segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Projeto melhora higiene oral e combate obesidade em crianças de Viseu Dão Lafões


  • Três em cada quatro alunos com risco moderado de desenvolver cárie dentária evoluíram e passaram a risco baixo
  • Mais de metade das crianças com diagnóstico de obesidade diminuíram IMC para pré-obesidade
  • Ordem dos Médicos Dentistas destaca deteção precoce da cárie dentária, o que permitiu reverter o problema sem recorrer a tratamentos invasivos.
O projeto ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, iniciativa de inovação social, permitiu corrigir problemas de higiene oral e de obesidade identificados nas crianças dos 6 aos 10 anos, matriculadas nas escolas públicas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, investidor social desta iniciativa. Numa parceria da Ordem dos Médicos Dentistas com a Ordem dos Nutricionistas, foram observados 4887 alunos, tendo sido realizadas 11 221 consultas: 5851 de Medicina Dentária e 5370 de Nutrição. Os resultados foram apresentados esta segunda-feira (dia 29), na Casa do Adro, em Viseu.
Resultado de uma intervenção precoce junto das crianças e com uma forte orientação para melhorar a literacia em saúde dos respetivos agregados familiares, foi possível constatar uma evolução muito positiva dos hábitos de higiene oral e alimentares.

Uma das conclusões mais relevantes do estudo é que 73,3 por cento das crianças observadas, com risco moderado de desenvolverem cárie dentária, melhoraram os comportamentos alimentares e de higiene oral evoluindo para risco baixo. Na avaliação nutricional, 51,5 por cento das crianças diagnosticadas com obesidade diminuíram o seu Índice de Massa Corporal (IMC) para pré-obesidade.

“Este projeto demonstra que atuar em alunos do 1º ciclo traz ganhos muito positivos no imediato, mas também numa perspetiva futura, pois estamos a aumentar a literacia em saúde destas crianças”, afirma Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, sublinhando a importância dos bons hábitos de higiene oral e do acompanhamento médico dentário desde cedo: “A prevenção permite evitar casos que necessitem de tratamentos mais complexos”.

Por sua vez, Maria Llanes, coordenadora do projeto ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, destaca um dos indicadores mais animadores de toda a ação. “Foi possível reverter as lesões iniciais de cárie, caracterizadas por manchas brancas de desmineralização, em 73,5 por cento das crianças, com a simples mudança de hábitos de higiene oral e alimentação e concentrações mais elevadas de flúor. Estas crianças não necessitaram de tratamentos invasivos, melhoraram o conhecimento sobre saúde oral e acabam por influenciar positivamente os respetivos agregados familiares”, realça.

O presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, elogia os resultados alcançados pelo projeto 'Comer Bem, Sorrir Melhor'. "Estamos extremamente satisfeitos com os resultados positivos alcançados por esta iniciativa, que demonstra o compromisso da nossa comunidade em promover hábitos saudáveis desde tenra idade", destaca Fernando Ruas. "Os números revelam uma notável transformação nas condições de saúde das crianças participantes. É um exemplo claro de como podemos criar impacto duradouro ao enfrentar desafios de saúde pública, especialmente no que diz respeito à cárie dentária e à obesidade infantil", acrescenta.

O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, salienta: “A CIM tem promovido junto da comunidade escolar diversas iniciativas no âmbito das literacias, nomeadamente da literacia ambiental à literacia financeira, sem esquecer as ciências. Com este projeto, tivemos a oportunidade de abordar as questões da saúde oral e da alimentação. O nosso objetivo é que todas estas iniciativas tenham um impacto positivo na vida dos alunos e das suas famílias”.

O projeto desenrolou-se entre maio de 2022 e maio de 2023, nas escolas públicas da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões. Na primeira fase foram observados 4887 alunos e realizadas 9734 consultas, sendo 4864 de Medicina Dentária e 4870 de Nutrição. Para a segunda fase transitaram 1309 alunos, identificados com risco moderado, alto e extremo para a cárie dentária e os diagnosticados com obesidade. Deste grupo resultaram 1487 consultas, sendo 987 de Medicina Dentária e 500 de Nutrição. Em quase metade das crianças foram identificadas cáries (43,7%) e excesso de peso (44,5%). A análise dos dados foi realizada em parceria com a Universidade Católica Portuguesa. Através do parceiro Colgate foram distribuídos 6202 kits de Higiene Oral, contendo pasta de dentes, escova e colutório.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Cantanhede | ASSSCC PARTICIPA NA TAÇA DE FUNDO DA ANC

Os nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Martim Pascoal, Rodrigo Silva, Leonor Silva, Maria Fernandes, Leonor Cavaleiro e Francisco Sousa, foram os atletas do escalão de juvenis que participaram na 1ª edição da Taça de Fundo, competição organizada pela Associação de Natação de Coimbra.

A competição onde os atletas masculinos nadaram os 1500 metros e as atletas femininas 800 metros livres teve um total de 72 atletas em representação de 7 clubes.
Em termos coletivos a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, obteve o 4º lugar.


OTÍLIA COSTA E LUÍS COUTO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NOS TRILHOS DOS ABUTRES

 
Numa organização da Associação Abútrica, com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Turismo do Centro de Portugal e de outras entidades e empresas, realizou-se no dia 28 de janeiro de 2024, com início pelas 08h00, os Trilhos dos Abutres, uma das 3 provas daquele evento, percorrendo os trilhos enlameados da Serra da Lousã, nas Freguesias de Miranda do Corvo e de Vila Nova, na distância aproximada de 30 km e 20 Km, com início e fim no Mercado Municipal em Miranda do Corvo.
Nesta mítica prova, naquela que é considerada uma das mais mediáticas provas nacionais de Trail, estiveram presentes nesta 12ª Edition, dos Trilhos dos Abutres, mais de 1800 atletas, e aficionados, nacionais e internacionais, da modalidade de trail running, nas 3 provas principais nas distâncias de 50km, 30km e 20km.
Nas provas de 30km e 20km participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo na distância de 30km, a atleta Otília Costa, alcançado a 48ª posição na classificação geral individual e o 8º lugar no escalão F45.
Na prova de 21km, Luís Couto, alcançou o 10º lugar na classificação geral individual e o 3º lugar no escalão M40.
Destaque para o lugar de pódio do atleta Luís Couto.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

NELSON HELENO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIU NO TRAIL TRILHOS DA MATA


Numa organização da Associação Desportiva e Recreativa da Mata, realizou-se no passado dia 28 de janeiro de 2024, a sexta edição do Trail dos Trilhos da Mata.
Uma prova de Trail Running (aproximadamente 19 km) que percorrerá percursos e trilhos na freguesia dos Milagres, concelho e distrito de Leiria, com partida e chegada à sede da Associação organizadora.

Na prova de 19km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP época 2023/2024, participou o atleta Nelson Heleno da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo alcançado o 9° lugar da classificação geral individual e o 5° lugar no escalão de Senior.

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Tarai
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística


NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Centro de Portugal levou a Madrid o melhor da gastronomia e do turismo da região


Participação na FITUR, uma das maiores feiras de turismo da Europa, foi um sucesso. Ocasião serviu para mostrar o melhor da região e manter reuniões estratégicas com potenciais parceiros.
O Centro de Portugal surpreendeu os visitantes da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que aconteceu de 24 a 28 de janeiro, com uma experiência de sabores que revelou a riqueza e a diversidade da sua gastronomia e das ofertas turísticas do território.
O evento contou com a representação institucional da Turismo do Centro, por parte de Jorge Sampaio e Elsa Marçal, membros da Comissão Executiva, além da participação de diversas Comunidades Intermunicipais (CIM), municípios, empresas e associações.

Uma experiência de sabores
O ponto alto da participação aconteceu no sábado, dia 27, a partir das 16h30, com a realização da experiência gastronómica “Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”, que mostrou a riqueza e a diversidade dos produtos, pratos e vinhos da região, bem como os seus principais atrativos turísticos. A iniciativa foi conduzida por João Quaresma, da Turismo Centro de Portugal, em colaboração com as oito CIMs da região, as suas cinco Comissões Vitivinícolas e a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro.
A jornada culinária deu a provar alguns dos melhores produtos das 8 CIMS, numa degustação harmonizada com os vinhos das cinco regiões demarcadas do território: Dão, Bairrada, Região de Lisboa, Tejo e Beira Interior.
No início do evento, Jorge Sampaio deu as boas-vindas ao Centro de Portugal, introduzindo os visitantes a uma viagem mágica que contou a história da gastronomia de toda a região Centro de Portugal.

De seguida, João Quaresma apresentou e deu a provar os produtos de cada uma das sub-regiões do Centro de Portugal, convidando cada um dos respetivos representantes a dar a conhecer os principais ativos turísticos do seu território.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinhou a autenticidade e o saber receber dos verdadeiros beirões. Quanto aos produtos turísticos, destacou o Vinho do Dão, o património, a cultura, a saúde e bem-estar – Viseu Dão Lafões tem a maior concentração de termas do país – e o turismo de natureza, com mais de 1700 quilómetros de percursos pedestres e de BTT, em que sobressaem as Ecopistas do Dão e do Vouga.

Ricardo Cruz, representante da CIM Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Tábua, salientou a gastronomia rica desta região, elucidando com a chanfana, os queijos DOP Serra da Estrela e Rabaçal, a doçaria conventual e o arroz carolino do Baixo Mondego, sem esquecer os vinhos da Bairrada.

Pedro Pimpão, vice-presidente da CIM Região de Leiria e presidente da Câmara Municipal de Pombal, apresentou o turismo patrimonial e de natureza como os dois pontos fortes do território, lembrando que o Mosteiro da Batalha, os castelos, as serras, as praias e as paisagens naturais são excelentes motivos para visitar a região de Leiria.

Paulo Simões, Secretário Executivo da CIM Oeste, evidenciou que este é um território sustentável, sinónimo de surf – é um dos melhores destinos do mundo para praticar desportos náuticos –, de património e de excelentes vinhos e de fruta, como a maçã e a pera. É uma região onde até há dinossauros, lembrou.

Já João Carvalhinho, Secretário Executivo da CIM Beira Baixa, referiu que esta região é uma das portas do Centro de Portugal para Espanha, partilhando com o país vizinho o Rio Tejo e uma reserva da biosfera e sublinhando que os seus oito municípios dispõem de uma grande riqueza e diversidade.

A João Quaresma coube a apresentação dos destinos Região de Aveiro (ovos moles de Aveiro), Médio Tejo (presunto e enchidos) e Beiras e Serra da Estrela (Queijo Serra da Estrela DOP e os doces D. Sancho).

Balanço muito positivo
Em jeito de balanço, Jorge Sampaio, elemento da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, considera que a participação do Centro de Portugal na FITUR foi um enorme sucesso. “A FITUR é hoje uma das feiras de turismo mais importantes da Europa e é estratégica para o Centro de Portugal, uma vez que o mercado espanhol é crucial para a região. Por isso, foi com grande satisfação que tivemos a oportunidade de levar ao público do país vizinho o melhor da região e das suas oito comunidades intermunicipais”, diz.

“Além dos momentos promocionais, aproveitámos a nossa participação na feira para manter reuniões estratégicas com parceiros espanhóis, tendo ficado abertos novos eixos de comunicação, que prometem impulsionar a notoriedade da região. Antecipamos com entusiasmo futuras colaborações e conquistas. Por tudo isto, considero que foi uma participação muito positiva”, conclui Jorge Sampaio.

A presença institucional da região na FITUR foi assegurada pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, com uma presença física no stand do Turismo de Portugal.

Além da participação da Turismo Centro de Portugal, vários parceiros regionais apresentaram as suas propostas durante a FITUR, nomeadamente as Aldeias Históricas de Portugal, o Museu do Caramulo, a Terras da Transumância e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, entre outros.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Viseu Dão Lafões brilha em Madrid na estreia na FITUR - Feira Internacional de Turismo


Primeira participação na maior feira ibérica de turismo constituiu um êxito. A experiência é para continuar.
A estreia da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na FITUR - Feira Internacional de Turismo, em Madrid, foi pautada pelo sucesso. Ao longo dos cinco dias de evento, entre 20 e 28 de janeiro, milhares de visitantes dirigiram-se ao stand Visit Viseu Dão Lafões, onde puderam ficar a par da diversidade e da qualidade da oferta turística do território.

Foi a primeira vez que a região participou neste evento, o mais importante e prestigiado do setor turístico na Península Ibérica. O balanço foi muito positivo, com milhares de visitantes, entre profissionais e público em geral, a manifestarem interesse e curiosidade pelas propostas apresentadas na capital espanhola.

No stand Visit Viseu Dão Lafões, integrado num espaço alargado do Turismo de Portugal, os visitantes foram surpreendidos por aproximadamente 100 propostas turísticas e cerca de 85 produtos regionais, que foram preparados pela CIM Viseu Dão Lafões em parceria com os municípios e diversos operadores turísticos do território. As ofertas de turismo de natureza, do enoturismo, do turismo cultural e patrimonial, da saúde e do bem-estar ocuparam lugares de destaque.

A participação de Viseu Dão Lafões na FITUR 2024 contou, ainda, com a visita do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que elogiou o trabalho desenvolvido pela CIM e pelos seus parceiros na promoção do território. Outro momento alto foi a presença da região no evento "Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”, uma ação da Turismo Centro de Portugal, que decorreu no sábado, dia 27, e que atraiu muitos apreciadores da gastronomia portuguesa. Aqui, os excecionais vinhos do Dão, o Queijo Serra da Estrela, o fumeiro e a doçaria regional distinguiram-se pela qualidade.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, faz um balanço muito positivo da participação na FITUR 2024, que considerou uma oportunidade única para dar a conhecer o território no mercado vizinho. “As propostas turísticas que apresentámos na FITUR surpreenderam pela positiva os visitantes e os profissionais do turismo, que reconheceram a qualidade e a diversidade da nossa oferta. Esta participação conferiu notoriedade ao território de Viseu Dão Lafões, aumentando a sua visibilidade e a sua competitividade no mercado espanhol, estratégico para a região”, afirmou.

O Secretário Executivo da CIM adianta ainda que a estratégia de internacionalização da marca Visit Viseu Dão Lafões é para manter. “Durante estes cinco dias, procurámos levar o melhor de Viseu Dão Lafões aos milhares de visitantes da feira de turismo mais importante da Península Ibérica. Os resultados ultrapassaram o que esperávamos, pelo que a estratégia de participação da marca em feiras internacionais revelou-se acertada. É, por isso, uma aposta que terá continuidade”, acrescenta Nuno Martinho.

A maior feira ibérica de turismo

A FITUR - Feira internacional de Turismo é o evento líder para os mercados ibero-americanos e uma referência global para o setor turístico, reunindo uma ampla diversidade de propostas. Durante cinco dias, a feira acolheu profissionais do turismo interessados em conhecer as últimas tendências do setor, assim como o público em geral, que teve acesso à feira no fim de semana. A edição de 2024 contou com representações de mais de 130 países.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Reguengos de Monsaraz contatou agentes de viagens e operadores turísticos na FITUR

 O Município de Reguengos de Monsaraz esteve de 24 a 26 de janeiro na 44.ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid. A autarquia levou à capital espanhola dois técnicos municipais que estabeleceram contatos diretos com agentes de viagens e operadores turísticos de todo o mundo, com incidência nos mercados europeus, para que comercializem programas turísticos no concelho de Reguengos de Monsaraz;
Os técnicos apresentaram um kit de informação sobre as potencialidades turísticas do concelho, que integrou diversos materiais promocionais e a oferta de uma lembrança com elementos ligados aos aromas, artesanato e empreendedorismo. Durante a FITUR assistiram ainda a conferências sobre temáticas relacionadas com o dinamismo do turismo de natureza e o turismo em espaço rural.
Esta ação no mercado internacional faz parte da estratégia global de promoção e divulgação turística do município, pois o mercado espanhol é o principal mercado turístico estrangeiro que visita o concelho. Nesta edição da FITUR participaram 153 mil profissionais de 152 países e o certame foi visitado por 97 mil pessoas.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CLUBES DE FUTEBOL CERTIFICADOS

 Os cinco clubes de futebol do concelho da Marinha Grande foram certificados pela Associação de Futebol de Leiria, relativamente à época 2022/2023, numa cerimónia que decorreu no passado sábado, 27 de janeiro, no Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e que contou com a presença do vereador do desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Brito.
Receberam a certificação o Atlético Clube Marinhense, Clube Desportivo da Garcia, Grupo Desportivo Os Vidreiros, Industrial Desportivo Vieirense e Sport Lisboa e Marinha.
O evento contou também com a participação de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol; Manuel Nunes, líder da Associação de Futebol de Leiria; e de representantes de outros municípios do distrito. Foram 67 os clubes certificados, num total de 73 certificações, representando 12 municípios.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Estarreja | Carnaval Infantil promete encantar com a participação de 14 grupos e 1650 figurantes

 O Sítio do Carnaval é o palco do primeiro grande desfile da edição de 2024 do Carnaval de Estarreja e que será protagonizado por 14 grupos, totalizando 1650 figurantes. O carnaval infantil promete encantar os pequenos foliões, mas também as suas famílias e visitantes. Os 14 grupos onde se incluem associações de pais, instituições e escolas estão, como sempre, empenhados e apostam numa festa cheia de alegria, criatividade e diversão, com um colorido desfile.
As entradas para assistir ao desfile são gratuitas (com exceção do lugar de bancada que tem um valor de 2,5€). Após a realização do corso, que terá início às 14h30, a festa continua no Espaço Folia, na Praça Francisco Barbosa, com o espetáculo “Circus Time”, da Mimo’s Dixie Band, também com entradas gratuitas.

Reis de Palmo e Meio
Coroados “Reis de Palmo e Meio”, Pedro Valente (10 anos) e Débora Freitas (10 anos), representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Pardilhó, sobem ao trono do corso dos pequenos foliões nesta edição de 2024.
Este ano, o processo de escolha foi diferente. Numa primeira fase, foi sorteado, entre os 14 grupos participantes, o grupo para eleger os reis de palmo e meio, e numa segunda etapa aberto o concurso na instituição selecionada. Entre 37 candidatos iniciais, o concurso terminou com a eleição do Pedro e da Débora.
O Pedro tem 10 anos e frequenta o 5º ano da Escola de Pardilhó. Desde o 1. ° ano, frequenta o Conservatório de Música de Aveiro (na classe de Acordeão) e a escola de música da Banda Club Pardilhoense. Tem outras paixões: o Karaté e o Teatro. O Pedro gosta de escrever, às vezes prosa, às vezes poesia! Num desses momentos criativos, escreveu o rap com que concorreu a rei do Carnaval Infantil.
 
A Débora tem 10 anos e frequenta o 4º ano da Escola de Pardilhó. Pratica Canoagem na Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes e como gosta de dançar, ela e a sua família integram o Grupo Etnográfico Danças d’Aldeia de Pardilhó. É muito participativa e divertida, por isso concorreu a rainha do Carnaval Infantil de Estarreja.
O Carnaval Infantil desempenha um papel crucial no futuro da festividade cultivando desde cedo o amor pela tradição carnavalesca.
 
Sejam bem-vindos ao Carnaval das Famílias!
Programa
4 fevereiro, domingo
Sítio do Carnaval Entrada gratuita / Bancada (sem lugares marcados) 2,50€
14h30 CARNAVAL INFANTIL 14 grupos e 1650 figurantes       
Espaço Folia (Praça Francisco Barbosa) Entrada gratuita
16h30 Mimo’s Dixie Band | CIRCUS TIME
Neste espetáculo, a inovação parte de uma linguagem única fruto da aliança entre o Jazz Dixieland dos “anos 20”, o gesto mímico, as artes circenses e a comédia. Com mais de uma hora de música entrecortada por shows de malabarismo, comédia, entretenimento, o gesto está associado a um determinado som e sem se ouvir uma única palavra das suas bocas, os Mimos mostram que o silêncio é também parte fulcral do espetáculo.

Ordem de desfile e temas dos grupos
 
1 - Centro Social e Paroquial S. Miguel Fermelã "Que grande palhaçada"
2 – Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó "Safari"
3 – Fundação Cónego Filipe Figueiredo "O Rock da Pequenada"
4 – Associação Humanitária de Salreu "A Rua Sésamo"
5 – Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca "As aventuras do Robin dos Bosques"
6 – Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas "Galos de Barcelos"
7 – Fundação Benjamim Dias Costa "O mimo que eu te dou, vale mais do que mil palavras"
8 – Associação de Pais e Encarregados Educação da Escola Básica Visconde Salreu "A sorrir e a brincar a Visconde de Salreu sempre a driblar"
9 – Escola Básica do Pinheiro "Super Mario no Reino do Pinheiro"
10 – Santa Casa da Misericórdia de Estarreja "Carnaval com alegria - Piratas"
11 – Jardim-Escola João de Deus de Estarreja "Disco"
12 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire "Pequenos Heróis fazem Grandes Homenagens"
13 – Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca "O Rock do Egas"
14 – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada e Pré-Primária de Pardilhó "PardiRace"
 
:: SOBRE O CARNAVAL DE ESTARREJA…
Folia e samba no melhor espetáculo de Carnaval
Colorido, vibrante e belo. O Carnaval de Estarreja, um dos mais antigos do país, apresenta o melhor espetáculo de Carnaval, com o desfile de 13 grupos de folia, de passerelle e escolas de samba. A programação carnavalesca começa a 3 de fevereiro e só termina 10 dias depois, a 13 de fevereiro, dividindo-se em dois espaços principais: o Parque do Antuã - rebatizado nestes dias de Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles - e a Praça Francisco Barbosa – que se transforma no Espaço Folia, onde a festa continua.
O Carnaval Infantil (dia 4) conta com 14 grupos e 1650 figurantes num desfile cheio de cor. No Desfile Noturno (dia 9), as 4 escolas de samba apresentam os seus enredos, com ricos figurinos, coreografias, melodias e carros alegóricos. Os tão aguardados Grandes Corsos chegam no domingo (dia 11) e na terça-feira (dia 13) e prometem mais de 2h de um espetáculo de grande qualidade. Os 13 grupos de Folia, de passerelle e as Escolas de Samba saem à rua para revelar o trabalho árduo de meses a fio. 
No Espaço Folia, Toy (dia 3), Rosinha (dia 7), Projeto Ferver (dia 9), Tio Jel (dia 10), e Wilson Honrado (dia 12) sobem ao palco nas noites quentes do Carnaval, cuja animação continua com djs convidados e bandas. Estes concertos são de acesso gratuito.
O Carnaval de Estarreja 2024 é o primeiro em todo o Mundo a fazer o caminho da inclusão através da cor, com a implementação do Código de Identificação de Cores para Daltónicos ColorADD, uma linguagem única, universal e integradora que faz com que a cor chegue a Todos.
Em Estarreja, o Carnaval é para todos!
Viva as cores, celebre a Vida.

Dados gerais do nosso Carnaval
Nº carros: 17
Nº figurantes: 1300
Reis: Augusto Gomes e Filomena Gomes
Orçamento: 500.000€
Datas: 3 a 13 de fevereiro
Local dos desfiles: Parque Municipal do Antuã que nestes dias se transforma no verdadeiro “Teatro a céu aberto” do “Sítio do Carnaval” – Desfile Noturno das Escolas de Samba dia 9 (21h30), Grandes Corsos dias 11 e 13 de fevereiro (14h30)
Espaço Folia: Praça Francisco Barbosa – Concertos de Toy (dia 3), Rosinha (dia 7), Projeto Ferver (dia 9) e DJ Wilson Honrado e Boca Doce (dia 12) – entradas livres
. Loja do Carnaval (Praceta do Mercado Municipal de Estarreja)
2.ª a 6ª: 10h-13h | 16h-19h / Sábados: 10h-17h
. Bilheteira Cine-Teatro de Estarreja
4.ª a 6.ª: 14h30-19h / Sábados: 16h-19h
. Bilheteira online carnavalestarreja.bol.pt
Mais informação www.carnavalestarreja.pt

*Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

 

Marinha Grande | CERCA DE 250 PARTICIPANTES NO PRIMEIRO PASSEIO PEDESTRE DE 2024

 Cerca de 250 pessoas participaram no passeio pedestre relativo à primeira etapa da Grande Rota da Marinha Grande, entre o Farol de São Pedro e o Samouco, no passado domingo, 28 de janeiro, organizado pelo Município da Marinha Grande.
O Grupo Desportivo Recreativo e Cultural "Os Mesmos”, de Azurém, concelho de Guimarães,  associou- se ao evento. Maria Neves, presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, e os chefe de Divisão do Município, João Teixeira e Cecília Vieira, acolheram os participantes, enfatizando a importância da atividade física na promoção de bem-estar, saúde, na sociabilização e educação ambiental. Por seu turno, Domingos Lobo, presidente da associação vimaranense, que se encontra a realizar o caminho de Fátima da costa, enalteceu o espírito de partilha, a entre-ajuda e o apoio do Município da Marinha Grande.  
Os participantes conheceram o Penedo da Saudade, Praia da Concha, Praia Velha (Praia Dourada), Pinheiros Serpente, casa dos Bombeiros na curva do M, os “eucalyptus obliqua” e a fonte do Samouco. Os elementos do grupo de Guimarães foram ainda à Capela da Praia da Vieira e realizaram o seu almoço convívio no Industrial Desportivo Vieirense.


Os próximos passeios do 1.º semestre de 2024 estão marcados para as seguintes datas:
25 de fevereiro
31 de março
28 de abril
26 de maio
30 de junho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

PARCEIROS DAS 4 CIDADES REUNIDOS NA MARINHA GRANDE

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e os vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito, receberam no dia 26 de janeiro, os parceiros do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, no Salão Nobre dos Paços do concelho.
Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo; o vereador de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes; e a vereadora da Câmara do Fundão, Alcina Cerdeira; para além de técnicos e professores das quatro cidades, que integram o referido projeto educativo.
Na receção foram analisados aspetos relacionados com a geminação destes quatro municípios e analisadas as boas práticas que possam partilhar nos diversos âmbitos dos municípios.
Após a receção, realizou-se uma reunião  entre professores e técnicos, no Auditório da Biblioteca Municipal, tendo sido abordados vários assuntos, como as comemorações do aniversário das 4 cidades, recolha de materiais para a edição do boletim “O Caracol”, análise da ação educativa e monitorização, entre outros.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” nasceu da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, pelo facto de terem sido elevadas a esta categoria no dia 11 de março de 1988.

Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE MARCHA DOS NAMORADOS A 18 DE FEVEREIRO

 O Município de Silves volta a promover a Marcha dos Namorados, através do sector de desporto, edição de 2024, que integrará o programa da 8ª Mostra Silves Capital da Laranja. O evento, que terá lugar a 18 de fevereiro, tem como local de concentração e partida, a zona da FISSUL e hora de início marcada para as 10h00.
Tendo em conta a sua condição física e preferência, cada participante é convidado a escolher um de dois percursos apresentados: um de 4,9Km, com grau de dificuldade baixo, totalmente urbano e outro de 11,4Km, com grau de dificuldade médio, a realizar em zona urbana e serra. Ambos os percursos terminam junto ao edifício da FISSUL, local onde decorrerá a 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
 
As inscrições estão abertas devendo ser efetuadas online em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20757, ou junto do setor de Desporto (localizado no complexo das Piscinas Municipais de Silves), através do telefone 282 440 270, do endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt, bem como nas Juntas de Freguesia do Concelho, onde os interessados também poderão inscrever-se para reservar o seu lugar nos autocarros que a CMS irá disponibilizar neste dia (lugares limitados). Estas poderão, também, ser efetuadas no próprio dia, no local, até meia hora antes do início da atividade.
 
Relembramos que a CMS continua a desenvolver a campanha “Lixo Zero 0 – ambiente 100”, uma iniciativa que pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental. Neste sentido, é pedido a cada participante que traga a sua garrafa/cantil para que, durante a prova a organização possa enchê-la.
 
A Marcha dos Namorados conta com a parceria do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Plano Nacional de Ética no Desporto, Plano Nacional de Desporto para Todos e com o apoio da Farmácia João de Deus, Bombeiros Voluntários de Silves, GNR, Agrupamento de Escolas de Silves, Frutas Martinho, Lda, Pedro Cabrita - Produção de Citrinos, Machorro & Filhos Lda, Guilherme José Coelho e Simply Travel.

 

Proença-a-Nova | OIGP da Penafalcão aprovada com valores superiores aos 3 700 milhões de euros

 
A OIGP – Operações Integradas de Gestão da Paisagem - de Penafalcão, que abrange uma área total de 1704,0 hectares (ha), foi aprovada em Conferência Procedimental, realizada por videoconferência a 17 de janeiro, com valor de investimento superior aos 3 700 milhões de euros. A conferência foi presidida pela DGT - Direção-Geral do Território.
A proposta foi aprovada pelas entidades presentes com parecer favorável condicionado, sendo que do investimento inicial proposto, deliberou-se validar o montante total de 3 724 275,5 euros. Da proposta da OIGP Penafalcão, as entidades deliberaram validar um conjunto de ações que abrangem 99,3% da área de intervenção, o que corresponde a 98,1% do montante de investimento proposto inicialmente.
De acordo com a proposta apresentada, à responsabilidade da Entidade Gestora Pinhal Natural, está previsto que 89,1% (1518,4ha) da área seja objeto de Transformação; 21,1% da área da AIGP será objeto de ações de Reconversão (359,6ha); 68,0% da área da AIGP será objeto de ações de Valorização (1158,8ha); sendo que 10,9% da área não terá intervenção ou as operações estão destinadas a outras entidades (185,6ha).
A execução do projeto da OIGP será demonstrada ao longo do tempo, financiada pelos fundos comunitários e nacionais, nomeadamente o Fundo Ambiental. A OIGP Penafalcão tem potencial para reduzir a vulnerabilidade do território a fogos rurais, ao diminuir a continuidade do espaço florestal e diversificar a sua composição, privilegiando o aproveitamento da regeneração natural de pinheiro-bravo e de outros carvalhos à custa da redução da área de matos e eucaliptos. A OIGP configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática do PRGP - Planos de Reordenamento e Gestão da Paisagem, concretizando o conjunto de ações a realizar na respetiva área de intervenção.
Além da DGT e da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fizeram-se também representar nesta conferência procedimental, as seguintes entidades: ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, APA - Agência Portuguesa do Ambiente, DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, DRAP - Direção regional de Agricultura e Pescas do Centro, AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Fundo Ambiental.


*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos




MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA ABRE PORTAS A 16 DE FEVEREIRO TRAZENDO GISELA JOÃO, CAROLINA DESLANDES E SERAFIM AO PALCO PRINCIPAL

 Certame decorre de 16 a 18 de fevereiro na FISSUL
A FISSUL volta a ser palco da Mostra Silves Capital da Laranja que terá a sua 8.ª edição nos próximos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, trazendo Gisela João (dia 16), Carolina Deslandes (dia 17), Luís Simenta e o humorista Serafim (dia 18) ao palco principal do certame, com a apresentação dos artistas locais Helena Silva (dia 16) e André Guerreiro (dia 18) a anteceder os espetáculos.
A mostra abre portas no dia 16 de fevereiro às 10h00, com inauguração oficial marcada para as 10h30. Presentes estarão várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, não esquecendo a comunidade associativa local e diversas entidades regionais. A gestão de recursos hídricos será inevitavelmente tema de debate na Conferência Laranja XXI que, este ano, se apresenta num formato renovado e que pretende dar voz aos agricultores e a este sector de atividade de especial importância para o concelho de Silves. Como novidade temos o acolhimento da Final Nacional de "Classic & Flairbartending", integrada no Concurso Nacional de Cocktails, que irá apurar os campeões nacionais das mencionadas modalidades que representarão Portugal no próximo World Cocktail Championship 2024. Esta edição, cujo programa que será oportunamente apresentado em detalhe, trará, também, outros pontos altos como o showcooking, a marcha dos namorados, a atuação de diversos grupos de música e dança tradicionais.
De salientar que, a par do certame, decorrerá nos restaurantes aderentes da cidade de Silves mais uma edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja, com a apresentação de ementas bastante diversificadas, tendo sempre presente a rainha do pomar: a laranja de Silves que, pelas suas características únicas e excecionais dará, ainda mais, sabor às propostas gastronómicas, regadas com um bom Vinho de Silves e complementadas com deliciosas sobremesas cítricas.
Destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da Mostra “Silves Capital da Laranja”.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES ENTREGA PRÉMIOS DO CONCURSO “EFICIÊNCIA HÍDRICA NA ESCOLA”

 Realizou-se no dia 26 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a entrega de prémios do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, decorrente do protocolo de colaboração entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Município de Silves.
A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, a Vice- Presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves, António Condessa e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves Sul, Carlos Silva, tendo sido atribuídas 2 menções honrosas obtidas pela Escola EB 2,3 João de Deus, na Categoria Monitorização e pelo Jardim de Infância do Enxerim, na Categoria Ação, ambas no valor de 1.500,00€ (mil e quinhentos mil euros), e o 3º prémio obtido pelo Jardim de Infância do Algoz, no valor de 5.000,00€ (cinco mil euros) também na Categoria Ação.
O concurso “Eficiência Hídrica na Escola” teve como principal objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar, em parceria com o Município de Silves, entidade gestora de serviços de água, para a necessidade de monitorizar o consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente, desenvolvido pela APA – ARH Algarve no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve.

 

UC apresenta projeto que aposta na monitorização do Borrelho-de-coleira-interrompida para conservação e gestão sustentável de praias e zonas húmidas

 
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresenta esta quinta-feira, 1 de fevereiro, um projeto europeu que aposta na monitorização do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) para conservação de habitats e outras espécies salvagens que dependem das praias e zonas húmidas.
A apresentação do projeto “Iberalex - Gestão sustentável de praias e zonas húmidas ibéricas: conservação do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) como ferramenta para compatibilizar os usos humanos e a biodiversidade” terá lugar no auditório do DCV, no Colégio de S. Bento, entre as 9h30 e as 12h45.

«Este projeto pretende utilizar o Borrelho-de-coleira-interrompida como uma espécie guarda-chuva, e propõe um conjunto ações que servirão para melhorar o seu estado de conservação no espaço transfronteiriço Espanha-Portugal. Pretende ainda compatibilizar ações de conservação com atividades recreativas e extrativas humanas num cenário de alterações climáticas, evidenciado pelo aumento contínuo do nível do mar e pela erosão costeira», revela Jaime Ramos, professor e investigador no DCV.
Um espécie guarda-chuva é uma espécie cuja conservação implica necessariamente a conservação de outras espécies. «Geralmente, são espécies como predadores de topo que necessitam de grandes áreas de habitat ou de condições ecológicas particulares, pelo que a sua conservação implica que essas condições sejam salvaguardadas», explica o coordenador do projeto na FCTUC.

Segundo o investigador do DCV, esta ave necessita de praias arenosas e de zonas húmidas em boas condições ecológicas para se reproduzir, dado ser muito sensível a perturbação humana e a predadores. Portanto, a perturbação humana excessiva nas praias, por exemplo na época balnear, implica que esta espécie deixe de se reproduzir em tais áreas. Também as mudanças de habitat, devido às alterações climáticas, implicam que a mesma fique com menos área disponível de praia para nidificar.

«Assim, a conservação desta espécie implica que outras espécies no mesmo habitat tenham também condições adequadas para a sua sobrevivência. De igual forma, o aumento da predação muitas vezes está associado a atividades antropogénicas que provocaram alteração dos habitats e que devem ser controladas», conclui.

O Iberalex é um projeto financiado pelo Programa Interreg V Espanha-Portugal (POCTEP) 2023-2027 e inclui como participantes além da Universidade de Coimbra, a Direção Geral do Património Natural (Xunta de Galicia), as Universidades de Santiago de Compostela, Extremadura, Cádiz, Aveiro e a Associação para a conservação da natureza portuguesa, Vita Nativa.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia