quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Reporte de ocorrências nos serviços da INOVA-EM está à distância de um click

Empresa Municipal disponibiliza aplicação web inovadora
"INOVA.MAISPROXIMA” é o mais recente e inovador sistema de gestão operacional que a INOVA-EM disponibiliza para reforçar a interação com os cidadãos, relativamente à deteção e resolução de anomalias que afetem o funcionamento dos serviços prestados pela empresa municipal.
Trata-se de uma aplicação “web” vocacionada para a cidadania participativa que visa agilizar a sinalização de situações anómalas e tornar ainda mais céleres os processos para as resolver. Os munícipes de Cantanhede têm assim à distância de um click a solução para eventuais problemas em matéria de abastecimentos de água, saneamento de águas residuais, espaços verdes, resíduos e limpeza urbana.
Desenvolvida em conjunto com a NAVIA™, especialista em software para a gestão de infraestruturas, a nova ferramenta permite, de forma mais direta e simplificada, reportar as diferentes ocorrências que requeiram a intervenção dos colaboradores da INOVA-EM.
Para isso, basta aceder, através de smartphone ou tablet, à plataforma web em inova.maisproxima.pt, que de imediato indica automaticamente a localização (posição geográfica) do utilizador. Este só tem que selecionar o tipo de situação que deseja reportar, assinalando no respetivo campo (parametrizado com um grafismo apropriado), após o que deverá fotografar, descrever a ocorrência e indicar o seu e-mail.
Concluída esta operação, o remetente é imediatamente notificado de que a INOVA-EM já tem conhecimento do que foi reportado, seguindo em simultâneo para as equipas operacionais da empresa municipal a informação do problema sinalizado e a sua localização precisa. Logo que a anomalia esteja resolvida, a pessoa que fez o reporte é notificada desse facto.
Por estar integrada com outros módulos de gestão da empresa municipal, esta aplicação tecnológica reforça a ligação digital aos clientes e garante uma melhor eficácia operacional, contribuindo desse modo para a melhoria dos serviços prestados à população. Recorde-se que neste âmbito, a INOVA-EM tem em funcionamento desde há algum tempo, o Balcão Digital (http://balcaodigital.inova-em.pt/), serviço inovador criado a pensar na comodidade dos clientes, os quais dispõem, a partir de casa ou de qualquer outro lugar com ligação à internet, de condições para resolver a generalidade das situações que antes exigiam a deslocação física ao balcão de atendimento.

Regeneração da Vala da Corga

Dentro de alguns dias iremos dar início às obras de Regeneração da Vala da Corga.
De acordo com o Sr. Presidente, Dr. Raul Almeida, proporcionar-se-á, desta forma, aos residentes e a todos os munícipes, uma melhoria da qualidade de vida, principalmente no que concerne à redução da poluição e ao aumento exponencial de espaços de lazer naquela área.
As intervenções de qualificação urbanística em zonas ribeirinhas conduzem também, naturalmente, a uma maior satisfação das pessoas que nos visitam.
Em paralelo, importa acrescentar que estamos ainda a contribuir para a promoção da segurança de pessoas e bens, não apenas no próprio espaço mas em toda a envolvente ao projeto, bem como, a reforçar, de forma inequívoca, a vocação cívica, turística e comercial deste espaço que se assumirá, assim, como instrumento fundamental de suporte à estratégia de atração de novos residentes, utilizadores e investidores.
Dentro deste domínio, espera-se que a intervenção proposta permita a estruturação de componentes mais relevantes da candidatura em 3 aspetos essenciais:
  • Criação de espaços de lazer;
  • Condições de segurança para peões e ciclistas;
  • Aproveitamento de recurso hídrico abandonado tendo em vista o enriquecimento urbano e a criação de um ponto de atração turística
Valor total da obra – 499.737,00€
Valor financiado por fundos comunitários - 418.888,42€
Prazo de execução - 180 dias

Protocolo de Parceria para a Empregabilidade no Concelho de Vagos

EMPREGO | O Protocolo visa promover a melhoria da empregabilidade, autonomização e qualidade do emprego no Concelho de Vagos e será articulado por um grupo técnico de trabalho.
O Município de Vagos, em parceria e colaboração com o Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA) e a Santa Casa da Misericórdia de Vagos assinaram, recentemente, um Protocolo de parceria para a Empregabilidade no Concelho de Vagos.
Esta parceria visa promover a melhoria da empregabilidade, autonomização e qualidade do emprego no Concelho de Vagos e, ainda, contribuir para a maximização dos recursos humanos afetos às empresas, numa articulação de esforços entre o grupo técnico de trabalho de cada uma destas entidades parceiras.
Neste grupo técnico de trabalho, e no âmbito das atividades e atribuições afetas a cada uma das entidades, estão envolvidos, por parte do Município de Vagos, o Serviço de Ação Social, o Polo IERA de Vagos (PIV) e os Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE); o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e a Rede Local de Intervenção Social (RLIS), por parte da Santa Casa da Misericórdia de Vagos e o NEVA, na sua vertente de apoio à formação e à empregabilidade.
Este grupo técnico de trabalho terá como funções atender munícipes em situação de desemprego e encaminhá-los para o GIP; Promover a interação entre o meio empresarial existente, as novas empresas e as instituições de ensino, de forma a incutir sinergias e complementaridades que possam contribuir para o desenvolvimento económico local e regional;  Aumentar as competências para a empregabilidade;  Receber e divulgar ofertas de emprego, bem como receber e encaminhar candidatos a emprego; Encaminhar desempregados e candidatos a emprego e formação profissional; Rececionar candidatos e ofertas, bem como encaminhar potenciais interessados na criação do próprio emprego e iniciativas relacionadas com o empreendedorismo.

Jornalistas enfrentam “a mais grave crise das suas vidas profissionais”

Há jornalistas que só sobrevivem graças ao Rendimento Social de Inserção, denunciou presidente da Casa de Imprensa.
Resultado de imagem para Jornalistas
Passados quase 20 anos desde o último congresso de jornalistas, a classe enfrenta “a mais grave crise das suas vidas profissionais”. Durante este período de tempo abandonaram a profissão duas mil pessoas e há jornalistas que sobrevivem graças ao Rendimento Social de Inserção, afirmou esta quinta-feira o presidente da Casa da Imprensa, Goulart Machado na sessão de abertura do 4.º Congresso de Jornalistas que decorre até domingo no Cinema São Jorge, em Lisboa.
O presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, que também falou na inauguração do evento, disse olhar “com muita preocupação para a situação dos jornalistas”. O governante, lembrando que também foi jornalista e director de jornais, sublinhou que “a precariedade enfraquece a profissão e sem jornalismo estável e independente não há democracia sólida em Portugal”, notando que quase um terço dos 7750 jornalistas em Portugal são estagiários. O presidente diz que, para encontrar soluções, é preciso “envolver patrões, empresários”, e também  “fazer chegar a real situação dos jornalistas aos cidadãos”.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, lembrou que o jornalismo está a braços “com a mais alta taxa de desemprego de sempre”. Ao mesmo tempo, “os salários são indignos face à responsabilidade social dos jornalistas”, notando que um terço recebe menos de 700 euros líquidos de remuneração, num clima profissional em que lhes é pedido “que façam muito em pouco tempo”, com uma actividade condicionadas por agendas impostas por direcções e administrações.
Quando é a sobrevivência pessoal que está em causa, “o medo e a auto-censura prevalecem” e “o espírito crítico está adormecido”, disse a dirigente sindical. “Quatro em cada dez jornalistas diz que tem medo de perder o emprego, disse a presidente do congresso”, a jornalista Maria Flor Pedroso, para quem chegou o tempo “de passar do diagnóstico à procura de soluções”.
Fonte: Público

Comentário: esta noticia é confrangedora, e bem reveladora da situação precária em que muitos jornalistas se encontram ou foram empurrados para a mesma.
Fazer jornalismo sério pode ser igual a ser empurrado para o desemprego, ou ser colocado numa situação de “persona non grata” na redacção onde está agregado até ao ponto de ter que sair pelo seu próprio pé.

No entanto, não se devemos descurar o seguinte: a prática de jornalismo faccioso, o jornalismo de amigos e amiguinhos, em troco duma mão vazia.

Essa espécie de jornalismo em Aveiro pratica-se com frequência pelo único jornal diário, com a agravante de receber apoios financeiros oficiais.

Pouco ou nada adianta apresentar queixa junto da ERC. Eu próprio tenho sido vítima dessa espécie de jornalismo, ainda assim, sou um consumir de jornais, tenho os meus proferidos.

J. Carlos

Bombeiros Voluntários de Mira: “TEMPO DE REVIVER”

Os Bombeiros de Mira estão a preparar aquele que será o "Primeiro Encontro entre Bombeiros e ex-Bombeiros de Mira"
Com a sua atividade operacional iniciada em 1983, os BVM têm e tiveram, como é óbvio, muitíssimos quadros que fizeram parte desta valorosa corporação. Assim, nasceu a ideia de, num jantar, poder colocar frente a frente, lado a lado, o máximo possível destes homens e mulheres que serão sempre o maior ativo daquele quartel!
A ideia central deste encontro está, segundo o seu mentor João Carlos e o sub-comandante, João Maduro, que receberam a reportagem do Jornal Mira Online, " em trocar experiências... tomar conhecimento das dificuldades de outros tempos e sentir-se a diferença com os tempos atuais". 
Mais que um simples convívio, o que se pretende e juntar tantos quantos for possível, para que seja uma noite de camaradagem e onde prevaleça o espírito que nunca morre dentro de cada um!
Através dos registos, não foi possível chegar a toda a gente. Desta forma, apela-se a que aqueles que queiram participar (somente bombeiros e ex-bombeiros da corporação) que entre em contato com o quartel, numa destas 3 formas:
  1. Através do telefone 231 480 670
  2. Através do e-mail: comando@bvmira.pt
  3. Ou, presencialmente, no próprio quartel
Este encontro acontecerá no dia 4 de Fevereiro (sábado) na Quinta da Cavada (Lagoa de Mira) e terá início pelas 19:00 horas. Mas, atenção: as inscrições estarão abertas até ao dia 30 de Janeiro, impreterivelmente! Por isso, não deixe para depois a sua inscrição... vai ser, de certeza, uma imensa alegria passar com camaradas e ex-camaradas, estes bons momentos!

Almaraz: Bruxelas admite pedir esclarecimentos a Espanha

Resultado de imagem para Almaraz: Bruxelas admite pedir esclarecimentos a Espanha
A Comissão Europeia admitiu hoje que poderá contactar as autoridades espanholas para “clarificar a situação” do aterro nuclear na central de Almaraz e “chamar a atenção” para as obrigações previstas na legislação comunitária em matéria de segurança nuclear.
Questionado pela Lusa sobre o anúncio de hoje do Governo português de que irá apresentar queixa em Bruxelas, o porta-voz do Ambiente, Enrico Brivio, referiu que, até ao momento, o executivo comunitário ainda não recebeu uma queixa formal mas, se e quando tal acontecer, “a Comissão irá analisá-la e poderá decidir contactar Espanha para clarificar a situação e chamar a atenção para as obrigações previstas na legislação a União Europeia”.
O porta-voz acrescentou que “a Comissão está a par das preocupações manifestadas pelas autoridades portuguesas” e referiu que, embora os Estados-membros sejam livres de incluir a energia nuclear nos seus cabazes energéticos, “todos têm de aplicar os mais elevados padrões de segurança” na gestão de resíduos.
"A segurança vem sempre em primeiro lugar", garantiu.
O porta-voz responsável pela pasta do Ambiente acrescentou ainda que, se necessário e solicitado por ambas as partes, a Comissão está “disponível para dar assistência no diálogo sobre medidas para a segurança nuclear”.
“Portugal vai solicitar a intervenção de Bruxelas neste caso. […] Havendo aqui um diferendo […] ele tem de ser resolvido” pela Comissão Europeia, disse o ministro do Ambiente
O Governo português defende que no projeto de um aterro de resíduos junto à central nuclear de Almaraz "não foram avaliados os impactos transfronteiriços", o que está contra as regras europeias.
“O que é exigido por Portugal é que se reconheça que não foi cumprida a diretiva europeia de impactos ambientais” e Lisboa tem “a fortíssima expetativa que a UE determine que se faça esta avaliação de impactos transfronteiriços”, insistiu João Matos Fernandes, acrescentando que, “em princípio, na próxima segunda-feira”, o caso será apresentado em Bruxelas.
Uma vez que a Comissão receba a queixa, analisá-la-á para decidir se se justifica alguma ação, podendo em último caso mover um processo de infração contra Espanha por incumprimento da legislação comunitária, algo que para já não está sobre a mesa, até porque a obra de construção do aterro de resíduos ainda não começou, embora a mesma já tenha licença.
A funcionar desde o início da década de 1980, a central está situada junto ao Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.
Lusa / Sapo

EUA mobiliza militares para a Polónia como aviso à Rússia

Kremlin descreveu o ato dos Estados Unidos como uma "ameaça aos interesses e à segurança" da Rússia
Uma coluna de veículos militares e soldados norte-americanos atravessaram hoje a fronteira sul da Polónia em direção à base militar de Zagan, onde vão permanecer, numa demonstração de força em relação à Rússia.

As forças norte-americanas e outras tropas aliadas têm vindo a realizar exercícios militares conjuntos no flanco leste da Aliança Atlântica, mas esta deslocação das tropas é a primeira com caráter permanente na região por parte de um aliado da NATO.

São cerca de 3500 os militares que chegaram à Polónia esta quinta-feira, constituindo o maior reforço norte-americano na Europa desde a Guerra Fria, segundo a BBC. Forças militares de diferentes países da NATO vão ocupar o território de modo rotativo a cada nove meses.

A deslocação faz parte da resposta aliada às movimentações militares russas na Ucrânia, nomeadamente à ocupação da Crimeia em 2014, e na Síria.

No entanto, não é claro se a futura Administração dos Estados Unidos manterá a mesma estratégia de relacionamento com o Kremlin, dada a simpatia manifesta do Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, pelo chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse à BBC que o ato dos Estados Unidos "ameaça os interesses e a segurança" da Rússia.

"É um país terceiro que está a aumentar a sua presença militar nas nossas fronteiras na Europa. Nem sequer é um país europeu", continuou Peskov.

Fonte: DN

CP e operadores fluviais reforçam transporte de passageiros na Linha do Douro

A CP e três operadores turístico fluviais assinam na segunda-feira, na Régua, um protocolo de cooperação que visa o reforço do transporte de passageiros na Linha do Douro, anunciou hoje a transportadora ferroviária.


Resultado de imagem para CP e operadores fluviais reforçam transporte de passageiros na Linha do Douro

A assinatura do protocolo entre a CP - Comboios de Portugal e as empresas Barcadouro, Rota do Douro e Tomaz do Douro decorre na Estação Ferroviária da Régua, e conta com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Segundo a CP, o protocolo visa ainda o reforço "da atratividade da marca turística Douro".
Este acordo ocorre meses depois de os operadores terem criticado o serviço prestado pela empresa pública.
Em Agosto, as empresas decidiram substituir o comboio por autocarros como meio de transporte complementar ao barco, após críticas ao "mau serviço" prestado pela CP, uma posição tomada depois de muitas queixas por parte dos clientes que tinham que viajar de pé, apinhados e em carruagens sem ar condicionado.
Entre 20 de Agosto e 09 de Outubro, o transporte de comboio previsto nos programas foi substituído por autocarros, perspetivando-se, nessa altura, que cerca de 30.000 turistas deixariam de usar a linha ferroviária do Douro durante este período.
Estas empresas fornecem viagens de umas horas a um dia, que podem partir do Porto, do Peso da Régua, Pinhão ou Barca de Alva, e o pacote proporcionava a viagem de regresso de comboio.
Em Dezembro, os três operadores turístico fluviais uniram-se novamente para apelar à modernização da linha ferroviária do Douro.
Lusa
Imagem: IMPALA

Hora de Fecho: Patrões já exigem alternativas à TSU

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A confederação dos agricultores quer alternativas, caso a redução da TSU venha a chumbar no Parlamento. Confederação do Comércio e UGT criticam sociais-democratas. Patrões querem reunir-se com Costa.
Agência de "rating" diz ao Observador que já era expectável que houvesse uma subida das taxas de juro. Portugal pagou na quarta-feira o custo mais elevado para se financiar desde a saída da troika.
Coordenador autárquico do PSD diz que candidato a Lisboa está quase fechado e que "não é provável que seja mulher". Calendário do PSD vai até final de março, mas em fevereiro já haverá novidades.
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusou o Governo de estar a desvalorizar o Novo Banco, e reiterou que o partido não defenderá a nacionalização de nenhuma entidade bancária.
Reunião do ministro do Ambiente com congénere espanhol não teve o efeito pretendido. Madrid pretende avançar com a construção da central de Almaraz e Portugal recorreu a Bruxelas.
O conglomerado industrial ítalo-americano foi acusado esta quinta-feira de usar um software em mais 100.000 veículos que permite o excesso de emissões a diesel.
Quando percebeu que o seu nome ia ser divulgado na imprensa, Christopher Steele deixou a sua casa, nos arredores de Londres. Ex-espião teme retaliações vindas de Moscovo.
Está encontrada uma função para o ex-"mayor" de Nova Iorque, um dos grandes apoiantes de Trump na campanha. Giuliani vai liderar comité de aconselhamento sobre cibersegurança.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ao telefone com o presidente eleito norte-americano. Os 12 minutos de conversa, relatados pelo Público, serviram para falar das Lajes e da relação entre os dois países.
O novo chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América, Rex Tillerson, quer proibir o acesso da China às suas sete ilhas artificiais militarmente armadas.
Está frio, os gastos do Natal ainda se sentem no bolso e até agora não cumpriu nenhuma promessa de ano novo. Não desanime: o mundo dá-nos muitas razões para estar sempre a sorrir. Como estas 20. 
Opinião

José Manuel Fernandes
É preciso ser claro: o que o Bloco tem dito sobre saúde e os serviços prestados ao SNS por empresas privadas é um disparate baseado no preconceito. E que pode sair caro aos doentes e aos contribuintes

Maria João Avillez
Evocou-se a história, o passado, navegadores e poetas, e falou-se no presente olhando para o futuro. Portugal estava ali e por momentos, reconciliado. Graças a Soares. 

Helena Garrido
Aumentar o crescimento da economia portuguesa é o desafio, a porta através da qual se resolviam todos os problemas. Estaremos a ter as políticas certas ou não há políticas para isso?

Catarina Reis
A raiz do problema da falta de competitividade é que em Portugal os salários são baixos, mas o custo do trabalho é alto. O que explica a diferença é a falta de produtividade e a elevada carga fiscal.

Luís Newton
O objectivo número um é dotar Lisboa de um governo melhor. O caminho para isso é unir forças com quem tem estado connosco nas batalhas mais recentes, no governo do país como nas últimas autárquicas.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Acidente entre Portomar e a Praia de Mira causou um ferido grave

Um despiste de motociclo causou um ferido grave na manhã de ontem, 11 de Janeiro.
O acidente aconteceu na estrada que liga o Largo da Feira, em Portomar, ao cemitério da Praia de Mira, poucos metros após a casa da guarda florestal.
A vítima, que é do sexo masculino, tem 63 anos de idade e é residente na Praia de Mira. Apresentava traumatismo crânio-encefálico, contusões e hematoma na cabeça na região frontal, para além de derrame no olho do lado direito, fratura no nariz, ferida no lábio inferior, fratura no membro superior esquerdo e escoriações no membro inferior esquerdo. Não corria perigo de vida, mas devido à gravidade do quadro geral apontado, foi considerada como ferido grave.
A vítima foi transportada para os hospitais da Universidade de Coimbra .
Estiveram no local 2 ambulâncias dos Bombeiros de Mira com 4 operacionais e a GNR de Mira com 1 viatura e 2 elementos tendo, esta, tomado conta da ocorrência.

Arquivo Municipal da Mealhada e Cearte realizam curso de encadernação e restauro de livros

Resultado de imagem para Arquivo Municipal da Mealhada e Cearte realizam curso de encadernação e restauro de livros
A Câmara Municipal da Mealhada e o Cearte – Centro de Formação Profissional do Artesanato vão realizar, de 23 de Janeiro a 18 de Fevereiro, um Curso de Iniciação à Encadernação e Restauro de Livros.
O Plano Curricular do curso aborda diversas questões relacionadas com a encadernação e o restauro, nomeadamente os fatores que afetam e deterioram as coleções, os princípios de conservação e critérios de intervenção e ainda os princípios básicos de preservação e conservação de fotografia. A formadora é Maria do Céu Ferreira, mestre em Conservação e Restauro pela Universidade de Coimbra.
Os destinatários são profissionais no ativo, com idades entre os 18 e os 65 anos, ou desempregados inscritos nos centros de emprego. O curso, composto por 40 horas de formação, vai realizar-se no Arquivo Municipal da Mealhada, às segundas e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 20h30, e aos sábados (4 e 18 de Fevereiro) entre as 9h e as 18h.
As inscrições deverão ser feitas até dia 18 de Janeiro, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível abaixo, devendo o mesmo ser remetido para arquivo@cm-mealhada.pt. Poderão também ser feitas presencialmente no Arquivo Municipal da Mealhada.
Documentos para inscrição: 
Bilhete de Identidade
Número de Identificação Fiscal
Número da Segurança Social
Certificado de Habilitações
Comprovativo de Atividade Profissional ou Declaração de Inscrição no Centro de Emprego

Inscrições (até 18 janeiro)
Arquivo Municipal da Mealhada
Praça do Choupal
3050-330 Mealhada
Telf.: 231 281 104
Tlm.: 926 608 278

Espião autor do dossier comprometedor de Trump desapareceu

O antigo espião britânico associado à divulgação de um dossier com informações alegadamente comprometedoras contra o Presidente norte-americano eleito, Donald Trump, está em paradeiro incerto.
© Reuters
Junto à casa de Christopher Steele, numa aldeia nos arredores de Londres, um vizinho do antigo espião, Mike Hopper, disse à agência France Presse (AFP) que Steele tinha saído na passada quarta-feira e lhe pediu para alimentar os três gatos da família.
Não havia também qualquer carro estacionado no jardim da casa de Steele, identificado pelo Daily Telegraph e pelo Wall Street Journal na quarta-feira como sendo um antigo quadro do MI6, o serviço de informações britânico, e diretor desde 2009 da Orbis, uma empresa sedeada em Londres, que se descreve como "líder em consultadoria de inteligência corporativa".
"Não vi ninguém da família desde ontem (quarta-feira)", indicou Hopper à AFP. "Não é o tipo de coisa que se espera saber, notícias internacionais com esta importância relacionadas com um lugar como este", acrescentou.
De acordo com uma fonte próxima de Steele, citada pelo diário britânico The Telegraph, o antigo espião ficou "horrorizado" quando a sua nacionalidade foi revelada, um pouco antes da imprensa norte-americana ter divulgado o seu nome.
A mesma fonte disse que Steele "muito preocupado com a segurança da sua família e de si próprio depois da publicação do dossier que dá conta de que a Rússia tem nas suas mãos informação comprometedora para Donald Trump, incluindo gravações áudio e vídeos com cenas de sexo.
Donald Trump não só negou as alegações como condenou as "notícias falsas".
A empresa liderada por Steele terá, de acordo com o The Telegraph, sido contratada primeiro pelos rivais de Trump no Partido Republicano e depois pelos democratas para compilar informação que pudesse ser usada em campanha contra o multimilionário norte-americano.
O segundo diretor da Orbis, Christopher Burrows, disse ao diário britânico que não está em condições de "confirmar ou negar esta informação".
Questionado hoje sobre estas notícias, o porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, sublinhou que "todas as notícias" sobre assunto até agora falaram de "um antigo empregado" do Governo.
Já sobre se o Governo britânico está a ajudar Steele a manter-se longe dos holofotes, a mesma fonte foi ainda mais enigmática: "Penso que há um procedimento padrão que é seguido quando são identificadas pessoas que exerceram algumas funções nos serviços do Estado, estejam elas no ativo ou não", afirmou.
O Wall Street Journal noticiou na quarta-feira que um relatório, segundo o qual Moscovo tem relações privilegiadas com Trump e vídeos chocantes com cenas de sexo que o envolvem, teve origem na empresa londrina Orbis Business Intelligence, dirigida por ex-agentes daquele serviço de informações.
Por outro lado, num artigo longo colocado ao fim do dia de quarta-feira no sítio da BBC na Internet, o jornalista Paul Wood escreveu que "em agosto um espião reformado disse [-lhe] que tinha sido informado (da existência de material comprometedor para Trump) pelo chefe de um serviço de informações do leste europeu".
Mais tarde, acrescentou Wood, questionou, através de intermediários, agentes da Agência Central de Informações (CIA, na sigla em Inglês) no ativo.
Na volta, estes afirmaram que havia "mais do que uma gravação", "áudio e vídeo" e feitas "em mais do que uma data" e em "mais do que um local", identificando os hotéis Ritz-Carlton, em Moscovo e São Petersburgo.
A informação alegadamente comprometedora de Trump também inclui movimentações de dinheiro russo.
A sensibilidade da informação, que circulava há meses em Washington, motivou inclusive reuniões restritas no Congresso com os líderes partidários, em que não foi sequer possível tirar notas.
O então líder dos democratas no Senado, Harry Reid, chegou a exigir, em carta dirigida ao diretor da polícia federal (FBI), James Comey, a divulgação da "informação explosiva" que este teria sobre as relações de proximidade e da coordenação entre Trump, os seus principais conselheiros e o Governo russo.
Wood citou ainda antigos diretores da CIA particularmente críticos de Trump. Um deles, Michael Morell, afirmou no New York Times que Trump foi recrutado por Putin como agente da Federação Russa; outro, Michael Hayden, que também dirigiu a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), classificou Trump no Washington Post como "um idiota útil", recorrendo à expressão russa "polezni durak".
Fonte:noticiasaominuto

Easy y Gemalto mejoran la calidad de los servicios móviles en Brasil


por Yesica Flores
Ámsterdam, enero 12, 2017 – Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO), líder mundial en seguridad digital, se ha asociado con Easy, la aplicación de transporte más grande en Latinoamérica, disponible en 12 países, con el fin de mejorar en gran medida la calidad de los servicios móviles en Brasil. Más de 150 000 taxistas de Brasil harán uso de la solución CE Quality of Experience (QoE) de Gemalto para recopilar indicadores clave de desempeño (KPI) de dispositivos móviles, mientras viajan por 24 de las ciudades más importantes. Los operadores de telefonía móvil, los proveedores de servicios OTT y los fabricantes de dispositivos utilizan los datos detallados y los mapas actualizados de eventos QoE para mejorar las redes, los teléfonos y los servicios de valor añadido para los clientes, al tiempo que aumentan la ventaja competitiva en el mercado.
La solución QoE de Gemalto opera inadvertida en la aplicación Easy y recopila datos anónimos de forma segura, tales como el tipo de dispositivo móvil, el comportamiento del dispositivo, los patrones de tráfico de red, los datos de consumo de la batería, las áreas sin servicio, la transferencia 2G, 3G y 4G, el consumo de Wi-Fi y muchos más. Funciona en diferentes dispositivos y redes, y ofrece análisis comparativos únicos y análisis competitivos que ayudan a los operadores móviles a optimizar el rendimiento de la conectividad y a mejorar las ofertas a los suscriptores. Los datos de consumo de ancho de banda disponibles por región ayudan a los proveedores de servicios a desarrollar atractivas tarifas segmentadas y ofertas de valor agregado, mientras que la información sobre eventos que llevan al agotamiento del dispositivo y la batería ayudan a los fabricantes de equipos originales a optimizar los diseños para mejorar el rendimiento del dispositivo. La solución QoE de Gemalto es compatible con prácticamente todos los sistemas operativos y se lanzará inicialmente para dispositivos Android antes de expandirse a otras plataformas y aplicaciones de clientes.
"Con relaciones sólidas con los operadores móviles a nivel mundial y un excelente soporte de consultoría, la asociación con Gemalto es ideal para ayudarnos a apalancar nuestra aplicación Easy para expandir nuevos servicios a la industria inalámbrica y obtener un nuevo flujo de ingresos", dijo Jorge Pilo, CEO Global de Easy. "El software QoS de Gemalto intuitivo y fácil de usar nos ayuda a personalizar rápidamente la aplicación, el tablero de instrumentos y los informes, para satisfacer las diversas necesidades de los clientes de la industria inalámbrica," concluyó Pilo.
"Easy se encuentra en una posición única para alterar los modelos de negocio tradicionales a través del aprovechamiento de la solución QoS de Gemalto", dijo Rodrigo Serna, Presidente de Gemalto para las Américas. "Easy tiene una clara visibilidad de la red y del rendimiento de la conectividad, y brinda la calidad de su servicio a miles de usuarios diarios".

Acerca de Easy
Nuestra misión es hacer que el transporte del punto A al punto B sea eficiente y conveniente. Fundada en 2011 en Río de Janeiro como Easy Taxi, la compañía, desde entonces, se ha expandido para cubrir más de 400 ciudades. Hoy ofrece numerosos servicios, entre ellos, vehículos premium a pedido, servicios tradicionales de taxis y viajes compartidos. En diciembre de 2015, se fusionó con la aplicación de taxis de Colombia, Tappsi. La aplicación está disponible para Android, iOS y Windows Phone, así como para clientes B2B a través de Easy Corporate. En julio de 2016, la compañía cambió de nombre de Easy Taxi a "Easy", y presentó su nueva marca de servicios de movilidad urbana accesibles y de calidad.
Acerca de Gemalto
Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) es el líder mundial en seguridad digital, con ingresos anuales de 3,1 mil millones de euros en 2015 y clientes en más de 180 países. Generamos confianza en un mundo cada vez más conectado.
Nuestras tecnologías y servicios permiten a las empresas y a los gobiernos autenticar identidades y proteger datos de manera que estos estén seguros y habilitan servicios en dispositivos personales, objetos conectados, la nube y entre estos.
Las soluciones de Gemalto están en el centro de la vida moderna, desde la seguridad en los pagos, hasta las empresas y el Internet de las Cosas. Autenticamos personas, transacciones y objetos, ciframos datos y generamos valor para software, permitiendo a nuestros clientes brindar servicios digitales seguros a miles de millones de personas y cosas.
Nuestros más de 14 000 empleados operan desde 118 oficinas, 45 centros de datos y personalización y 27 centros de investigación y desarrollo de software ubicados en 49 países.
Para obtener más información, visite http://www.gemalto.com/latam o síganos en Twitter: @gemaltolatam

Yesica Flores | enero 12, 2017 a las 10:49 am | URL: http://wp.me/p5cUp9-1Ia

Gala Desportiva da Mealhada já tem candidatos a Associação Desportiva do Ano e Equipa do Ano

Resultado de imagem para Gala Desportiva da Mealhada já tem candidatos a Associação Desportiva do Ano e Equipa do Ano
Já são conhecidos os nomes dos candidatos a vencedores da Gala Desportiva do Município da Mealhada, nas categorias de Associação Desportiva do Ano e Equipa do Ano. A Gala realiza-se dia 30 de Janeiro.
Os nomeados na categoria de Associação Desportiva do Ano são o Centro Cultural, Desportivo e Recreativo da Pedrulha, o Atlético Clube do Luso e a Casa do Povo da Vacariça.
Já na categoria de Equipa do Ano, estão nomeadas as equipas de futebol de séniores e juvenis do Grupo Desportivo da Mealhada e os infantis do Clube Desportivo do Luso.
Nos próximos dias deverão ser revelados os nomeados nas categorias de Dirigente do Ano, Treinador do Ano, Atleta do Ano e Revelação do Ano e Mérito Desportivo. A Gala realiza-se dia 30 de Janeiro, no Cineteatro Municipal Messias, altura em serão apurados os vencedores.
O processo teve início com a fase de candidaturas, em Outubro passado, altura em que foi possível enviar sugestões para as várias categorias. Estas, juntamente com a avaliação do júri, deram origem aos três finalistas cujo vencedor será escolhido por este mesmo júri, constituído por Artur Dinis, Joana Balau, Nuno Canilho, Luís Oliveira e Pedro Carvalho.
A Gala Desportiva do Município da Mealhada pretende reconhecer o trabalho realizado no concelho em prol do desporto, premiando aqueles que ao longo da sua vida e, sobretudo, em cada ano, contribuíram para o seu desenvolvimento. Além das categorias Associação Desportiva do Ano e Equipa do Ano serão distinguidas instituições ou atletas nas categorias de Dirigente do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Revelação do Ano e Mérito Desportivo. Existem ainda outras três - Alto Prestígio, Prémio Incentivo e Prémio Dedicação – que serão atribuídas diretamente, no próprio dia.

Categorias de prémios:
Associação Desportiva do Ano
Este prémio será atribuído à Associação Desportiva que tenha tido um desempenho de relevo, ao nível do fomento e desenvolvimento desportivo com reconhecido impacto na vida social do concelho e do seu próprio crescimento estrutural e organizativo.
Equipa do Ano
Atribuído à equipa que apresente resultados desportivos assinaláveis ao nível competitivo, um comportamento ético desportivo prestigiante para o concelho ou um desempenho geral distintivo em termos da sua atividade desportiva.
Dirigente do Ano
Reservado a distinguir a capacidade de trabalho, a dedicação e a competência colocadas ao serviço da direção e gestão da sua instituição, apresentando-se na sua ação dirigente como exemplo de bom desempenho a favor do dirigismo desportivo local.
Atleta do Ano
Atribuído ao atleta que, no ano de 2016, se evidenciou no plano da prática e da competição desportiva em que esteve envolvido a título individual ou coletivo.
Treinador do Ano
Prémio atribuído ao treinador que desenvolveu um trabalho de relevo ao serviço de uma modalidade desportiva quando em representação de um clube do Concelho ou ao serviço de um clube fora deste, desde que seja natural do concelho da Mealhada.
Revelação do Ano
Este prémio será atribuído a um agente desportivo, (dirigente, atleta, treinador ou outro técnico ou colaborador) que, no ano de 2016, se tenha distinguido no seu desempenho desportivo, técnico ou funcional, constituindo uma esperança para o desenvolvimento do desporto no concelho.
Mérito Desportivo
Prémio atribuído a Dirigentes, Treinadores, Atletas ou Equipas do Concelho de Mealhada que em 2016 tiveram resultados relevantes em Provas de âmbito Nacional ou Internacional, ou que participaram em Seleções Nacionais.
Alto Prestígio
Prémio que pretende homenagear uma personalidade que, na sua vida social e desportiva, contribuiu de uma forma exemplar e dedicada para o desenvolvimento do desporto no Concelho, constituindo-se como uma referência para as várias gerações de desportistas.
Prémio Incentivo
Prémio atribuído a entidades e instituições que, em 2016, tenham implementado e desenvolvido iniciativas significativas com impacto no desenvolvimento do desporto no Concelho da Mealhada.
Prémio Dedicação
Prémio com o objetivo de homenagear pessoas – vulgarmente conhecidas por “carolas” - cujo percurso de vida se confunde com o das instituições a que se dedicam de forma empenhada e desinteressada.