terça-feira, 8 de setembro de 2020

MUNICÍPIO DE SILVES MANTÉM O AGENDAMENTO DA FEIRA DE TODOS OS SANTOS


O Município de Silves não acompanha a tomada de decisão da Associação de Municípios do Algarve (AMAL), que resolveu suspender a realização das Feiras Anuais até ao final do ano, devido à pandemia de Covid-19.

O Município de Silves mantém por agora o propósito de realizar a Feira Anual de Todos os Santos (29 de outubro a 1 de novembro), na expetativa de que a situação pandémica o permita, salvaguardando em qualquer caso as orientações da Direção-Geral da Saúde, atenta a necessidade de defender a retoma económica e a normalização da vida em sociedade, combatendo o medo e a resignação.

MUNICÍPIO DE SILVES LANÇA CAMPANHA DE COMPOSTAGEM

Numa aposta na preservação e proteção do ambiente e da eficiência energética, o Município de Silves arranca hoje com uma campanha de implementação de compostagem doméstica e compostagem comunitária direcionada, numa primeira fase, às freguesias de S. Marcos da Serra e de S. Bartolomeu de Messines. A iniciativa, pioneira no Algarve, é uma das atividades previstas no âmbito de uma candidatura comunitária mais abrangente, co financiada a 85% pelo fundo de Coesão.

Neste contexto, está prevista a distribuição de cerca de duas centenas de compostores, assim como a distribuição de baldes para apoio aos aderentes (munícipes, instituições ou comerciantes), mediante inscrição prévia, através do preenchimento de formulário próprio, disponível no portal do Município de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/6948/ficha-de-inscricao.aspx. O referido formulário deverá ser enviado para o email residuos@cm-silves.pt podendo, ainda, ser entregue em papel na Câmara Municipal de Silves ou nas juntas de freguesias de S. Marcos da Serra e SB Messines. Numa fase posterior, os munícipes inscritos irão receber um kit de compostagem constituído por um compostor, um balde de apoio e um guia com instruções, no caso de compostagem doméstica; ou um kit composto por balde de apoio e um guia com instruções, no caso da compostagem comunitária.

De salientar que a correta gestão de resíduos é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental, pelo que, através deste projeto inovador a autarquia pretende dar cumprimento ao Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves.

Reveja o vídeo sobre o tema em https://youtu.be/q4mljp5USt0

Programa Porta 65 | fase setembro/outubro Candidaturas abertas até 02 de outubro


O Programa Porta 65 - Jovem, gerido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), e com apoio do IPDJ na respetiva divulgação, é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolados, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais.
Tem como objetivo principal regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimular estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem. Apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.


O próximo período de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem decorre entre as 10h00 do dia 15 de setembro e as 17h00 do dia 02 de outubro de 2020 (hora do continente).

Podem candidatar-se jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos (no caso de um casal de jovens, um dos elementos pode ter 36 anos, o outro elemento 34 anos, no máximo).

Para mais informação e acesso à plataforma de candidaturas consulta o Portal da Habitação, PORTA 65 Jovem

Contactos e esclarecimento de dúvidas
IHRU | Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana
Tel. 21 723 1500 | e-mail: atendimentoPorta65jovem@ihru.pt

ou em👇