quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Campanha para doação de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTA A RECEBER BENS DO GRUPO “OS MOSQUETEIROS”



O trabalho desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi recentemente reconhecido e premiado, mais uma vez, pelos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, que através da responsabilidade social da referida empresa, voltaram a doar um vasto conjunto de material de puericultura e escolar, dos seus ramos de negócio. 

A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante de uma parceria estabelecia já há alguns anos, tem permitindo a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente dar continuidade a um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que se concretizou no passado e que permitiu o envio de já 13 contentores para Cavo Verde e S. Tomé e Príncipe, contando igualmente, com o apoio do Município de Cantanhede e União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça. 

Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” ás necessidades de outras instituições do distrito de referência no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos. 

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de reforçar as reservas que esta Associação tem, irá responder ás necessidades imediatas das famílias carenciadas, sendo igualmente encaminhado para os projectos de cooperação. 

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.

Governo vai responsabilizar transportadoras pela entrada ilegal de estrangeiros em Moçambique

Resultado de imagem para Governo vai responsabilizar transportadoras pela entrada ilegal de estrangeiros em Moçambique

O Conselho de Ministros moçambicano aprovou, na terça-feira (11), uma proposta de lei que estabelece novas normas de entrada, permanência e saída no país para os cidadãos de nacionalidade estrangeira. Em caso de os serviços de migração rejeitarem um forasteiro, as transportadoras passam a assumir os custos inerentes ao seu repatriamento.

Para não incorrerem em irregularidades que possam levar a penalizações com impacto nas suas verbas, as companhias de transporte deverão, no acto de entrada de estrangeiros no território nacional, assegurar que eles preenchem os requisitos previstos para o efeito.

Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Augusto Fernando, a medida visa fazer face à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos.

A lei em causa revoga a lei número 5/93, revista “tendo em conta as experiências acumuladas nos últimos anos e as dinâmicas regionais e internacionais”.

Adicionalmente, quando se trate de crianças, o Governo exigirá ainda dos estrangeiros, a apresentação uma autorização dos pais, reconhecida pelo notário, ou de quem exerce o poder paternal sobre menores de 18 anos. Esta medida aplica-se quando a viagem for com desconhecidos ou com apenas um dos seus progenitores, disse a fonte.

Reunida na sua 29a Sessão Ordinária, o Conselho de Ministros, aprovou vários dispositivos, dos quais a revisão da Lei número 18/97, de 1 de Outubro, que “aprova a lei da Defesa Nacional e das Forças Armadas”.

Augusto Fernando a revisão surge da necessidade de “adequar a Defesa Nacional e as Forças Armadas à Constituição da República e ajustá-la aos desafios da actualidade nacional e internacional na área de defesa e segurança”.

Na mesma sessão, ractificou-se o decreto que aprova o regulamento de actualização e fixação de taxas de portagens nas travessias de pontes, para veículos motorizados.

O decreto estabelece que a manutenção de infra-estruturas deve ser custeada pelas taxas colectadas em portagens nas travessias de pontes e ajudar na expansão de estradas.

Por via disso, “são revogados os decretos 31/92, de 05 de Outubro, e 39/2009, de 14 de Julho”.

A fonte não forneceu detalhes sobre os valores estabelecidos mas disse que os residentes dos pontos onde as infra-estruturas se encontram vão pagar taxas reduzidas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nyusi tem sido incapaz de tirar proveitos do FOCAC para Moçambique

O Presidente Filipe Nyusi não está a conseguir tirar proveito do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), desde a cimeira que aconteceu em 2015 o país obteve pouco mais de 335 milhões de dólares de financiamentos, bem menos do que Armando Guebuza conseguiu nos seus últimos 3 anos de governação. Aliás a avaliação “bastante positiva” da participação de Moçambique no FOCAC deste ano é falaciosa pois para além do perdão de uma dívida em montante não especificado o Chefe de Estado moçambicano garantiu apenas 0,03 por cento dos 60 biliões de dólares norte-americanos que Xi Jinping anunciou estarem disponíveis para o nosso continente.
Entre 2013 e 2015 a China disponibilizou a Moçambique cerca de 963 milhões de dólares norte-americanos em financiamentos para a ponte Maputo - Katembe, a estrada Katembe - Ponta de Ouro, para a reabilitação da estrada Beira – Machipanda; e também para a reconstrução do cais do Porto de Pesca da Beira. Adicionalmente foram disponibilizados fundos de apoio ao IGEPE e às Telecomunicações de Moçambique.
No entanto desde a 2ª cimeira do FOCAC, que aconteceu na África do Sul em finais de 2015, e onde o Presidente da China anunciou a disponibilização de 60 biliões de dólares norte-americanos para o nosso continente (35 biliões em créditos concessionais, 5 biliões em doações e empréstimos sem juros, 5 biliões para o fundo de desenvolvimento China – África, 5 biliões para o desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas africanas, e 10 biliões para fundo de cooperação na produção), Moçambique conseguiu pouco mais de 335 biliões desses dólares que na verdade são o remanescentes das obras negociadas e aprovadas por Armando Guebuza.
A 31 de Dezembro de 2017 a dívida de Moçambique à China era de 118,2 biliões de meticais (cerca de 1,9 bilião de dólares norte-americanos), a maior Dívida Pública Externa a um único país.
Mesmo os 156 milhões de dólares de financiamento da Migração Digital foram garantidos ainda durante a governação de Guebuza, afinal a sua falecida filha era sócia da empresa chinesa que está a implementar o processo.
Filipe Nyusi com sucesso negociou apenas os 60 milhões de dólares norte-americanos que financiarão a construção do inviável aeroporto do Xai-Xai.
A jornalistas moçambicanos que o acompanharam o Chefe de Estado justificou os insucessos na obtenção de negócios com a China com um cuidado na sustentabilidade da Dívida Pública. “Não beneficiamos muito do pacote anterior precisamente porque nós temos tido o cuidado das recomendações no âmbito da parceria com o FMI temos que ver se cumprimos aquilo que temos estado a acordar”.
Moçambique não é parte importante do projecto do “Cinturão e Rota”
Contudo Nyusi iniciou a sua visita tranquilizando o empresariado chinês que investir em Moçambique já não é um risco o que indicia que a China é que poderá não estar tão disponível como se propala em financiar projectos megalómanos, pelo menos no nosso país.
É que Xi Jinping foi claro no discurso de abertura do FOCAC sobre o que o país com a maior liquidez financeira da actualidade quer de África: “Vamos agarrar as oportunidades da sinergia de estratégias do desenvolvimento da China e de África, aproveitar bem as grandes oportunidades trazidas pela construção conjunta do Cinturão e Rota”.
Ao contrário dos países do Ocidente, que em troca do seu apoio fazem muita influencia política, o gigante asiático pretende aumentar o seu domínio económico criando auto-estradas e rotas marítimas para conectar a China a África, Ásia, Europa, Oceânia e o Oriente Médio com o objectivo de levar e trazer produtos de todos os tipos, matérias-primas e processados, e ampliar o alcance e a competitividade dos produtos chineses.
Mas Moçambique só está incluído no rol de 68 países que compõem as peças do xadrez do “Cinturão e Rota” no uso dos portos já operacionais de Maputo e da Beira, talvez por isso esteja a receber fatias tão pequenas do bolo dos 60 biliões.
Aliás para Chris Alden, professor no Departamento de Relações Internacionais da London School of Economics, a “Pérola do Índico” para a China “é uma plataforma de entrada para a SADC devido à localização geográfica, seus portos e recursos, e às necessárias infraestruturas para assegurar o fluxo de bens de exportação”.
Recentemente foi noticiada a intenção chinesa de edificar uma linha férrea conectando o Zimbabwe ao oceano Índico, através da Zambia e Moçambique. Está também cada vez mais breve o início da construção dos caminhos-de-ferro entre Moatize, em Tete, e Macuse, na Zambézia, onde será ainda erguido um porto de águas profundas, com financiamento da China.
Moamba Major, Mpahnda Nkuwa, espinha dorsal eléctrica em muitos quilómetros de estradas
O líder chinês deixou também evidente, no discurso de abertura da 3ª cimeira FOCAC que reuniu presidentes e chefes de governo de 53 países africanos, que embora o montante da ajuda para os próximo três anos seja igual ao de 2013 será repartido de forma diferente.
FOCAC
“Este apoio incluirá assistência não reembolsável, empréstimos sem juros e empréstimos preferenciais no valor de 15 biliões de dólares; uma linha de crédito no valor de 20 biliões de dólares; o apoio à criação de um fundo especial financeiro China-África do desenvolvimento no valor de 10 biliões de dólares, bem como um fundo especial de financiamento e de comércio para a importação da África no valor de 5 biliões de dólares. A China irá promover as empresas chinesas a investir não menos de 10 biliões de dólares para a África nos próximos 3 anos”, detalhou Xi Jinping.

Com a economia em desaceleração estes investimentos abrirão novos mercados para as empresas do país asiático que irão empregar os cada vez mais milhões de chinesas desempregados, pois Xi Jinping também deixou claro que é objectivo “apoiar as empresas chinesas a participar na construção de infraestruturas na África através de modelos como o processo integral de investimento, construção e operação de projectos”.
A aplicação desse modelo de certa forma já está acontecer em Moçambique, o @Verdade sabe que a gestão e cobrança de portagens na estrada Beira – Machipanda deverá concessionada a uma empresa chinesa.
Entretanto, dos mais de 3 biliões de dólares que o Governo precisa para retomar a reabilitação e construção de estradas o @Verdade descortinou que pelo menos quatro, orçados em pouco mais de 206 milhões de dólares, estão a ser negociados com o Exim Bank da China. Nomeadamente as reabilitações dos troços Macomia – Sunate e Metorro – rio Lúrio, na província de Cabo Delgado, a asfaltagem de Nametil até Moma, na província de Nampula, e ainda a reabilitação entre Nicoadala e Chimura, na província da Zambézia.
Porém dentre os 23 Memorandos que a delegação moçambicana levou à Beijing, e só formalizou seis. O @Verdade apurou que estavam inclusos pedidos de financiamentos para a retomar a construção da barragem de Moamba Major, edificar a barragem de Mphanda Nkuwa e materializar o sonho da espinha dorsal Tete – Maputo, estimados em aproximadamente 5 biliões de dólares, projectos que Armando Guebuza tentou parcerias com China sem sucesso.
Um dos entraves é a vontade chinesa de não só construir mas também ficar como operador dos projectos estratégicos para Moçambique mas também para a região Austral.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique


“Trogloditas” detidos a caçarem ilegalmente na Gorongosa


Seis cidadãos foram surpreendidos esta semana a caçar ilegalmente antílopes nas proximidades do parque nacional da Gorongosa, na província de Sofala. Detidos na posse de armas de fogo arriscam-se a pena de prisão.

Os cidadãos de nacionalidade moçambicana, ao que tudo indica residentes na cidade da Beira, foram detidos esta semana pelas autoridades depois de terem sido surpreendidos a caçar ilegalmente durante a noite na zona tampão do parque localizado no Centro de Moçambique.

Na posse dos criminosos os fiscais do parque nacional da Gorongosa e da Administração Nacional das Áreas de Conservação encontraram três armas de fogo, munições e sete antílopes abatidos o que lhe pode valer uma pena de prisão até dois anos e multa.


Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Inscrições abertas para Fusões no Cinema





Hora de Fecho: "Achei que a geringonça não ia resultar" /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A porta-voz do PS confessa que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo. A conversa no terraço do Observador começou com um "aloha".
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Durante o trabalho de investigação, a equipa de Xavier Viegas verificou que algumas casas que pediam reconstrução não tinham sido destruídas pelo incêndio. Não falou antes, porque não ligou as pontas.
CDS demarca-se do PSD criticando a reinvenção da "taxa Robles" ontem anunciada por Rui Rio. Deputado centrista diz que se trata de caça ao contribuinte e de uma alternativa que é redundante.
A porta-voz do PS confessa que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo. A conversa no terraço do Observador começou com um "aloha".
As reclamações dos utentes ou os casos apresentados na comunicação social são alvo de avaliação pela Entidade Reguladora da Saúde. Algumas das conclusões foram conhecidas esta semana.
Os dois homens identificados pela polícia britânica como suspeitos de terem atacado o ex-espião Sergei Skripal deram uma entrevista. Garantem que estão inocentes e eram apenas turistas.
Ex-Beatle deu uma entrevista em que desmonta mitos de uma maiores bandas de sempre, mas também faz revelações pessoais sobre os anos em que os elementos da banda partilharam experiências.
Na era do Instagram perfeito e do consumismo extremo, estas influenciadoras estão a mudar a forma como se pode usar as redes sociais para passar mensagens positivas e de inspiração no dia a dia.
"Melhores", mas "caros". Para os jornalistas que já experimentaram os novos produtos da Apple depois da apresentação, as opiniões parecem não divergir muito. Leia as primeiras impressões.
O árbitro português que está no centro de uma polémica com Serena Williams confidenciou a um jornalista que está bem e confiante que tomou as decisões corretas na final do Open dos Estados Unidos. 
Opinião

Miguel Pinheiro
Catarina Martins e Rui Rio estão de acordo: quem se atreve a ganhar muito dinheiro muito depressa deve ser condenado ao tipo particular de Inferno que está reservado a alvos da Autoridade Tributária.

Helena Garrido
Todos os anos, por esta altura, vive-se em estado de susto. Exagero? Nem por isso, pelo que criar um limite para alterar impostos contribuiria para a disciplina financeira e o crescimento da economia.

Maria João Avillez
Um dia Veneza será afogada pelos turistas, Barcelona fechará as portas, o Monte de São Michel soçobrará, Roma sucumbirá. E Florença talvez já tenha colapsado sem que ainda não se tenha dado por isso.

Paulo Tunhas
A sociedade, para o idiota polivalente, é uma superfície lisa onde todas as diferenças não apenas são artificiais (como, em certa medida, de facto o são), mas também elimináveis da primeira à última.

José Manuel Fernandes
Não interessa perceber como funciona o mercado ou como melhorá-lo. Ao Bloco (e aparentemente também a Rio) só importa o discurso moralista e a aposta no preconceito contra quem faz bons investimentos.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Município de Cantanhede assina protocolo com Escola Superior Agrária de Coimbra



A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de formalizar um protocolo de cooperação com a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) para desenvolvimento da atividade no campo da agricultura no Município de Cantanhede.

O acordo foi formalizado pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, e pelo presidente daquela instituição, João Freire de Noronha, no decurso de um encontro em que estiveram também presentes o vereador Adérito Machado e a representante do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, Magda Silva.

O protocolo entrou em vigor aquando da sua assinatura, é válido pelo período de um ano, renovando-se automaticamente por igual período e tem como principal objetivo prestar apoio técnico especializado aos agricultores do Município de Cantanhede em áreas como engenharia agrónoma, pecuária, alimentar, biotecnológica, florestal e ambiental, para além de acompanhamento técnico e administrativo junto das entidades com competência a este nível.

Os produtores agrícolas sediados no concelho de Cantanhede têm a partir deste momento, um acompanhamento especializado e privilegiado das melhores técnicas de cultivo que se praticam em Portugal, beneficiando para isso do aprofundado conhecimento científico, tecnológico e cultural que a Escola Superior Agrária de Coimbra pode proporcionar.

Após a criação do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, o Município de Cantanhede passa a proporcionar aos agricultores locais mais uma importante ferramenta para o desenvolvimento económico do setor e valorização do território, permitindo ainda a promoção de produtos endógenos e de valor acrescido para Cantanhede.

O Município de Cantanhede tem no setor da agricultura uma forte componente da sua estrutura produtiva, representando um importante meio de sustento das suas populações, para além de um relevante fator do seu desenvolvimento socioeconómico e de valorização da região.

Reunião do Executivo - Dia 05 de setembro de 2018


REUNIÃO DO EXECUTIVO 
Resultado de imagem para Município de Manteigas
Dia 05 de setembro de 2018 
Aquisição de exemplares do livro «Pássaro Rebelde» de José Paixão. 
Pedido de isenção de taxas referentes à emissão de licença de ocupação da via pública, para a realização da festa em Honra do Divino Senhor do Calvário. 
Apresentação do Relatório de Acompanhamento do Plano de Saneamento Financeiro e sua submissão a apreciação da Assembleia Municipal (artigo 59.º n.º 6, da Lei n.º 73/2013 de 03 de setembro). 

Alteração orçamental n.º 5/2018. 
Proposta relativa à suspensão do Plano de Saneamento Financeiro. 
Proposta relativa à renegociação da taxa de juro dos empréstimos de saneamento financeiro (artigo 101.º, da Lei n.º 114/2017 de 29 de dezembro). 


- Consulte Menu Concelho - Reuniões do Executivo.
Um Concelho cada vez mais perto de si..



Número de mulheres assassinadas sobe para 21 com violência acrescida

Resultado de imagem para Número de mulheres assassinadas sobe para 21 com violência acrescida
Vinte e uma mulheres foram mortas em contexto de violência doméstica ou relações de intimidade desde o início do ano, segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas, havendo um aumento da violência e do sofrimento com que são mortas.
O número é expressivo e não deixa margem para dúvidas, e até quarta-feira, dia 12 de setembro, a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), através do seu Observatório de Mulheres Assassinadas, contabilizou já 21 mulheres assassinadas por ex, atuais companheiros ou familiares muito próximos.
Em declarações à agência Lusa, Elisabete Brasil, da UMAR, apontou que, ao contrário do que se tem verificado com o homicídio, em que tem havido uma tendência decrescente, os números de femicídio têm-se mantido constantes.
"Este ano está novamente a contrariar, segue as tendências da última década e voltamos a um contraciclo. Ainda é cedo para falarmos do número total, mas já temos confirmadas 21 mulheres e isso é brutal tendo em conta que estamos em setembro e já temos o mesmo nível de mortes do ano passado", revelou a responsável.
Olhando para o relatório do ano passado, e nos dados relativos a 2017, é possível verificar que foram contabilizadas 20 mulheres assassinadas, às quais se soma mais uma, contada posteriormente, quando foi possível confirmar o contexto e o autor do crime.
No seu relatório intercalar, a UMAR tinha já contado 16 mulheres mortas entre 01 de Janeiro e 30 de Junho, número que aumentou já para 21, havendo ainda sete casos por confirmar se são ou não femicídios.
No entanto, a análise dos casos que já são conhecidos permite à UMAR perceber que está a aumentar o nível de violência e o sofrimento que é infligido às vítimas nos momentos antes da morte.
Elisabete Brasil mencionou que, por análise das notícias, uma das conclusões que é possível tirar é que este ano os autores dos crimes têm preterido a arma de fogo.
"Este ano foi o primeiro ano que em só houve arma de fogo numa situação e as outras são todas por esfaqueamento, asfixia. Pela primeira vez nestes 15 anos, surge o tiro esporádico e as outras formas, que são muito brutais, que agride, espanca, tortura, é de uma agressividade e brutalidade", referiu.
Dados que levam a responsável da UMAR a defender que se tratam, sem "dúvida nenhuma", de crimes de ódio, em que os agressores "queriam aquela morte e queriam que até na morte a pessoa percebesse e sofresse o máximo".
"É uma coisa completamente destruidora", classificou.
Elisabete Brasil sublinhou que são casos em que o momento da morte é de grande sofrimento, "em que a pessoa percebe o que lhe vai acontecer".
"É uma tortura para matar as mulheres. É uma das grandes novidades este ano, a tortura como forma de as matar. Estratégias de guerrilha e tortura conjugadas", afirmou.
A responsável da UMAR aproveitou ainda para criticar aquilo que classificou como "silêncio" por parte dos poderes políticos e dos poderes públicos, não havendo uma posição pública "face a esta mortandade".
"Se fossem assassinadas duas ou três pessoas numa bomba de gasolina, já havia o MAI [Ministério da Administração Interna] ou outra entidade qualquer a dizer que era preciso reforçar isto ou aquilo. São assassinadas 21 mulheres confirmadas e não há uma palavra sobre esta questão", criticou.
Lusa

Ciclo de Conferências da Fundação do Desporto

A Fundação do Desporto encontra-se a desenvolver o Projeto Internacionalização da Rede Nacional de CAR de Portugal | High Performance Sport Centres of Portugal, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Este Projeto visa promover internacionalmente os produtos, equipamentos e serviços dos Centros de Alto Rendimento (CAR) nacionais, definindo e implementando uma estratégia de marketing internacional com vista ao reforço da visibilidade internacional da oferta da Rede CAR de Portugal. O projeto prevê, igualmente, a prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados, bem como o desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, de partilha de conhecimento e capacitação da Rede CAR para a internacionalização.

Estruturado em 4 etapas, o Projeto consubstancia 7 grandes atividades e 23 tarefas específicas. No seguimento dos trabalhos desenvolvidos encontra-se em curso a atividade 2. “Criação e dinamização de uma rede de cooperação para a internacionalização dos CAR em Portugal”. Esta atividade operacionalizada pela Fundação do Desporto, em colaboração com a Training Partners – selecionada por Concurso Público Internacional, contempla a realização de Workshops Temáticos, moderados por especialistas em diversas áreas, relacionando a Internacionalização e o Marketing Desportivo, com o potencial de internacionalização dos CAR nacionais.

O Ciclo de Conferências irá decorrer de 18 a 20 de setembro (3ª, 4ª e 5ª feira), no auditório do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior. Cada conferência terá a duração de 2horas, perfazendo 8 horas diárias. Os workshops destinam-se a potenciar a partilha de experiências e aquisição de competências nas áreas específicas.

Dada a pertinência e interesse das temáticas visadas no programa, em anexo, convidamos V.Exª a assistir à transmissão em direto live streaming através de link disponibilizado no Facebook da Fundação do Desporto


Os interessados podem aceder ao Programa aqui introduzindo o respetivo nome e entidade através do qual tiveram conhecimento.


Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino


Um manual para ser feliz, por preguiça

«Ainda me lembro da primeira vez que borrei as calças. Confesso que depois dessa já foram tantas que perdi a conta.» Um relato entre tantos de Vera Gomes, 37 anos, doente de Colite Ulcerosa, uma doença inflamatória do foro intestinal que há mais de 10 anos assola a vida da autora.
«Não é o fim do mundo, embora haja muitos dias que pareça. Mas é o fim do mundo como o conhecemos: descobre-se uma nova vida, desconhecida até então do comum dos mortais.» É este o tema forte de Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino um manual para encarar a Colite Ulcerosa e a Doença de Crohn de frente, sem medos e descobrir uma nova vida para além do diagnóstico.

«É como uma caixa de chocolates (já dizia o Tom Hanks): nunca se sabe o que vai sair. Uns dias melhor, uns dias pior, mas sempre a chutar a bola para a frente.» A convicção de Vera Gomes, que pretende preparar outros doentes de DII para a caminhada que seguirão, acompanhados por estas doenças crónicas auto-imunes.
Sem cura, estas doenças são como o sentido de humor da autora, que neste seu livro presenteia os leitores com algumas passagens insólitas, contrastantes com a formalidade inerente ao tema. «Porque tristezas não pagam dívidas, e eu gosto de ser feliz só por preguiça!»
Uma das anedotas com as quais Vera Gomes demonstra o seu positivismo perante as adversidades: «Qual é a coisa mais rápida do mundo? O francês dizia: – O pensamen­to. Pensas em algo e está logo ali! O inglês dizia: – A luz. Carre­gas num interruptor e pronto! O português dizia: – A diarreia. Nem tens tempo para pensar, nem para acender a luz!» Ao ser -me diagnosticada colite ulcerosa, percebi exactamente o que o português queria dizer.»
Inspiradora e transversal, esta obra é dirigida não só a doentes como a familiares, amigos, empregadores e até profissionais de saúde, que poderão encontrar neste título experiências de colegas. Num só livro conselhos médicos, fármacos e posologia e ainda dicas úteis, sem compromissos publicitários ou substituição de diagnóstico presencial.

Com prefácio de João Júlio Cerqueira, Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino é uma cartada forte da Guerra e Paz nesta Rentrée, no que aos livros de saúde diz respeito.

Um manual obrigatório!

Conviver com as Doenças Inflamatórias do Intestino
Vera Gomes
Não Ficção / Saúde
144 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 18 de Setembro
Guerra e Paz Editores

cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel.  (+351) 213 144 488

Abortista ofende a mãe brasileira — Preconceitos e tabus da esquerda

♦  Marcos Machado
AbortistaQue diria o leitor sobre esta declaração preconceituosa de uma ativista abortista sobre a mulher brasileira?
“Todas as mulheres — as brancas, as negras, as de classe média, as mais pobres, as das elites, dos melhores bairros, das periferias — fazem aborto1, declara Débora Diniz [foto] à Agência Publica no dia 3 de agosto.
Essa ofensa à mãe brasileira faz parte de um kit de preconceitos da referida ativista de esquerda, que une ideologia de gênero, descriminalização do aborto, da maconha, uso e porte de armas e até a intervenção no Rio de Janeiro.
Não param aqui as ofensas de Débora Diniz à sociedade: “Aqui a seletividade do sistema, do racismo e da desigualdade de classe brasileira é tão perversa que a mesma lei só pega algumas (abortistas), só põe algumas em maior risco…”.

Há uma onda conservadora no mundo

Contudo, é reconfortante ouvir de sua boca estas declarações: “Então eu não diria que é o conservadorismo da sociedade brasileira ou da sociedade argentina. Há uma onda conservadora vindo em toda a região…”.
Ela continua mostrando a impopularidade dos temas de esquerda: “Todas as eleições mostram, seja na reta final ou quando há alguma grande disputa, esse tema vem. E ele não vem na expectativa de um debate razoável e fundamentado em dados, ele vem intimidatório e coercitivo sobre aqueles que lançam posições que não sejam conservadoras.”
Intimidatório, coercitivo? Débora reconhece que não se trata de ação policial, nem judiciária, mas de força conservadora, que a esquerda classifica como intimidatória e coercitiva.
De melhor declaração de fonte insuspeita, sobre a força dos Valores Morais, não precisávamos nós, conservadores.

Um oportuno esclarecimento

Já comentava o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: “Quanto ao ‘preconceito’, entendamo-nos. O que é um preconceito? Evidentemente, um ‘conceito’ formado ‘pré’, ou seja, antes de um raciocínio exato e imparcial.”
Porque tachar de tabu, de preconceito a convicção segundo a qual a vida deve ser respeitada desde a concepção até a morte natural? Porque tachar de preconceito a família, fundada na união sacramental entre homem e mulher?
A Fé não é um preconceito, mas um rationabile obsequium, como diz São Paulo.
O que dizemos sobre o casamento ou sobre o direito à vida se baseia na Fé. Logo, não pode ser um preconceito. Poderá haver coisa mais clara do que isto?
A moral e a religião existem objetivamente e não são frutos do preconceito, mas da natureza do homem e da Revelação divina.

Tabus, preconceitos e dogmas da esquerda

A esquerda é preconceituosa e discriminatória, vale dizer, ditatorial. A luta de classes é tabu, dogma e preconceito marxista.
Assim, Fidel Castro, que subjugou durante 50 anos a infeliz Cuba com opressão, perseguição e fuzilamentos, é chamado de Presidente, Comandante ou Líder.
Xi Jinping, confirmado pela Assembleia Nacional da China comunista por unanimidade para um novo mandato, continuará ocupando os três cargos mais poderosos na República Popular (presidente, chefe das Forças Armadas e secretário-geral do Partido Comunista). Entretanto, nos preconceitos da esquerda, ele é o Líder chinês.
impeachment de Dilma Roussef, que seguiu a mais rigorosa fidelidade às normas Constitucionais, é chamado de “golpe”.
Outro preconceito da esquerda: aborto é questão de saúde da mulher. Declara Débora Diniz: Quando você retira o crime de uma prática você pode falar dela abertamente. Deixo ao leitor as aplicações ao aborto, à maconha, ao tráfico de drogas, à pedofilia!

Mães heroicas em defesa de seus filhos

Bebe salvo A fim de desagravar as mães brasileiras diante da ofensa de Débora Diniz de que todas as mulheres fazem aborto, falam os fatos:
“Uma história de amor e bravura: uma mãe acabou morrendo depois de salvar os dois filhos de um incêndio que começou no apartamento da família. Foi na sexta-feira2, na província de Henan, região central da China.”3
Após um ato heroico, a mãe conseguiu, com ajuda de moradores portando lençóis para amortecer a queda, lançar os dois filhos pela janela [foto].
Bebe salvo
“Os bombeiros entraram no apartamento e encontraram a mãe inconsciente, perto da janela. Ela ainda foi levada ao hospital, mas não resistiu.”
*   *   *
 
Bebe salvo
“Era o único jeito de salvar meu filho”, afirmou a mãe que pulou em poço em Franca: O instinto de proteção materna superou os limites da sapateira Maria Jerônima Campos, 36, ontem à tarde. Ela evitou uma tragédia ao pular, mesmo sem saber nadar, em um poço de um prédio abandonado na Avenida Major Nicácio, no Bairro São José, e resgatar um de seus três filhos, de 7 anos, que havia caído no local e se afogava. O local tem quatro metros de profundidade.”3

*   *   *


Bebe salvo
Médica e mãe doa parte de seu fígado para o filho em raro transplante com doador vivo: “No nascimento, Sammy era menor que seus dois irmãos. Ele mal cresceu. Sua pele estava alaranjada. Ele estava apático. Depois, sua barriga inchou. ‘Tudo estava um pouco errado’, diz Dara, que é médica de emergência. Os testes mostraram que o problema era ‘Alfa-1’, que estava danificando seu fígado. A condição de Sammy era fatal. Dara, de 40 anos, e seu marido, Michael Kass, de 45, decidiram fazer tudo o que estava ao seu alcance para salvá-lo — então Dara doou parte de seu fígado como doadora viva. A família queria dar a melhor chance possível ao filho. ‘Eu não pensei nos riscos para mim’, diz Dara à PEOPLE. Ela concordou, sem pensar duas vezes.

A família programou o transplante para uma data próxima ao aniversário de dois aninhos de Sammy, comemorado com bolo no hospital.”4

É hora de defender a família e lutar contra o aborto

Há necessidade de aproveitarmos as boas ocasiões para mostrar a força conservadora, majoritária, fazendo valer nossa voz em defesa da vida, da moral, da Lei Natural e da Igreja.
O aborto não é apenas um ponto na agenda das esquerdas: Quando você retira o crime de uma prática você pode falar dela abertamente”.
“Um abismo atrai outro abismo”, ensina a Escritura. Na lógica dessa ativista de esquerda, o aborto, a eutanásia, a pedofilia, a ideologia de gênero, a liberação da maconha, a invasão de propriedades, tudo se resolve quando você retira o crime de uma prática.
Saibamos nós, conservadores, ir às ruas e aos Tribunais combater o aborto, defender a Lei Moral, os direitos de Deus e de Sua Igreja.
Nossa Senhora Aparecida nos ajude e nos dê forças para jogar por terra os preconceitos da esquerda contrários à tradição, à família e à propriedade, fundamentos de toda sociedade bem constituída.
Fonte:ABIM

____________

  1. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/02/politica/1533241424_946696.html
  2. https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/08/04/na-china-mae-consegue-salvar-os-filhos-de-um-predio-em-chamas.ghtml
  3. http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1988-5605,00-ERA+O+UNICO+JEITO+DE+SALVAR+MEU+FILHO+DIZ+MAE+QUE+PULOU+EM+POCO+EM+FRANCA.html
  4. https://br.vida-estilo.yahoo.com/medica-e-mae-doa-parte-de-seu-figado-para-o-filho-em-raro-transplante-com-doador-