sexta-feira, 23 de março de 2018

Amanhã Dádiva de Sangue no Posto Fixo da ADASCA | Cada gota conta


O sangue é constituído por uma parte líquida, o plasma, onde se encontram suspensas células sanguíneas como os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio e as plaquetas que actuam quando há uma hemorragia.
Só o organismo humano tem a capacidade de produzir estes elementos, pelo que só é possível obtê-los através da dádiva benévola do cidadão saudável, com mais de 18 anos e peso superior a 50 kg.
Dar sangue requer a inscrição como dador, responder a um questionário confidencial que será analisado na consulta médica e ser submetido a um exame clínico, com o objectivo de preservar a saúde do dador e a de quem recebe o sangue. Uma vez aprovado como dador, o enfermeiro procede aos ensinos sobre como é feita a dádiva, os cuidados a ter depois da dádiva e realiza, em conjunto, a colheita de sangue propriamente dita e a colheita de sangue para as análises. Os resultados destas análises permitem aferir sobre a saúde do dador e são-lhe enviados respeitando a confidencialidade dos mesmos.
Existem duas formas de dar sangue: a dádiva de sangue total e a dádiva por aférese. A dádiva de sangue total é a mais habitual. Neste tipo de dádiva são colhidos cerca de 450 ml de sangue que contêm todos os componentes sanguíneos. Posteriormente, num sector específico de separação de componentes, a unidade de sangue total é processada e separada em plasma, plaquetas e glóbulos vermelhos, com remoção dos glóbulos brancos, com a máxima segurança e qualidade.
Para se poder ser dador por aférese, é necessário ter efectuado, pelo menos duas dádivas de sangue total sem que tenha ocorrido qualquer tipo de reacção adversa. Se o dador reunir as condições necessárias para a dádiva por aférese, esta será agendada em função da sua disponibilidade, uma vez que é um tipo de dádiva mais demorada que a anterior. A colheita por aférese é feita com a ajuda de um equipamento automático designado de separador celular, que se programa de acordo com as características físicas e resultado das análises do dador assim como do componente sanguíneo a colher. À medida que o sangue passa pelo equipamento, o separador colhe o componente seleccionado, devolvendo os restantes ao dador. Como é apenas colhido um componente específico na dádiva por aférese, não é necessário processamento laboratorial posterior.
Quando se dá sangue o organismo humano tem a capacidade de o produzir novamente sem prejuízo para a saúde, não havendo qualquer tipo de habituação ou obrigação de continuar a fazê-lo.
Se dá sangue, de forma regular, é possível usufruir da isenção de pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde.
Quando se dá sangue pode-se ajudar alguém a viver! Para dar sangue pode dirigir-se:
– Aos Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue;
– Aos Serviços de Sangue dos Hospitais que possuam essa valência.


Nota: em Aveiro os interessados podem dirigir ao posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. As datas de sessões de colheitas podem ser consultadas no site: www.adasca.pt ou pedir o mapa de brigadas pelo e-mail:geral@adasca.pt.

Por Patrícia Martins
Enfermeira

____________________


Colheita de Sangue dia 24 no Posto Fixo da ADASCA | Hoje não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!

MARÇO
Dia 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

J. Carlos
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Hora de Fecho: Ataque em França reivindicado pelo Estado Islâmico

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Um homem ligado ao Estado Islâmico sequestrou várias pessoas num supermercado em Trèbes, França. Ataque fez três mortos e o atirador foi abatido pela polícia. Há um português entre os feridos.
Um polícia de 45 anos substituiu uma refém e ficou sozinho com o atirador durante duas horas, com o telemóvel ligado, o que permitiu às autoridades ouvir tudo. Ficou gravemente ferido
Antes do ataque, levou a irmã mais nova à escola. Um vizinho diz que era um jovem calmo, sempre com uma palavra amável para dizer. Mas há informações de que terá estado recentemente na Síria.
No ataque desta sexta-feira em Paris, o sequestrador pediu a libertação de Salah Abdeslam, o único sobrevivente do massacre que abalou Paris em novembro de 2015. Quem é ele?
O Ministério Público acusou um marroquino de 64 anos, preso em Monsanto, de recrutar jovens para o Estado Islâmico junto ao Centro Português de Refugiados.
Fundador do Bloco de Esquerda usou a ironia para dizer que o CDS, "ai que moderno que ele é", até "tem um "dirigente que diz que é gay". Adolfo Mesquita Nunes deu-lhe uma resposta igualmente irónica.
Vieira da Silva apresentou uma proposta que prevê a redução da duração dos contratos a prazo, renovação limitada desses vínculos, taxa para empresas prevaricadoras e reforço da contratação coletiva.
O regulamento interno do Hospital de Cascais impede o uso de minisaias, tatuagens visíveis e certo tipo de maquilhagem. Médicos falam de "prepotência", Ana Rita Cavaco diz que é "inconstitucional".
Funcionários da Cambridge Analytica divulgaram um PowerPoint interno que mostra as táticas utilizadas para a campanha de Donald Trump. O objetivo da apresentação era cativar potenciais clientes.
Carles Puigdemont e outros 12 membros do antigo Governo catalão foram processados por rebelião pelo Supremo Tribunal. A decisão surge no dia seguinte à investidura falhada de Jordi Turull.
Um alerta para aqueles que gostam de superdesportivos e que têm um cantinho muito especial no seu coração para os Ferrari: pode ser “duro” assistir ao tratamento que a polícia deu a um 458 Spider. 
Opinião

Rui Ramos
O governo não pode usar a teoria da "limpeza da floresta" para esconder a sua responsabilidade na protecção das populações rurais. Porque foi essa protecção que falhou o ano passado. 

João Cândido da Silva
No ambiente irrespirável das redes sociais, não admira que surja gente sem escrúpulos disposta a manipular. É o terreno ideal para espalhar as brasas que ameaçam consumir as democracias.

Luís Reis
Os hospitais estão em regime de caos controlado; os caminhos-de-ferro podres; as escolas metem água, os professores em greve; as estradas têm cada vez mais buracos; o SIRESP ardeu e o Verão vem aí.

José Crespo de Carvalho
O mérito deve ser, em todas as circunstâncias, o fio condutor do sistema de ensino superior. E cortar 5% de vagas a Lisboa e Porto não é mérito. É decreto e, na minha modesta opinião, mau decreto.

Diana Soller
A eleição da Putin apenas confirma o que já sabíamos. Que a Rússia é uma ameaça à estabilidade e segurança da Europa. E que todos os estados do continente deveriam ter uma posição concertada.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

GNR vai usar raio-x para detetar droga em autocarros das viagens de finalistas

Resultado de imagem para GNR vai usar raio-x para detetar droga em autocarros das viagens de finalistas
A 'Operação Spring Break' da GNR tem como missão prevenir os comportamentos de risco dos jovens portugueses nas viagens de finalistas, que acontecem por esta altura.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai contar com equipamento raio-x para detetar droga nos autocarros de finalistas que passam a fronteira rumo a Espanha, nestas férias da Páscoa. A fiscalização começa esta sexta-feira e prolonga-se até 2 de abril, nas fronteiras de Vilar Formoso, Elvas, e Vila Real de Santo António.
Paulo Poiares, tenente-coronel da GNR, explica que este ano será feita uma vigilância mais apertada do que no ano passado.
No último ano passado, a GNR apreendeu nos autocarros dos finalistas 51 doses de haxixe, uma pessoa foi detida por tráfico e foram passadas três contraordenações por consumo de drogas.
A 'Operação Spring Break' arrancou na última semana, com ações de sensibilização nas escolas. A GNR visitou 230 estabelecimentos de ensino, alertando os jovens para comportamentos de risco.
Paulo Poiares conta que as maiores dúvidas dos estudantes são em relação aos efeitos das drogas e do álcool. "Muitos não têm noção dos efeitos nocivos", garante.
Além da sensibilização junto dos jovens, a GNR vai também fiscalizar a venda de álcool a menores, em estabelecimentos nos locais de diversão dos jovens.
Fonte: TSF
Foto: José Manuel Ribeiro/Global Imagens

Marcelo preocupado # Duas novas taxas # E o Dylan de ontem

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Ora viva!
A semana está a acabar, as notícias não.
Aqui vão as últimas:

A Casa Branca escolheu um só adversário. Ontem anunciou novas taxas sobre produtos tecnológicos chineses, abrindo a porta a um conflito comercial entre dois gigantes económicos. A China reagiu rapidamente, impondo esta noite tarifas sobre carne de porco, alumínio e vinhos americanos, numa factura que pode atingir 3 mil milhões de dólares. No meio, a Europa suspira de alívio, mas mantém as cautelas. E as bolsas vão caindo.
Trump despediu o seu conselheiro económicoJohn Bolton substitui McMaster como conselheiro de segurança. Bolton é visto como um "falcão", tendo trabalhado já com George W. Bush. A nomeação fecha a que está a ser vista como uma viragem à direita na política do Presidente - e uma nova fase da guerra política na América. 
O ex-espião russo pode ficar com "danos mentais irreversíveis". Ele e a filha permanecem internados em estado grave, depois de terem sido atacados com uma arma neurotóxica no início deste mês. Londres continua de dedo apontado ao Kremlin. E já com apoio claro da UE.
A Catalunha continua sem um chefe de Governo. Ontem, ao fim de cinco horas de debate, a CUP deixou sem votos suficientes Jordi Turull, o terceiro da lista de Puigdemont. No sábado tudo se poderia resolver, por maioria simples numa segunda votação, mas o problema é que a polícia considera Turull um responsável central pela tentativa de um golpe pela independência - e hoje o Supremo decidirá se o vai prender.

O que marca o dia

Marcelo preocupado com atraso na resposta aos fogos deste ano. Há uma parte do relatório sobre o incêndio de Outubro que causou especial interesse – e apreensão – em Belém. Está entre as páginas 234 a 236 e diz, por outras palavras, que é preciso mudar tudo, de alto a baixo, nas estruturas operacionais do combate aos fogos. Faltam pouco mais de dois meses para começar a época de incêndios de 2018. E o Presidente teme que a única opção para este Verão seja, já, o de reforçar os meios. A Leonete, Liliana e Sónia explicam tudo.
O relatório abriu uma guerra entre Protecção Civil e o Governo. A Protecção Civil não fez os alertas à população que o relatório dos técnicos independentes indicia que fez; há dois pontos do documento que estão a ser atacados pelo então secretário de Estado. O Presidente da comissão diz que vai analisar os dados, mas a polémica vai deixar marca, que nem a acção de limpeza deste fim-de-semana pode apagar (nem com a dupla folga para os Sapadores, anunciada hoje nojornal i). 
Em Tancos, foram décadas de falhas (mas a culpa foi do 'mexilhão'). Que é como quem diz que só foram responsabilizados os que falharam nas rondas (e na lista de armamento). Azeredo diz que as autoridades de segurança foram informadas, mas não é bem assim. O relatório feito pelo Governo está aqui visto e revisto. E leva-me a este Editorial: De Tancos aos incêndios há um padrão.
Uma nova taxa para penalizar contratos a termoque vai adaptar-se a cada sector. A taxa é apresentada nesta sexta-feira aos parceiros sociais e passa por penalizar as empresas que ultrapassem a taxa de rotatividade média do sector, antecipa a Raquel Martins. A CIP já vai avisando: "Factos consumados põem em causa a paz social", diz António Saraiva. A UGT também não se fica por menos:“Governo não pode ir nos devaneios de alguma esquerda que quer a Lua”, afirma Carlos Silva ao ECO.
A Santa Casa vai pôr 40 milhões no MontepioA verba é menor do que se dizia, garante o provedor numa entrevista ao DN e TSF. Mas o problema não é o valor do investimento, é o valor real do banco.
Bancos recusam aplicar juros negativos nos empréstimos para a casa. Como diz a Rosa Soares, "não se esperava que a banca aceitasse bem a proposta" do PS e BE, que pretende reflectir nos empréstimos à habitação o reflexo integral da taxa negativa da Euribor, através de um crédito a descontar mais tarde. Mas a primeira reacção da Associação Portuguesa de Bancos é muito dura. Mesmo com a garantia do PS de que a lei não terá efeitos retroactivos.
Mas há mais a caminho para os bancos: o Governo quer aplicar uma nova taxa para financiar novo modelo de supervisão. A solução desagrada aos supervisores e também não estava na proposta pelo grupo de trabalho liderado por Carlos Tavares (que agora vai liderar o Montepio).
Da manhã de hoje, vale ainda anotar isto: um em cada cinco enfermeiros diz sofrer de sintomas de depressão grave, revela um estudo do Instituto de Ciências da Saúde.
E esta notícia também, com uma denúncia de maus tratos no transporte de animais vivos. Conta o Francisco Alves Rito: "Um navio atracou ontem no Porto de Setúbal, para carregar hoje. Outro deve chegar esta noite a Sines. Associação tem registos em vídeo que mostram más condições em viagens anteriores. Produtores negam que animais não sejam bem tratados". Para ler, aqui.

Acrescentar um ponto

1. Não vimos o mito Dylan, vimos um artesão surpreendente. Numa esgotada Altice Arena, em Lisboa, passou por clássicos da década de 1960, por clássicos tardios, pelo cancioneiro americano que tem revisitado. Acompanhado por músicos extraordinários, deu novas formas às canções, viajando por elas com habilidade e sabedoria. "Aos 76 anos", diz-nos o Mário Lopes, "o guardião da tradição recusa-se a cristalizar. Felizmente". A crónica sobre ontem à noite está aqui.
2. A Lava-Jato chegou ao Netflix - e acabou com ilusões sobre a política brasileiraO Mecanismo é uma obra de ficção, uma nova série de José Padilha baseada na Operação Lava-Jato, que expôs o maior escândalo de corrupção no país.Ficção? Mesmo? A Rita Siza diz que sim, mas... Sobretudo se lermos este relatório, que nos mostra como há cada vez mais democracias a deixar de ser livres.
3. O regime russo precisa de “fazer guerra para adquirir legitimidade”. Hoje é ministro da Defesa da Estónia, mas Juri Luik estava em Moscovo, como embaixador, quando a Crimeia foi anexada pela Rússia. Numa entrevista ao PÚBLICO, recorda agora o “sentimento de choque e de crise” causados pelo comportamento da Rússia e não exclui qualquer hipótese no rol de ameaças à segurança da Estónia.
4. A ilha de plástico do Pacífico Norte tem 17 vezes o tamanho de Portugal. A Grande Mancha de Lixo do Pacífico é uma ilha em que não se pode caminhar: é toda feita de plástico flutuante. Os cientistas estimam agora que é maior do que se pensava: tem cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados. A Teresa Serafim explica como a dimensão do desastre vai muito para além do tamanho. 

A agenda de hoje

O Governo leva à Concertação Social as alterações que propõe às leis laborais, com os contratos a prazo na mira. No Parlamento, debate-se a inclusão de pessoas com deficiência e a organização da luta contra a droga - votando-se (finalmente) a lei da Uber. Já nas ruas, teremos vários protestos: o dos enfermeiros; dos trabalhadores do sector têxtil; os da Efacec; e, na Preh, dos fabricantes de componentes electrónicos para a indústria automóvel.
Lá por fora, termina em Bruxelas a cimeira europeia, com Michel Barnier a explicar aos chefes de Estado dos 27 o ponto de situação do Brexit. No Reino Unido, os investigadores vão entrar na Cambridge Analytica, para recolher provas sobre o caso de manipulação de dados pessoais - e da opinião pública.
Não esquecer que logo à noite joga a selecção portuguesa, num particular contra o Egipto. E que nas bancas, com o PÚBLICO, está também o ípsilon, que nos fala hoje de uma "estrondosa revelação": senhoras e senhores, eis os Duo Ouro Negro, quatro décadas depois, para ouvir assim: "É um rio, um rio muito grande que se desenvolve até chegar ao mar. Quando atravessa o mar, transforma-se, é jazz”
Agora, venha um bom dia de trabalho.
E um excelente fim-de-semana!
Até segunda!

Centro de Portugal presente em importante feira francesa

Região está pela primeira vez representada na Feira de Lyon, numa parceria entre o Turismo do Centro e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela.

23 de março de 2018 - O Centro de Portugal está representado, pela primeira vez, na Feira de Lyon - Foire de Lyon, que decorre entre os dias 23 de março e 2 de abril. A presença da região acontece numa parceria entre o Turismo Centro de Portugal e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AESE).
Turismo Centro de Portugal está presente com um espaço promocional de 30m2. Por parte da AESE, estão representados nesta feira cerca de 20 produtores regionais do Centro de Portugal, que mostram alguns dos melhores produtos que a região tem para oferecer.
A participação na Feira de Lyon vem ao encontro da estratégia de internacionalização delineada pelo Centro de Portugal. Esta feira é a terceira maior do género em França. As suas origens remontam à Idade Média e, nos moldes atuais, funciona desde 1916. Desde a sua criação que constitui um importante centro de comércio e reuniões, contando este ano com cerca de 1.000 expositores.
O mercado francês é particularmente relevante para o Centro de Portugal. Em 2017, foi o segundo mercado internacional emissor de turistas, apenas atrás de Espanha: um total de 173.972 visitantes chegaram à região provenientes de França, os quais foram responsáveis por 355.827 dormidas. Esta presença na Feira de Lyon é também importante por permitir a promoção do Centro de Portugal junto da comunidade portuguesa e luso-descendente residente, que recebe sempre com grande interesse e entusiasmo a possibilidade de contactar com produtos do seu país de origem.
Por último, a participação em parceria com a AESE assume igualmente um interesse cada vez maior para o Turismo Centro de Portugal, por incidir na promoção e internacionalização dos produtos endógenos, de grande qualidade, que são um dos marcos da região. A possibilidade de os mostrar num evento desta dimensão representa uma excelente oportunidade para os produtores do Centro de Portugal.

Cidadão marroquino residente em Portugal acusado de pertencer ao Daesh

A Procuradoria-Geral da República acusa um cidadão marroquino pertencer ao DAESH e de recrutamento de terrorismo.
O homem em causa está preso preventivamente na prisão de alta-segurança de Monsanto e fazia parte de uma alegada célula da organização terrorista baseada em Aveiro.
De acordo com o comunicado da PGR, para além da adesão a organização terrorista internacional, o homem está acusado de:
- Um crime de falsificação com vista ao terrorismo
- Quatro crimes de uso de documento falso com vista ao financiamento do terrorismo
- Um crime de recrutamento para terrorismo
- Um crime de financiamento do terrorismo

Segundo a acusação, o arguido, depois de ter aderido ao Daesh, "procedeu em Portugal, preferencialmente junto do Centro Português de Refugiados, à radicalização Jihadista e ao recrutamento de jovens marroquinos para integrarem essa organização terrorista". O DCIAP diz mesmo que o homem terá "recrutado um cidadão que foi, depois, detido em França pela tentativa de realização de ataque terrorista naquele país".
TSF

Combustíveis sobem em força na próxima semana

Combustíveis disparam na próxima semana. Se quer poupar uns euros, o melhor é atestar antes de segunda-feira.
Resultado de imagem para Combustíveis sobem em força na próxima semana
O cenário é de subida generalizada no preço dos combustíveis em Portugal. As fontes do setor contactadas pelo Jornal Económico revelam que tanto o gasóleo como a gasolina vão subir na próxima semana, e de forma significativa.
A subida da gasolina pode chegar aos quatro cêntimos, levando este combustível para valores de 5 de Fevereiro. O gasóleo pode ficar até 2,5 cêntimos mais caro e atingir valores que não se viam desde meados do mês passado. Os aumentos vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos dos hipermercados.
De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal custa actualmente 1,507 euros enquanto o do gasóleo vale 1,309 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Abastecer em Espanha permite poupança até 29 cêntimos por litro
Um litro de gasolina 95 em Espanha custa, em média, 1,220 euros, menos 29 cêntimos do que em Portugal. Já o litro do gasóleo pode ser comprado por 1,129 euros, 18 cêntimos abaixo do preço médio fixado em Portugal, indicam os dados mais recentes da Comissão Europeia.
Fazendo as contas de outra forma, um condutor que ponha 50 euros de gasolina em Portugal mete no depósito 33 litros, enquanto os mesmos 50 euros em Espanha compram 41 litros (mais oito litros de diferença). Já no gasóleo, um condutor que ateste o carro com 60 litros de diesel poupa mais de dez euros em Espanha.
O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.
Entre os 28 Estados-Membros, o preço médio de referência da gasolina ronda os 1,352 euros por litro, enquanto o ‘diesel’ vale 1,254 euros por litro. Já na zona euro, um litro de gasolina custa 1,385 euros e um litro de gasóleo vale 1,253 euros.
Os mais Económicos

Gasolina(s):
– Intermarché de Vila Real de Santo António – 1.349€

– Rede Energia de Monte Gordo – 1.349€
– Pingo Doce de Abrantes – 1.357€
– intermarché de Maceira – 1.365€
– Intermarché de Mira – 1.368€

Gasóleo(s):
– Intermarche de Vila Real de Santo António – 1.149€

– Rede Energia de Monte Gordo- 1.149€
– Pingo Doce de Abrantes – 1.151€
– Intermarché de Aveiras de Cima – 1.159€
– E. Leclerc de Chaves – 1.159€
Fonte: DGEG
Económico

Concerto de Primavera da Filarmónica de Covões



Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Conferência de Carlos Fernandes assinalou a importância de “Aprender a Ser Feliz”

Mais de 50 de participantes assistiram à conferência “Aprender a ser feliz”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 22 de março.
O evento está inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, que teve a sua apresentação a cargo do prestigiado psicólogo clínico e professor catedrático, Carlos Fernandes, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
Na sessão, o orador partilhou com os presentes a apresentação intitulada “Ser feliz”, e, ao longo da sessão, várias técnicas de relaxamento.
Pedro Cardoso destacou “o vasto currículo de Carlos Fernandes, prestigiado psicólogo clínico, de onde é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e professor catedrático da Universidade de Aveiro, é sem dúvida uma referência incontornável da medicina em Portugal”. A finalizar o autarca agradeceu “a colaboração deste homem de qualidades reconhecidas e que faz engrandecer a educação e da medicina neste país”.
Sobre Carlos Fernandes
Carlos Fernandes é professor catedrático da Universidade de Aveiro e psicólogo clínico (membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra (1994) e pós-graduado em Neurociências pela Universidade de Oxford (Reino Unido), obteve agregação em Psicologia na Universidade do Minho. É docente universitário desde 1892, tendo lecionado nas Universidades de Coimbra, do Minho e Católica de Braga.
Carlos Fernandes publicou vários livros, capítulos de livros, nacionais e internacionais, bem como artigos em revistas de circulação internacional e em livros de atas. Participou em 17 projetos de investigação sendo investigador principal em diversos deles. Possui 10 patentes e registos.
Coordenador de PsyLab (Laboratório de Psicologia Experimental e Aplicada da Universidade de Aveiro, Carlos Fernandes é Investigador do IBILI (Instituto Biomédico de Investigação da Luz e da Imagem, Universidade de Coimbra). Efetua avaliações clínicas forenses desde 1986 e é membro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mira (Comissão Restrita).
É docente da Universidade Sénior de Mira e subdiretor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Atacante que se barricou em supermercado foi abatido pela polícia

Notícia da morte do atirador está a ser avançada pela AFP. Ataque fez três mortos
Resultado de imagem para Atacante que se barricou em supermercado foi abatido pela polícia
Três pessoas morreram num tiroteio com tomada de reféns num supermercado em Trèbes, no departamento de Aude, no sul de França, segundo avança a imprensa local. O primeiro-ministro já admitiu que o incidente está a ser encarado como terrorismo.
O atacante foi abatido pelas autoridades, avançou a AFP, e a notícia foi entretanto confirmada Gérard Collomb, ministro do Interior francês. O polícia que permanecia dentro do supermercado com o atirador foi baleado e está ferido.
O ataque no supermercado fez duas vítimas mortais, confirmou o ministério do Interior francês, citado pela imprensa local, mas foi encontrada uma terceira vítima, o condutor da viatura usada pelo atacante. O passageiro deste carro está hospitalizado em estado grave.
Do ataque, que ainda decorre, resultaram ainda três feridos, um deles com gravidade, segundo informou o governo francês.
Um homem armado, que alegou ter ligações ao Estado Islâmico, entrou no supermercado U de Trèbes cerca das 11:00 locais a gritar "Allah Akbar" e a dizer que iria matar toda a gente, segundo a comunicação social local. Dizia ainda que pretendia vingar "os irmãos da Síria". A LCI avança que o atirador exige a libertação de Salah Abdeslam, o principal suspeito pelo ataque de Paris em que morreram 130 pessoas, e que a matrícula do carro leva a crer que se trata de um marroquino já conhecido das autoridades. O homem, com cerca de 30 anos, era seguido por radicalização islâmica, indicou uma fonte próxima da situação à agência France Presse.
Emmanuel Macron, presidente francês que está neste momento em Bruxelas, em compromissos europeus, afirmou que "tudo indica que seja um ataque terrorista". Mostrou ainda o seu "apoio àqueles que estiveram, ou ainda estão, próximas da situação". Garantiu ainda aos habitantes locais uma "mobilização total do Estado".
O presidente de Trèbes informou que vários reféns foram entretanto libertados e que o atirador ficou no interior do supermercado com um polícia.
Um porta-voz da empresa proprietária do supermercado, Thierry Desouches, disse à agência EFE que uma dezena de pessoas foram libertadas.
As autoridades informaram a empresa da libertação de cerca de dez reféns e que se mantêm dentro do supermercado apenas o sequestrador e um polícia.
Antes desta situação, quatro elementos da Compagnies Républicaines de Sécurités à civil foram atacados quando faziam uma corrida matinal, junto ao quartel de Carcassonne, a cidade sede do departamento de Aude, a oito quilómetros de Trèbes. Um indivíduo de carro, que se supõe ser o atirador do supermercado, terá acelerado em direção ao grupo e disparado. Um deles terá ficado ferido no ombro. O primeiro-ministro já disse que não está em risco.
O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, já considerou a situação muito grave. "Todas as informações levam a pensar que se trata de um ato terrorista", acrescentou, dizendo que a situação ainda decorre.
O Ministério do Interior francês confirmou a existência de um incidente e disse que a prioridade é a intervenção policial que está a decorrer, pedindo para que não sejam divulgados rumores. Entretanto, anunciou que vai a caminho do local.
Uma testemunha citada pela France Info diz que haverá entre 200 e 300 militares de Gendarmaria no local.
Mais de 240 pessoas morreram em ataques levados a cabo por simpatizantes do Estado Islâmico em França desde 2015.
DN