segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Cantanhede | No Parque Verde da Pocariça. “4ª Clássicas” apresentam documentário “A primeira Linha de Wellington”

 

As “4ª Clássicas” estão de regresso no próximo dia 13 de setembro, pelas 21h00, no Parque verde da Pocariça com a apresentação do documentário “A primeira Linha de Wellington” realizado por Paulo Fajardo.

Com organização conjunta da Cineclub Bairrada, Associação fotografARTE, Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima e Paróquia de Cantanhede, o evento conta com o apoio do Município de Cantanhede e terá apresentação, como habitualmente, de Vasco Espinhal Otero e retrata a terceira invasão francesa, designadamente a Batalha do Bussaco ocorrida em 1810, em que opôs as tropas de Napoleão, lideradas por André Massena e as tropas britânicas e portuguesas, lideradas pelo Duque de Wellington, Arthur Wellesley.

O filme recupera os palcos e as personagens 210 anos depois, em narrativas que ocorreram nos concelhos de Penacova, Mortágua e Mealhada, antes do dia da batalha decisiva que ocorreu a 27 de setembro de 1810. A recolha de imagens para a película decorreu em diversos concelhos, designadamente, Almeida, Mortágua, Penacova, Mealhada, Anadia e Lourinhã.

Como sucesso das apresentações ao ar livre, a organização selecionou o Parque Verde da Pocariça, um espaço amplo e aprazível, que inclui uma vasta zona relvada, ideal para a realização de esta iniciativa de índole cultural ocorre desde 2016, habitualmente na primeira quarta-feira de cada mês, à noite, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro. A entrada é gratuita.

Em Cantanhede, esta iniciativa tem ainda o apoio do Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 o alargamento das “4ª Clássicas” aos concelhos de Anadia, Mealhada e Águeda, com a firme intenção de expandir, a breve trecho, esta iniciativa cultural a outros concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.

A programação prossegue no próximo dia 20 de setembro, 4ª-feira, pelas 21h, com a apresentação dos filmes "E Tudo o Vento Levou" e "Ice Marchants" (nomeado português aos Óscares), nos Claustros dos Paços de Concelho.

Porto de Mós | Nova plataforma de toponímia e cadastro predial

 O Município de Porto de Mós dispõe de uma nova plataforma digital, baseada em tecnologia WebSIG mais recente, que permite a consulta de Mapas do PDM (Plano Diretor Municipal), PMDFCI (Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios), toponímia, numeração de polícia, ortofotos (fotografias aéreas), Cadastro Predial Rústico e emissão de plantas de localização. Esta alteração surge devido ao facto dos atuais geoportais estarem baseados em tecnologia obsoleta e de possuírem ferramentas que não permitem uma consulta adequada dos dados da toponímia e cadastro predial.
 
O novo Geoportal permite, ainda, a emissão de plantas de localização de forma intuitiva e está munido de ferramentas para pesquisa/exploração de dados sobre a toponímia (arruamentos e lugares) ou de prédios do cadastro predial rústico. A forma de consulta das várias camadas de informação geográfica (e.g. plantas do PDM, PMDFCI) e a alteração do mapa base do visualizador (e.g. ortofotos de anos anteriores, plantas cadastrais, carta militar) funciona de forma idêntica aos geoportais agora substituídos.
 
A nova página pode ser encontrada em www.municipio-portodemos.pt ou aqui.
 
Patrícia Alves

A decorrer a 15 de setembro na Escola Superior de Biotecnologia. Centenas de estudantes do básico e secundário participam em Mostra dedicada à microbiologia

  
Microcosmética, biomateriais no combate às feridas crónicas, há vida no solo, gastronomia molecular ou BioArte – Leveduras como não as conhecemos. Estas são algumas das 25 experiências com microrganismos que os mais de 800 estudantes do ensino básico e secundário vão poder ver e experienciar! A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo, assinalado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se já no dia 15 de setembro, entre as 10h e as 17h, no campus Porto. Uma iniciativa gratuita que se destina a estudantes do ensino básico e secundário.
Pretendemos com esta iniciativa dar a conhecer os vários exemplos práticos de quanto os micróbios, embora invisíveis a olho nu, fazem parte integrante da nossa alimentação, ambiente e saúde,” salienta Joana Barbosa, investigadora e membro da organização desta iniciativa, acrescentando “como exemplo temos: as células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo, sendo que o resto são microrganismos.
 
Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, sublinha “enquanto faculdade temos a missão de contribuir para a literacia científica junto dos mais novos, proporcionando-lhes momentos como estes em que podem experimentar  e ouvir os nossos estudantes, investigadores e cientistas a falar sobre, neste caso, o importante papel dos microrganismos em tantas áreas.
 
Durante um dia, os estudantes vão ter a oportunidade de participar em mais de 25 experiências tais como: usar biomateriais no combate às feridas crónicas, onde será possível fazer uma aplicação prática de biomateriais como auxiliares na cicatrização e proteção de feridas crónicas contra infeções microbianas; organizar o frigorífico, onde os alunos irão aprender a maneira mais correta de organizar o frigorífico para evitar que os alimentos sejam contaminados e se estraguem; visualizar o microbioma humano da pele, nomeadamente das mãos e observação de placas onde cresceram bactérias das mãos de crianças; observação de bactérias e aprender sobre resistência a antibióticos e distinguir entre bactérias boas e más;; gastronomia molecular, onde será feita a encapsulação de probióticos para utilização em produtos alimentares; atividade com iogurtes e queijos, em que os alunos irão aprender sobre quais os microrganismos benéficos para a saúde e probióticos, que ao mesmo tempo são “produtores” de alimentos ou ainda aprender a identificar a presença de microrganismos em diversos ambientes através de alterações do pH e como estas alterações podem ser benéficas para a produção de alguns produtos alimentares.
Este evento contará ainda com o patrocínio de empresas cujo dia-a-dia envolve processos tecnológicos ligados à microbiologia: a maiKombucha trará as suas bebidas e explicará o processo de produção das mesmas, enquanto que a RDD Textiles mostrará o seu processo inovador de tingimento de tecidos.
 
A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, que em 2022 juntou mais de 500 estudantes, realiza-se a 15 de setembro, entre as 10h e as 17h, no campus Porto. Um evento gratuito de inscrição obrigatória:

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Estudante da ESAC representou Portugal no campeonato europeu de paradressage

O estudante da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Pedro Félix, juntamente com o cavalo Grijó, da criação e propriedade desta instituição de ensino superior, representou Portugal no Campeonato da Europa de Paradressage 2023, que decorreu em Riesenbeck (Alemanha), de 4 a 10 de setembro.

Esta competição decorreu em simultâneo com o Campeonato de Dressage e contou com a participação de dois cavaleiros lusos.

Pedro Félix competiu no Grau III e ficou classificado no 11.º lugar, com 63.300%. Já Ana Mota Veiga fez dupla com Convicto, no Grau I, tendo obtido uma nota de 65.978%, que lhe valeu o 12.º lugar no Grande Prémio.

Isabel Cristina Batista da Silva



ENCERRAMENTO DO CASTELO DE SILVES NO DIA 15 DE SETEMBRO ÀS 15H00

 
O Município de Silves informa que no dia 15 de setembro o Castelo irá encerrar a partir das 15h00 (sendo a última entrada às 14h30) e reabre no dia 16 de setembro a partir das 09h00.
A autarquia pede desculpa pelo incómodo e agradece a compreensão dos munícipes.

Câmara de Águeda e IHRU assinam parceria para apoiar soluções de habitação no concelho

 Acordo de colaboração prevê o desenvolvimento de um amplo conjunto de soluções, para serem realizados ao longo dos próximos seis anos
A Câmara Municipal de Águeda e o o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) assinaram, na sexta-feira, no Salão Nobre, um acordo de colaboração que vai permitir captar investimento para o concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH). Documento, que traça uma linha programática de soluções para serem desenvolvidas ao longo de seis anos, foi homologado pela secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.
“Este é um tema absolutamente essencial”, começou por dizer Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que esta parceria é mais uma ferramenta, que se junta a outras que o Município tem vindo a desenvolver, para responder, de forma assertiva, à necessidade de habitação existente no concelho.
Uma carência que decorre da “grande atratividade do concelho”, fruto de uma imagem “de uma terra dinâmica, empreendedora, com uma grande pujança económica, com toda esta cor e alegria”, que a tornou “muito apetecível” para as pessoas aqui se fixarem. “Águeda teve esta capacidade de atrair pessoas”, continuou Jorge Almeida, frisando que cabe ao Município, em primeiro lugar, “encontrar soluções para os que cá estão e que têm habitações precárias, com falta de qualidade e que precisam de um olhar atento sobre esse problema; mas também para acolher todas estas pessoas que aqui chegam e que se prevê que continuem a chegar”.
Entre as soluções desenvolvidas está o apoio ao arrendamento, que tem permitido “recuperar, de forma muito significativa, muito da malha urbana, sobretudo a mais antiga que, a exemplo do que acontece em todas as cidades, era a mais abandonada”. A par do arrendamento, o Município de Águeda tem firmado um amplo conjunto de ferramentas estratégicas na área habitacional, como os benefícios fiscais para a reabilitação do edificado ou a facilidade no tratamento processual e técnico com a área de licenciamentos municipais e o acompanhamento que o Município tem com quem pretende investir no concelho.
O Presidente da Câmara de Águeda salienta que este acordo com o IHRU junta-se a um vasto conjunto de ferramentas para construir soluções habitacionais e atrair investimento ao concelho.
Este acordo de cooperação define a programação estratégica para o desenvolvimento de soluções, a realizar de forma faseada, com vista a apoiar agregados familiares do concelho que vivam em condições indignas.
Em causa estão 261 agregados, correspondentes a 764 pessoas. Com base no acordo, que tem a duração de seis anos e prevê um investimento de 27,7 milhões de euros, vão ser desenvolvidas um conjunto de soluções, que passam pelo arrendamento de habitações para subarrendamento, reabilitação de frações ou prédios habitacionais, construção de empreendimentos, aquisição de frações ou prédios e aquisição de terrenos destinados à construção de prédios.
Na cerimónia de assinatura do acordo com o IHRU, Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, natural de Águeda, disse estar certa de que “as soluções promovidas pela Câmara de Águeda produzirão efeitos concretos na resposta habitacional às famílias mais vulneráveis, contribuindo para a promoção da inclusão social, da coesão territorial e da sustentabilidade – que não é uma palavra vã neste território – bem como para o desenvolvimento económico e dinamismo empresarial que sempre caracterizou este concelho”.
A governante afirmou-se “orgulhosa” por todas as linhas estratégicas na área da habitação apresentadas pelo Município e “pelo desenvolvimento que esta cidade tem vindo a implementar”.
Para António Leitão, Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, este acordo representa mais um “ciclo de cooperação e colaboração entre as nossas entidades”, que “reflete o compromisso que ambas as partes vão traduzir em soluções habitacionais para as pessoas”.
Considerando que a falta de soluções habitacionais “é um problema grande, complexo e que se reflete em todos os territórios das mais variadas maneiras”, que “consubstancia um constrangimento ao desenvolvimento local”, urge encontrar “instrumentos de cooperação e colaboração que, de alguma forma, permitam dar resposta a esta temática”, para “atingir o objetivo de fixar, atrair e garantir as melhores condições de vida às pessoas”.
É isso que este acordo firmado com o Município de Águeda pretende fazer, dar “um primeiro passo para garantir um direito essencial de todos, que é uma habitação digna”.
Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, salientou que este acordo é mais um exemplo da capacidade do Município em conseguir “captar todos os recursos possíveis para a cidade, trabalhando com todos os organismos”, procurando “mitigar esta necessidade de habitação das nossas populações”.

Ana Sofia Pinheiro

“Águeda é um território ótimo para investir e viver”

 Isenção de IMI, redução à coleta de IRS, redução de taxas municipais e redução do IVA nas empreitadas de reabilitação e restauro entre os benefícios fiscais para a reabilitação dos edifícios
 
A Câmara Municipal de Águeda estabeleceu um conjunto de incentivos fiscais, desde isenção de IMI, redução à coleta de IRS e de taxas municipais, para estimular a revitalização urbana em todo o concelho.
“Este conjunto de medidas é um sério e apetecível incentivo para a realização de obras de reabilitação no edificado existente no concelho. Permitirá criarmos melhores condições nos edifícios devolutos ou que necessitem de intervenção de fundo e, desse modo, possibilitará a criação de mais habitação no concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Para o Edil, esta é uma “boa prática”, “altamente competitiva” e que permitirá uma diferenciação positiva para quem quer investir e disponibilizar casas no mercado de habitação do concelho, potenciando Águeda como “um território ótimo para investir”. Por outro lado, estes incentivos pretendem ser um forte estímulo à requalificação dos núcleos urbanos, combatendo a degradação do edificado, bem como responder a uma necessidade de criar resposta ao aumento de pessoas que querem fixar-se no concelho.
As medidas implementadas, alinhadas com a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Águeda, englobam 37 Áreas de Reabilitação Urbana em todo o concelho, a que se associam um conjunto de incentivos fiscais.
Os benefícios que o Município coloca ao dispor dos investidores nestas áreas e que requalifiquem as suas habitações incluem a aplicação do IVA à taxa reduzida de 6% nas empreitadas.
A isenção de IMI (Imposto Municipal sobre os Imóveis) durante três anos; a isenção de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis); a dedução à coleta de IRS de 30% dos encargos de reabilitação até ao limite de 500 euros; e a redução para metade das taxas de avaliação do estado de conservação do prédio são outros incentivos.
Outra medida é a tributação de mais-valias à taxa autónoma de 5% na primeira alienação após a reabilitação (normalmente, a taxa é de 37%) e a tributação de rendimentos prediais igualmente à taxa de 5% no caso de arrendamento de imóvel reabilitado (normalmente é de 28%).
“Isto significa um grande incentivo e contributo para a reabilitação de todo um património existente e, claramente, uma diminuição significativa de receitas para os cofres municipais. É demonstrativo da nossa aposta estratégica para melhorar as condições dos edifícios e aumentar a oferta de habitação no concelho para quem aqui quer residir e fixar-se”, continuou Jorge Almeida.
Refira-se que, em curso está o processo para a reabilitação de 30 fogos municipais na Urbanização de Vale Domingos.
 
Outras medidas de apoio à habitação
No âmbito da ELH, o Município está a promover a redução das taxas urbanísticas, com vista a apoiar a construção de habitação nova no concelho, com especial enfoque nas áreas mais interiores do concelho e irá ainda criar um regulamento de incentivos fiscais, com especial incidência na habitação e turismo.
De referir que a Câmara Municipal aposta ainda na desmaterialização do processo de licenciamento, através da Plataforma ePaper, que permite não só uma agilização processual (podendo ser submetidos a qualquer momento e de qualquer lugar) como reduzir custos para os munícipes e empresas.
A implementação de tempos de licenciamento reduzidos abaixo do prazo legal e meta de 48 horas para licenciamento industrial e empresarial são outras ações.
O Município tem também definido um sistema de atendimento pré-licenciamento para investidores e munícipes em geral, que passa pela realização de reuniões de orientação e esclarecimento de dúvidas, onde pode ser feita uma análise preliminar do processo com vista ao licenciamento.
A Câmara de Águeda faz ainda um acompanhamento personalizado dos projetos, com reuniões técnicas para correção e/ou alteração de desconformidades legais por solicitação da Autarquia, evitando, sempre que possível, o indeferimento de processos e agilizando, deste modo, o licenciamento.
Estas medidas têm permitido uma redução da tramitação processual e uma correção adequada dos erros/desconformidades legais nos processos, bem como uma maior responsabilização dos técnicos/requerentes pelo ponto de situação (evitando a ideia de que a Autarquia é a responsável pelo indeferimento), aumentando a transparência de todo o processo. Neste momento, a taxa de aprovação de processos é de 82% (favorável e pendente).
A meta definida pelo Município de Águeda é que, até junho de 2024, todos os processos que deem entrada sejam alvo de despacho no prazo máximo de 15 dias úteis.

Ana Sofia Pinheiro

Marinha Grande | NOITE DE JOGOS DE TABULEIRO NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 
O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, convida as famílias a participarem na sessão de jogos de tabuleiro, no dia 15 de setembro (sexta-feira), das 21h00 às 00h00.

A iniciativa é organizada pela Associação Spiel Portugal, em parceria com o Município da Marinha Grande. A atividade visa divulgar e envolver os participantes, a partir dos 8 anos, em jogos de tabuleiro, fomentando o convívio e a aprendizagem de conhecimentos de forma lúdica.

A participação é gratuita.

Insparya promove ação de avaliação capilar em Aveiro para melhores cuidados capilares após os dias de verão

 

  • Para ajudar a recuperar a vitalidade do cabelo depois dos dias de praia, parte da equipa médica da Insparya estará presente em Aveiro para promover consultas de avaliação de saúde capilar.
  • As consultas de avaliação de saúde capilar realizam-se no próximo dia 14 de setembro, no Meliá Ria Hotel & Spa, a partir das 11h00. Para maior comodidade solicita-se marcação antecipada através do número 800 913 333.

 

Lisboa, 11 de setembro de 2023 - setembro é sinónimo de retomar ou de adquirir novos hábitos. No entanto, esta temporada pode gerar algum stress, o que se pode refletir na saúde capilar.

 

O stress é uma das causas da queda de cabelo e, embora seja importante notar que se pode recuperar uma vez feita a mudança de rotinas, é importante ter em conta alguns fatores para reduzir esta possível queda sazonal, que pode ser ainda mais acentuada, não só devido ao excesso de sol, sal e cloro no verão, mas também à azáfama imposta pela alteração de rotinas.

 

Por esta razão, a equipa médica da Insparya estará em Aveiro, no próximo dia 14 de setembro, para promover ações de avaliação capilar e dar a conhecer as melhores práticas para reduzir a queda de cabelo causada pelo stress e pelo regresso ao dia-a-dia.

 

Como melhorar a saúde do seu cabelo neste período de maior agitação

 

A queda de cabelo devido ao stress apresenta-se como difusa e não como uma alopecia androgénica. No entanto, é importante sublinhar que quem sofre desta condição poderá ver este processo agravar-se devido a situações que geram inquietação e desconforto. Nestes casos, em que a solução é um transplante capilar, é fundamental procurar os profissionais mais experientes e dedicados que garantam resultados naturais no transplante, como é o caso do Grupo Insparya. E porque setembro pode ser o mês perfeito para adotar novos hábitos e costumes no domínio da saúde capilar e combater a queda de cabelo, a Insparya deixa algumas recomendações:

 

-  Exercício físico. Qualquer atividade física é benéfica para lidar com momentos de ansiedade. Começar a fazer exercício, não só melhorará a saúde do seu cabelo, mas também o seu bem-estar físico e mental geral, libertando ansiedade, endorfinas e promovendo o sono. Além disso, o exercício leva a um aumento da transpiração, eliminando as toxinas e promovendo o crescimento normal do cabelo e a sua queda.

-  Alimentação saudável: Cuidar da sua alimentação é uma medida essencial para cuidar do cabelo e travar a possível queda. Manter uma dieta equilibrada é fundamental para a nossa saúde e um excelente indicador do estado do nosso cabelo: evite a cafeína, o álcool ou o excesso de gordura, e inclua na sua dieta alimentos ricos em ferro, zinco, magnésio, ácido fólico ou iodo. Não se esqueça também de beber água. A hidratação é fundamental e ajuda a fortalecer o cabelo.

-  Descanso: é algo crucial para um cabelo forte e saudável. Os especialistas recomendam que se adote uma rotina noturna baseada em horários regulares de sono, evite refeições pesadas antes de ir para a cama e estimulantes como café, chá ou álcool ao fim do dia.


-  Evitar o uso excessivo de equipamentos de secagem ou alisamento de cabelo:  É importante evitar o uso excessivo de alisadores, secadores de cabelo ou outros utensílios de hair care semelhantes. Caso a sua utilização seja inevitável, é recomendável aplicar previamente um bom protetor térmico para garantir a proteção dos folículos capilares. É ainda altamente recomendável massajar o couro cabeludo, suavemente e com as pontas dos dedos, de modo a estimular a circulação sanguínea, facilitando a chegada dos nutrientes às raízes e promovendo uma maior oxigenação dos folículos. A pensar nisso, o grupo Insparya concebeu uma gama completa de champôs que acompanham e dão resposta às necessidades de cada tipo de cabelo, com fórmulas ricas em nutrientes. Para uma ação nutritiva, fortificante e hidratante, o champô Nutriplus proporciona um cuidado capilar diário, com a sua fórmula com aveia, aloé vera e algas marinhas. Para uma ação anti-queda de cabelo, o champô Prevent-ha apresenta uma fórmula rica em algas marinhas e ácido hialurónico, que ajudam, reparam e regeneram a barreira protetora da epiderme, tornando-a vital novamente e reduzindo a irritação da pele.

 

Para mais conselhos e recomendações sobre a melhor forma de tratar o cabelo ou, simplesmente, para esclarecimento de dúvidas relacionadas com a saúde capilar, a Insparya está disponível para realizar uma avaliação capilar, e dar os melhores conselhos para evitar qualquer tipo de patologia como a alopecia.

 

A Insparya revolucionou o setor dos transplantes capilares graças ao seu forte investimento no desenvolvimento tecnológico e científico, bem como na investigação e formação contínua das suas equipas, desenvolvendo uma técnica própria: o Método Insparya, que torna o grupo médico único no mundo e uma referência no setor dos transplantes capilares. A Insparya desenvolveu também o aperfeiçoamento de tratamentos como a Mesoterapia ou o Active Plasma.

 

Além disso, como resultado da sua investigação, a Insparya desenvolveu ferramentas de trabalho como o BotHair® Ultraplus, que permitem a evolução contínua do transplante capilar, com o objetivo de melhorar diariamente o processo e a qualidade da execução do transplante capilar. Para garantir o sucesso do Método Insparya, a equipa de profissionais das clínicas do grupo é composta por mais de 400 pessoas com uma vasta experiência no setor da saúde capilar. Com o seu trabalho e empenho, alcançam os excelentes resultados reconhecidos pelas mais prestigiadas sociedades do mundo, tanto a nível clínico como de investigação.

 

Gabriela Ruiz

Senior Account Executive

Exposição de Artistas de Castelo de Vide e Vila do Bispo

Uma exposição a não perder, não só para apreciar as obras dos nossos artistas, como ainda mediante a presença de cada visitante, prestar-lhes a justa homenagem.
Sou da opinião que os nossos artistas, sejam eles de que área for, devem ser homenageados enquanto são vivos.
Obrigado, e que a exposição seja um sucesso.

Joaquim Carlos
 
 

Marinha Gran­de | BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLHE APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE PAULA CRISTINA SOUSA

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens, recebe a apresentação do livro “Desejo Recomeçar”, da autoria de Paula Cristina Sousa, no dia 30 de setembro (sábado), pelas 15h30, cuja entrada é livre.
A obra reforça a ideia de que “todos os dias são dias de recomeçar. De recomeçar um novo dia, uma nova vida.” O livro “Desejo Recomeçar” fala de "Maria, que foi abandonada quando nasceu e cresceu num convento. Quando terminou os estudos, soube que tinha uma conta com uma pequena fortuna. E foi isso que lhe permitiu partir para outro país. O que ela não esperava é que essa mudança iria transformar completamente a sua vida, quando se cruzou com Jonnathan, que a fez descobrir o amor e o desejo..."

Paula Cristina Sousa (P.C. Sousa) nasceu na Figueira da Foz e desde pequena que vive na Marinha Gran­de, onde completou a sua escolarida­de em Humanidades. Trabalha há alguns anos na La Re­doute, o que lhe despertou o gosto pela moda.

O gosto pela leitura e pela escrita acompanhou-a desde muito pequena. Por isso, decidiu escrever o seu pró­prio livro. A ideia surgiu no início de 2021. E sem planear enredos, foi escrevendo à medida que as ideias lhe surgiam. E assim nasceu a sua primeira obra, que terminou no final do verão do mesmo ano.


ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM EVIDÊNCIA NO QUINHENDROS TRAIL

 
Numa organização da Associação Cultural, Desportiva, Recreativa e Social de Quinhendros, realizou-se no concelho de Montemor- O -Velho, no passado dia 9 de setembro, a edição 2023 do Quinhendros Trail.
Contando com o apoio do Município de Montemor-O-Velho, da Junta de Freguesia daquela Vila e da autarquia de Gatões, foi disputado nas distâncias competitivas de 19km, 12km e ainda uma caminhada.
Participaram 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na prova de 19km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2022/2023 na vertente de Trail Curto, no sector feminino, Catarina Marques alcançado a 12ª feminina posição na classificação geral e a 2ª posição no escalão F40, Catarina Tudela, 14ª feminina, 6ª FSen e Otília Costa, a 20ª feminina e a 3ª F40.
No sector masculino, Luís Couto, alcançou o 5º lugar na classificação masculino e o 1º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, 25º masculino, 1º M45, Nuno Almeida, 43º masculino, 3º M45, José Mendes, 77º masculino, 17º M35 e Brian Ferreira, o 106º masculino e o 10º MSen.
Colectivamente no final da competição a equipa feminina alcançou o 4° lugar na classificação geral colectiva e a equipa masculina o 7º lugar, entre as equipas que terminaram a prova.
Destaque para os pódios dos atletas Luis Couto, Pedro Cardoso, Nuno Almeida, Catarina Marques e Otília Costa.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA AVALIA E PREPARA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA

 

Realizou-se no passado dia 8 de setembro, na sede da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense uma reunião de trabalho, na qual Jorge Abrantes e Pedro Cardoso, responsáveis pela Secção de Ar Livre e Aventura, tiveram a oportunidade de apresentar detalhadamente a Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, o documento elucidativo do que tem sido a actividade ao longo destes últimos meses e sobretudo as linhas orientadoras que perspetivam o que pretendem para o futuro da Secção.
Iniciando-se a presente época desportiva no passado mês de novembro, a equipa ASSSCC/Óptica Loisas/Lentes Zeiss, participou em 49 provas, prevendo-se a sua participação em mais 6 corridas, que se irão realização até ao fecho da época desportiva, que se prevê para o final do mês de outubro.
Pedro Cardoso e Jorge Abrantes, após realizado o balanço interno efectuado pelo grupo coordenador da Secção, debateram com Lurdes Silva os modelos de apoio e reembolso da participação dos atletas em provas e que tem comtemplado a participação nas provas dos calendários da ADAC - Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e também da ATRP - Associação de Trail Running de Portugal.
Igualmente esteve em destaque os critérios a colocar em prática para a renovação e entrada de novos atletas, tendo Lurdes Silva referido que para além do preenchimento dos requisitos em vigor na Secção de Ar Livre e Aventura, que todos os atletas deverão preencher igualmente os desígnios que sempre nortearam a Sociedade Columbófila e sobretudo o fair-play, qualidade que é determinante na Associação.
Pedro Cardoso e Jorge Abrantes, transmitiram também, que nos objectivos traçados para a próxima época, pretendem manter o foco no Campeonato Distrital de Trail e no Campeonato Nacional, incentivando igualmente a participação dos atletas que integram a equipa ASSSCC/Óptica Loisas/Lentes Zeiss, nas provas organizadas pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, nomeadamente nos distritais de Corta-mato, estrada, bem como a participação noutras provas organizadas por clubes congéneres.
Na referida reunião de trabalho, esteve também em destaque as áreas da comunicação e valorização promocional dos apoios dos diversos patrocinadores, ficando definido que a Secção de Ar Livre e Aventura irá reforçar a comunicação na divulgação das actividades que vai desenvolvendo, a par com o Gabinete de Comunicação da Sociedade Columbófila.
Por fim foi abordado pelos presentes a organização do Trail do Sarilho, competição que já atingiu um lugar de destaque no calendário nacional de provas de Trail e que se realizará no dia 10 de dezembro, domingo, na cidade de Cantanhede.
No final da reunião Lurdes Silva, congratulou-se com o que lhe foi dado a observar, aproveitando o momento para agradecer aos membros do grupo coordenador o trabalho desenvolvido, que tão bom resultado tem dado, deixando também uma palavra de gratidão para todos os atletas e suas famílias, renovando a confiança depositada e reforçando o apoio da sua Direcção, no sentido de continuar a criar todas as condições para manter os apoios concedidos nestes anos.
Aproveitou também, a reunião de trabalho, para agradecer o apoio dado por todos os patrocinadores, referindo-se a cada um deles, nomeadamente à Óptica Loisas/Lentes Zeiss, Fisioterapeuta Ana Taraio, Luisa Cabeleireiro, Mariana Andrade Martins Nutricionista, Fisiobaía - Terapias diferenciadas, Streetsport Animação Turística, Fisio André Viegas e NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta – Performance, deixando também uma palavra de agradecimento a todos os patrocinadores do Trail do Sarilho e aos voluntários que ano, após ano, tem vindo a contribuir com o seu trabalho e dedicação e que muito tem contribuído para o sucesso que a prova tem alcançado.
Por último deixou bem expresso o agradecimento da Direcção Geral ao Executivo do Município de Cantanhede, na pessoa da Senhora Presidente da Câmara Municipal, Dra. Maria Helena Teodósio, que tem apoiado as actividades desenvolvidas pela Secção de Ar Livre e Aventura e também ao Executivo da União de Freguesias Cantanhede Pocariça, na pessoa do seu Presidente Dr. Nuno Caldeira e à Direcção da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, nomeadamente ao seu Presidente Coronel David José Marques Soares.

Coimbra | Estudo publicado na Nature conclui que recuperação da biodiversidade dos rios europeus estagnou na década de 2010

Um estudo internacional com a participação de Maria João Feio e Manuel Graça, investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), publicado na revista Nature, concluiu que, apesar das tendências positivas dos anos 90, a partir de 2010, a recuperação da biodiversidade dos rios estagnou.
Na Europa, nas últimas três décadas, e principalmente após a publicação da Directiva Quadro da Água, em 2000, têm vindo a ser implementadas diversas medidas de mitigação para combater a degradação dos rios e dos seus ecossistemas. No entanto, o número de fatores que ameaçam estes ecossistemas continua a aumentar em todo o mundo.
Assim, «este estudo pretendeu analisar se, ao longo das últimas décadas, tem havido efetivamente uma recuperação da biodiversidade aquática dos sistemas ribeirinhos ao longo do tempo, em resultado das medidas de mitigação implementadas na Europa, e quais os fatores que a determinaram», explica Maria João Feio, acrescentando que foi possível concluir «que houve realmente um pequeno aumento do número de espécies (0,73% por ano), riqueza funcional (2,4% por ano) e abundância (1,7% por ano) nas comunidades de macroinvertebrados aquáticos».

No entanto, prossegue a investigadora, «apesar destas tendências positivas, o número de espécies ainda diminuiu em 30% dos locais. Os ecossistemas ribeirinhos onde se verificou menor recuperação foram os localizados a jusante de barragens, em áreas urbanas e terrenos agrícolas. Além disso, as comunidades de invertebrados localizadas em zonas com taxas de aquecimento mais rápidas tiveram menor recuperação, o que mostra os impactos das alterações climáticas, nomeadamente o efeito do aumento da temperatura», alerta.

De acordo com os especialistas, os aumentos verificados na biodiversidade ocorreram principalmente antes da década de 2010 e, desde então, estagnaram. Os ganhos em biodiversidade nas décadas de 1990 e 2000 refletem a melhoria da qualidade físico-química da água, devido à implementação de sistemas de tratamento mais eficazes e projetos de reabilitação ou restauro ecológico. Já a desaceleração na recuperação da biodiversidade ribeirinha da década de 2010 mostra que as medidas atuais não são suficientes, traduzindo-se cada vez menos em resultados positivos na recuperação da biodiversidade.

Esta estagnação, refere ainda a investigadora, «ocorreu porque surgiram também novas ameaças, nomeadamente poluentes emergentes, como fármacos e microplásticos, alterações climáticas e espécies invasoras. De facto, o número de espécies não-nativas (encontradas em 69 % dos locais analisados) tem vindo a aumentar de forma acentuada (4% por ano)», afirma.

Perante estes resultados, os investigadores consideram «urgente continuar o restauro ecológico baseado na renaturalização e recuperação das espécies, não meramente estético, ou focado no escoamento, ou na remoção de nutrientes da água, mas também de um novo planeamento focado nos novos impactos, tais como poluentes emergentes, alterações climáticas e espécies invasoras. Além disto, a investigação mostra também a importância da continuação da monitorização ecológica dos rios de forma a que se possam fazer estudos que abordem as evoluções temporais», concluem.

Esta investigação, que envolveu 96 investigadores europeus de 70 instituições, foi coordenada por investigadores do Senckenberg Research Institute e Natural History Museum Frankfurt, Alemanha.
O artigo científico “The recovery of European freshwater biodiversity has come to a halt” pode ser consultado aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

RedEscolas AntiCorrupção | All4Integrity | Período de adesão já a decorrer!


Na véspera do início de mais um ano letivo, a All4Integrity tem o prazer de apresentar a 3ª edição do programa RedEscolas Anticorrupção – escolas que nos inspiram uma cultura de integridade e apelar à adesão de todas as escolas – públicas, privadas, nacionais e internacionais, de ensino regular, profissional ou artístico.
O período de adesão decorre entre 11 de setembro e 27 de outubro através do preenchimento online do respetivo formulário.

Criado em 2021, a RedEscolas AntiCorrupção é um programa escolar de literacia anticorrupção que procura promover, no quadro dos valores de uma democracia participativa, o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, em contexto local, junto dos jovens em idade escolar.

Nesta 3ª edição, a RedEscolas AntiCorrupção continua a valorizar a flexibilidade e interdisciplinaridade na implementação do seu roteiro pedagógico, assente em cinco pilares orientadores - Conceitos, Atores, Consciencialização, Ação e Impacto(s) – e direcionado para os alunos entre o 7º e o 12º ano.

Em duas edições, o programa RedEscolas AntiCorrupção triplicou o número de escolas participantes. Hoje, este programa de literacia anticorrupção conta com 67 Escolas Embaixadoras e o envolvimento direto de 5500 alunos e 107 professores, atores fundamentais para, localmente, dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido.

Acreditamos no poder transformador da escola e da formação para a cidadania na promoção de uma cultura de integridade na sociedade portuguesa.

O apelo está feito! Podemos contar com a divulgação do programa RedEscolas AntiCorrupção?

Ângela Malheiro
Vice-Presidente

Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão


"Decorreu no dia 09 de setembro, a 11ª edição da Maratona Fotográfica de Famalicão, evento dedicado à fotografia e que atrai à cidade muitos entusiastas pela fotografia.
Esta edição contou com 38 participantes, que não se deixaram intimidar pelas previsões de mau tempo para este dia o que levou à desistência de muitos participantes. Como é habitual os participantes eram oriundos do nosso concelho e de outros pontos do país, que se deslocaram a Vila Nova de Famalicão, para aceitar o desafio de fotografar os temas propostos pela organização e conhecerem a cidade de perto, alguns pela primeira vez, atraídos por este evento de fotografia organizado pela Associação Caixa de Imagens.
O Museu Bernardino Machado, foi o palco para a receção dos participantes para daí começarem a explorar os oito temas propostos.
Após a foto de grupo partiram em busca de referências para responderem aos temas propostos, que eram eles: "Vida quotidiana"; "A Melodia da Água" “o Casa-Museu Soledade Malvar”; "Artesanato" com passagem pela feira do Artesanato; "Minimalismo"; "Macro"; "Urbanidade" e "Movimento".
O evento terminou na Praça do Mercado Municipal com distribuição de alguns brindes, oferecidos pelos patrocinadores a todos os participantes, que levaram excelentes recordações da cidade e de mais um Maratona Fotográfica que foi de encontro às suas expectativas e com a promessa de voltarem.
A realização deste evento foi possível graças à confiança e apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, Auchan, Continental e Edições Centro Atlântico, a quem a Associação Caixa de Imagens agradece todo o seu apoio.
Seguir-se-á a avaliação do júri para escrutínio dos vencedores deste concurso, que serão conhecidos durante o mês de outubro, em cerimónia a realizar em local e em data a anunciar..

A Direção

Cantanhede | Município vai entregar 40 mil euros em subsídios. Oito associações vão ser distinguidas pelo desempenho desportivo

 

O Executivo Municipal deliberou aprovar esta quarta-feira, 6 de setembro, os subsídios que premeiam os resultados desportivos obtidos por atletas e equipas federadas do concelho de Cantanhede em provas oficiais. No total, vão ser entregues 40 mil euros, mais 10 mil face a 2022.

Estes subsídios constam do subprograma 4 do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas (RAAD), que prevê a sua atribuição de acordo com a pontuação obtida pelo conjunto de todas as modalidades desportivas federadas de cada associação desportiva.

No total, foram recebidas oito candidaturas, menos uma face a 2022, mas com uma melhoria de 14% dos resultados obtidos.

Entre os desempenhos que contribuíram para a atribuição dos subsídios estão a participação em provas europeias e mundiais, assim como títulos de campeão nacional e distrital. Foi ainda reconhecido pelo Município de Cantanhede a presença nas seleções nacionais de diversas modalidades.

Para o Executivo Municipal, estes subsídios são um investimento e não uma despesa. Um investimento na dinamização da prática desportiva, sobretudo junto dos mais jovens, mas também na projeção de Cantanhede no país e no estrangeiro”, entende a presidente do Município, Helena Teodósio.

Ainda de acordo com a autarca, “o Município tem o dever de contribuir para a valorização do associativismo desportivo, confirmando e reforçando o seu papel determinante para o desenvolvimento local”.

As associações desportivas distinguidas são a Academia CantanhedeGym, a Associação Desportiva Cantanhede Cycling, o Ançã Futebol Clube, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Clube de Voleibol da Tocha, o Clube de Futebol “Os Marialvas”, a Gira Sol e a União Recreativa de Cadima.

De referir que já este ano, no âmbito do RAAD, o Município de Cantanhede entregou um apoio global de cerca de 120 mil euros a 28 associações desportivas.

A par deste valor, de referir que em 2022, o Município investiu mais de 597.000€ na manutenção de infraestruturas desportivas, e tem em curso um conjunto de empreitadas num montante que ronda os 4 milhões de euros.

Carla Cruz Silva

Portalegre | Colheita de sangue em Montargil com 25

 

Em dia estival, mas ameno, e ao sentir da pacata brisa oriunda da pitoresca albufeira de Montargil, teve lugar mais uma brigada a cargo da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
O local foi, mais uma vez, o centro de saúde de Montargil, para o qual se encaminharam 25 voluntários. Destaque para a presença de mulheres, em número de 15 (60 %). Os presentes foram submetidos a prévia consulta médica e todos puderam colaborar. Temos, pois, de nos congratular com as 25 unidades de sangue total angariadas nesta localidade do concelho de Ponte de Sor.
Também em Montargil, novos dadores se estrearam a estender o braço. Desta feita foram cinco, entre eles três voluntários do sexo feminino. E sempre que aparecem doadores principiantes, o pulsar da doação concretiza-se ainda com mais vitalidade. Um dos presentes inscreveu-se no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.
A Junta de Freguesia de Montargil apoiou a realização do prazenteiro almoço com que terminou a jornada.
Grupo Motard Novo Milénio a 16 de setembro
As colheitas da ADBSP têm lugar em manhãs sabatinas. A 16 de setembro, podem-nos encontrar no kartódromo de Portalegre, por ocasião do 24.º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio.
Atenção que a data da
próxima colheita em Arronches teve de ser adiada. Será no sábado sete de outubro e na sede do Rancho Folclórico.
Numa dádiva de sangue há sempre grandes motivos a abraçar!


JR