãos já não encaixam tão bem. Este é um exemplo macroscópico de um fenómeno que existe à escala molecular e que tem implicações em processos químicos e biológicos. Por exemplo, muitos medicamentos são produzidos com compostos de uma só quiralidade (R ou S) porque a interação com os recetores no nosso corpo é por vezes muito diferente entre elas», ilustra o investigador do Centro de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O estudo que, além da Universidade de Coimbra, envolveu o Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY) e a Universidade de Bochum, na Alemanha, incidiu no autorreconhecimento quiral, revelando sobretudo o que acontece quando dois R’s ou dois S’s da mesma molécula se emparelham para formar um dímero (duas unidades ligadas por uma ligação não covalente) RR ou SS, ou quando um R se emparelha com um S, formando um RS ou SR. Os mecanismos de interação destas duas vertentes não se manifestam de forma análoga e têm, pois, implicações em muitos processos biológicos.

Para tal, a equipa escolheu o sistema molecular quiral e aromático “óxido de estireno”, que existe nas duas formas S e R e tem características estruturais ideais para estudar as interações moleculares mais fracas. Para além disso, esclarece Sérgio Domingos, «este anel aromático é um motivo molecular recorrente em sistemas biológicos e que tem muita influência em processos de agregação em proteínas e por isso é um protótipo muito estudado».

Mais especificamente, aprofunda o investigador, o objetivo deste estudo era a «deteção experimental de todas as possibilidades de encaixe entre R’s e S’s deste sistema aromático quiral (protótipo) e tentar perceber que forças mobilizam a preferência entre encaixes do tipo RR ou do tipo RS. Este processo de autorreconhecimento é crucial em muitos processos biológicos, um deles a eficiência com que um medicamento interage com o recetor no nosso corpo. Queríamos aprofundar o conhecimento sobre que tipo de interações controlam este emparelhamento de moléculas quirais e até que ponto estas interações podem promover uma assimetria no processo de reconhecimento. Este equilíbrio/desequilíbrio pode ajudar-nos a desvendar os segredos da homoquiralidade da vida».

Para alcançar o objetivo, os cientistas utilizaram a técnica de espectroscopia de micro-ondas, que lhes permitiu estudar os estados quânticos de rotação dos dímeros RS e RR em alta resolução, na fase gasosa. As experiências foram realizadas no sincrotrão (acelerador de partículas) de eletrões alemão - Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), em Hamburgo, uma das mais sofisticadas infraestruturas de investigação científica na Europa.

Este método experimental foi complementado com cálculos teóricos, que por sua vez permitiram identificar as estruturas tridimensionais dos dez pares RR e RS mais estáveis e estudar detalhadamente as interações que promovem o emparelhamento em cada caso. Os investigadores concluíram que «a parte aromática das moléculas tem uma influência tremenda na gestão do encaixe entre pares, e que esse ajuste de contactos se pronuncia diferentemente para pares RR e RS, favorecendo o emparelhamento homoquiral, ou seja, do tipo RR. No entanto, este desequilíbrio não se pronunciou tão afincadamente como esperado, e o nosso estudo revela que isto se deve à flexibilidade estrutural e caráter dinâmico do autorreconhecimento no processo de encaixe», destaca Sérgio Domingos.

Este estudo permitiu perceber que o «emparelhamento de moléculas quirais ganha um nível de complexidade ainda mais acrescido quando o mecanismo de encaixe é dominado por partes das moléculas que são aromáticas. Estas condições podem desfavorecer a discriminação quiral em processos de ativação de moléculas medicinais com recetores no nosso corpo», conclui.

A investigação, cujo artigo científico está disponível em: https://www.nature.com/commschem/, foi financiada pelo Centro de Investigação Colaborativa 1319 ELCH- Extreme light for sensing and driving molecular chirality.

Cristina Pinto

Leiria | Projeto “Sempre Consigo” combate isolamento da população idosa


O projeto "Sempre Consigo", dinamizado pelo Município de Leiria, encontra-se no terreno, com o objetivo de prestar apoio e minimizar isolamento da população idosa do concelho.

Trata-se de um projeto de proximidade e acompanhamento à população idosa, que pretende, acima de tudo, minimizar a situação de isolamento dos idosos do nosso concelho, agravada com a atual conjuntura de confinamento.

São efetuadas visitas domiciliárias regulares aos idosos, com necessidades de acompanhamento e apoio e que são sinalizados através dos vários parceiros da Rede Social.

Nas visitas é verificado se é necessário apoio, seja na aquisição de medicação, estabelecer algum contacto com centro saúde ou com familiares, formalização de candidatura a programas de apoio, entre outros.

Pretende-se com este projeto, que abrange três dezenas de pessoas, criar um sentimento de proximidade e de segurança para os idosos que não dispõem de suporte familiar ou institucional e que de alguma forma vivenciam sentimentos de solidão e isolamento.

Para mais informações, contactar a Divisão de Desenvolvimento Social, através dos números: 244.839 645 e 244.845 659.

AVEIRO | PLANEAMENTO MUNICIPAL - Deliberações Importantes

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 04 de março, o Executivo Municipal deliberou aprovar o Relatório sobre o Estado de Ordenamento do Território do Município de Aveiro (REOT), seguindo-se agora um período de 30 dias de consulta pública, período após o qual se procederá à necessária discussão em sede da Assembleia Municipal.

Este relatório traduz a avaliação que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realiza permanentemente sobre a concretização da sua política de ordenamento do território e urbanismo, bem como as dinâmicas sociodemográficas e económicas do Município.

A presente avaliação, que incorpora já as alterações promovidas pela revisão do PDM de Aveiro, evidencia uma maior intensidade na reabilitação urbana, não só decorrente da forte dinâmica do setor do turismo como também dos incentivos fiscais que surgiram neste período e do esforço que tem sido feito através da reabilitação do espaço público, com obras e investimento da CMA por todo o Município.

Destaque também para a análise que é feita ao nível de execução do plano de investimentos definido no PDM (a 10 anos) que apresenta um elevado nível de desenvolvimento no que respeita à sua execução.


Abertura da participação pública do PP Centro

Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou abrir o procedimento de revisão do Plano de Pormenor (PP) do Centro (zona da Fonte Nova) e o seu período de participação pública pelo período de 15 dias úteis.

O desenvolvimento urbano do da zona de incidência do PP do Centro, o Cais da Fonte Nova e sua envolvente, são uma operação que recebe um balanço muito positivo, existindo no entanto várias disfunções a tratar em várias zonas deste PP, quer no que respeita aos espaços privados quer no que respeita aos espaços públicos, que queremos resolver com este processo de Revisão do PP do Centro, que definimos realizar no quadro da vigência do novo PDM.

Requalificação do Barreiro da Fábrica Jerónimo Pereira Campos

Na sequência da abertura da revisão do PP do Centro, o Executivo Municipal tomou conhecimento do estudo prévio do projeto de requalificação paisagística do Barreiro da Fábrica Jerónimo Pereira Campos (fotografia em anexo), que faz parte integrante do Plano e que se situa no terreno contíguo ao parque de estacionamento provisório em frente ao hotel Meliá Ria.

Assim, a CMA decidiu que os seus lotes localizados nesta área do PP do Centro, não deveriam ser ocupados com mais construção, mas sim servir um propósito coletivo, permitindo a criação do Centro Interpretativo do Barreiro, tirando partido das valências naturais e patrimoniais do lugar, funcionando em simbiose com o espaço envolvente, fazendo um adequado enquadramento paisagístico e de valorização ambiental da área, colocando esta ideia em discussão também no âmbito do processo de Revisão do PP do Centro.

Monitorização do PPP da Zona Industrial de Cacia

Nesta sequência e na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou aprovar o relatório de monitorização e controlo do Plano de Pormenor de Parte (PPP) da Zona Industrial de Cacia, que tem como objetivo avaliar e controlar os efeitos significativos no ambiente decorrente da execução do Plano.

A conclusão do relatório sobre a implementação do PPP da Zona Industrial de Cacia dá conta dos benefícios que o mesmo trouxe para esta área, com o crescimento económico proporcionado pela The Navigator Company S.A., a criação de mais 130 postos de trabalho e a estruturação viária ao nível da fluidez do tráfego automóvel, bem como o aumento da segurança e conforto para condutores.

O relatório será agora enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente e vai ser disponibilizado no site da CMA.

São Paulo passa a “fase vermelha”

São Paulo passa ao vermelho num momento em que o Brasil bate recordes e em que a falta de uma estratégia nacional se traduz numa situação cada vez mais catastrófica.

Face ao recorde de mortes e pessoas internadas com sintomas graves, o governador de São Paulo anunciou que o Estado de 46 milhões de habitantes passará, no sábado, à "fase vermelha" - que apenas autoriza a manutenção de "atividades essenciais" nas áreas da saúde, alimentação e transportes públicos. João Doria não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

Agora vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia desde o início do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

Esta é a triste realidade de um país que é comandado por um negacionista, de um país que não tem Ministério da Saúde, de um país que não tem coordenação para um programa de saúde pública na pior crise sanitária dos últimos 100 anos. (João Doria - governador do Estado de São Paulo)

O país ultrapassou os Estados Unidos no número de novas mortes por milhão de habitantes e registou, esta quarta-feira, um novo recorde com 1910 óbitos por Covid-19 no espaço de um dia.
No Rio de Janeiro, habitantes protagonizaram um ruidoso protesto noturno contra o presidente que, em conversa com apoiantes, afirmou que, se depender dele, o Brasil "nunca terá" um confinamento.

Ao mesmo tempo, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello admitia que o país "atingiu um grave momento da pandemia" e respondia às críticas na lentidão da campanha de vacinação prometendo mais 138 milhões de doses das vacinas da Pfizer e da Johnson em maio.

O cenário é alarmante, com as unidades de cuidados intensivos com uma ocupação superior a 80 por cento em 19 dos 27 Estados do país.

Nalguns deles a capacidade está mesmo esgotada, num momento em que dois estudos preliminares revelam que a variante P1 do vírus detetada no Brasil pode ter uma carga viral dez vezes mais elevada e iludir o sistema imunitário de quem já possui anticorpos.

Rodrigo Barbosa / Euronews com AFP / EFE

Editor de vídeo • Rodrigo Barbosa

Outras fontes • Folha São Paulo / DN