sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Reservas de sangue por grupos no IPST - Colheita de sangue amanhã no posto Fixo da ADASCA



Reserva IPST
O+

De 4 a 7 dias
O-

Até 4 dias
A+

Mais de 10 dias
A-

Até 4 dias
B+

Mais de 10 dias
B-

De 4 a 7 dias
AB+

Mais de 10 dias
AB-

De 4 a 7 dias

Paderne regressa ao período medieval

Pelo 12.º ano consecutivo, a aldeia de Paderne termina o ano com uma viagem no tempo. A partir de amanhã, 28 de dezembro, a Feira Medieval transforma a freguesia do barrocal algarvio num cenário do século XIV, onde não faltam personagens típicas e encenações históricas. 
Este ano, o evento estende-se por mais um dia, com um programa recheado de atividades. A abertura está marcada para as 12h00 de sábado, quando El Rei de Portugal e dos Algarves proclamará a abertura da feira de comércio e animação e mandará que os festejos durem cinco dias. 
O núcleo antigo da aldeia transforma-se, assim, numa vila medieval, com mercado tradicional, arruadas musicais, cortejos, teatros de fogo, leilões, concertos, bailias, recriações históricas, demonstrações de artes e ofícios, manjares medievais e muita animação. 
No primeiro dia de 2020, pelas 15h00, a tradicional Bênção seguida de Cortejo Régio com El Rei volta a retratar a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne, por D. Dinis, à Ordem de Avis. 
O certame abre portas às 12h00 e encerra às 21h00, com exceção do dia 31 de dezembro, em que fecha às 19h00. 
No domingo, o programa da TVI “Somos Portugal” irá ser transmitido em direto de Paderne. Entre as 14h00 e as 20h00, os apresentadores Santiago Lagoá, Isabel Figueira e Inês Gutierrez vão dar a conhecer Paderne Medieval a milhares de telespectadores através de reportagens e entrevistas, numa emissão contínua de seis horas. 
A Câmara Municipal disponibiliza, no dia 30 de dezembro, um autocarro para quem pretenda visitar o evento. O ponto de encontro é no parque de estacionamento em frente ao tribunal e serão realizadas duas partidas: uma às 11h00 e outra às 12h00. O regresso será efetuado às 15h30 e às 16h30. 
A entrada no Paderne Medieval tem um custo de € 1,50.

Câmara de Lagos lança inquérito sobre autocaravanismo

A Câmara de Lagos tem a decorrer um questionário destinado a recolher a perceção dos habitantes do concelho de Lagos sobre várias questões ligadas à prática do autocaravanismo.
O questionário é dirigido a todos os residentes no concelho há mais de 1 ano e que tenham idade superior a 18 anos. Os resultados serão incorporados no Estudo de Ordenamento do Autocaravanismo de Lagos, promovido pela Autarquia, que tem como objetivos elaborar um diagnóstico sobre as condições atuais para a prática do autocaravanismo no município e propor medidas para o seu correto ordenamento e desenvolvimento.
Os interessados podem participar online aqui.

Obras de 15 milhões de euros em curso no concelho de Albufeira

Técnicos e executivo do Município de Albufeira fizeram um périplo por diversas obras no concelho, com vista a um balanço de alguns dos trabalhos efetuados, bem como auscultar alguma população acerca de futuras necessidades.
A visita iniciou-se em Vale Pedras, onde, contíguo ao atual cemitério, está a ser construído o crematório regional do Algarve, que deverá estar concluído no próximo mês de janeiro e representa um investimento de cerca de 600 mil euros.
De seguida, as atenções recaíram no pavilhão desportivo da EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira, cujo piso ainda em madeira, foi recentemente substituído por um piso mais apropriado à prática do desporto por parte dos jovens. Seguiram-se os campos sintéticos da Palmeira, cujo piso, com mais de 12 anos, foi substituído por um outro, sintético, na continuidade do que já tinha sido feito nos campos sintéticos do FC Ferreiras. Tratou-se de um investimento de cerca de 150 mil euros.
Ainda no âmbito da prática desportiva, houve tempo também para o Pavilhão Francisco Neves, um edifício emblemático da vivência dos albufeirenses, situado na zona antiga da cidade e sede do Imortal DC. Este pavilhão tinha ainda amianto na cobertura, pelo que um novo telhado e pinturas exteriores, deram-lhe uma nova aparência e solidez, mediante obras que rondaram os 100 mil euros.
A comitiva seguiu depois para a Praia do Peneco, espaço que constitui uma das memórias mais gratas da população, que estão a ser recuperadas as escadas de acesso ao passeio marginal, o qual será também reclassificado, num investimento de cerca de 70 mil euros.
O que também preenche as memórias dos albufeirenses é o edifício do antigo Tribunal, frente á Igreja Matriz e que está a ser reclassificado em Centro de Artes e Ofícios, no valor de 850 mil euros, o qual deverá abrir ao público em 2020, proporcionando mais convívio naquela zona nobre da cidade.
Ainda no plano cultural, a comitiva visitou as recentes obras que decorreram no Conservatório de Albufeira, no valor de 100 mil euros e, por consequência, as pinturas exteriores da Torre do Relógio, ex-líbris de Albufeira e que pontua o grande edifício frente ao mar, onde se situa o conservatório de música. Muito perto, fica o Cais Herculano, espaço de convívio de pescadores e onde durante muitos anos constituiu a lota de peixe. Executivo e técnicos verificaram o estado das obras do telheiro e pilares, cuja requalificação, no valor de cerca de 80 mil euros, pretende manter a identidade histórica daquele espaço.
Outras intervenções de grande importância preencheram o roteiro desta visita, como é o caso das obras de saneamento e espaço rodoviário na continuidade da Rua do Município, próximo do Hotel Paraíso. São obras estruturais de separação de águas fluviais e residuais, bem como de requalificação do piso viário. A visita que se seguiu foi às obras de requalificação da estrada entre a Rotunda da Balaia e a Ponte Barão, no valor de 876 mil euros, que deverão estar concluídas muito em breve. De igual modo, decorre na Estrada do Toy70 obras de saneamento, por cerca de 236 mil euros.
Fora do perímetro urbano, foram verificadas as obras recentes efetuadas no Mercado da Guia, no valor de cerca de 200 mil euros, bem como na Estrada das Assumadas, por cerca de 280 mil euros, na freguesia de Ferreiras.
Daqui, a comitiva seguiu para o Campo de Tiro de Paderne, cuja sede foi alvo de remodelações pelo valor 150 mil euros, e em seguida foi feita uma visita aos trabalhos de contenção de um edifício centenário, na zona envolvente da Igreja de Nossa Senhora da Esperança. Pelo meio, a comitiva teve a oportunidade de visitar as obras de saneamento na zona “Paderne-norte”, que vão atingir um valor de quase 6 milhões de euros.
Refira-se que estas são apenas algumas das obras atualmente em curso um pouco por todo o concelho, representando um investimento global de mais de 15 milhões de euros.
“Todas estas obras são, na maioria, estruturantes e de elevada importância para o desenvolvimento de Albufeira. Estamos empenhados em recuperar espaços, memórias e identidades e esperamos que os albufeirenses vejam nestes investimentos uma aposta clara no desenvolvimento desta terra”, referiu José Carlos Rolo, presidente do Município.
O autarca adiantou ainda que haverá mais visitas nestes moldes a outras obras em curso, ao longo do ano de 2020.

Câmara de Lagos investe mais de 300 mil euros na requalificação de mercado

A Câmara de Lagos lançou, esta quinta-feira, 26 de dezembro, uma empreitada de requalificação do Mercado de Levante.
De acordo com o respetivo aviso, publicado em Diário da República, a intervenção tem como objetivo “dotar o espaço de melhores condições de conforto térmico para vendedores e público, promover a sua atratibilidade e reforçar o papel do mercado de produtores hortofrutícolas na economia de base local”.
Aquela autarquia pretende investir na obra o valor máximo de 321 mil euros, que é o preço base do procedimento.
As empresas interessadas podem apresentar propostas no prazo de 32 dias, após o que a empreitada será adjudicada à que apresentar o preço mais baixo.
O prazo de execução da obra é de 150 dias.

Câmara de Vila Real ‘liquida’ empresa municipal

O Município de Vila Real de Santo António completa, no próximo dia 31 de dezembro, o plano de internalização da empresa municipal VRSA – Sociedade de Gestão Urbana (SGU), EM SA, de que é o único acionista.
Esta decisão resulta da acumulação de três resultados anuais líquidos negativos por parte da empresa, cuja viabilidade foi definitivamente posta de parte por insuficiência de receitas, facto que obriga à sua dissolução.
Em comunicado, a autarquia refere que “a solução, adotada e votada em sede de Assembleia Municipal, no passado mês de julho, permitiu salvaguardar os empregos de quase uma centena de trabalhadores, através da sua internalização na estrutura orgânica do município”.
Assim, e a partir do dia 1 de janeiro, todos os serviços e atividades que estavam sob a alçada da VSRA SGU – como é o caso do Complexo Desportivo Municipal, Piscinas Municipais, parques de autocaravanas, parque de estacionamento do Centro Histórico, Centro Comercial a Céu Aberto, assim como outras áreas de gestão do espaço público – irão ser internalizados na estrutura da Câmara Municipal, que passará a assegurar a sua administração.
Desta forma, “todas as áreas até aqui geridas pela VRSA SGU manterão o seu normal funcionamento a partir do início de 2020, não existindo qualquer interrupção na sua atividade ou alteração para os munícipes e utentes”.
Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, “a solução adotada foi a que teve menor impacto e permitiu salvaguardar os empregos de quase uma centena de trabalhadores. Ao mesmo tempo, garantimos todos os serviços que eram prestados até aqui pela VRSA SGU, integrando-os na estrutura da Câmara Municipal, não afetando os munícipes no seu dia a dia”.
Também a partir do dia 1 de janeiro de 2020 “irá prosseguir o processo de liquidação da empresa municipal, pelo que todos os ativos, passivos e demais responsabilidades da VRSA SGU para com os seus credores serão assumidos pelo município de Vila Real de Santo António”.
As metas do plano de dissolução passam assim pelo enquadramento da dívida da SGU na reformulação do Plano de Ajustamento Municipal (PAM), em execução para o Município, “permitindo à autarquia assumir os seus compromissos e consolidar o património ativo e passivo da empresa municipal com o refinanciamento dos empréstimos bancários concedidos”.

Câmara de Silves de portas fechadas no dia 2 de janeiro

A Câmara de Silves informa que todo o atendimento ao público no Edifício dos Paços do Concelho e Edifício da Rua da Sé estará fechado no próximo dia 2 de janeiro, devido à implementação do novo sistema contabilístico e consequente atualização dos respetivos programas informáticos.
Este procedimento decorre da obrigação legal imposta pelo Decreto-lei 192/2015, que estabeleceu a criação de um sistema de normalização contabilística na Administração Pública.
A autarquia pede “a compreensão de todos os munícipes e a autarquia desenvolverá todos os esforços no sentido de reabrir os serviços com normalidade no dia 3 de janeiro”.

Mundo | Menino de cinco anos que desapareceu no dia de Natal foi encontrado morto

O corpo de um menino autista de 5 anos que desapareceu no dia de Natal foi encontrado num lago, perto de onde foi visto pela última vez, informou a polícia do estado de Michigan nesta quinta-feira.
Menino era autista mas conseguia comunicar com normalidade.

Beau Belson desapareceu na casa da sua avó, onde se encontrava a brincar no quintal com a família, em Six Lakes, Michigan, por volta das 14h30, revelou o tenente da polícia do estado de Michigan, David Cope.

O menino foi encontrado pouco depois das 12h00, numa lagoa debaixo do gelo, a 15 metros de distância da casa. A polícia não tem certeza se ele caiu na lagoa ou se foi intencionalmente para dentro dela, revelou Cope.

A sua morte está sob investigação, mas até o momento não há suspeita de crime. “Vamos continuar a tentar determinar o que levou o menino a entrar na água”, disse Cope.

Os profissionais que se encontravam a procurar a criança não tinham as certificações necessárias para mergulhar no gelo, portanto, a equipa de serviços marítimos da polícia estadual foi chamada na manhã de quinta-feira para fazê-lo, disse Cope.

Haviam perto de 1.000 voluntários da comunidade a ajudar a procurar o menino na quarta-feira à noite e várias centenas que chegaram na manhã de quinta-feira para ajudar nos esforços de busca, disse Cope.

“Foi maravilhoso ver a comunidade a unir-se”, disse Cope, observando que as circunstâncias eram trágicas.

bombeiros24

Município apoia Bombeiros Voluntários de Anadia

Resultado de imagem para Município apoia Bombeiros Voluntários de Anadia
A Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua reunião de executivo do passado dia 18 de Dezembro, atribuir uma verba extra de cinco mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) para reforçar os meios de atuação, no âmbito da atividade regular e operacional.
O apoio camarário atribuído à AHBVA tem em consideração o interesse municipal da atividade desenvolvida pela mesma e reconhece a situação de algum constrangimento financeiro vivido pela Associação, bem como o empenho da Direção na renovação da frota de ambulâncias e aquisição de fardamento para o corpo ativo, para o qual não deixou de contar com o apoio do Município de Anadia.
De referir que os Bombeiros Voluntários de Anadia desenvolvem uma relevante atividade de interesse público em prol da população anadiense, no âmbito dos fins que prosseguem, para além da disponibilidade permanente para o Sistema de Proteção Civil, em geral, e para o Serviço Municipal de Proteção Civil de Anadia, em particular, prestam os mais variados serviços de cariz social às populações e instituições abrangidas na sua área de atuação, constituindo a sua exigência e operacionalidade um fator de segurança para as populações que serve.

Leiria | "Desenho Impaciente" de Carlos Alberto Silva vence Prémio Literário Afonso Lopes Vieira


O Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, na sua primeira edição dedicada à Literatura Infantil, foi atribuído, por decisão unânime do júri do concurso, ao trabalho "Desenho Impaciente" de Carlos Alberto Silva, cujo texto se baseia numa intriga aliciante e imaginativa, que abre uma janela para a efabulação dos leitores.

Nesta edição do concurso foram ainda atribuídas duas menções honrosas, recebidas pelos trabalhos "As coisas que não são" de Adriana Isabel Marques de Campos e Ana Sofia Ferreira Neves, pela ficcionalização do tópico das relações interpessoais associado à memória e, "A Casa da Felicidade", de Sandra Inês Andrade Ramos Cruz, pela qualidade literária indiscutível, com grande delicadeza de linguagem, alcançando pontes interculturais.

Concorreram 38 trabalhos dos quais foram excluídos cinco, por não estarem em conformidade com o regulamento do concurso, tendo sido apreciados 33 trabalhos
pelo júri constituído por representantes do Município de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais -Instituto Politécnico de Leiria, da Associação Portuguesa de Críticos Literários e da Associação Portuguesa de Escritores.

No valor de 5 mil euros, o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira é bienal e foi instituído pelo Município de Leiria com o intuito de homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura, Afonso Lopes Vieira, bem como, para incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita.
No primeiro biénio (2019/2020) é dedicado à Literatura Infantil, no segundo será dedicado à Poesia e o terceiro, à Novela e ao Conto.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em data a anunciar pelo Município.

O Vencedor do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira
Carlos Alberto Silva nasceu a 25 de Junho de 1958, em Pombal e vive em Leiria.
Diplomado em educação de infância, especializou-se em Comunicação Educacional e Gestão da Informação, desempenhando atualmente funções de professor bibliotecário, no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, onde leciona Iniciação à Programação a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Ultimamente, tem desenvolvido algum trabalho de pesquisa e experimentação no domínio da Robótica Educativa como instrumento de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito à leitura e à escrita.
Entre outras atividades, tem exercido nas áreas do teatro, das artes plásticas, do jornalismo, da animação cultural e do ensino e formação. Desenvolve diversas ações no âmbito da mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias.
Enquanto formador, tem ministrado vários cursos e dinamizado oficinas no âmbito das Expressões Artísticas e da promoção e animação da leitura, bem como da Programação e Robótica Educativas, no Instituto Politécnico de Leiria, no ISLA, no Instituto Camões e diversos centros de formação de professores.
Escreve desde muito novo, tendo diversos textos publicados em “fanzines”, jornais e “sítios” da internet.

Publicou as seguintes obras:
2018 – «Marina e os mares de plástico» (com ilustrações de Leonor Lourenço). Leiria: Edição do autor.
2017 – «A nuvenzinha que gostava de trovoada» (com ilustrações de Patrícia Penedo). Leiria: Edição do autor.
2017 – «Contos e lendas de arrepiar». Leiria: Edição do autor.
2016 – “A cinta do seareiro” (com ilustrações de Beatriz Silva). Ferreira do Zêzere: Fundação Maria Dias Ferreira.
2015 – “Sete pulgas pequeninas” (com ilustrações de G. António Jorge). Leiria: Edição do autor.
2014 – “O livro das palmas”. Leiria: Edição do autor.
2013 – “Loro Sa’e e o bornal das histórias” (com ilustrações de Gémeo Luís). Porto: Edições Eterogémeas.
2011 – “Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão!” (com ilustrações de Beatriz Silva). Leiria: Textiverso. [Reeditado em 2014. Leiria: Edição do autor].
2010 – “A Leiria de Miguel Torga – Guia da Cidade” (no âmbito das comemorações do Dia de Miguel Torga em Leiria, numa iniciativa da Junta de Freguesia local e da agência da Fundação INATEL). Leiria: Textiverso. [Reeditado em 2012, em versão bilingue, pela Junta de Freguesia de Leiria / Textiverso].
2010 – “O urso que perdera o coração”. Leiria: Textiverso. [Reeditado em 2015. Leiria: Edição do autor].
2009 – “Murmúr(i)os e outras imagens faladas” (com fotos de Carlos Fernandes). Leiria: Textiverso.
2004 – “Bestiário Poético”. Leiria: Editora Folheto.

Participou ainda, como co-autor, nas seguintes obras:
2012 – “Histórias com animais lá dentro”. Leiria: Associação Zoófila de Leiria «Fiéis Amigos» / Textiverso.
2009 – “Actas do I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria”. Leiria: Textiverso.
2002 – “Didáctica das Expressões” (coord. do Prof. Doutor Amílcar Martins). Lisboa: Universidade Aberta.





Covilhã | MUNICÍPIO PROMOVE VISITAS DE CRIANÇAS ÀS ANIMAÇÕES DE NATAL


A Câmara Municipal da Covilhã convidou os Jardins de Infância, as Escolas Básicas do 1º ciclo e as Atividades de Tempos Livres (ATL’s) do concelho da Covilhã a visitar, durante o mês de dezembro, o Reino do Natal, a Casa do Pai Natal e o Bosque Encantado, atrações natalícias promovidas e dinamizadas pelo Município no âmbito do “Natal com Arte”. 

No Reino do Natal, instalado na Casa dos Magistrados, os grupos de crianças, de diferentes estabelecimentos escolares, escutaram histórias de natal, contadas pela equipa de mediação da leitura da Biblioteca Municipal da Covilhã e por escritores covilhanenses convidados, como Anabela Silvestre, António José da Silva e Teresa Duarte Reis. No mesmo espaço, também houve espaço para a pintura com Teresa Gaspar, Rosalina Cruz e João Salcedas a apresentarem obras inspiradas nesta quadra. Quem visitar o Reino do Natal até 6 de janeiro pode ainda conhecer uma original exposição de presépios, trabalhos realizados pelos alunos das escolas e jardins de infância do concelho da Covilhã. 

Na Praça do Município, as principais atrações, que fizeram as delícias dos mais novos, foram a Casa do Pai Natal e o carrossel do Bosque Encantado. A ADC explicou a importância da recolha e separação do lixo para manter este Bosque, todos os outros Bosques e todo o planeta limpo. O transporte das crianças e respetivos acompanhantes foi assegurado pela autarquia. 

Para além da diversão, as crianças que participaram nesta iniciativa vivenciaram o espírito de Natal de uma forma especial, através da leitura, da escrita, da pintura e da música, não tendo faltado os abraços dos mais novos ao Pai Natal.

Leiria | Município ratifica acordo com APA sobre manutenção do rio Lis

Resultado de imagem para Município ratifica acordo com APA sobre manutenção do rio Lis
O Município de Leiria ratificou esta sexta-feira, em reunião de Câmara, o protocolo assinado no passado dia 18 com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativo às ações de manutenção do rio Lis. 

O acordo, que abrange ainda o Município da Marinha Grande, prevê intervenções no leito do rio entre Monte Real e a ponte das Tercenas, na Praia da Vieira, tendo um investimento previsto de 60 mil euros a suportar pelas três entidades. 

Metade do montante ficará a cargo da APA, que terá à sua responsabilidade a concretização dos procedimentos para a realização da empreitada, a sua consignação e fiscalização, enquanto o Município de Leiria assume 22,5 por cento do valor, devendo apoiar e acompanhar a fiscalização e receber a obra a efectuar dentro do seu limite geográfico. 

A Câmara Municipal da Marinha Grande suportará o remanescente. 

Em vigor até 31 de dezembro de 2021 e renovável pelo período de um ano, o protocolo vem na sequência de episódios de cheias e de fenómenos de erosão, «os quais se têm traduzido em episódios de maior ou menor prejuízo e com consequências graves para a qualidade dos recursos hídricos e ecossistemas», refere o documento. 

A parceria com a APA resulta da complexidade na implementação de ações que visem reduzir o impacto ambiental e socioeconómico deste tipo de ocorrências, daí a necessidade de apoio por parte da administração regional e central.

Proença-a-Nova | Alvarás de construção emitidos pela autarquia aumentam pelo quarto ano consecutivo


A emissão de alvarás de construção pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova tem aumentado desde 2016, em linha com a tendência a nível nacional do sector da construção. De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, “as obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais licenciadas pelas Câmaras Municipais nos primeiros 9 meses de 2019, registaram um crescimento de 10,1%, em termos homólogos, para 12.290”. Também a Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas informa que “ao longo do ano de 2019 a produção do setor da Construção revelou um sensível dinamismo, prevendo-se que, em termos anuais, venha a registar um crescimento real de 6,0% face ao ano anterior, reforçando o andamento positivo dos últimos dois anos”. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, o contínuo crescimento do número de alvarás emitidos nos últimos quatro anos mostra a recuperação do sector da construção no concelho, além de que “revela igualmente que continuamos a ter muitas pessoas, proencenses e não só, a investir na construção de residências novas, sinal de que Proença-a-Nova é opção de futuro. Ainda que não esteja contemplado nestes números, é preciso destacar o mercado da reabilitação urbana que também começa a ser expressivo”, adianta João Lobo. “A atratividade que o Município gerou em vários sectores empresariais motivou a procura de habitações para arrendamento, mostrando-se fator de investimento para a recuperação de imóveis com os vários incentivos existentes, quer nacionais, quer municipais. No caso da construção nova, deverá ter uma preocupação crescente na utilização de materiais sustentáveis e na sua construção os edifícios devem reutilizar recursos através do aproveitamento das águas pluviais, da rede de drenagem de águas residuais domésticas diferenciadas e da utilização da exposição solar, fatores estes que beneficiam de reduções da taxa de IMI”. 

As estatísticas revelam que os anos de 2014 e 2015 foram aqueles em que se emitiram menos alvarás, não só devido à crise no sector, mas também à publicação do Decreto-Lei n.º 136/2014, de 9 de setembro que estabelece o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) e que, entre outras decisões, altera a necessidade de as obras de escassa relevância urbanística terem alvará de construção. Ainda assim, os alvarás emitidos em 2019 (36 alvarás) estão muito próximos dos emitidos em 2002 (24), 2010 e 2011 (38 em ambos os anos). Nos últimos quatro anos foram emitidos 124 alvarás para construção de novas habitações, metade das quais na União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral. Segue-se a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira (43), Montes da Senhora (15) e São Pedro do Esteval (4).

Câmara Municipal homenageia idosos centenários do concelho


A Câmara Municipal de Proença-a-Nova associou-se à festa de aniversário de três idosos que cumpriram em 2019 o seu centésimo aniversário e ainda de uma idosa que já completou as 104 primaveras, sendo a mais velha do grupo: Emília Ribeiro, natural do Chão do Galego, nasceu no dia 3 de outubro de 1915. Os restantes homenageados foram Joaquina Ribeiro, de Montes da Senhora, nascida a 25 de outubro de 1919; Violinda de Jesus, do Vergão, nascida a 11 de novembro de 1919; e José Ribeiro Pisco, dos Cunqueiros, nascido a 7 de dezembro de 1919. Os idosos receberam a visita do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que entregou uma lembrança com a mensagem de felicitações: “ao longo deste século de vida teve a oportunidade de testemunhar acontecimentos que muitos de nós só conhecem dos livros. Que esta sabedoria seja partilhada junto daqueles têm o privilégio de ouvir as suas histórias e o seu percurso de vida”, lê-se na placa alusiva. A acompanhar, um ramo de flores para as idosas. 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, citado pelo jornal Sol, em 2017 existiam em Portugal 4268 pessoas com mais de cem anos (2600 mulheres e 1668 homens), com a zona centro a destacar-se como a região do país com mais centenários. No concelho de Proença-a-Nova, para além destes quatro idosos, existem outros que já foram homenageados aquando da comemoração do seu centésimo aniversário. “A tendência natural é a de termos mais idosos a chegarem a esta bonita idade dos cem anos”, refere João Lobo, considerando que têm de haver políticas sociais que acompanhem o aumento da esperança média de vida (em 2017 nos 77,8 anos para os homens e nos 83,4 anos para as mulheres, segundo dados da Pordata). “No caso de Proença-a-Nova, a nossa pirâmide demográfica está assente nas pessoas normalmente enquadradas na chamada terceira idade e temos, efetivamente, que utilizar a sua experiência de vida para construirmos o nosso futuro enquanto sociedade”. 

Para que as homenagens sejam realizadas, o Município solicita às famílias que comuniquem ao Gabinete de Ação Social da autarquia o aniversário de um familiar que complete as cem primaveras.


Portugal | Passagem de Ano em Portugal com várias sugestões e todas elas gratuitas

2019 está praticamente a terminar. Termina também mais um ano que trouxe certamente alegrias, tristezas, objectivos alcançados e outros que ficaram na gaveta... Enfim... sempre temos o próximo ano que aí vem... 2020!
Agora é pensar em animação e se possível sem gastar muito para dar as boas-vindas ao novo ano! Por isso reunimos algumas das festas de passagem de ano um pouco por todo o país. Com Fogos de Artíficio e com concertos, ou simplesmente com panelas e tachos para fazer barulho... aqui estão algumas sugestões com entrada livre.
Começamos pela já habitual festa na Praça do Comércio em Lisboa. Esta ano vão ser 3 dias de concertos e espectáculos gratuitos.  No dia 29 de dezembro um espectáculo de música clássica, no dia seguinte, 30 de dezembro é a vez de José Cid subir ao palco e no dia 31, além do habitual fogo de artíficio à meia-noite, dois grandes concertos no Terreiro do Paço. Primeiro em 2019, Xutos & Pontapés e no início de 2020, os Ornatos Violeta darão certamente mais um grande espectáculo e com entrada gratuita.
Miguel Araújo e Tiago Nacarato são os nomes confirmados para a Passagem de Ano 2019/2020 na Avenida dos Aliados no Porto será, como habitualmente, o palco de todas as celebrações, numa festa que volta a combinar música, fogo de artifício e muita animação até de madrugada.
A festa continua pela madrugada dentro, com a dupla Radiola, que junta os DJ Gonçalo Mendonça e Francisco Aires Pereira, dois dos maiores dinamizadores da "movida" da cidade.
Em Felgueiras será Blaya que estará encarregue de dizer olá a 2020.
Na passagem de ano de Penafiel, a Praça Escritaria vai receber “Ruizinho do Acordeão”, às 22h30, e a banda “Santa Maria”, às 23h00. À meia-noite a habitual sessão de fogo de artifício dará as boas-vindas a 2020.
Maia também não quer ficar de fora e terá a sua festa de reveillon com os GNR como cabeças de cartaz. O concerto começa às 22h30 e marca o início da festa e chegada de 2020 é comemorada com um festival de luz e som, que vai iluminar os céus a partir da Torre Lidador e do edifício dos Paços do Concelho. A animação promete continuar pela noite dentro com o Maiato Dj Overule, um dos mais proeminentes Djs de hip hop e música eletrónica.
Outros concelhos do Porto também terão a sua festa de fim-de-ano como é caso de Vila do Conde e de Santo Tirso.
Na Praia de Mira, o cantor David Carreira é o cabeça de cartaz do Réveillon numa noite que conta com a Banda Tangerina não é Clementina, um Espetáculo Piromusical e os Djs Electric Boys e Friday Boys.
Coimbra despede-se de 2019 ao som d’Os Azeitonas. A banda vai atuar pelas 22h00, no Largo da Portagem, trazendo um espetáculo envolvente que promete animar a noite mais longa do ano. Ainda a presença de Pedro Abrunhosa.
Mais a sul no Algarve são vários os concelhos com festas de fim-de-ano. É o caso de Albufeira com o “Albufeira Carpe Nox”, um espetáculo multissensorial que além dos concertos à beira-mar com Amor Electro e The Black Mamba, vai incluir elementos de pirotecnia, aerobática sincronizada, iluminação no mar e em todo o recinto, e ainda um palco criado especificamente para esta noite. 

Mas vejam aqui todos as sugestões onde passar o fim-de-ano com música, animação e quase todas elas gratuitas.

guiadacidade