domingo, 26 de novembro de 2023

PATINADORES DA SECÇÃO DE PATINAGEM ARTISTICA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO 3º FESTIVAL DE OLIVEIRA DO HOSPITAL


Numa organização da Associação Desportiva de Oliveira do Hospital – OH Sports, realizou-se no passado dia 25 de novembro, com inicio pelas 17h30, no pavilhão municipal daquela cidade, o 3º Festival de Patinagem Artística de Oliveira do Hospital.
O evento contou com a presença de dezenas de atletas e com as participações especiais dos campeões nacionais de Show e Precisão, Say Yes, nomeadamente com o patinador da Sociedade Columbófila, André Abrantes, que integra esta equipa, com o campeão nacional de Patinagem Livre, Diogo Nogueira, e com o campeão do mundo Solo Dance, Diogo Costa.

A Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada por 4 atletas, Dara Marques, João Pedro Alegre, Eva Domingos e Rita Lopes Estrela, como membros integrantes da equipa THIS IS IT, exibindo a coreografia Top Guns, apresentaram uma excelente coreografia cativando o público ao máximo.


ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO CONCELHO DE CONDEIXA


A ARCD - Venda da Luísa realizou no passado dia 25 de novembro de 2023, o III Trail da Escarpiada, prova que teve partida e chegada junto à Associação da aldeia do Casmilo, no concelho de Condeixa-a-Nova e percorreu a Serra de Sicó nas freguesias do Zambujal e do Furadouro.
Com 3 provas competitivas, uma com aproximadamente 31Km (Trail Longo), outra com 15Km (Trail Curto/Sprint), e ainda uma de 10Km (Mini Trail) coincidente com o percurso da caminhada, tendo a prova de 31Km integrado o Circuito de Trail Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e o Circuito de Trail da ATRP e a prova de 15Km o Circuito Sprint da ATRP.

Participaram 7 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo 3 atletas participado na prova de 31km, primeira prova pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2023/2024 na vertente de Trail Longo e pontuável para o Circuito Nacional de Trail, e 4 atletas na prova de 15km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint, tendo no sector feminino, na prova de 15 km Gabriela Marques, alcançado a 6ª posição na classificação geral feminina e o 3º lugar no escalão F40, Carla Henriques, 8ª feminina, 4ª F40 e Otília Costa a 20ª posição na classificação geral feminina e o 4º lugar no escalão F45. Ainda nesta distância o atleta José Mendes, alcançou o 62º lugar na classificação geral masculino e o 10º lugar no escalão M35.

Na prova de 31km, Luís Couto, alcançou o 10º lugar na classificação geral masculino e o 2º lugar no M40, Pedro Cardoso, 17º masculino, 5º M45 e Nuno Almeida, 57º masculino, 17º M45.

Coletivamente a equipa feminina alcançou a 2ª posição na distância de 15km e a equipa masculina na prova de 31km, classificou-se em 4º lugar.

Destaque para o pódio dos atletas Luis Couto e Gabriela Marques e do coletivo feminino.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro


4: “Saúde”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).
Esta semana é abordado o tema Saúde. Ao longo da última década, foram realizadas inúmeras iniciativas nesta área, sempre com o objetivo de melhorar as infraestruturas, bem como de dotá-las de maior conforto e melhores condições para a prestação de cuidados de saúde de qualidade aos utentes do Município de Aveiro.

Construir e requalificar para a Saúde
Desde 2013, a CMA construiu duas Unidades de Saúde Familiar (USF) e requalificou outras seis, num investimento total de 2,5 milhões de euros.
As duas novas USF foram construídas em Cacia e Esgueira, num valor de cerca de 1,3 milhões de euros: a USF de Cacia teve dotação de 700 mil euros e a de Esgueira – a primeira na freguesia – contou com um investimento de 600 mil euros. Inauguradas em 2016, estas unidades, além de darem aos utentes o conforto pelo qual há muitos anos esperavam, permitiram uma melhor prestação de cuidados de saúde e intervenções na qualificação urbana dos espaços envolventes.
A CMA investiu ainda um total de cerca 1, 2 milhões de euros na requalificação de seis USF. Foram estas a USF de Aradas (211 mil euros), a USF de São Bernardo (95 mil euros), a USF de São Jacinto (113 mil euros), a USF de Oliveirinha (226 mil euros), a USF de Santa Joana (53 mil euros) e a USF de Eixo (491 mil euros).
Todas estas intervenções tiveram como objetivo criar instalações ou melhorá-las, adequando-as às necessidades de prestação de cuidados de saúde primários e melhorando as condições térmicas e de ventilação dos edifícios.

Qualificação e Ampliação do Hospital de Aveiro: Contributo e Investimento
A qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro continua a ser a primeira prioridade política da CMA e da Região de Aveiro. Neste campo, a Câmara de Aveiro investiu ao longo dos últimos anos um total de 2,2 milhões de euros para a criação de condições fundamentais à qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro pelo Governo do País.
Numa primeira fase com o resgate dos terrenos do antigo Estádio Mário Duarte, que estavam na posse do Banco BPI, com um investimento de 1,8 milhões de euros.
Seguiu-se a adaptação do Plano Diretor Municipal para acolher a ampliação do Hospital, e a demolição, com um custo de 154 mil euros, dos antigos armazéns da CMA junto ao antigo Estádio Mário Duarte.
Por fim, a CMA, com um investimento de 400 mil euros, demoliu e limpou os terrenos do antigo Estádio Mário Duarte, criando todas as condições, legais, administrativas e físicas para dar início à obra de qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro, logo que existe projeto aprovado e concurso de obra adjudicado.

Compromissos assumidos pelo Governo para 2024
A partir de 2024, a CMA assumirá mais competências na área da Saúde, continuando a sua aposta na descentralização e na proximidade para com os utentes do Município de Aveiro. Uma situação que resultou de um processo de negociação entre o Governo e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e que levou o Ministro da Saúde a assumir compromissos fundamentais, para garantir a boa execução destas novas competências por parte do Executivo Municipal.
O Governo e a Autoridade de Gestão do Centro 2030 comprometeu-se a investir, numa primeira fase, 30 milhões de euros de Fundos Comunitários na obra de ampliação e qualificação do Hospital de Aveiro, e 2,7 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para o novo edifício do Centro de Saúde de Nossa Senhora de Fátima, que a CMA já tem em fase de projeto e para o qual já comprou os terrenos necessários.
Foi ainda assumido um compromisso, por parte do Governo, de trabalhar para a criação do Curso de Medicina na Universidade de Aveiro e para a implementação da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS-RA).
Além de tudo isso, a CMA assumiu o compromisso de desenvolver dois projetos de crucial importância para o Município e para os quais já está a trabalhar na contratação de projetista: a requalificação do edifício do Centro de Saúde de Aveiro e a reabilitação do antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo, entregando-o a funções de prestação de cuidados de saúde primários. Para estes dois projetos, será desenvolvido trabalho entre a CMA e o Governo para garantir financiamento para as obras de ambos os projetos.

[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-iRXwPO7Svl>]

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | 100 ANOS DA DISNEY INSPIRARAM CONCERTO NA MARINHA GRANDE


A Filarmónica Recreativa Amieirinhense comemorou o seu 45º aniversário, na tarde de domingo, 26 de novembro, no Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, através de um concerto que contou com a participação de cerca de 70 músicos que interpretaram grandes êxitos dos filmes de animação, neste ano de celebração do centenário da Walt Disney.

O espetáculo foi presenciado pela vereadora da cultura da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro; pelo presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; pela presidente da Junta da Marinha Grande, Maria Neves; pelo presidente da Junta da Moita, Franklin Ventura; por outros representantes de entidades; e pelas cerca de 200 pessoas que encheram o auditório.
A atuação da Filarmónica teve a participação da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense (Pataias) e de alunos externos às duas bandas, provenientes de Porto de Mós, Guia e Maceira, devido à realização do estágio de banda que tem ocorrido ao longo do mês de novembro. Juntaram-se, também, os alunos das classes infantis de ambos os grupos, proporcionando um concerto com cerca de 70 elementos, trajados de acordo com muitos dos personagens da Disney.
Os maestros Élio Fróis, da Filarmónica Recreativa Amieirinhense, Luis Espadana, da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense; e a professora de música Daniela Fernandes, apresentaram o excelente resultado desta parceria, pela atuação de todos os alunos e elementos das Filarmónicas que encantou o público.
A vereadora, Ana Alves Monteiro, felicitou o trabalho das coletividades e filarmónicas, bem como os alunos e suas famílias, pelo investimento feito na cultura e por “acreditarem que a música é importante para o desenvolvimento dos filhos, porque os transforma, facilita a concentração, desenvolve competências e os faz felizes”. Ana Alves Monteiro reforçou o compromisso da Câmara Municipal em apoiar o Clube Recreativo Amieirinhense (CRA), bem como a sua Filarmónica, cuja qualidade ficou, mais uma vez, comprovada.

Fábio Santos, presidente do CRA, agradeceu o apoio do Município, Junta de Freguesia e demais entidades públicas e privadas que contribuem para a continuidade e sucesso da Filarmónica.

Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO, ÉTICA E DESPORTO NO DIA 4 DE DEZEMBRO


O Município da Marinha Grande desafia todos os interessados a participar no workshop sobre “Educação, ética e desporto: Uma relação privilegiada”, a ter lugar no dia 4 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório do Edifício da Resinagem, cuja entrada é livre.
A iniciativa integra-se no ciclo de workshop’s “Associativismo em Movimento”, que tem vindo a realizar desde o início do ano. O evento de dezembro é uma organização conjunta do Plano Nacional da Ética no Desporto, Centro de Formação Leirimar e Município da Marinha Grande. Vai representar um espaço de capacitação dirigido a atletas / alunos, encarregados de educação, treinadores, dirigentes e docentes, em torno da disseminação da ética e dos valores inerentes à prática desportiva.
O workshop terá como objetivos: potenciar o Desporto como atividade humana na intervenção do profissional; abordar o tema da Intencionalidade educativa; apoiar os profissionais na implementação de estratégias de promoção de valores e ética no desporto; analisar a didática dos Valores e a Pedagogia do Exemplo; apresentar boas práticas no âmbito da promoção de Valores e Ética no desporto.
      
A ação será certificada (0,6 UC’s) para efeitos de revalidação dos títulos profissionais de Treinador de Desporto e de Técnico de Exercício Físico/Diretor Técnico.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | GASES RENOVÁVEIS EM DEBATE PARA A INDÚSTRIA DO FUTURO

O Centro Empresarial da Marinha Grande recebeu na passada sexta-feira, 24 de novembro, o 6º workshop “Indústria de Futuro - Roteiro para a Introdução de Gases Renováveis no Setor Industrial Nacional”, que foi o último de seis eventos que têm vindo a ser realizados em várias regiões do País, ao longo deste ano, com o objetivo de apoiar as empresas e as indústrias no desenvolvimento de planos de transição para a descarbonização através dos gases renováveis, como o hidrogénio ou o biometano.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, evidenciou as potencialidades económicas do concelho e lembrou que “o aparecimento do gás natural na indústria vidreira na Marinha Grande, em substituição do GPL, já foi uma descarbonização. No entanto, a exigência de incrementar os níveis de descarbonização, traz novos desafios aos gases renováveis, sejam o hidrogénio ou o metano”.
“Este é o momento que vivemos e os desafios que enfrentamos, mas não posso deixar de afirmar que as empresas marinhenses estão preparadas para enfrentar a mudança, assim os parceiros apresentem soluções viáveis e competitivas. Nunca esquecer que a Marinha Grande é uma ilha de crescimento, desenvolvimento e inovação em Portugal”, acrescentou Aurélio Ferreira.

Para além do presidente da Câmara, o evento realizado no dia 24 de novembro, contou com intervenções de representantes da Floene, da conceituada consultora internacional KIWA, bem como de um painel de casos de estudo (Secil, BA Glass, SORG e Genia Bioenergy), com moderação da APREN, que demonstram a viabilidade da incorporação de gases renováveis na indústria.

Estes workshop’s fizeram parte do Indústria de Futuro, um projeto pioneiro em Portugal – desenvolvido pela Floene para a Indústria – financiado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | MONÓLOGO DE MIGUEL SEABRA CONTAGIOU PÚBLICO NO TEATRO STEPHENS

Durante quase duas horas, o Teatro Stephens, na Marinha Grande, foi tomado pela excelência da representação do ator e encenador Miguel Seabra, acompanhado, ocasionalmente, pela música de Rui Rebelo e pela simplicidade e nobreza dos efeitos cénicos da peça “O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão”, na noite de sábado, 25 de novembro.
Nos seus 31 anos de atividade, o Teatro Meridional completou, assim, a sua passagem pela 81.ª localidade portuguesa, em que levou a representação ao palco, absorvendo o público, do princípio ao fim. Este monólogo em que Miguel Seabra interpretou a célebre peça do francês Eric-Emmanuel Schmitt, valeu ao Teatro Meridional o Prémio do Público no Festival Internacional de Teatro de Almada, em 2012.
A vereadora da cultura da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, elogiou a qualidade da peça, em especial a exímia atuação de Miguel Seabra, agradecendo a toda a equipa do Teatro Meridional o memorável espetáculo apresentado ao público do Teatro Stephens.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Manuel Pizarro reuniu com Helena Teodósio dos Paços do Concelho. Ministro promete reanalisar reivindicações da Câmara para a área da Saúde

 
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve reunido esta sexta-feira, 24 de novembro, com a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, nos Paços do Concelho. O tema central do encontro, solicitado pelo governante, foi a delegação de competências do setor para o Município de Cantanhede, que ainda não se concretizou pelo facto de as reivindicações da autarquia para a área da Saúde no concelho ainda não terem sido satisfeitas.
Helena Teodósio deu conta ao ministro que a recusa do Município de Cantanhede em aceitar as competências da Administração Central se prende com a ausência de respostas favoráveis a algumas das propostas que a Câmara tem apresentado relativamente aos serviços de saúde no concelho e muito particularmente em relação ao estatuto e funcionamento do Hospital Arcebispo João Crisóstomo.
A este propósito, a autarca reiterou a importância de ser reativada uma urgência básica com horário alargado, facto que permitiria descongestionar o serviço de Urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Nesta matéria, Manuel Pizarro mostrou-se recetivo a reanalisar o dossiê, no sentido de se encontrar uma solução que satisfaça todas as partes.
Nesta reunião, na qual também participaram o vice-presidente Pedro Cardoso, a vereadora Célia Simões, e a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, a autarca manifestou-se também dececionada com o modelo que levou à integração do Hospital e do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais no CHUC.
Helena Teodósio reiterou que o impasse que se criou na formalização da transferência de competências não resulta de qualquer “capricho” do Executivo que lidera, garantindo a Manuel Pizarro que a Câmara Municipal tem “vontade e determinação” não apenas em assumir novas competências, mas também em submeter projetos a fundos comunitários.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo