sexta-feira, 13 de março de 2020

Suspensão de atividades de Rastreio de Cancro da Mama na Região Centro

No cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, e em articulação com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), o Núcleo Regional do Centro da LPCC suspende as atividades de Rastreio de Cancro de Mama na Região Centro.

Face ao evoluir da crise epidémica da COVID-19 e considerando a prevenção a melhor forma de lidar com esta situação, o Núcleo Regional o Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC), em articulação com o Conselho Diretivo da ARSC, deliberou suspender, pelo período de 15 dias, as atividades de Rastreio de Cancro de Mama na Região Centro.
Deste modo, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio epidemiológico por novo coronavírus (Covid-19), e no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, a LPCC.NRC desconvocará para rastreio todas as mulheres a quem já foi remetida uma carta convocatória.

Nos concelhos onde o rastreio está a decorrer, este vai ser suspenso já a partir de segunda-feira próxima (16 março). Nos concelhos que aguardam a chegada posterior do rastreio, informa-se que, devido a estas circunstâncias, o mesmo chegará com previsíveis atrasos.
No que se refere às consultas de aferição (nos casos em que se verifica a necessidade de repetição do exame para esclarecer alguma dúvida), a LPCC.NRC deliberou que todas as marcações feitas, até ao momento, serão cumpridas nas semanas mais próximas.
A decisão de suspensão das atividades de Rastreio de Cancro da Mama será avaliada semanalmente pela Direção do Núcleo Regional do Centro, em conjunto com as entidades de saúde competentes.
A Direção da LPCC.NRC lamenta todos os inconvenientes provocados por esta circunstância, esperando retomar as atividades do Rastreio de Cancro da Mama tão breve quanto possível.
Para Informação adicional, contactar:  239 487 490 

Junta de Freguesia de Cacia lança novos serviços a pensar nos idosos


A Junta de Freguesia de Cacia, lança um novo serviço de apoio a todos os idosos e doentes crónicos da Freguesia. Trata-se de uma linha de contato onde as pessoas com receio de irem ás compras de bens de 1.ª necessidade e de produtos de Farmácia, podem telefonar e pedir aos JF Cacia. Os bens serão adquiridos pela JF Cacia, e depois entregues em casa. Todos os bens serão pagos por quem os requisitar.

Pensamos assim dimunir o receio das pessoas, nomeadamente as pessoas de risco.
Uma outra iniciativa, são as aulas de Treino Funcional e de Balance, dadas pelo prof. António Carapinheiro, que passam a ser transmitidas pelo facebook da autarquia. Pensamos assim, dar um pequeno passo para mitigar o isolamento e apostar na atividade fisica.

INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO DE 13 DE MARÇO 2020 | FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE SAÚDE DE OVAR

Resultado de imagem para ACES do Baixo Vouga
A pedido do ACES do Baixo Vouga, a Câmara Municipal de Ovar vem prestar a seguinte informação:

Em função das orientações da Autoridade Local de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga e atendendo ao atual cenário de pandemia do COVID – 19, o ACES Baixo Vouga procedeu a algumas alterações no funcionamento das USF (Unidade de Saúde Familiar) no território de Ovar.
Informa –se, assim, que a USF de S. João de Ovar e o Polo da Unidade Saúde Familiar Alpha, em S. Vicente de Pereira, manter-se-ão encerradas, já se encontrando definidas as alternativas assistenciais.
No que diz respeito à USF de S. João de Ovar, a partir de 16 de março, os utentes da Dra. Anabela Morais serão atendidos na USF João Semana - Ovar, os utentes da Dra. Ondina Pereira na USF da Barrinha – Esmoriz, e os utentes da Dra. Inês Leite da Silva na USF Laços em Cortegaça, os utentes do Dr. Luís Adelino na USF de ALPHA em Válega.
Os utentes do Polo da Unidade Saúde Familiar Alpha, em S. Vicente de Pereira, continuarão a ser atendidos em Válega.
As Unidades de Saúde em Ovar vão implementar um novo processo de gestão de atendimento dos utentes face ao atual contexto de pandemia por COVID 19.
Desta forma, as Unidades de Saúde estarão abertas nos mesmos horários de funcionamento, mas com a porta de acesso ao exterior encerrada e com sistema de acesso que só permite a entrada de quatro utentes de cada vez. Os utentes das Unidades de Saúde devem aguardar à entrada das mesmas, com distanciamento social mínimo de um metro, e conforme sinalização horizontal disponível.
As USF do Centro de Saúde de Ovar estarão a funcionar com redução de atividade, das 08h00 às 12h30.
Das 13h30 às 19h30, as USF estarão dedicadas ao tratamento de casos de doença aguda e potenciais infeções por COVID - 19.
Reforça-se a informação de que as pessoas devem ficar em casa e proceder ao contacto telefónico prévio com a USF para evitar deslocações desnecessárias e para casos que possam ser resolvidos de forma não presencial.
Para o efeito, disponibilizam-se os números telefónicos diretos das USF e pede-se aos utentes que insistam nos contactos, considerando que, nesta altura, estes números são sobrecarregados e estão muitas vezes ocupados, apesar de não parecer.

USF da Barrinha em Esmoriz - 256785170
USF Laços em Cortegaça - 256752233
USF João Semana em Ovar – 256579260
USF ALPHA em Válega – 256590060

Câmara Municipal de Évora adota medidas preventivas relativamente a COVID 19


Resultado de imagem para Câmara Municipal de Évora adota medidas preventivas relativamente a COVID 19
A Câmara Municipal de Évora decidiu, na sequência do comunicado do Conselho de Ministros de 12 de março, que dá conta das “medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19”, um conjunto de medidas a adotar com efeitos imediatos, nomeadamente o cancelamento ou adiamento, sem data, de todos os eventos de iniciativa municipal, e o encerramento, total ou parcial, de um conjunto de equipamentos municipais.
Desta forma,

  1.  Serão canceladas todas as iniciativas de âmbito sociocultural, desportivo, de recreio e atividades de tempos livres, promovidas pelo Município;
  2. Será cancelado o mercado temporário (de abril);
  3. Será vedado o acesso ao público a equipamentos socioculturais e desportivos interiores, nomeadamente as Piscinas Municipais, o Centro de Convívio Municipal, a Arena d’Évora, o Monte Alentejano, a Ludoteca, a Igreja de São Vicente, o Convento dos Remédios, o Museu da Água, a Casa da Balança, as visitas ao Arquivo Municipal, a biblioteca itinerante Loja dos Sonhos e todas as zonas interiores dos equipamentos desportivos;
  4. Serão encerrados os parques infantis;
  5. As zonas exteriores de utilização livre do Complexo Desportivo, bem como o Circuito de Manutenção manter-se-ão em funcionamento, restringindo-se o acesso aos equipamentos de uso coletivo (aparelhos de atividade física e de manutenção);
  6. Serão suspensas as visitas de grupo às Termas Romanas, situadas no Edifício dos Paços do Concelho;
  7. Serão adotadas medidas de condicionamento de acesso a cada local de atendimento público, dando-se preferência ao atendimento pelos meios telefónicos e digitais, cujos endereços estão disponíveis para consulta na página da Câmara Municipal de Évora em http://www.cm-evora.pt/  ;
  8. Adequaremos o funcionamento de todos os serviços municipais a esta situação de emergência.

Estas medidas estão em vigor até ao dia 14 de abril. A situação será monitorizada de forma permanente, adotando-se, se necessário, novas medidas durante este período.
Num contexto de imprevisibilidade da progressão da pandemia e tendo em conta que, até à data, não foram identificados casos positivos na região Alentejo, importa agir preventivamente e com a devida tranquilidade, apelando-se a toda a população que siga as diretivas emanadas das entidades competentes.

COVID-19 – ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE OVAR

Resultado de imagem para Ovar

Tendo-se confirmado a existência de mais casos de COVID 19 no Município de Ovar, a Câmara Municipal de Ovar em articulação com a Autoridade Local de Saúde Pública / ACES Baixo Vouga decidiu, hoje, atualizar o seu Plano de Contingência, nomeadamente com o encerramento de todos os serviços municipais, incluindo o Mercado Municipal, tendo-se definido um conjunto de serviços mínimos presenciais e em teletrabalho.

Mediante este cenário, a CMOvar deixa um apelo a toda a comunidade vareira para reduzir ao mínimo toda a atividade comercial, industrial e de lazer no Município, recomendando que as pessoas se mantenham em casa sempre que possível, reduzindo o contacto social e cumprindo escrupulosamente as regras de higienização.

Estas novas medidas vigoram até ao próximo dia 3 de abril, no entanto, justificando-se, poderão ser novamente ajustadas.

MUNICÍPIO DE SILVES ALTERA METODOLOGIAS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO A PARTIR DE DIA 16 DE MARÇO


Resultado de imagem para silves algarve
Tendo em vista garantir o atendimento ao público e, simultaneamente, promover a contenção e a diminuição do risco de exposição e contágio por COVID 19, a Câmara Municipal de Silves informa que a partir do próximo dia 16 de março, o atendimento municipal passará a ser efetuado através de mecanismos alternativos, nomeadamente por telefone, email e videochamada, apelando-se aos munícipes para que não se dirijam presencialmente aos serviços públicos.
Excecionalmente, o atendimento público presencial e o atendimento técnico ficarão condicionados a situações urgentes e inadiáveis ou estritamente indispensáveis, mediante prévia validação administrativa, através de contacto telefónico.
Para o efeito o Município de Silves disponibiliza os seguintes contactos diretos dos serviços do balcão único (taxas e licenças, execuções fiscais e contraordenações, águas e saneamento, gestão urbanística, recursos humanos e tesouraria), educação e ação social:

BALCÃO ÚNICO 
Telefone: 282 440 800 (atendimento com linhas dedicadas)
Taxas e Licenças

Execuções Fiscais e Contra-Ordenações

Águas e Saneamento

Gestão urbanística

Recursos Humanos

Tesouraria

EDUCAÇÃO
Telefone: 282 440 830 | email: sasocial@cm-silves.pt
AÇÃO SOCIAL
Telefone: 282 440 815 | email: educacao@cm-silves.pt

Por motivos de prevenção, serão implementadas nos espaços de atendimento ao público medidas que garantam o reforço de higienização.
Todos os procedimentos serão alvo de monitorização permanente, pelo que todas as alterações que eventualmente venham a ocorrer serão alvo de comunicação pública.
O Município de Silves lamenta os transtornos causados por esta medida temporária e relembra que a prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

COVID-19: ANEPC em conjunto com a DGS promove sessões de informação para bombeiros


Resultado de imagem para COVID-19: ANEPC em conjunto com a DGS promove sessões de informação para bombeiros
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em conjunto com a Direção-Geral da Saúde (DGS), promoveu esta sexta-feira, dia 13 de março, uma sessão de formação setorial específica de informação sobre o COVID-19 para Bombeiros e técnicos dos Serviços Municipais de Proteção Civil.

A sessão decorreu em formato online, em simultâneo, com um formador em cada um dos 18 distritos de Portugal Continental para potenciar o esclarecimento de dúvidas.

A formação foi ministrada por técnicos da Direção-Geral da Saúde e teve como objetivo dotar os formandos com informação científica e tecnicamente validada pela Autoridade de Saúde em Portugal sobre o COVID19 e clarificar e normalizar procedimentos técnicos de atuação.

Os Bombeiros e os Serviços Municipais de Proteção Civil assumem um papel de interlocutores privilegiados junto da população, pelo que ao estarem devidamente informados do ponto de vista técnico e científico, a sua atuação será mais profícua, pelo que estas sessões também contribuem para a mobilização social e adoção de atitudes e comportamentos adequados face ao cenário atual.

Silves | No âmbito da empreitada “Requalificação do Jardim da República”


REALIZAÇÃO DE NÓS DE LIGAÇÃO NA CONDUTA DE ÁGUA OBRIGAM A CORTE DE ÁGUA NO DIA 17 DE MARÇO

A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que no próximo dia 17 de março (terça-feira), entre as 8h30 e as 15h00, será interrompido o fornecimento de água nas habitações, localizadas no cruzamento da R. Dom Afonso III com o Largo dos Mártires da Pátria.

Este corte deve-se à necessidade de realização de nós de ligação na conduta de água, no âmbito da empreitada “Requalificação do Jardim da República”, podendo verificar-se fenómenos de variações de pressão e caudal aquando da retomada do abastecimento.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.


IPO de Coimbra suspende visitas e condiciona acessos

Atendendo à atual situação do COVID-19, o IPO informa que, a partir do próximo dia 16 de março, o IPO de Coimbra implementará dois postos de atendimento prévio (PAP) para avaliação da situação dos doentes e acompanhantes, reforçando a proteção de todos: doentes e profissionais de saúde.
O acesso de viaturas e pessoas ao IPO de Coimbra processar-se-á apenas pela Portaria Principal, sita na Avenida Bissaya Barreto, pelo que todas as outras entradas de acesso à instituição estarão encerradas.
Aproveita também, a oportunidade para reforçar a informação que foram suspensas temporariamente as visitas nos serviços de internamento e os acompanhantes nas consultas, tratamentos e exames.
O IPO quer prevenir e, principalmente, zelar pela segurança de todos. Certos da compreensão dos nossos doentes, familiares e de toda a comunidade, o Conselho de Administração expressa o seu agradecimento.
NDC

Covid-19: Pingo Doce passa a fechar às 19:00

Resultado de imagem para Covid-19: Pingo Doce passa a fechar às 19:00
O presidente da Jerónimo Martins disse hoje à Lusa que o grupo vai implementar medidas extraordinárias devido à pandemia Covid-19, "por tempo indefinido", com os supermercados Pingo Doce a fecharem "no máximo" às 19:00.
"Na sequência da ativação do estado de alerta em Portugal motivada pelo evoluir da pandemia Covid-19, o grupo Jerónimo Martins decidiu implementar medidas extraordinárias por tempo indefinido, a aplicar nos seus escritórios centrais, e nas lojas e centros de distribuição em todo o país", afirmou Pedro Soares dos Santos.
Assim, "a partir da próxima segunda-feira, 16 de março, as lojas do grupo Jerónimo Martins em Portugal (Pingo Doce, Recheio, Bem-Estar, Hussel e Jerónymos) vão passar a ter um horário de funcionamento reduzido e metade dos colaboradores dos escritórios centrais passarão a trabalhar a partir de casa, de forma rotativa", explicou.
"Os horários das lojas variam em função da cadeia e também das localizações, podendo ser consultados nos respetivos 'sites'", adiantou o gestor.
"As lojas Pingo Doce fecharão no máximo às 19:00 e as lojas Recheio às 16:00", disse Pedro Soares dos Santos.
"Desta forma, contribui-se, por um lado, para a contenção da propagação da doença e, por outro lado, garante-se que existe sempre, em cada unidade ou área, uma equipa pronta a avançar caso se tenha de isolar outra equipa", salientou o presidente do grupo Jerónimo Martins.

"Em tempos de crise, o abastecimento alimentar assume uma importância estratégica, pelo que o objetivo passa por manter em funcionamento a cadeia logística, assegurar a disponibilidade de produtos nas lojas e reduzir o risco para colaboradores e clientes", referiu Pedro Soares dos Santos, apontando que "o grupo está permanentemente a avaliar a evolução da situação e a introduzir os ajustamentos que, a cada momento, forem necessários".
Esta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19 como uma pandemia e na quinta-feira à noite o Governo português declarou estado de alerta.
Esta madrugada, o Governo anunciou novas medidas para conter a propagação do Covid-19, nomeadamente o encerramento temporário das escolas, o que vai obrigar muitos trabalhadores a ficarem em casa com os filhos.
As pessoas nesta situação receberão 66% da sua remuneração, que será paga pelo seu empregador e pela Segurança Social.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 134 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Lusa

Portalegre | animou centro cultural com 26 dadores de sangue


Doar sangue é um ato seguro e os dadores não devem de ter receios em fazê-lo! Esta é uma realidade que podemos confirmar e, como tal, apelamos à dádiva benévola.
Alpalhão, no concelho de Nisa, foi a localidade que acolheu mais uma brigada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de PortalegreADBSP. Até ao centro cultural deslocaram-se 26 voluntários, entre eles 11 mulheres (42,3 %).
Angariadas foram 20 expressivas e sempre bem-vindas unidades de sangue (alguns dos inscritos não asseguravam um estado clínico compatível com a dádiva – assim ditou a observação prévia).
Um homem deu sangue pela primeira vez na vida.
Na terra do fundador da ADBSP, António Joaquim Eustáquio, a Junta de Freguesia de Alpalhão apoiou a realização do almoço convívio. Num restaurante local sentaram-se os sempre disponíveis doadores, elementos da ADBSP e funcionários do serviço de Imuno-hematologia do hospital de Portalegre.
Arronches e Sousel
A ADBSP tem colheitas agendadas proximamente para: Arronches, na sede do rancho folclórico, a 28 de março; Sousel, no centro de saúde, a 18 de abril. Atenção que em Sousel deixamos de estar nos bombeiros, acontecendo a brigada no centro de saúde local (ali bem perto do quartel). Sábados, de manhã, são quando se realizam as brigadas da ADBSP.
Dar sangue é seguro!!! e contamos consigo. Mantenha-se informado em:



JR

Bento Rodrigues termina telejornal com sentido apelo aos portugueses


Fonte: Bombeiros 24
Por Paulo André - 13 de Março, 2020

Jornalista da SIC terminou “Primeiro Jornal” com um sentido apelo a toda a população portuguesa. Governo Português declarou esta sexta-feira estado de alerta até dia 9 de abril, tendo subido para 112 o número de pessoas infetadas por Covid-19, segundo o último balanço.
“Concentremo-nos antes na extraordinária capacidade de cada um de nós e de todos, juntos. Assusta? Assusta. Por isso, sejamos serenos, exigentes, mas também responsáveis ao seguir as recomendações. Cuidado ao tossir e espirrar, lavar bem as mãos, evitar cumprimentos e locais fechados, respeitar o espaço do outro. Quarentena e isolamento significam ficar em casa”, começa por dizer o jornalista.
“Vivemos um tempo novo em que a nossa vida muda. Um tempo que pede ainda mais o melhor de nós para que tudo corra bem. E vai correr. Cuide de si, que estará a cuidar de todos. Bom fim de semana”, acrescenta.
Pouco tempo depois o sentido apelo do jornalista começou a ser partilhado nas redes sociais e foram vários os utilizadores que elogiaram Bento Rodrigues face à sua postura. Veja o momento:

Falta sangue mas também há colheitas canceladas

Apesar dos alertas sobre as baixas reservas de sangue nas unidades hospitalares, o Instituto Português do Sangue e Transplantação decidiu suspender algumas sessões de colheita de sangue.

O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) tem actualmente a difícil tarefa de gerir o equilíbrio entre segurança e sustentabilidade do fornecimento do sangue. Por um lado, é preciso garantir que uma eventual quebra de dádivas não coloca em causa as reservas de sangue. Por outro lado, é preciso monitorizar os avanços da doença e suspender as sessões de colheita agendadas para zonas afectadas pelo vírus. Esta quinta-feira foram canceladas oito sessões de colheita e as sessões nas exíguas unidades móveis que não deixam espaço para o distanciamento social que se exige nesta altura, confirmou o IPST ao PÚBLICO.

Mesmo com os alertas sobre a possibilidade de uma falta de reservas de sangue nas unidades hospitalares, o IPST começou a cancelar algumas sessões de colheita agendadas para esta semana. Ao mesmo tempo, alguns dadores receberam esta semana uma convocatória para a sua participação altruísta.

O plano de contingência do IPST já previa a redução ou suspensão de várias actividades do instituto, entre as quais se incluíam as sessões de colheitas de sangue, em zonas afectadas pelo novo coronavírus Sars-CoV-2. Há alguns dias foi também publicada uma circular normativa do IPST que admite que o surto de covid-19 pode representar uma “ameaça para a segurança e sustentabilidade” do fornecimento de sangue, reconhecendo ainda que “o risco de transmissão deste vírus através do sangue é actualmente desconhecido”.

Em Lisboa, um dos avisos chegou por SMS. “A brigada de sangue do dia 12/03/2020 em Unidade Móvel Rua Coro Santo Amaro de Oeiras não se vai realizar. IPST-Lisboa”. A mensagem foi enviada ao início da noite de quarta-feira e seguida de outra ao início da manhã desta quinta-feira com o mesmo conteúdo mas, desta vez, sobre a sessão agendada para o edifício Teixeira Duarte noLagoas Parque.

No Porto, outro SMS enviado pelo IPO alertava alguns dadores para a importância de consultar o site da instituição. Ali estava o apelo: “Diariamente, no IPO-Porto, há dezenas de doentes que necessitam de transfusão de diversos componentes sanguíneos, para serem sujeitos a transplante de medula óssea, cirurgias, ou para realizarem tratamentos de quimioterapia ou radioterapia. Sem as dádivas de sangue, estes doentes não podem ser tratados, pois, apesar dos avanços técnicos, o sangue humano ainda não tem substituto. A vida destes doentes está dependente da dádiva altruísta de pessoas saudáveis.”. No mesmo site alertava-se ainda para uma alteração de critérios na doação de sangue por causa do novo coronavírus. Assim, passam a estar excluídos desta dádiva todos os que tiveram possível exposição/contacto com caso confirmado COVID-19, viajaram nos últimos 28 dias para países com transmissão local activa confirmada de casos de COVID-19 (como China, Coreia do Sul, Japão, Irão, Singapura e Itália)


“Hoje dia 12 de Março foram canceladas oito sessões móveis de colheita, uma na região de Coimbra, três na região de Lisboa e quatro na região do Porto, com uma previsão 351 dadores. Temos também alguns cancelamentos em Março a pedido dos organizadores locais nomeadamente em escolas, empresas e feiras”, refere uma resposta enviada pelo conselho directivo do IPST ao PÚBLICO. Também foram canceladas as sessões de colheita realizadas em Unidade Móvel “devido ao espaço exíguo destas unidades que não permite as condições de distanciamento e a existência de local de isolamento de acordo com as especificações constantes das orientações da Direcção-Geral de Saúde”.

O IPST adianta que “todos os potenciais dadores vão ser convidados a dirigir-se a outras sessões de colheita próximas ou a realizar agendamento prévio para a dádiva de sangue nos postos fixos de colheita, preferencialmente com hora marcada”. 

Numa circular normativa com a data de 6 de Março, o IPST reconhece que “os dados disponíveis sobre a epidemia indicam que o COVID-19 pode representar uma ameaça para a segurança e sustentabilidade do fornecimento de substâncias de origem humana, nomeadamente sangue e componentes sanguíneos”. O texto refere ainda que “este fornecimento é particularmente vulnerável uma vez que depende de dádivas frequentes e diárias e os componentes sanguíneos têm um tempo de armazenamento limitado”.
Transmissão de vírus por transfusão?

No mesmo documento, o IPST nota que “o risco de transmissão deste vírus através do sangue é actualmente desconhecido, não havendo evidências da sua transmissão”. Mas, ainda que este risco seja desconhecido, não parece haver razões para alarme. O instituto garante mesmo que “até agora, não foi reportado nenhum caso de transmissão de vírus respiratórios (incluindo coronavírus) por transfusão ou transplantação e as medidas adoptadas para a elegibilidade dos dadores de sangue impedem a dádiva de pessoas com manifestações clínicas de infecção respiratória ou febre”.

Um problema mais claro do que a segurança será o da sustentabilidade no fornecimento do sangue. O instituto recorda que a experiência com “surtos envolvendo coronavírus semelhantes, como SARS e MERS, sugere que poderá haver efectivamente um impacto significativo no fornecimento de sangue através da redução da dádiva”.

Além de uma “triagem clínica dos dadores”, sugere-se um aumento da comunicação aos dadores e profissionais de saúde e um reforço nos “procedimentos de hemovigilância”, nomeadamente após transfusões de sangue, entre outras acções. Numa fase de “transmissão comunitária activa/ transmissão sustentada em áreas com transmissão local sustentada, onde tenham sido implementadas medidas de contenção, é interrompida temporariamente a dádiva de sangue”, avisam. “Nesta situação, o sangue e componentes sanguíneos devem ser distribuídos para os serviços de medicina transfusional localizados nestas áreas a partir de áreas não afectadas”, acrescenta-se.

Há quatro níveis de alerta no Plano de contingência para a reserva estratégica nacional de Sangue, sendo que o mais grave (vermelho) é accionado quando as reservas disponíveis só chegam para três dias. Nessa altura, podem ser canceladas todas as cirurgias programadas, reduzido o intervalo de tempo entre dádivas que geralmente é de dois meses para 14 dias e considerada a utilização de plasma convalescente (sangue que contém anticorpos), entre outras medidas.

Fonte: Público
12 de Março de 2020, 18:52 
actualizado a 12 de Março de 2020, 20:59


Covid-19 / Ovar: Novos casos confirmados levam a reforçar medidas de contenção

A confirmação de “mais casos” de pessoas infectadas pelo coronavírus Covid-19 no concelho de Ovar levou, esta tarde, a Câmara local a determinar o “encerramento de todos os serviços municipais, incluindo o mercado Municipal”.

A edilidade informa, também, que definiu “um conjunto de serviços mínimos presenciais e em teletrabalho.”

A nota não adianta quantas novos casos positivos em concreto estarão em causa. Notícias anteriores davam conta de três infectados (duas pessoas locais e ainda uma terceira que foi atendida em unidade de saúde do concelho).

As medidas constantes da atualização do plano de contingência foram tomadas em articulação com a autoridade local de saúde pública e ACES Baixo Vouga.

A Câmara de Ovar deixa ainda “um apelo a toda a comunidade vareira para reduzir ao mínimo toda a atividade comercial, industrial e de lazer”, sublinhando a recomendação “para que as pessoas se mantenham em casa sempre que possível, reduzindo o contacto social e cumprindo escrupulosamente as regras de higienização”.

As novas medidas vigoram até ao próximo dia 3 de abril, podendo, no entanto, quando justificado, ser novamente ajustadas (informação ao minuto Covid-19 na RTP).

Coimbra | CHUC altera local de recolha de sangue

No âmbito do plano de contingência “COVID-19” e face às diversas medidas já tomadas pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), para limitar o acesso ao espaço interior do edifício central dos HUC-CHUC, procedeu-se à alteração do local de recolha de sangue.
Assim, a partir do próximo dia 16 de março, segunda-feira, a recolha de sangue passará a ser efectuada no Edifício do Centro de Simulação Biomédica – Edifício Azul, localizado no Bloco de Celas. Para este efeito, foram reunidas, no novo local, todas as condições de segurança para os dadores de sangue, incluindo um espaço dedicado para estacionamento de veículo pessoal.
O CHUC solicita a todos os dadores de sangue que se mobilizem também neste momento difícil que o País está a viver e que continuem a contribuir com as suas imprescindíveis dádivas, no sentido de poderem ajudar, em qualquer momento, esta Unidade Hospitalar e, assim, contribuírem para ajudar a salvar vidas.
Apelamos também a todos os dadores para o necessário cumprimento das medidas de precaução e das orientações emanadas pelo Ministério da Saúde e pela DGS.
Todos somos necessários e só com o contributo de todos podemos garantir que este Centro Hospitalar continua a funcionar com toda a normalidade.

NDC

Adenda: Em Aveiro, a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, mantém a suas sessões de colheitas no Posto Fixo no local indicado no cartaz abaixo.

COVID-19: Câmara de Estarreja cancela eventos públicos e encerra equipamentos

Resultado de imagem para Câmara de Estarreja
Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Covid-19 e das orientações da Direção Geral de Saúde para reduzir os riscos de exposição e contágio pelo Coronavírus (Covid-19), tendo em conta as medidas ontem anunciadas pelo Governo e num quadro de concertação no âmbito da Região de Aveiro, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu tomar as seguintes medidas preventivas com efeito imediato:
O CANCELAMENTO E SUSPENSÃO DE EVENTOS OU INICIATIVAS PÚBLICAS:
. Cancelamento imediato de todas as atividades culturais e desportivas promovidas ou apoiadas pelo Município de Estarreja;
. Suspensão de todas as atividades previstas no âmbito do Programa VIVER +;
. Cancelamento das Atividades de Apoio à Família (AAF’s);
. Cancelamento das Férias Ativas da Páscoa;
. Cancelamento imediata de visitas guiadas;
. Suspensão das atividades de expressão físico-motora nas escolas;
. Cancelamento das sessões coletivas promovidas pelo GIP – Gabinete de Inserção Profissional;
 
O ENCERRAMENTO DE EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS, DE ÂMBITO CULTURAL, DESPORTIVO E AMBIENTAL, COM EFEITOS IMEDIATOS E ATÉ 5 DE ABRIL:
. Cine-Teatro de Estarreja;
. Biblioteca Municipal e Polos de Leitura (Avanca e Pardilhó);
. Casa-Museu Egas Moniz;
. Casa da Cultura;
. Pavilhão Municipal de Estarreja;
. Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa, em Avanca;
. Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, no Ribeiro de Salreu;
. Ciclo Criativo (com exceção da Incubadora de Empresas);
 
(No passado dia 11 de março, a autarquia havia já anunciado o encerramento das piscinas municipais)
 
ATENDIMENTO PÚBLICO – EVITE DESLOCAÇÕES
O GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja e atendimento dos diversos serviços técnicos continuam, para já, a funcionar dentro do horário normal. Contudo a autarquia aconselha os Munícipes a:
 
- Evitar o atendimento presencial, dirigindo-se aos serviços apenas em casos imprescindíveis;
- Privilegiar o contacto por e-mail (game@cm-estarreja.pt) e/ ou por telefone (234 840 600);
- Não utilização de dinheiro e substituição por outro tipo de meios de pagamento, nomeadamente multibanco.

A autarquia tem em curso o Plano de Contingência Interno para os trabalhadores, instalações e equipamentos da Autarquia. Dinâmico e sujeito a alterações conforme diretivas da DGS, o plano de ação pressupõe a implementação de medidas que visam a prevenção de contágio, bem como medidas operacionais a acionar em caso de infeção e medidas que visem assegurar os serviços mínimos imprescindíveis à organização e à população.
 
NUNCA É DEMAIS RELEMBRAR QUE O COMPORTAMENTO DE CADA UM DE NÓS SERÁ DETERMINANTE NA PREVENÇÃO DO CONTÁGIO DO VÍRUS.
 
Aconselhamos o cumprimento das seguintes medidas de higiene e de etiqueta respiratória:
 
• Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
• Reforce a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
• Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
• Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
• Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave de seguida as mãos;
• Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
• Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt ou aqui onde encontra várias informações sobre o surto. Ou nesta página de perguntas frequentes.
Mais informações