sexta-feira, 23 de julho de 2021

Alvaiázere | Município assinala Dia de Santiago

Inserido nas Comemorações do Dia de Santiago, o Município de Alvaiázere, através do Serviço de Turismo, promoveu uma atividade alusiva a temática do Caminho de Santiago, para um público mais jovem...

Durante a semana, os nossos jovens, que estão a frequentar o Alvaiázere Camps – Férias de Verão, elaboraram credenciais, cajados, vieiras e um projeto relacionado com o Caminhos de Santiago.

O objetivo da atividade era que cada jovem fosse peregrino por um dia, fazendo tudo o que um peregrino faz.
A atividade começou por volta das 10h com os nossos caminheiros a dirigirem-se ao museu municipal para carimbarem a credencial e visitar as exposições permanentes existentes. Continuando o caminho passaram pela residência “O Brás” e pela “Albergaria Pinheiros” onde carimbaram também as suas credenciais e aproveitaram para descansar um pouco! Continuando o caminho passaram pelo posto de turismo, carimbaram a credencial e colocaram algumas questões sobre o que visitar em Alvaiázere. No fundo, recreou-se o dia-a-dia da relação do concelho com os peregrinos de Santiago, cujo troço em Alvaiázere representa um ativo turístico de enorme importância.

A atividade acabou por volta 16h, na casa Municipal da Cultura, com a apresentação dos projetos relacionados com esta temática.

ECO RACE Proença-a-Nova

 Nos próximos dias 24 e 25 de julho vai realizar-se, em estreia absoluta, a Eco Race Proença-a-Nova.

Inserida no Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”, esta corrida é a segunda etapa do primeiro campeonato português de veículos 100% eléctricos que se disputa na modalidade de regularidade.

Depois do Oeiras Eco Rally Portugal, a Eco Race Proença-a-Nova traz para as paisagens da Beira Baixa uma “corrida verde” onde apenas podem participar veículos BEV (battery electric vehicle).

Como os olhos postos no futuro, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP unem-se para, através de uma competição desportiva, contribuir simultaneamente para consciencializar para a temática da defesa do ambiente e soluções de mobilidade ecológias.

Durante os dois dias da prova, que contará com 15 classificativas, distribuídas por duas secções, os concorrentes percorrerão cerca de 190 kms, dos quais 102 em modo classificativo. De destacar ainda a realização, no sábado, dia 24 de julho, da Prio Street Stage, uma prova extra-campeonato, que decorrerá nas imediações dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.

Para os promotores CCP e Road-21, a escolha do distrito de Castelo Branco para a realização da segunda etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias prendeu-se com o facto deste distrito, segundo Paulo Almeida, presidente da organização, “produzir dez vez mais energia verde do que aquela que precisa e por ter estradas magníficas para um evento desta natureza.”

O primeiro dia da prova começa às 10h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, para verificações administrativas e técnicas, estando a partida para primeira etapa marcada para as 14h30. Os concorrentes passarão por Sobreira Formosa, Fórneas, Sobrainho dos Gaios, Alvito da Beira, Catraia Cimeira, e Casalinho, terminando esta primeira etapa no Refúgio do Raposo.

Ainda neste dia, destaque para a “PRIO Street Stage”, na Rua Alfredo Lopes Alves, que terá lugar às 18h30.

O segundo dia de prova tem início às 9h30, para a realização da segunda etapa, e as equipas percorrerão um percurso que passa por Maljoga, Vergão, Labrunhal, Caniçal, Serimogão, S. Pedro do Esteval, Moitas e o último troço classificativo terá lugar na Figueira, uma das Aldeias de Xisto mais emblemáticas do nosso país.

A cerimónia do pódium terá lugar no domingo, às 13h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, e contará com a presença  do Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Eng. João Lobo.

Depois desta etapa, o Campeonato de Portugal de Novas Energias vai acelerar até à Estrada Nacional 2, para disputar, nos dias 6 e 7 de novembro, a “Rota N2 Electric” e terminará com o “Circuito UVE”, em data ainda por definir.

Grande prémio

Uma das grandes novidades desta competição é que ao vencedor do Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021 será atribuída uma viagem à Formula E de Marraquexe 2022.

Medidas COVID-19 asseguradas

Todas as etapas da Eco Race Proença-a-Nova vão pautar-se pelo cumprimento das regras inerentes à estratégia de prevenção, contenção e mitigação da pandemia da Covid-19 que estiverem a vigorar à data e todos os intervenientes na prova serão testados.

Acreditações

Devido aos constrangimentos da COVID19, este ano todas as acreditações serão emitidas em formato digital. Os interessados deverão responder a este email enviando os dados das pessoas que pretendem acreditar; indicando os dias e pontos onde pretendem efetuar cobertura; referir o tipo de cobertura para a qual solicitam autorização (só fotográfica ou fotográfica e vídeo); esclarecer a forma de captação de imagem que pretendem (estática em ponto fixo - e neste caso indicar quais os pontos - ou dinâmica ao longo do percurso); bem como o modo de deslocação entre pontos de captura de imagem.

Com um programa de dois dias, toda a informação do evento está disponível para consulta em   http://www.cpnovasenergias.pt/eco-race-proenca-a-nova/ e na página de Facebook https://www.facebook.com/cpnovasenergias

Leiria | Programação Agosto

Os eventos de Verão estão a surgir um pouco por todo o lado. Todo o cuidado é pouco.
Divirtam-se, protendendo-se

 

Celorico da Beira | Festival Internacional de Parapente

De 11 a 15 de agosto, os parapentistas voltam a multicolorir o céu de Linhares da Beira.

Depois do interregno forçado de um ano, em consequência da crise epidemiológica, o Festival Internacional de Parapente regressa à Aldeia Histórica de Linhares da Beira, de 11 a 15 de agosto de 2021, para cumprir duas provas do calendário desportivo da Federação Portuguesa de Voo Livre.

Promovido pelo município de Celorico da Beira em parceria com o Clube de Voo Livre Vertical e a Junta de Freguesia de Linhares da Beira, o evento vai revitalizar e renascer a “Catedral do Parapente”, aportando colorido, dinamismo, esperança, alegria e festa já a cheirar a normalidade e a liberdade.

A iniciativa tem propósito de promover a competição desportiva e as valências do lazer e do ensino da modalidade de parapente. A prova da Liga Nacional e a prova de Aterragem de Precisão inserem-se na competição. O Troféu Linhares da Beira, dirigidos aos pilotos sem experiência em competição, bem como, os voos de iniciação em asas bilugar, vulgarmente apelidados de batismos de voo, destinados à população em geral, enquadram-se na vertente ensino. Os pilotos autónomos, que pretendam efetuar voos de lazer para desfrutar descontraidamente da beleza da paisagem de montanha, têm à sua disposição um cartão de subidas, que podem adquirir no Centro de Operações ou junto do oficial de aterragem.

Inscrições e informações adicionais em:

clubevertical.org/festivallinhares/

www.cm-celoricodabeira.pt

www.facebook.com/municipiocelorico.dabeira/

Cientistas defendem a inclusão de todos os fungos nas metas globais para a conservação da biodiversidade

Uma carta publicada hoje na prestigiada revista científica Science apela para que todos os fungos sejam incluídos nas metas globais para a conservação da biodiversidade, que vão ser aprovadas na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), que irá decorrer em Kunming, China, de 11 a 24 outubro.

A missiva é liderada pela investigadora Susana C. Gonçalves, do Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e dirige-se sobretudo às partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica (https://www.cbd.int/) reunidas na COP15.

«Pretende-se que incluam explicitamente o Reino Fungi nos alvos designados através da inclusão do termo funga, substituindo em todos os documentos a expressão “fauna e flora” por “fauna, flora e funga”», sublinha Susana C. Gonçalves, explicando que esta carta surge como resposta a uma carta anterior, também publicada na Science, que defendia «a inclusão dos chamados “macrofungos” (fungos cujas estruturas reprodutoras são visíveis a olho nu, por exemplo cogumelos e trufas) nas metas globais de biodiversidade pós-2020. Na nossa carta, enfatizamos a necessidade de incluir todos os fungos e providenciamos evidências de que os “microfungos” merecem igual consideração».

«É chocante que apenas umas escassas 425 espécies, dos milhões de espécies de fungos que habitam o planeta, tenham sido avaliadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas», pode ler-se na carta hoje publicada, que é assinada por mais três investigadores (da Bélgica, do Chile e dos EUA).

Os cientistas notam que, embora as pessoas associem os fungos aos cogumelos, na realidade, «a maioria dos fungos não produz estruturas reprodutivas visíveis a olho nu. Por exemplo, os fungos micorrízicos arbusculares são extremamente importantes: colonizam as raízes de 80% de todas as plantas, uma simbiose que ajudou as plantas a conquistarem a terra. Os bolores, tais como aqueles dos quais a penicilina foi isolada, são também microfungos. As leveduras Saccharomyces, que nos dão o pão, a cerveja e o vinho, são fungos unicelulares».

Os autores avisam ainda que a falta de conhecimento sobre «quais os fungos com maior risco de extinção dificulta a nossa capacidade de informar as ações de conservação para apoiar essas espécies e, em última análise, fornecer soluções baseadas nos fungos para enfrentar os prementes desafios globais».

«Os fungos suportam toda a vida na Terra. Não podemos permitir-nos negligenciá-los nos nossos esforços para travar a perda de biodiversidade», lê-se no final da carta.

«A Science tem um enorme alcance. Por isso, esperamos que a publicação da carta faça com que muitas mais pessoas e organizações juntem a sua voz à nossa», conclui a investigadora da FCTUC.

A carta pode ser consultada em:

https://science.sciencemag.org/lookup/doi/10.1126/science.abk1312.

Cristina Pinto

Centro de Diálogo Intercultural de Leiria comemora 4.º aniversário


No próximo dia 26 de julho, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria comemora o seu 4º aniversário.

A programação, que se materializa na Igreja da Misericórdia, integra um concerto da Filarmónica Nossa Senhora da Piedade, de Monte Redondo, ao final da tarde do dia 25, pelas 18h30. No dia 26, às 14h30, será dinamizada por Luís Mourão uma sessão da atividade pedagógica e lúdica "O Ponto do Conto", musicada pelo grupo leiriense CaosArte.

Às 19h00, terá lugar um concerto performativo pela violinista Maria do Mar e, às 21h30, realizar-se-á uma performance audiovisual por João Pedro Ferreira.

A par desta programação, associa-se a instalação artística "Unificador de Comunidades", patente entre 2 e 26 de julho na Igreja da Misericórdia.

Este projeto sonoro incide sobre o universo das memórias, agregando a comunidade do centro histórico de Leiria.


O Centro de Diálogo Intercultural de Leiria pretende interpretar a presença de três importantes religiões em Leiria, ao longo dos séculos.

Aqui é feita uma homenagem à coexistência do Cristianismo, Judaísmo e Islão, que se tornaram uma marca de desenvolvimento e de multicuralismo da região até hoje, graças ao acolhimento e contributo cultural e económico de várias comunidades migrantes.

Desde a sua inauguração, a 26 de julho de 2017 até finais de junho de 2021, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria conta com 44.767 visitantes.

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o email cdil@cm-leiria.pt ou pelo telefone 244 839 677.

Leiria | Inscrições para voluntariado jovem na Bienal Ibérica de Património Cultural

 

Estão abertas inscrições para jovens voluntários (a partir dos 18 anos) para a Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, a decorrer de 14 a 17 de Outubro, em Leiria, sob o tema “Jovens e Património”.

A participação voluntária prevê disponibilidade para os 4 dias do evento, em turnos variáveis, para dar apoio nas seguintes áreas:

· Assistência de Produção;

· Promoção do evento;

· Acolhimento ao Visitante (boas-vindas, ‘ask me’, credenciação, Loja Património);

· Apoio aos ‘coffee-breaks’;

· Apoio logístico (espaços, manutenção e montagens, contactos com os expositores);

·  Apoio às atividades de Educação Patrimonial (crianças, jovens e famílias);

Ser Voluntário na Bienal Ibérica de Património Cultural constitui uma oportunidade para participar em ações de divulgação do património local, oportunidade de aprendizagem, desenvolvimento de competências comunicacionais e no contacto direto com os agentes culturais.

Os voluntários terão acreditação de acesso a todas as atividades programáticas, bem como um certificado de participação no final do evento.

inscrição não dispensa a leitura prévia atenta do Regulamento da Ação de Voluntariado e o preenchimento deste Formulário.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é o evento referência do sector do Património Cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural.

Mais informações bienalarpa@spira.pt

Moradores de Milfontes queixam-se do vandalismo causado por jovens de Cascais, Oeiras e Lisboa

Os moradores de Vila Nova de Milfontes queixam-se do rasto de violência e lixo deixado por quase 400 jovens entre os 12 e os 16 anos que escolhem a vila alentejana como destino de férias. A maioria vem dos concelhos da linha de Cascais.

Madrugada fora, grupos de adolescentes muito jovens percorrem as ruas de Vila Nova de Milfontes, distrito de Beja. Pelo caminho, vandalizam paredes, portas e janelas, danificam automóveis e mobiliário urbano, relata esta quinta-feira o jornal ‘Público’.

Os moradores da vila do concelho de Odemira dizem que os jovens “são quase todos da linha de Cascais, grande parte menores de idade” e há quase vinte anos vêm todos os verões para Milfontes.

Sem qualquer consequência, consomem droga (…) e quantidades exorbitantes de álcool”, queixa-se uma moradora ouvida pelo jornal.

Durante a noite, há já um grupo de residentes que tenta evitar atos de vandalismo durante a noite. Os jovens chegam a ser “encontrados a dormir no meio da estrada e os carros são obrigados a andar em marcha lenta para não haver atropelamentos. Caminham por cima do tejadilho das viaturas, que deixam amolgadas e partem os espelhos retrovisores”, descreve o diário.

Segundo a GNR local, na praia do Malhão, estes jovens deixam lixo “e até colchões que eles levam das casas onde estão hospedados.”

A GNR explica também que os cerca de 400 jovens vieram quase todos de Lisboa, Oeiras e Cascais. Hugo Monteiro, porta-voz da GNR de Beja, diz que “todos os anos os [pais dos adolescentes] escolhem Milfontes”, pelo que “o que está a acontecer já é normal. Todos os anos é a mesma coisa.”

As empresas de arrendamento de casas para férias chegam mesmo a cancelar a marcação na terceira semana de julho, para evitar que sejam os imóveis reservados pelos jovens.

Lusa

Vaticano freia condenação de políticos americanos abortistas

Foto do encontro do Papa Francisco com o Presidente Biden em 2016

O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Luis Ladaria, escreveu ao presidente da Conferência Episcopal dos EUA, pedindo-lhe o adiamento da discussão de um documento que declara “não idôneos para receber a comunhão” os políticos católicos abortistas, entre os quais se encontra o presidente Joe Biden.

A carta, orientada pelo Papa Francisco, afirma querer evitar “uma fonte de discórdia dentro do episcopado e da Igreja em geral nos EUA”.

De fato, bispos relativistas estariam dispostos a fechar os olhos à profanação dos Sacramentos por políticos imorais e maus católicos, os quais viram com bons olhos a recomendação do Vaticano.

ABIM

Crónica Postal | BAZUCA PARA CAXIAS

 A bazuca da União Europeia, que pretende dar um impulso ao desenvolvimento do país, juntamente com os fundos do programa Portugal 20/30, é a mais avultada quantia alguns vez recebida por Portugal de fundos comunitários. O discurso de que se trata da “última oportunidade” tem sido uma constante por parte de quem governa. O Presidente da República tem dito que a sua aplicação tem que ser bem acompanhada. Naturalmente, tendo em vista que o dinheiro seja bem aplicado. Quando se diz bem, quer-se acreditar que esta pipa de massa seja investida, de facto, em projetos que alavanquem o país. Que nos aproximem dos objetivos que precisamos para equilibrar as contas. Cronicamente desequilibradas.

O passado persegue-nos. E não temos grande dúvida que vai acontecer o mesmo que nos anteriores programas de apoio comunitário. Parte do dinheiro vai para pagar as despesas do estado. Isto é, não vai para investimentos. Em bom português, é como se um empresário recebesse um subsídio para adquirir uma máquina e o desviasse para pagar a renda da fábrica. E, assim, o valor do subsídio não seria aplicado em nova máquina e, portanto, a produção e o emprego não aumentavam. O futuro da fábrica ficava comprometido.

O caso de Caxias é a confirmação disto mesmo. Se podíamos ter dúvidas, as mesmas foram dissipadas. Com o dinheiro da bazuca pretendia-se pagar as obras de requalificação da célebre prisão para receber imigrantes não documentados. Está tudo dito.

Fomos, somos e seremos um país de oportunidades desperdiçadas. Lamentavelmente.

EDUARDO COSTA, jornalista, diretor da Associação Nacional da Imprensa Regional  

Dois bombeiros morrem em despiste quando se deslocavam para combater incêndio

 O ministro da Administração Interna já lamentou as mortes dos operacionais da corporação de Vinhais. Acidente fez mais dois feridos.

Dois bombeiros da corporação de Vinhais morreram quinta-feira na sequência de um despiste. O acidente, que fez ainda mais três feridos, ocorreu quando os operacionais se deslocavam para o combate a um incêndio.

"Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento da morte da Bombeira de 2.ª Neuza Guedes, de 36 anos, e do Bombeiro de 3.ª Carlos Morais, de 22 anos, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vinhais, vítimas de um acidente de viação durante o trânsito para um teatro de operações de incêndio rural", lê-se num comunicado do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

O governante apresenta as condolências em nome do Governo à família das vítimas, amigos e à corporação de bombeiros. Na nota, Eduardo Cabrita deseja ainda a "plena recuperação" dos três bombeiros que ficaram feridos, um deles com gravidade.

"Relembro ainda com gratidão, neste momento de consternação para todos os portugueses, a forma altruísta, profissional e sempre abnegada com que milhares de bombeiros integram diariamente este esforço nacional de defesa da floresta contra os incêndios", conclui.

TSF