segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Iniciativa realiza-se no mês de Maio. CASTELO DE PAIVA VAI ACOLHER 3ª OLIMPÍADAS DA RÁDIO

Tendo em vista a realização da “ 3ª Edição das Olimpíadas Rádio” que terá lugar no município paivense, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, representada pela Vereadora da Educação, Liliana Vieira, reuniu recentemente, nas instalações dos Paços do Concelho, com os representantes do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, da Rádio Miúdos e da Paivense FM.
Recorde-se que, as Olimpíadas da Rádio são um concurso aberto a todas as escolas que integram a Rede de Rádio Escolas, da responsabilidade da Rádio Miúdos, que é a primeira rádio portuguesa para crianças.
No ano lectivo 2022/2023, esta iniciativa realizou-se no concelho de Torres Vedras, tendo os alunos do Clube de Jornalismo do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva vencido o concurso, assumindo por isso, o papel de anfitrião deste evento na edição do ano lectivo 2023/2024, que terá lugar no mês de Maio, em local a anunciar.

Esta é uma iniciativa que conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, do Camões, I.P. e dos professores das quase duzentas escolas em Portugal, Europa e PALOP, que fazem parte desta rede interactiva activada pela Rádio Miúdos, desde 2017, com o intuito de trabalhar a literacia digital e dos média de forma activa através da prática de rádio.

Minissérie sensibiliza para a Osteoporose. Ossosfortes.pt estreia “Anti-Quebras” no Dia Mundial da Osteoporose

 A plataforma Ossos Fortes (www.ossosfortes.pt) assinala hoje o Dia Mundial da Osteoporose, através de uma ação conjunta entre associações de doentes e sociedades médicas com participação ativa na área das doenças reumáticas, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. Trata-se da estreia da minissérie “Anti-Quebras” que promete, com os seus quatro episódios, abordar a osteoporose de diferentes perspetivas com o intuito de alertar e sensibilizar para a doença e para cuidados a ter.

Com uma duração aproximada de cinco minutos, cada episódio já disponível em Ossosfortes.pt, tem o objetivo de alertar e informar a população portuguesa para a osteoporose, a sua prevalência no país e impacto nos doentes, cuidadores e sociedade em geral, motivando à sua prevenção, adaptação de locais interiores e exteriores para evitar fraturas ou reincidências de fraturas e requisição de alguns apoios disponíveis para cuidadores informais dos que sofrem desta doença. Com a participação de Andréa Marques e Georgina Pimentel, enfermeiras no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e representantes da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA), associação parceira da iniciativa, esta minissérie retrata diferentes e interessantes perspetivas de quem já sofreu ou pode vir a sofrer de osteoporose e de quem a trata.

O primeiro episódio sugere adaptações a fazer na casa tradicional portuguesa, ao destacar os principais obstáculos que se revelam potenciais facilitadores de queda e subsequente fratura osteoporótica e que para a maioria das pessoas são inofensivos. O segundo episódio mostra importantes adaptações a assegurar nas ruas portuguesas para uma melhor acessibilidade pelas pessoas que maior fator de risco osteoporótico têm. Numa ótica de prevenção e garantia da segurança dos transeuntes, as entidades públicas, como as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia do país, poderiam implementar estas pequenas adaptações. O terceiro episódio, que conta com a presença de uma testemunha que já sofreu uma fratura do antebraço, ao escorrer num degrau com piso molhado, apresenta um apartamento ajustado às necessidades do doente para prevenir novas ocorrências ou reincidências. Esta minissérie encerra com um episódio dedicado à apresentação dos apoios sociais a que os cuidadores informais de doentes com osteoporose podem ter acesso assim os requeiram.
 
Perante um país cada vez mais envelhecido, onde se estima que meio milhão de portugueses são afetados pela osteoporose e se contabilizam 50 mil fraturas osteoporóticas por ano em Portugal, alertar e sensibilizar não só para os cuidados a ter como para a prevenção é fundamental, nomeadamente junto da população do sexo feminino com mais de 50 anos e após a menopausa, mais vulnerável a sofrer uma fratura osteoporótica.
A plataforma Ossosfortes.pt, é o website onde se encontra disponível a minissérie “Anti-Quebras”, iniciativa da Associação Portuguesa de Profissionais de saúde em reumatologia (APPSREUMA), com a colaboração de parceiros como a Associação Nacional contra a Osteoporose (APOROS), da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), da Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), da Associação Portuguesa de Osteoporose (APO) e da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), e com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.
 
“Prevenir é impedir que a osteoporose quebre a sua rotina” é o mote da iniciativa que motiva e sensibiliza para a adoção de cuidados redobrados pela população, em especial pelos mais propensos a esta doença silenciosa.
 
Sobre a Amgen Biofarmacêutica: 
A Amgen Biofarmacêutica está empenhada em desenvolver o potencial da biologia para o tratamento de doentes que sofrem de doenças graves, descobrindo, desenvolvendo, produzindo e disponibilizando terapêuticas inovadoras para uso humano. Esta abordagem começa com a utilização de ferramentas como a genética humana avançada e a medicina personalizada para desvendar as complexidades da doença e entender os fundamentos da biologia humana.
A Amgen foca-se em áreas de elevada necessidade médica não atendida e aproveita a sua experiência no desenvolvimento de produtos biológicos para encontrar soluções que melhorem os resultados em saúde e melhorem drasticamente a vida das pessoas. Pioneira em biotecnologia desde 1980, a Amgen cresceu e tornou-se a maior empresa independente de biotecnologia do mundo, tem alcançado milhões de doentes em todo o mundo e está a desenvolver uma linha de medicamentos com potencial disruptivo. Para mais informação visite www.amgen.pt
 

Ana Tiago

 

Reguengos de Monsaraz | Designer Fábio Pires vai criar um mural com 45 metros de comprimento alusivo aos direitos das crianças e à igualdade de género


Reguengos de Monsaraz promove atividades sobre a igualdade e os direitos das crianças e jovens
O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação “Reguengos + Igual” do Município de Reguengos de Monsaraz e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz (CPCJRM) estão a realizar até ao final de outubro várias atividades no concelho no âmbito da promoção da igualdade e dos direitos das crianças e jovens.

Durante este mês da igualdade realizam-se atividades virtuais, com publicações nas redes sociais da autarquia e da CPCJRM sobre temáticas relacionadas com a igualdade de género e os direitos das crianças para promover a interação entre gerações e famílias. Os temas que estão a ser abordados são as “Estratégias de Cooperação Familiar”, “Nutrição, Alimentação Saudável e Receitas”, “Ciganos Além”, “Projeto ajuDAR”, “Tráfico de Seres Humanos” e um vídeo intitulado “Yo No Soy Trapacero”.
O calendário de atividades integra também ações presenciais em todos os ciclos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, dinamizadas pelos técnicos especializados dos estabelecimentos de ensino. As atividades visam sensibilizar a comunidade escolar para as temáticas da igualdade de género e da não discriminação e dos direitos das crianças e jovens, fornecendo-lhes ferramentas para consciencializar a comunidade para uma efetiva prática da cidadania, através da aprendizagem do respeito pela diversidade.

No dia 30 de outubro será assinalado o Dia Municipal para a Igualdade com um encontro na Casa do Barro, em São Pedro do Corval, para falar sobre género, direitos, violência, família e igualdade. Na sessão de abertura que vai decorrer às 10h vai estar Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, António Cartaxo, Presidente da Junta de Freguesia de Corval e José Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social.

Pelas 10h30 realiza-se um painel com Helena Barahona, Psicóloga e Coordenadora da Estrutura Técnica Territorializada de Apoio à Vítima da Associação Ser Mulher que vai abordar o tema “Intervenção Territorializada de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica em Estruturas de Proximidade/Concelhia: Oportunidades e Desafios”, Paulo Poiares, Tenente-Coronel e Comandante do Comando Territorial da GNR de Évora vai apresentar uma comunicação sobre “A Guarda e os Direitos dos Cidadãos” e Joana Macieira, Psiquiatra da Infância e da Adolescência da Equipa Comunitária de Saúde Mental para a Infância e Adolescência do Hospital do Espírito Santo de Évora vai falar sobre “Comunicar em Comunidade – O Isolamento Social”. O painel seguinte, às 11h30, terá a participação de Rita Saias, Consultora sobre Juventude e parceira do McCain Institute (Estados Unidos da América), Dulce Rocha, Procuradora da República e Presidente do Instituto de Apoio à Criança e Dália Costa, Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa que vai abordar o tema da “Violência de Género”.

André Rodrigues, Diretor do Mestrado em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional no ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vai falar às 14h30 sobre “A importância da equidade no sistema de proteção de crianças e jovens portugueses”. A sessão de encerramento do encontro decorre pelas 15h30 com a presença de Isabel Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, António Fialho, Vereador da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e Maria de Fátima Marques, Presidente da Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Junto ao Campo 25 de Abril será inaugurado às 16h30 um mural com 45 metros de comprimento alusivo aos direitos das crianças e à igualdade de género, elaborado por Fábio Pires. Este designer gráfico natural de Amareleja pintou o seu primeiro mural nesta localidade em homenagem à atriz Eunice Muñoz. Durante a inauguração do mural vai atuar o Ensemble de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem


No âmbito da iniciativa Ao sábado… há conto! Biblioteca Municipal de Cantanhede retomou sessões de leitura para pais e filhos


Após a habitual pausa durante o período estival, a Biblioteca Municipal de Cantanhede retomou no passado sábado, dia 21 de outubro, a atividade Ao sábado… há conto! Repartida em duas sessões, esta iniciativa que se destina a pais e filhos, contou com a presença de mais de três de dezenas de crianças, acompanhadas por pais, mães e avós.
Para a atividade a obra selecionada foi “Como ser um leão”, conto infantil do escritor e ilustrador britânico Ed Vere, que explora a temática da violência e do bullying que ocorre entre elementos da mesma comunidade, assim como a importância do respeito e da aceitação das diferenças dos outros.
Com a escolha desta obra, a Biblioteca Municipal pretendeu relembrar o Dia Mundial de Combate ao Bullying que se assinalou no dia 20 de outubro e propôs às crianças e adultos participantes, uma reflexão sobre a temática.
A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido desde janeiro pela Biblioteca Municipal de Cantanhede que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.

As sessões realizam-se quinzenalmente e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Instituto Piaget em Viseu celebra 30 anos


Sessão solene no dia 27 de outubro junta comunidade académica, antigos alunos, colaboradores e muitas individualidades da área política, da vida autárquica e do ensino superior.
O Instituto Piaget em Viseu comemora este ano o seu 30º aniversário e a celebração acontece já esta sexta-feira, 27 de outubro. A passagem das três décadas de atividade ao serviço do ensino superior será assinalada com uma sessão solene, a realizar no Campus Universitário, com a presença de toda a comunidade académica, antigos estudantes e várias personalidades convidadas.
Entre os convidados destacam-se as presenças, já confirmadas, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; do presidente da Câmara Municipal de Viseu e presidente da CIM Dão-Lafões, Fernando Ruas; do presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida; do presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, João Cotta; e do presidente da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP), António Almeida Dias.
Desde sempre ligado à cidade de Viseu, o Instituto Piaget abriu no Alto do Gaio, em Lordosa, em 1993. A inauguração oficial fez-se no dia 3 de dezembro, com a presença do saudoso Professor Manuel Ferreira Patrício, na qualidade de diretor do Departamento do Ensino Superior, e as aulas do primeiro curso (Matemática e Ciências da Natureza) começaram no mês seguinte.
Seguiram-se três décadas com identidades bem distintas, com centenas de profissionais formados em diversas áreas, numa comunidade académica que ainda hoje continua a distinguir-se na relação de proximidade, pela qualidade formativa, ligação ao território e abertura à dimensão nacional e internacional.

“Quando olhamos para esta zona percebemos bem como o Instituto Piaget em Viseu tem sido um promotor fundamental da fixação, do desenvolvimento e da capacitação das pessoas”, afirma o presidente do Campus, Paulo Alves, que lidera o polo universitário desde 2017. E acrescenta: “As celebrações dos 30 anos serão uma boa oportunidade para afirmarmos o nosso plano de desenvolvimento estratégico e o que fomos capazes de recuperar nos últimos anos, designadamente com o acréscimo do número de alunos e a criação de uma oferta formativa mais assertiva.”

Esta oferta vai hoje ao encontro daquilo que são as necessidades tanto da região como do país, em termos de empregabilidade, com áreas de formação (como Fisioterapia ou Enfermagem) com taxas de empregabilidade de 100% por cento; áreas que permitem uma formação integral (como a Psicologia); áreas de forte pendor social (como Gerontologia, Termalismo, Serviço Familiar e Comunitário, ou Exercício Físico e Bem-estar); e áreas emergentes com planos de estudo de elevadíssima qualidade (como Relações Internacionais).

Numa oferta que se encontra distribuída por licenciaturas, pós-graduações, mestrados e CTeSP (cursos técnicos superiores profissionais), a atividade diária no Campus de Viseu reparte-se por duas instituições: o ISEIT (Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares) e a Escola Superior de Saúde Jean Piaget.

Fiel à sua matriz humanista e ecológica, o Instituto Piaget em Viseu propõe-se continuar a sua atividade aberto à dimensão universal (não esquecendo as ligações a todo o universo da lusofonia, nomeadamente às universidades Piaget no Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau) e empenhado no desenvolvimento do território. No centro estiveram e estarão sempre os estudantes, os atuais e os formados ao longo das últimas três décadas.

*Luís Fonseca
Gabinete de Comunicação e Imagem

Silves | ROCHA DE SOUSA: AQUI FICAREI


No dia 4 de novembro do corrente, pelas 16.30 horas, é inaugurada na Biblioteca Municipal de Silves a primeira parte da exposição “Rocha de Sousa: aqui ficarei”. Antes, pelas 16.00 horas, na Rua 25 de abril em Silves, procede-se à colocação de uma Placa de Homenagem na casa onde viveu e nasceu Rocha de Sousa e a pequenos apontamentos musicais pelo Quarteto da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.
Ato de resistência à ausência e ao esquecimento, a exposição pretende dar um testemunho da obra de Rocha de Sousa (Silves, 1938-Lisboa, 2021), simultaneamente construída sob o desígnio programático das «coincidências voluntárias», procuradas e exercidas nos domínios da docência, do ensaio, da crítica, da ficção, das artes plásticas, do cinema e da televisão, e com a convicção de que apenas na liberdade não constrangida de «ser vários sem heterónimos», a solidariedade se expressa, nela encontrando os argumentos circulares de uma criação solitária.

De natureza fundamentalmente documental, a primeira parte da exposição apresenta o autor e desdobra-se em cinco núcleos — textos de imprensa, textos didáticos, textos de ficção, programas didáticos audiovisuais e filmes de ficção —, desse modo preparando a segunda parte que, a decorrer na Igreja da Misericórdia em Silves entre final de janeiro a março de 2024, terá como objeto a sua obra plástica.

Distinguido pelo Município de Silves, em 2019, com o Prémio Arte e Cultura, Rocha de Sousa escreveu no agradecimento que veio a ser publicado no jornal Terra Ruiva (out. 2021): «aqui ficarei, aqui ficarei, ponto histórico que me obriga a nacionalidade, verdade das raízes, de novo as imagens, memória, um corpo, um testemunho com registo de morada».

Esta exposição é mais um movimento no sentido dessa permanência. Em Silves e em nós.

Marinha Grande | ALUNOS PARTICIPANTES NO PROGRAMA INSIDE JOVEM RECEBEM CERTIFICADOS

 Os cerca de 20 alunos que integraram o Programa Inside Jovem, que decorreu entre 3 e 28 de julho, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal da Marinha Grande, esta sexta-feira, 20 de outubro, para a atribuição do respetivo certificado de participação.
Os jovens e suas famílias foram recebidos pelos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito, bem como pelos técnicos do Município que os acolheram na respetiva unidade orgânica, durante o decurso do programa.
Os participantes partilharam um pouco das experiências vividas durante o programa e recordaram as atividades realizadas, tendo demonstrado grande agrado pela iniciativa. A sessão contou ainda com a atuação musical da jovem Maria Oliveira.
O programa Inside Jovem pretendeu ocupar jovens dos 16 aos 19 anos, que residem e frequentam o ensino secundário (do 10º ao 12º) no concelho, durante um período das férias escolares, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal. Tratou-se de uma oportunidade de colocar os alunos em contacto com diversas profissões e áreas de intervenção municipal, com a possibilidade de aquisição de aprendizagem em contexto de trabalho, estimular a autonomia e tomada de decisões.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA MERGULHAM NA PRIMEIRA COMPETIÇÃO DE NATAÇÃO DA ÉPOCA 2023/2024

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve presente na primeira competição do calendário regional da Associação de Natação de Coimbra.
A coletividade de Cantanhede esteve representada com 26 atletas distribuídos pelos escalões de infantis, juvenis e juniores, numa competição que contou com um total de 188 atletas em representação de 10 clubes.
O Torneio de Abertura realizou-se em 2 jornadas nos dias 21 e 22 de outubro e teve como palco as piscinas municipais Rui Abreu.
Após 7 semanas de trabalho desde o início da época, esta competição foi assim o primeiro momento que serviu de avaliação ao trabalho desenvolvido até a data.
No próximo dia 05 novembro será a vez do escalão de cadete ter a sua primeira prova oficial, a primeira jornada do TOREGRI.

PATINAGEM ARTÍSTICA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONSEGUE TOTAL APROVAÇÃO NAS PROVAS DE NÍVEL

 
Promovido e organizado pela Associação de Patinagem de Coimbra e com o apoio da Câmara Municipal e União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, decorreu nos dias 21 e 22 de outubro, no Pavilhão Municipal daquela cidade do distrito da Guarda, as Provas de Nível.
Participaram em representação da Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhados pela sua treinadora Mariana Veloso, 6 dos seus atletas, prestando provas, Júlia Monteiro, Júlia Vieira, Francisca Alves, Maria Filipa Fernandes, André Mendes e Rita Lopes Estrela, que obtiveram excelentes resultados nas provas efectuadas, excedendo todas as expectativas, conseguindo assim obter todos os resultados positivos.
A patinadora Júlia Monteiro obteve no final da sua prestação o nível 1, Júlia Vieira o nível 2, e Maria Filipa Fernandes, André Abrantes, Francisca Alves e Rita Estrela o nível 5, permitindo à Secção de Patinagem Artística, com os resultados alcançados, obter 100% de aprovação, neste evento.
Este estilo de Prova é bastante importante pois é através dele que os atletas conseguem alcançar o nível competitivo, e dessa forma representar o seu clube a nível Nacional.
Mariana Veloso, no final das provas referiu que estes resultados, são claramente o reflexo do trabalho executado ao longo da época, referindo igualmente, que os atletas tem mantido o foco, alinhando trabalho, rigor, boa disposição e companheirismo, e quando isso acontece o sucesso é garantido, referindo por último, que com os resultados alcançados, a motivação é ainda maior para fazer mais e melhor.

Proença-a-Nova | Rua de Santa Margarida terá acessibilidade renovada

 
A Rua de Santa Margarida, em Proença-a-Nova, está neste momento a ser alvo de requalificação. Entre as requalificações em execução, destaca-se o aumento da acessibilidade e facilidade de circulação, bem como a criação de uma nova área para a instalação da paragem de autocarro junto à Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca.
A Rua de Santa Margarida é considerada uma das principais artérias de circulação da vila de Proença-a-Nova, por ser uma das principais vias de ligação e acesso a alguns equipamentos centrais como o Pavilhão Desportivo Municipal, a Escola Primária, a Biblioteca Municipal e o Centro de Saúde, entre outros.
Entre as alterações a assinalar, regista-se que os passeios serão na sua generalidade alargados para 1,50 metros; uma das três passadeiras desta rua irá ser relocalizada, sendo que todas vão ser identificadas com pavimento podotátil, para que seja possível a sal identificação universal; as passadeiras serão do mesmo nível do passeio, sendo executadas no mesmo material da rodovia; bem como a reconfiguração e relocalização da passadeira na Rua Manuel Martins d’ Évora e criação de nova passadeira na Rua do Heliporto, duas vias adjacente à Rua de Santa Margarida. Com estas alterações está previsto também um aumento da acessibilidade em toda a extensão da intervenção, melhorando a praticidade e lógica de circulação nestas rodovias, passeios e passadeiras.
O local continuará fisicamente próximo da Escola, Pavilhão e Piscina Municipal, servindo de abrigo para passageiros. A nova paragem de autocarro torna também mais seguro o fluxo rodoviário, não só na Rua de Santa Margarida, que servia já como ponto de paragem para transportes escolares, mas também na Avenida do Colégio, frente à entrada principal da escola, espaço onde habitualmente ser verificam diversos constrangimentos recorrentes, causado pela constante circulação de autocarros e veículos ligeiros, para tomada e largada de passageiros, sobretudo alunos, pessoal docente e não docente.
Para o efeito, o Município de Proença-a-Nova desenvolveu em 2021 o Plano de Promoção da Acessibilidade da Vila de Proença-a-Nova (PPA), que constitui um importante instrumento de suporte ao desenvolvimento urbano integrado. Na sequência deste plano o Município submeteu uma candidatura, que foi entretanto aprovada e que comparticipou esta obra, ao Aviso Acessibilidades 360º - Programa de Intervenção em Vias Públicas (PIVP-PRR), integrado na Componente 3 (Respostas Sociais), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Universidade Sénior arranca para novo ano letivo

 
O ano letivo 2023/24 da Universidade Sénior de Proença-a-Nova foi oficialmente inaugurado esta quarta-feira, 18 de outubro. A sessão de abertura decorreu no Auditório Municipal, tendo terminado com almoço entre alunos e professores nos Paços do Concelho. Para este ano letivo estão inscritos 75 alunos em 14 disciplinas diferentes, distribuídos pelos polos de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa.
Inseridos na programação estiveram a inauguração da exposição de Pintura, da autoria dos alunos da Universidade Sénior, orientados por Sílvia Mathys e Cavalheiro Cardoso; a apresentação do projeto "Memórias Resgatadas, Identidades (re)construídas", apresentado pelos professores António Manuel Silva e Ana Isabel Madeira; a leitura de textos e poemas constantes do livro dos alunos da disciplina de Escrita Criativa relativo aos trabalhos do ano letivo de 2022/23, bem como as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, e do reitor da Universidade Sénior, Vítor Bairrada.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agradeceu “à Universidade Sénior e a todos aqueles que acompanham este projeto com mais de 10 anos”, apelando ainda “à responsabilidade de todos, de cativar outros do nosso concelho a juntarem-se a esta comunidade”. O autarca frisou ainda a necessidade de cada aluno, de forma individual, “não se deixarem ‘anestesiar’, pois o momento que atravessamos obriga-nos a sacudir as consciências e a Universidade Sénior tem exatamente esta característica”.
O edil enalteceu ainda a nobreza do projeto «Memórias Resgatadas, Identidades (re)construídas»: “o Pinhal Interior Sul foi aqui honrado com esta leitura sobre a ruralidade e quebrando o estigma de que só nas áreas metropolitanas é que está sediado o conhecimento e capacidade de educação”. Nas suas apresentações, ambos os professores deram a conhecer todo o processo de bastidores que originou o resultado final, demonstrando as dificuldades e contrariedades, bem como o lado mais humano do projeto e de contacto com cada população.
Vítor Bairrada, reitor da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, felicitou toda a comunidade sénior, destacando o papel fundamental desta instituição como “promotora do envelhecimento ativo e saudável, bem como da qualidade de vida da população mais idosa, combatendo assim o isolamento e exclusão social deste grupo etário”. O reitor promete ainda a continuidade deste projeto, “que tem o dever de continuar a crescer como tem feito nos últimos dez anos”.
No momento da inauguração da exposição de pintura, Sílvia Mathys deixou uma mensagem sobre o trabalho desenvolvido junto dos alunos da Universidade Sénior: “surpreendem-nos muitas vezes pelo talento escondido no mais profundo íntimo, mas quando esse talento sai, parece que a pessoa fica mais nova, mais realizada e mais feliz. O ato de envelhecer não é só o ato de envelhecer, é também o ato de enriquecer os seus novos conhecimentos”, apontou a autora e professora.
Para o presente ano letivo estão também asseguradas as colaborações da Farmácia Roda e da Farmácia Daniel de Matos, que irão realizar atividades e workshops junto dos alunos da Universidade Sénior ao longo do ano.

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Universidade de Coimbra promove programa que incentiva a retenção de talento feminino na informática

 
O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dinamizar esta quarta-feira, dia 25 de outubro, o evento “INSPIRA DEI: Trajetórias de Sucesso para mentores/as e mentorandas”, que terá lugar no DEI, Sala A5.1, às 15h30.
Esta é a primeira iniciativa a decorrer este ano letivo no âmbito do Programa INSPIRA e destina-se a todos os interessados em usufruir e contribuir para este programa de mentoria.

«O INSPIRA é um programa de retenção de talento feminino na informática baseado em mentorias e atividades de suporte ao desenvolvimento das suas trajetórias académicas, proporcionando um espaço de partilha de experiência e consciente das questões de género», começa por explicar Paula Alexandra Silva, professora do DEI.

Este projeto, continua a também investigadora do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), «pretende atrair, apoiar e reter mulheres estudantes, investigadoras, e docentes na área da Informática na FCTUC, através do suporte ao desenvolvimento das suas trajetórias académicas, promover um ambiente de investigação e académico mais sensível, reflexivo e consciente das questões de género, bem como criar um espaço de partilha de experiências, aquisição de competências e acesso a mentores/as que facilitem a capacitação e a promoção de boas práticas».


Para a docente, este programa «é essencial para desenvolver competências, permitir o contacto com role models inspiradores, criar rede, identificar oportunidades de carreira e trocar experiências. Ao motivar raparigas e mulheres a permanecerem na área da informática e incentivando-as a seguir oportunidades e desafios mais ambiciosos trazemos novo talento para a área da tecnologia, ao mesmo tempo que a enriquecemos com perspetivas diversas, e deste modo, impulsionamos a inovação. Tal beneficia raparigas e mulheres individualmente, como também contribui para que a área se torne mais inclusiva», considera.

No entanto, para que seja possível dar continuidade a este projeto e tornar possível esta troca de experiência no mundo do trabalho, será necessário o apoio por parte de empresas da área para permitir essa troca de conhecimento e experiência.

Francisca Sousa, aluna do DEI e membro da organização do INSPIRA, também acredita que o projeto «tem o potencial de ajudar a fortalecer as competências, tanto técnicas como interpessoais, das mulheres na área informática, ao estimular a autoconfiança e resiliência. Além disso, contribui para uma maior diversidade, fomentando a inovação e impulsionando mudanças positivas na indústria informática em geral».

Este primeiro evento irá focar-se na apresentação e explicação do programa, mas também na importância do papel da mentoria e do que se espera dos mentores/as e das mentorandas. Serão também reveladas algumas as atividades programadas para ano 2023/2024.

Segundo com a docente, a mentoria deve obedecer a princípios fundamentais, que visam garantir o bom funcionamento do programa. Assim, «deve ser entendida como uma parte natural e integral do desenvolvimento pessoal e profissional. A mentoria não é um sinal de fraqueza ou de uma atividade empreendida simplesmente para corrigir uma deficiência, deve ser entendida como um processo de duas vias, que produz mudanças e desenvolvimento tanto nas mentorandas como nos/as mentores/as», conclui.

Para participar e saber mais sobre o “INSPIRA DEI: Trajetórias de Sucesso para mentores/as e mentorandas” basta inscrever-se no site do projeto.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Portalegre | 31 na doação de sangue em Vale de Cavalos

 
A região de Portalegre tem vindo a perder população e, como tal, está cada vez mais despovoada. Uma realidade que também tem reflexos na doação de sangue. Mesmo assim, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – aposta em colheitas em terras pequenas. E esta opção parece acertada, como o comprova a brigada que efetivámos em Vale de Cavalos, na freguesia de Alegrete, concelho de Portalegre.
Com a colaboração da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, estivemosna sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, onde encontrámos 31 disponibilidades em doar sangue. Dos inscritos, 11 eram do sexo feminino.
As unidades de sangue total recolhidas em Vale de Cavalos também foram 31, já que todos ficaram aprovados depois de cumpridas as formalidades clínicas. Um valor excelente e que evidenciamos.
Doaram sangue pela primeira vez na vida duas pessoas, uma de cada sexo. Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a contar com mais dois voluntários.
O almoço de confraternização, servido no final, sentou à mesma mesa os intervenientes nesta brigada e teve o apoio da Junta de Freguesia de Alegrete.
Crato a 04 de novembro
Aos sábados, da parte da manhã, têm lugar as colheitas da ADBSP. O Crato vai ser a nossa próxima paragem, a quatro de novembro e no centro de saúde. Depois, a 18 de novembro, esperamos encontrar-nos na sede da Casa do Povo de Santo António das Areias, Marvão.
Que bom sintonizar as “Quartas de Sangue”, na Radio Portalegre. Todas as quartas-feiras, pelas 11.00 horas, o Paulo Cardoso analisa a atualidade da dádiva.

José Rui Marmelo Rabaça

Grupo de Conselheiros Nacionais do PSD quer eleições primárias para eleger o Líder, com Congresso em simultâneo

 
Um grupo de Conselheiros Nacionais do Partido Social Democrata (PSD), afetos à Lista C (eleita no último Congresso Nacional), pedem uma alteração estatutária que reforme e aproxime o Partido dos Cidadãos, com a introdução do sistema de eleições primárias, abertas a Cidadãos e Militantes, para a nomeação do Presidente do PSD e candidato a Primeiro-Ministro, com a votação a decorrer em simultâneo com o Congresso.
O PSD tem nesta revisão Estatutária uma oportunidade de entregar aos portugueses a resposta que todos esperam: um partido e um sistema político mais próximo, que incentive à participação civil, que atraia os mais qualificados e mais competentes para os seus quadros e que, em súmula, coloque Portugal e os Portugueses, na linha da frente da sua ação.
A revisão estatutária no PSD deve ser utilizada como pretexto, para que, perante as sérias dificuldades que os portugueses atravessam, em vários sectores da inteira responsabilidade do Governo, nomeadamente na Saúde, na Educação, na Habitação e em tantas outras áreas, o PSD parta para a apresentação de uma proposta e estratégia política, capaz de resgatar o país da incompetência socialista, para reformarmos Portugal.

Assim, considerando que:
- Existe um gritante afastamento entre o PSD e a sociedade civil;
- Os congressos eletivos espoletavam um substancial interesse na sociedade portuguesa;
- As eleições diretas constituíram um mecanismo de pluralidade e democratização do partido;
- É vital para a dinâmica do PSD convocar e fazer participar na sua vida interna os setores mais dinâmicos da sociedade civil.

Propõe-se que a eleição do Presidente do PSD decorra através de Eleições Primárias, abertas a cidadãos e militantes decorrendo a votação em simultâneo com a realização do Congresso.

NOTA: Esta proposta (entre outras) foram submetidas, por e-mail e em devido tempo, para a comissão de revisão estatutária constituída pela Comissão Política Nacional

Os Subscritores:
André Pardal*
Ricardo Bessa*
Eduardo Castro Marques*
Ricardo Nunes*
Paulo Calado *
Bruno Lage*
Simão Santana
João Gabriel Martins
Marco Rodrigues
Ana Brandão
António Pinheiro Torres
António Alvim
Paulo Ribeiro

*Eleitos diretamente. Os restantes subscritores participam no Conselho Nacional do PSD em regime de substituição dos eleitos.