terça-feira, 8 de setembro de 2015

Comissão Europeia Reage à Manifestação Massiva de Agricultores de 7 de Setembro em Bruxelas

Comissão Europeia Reage à Manifestação Massiva de Agricultores de 7 de Setembro em Bruxelas
Aspecto da manifestação de agricultores na manifestação massiva de Agricultores de 7 de Setembro em Bruxelas 
- Pacote de Medidas anunciado é positivo mas ainda insuficiente   

A Comissão Europeia anunciou, esta segunda-feira, um pacote de 500 milhões de euros para apoiar os agricultores europeus em dificuldades. A CONFAGRI -Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, que participou activamente na manifestação em Bruxelas, considera que este pacote é uma resposta directa da Comissão Europeia à grande mobilização dos agricultores e dos representantes das Cooperativas Agrícolas em Bruxelas.

Consideramos que a resposta da Comissão, através deste pacote de medidas, é positiva, mas ainda insuficiente face à gravidade da situação.


Em relação ao sector do leite, a Comissão propõe:
- Alterações ao nível das medidas de Intervenção, nomeadamente a revisão dos valores para a sua activação, sendo certo que  o processo legislativo para o efeito será sempre demorado.
- antecipação do pagamento das ajudas aos agricultores, de Dezembro para 16 de Outubro de 2015. A Comissão autoriza que Portugal faça o adiantamento de 70% dos pagamentos das ajudas directas e o adiantamento de 85% dos pagamentos das ajudas do desenvolvimento rural nos sectores pecuários, medidas aliás já antes reivindicadas reivindicação pela CONFAGRI e por isso positivas. No entanto, estes adiantamentos estão dependentes da eficácia da Administração Pública Portuguesa, nomeadamente os controlos “in loco” aos agricultores, pelo que apelámos as sentido de responsabilidade das entidades envolvidas.
- Aumento da comparticipação de 50% para 70-80% em programas de promoção para o leite e os lacticínios, o que se traduzirá num efeito positivo mas muito diferido no tempo (finais de 2016).

Para os suínos, a Comissão propõe abrir a armazenagem privada, pela segunda vez, mas num período ainda menos favorável ao consumo, e que não irá resolver o problema. Pelo que é mesmo a solução menos favorável. Propõe, também, o aumento da comparticipação de 50% para 70-80% em programas de promoção.

Para os bovinos, a Comissão propõe a antecipação das ajudas directas e de desenvolvimento rural, a pagar a 16 de Outubro, nas mesmas condições referidas anteriormente para o leite.

Tanto a nível europeu através da COGECA, como em Portugal junto da Tutela, a CONFAGRI vai continuará a pugnar para que as medidas agora determinadas sejam implementadas com celeridade, pois a situação dramática dos agricultores e das suas cooperativas agrícolas assim o exige.

Para mais informações e declarações:
Eng.ª Maria Antónia Figueiredo – Secretária-geral Adjunta da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal) e Vice-Presidente da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia)


Telemóvel: 967 420 610

Postado por Joaquim Carlos, Coordenador do projecto Imagem e Comunicação. O Dever de informar impõe-se.