terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Mais 800 milhões de euros de fundos comunitários para empresas

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou um reforço de apoios comunitários às empresas, que pode ir até aos 800 milhões de euros, elevando, assim, o investimento global para cinco mil milhões de euros.

Esta verba adicional resulta da reprogramação dos fundos comunitários e, de acordo com o ministro, vai ser disponibilizada sob a forma de “um instrumento financeiro inovador e de um sistema de incentivo adicional”.

Pedro Marques também garantiu que o apoio às qualificações profissionais, o reforço do investimento nos sistemas de transportes urbanos pesados e os investimentos locais em escolas, em centros de saúde e na recuperação do património, são outras prioridades da reprogramação do Portugal 2020.

Fonte: O Algarve Económico

Liga dos Campeões mais restrita para equipas portuguesas

Na próxima época, a UEFA só atribui duas vagas na fase de grupos aos clubes de federações classificadas entre o sétimo e o 15.º lugar do 'ranking'
O segundo classificado da I Liga portuguesa de futebol só chegará à fase de grupos da edição de 2018/19 da Liga dos Campeões se for um dos dois vencedores do 'play-off' final no 'caminho das ligas'.
Para a próxima época, a UEFA só atribui duas vagas na fase de grupos aos clubes de federações classificadas entre o sétimo e o 15.º lugar do 'ranking', o que é o caso de Portugal, que terminou a última época na sétima posição.
Com o campeão a ter entrada direta, o segundo classificado disputa a terceira pré-eliminatória e, caso siga em frente, enfrenta o 'play-off', que apura somente duas equipas. Em caso de eliminação, numa ou noutra fase, o vice-campeão luso é remetido para a fase de grupos da Liga Europa.
A UEFA atribui mais quatro vagas nos grupos da 'Champions' provenientes do 'play-off', mas naquilo a que designa de 'caminho dos campeões', clubes vencedores de campeonatos de federações abaixo do 11.º lugar no 'ranking' do organismo do futebol europeu.
Na atual temporada, Portugal entrou no 'ranking' como quinto classificado -- entretanto ultrapassado por Rússia e França -- e colocou duas equipas (Benfica e FC Porto) diretamente na fase de grupos e uma (Sporting) superou o 'play-off'.
O cenário muda substancialmente para as equipas portuguesas no novo modelo competitivo da UEFA, não só face à queda no 'ranking' -- com a perda de pontos nos resultados das equipas -, mas com a divisão dos 'caminhos' de apuramento.
Na 'Champions' estarão os vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa, os quatro primeiros dos campeonatos de Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália, os dois primeiros de França e Rússia, os campeões de Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, e os quatro clubes provenientes dos 'play-offs', dois do caminho das Ligas e quatro do caminho dos campeões.
Se o campeão europeu tiver garantido a qualificação para a fase de grupos através do seu campeonato, a vaga será preenchida pelo campeão da federação classificada no 11.º lugar (atualmente a República Checa), que, caso contrário, teria de competir no 'caminho dos campeões'.
No caso da Liga Europa, se o detentor do troféu ficar num dos lugares de acesso do seu campeonato, a vaga será preenchida pelo terceiro classificado do país quinto classificado (França), que, caso contrário, teria de competir no 'caminho das ligas'.
Na Liga Europa, Portugal colocará o vencedor da Taça de Portugal na fase de grupos, enquanto o terceiro classificado da I Liga entra na terceira pré-eliminatória e o quarto na segunda.

Fonte: DN/Lusa
Foto: EPA/JUANJO MARTIN

Las 10 categorías en las que más compran los millennials por Internet


por Yesica Flores
El comercio electrónico está cada día más inmerso en nuestras vidas debido a los beneficios que nos da el comercio en línea como lo son la rapidez, la efectividad, la atención personalizada, la omnicanalidad, entre otros.
México es una país que también está muy adentrado en el comercio en línea, muestra de ello es el reciente estudio que realizó la Asociación de Internet, en el que particularmente sus sujetos de estudio fueron personas, en su mayoría conocidas como millennials, los nacidos entre mediados de la década de los 80 y mediados de la década de los 90. En México, en 2016, tres de cada 4 mexicanos que se conectan en línea, hicieron alguna compra.
El estudio, Estudio Comercio Electrónico en México 2017, demostró que el e-commerce creció en nuestro país un 28.3% en 2016, pasando de 257 mil millones de pesos en 2015 a 329 mil millones de pesos en 2016.
“El comercio electrónico ya es una realidad innegable y día con día más usuarios se sienten más cómodos adquiriendo productos a través del Internet. Por otro lado, diariamente hay empresas, sin importar el tamaño, uniéndose a esta tecnología, eso demuestra el poder que tiene esta herramienta y como es necesario ‘subirse’ a ella para poder ser una empresa más completa”, explica Juan David, fundador de Neumarket.com.mx, sitio de ventas en línea de neumáticos.
En el estudio también destacan cuáles son las categorías en las que se efectúan un mayor número de adquisiciones.
1.- Ropa y accesorios. Categoría con un gasto promedio de mil 502 pesos en 2017.
2.- Descargas digitales. Categoría con un gasto promedio de 536 pesos en 2017.
3.- Boletos para eventos. Categoría con un gasto promedio de mil 579 pesos en 2017.
4.- Viajes. Categoría con un gasto promedio de 7 mil 023 pesos en 2017.
5.- Transporte. Categoría con un gasto promedio de mil 198 pesos en 2017.
6.- Música, películas y videos. Categoría con un gasto promedio de 551 pesos en 2017.
7.- Juegos de video, consolas. Categoría con un gasto promedio de mil 627 pesos en 2017.
8.- Joyería y relojes. Categoría con un gasto promedio de mil 377 pesos en 2017.
9.- Muebles, electrodomésticos, llantas para coche y hogar. Categoría con un gasto promedio de 4 mil 064 pesos en 2017.
10.- Juguetes. Categoría con un gasto promedio de mil 311 pesos en 2017.
Además del alto consumo en estas categorías, es importante destacar que la computadora es el dispositivo por excelencia para hacer compras en línea, sin embargo detrás de los ordenadores está el smartphone.
“La facilidad que nos da adquirir un producto a través de Internet y aún más mediante dispositivos, de uso diario, da como resultado un ‘boom’ del comercio electrónico. Es precisamente gracias a la facilidad, sencillez, practicidad y atención de la herramienta lo que la hace que el mundo y México se vuelque hacia el e-commerce”, argumenta Juan David, fundador de Neumarket.com.mx, sitio de ventas en línea de neumáticos.
El Internet continuará revolucionando el comercio, cada día más habrá más empresas que se utilicen esta herramienta, y día con día seguirán en aumento las ventas, en tanto la herramienta siga perfeccionándose y creciendo.

Intervenção militar no Rio de Janeiro será laboratório para o Brasil

A intervenção militar no Rio de Janeiro, que deixou a ordem pública neste Estado brasileiro nas mãos do exército, será usada como um "laboratório" para todo o país, disse hoje o oficial que comanda a operação.
“O Rio de Janeiro é agora um laboratório para o Brasil. Se vai ser expandido para o resto do país o que faremos aqui não cabe a mim responder”, afirmou o general Walter Braga Netto na primeira conferência de imprensa em que participou sozinho como comandante nomeado pelo Governo federal brasileiro.
Braga Netto respondeu a algumas perguntas, mas deixou muitas dúvidas e não anunciou nenhuma ação ou plano específico para conter o recrudescimento da violência no Rio de Janeiro.
A primeira aparição do general perante os jornalistas coincidiu com a posse de Raul Jungmann no cargo de ministro de Segurança Pública, pasta recém-criada para coordenar o apoio do Governo brasileiro a outros Estados.
A intervenção do exército no Rio de Janeiro foi decretada pelo Presidente Michel Temer em fevereiro após o Carnaval, em que a capital do Estado registou diversos casos de violência. O mandato termina no final deste ano.
De acordo com o general Braga Netto, a missão dos militares será a de fortalecer a segurança com operações específicas por um período de tempo específico, uma vez que a intenção é recuperar a capacidade operacional e a credibilidade da polícia local.
“O objetivo é o que está no decreto presidencial: recuperar a capacidade operacional dos órgãos de segurança pública e baixar as taxas de criminalidade”, afirmou.
Braga Netto, que entre 2014 e 2015 comandou uma ocupação militar da Maré, um dos maiores complexos de favelas da capital carioca, descartou que vá acontecer esse tipo de intervenção novamente.
“Não há planos para ocupações militares permanentes em favelas dominadas por grupos criminosos”, disse.
“Vamos apoiar prontamente quando a polícia entrar numa favela para fazer uma prisão ou cumprir qualquer ordem judicial. Vamos ajudar a polícia a agir com calma na comunidade”, acrescentou.
Neste sentido, o general explicou que os militares vão manter o mesmo papel que o Presidente Temer ordenou quando enviou 10.000 soldados para reforçar a segurança do Rio de Janeiro no ano passado.
“Não há mudanças no momento, as Forças Armadas já participam neste tipo de operações dando suporte, cada órgão continuará a desempenhar seu papel”, afirmou.
Braga Netto acrescentou que, desde a sua nomeação, conversou com os chefes dos órgãos de segurança do Rio de Janeiro, que manteve nos respetivos cargos para obter um diagnóstico da situação e determinar um plano de ação de molde a reduzir o avanço do crime organizado.
“Inicialmente vamos garantir os projetos que já estão em andamento e organizar uma presença policial mais eficaz nas ruas para melhorar a perceção de segurança da população”, disse Braga Netto, que insistiu que, apesar do aumento da violência, o modelo de segurança pública no Estado enfrenta problemas, mas não deixou de funcionar.
Questionado sobre a corrupção na polícia, o oficial disse que a sua intenção é “fortalecer os órgãos de supervisão e tomar as medidas necessárias para que o bom profissional seja valorizado e o mau penalizado”.
De acordo com as estatísticas divulgadas no dia anterior pelo Ministério Público, 20% das 5.219 pessoas denunciadas nos últimos anos por vínculos com o crime organizado no Rio de Janeiro são membros das forças de segurança.
Na sua breve conferência de imprensa, Braga Netto deixou várias perguntas por responder, entre elas as relacionadas com as denúncias contra os militares por violações de direitos humanos já registadas nas operações da semana passada.
Lusa

Hora de Fecho: "Os smartphones estão mortos, só não sabem disso"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Sol Rogers é fundador da Rewind, uma das maiores empresas de conteúdos de realidade virtual e aumentada do mundo. Ao Observador, explicou porque é que o futuro vai passar pelos "smartglasses".
Os registos telefónicos do procurador acusado de corrupção mostram que o telemóvel de Orlando Figueira recebeu num ano 11 contactos de dois números do escritório do advogado.
Conhecidas as hesitações de Costa em agravar a TSU para patrões que recorram a precários, o Bloco recordou que programa do PS já acautela essa medida e que ela deve ser implementada o quanto antes.
Uma massa de ar frio vinda da Sibéria trouxe neve, gelo e tempestade à Europa. O Vaticano, que não via neve há seis anos, ficou pintada de branco. E, em França, o Palácio de Versalhes ficou gelado.
A queixa dizia respeito a alegados maus tratos e ameaças por parte do jogador às supostas vítimas, que terão decidido perdoar o jogador e não exercer quaisquer acções penais ou civis.
O general russo Viktor Pankov dá conta de "bombardeamentos massivos", impedindo a retirada de civis sírios de Ghouta Oriental. A trégua humanitária foi decretada na segunda-feira por Moscovo.
O Presidente da Turquia chamou uma criança de seis ao palco onde discursava, dizendo-lhe que, se se tornar um mártir, "Deus queira", seria enrolada na bandeira turca.
"Tem ciúmes da robot Sofia?" "Não, todos os robots são amigos", respondeu Pepper ao Observador em Barcelona. A mil dólares por mês, vai ajudar em todas as tarefas da casa. E diz que adora Portugal.
A Apple está a pensar lançar três novos iPhones ainda este ano. A marca quer compensar a desilusão dos clientes com o iPhone X e atender às necessidades do mercado asiático, o seu principal cliente.
"Nunca estive apaixonada antes" é o primeiro verso do tema que Amy Winehouse cantou aos 17 anos e que foi agora encontrado. Entrou no estúdio com umas calças de ganga com a frase "Sinatra é Deus".
A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de proteína como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Para ajudar na preparação destes alimentos apresenta um manual com receitas e sugestões. 
Opinião

Rui Ramos
Rui Rio diz que está a “recentrar” o PSD. De facto, o que está a fazer é a “recentrar o PS”, promovendo-o outra vez, como entre 1976 e 1978, a “partido-charneira” do regime.

Nuno Crato
A partir de experiências clássicas desenvolvidas nas últimas décadas, a psicologia cognitiva concluiu que as capacidades não podem ser adquiridas independentemente das matérias concretas estudadas.

Paulo Trigo Pereira
Estamos face a um problema estrutural do Estado que não é de hoje, é necessário acabar com a sub-orçamentação, o que exige que o SNS seja não uma das, mas a prioridade política do resto da legislatura

Laurinda Alves
A morte de um amigo tira as dúvidas sobre a certeza da brevidade da vida. Tudo passa tão depressa, é tão efémero, que após o seu último dia sabemos ser intoleráveis todos os momentos que desperdiçamos

Luís Rosa
Além de António Costa, também Assunção Cristas está contente com o actual PSD. Se Rui Rio mantiver este rumo de desorientação, é possível que Cristas comece a ser encarada como a líder da oposição.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

El papel fundamental del turismo en la economía de México


por Yesica Flores
El crecimiento y el impulso que ha tenido el turismo en nuestro país durante los últimos años, colocan a esta industria como uno de los sectores económicos más importantes en México. El capital generado por la industria turística dentro de México representa el 8.5 por ciento del Producto Interno Bruto (PIB), mientras que el promedio de los países que integran la Organización para la Cooperación y Desarrollo Económicos (OCDE), el promedio es de 4.1 por ciento.
El turismo genera 2.3 millones de empleos directos en el país, lo que representa el 5.8% del empleo formal remunerado en México; y aunque las cifras exactas de cuántos empleos se generan de manera indirecta no se han calculado, la OCDE estima que cada empleo directo en el sector turístico puede impulsar hasta 3 empleos indirectos, de acuerdo con su Estudio de la Política Turística de México.
De acuerdo con la Secretaría de Turismo (SECTUR) y el Banco de México (Banxico), durante 2017 se captaron 21 mil millones de dólares por concepto de divisas turísticas a nivel nacional, lo que implica un incremento cercano al 10% respecto a 2016. Estas cifras han hecho avanzar al país en el ranking de competitividad de viajes y turismo del World Economic Forum (WEF), al pasar del puesto 30 en 2015, al 22 en 2017.
La SECTUR indica que más del 80 por ciento de los turistas nacionales y extranjeros utilizan autobuses para trasladarse entre diferentes destinos dentro del país. Al año se estima que se realizan más de 3 mil millones de viajes en autobús dentro del territorio nacional, lo que supera con creces a cualquier otro medio de transporte en México.
Marcus Paiva, experto en turismo y director de ClickBus México, resalta la importancia que tiene fortalecer las vías de transporte terrestre en el país. “La red carretera del país es sumamente importante para el traslado de viajeros, pues la gran mayoría de ellos utilizan el transporte terrestre para visitar diferentes lugares en su ruta de viaje. Debe existir una colaboración adecuada entre el sector público y el privado para proporcionar las mejores condiciones de viaje a los pasajeros, tanto en temas de confort, como de conectividad y accesibilidad”, explicó el directivo.
También durante el año pasado, México recibió un estimado de 39 millones de visitantes extranjeros, cifra récord para el turismo nacional. Sin embargo, esta cifra palidece al lado de los turistas nacionales registrados en el mismo periodo, pues se calcula que más de 233 millones de turistas nacionales visitaron algún destino nacional en 2017.
“Debemos concentrar esfuerzos en mejorar la experiencia del usuario en cada uno de los servicios que se les proporcionan, pues al ritmo que crece la industria, el público se vuelve cada vez más selectivo con la calidad de los servicios y productos que consume, y los proveedores deben estar a la altura de las exigencias de los turistas para mantener su crecimiento”, señala Paiva.
Durante los últimos tres años, el sector turístico ha registrado un crecimiento sostenido en divisas captadas de entre 9 y 10% anuales, y se espera que este crecimiento se mantenga en 2018 hasta el final del año. “Durante el primer fin de semana largo de este año, entre los días 3 y 5 de febrero, el movimiento de turistas nacionales registró un crecimiento del 4.8% respecto al año anterior, lo que nos indica el buen camino que está tomando la industria en México, y debemos continuar por ese camino para consolidar la fortaleza de nuestro mercado”, indicó Paiva.
ClickBus es una plataforma online que ofrece boletos de autobús para cerca de 20 mil rutas, gracias a su alianza con más de 20 autolíneas. El uso de ClickBus permite al usuario olvidarse del traslado a taquillas y filas, teniendo la posibilidad de adquirir sus boletos con cargo a su tarjeta de crédito o débito, mediante su aplicación móvil o a través de la web.

El FortiGate Virtual Machine de Fortinet ya está disponible para Google Cloud Platform


por Yesica Flores
· El dispositivo virtual FortiGate proporciona a los clientes corporativos de Google Cloud una carga de trabajo segura y movilidad de aplicaciones
Sunnyvale, Calif., - 27 de febrero del 2018 - Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global en soluciones de ciberseguridad amplias, automatizadas e integradas, anunció hoy que su FortiGate Virtual Machine (VM) ahora está disponible para los clientes de Google Cloud Platform, ofreciendo un consumo bajo demanda y brindando múltiples niveles de seguridad para redes empresariales dinámicas en las nube.
● El firewall de próxima generación FortiGate VM está disponible como una oferta BYOL (traiga su propia licencia) en el mercado de Google Cloud Launcher, lo que permite a las empresas mover sus cargas de trabajo y aplicaciones a Google Public Cloud de forma más segura con políticas de seguridad automáticas y consistentes.
● FortiGate VM ayuda a los clientes de Google Cloud a alcanzar de manera segura la escala y la elasticidad de la nube pública con la seguridad, el control y la visibilidad integrados de la infraestructura local.
● El mercado de Google Cloud Launcher es un centro único para los clientes de Google Cloud que buscan aplicaciones comerciales confiables y proveedores de servicios que ofrecen soluciones validadas que se integren con Google Cloud Platform.
“La mayoría de las organizaciones están aprovechando la computación en la nube para acelerar sus estrategias comerciales digitales y su crecimiento. Como tal, los requisitos de infraestructura para los recursos bajo demanda que pueden escalar de manera automática y segura con las demandas del negocio están evolucionando rápidamente, haciendo que la transformación de seguridad sea un requisito crítico para estas redes multi-nube. A través de nuestra colaboración con Google Cloud, ahora ofrecemos la amplia visibilidad, la detección integrada de amenazas y las capacidades de respuesta automatizada de la seguridad en la nube de Fortinet para los clientes de Google Cloud”. Informó John Maddison, vicepresidente senior de Productos y Soluciones en Fortinet.
Por su parte, Adam Massey, director de Socios Tecnológicos Estratégicos de Google Cloud, dijo que: “La infraestructura segura y altamente escalable de Google Cloud permite a los clientes aumentar la agilidad, reducir costos y disminuir la complejidad de TI. Colaborar con Fortinet en la disponibilidad de FortiGate VM proporciona a los clientes visibilidad y control adicionales para sus cargas de trabajo de Google Cloud Platform”.
Ofreciendo una amplia visibilidad de seguridad y políticas automatizadas para los clientes de Google Cloud
La computación en la nube es un facilitador clave de las estrategias de transformación digital empresarial. A medida que las empresas trasladan las aplicaciones de los centros de datos locales a la infraestructura de nube pública para beneficiarse de la agilidad y la escala de los recursos de la nube, el control de seguridad y las políticas son fundamentales. La protección de estos entornos altamente dinámicos de múltiples nubes requiere un entramado de seguridad con características de seguridad y tecnologías de red estrechamente integradas que compartan inteligencia de amenazas avanzadas y automaticen las respuestas en tiempo real.
Fortinet está trabajando con socios como Google Cloud para permitir a las empresas acelerar su negocio digital a través de la computación en la nube, al tiempo que garantiza la seguridad consistente y la privacidad de los datos del cliente y de la organización en la nube. A través de Fortinet Security Fabric, la compañía proporciona a los clientes empresariales una vista única de las máquinas virtuales FortiGate y otras aplicaciones de seguridad en Google Cloud, en las instalaciones y en entornos de nube híbrida.
Las máquinas virtuales FortiGate, disponibles ahora como BYOL en el mercado Google Cloud Launcher, ofrecen a los usuarios de Google Cloud una combinación de inteligencia de amenazas avanzada de FortiGuard Labs con un sistema operativo de seguridad líder en la industria, FortiOS, que ofrece control de seguridad, visibilidad y administración de cargas de trabajo y entornos de nube.

Dassault Systèmes y HP colaboran para innovar en diseño 3D para la manufactura aditiva

Por Yesica Flores

Los líderes de la industria quieren incrementar las aplicaciones de diseño de Dassault Systèmes que pueden usarse con las impresoras 3D HP Multi Jet Fusion.
• Las empresas alinearán sus rutas tecnológicas para brindar capacidades futuras a diseñadores, ingenieros y educadores, como herramientas de diseño para nuevos materiales para la fabricación aditiva.
Durante el SolidWorks World 2018, conferencia anual dedicada al diseño en 3D y la comunidad de ingeniería de Dassault Systèmes, esta empresa y HP Incorporated anunciaron su colaboración para capacitar, en una nueva era de innovación en diseño de producto a emprendedores, creadores, estudiantes y empresas.
Las dos empresas buscan optimizar las aplicaciones SOLIDWORKS 3D de diseño e ingeniería líderes en la industria de Dassault Systèmes, para tomar ventaja de las singulares capacidades a nivel de voxel (volume pixel) de las soluciones HP Multi Jet Fusion de impresión 3D. Los diseñadores e ingenieros podrán ahora reimaginar productos desde cero y por completo, sacar ventaja de nuevos materiales, eliminar las limitaciones de la fabricación tradicional y producir nuevos productos más rápida y eficientemente.
Apoyadas por la plataforma 3DEXPERIENCE de Dassault Systèmes, las aplicaciones de SOLIDWORKS soportan el diseño completo desde su inicio hasta el proceso de manufactura, habilitando a los innovadores a repensar su enfoque de cómo están hechos piezas y productos. Millones de diseñadores e ingenieros utilizan las aplicaciones de SOLIDWORKS para llevar al mercado rápidamente ideas innovadoras para nuevas experiencias de consumo.
HP hoy en día embarca más impresoras 3D para producción de plástico que ninguna otra compañía en el mundo. Su tecnología de impresión en 3D Multi Jet Fusion revoluciona el diseño, prototipado y fabricación con una alta capacidad de control en la parte de propiedades en cada voxel. Esto permite el diseño y producción de piezas que antes eran inconcebibles y en el futuro, de productos con múltiples propiedades físicas, tales como rigidez variable, flexibilidad, numerosos colores y texturas, conductividad eléctrica y comunicaciones.
HP y Dassault Systèmes alinearán las rutas de la tecnología del futuro para proveer a los usuarios el acceso a las últimas herramientas de diseño integradas con la tecnología HP a nivel voxel, así como herramientas de diseño para nuevos materiales. Esta guía incluye los próximos lanzamientos de la cartera de productos SOLIDWORKS para aprovechar las capacidades a todo color de las recién liberadas series de impresoras 3D Jet Fusion 300 / 500. Ambas empresas son firmes adeptos del estándar 3MF que permite realizar un intercambio confiable de información a color para la impresión en 3D. Ambas continuarán juntas para probar, validar y hacer compatible con el 3MF a sus soluciones para asegurar la precisión y el intercambio de la datos a través del flujo de trabajo de la fabricación.
"El mercado de fabricación de 12 mil millones de dólares se está transformando digitalmente y HP y Dassault Systèmes comparten una visión de cambiar la manera en que el mundo diseña y fabrica", dijo Stephen Nigro, Presidente de Impresión 3D de HP. "Algunas de las más grandes innovaciones son engendradas a partir de las ideas de los estudiantes, investigadores, educadores y emprendedores. Nos sentimos honrados de traer a la plataforma HP Multi Jet Fusion la plataforma SOLIDWORKS líder en diseño, con lo que millones de usuarios de todo el mundo obtendrán creaciones de dichas herramientas para construir las próximas grandes innovaciones".
"Los innovadores están conduciendo el renacimiento de la industria del mañana, la manufactura aditiva, nuevos materiales y la herramienta de gemelos digitales de 3DEXPERIENCE están abriendo un mundo de posibilidades donde pueden probar y crear sus conceptos", afirmó Gian Paolo Bassi, Director Ejecutivo Global de SOLIDWORKS en Dassault Systèmes. "Nuestras inversiones en ciencia de materiales, combinadas con el enfoque abierto de HP para el desarrollo de aquéllos, son también clave para acelerar la industria de impresión en 3D. Juntos podemos ampliar las tecnologías de ambas empresas y la investigación colaborativa de nuevas herramientas alrededor de este campo. Los innovadores pueden ensanchar los límites de la imaginación, inventar y reinventar, además de desarrollar el arte de la fabricación y, en última instancia, perseguir la innovación sustentable para productos, naturaleza y vida”.

Autos de lujo que puedes comprarte por 300 mil pesos


por Yesica Flores
Tener un coche premium no es una utopía; KAVAK seleccionó cinco buenas alternativas que se ajustan a tu presupuesto
Los autos de lujo son el juguete soñado de muchos, pues, además de ser atractivos por su marca y estilo, son una apuesta por ingeniería y tecnología más avanzada. Pero aunque sientas que tu cartera te regresa a la realidad al ponerte a pensar en manejar un Mercedes Benz o un Mustang, los coches premium son un gusto costeable.
“Los autos de lujo tienen un estándar de calidad que garantiza una vida más larga. El precio en el mercado de un vehículo premium usado es muy atractivo, pues tiene una cifra más accesible a la que ya se resta la devaluación esperada al salir de agencia de 30%”, explicó Loreanne García, chief strategy officer y cofundadora de KAVAK, startup mexicana que está renovando el mercado de compra y venta de autos usados en México. “Optar por un auto usado en buen estado te garantiza que tendrás toda la tecnología y beneficios de las marcas más prestigiosas a un precio más competitivo”, agregó.
En ese sentido, KAVAK seleccionó de entre su plataforma cinco autos premium que pueden ajustarse a un presupuesto de 300 mil pesos y que fácilmente protagonizan más de una lista de coches de ensueño.
Ford Mustang
El corcel de acero emblemático de Ford comienza su precio arriba de los 620 mil pesos actualmente, sin embargo puedes encontrar un 2012 con 44 mil kilómetros desde 259 mil 999 pesos.

Mercedes Benz Clase C C180 CGI
Este sedán de gama alta, uno de los modelos más vendidos de la firma alemana, ronda en 585 mil pesos en agencias, sin embargo un modelo 2014 con sólo 28 mil 781 kilómetros recorridos está en 279 mil 999 pesos.

BMW Serie 3 320I
Este auto con una tradición de más de seis generaciones arranca su modelo 2018 en 530 mil pesos, mientras que la versión 2013 puede encontrarse por 289 mil 999 pesos con 65 mil kilómetros en portales en línea.

GMC Terrain SLT
Aunque hoy tiene un precio inicial de 598 mil 900 pesos, la elegante todoterreno en un modelo 2014, con 36 mil 723 kilómetros de uso, reduce su precio hasta 299 mil 999 pesos.

Audi A4 Trendy
Si estás dispuesto a ir un poco arriba de tu presupuesto, este sedán en su versión 2015 (año en que ganó el Volante de Oro) puede encontrarse por 309 mil 999 pesos con apenas 23 mil 881 kilómetros, cuando en 2018 su precio inicial llega casi a los 580 mil pesos.

Zília Gonçalves abriu as suas “Janelas Imperfeitas” na Figueira da Foz

Zília Gonçalves deu a conhecer, a 24 de fevereiro, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, a sua obra de estreia, Janelas Imperfeitas», publicado pela SANA Editora. A apresentação do romance esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, que sublinhou «a escrita simples e bem conseguida» no retrato de um período pouco conhecido da História nacional, entre os finais do século XIX e o início do século XX, através de «episódios do quotidiano de uma mulher com uma vida sofrida e de grande dureza mas que, nem por isso, deixa de sonhar. E é na Figueira da Foz que, no romance, a protagonista encontra o seu ‘el dorado’, num sonho de ter um comércio, aliás como aconteceu com muitos dos que, ainda hoje, fazem parte da vida empresarial da Figueira da Foz, nomeadamente na Restauração e hotelaria», lembrou o autarca, reconhecendo «a forte ligação e o carinho», desde há muitas décadas, entre as pessoas da Beira Alta e a Figueira da Foz.
«Janelas Imperfeitas» é o primeiro romance de uma trilogia sensacional, fruto de uma grande investigação de âmbito histórico que, com uma pitada de criatividade, apresenta como personagens centrais mulheres com vivências sofridas e alegres, batalhas vencidas e desventuras reveladas à luz de uma janela antiga, mas resistente à passagem do tempo.
Um retrato da vida entre os finais do séc. XIX e o início do séc. XX, que vê a luz do dia pela mão de uma jovem editora regional, a Sana.
À apresentação do livro seguiu-se a habitual sessão de autógrafos.

Universidade de Coimbra: uma rádio a sério!

A 1 de Março, a Rádio Universidade de Coimbra celebra mais um aniversário. Trinta e dois anos após a sua fundação, a RUC continua a apostar numa forte ligação à cidade, com a realização de um conjunto de iniciativas de interesse público e de estimulação à cultura na cidade. Ao contrário de anos anteriores, a RUC optou por colocar o Concerto de Aniversário no final do mês de Março.
O objetivo é conseguir envolver o maior número de pessoas nos eventos da Rádio Universidade de Coimbra. O Concerto de Aniversário, como espelho do projeto de comemorações, é um trabalho desenvolvido com gente que diariamente percorre os corredores da Associação Académica de Coimbra. Trata-se de uma interpretação do
álbum “Por Este Rio Acima” de Fausto Bordalo Dias, com direção musical de Buga Lopes e acompanhamento da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, do Coro Misto da Universidade de Coimbra e de mais alguns convidados a ser anunciados ao longo do mês.

Uma marca que transita de anos anteriores é a colaboração com o Teatro Académico de Gil Vicente que desta feita acolhe o espetáculo, que marca o início das comemorações, “João Moreira convida Jovem Conservador de Direita e O Humorista”. Uma conversa informal com o humor como tema principal. No mesmo dia, 10 de Março, os mesmos intervenientes vão estar no Aqui Base Tango para o debate “Humor de Personagem”, moderado por João Moreira.
Entre os dois momentos que marcam o início e o fim das celebrações, estão previstas um conjunto de iniciativas que pretendem mostrar o quotidiano da RUC à cidade. Para isso, o programa BBT Sun Rádio vai instalar-se na Casa das Artes Bissaya Barreto, a 17 de Março, para uma matinée de homenagem aos sócios José Braga, João Terêncio e Bruno Simões.
Uma imagem de marca das festividades da RUC são os Concertos de Corredor. Para o 32.º aniversário a aposta recaiu sobre o projeto GAQ, da autoria dos locutores RUC Alexandre Gigas e André Quaresma, que combina a imagem, a música e a poesia.
Para além dos eventos presentes descritos e presentes no cartaz, a RUC realiza ainda mais concertos de corredor, com datas e nome a anunciar em breve, bem como dois debates com a temática saúde.

Rede Ciclável Urbana de Cantanhede vai avançar

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, a assunção do compromisso financeiro plurianual relativa à execução da primeira fase da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede através de uma empreitada já adjudicada pela autarquia por 460.058 euros e cujo prazo de execução é de 360 dias. Foi na reunião plenária de 26 de fevereiro, que o órgão deliberativo da edilidade cantanhedense deu luz verde ao início da obra que a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, classifica como “estruturante para a cidade, sobretudo porque abre caminho a um processo que visa estimular a mobilidade sustentável baseada no uso da bicicleta nos movimentos pendulares dos residentes”.
A ciclovia é um investimento inscrito no PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, contando com uma comparticipação comunitária de 75% dos custos elegíveis, nos termos da candidatura aprovada para o efeito no âmbito do Portugal 2020. Com uma extensão de 7,5 Km, o traçado a executar contempla vários troços de uma rede que permitirá fluxos de mobilidade em bicicleta no núcleo urbano da cidade e deste para áreas da envolvente que registam maior afluência diária de residentes, designadamente através das ligações à zona das escolas (Secundária Lima de Faria, EB 2,3 Marquês de Marial e Centro Escolar), bem como a vários locais do forte polo empregador centrado na zona industrial de Cantanhede e no Biocant Park. O projeto contempla mais cerca de 5 Km de ciclovia a executar numa segunda fase, perspetivando-se ainda, a médio prazo, a possibilidade de fazer crescer a rede para outros lugares.
Conforme explicou Helena Teodósio, “a candidatura da Rede Ciclável Urbana da Cantanhede aponta como principal objetivo promover a substituição do automóvel pelo uso da bicicleta nos fluxos pendulares dos residentes. O programa de financiamento tinha essa especificidade, não contemplava projetos orientados para a vertente de lazer, o que explica a opção por este traçado, sendo certo que ele representa uma grande valorização para a cidade e grandes benefícios para as pessoas”.
Segundo a presidente da Câmara, “do ponto de vista da orografia do território, Cantanhede tem excelentes condições para que a ciclovia resulte em pleno. É uma cidade plana, o que facilita imenso o uso da bicicleta e nós acreditamos que isso se vai intensificar com a rede ciclável, pois além de garantir segurança vai ser suficientemente abrangente ao ponto de permitir que as pessoas se desloquem desse modo nos seus movimentos diários dentro do perímetro urbano e entre este e algumas zonas periféricas com maior afluência”.
A autarca lembra ainda que, “noutro âmbito, Cantanhede vai ter uma ecopista na zona poente do território com ligação à Figueira da Foz e a Mira”. Com um percurso a rondar os 83 quilómetros que irá ser integrado na rota Eurovelo 1, a referida ecopista representa um investimento de 1,2 milhões de euros comparticipado por fundos comunitários, no âmbito da rede europeia de no âmbito da rede europeia de ciclovias.
Quanto à execução da primeira fase da rede ciclável da cidade de Cantanhede, “a obra será iniciada logo que estejam concluídos todos os aspetos processuais da empreitada já adjudicada”, referiu na Assembleia Municipal o diretor do Departamento de Urbanismo, António Coelho de Abreu. Segundo este responsável “trata-se de um projeto muito interessante para a cidade e não anteveem especiais dificuldades na sua execução. Há um ou outro local do percurso com estrangulamento, mas são situações muito pontuais que serão ultrapassadas com relativa facilidade. O mapa de expropriações para resolver essas situações está definido e os proprietários já estão identificados”, concluiu.

Agentes da PSP agredidos “à martelada” em Olhão

Resultado de imagem para Agentes da PSP agredidos “à martelada” em Olhão
As vítimas e o agressor foram transportados para o Hospital de Faro

Três agentes da PSP foram, esta terça-feira, agredidos “à martelada” quando respondiam a uma ocorrência numa oficina em Olhão, no Algarve. O alerta, segundo o INEM, foi dado às 17h45 e tanto as vítimas como o agressor - que trabalha na oficina - foram transportados para o Hospital de Faro com ferimentos leves.

Para o local, foram acionadas três ambulâncias: duas do INEM e uma da Cruz Vermelha.

Expresso

Autoridades locais Lisboa e Cascais vão ter formação para interpretar alertas de tsunami


Os municípios e populações de Lisboa e Cascais terão, até ao final do ano, formação para interpretar alertas sonoros de tsunami emitidos por um sistema de alarme, disse hoje à Lusa o primeiro-secretário da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa.

Segundo Carlos Humberto, o "local exato" onde serão colocados os equipamentos nos concelhos de Lisboa e Cascais está atualmente a ser estudado, em articulação com a Proteção Civil.

A instalação deverá estar concluída até ao final do ano e envolve várias ações de sensibilização à população.

"Os equipamentos ou conhecimentos científicos e técnicos têm de ser o mais disponíveis possível para as pessoas. Procuraremos acompanhar a localização física dos equipamentos com ações de sensibilização e disseminar conhecimentos, para explicar à população como vai funcionar e quais os tipos de aviso que emitirá", disse o também ex-presidente da Câmara do Barreiro, à margem da apresentação do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas de Lisboa.

A instalação do sistema de alerta de tsunami é um dos eixos de atuação que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) está a seguir em consequência dos impactos das alterações climáticas.

"Face às consequências das alterações climáticas, agimos de forma articulada com os municípios, em várias direções - por um lado, o plano que visa dar resposta às alterações climáticas, que é um problema do presente e não do futuro; por outro, a instalação do sistema de alertas de tsunami", afirmou.

Relativamente ao momento em que se optou pela instalação dos sistemas, o primeiro-secretário afirmou que os "processos são demorados" e que o processo "começou há mais de dois anos".

"A candidatura para a instalação do sistema de alarme de tsunamis foi demorada, começou há mais de um ou dois anos, mas a consciência de que cada vez mais podemos estar sujeitos a fenómenos deste tipo obriga-nos a estar preparados", acrescentou.

Segundo o contrato publicado no Portal Base, a AML já adquiriu o sistema de alerta a uma empresa espanhola, por ajuste direto, por cerca de 48.500 euros, aos quais acresce o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado).

O contrato define "a integração e interoperabilidade com o sistema de aviso já instalado no município de Cascais", bem como a "instalação de quatro sirenes de aviso, dois centros de controlo, com possibilidade de extensão/interface dos mesmos para a entidade adjudicante, de uma rede de comunicações entre os vários locais (sirenes de aviso e centros de controlo)".

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, que se prevê estar no terreno em 2019, tem um especial enfoque na eficiência energética e nos transportes.

A Área Metropolitana de Lisboa integra 18 municípios

Câmara de Anadia Atribui 15 Mil Euros aos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, na sua reunião do passado dia 21 de fevereiro, a atribuição de uma verba de 15 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, para comparticipar a adaptação de uma viatura de socorro e emergência, e para apoiar a aquisição de um novo gerador.
A atribuição deste apoio teve em conta os constrangimentos financeiros da associação, os quais condicionam o cumprimento integral, por esta, dos compromissos assumidos e uma resposta eficaz e rápida às solicitações diárias. Por outro lado, foi também considerado o relevante interesse municipal da atividade desenvolvida pelos Bombeiros Voluntários de Anadia.
O pagamento destes valores decorrerá da celebração de protocolo e será cumprido mediante a apresentação de documentos da despesa realizada.
Fonte: cidades.com.pt

Diogo Piçarra vai ter de abandonar o Festival da Canção?

Saiba o que diz o regulamento do concurso
Diogo Piçarra está a ser acusado de plagiar a canção “Abre os Meus Olhos”, de um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na música que levou ao Festival da Canção: “Canção do Fim”.
No caso de se comprovar que a canção do músico é mesmo plágio, o cantor terá de abandonar a competição, pelo menos é o que diz o regulamento do Festival da Canção.
Segundo o mesmo regulamento, tendo por base os artigos 2.1.1 e 2.12, não há qualquer margem para dúvidas: “As 20 canções deverão ser obrigatoriamente originais e inéditas, não podendo ter sido reproduzidas, publicadas, editadas, interpretadas, executadas, exibidas, difundidas, distribuídas ou comercializadas por qualquer forma anteriormente”, pode ler-se no regulamento disponível na internet.
Além disso, “caso venha a verificar-se que há canções que não são originais e inéditas, ou que tenham sido divulgadas publicamente, por quaisquer meios existentes ou que venham a ser criados, as mesmas serão desclassificadas.”, refere o mesmo documento. Se este ponto se comprovar, Diogo Piçarra é obrigado a abandonar a competição, que tem final marcada para o próximo domingo, dia 4 de março.
Contudo, ainda de acordo com as regras do concurso, há um produtor musical responsável pela supervisão de “todo o processo de gravação das canções”. Fernando Martins, nomeado pela RTP, tem a responsabilidade de fazer com que o regulamento seja respeitado.
No entanto, no ponto 3 do regulamento, a responsabilidade surge atribuída ao júri do festival. “A avaliação das canções submetidas a concurso, e a escolha daquela que terá acesso a participar no Festival da Canção, será efetuada por um júri escolhido pela RTP, composto por membros com reconhecidos méritos e experiência musicais”, indica o documento, adiantando ainda que as decisões do júri “são definitivas e não serão suscetíveis de recurso ou de reclamação”. Os próprios participantes não podem sequer contestar de qualquer decisão tomada.
Caso o cantor português continue em competição e chegue mesmo a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, escreve a Blitz, o tema de Diogo Piçarra terá de ser submetido à avaliação do Eurovision Song Contest Reference Group. 
As insinuações de que Diogo Piçarra plagiou a música de um pastor da IURD surgiram ao longo do dia de ontem, nas redes sociais, onde várias pessoas apontaram o dedo ao português, pelas semelhanças entre ambas as canções.
O músico defendeu-se, reconhecendo contudo que existem de facto parecenças "entre ambos os temas", uma vez que as duas canções "têm uma melodia tão simples, tão elementar, que é quase inevitável ser parecida a muita coisa", alegando que nunca ouvira a música da IURD antes. 
“Nunca ouvi aquela música na minha vida, nem sequer sabia da existência daquela canção e nem sequer me associo à Igreja ou à IURD. Acho que fui o que fiquei mais surpreendido no meio disto porque achava que tinha tido uma ideia brilhante. É a sina do compositor que aconteceu novamente e desta vez calhou-me a mim. Isto acontece a todos, toca a todos e só quem não cria arte é que não sofre com isto.”, esclareceu Diogo Piçarra, em entrevista ao Observador.
Para já, ainda não se sabe o que vai acontecer ao cantor - a RTP remeteu esclarecimentos para mais tarde, sem adiantar uma data específica. 
Fonte: Jornal i


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!