quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Homenagem a Roberto Leal em acordeão por Luis Godinho

Sensacional!!!

Exposição de Elsa Maria Rodrigues na Biblioteca Municipal de Aveiro

"Reciclar é a Arte de Viver" designação para a Exposição de Elsa Maria Rodrigues na Biblioteca Municipal de Aveiro.
Esta exposição dá nova vida a muitos materiais e utensílios que estavam  no fim da sua vida útil e a caminho de poderem poluir o nosso planeta!
Nesta época de Natal os materiais transformaram-se e renasceram  obras de arte com espírito natalício!
A capacidade e o prazer em transformar "lixo" em peças de arte poderão inspirar outros a dar nova vida a materiais de plástico.
Junte-se a nós a partir do dia 3 de Dezembro de 2019 até ao dia 8 de Janeiro de 2020, conclui a Elsa Rodrigues.
Por fim a Elsa Maria Rodrigues tem o gosto de convidar os leitores do Litoral Centro bem como a sua família e amigos a visitar esta magnifica exposição. 
A Biblioteca Municipal fica localizada  no Largo do Dr. Jaime Magalhães Lima, junto aos antigos armazéns de Aveiro, cujo contacto é o seguinte: 234 386 158.
Horários: segunda-feira entre as 10:00 e as 13:00 horas, das 14:00 às 18:30 horas, como ainda à terça-feira entre as 10:00 e as 18:30 horas, quarta-feira das 12:00 às 18:30 horas, quarta-feira e quinta-feira das 10:00 às 18:30 horas, sábado entre as 10:00 e as 13:00 horas, domingo, encerrado.










Dada a claridade provocada pelos vidros laterais, como os do tecto, as imagens são bem reveladoras da sua originalidade.
Estamos perante uma genuína artista digna da nossa admiração e respeito, assim, apareçam outras ou outros que possam dar utilidade a tantos materiais "condenados" ao depósito do lixo.

J. Carlos

Valença do Minho | Reis Magos e Chuva de Rebuçados na Cavalgata Tui Valença


A Magia das Crianças na Festa dos Reis a 5 de Janeiro
    Os Reis Magos do Oriente chegam à Eurocidade Tui Valença, domingo, 5 de janeiro, numa  Cavalgata Real recheada de magia, 3,5 Kms de extensão e 1500 Kgs de rebuçados.
”Chuva de Rebuçados”
    A magia da Cavalgata é o delírio dos mais pequenotes que ao longo do percurso vão apanhando uma autêntica “chuva de rebuçados” oferecidos pelos Reis Magos. Mais de 1500 Kgs  de rebuçados, sem gluten e lactose, vão dar uma alegria especial a um fim de tarde e início de noite que promete ser único no ano, sobretudo, para as crianças.
Chegada dos Reis Magos
    Os Reis Magos chegam do Oriente, à Estação de Valença, por volta das 15h (PT). O Largo da Estação será o palco inicial da Cavalgata.
Onde Pode Ver
    A partida  será do Largo da Estação de Valença, às 16h (PT). Daqui a Cavalgata segue um percurso de 3,5 Kms que se desenvolve pela avenida do Colégio Português, Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira, avenida de Espanha e  atravessa a Ponte Internacional, por volta das 17h (PT). Já em Tui o percurso prosseguirá pela avenida de Portugal, rua Martínez Padín, Augusto González e terminará no Passeio da Corredoira (18h), com a Receção dos Reis Magos aos pequenotes até às 20h (PT).
Cavalgata com Carros Alegóricos
    As três carroças alegóricas, magnificamente adornadas, dignas de levar suas majestades os Reis Magos vão sobressair numa cavalgata que contará, ainda, com carros alegóricos de várias instituições de Tui e Valença.  Como manda a tradição a Cavalgata abrirá com a Rondalla do Centro Cultural O Mosteiro de Pexegueiro. No total serão 150 os figurantes que darão corpo à décima Cavalgata Internacional de Reis da Eurocidade Tui Valença.
10 Anos de Magia
    Este ano a Cavalgata Internacional de Reis celebra 10 anos a espalhar magia pelas ruas de Valença e Tui, um marco nesta genuína manifestação cultural raiana que em 2010 ganhou um cunho internacional.

PSD é contra o anunciado aumento do preço da água em Figueiró dos vinhos

ÁGUA VAI AUMENTAR | o PSD é contra o anunciado aumento da água que penaliza os cidadãos do concelho.

Sabemos que há quem não se preocupe com estas coisas e esteja resignado, mas nós não. 

Posição do PSD 
Tivemos conhecimento através da comunicação social que o preço da água vai aumentar no concelho de Figueiró dos Vinhos.
A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte, que agrega 11 municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, um dos quais é Figueiró dos Vinhos, prepara-se para aumentar o preço da água em cerca de 10% no início de 2020.
Perante estas notícias queremos lembrar o que sempre dissemos relativamente à Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte, nomeadamente na Assembleia e nas reuniões de câmara de 28 de fevereiro e 26 de setembro de 2018 e citamos: “ Para o PSD a implementação de uma qualquer estrutura tarifária terá de ser sempre adequada à realidade económica e social do Município de Figueiró dos Vinhos, porquanto o seu preço terá de ser contido em princípios de justiça, equidade e solidariedade social.”
Em coerência com o que sempre defendemos, independentemente de se manter algum tarifário social, não acompanhamos este aumento que penaliza os Figueiroenses e as famílias.
Numa altura em que o concelho de Figueiró dos Vinhos tem o pior poder de compra do distrito de Leiria, está cada vez mais desertificado, sem emprego e sem gente e vemos com grande preocupação o aumento das tarifas em cerca de 10%. Seria importante o Sr. Presidente esclarecer este órgão autárquico sobre o valor exato, dado que este será um valor médio, do aumento para os contribuintes do nosso concelho.
Quando já se sabe que o governo vai aumentar a carga fiscal em 2020 por via de um orçamento miserabilista e pouco ambicioso, constatamos que territórios e populações com um serviço deficitário, deprimidas económica e socialmente, sejam ainda penalizadas de uma outra forma, em vez de terem medidas de diferenciação positivas.

Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Encerramento da área da distribuição postal dos CTT em Figueiró dos Vinhos

CTT ENCERRA DISTRIBUIÇÃO POSTAL EM FIGUEIRÓ | está à vista de todos que a câmara municipal PS não é capaz de captar novas empresas que criem emprego e agora já nem consegue segurar o que há. 
Sabemos que há quem não se preocupe com estas coisas e esteja resignado, mas nós não.
Os Correios apesar de se constituírem um negócio, desde que foram privatizados por força de um Memorando de Entendimento negociado com a Troika são, também, um instrumento insubstituível para a coesão social, económica e territorial.
Foi, pois, com grande preocupação que ouvimos notícias do encerramento da área da distribuição postal dos CTT em Figueiró dos Vinhos. A concretizar-se será mais um serviço público que encerra no nosso concelho.
O PSD solidariza-se com os funcionários abrangidos pelo encerramento, acompanha o desconforto sentido pela população em geral e estará com todos e em todas as lutas que vierem a ser travadas com o objetivo de impedir este encerramento.
Encerramento que a concretizar-se não serve os interesses dos trabalhadores e não serve os interesses da população. Desde logo, porque aprofunda a desertificação dos serviços públicos num território que tem vindo a perder poder de compra, população e emprego. Depois, porque agrava, também, os problemas e as assimetrias territoriais começando a ser uma marca de esvaziamento dos serviços públicos prestados às populações, acentuando-se o isolamento das zonas mais afastadas dos grandes centros urbanos.
O encerramento a concretizar-se, a par de outros estabelecimentos que vão fechando um pouco por todo o lado, deve ser rejeitado em nome da defesa das populações, em defesa do território e em defesa do direito ao acesso de proximidade aos serviços públicos.
Perante estas notícias o silêncio do executivo municipal PS é ensurdecedor. Em vez de lutar, mobilizar, envolver e apresentar soluções para a manutenção do serviço parece estar resignado e acomodado. Numa situação destas exigia-se mais. Exigia-se, desde logo uma pro-atividade que não se resigne, que se oponha, que dialogue e que apresente soluções e alternativas de ponderada concertação com a empresa, tendo em vista a serem asseguradas, localmente, a continuidade, a qualidade e a acessibilidade dos serviços CTT como temos tido até agora.
O desinvestimento da empresa no concelho e a deslocalização de um serviço público aqui instalado pode antecipar o desaparecimento, a curto prazo, de um outro ou todo e qualquer serviço dos CTT neste território.
A natureza privada desta empresa não reduzirá a nossa determinação daí que o Partido Social Democrata não se resigna, nem aceita, assim e sem mais, este encerramento e vai enviar a sua posição aos CTT e ao governo recusando que Figueiró dos Vinhos seja mais um na “paisagem” de um interior cada vez mais pobre, desertificado e abandonado.

Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Operação Natal termina com menos mortos e feridos, mas com mais acidentes

Operação Natal termina com menos mortos e feridos, mas com mais acidentes

As autoridades policiais registaram 11 mortos, dos quais nove nas estradas do continente, devido a acidentes rodoviários, número que aumentou devido ao mau tempo, entre 18 e 25 de dezembro.

Segundo os dados divulgados hoje em conferência de imprensa conjunta da GNR, PSP e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) morreram nove pessoas nas estradas do continente, representando um decréscimo de 57% em relação ao ano passado (21 óbitos).

As duas vítimas mortais que ocorreram nos Açores e na Madeira não entram na estatística da ANSR.

Também o número de feridos graves e ligeiros diminuiu na operação Natal 2019, apesar de se terem registado mais acidentes, o que mereceu um elogio ao comportamento dos condutores por parte do presidente da ANSR, Rui Ribeiro.

“O decréscimo das vítimas mostra um comportamento responsável por parte dos condutores e esperamos que se mantenham assim até ao final da Operação, a 05 de janeiro, permitindo que os números continuem a descer”, afirmou.

Nos oito dias da operação Natal de combate à sinistralidade, as autoridades policiais registaram 3.521 acidentes rodoviários (mais 334 do que o ano passado), 39 feridos graves, contra 46 em igual período de 2018, e 841 feridos leves, contra 1.038 registados há um ano.

As autoridades realizaram 240.220 ações de fiscalização, incluindo radares e 32.902 testes de álcool, pelos quais foram detetadas 575 infrações (1,8%) e 205 detenções devido à taxa crime de álcool no sangue.

A nível nacional, nestas 240.220 fiscalizações registaram-se 23.887 infrações e 331 detenções de condutores, dado que incluiu as 205 por excesso de álcool.

Foram igualmente detetados mais de 15 mil excessos de velocidade, 370 por excesso de álcool e 390 infrações pelo uso de telemóvel.

Na zona de ação da GNR, segundo o coronel Paulo Gomes, foram detetados 2.190 acidentes, que provocaram sete mortos e 30 feridos graves.

Contudo, indicou, os acidentes mais graves estão relacionados com o mau tempo e não com a deslocação das famílias para a celebração do Natal.

Na área da PSP, segundo o intendente Nuno Carocha, foram registados 1.504 acidentes, a maioria dos quais por excesso de velocidade, por desrespeito das regras da prioridade e pelo uso do telemóvel.

Esses acidentes provocaram quatro mortos, 421 feridos, dos quais 14 graves.

A operação “Natal e Ano Novo”, que termina a 05 de janeiro, conta com cerca de 19 mil elementos da PSP e da GNR que vão continuar a fiscalizar e patrulhar as estradas portuguesas até ao Ano Novo com o objetivo de diminuir a sinistralidade rodoviária.

NDC

Animação de Natal prossegue este fim de semana em Cantanhede

Em Cantanhede, a animação de Natal prossegue com o desenvolvimento do programa organizado pela Câmara Municipal, no âmbito de uma parceria que envolve a AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, as Juntas de Freguesia e várias entidades de carácter sociocultural.
Na Praça Marquês de Marialva continuam as atrações, designadamente o carrossel, que proporciona às crianças viagens gratuitas, e as atividades em duas tendas montadas para o efeito, uma delas com ateliês variados para os mais novos, outra com o Mercadinho de Natal, onde até dia 29 de Dezembro estarão à venda produtos agrícolas locais e artesanato elaborado por artesãos do concelho. Nesse espaço realizam-se também diversas atividades orientadas para crianças e outros públicos, designadamente sessões de leitura de contos, projeções de filmes de Natal, bem como ateliês decorativos e de doces e bolachinhas de Natal, entre outros. No sábado, haverá animação musical com os Gaiteiros Rainha Santa (10h30), Cantemus - Coro Infantojuvenil do Município de Cantanhede (15h30) e Coro Infantojuvenil de São Caetano (16h30), enquanto no domingo atuarão a Meia Tuna da Pocariça (15h30) e a Ganda Tuna da Tocha (16h30).
Mas a animação de Natal promovida pelo Município de Cantanhede não se resume à cidade, pois contempla também uma vertente de descentralização, que tem vindo a ser desenvolvida desde o início do mês, com eventos culturais alusivos à quadra nas freguesias. É esse o caso do programa Bandas em Concerto de Natal, que regressa este sábado com as atuações da Phylarmonica Ançanense, no Pavilhão do Bolho (União das Freguesias de Sepins e Bolho), da Filarmónica de Covões, no Salão Paroquial do Corticeiro de Cima, bem como da Filarmónica Marialva de Cantanhede, no Salão da Junta de Freguesia de Cadima. Todos agendados para as 21h30, os concertos dão sequência à atuação espetáculo de abertura realizado pela Associação Musical da Pocariça na Sede da Associação de Moradores da Caniceira.
Igualmente no sábado, às 10h30, haverá no auditório do Museu da Pedra um Concerto para Bebés, este sujeito a inscrição prévia até às 17h do dia 27 de Dezembro, através do telefone 231423730 (Museu da Pedra) ou do email dcdt@cm-cantanhede.pt. “Brilha! Brilha!”, assim se designa o espetáculo pedagógico que será desenvolvido pela Caixinha de Música, agrupamento musical constituído por cinco músicos (dois clarinetes, um bombardino, um flugelhorn e percussão) que exploram diversos ambientes sonoros, tendo por base temas natalícios com interpretação específica para recém-nascidos.
No âmbito da programação natalícia dos próximos dias estão agendados para domingo, 29 de Dezembro, o concerto de Natal da Freguesia de S. Caetano, pelo Coral Caetanense, na Igreja Paroquial e o concerto de Natal da Filarmónica de Covões, no seu auditório, ambos às 16h00; na terça-feira, 31 de Dezembro, a Phylarmonica Ançanense realiza o tradicional Te Deum na Igreja Paroquial de Ançã, às 19h00.


DETIDO POR ROUBAR CABEÇA NO CEMITÉRIO DE SANTO ANDRÉ

A informação foi confirmada à rádio Vagos FM pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo André de Vagos, Amílcar Raimundo, que referiu o facto do crime ter ocorrido na noite de Natal, de 24 para 25 de dezembro, pelas 2h40.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem, do Seixo de Mira, pelo presumível roubo de uma cabeça do cemitério de Santo André de Vagos. O crime terá ocorrido na noite de Natal, de 24 para 25 de dezembro, pelas 2h40. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, Amílcar Raimundo, o homem terá sido visto a sair do cemitério com “um saco preto na mão, suspeito”. O autarca contou que a testemunha, um jovem residente na Quintã, “esperou que ele passasse, mas o homem largou o saco e fugiu”.
Amílcar Raimundo foi de imediato chamado ao local e deu o alerta à GNR, que à chegada confirmou que no interior do saco estava uma cabeça de uma pessoa que tinha sido roubada do cemitério.
O presumível autor do furto foi, de imediato, detido uma vez que estava escondido num antigo armazém de materiais de construção. Segundo o presidente da Junta de Freguesia, quando confrontado com o motivo do roubo, o homem terá alegado ter “visões e ver coisas que mais ninguém vê”.
Recorde-se que este já não é o primeiro furto que ocorre no cemitério de Santo André. Recentemente, terão sido roubados dois corpos do mesmo local.
Perante as ocorrências, Amílcar Raimundo revelou que os portões do cemitério irão passar a fechar de forma automática e serão colocadas câmaras de vigilância.

Religião | Os Reis Magos e a Estrela de Belém

Quem foram os santos reis magos? A providencial e esplendorosa estrela foi um novo astro vindo do Oriente? Ou seria um anjo para anunciar a vinda do Rei dos Judeus, o Messias Redentor de todos os homens?
  • Tradução, resumo e adaptações: Renato Murta de Vasconcelos*
  • Fonte: Revista Catolicismo, Nº 828, Dezembro/2019
Os varões privilegiados, conhecidos pela Cristandade como Três Reis Magos, foram escolhidos para estar entre os primeiros — depois de Nossa Senhora, São José e os pastores — a adorar o Divino Infante na gruta de Belém. Quem foram eles? E o que foi propriamente a radiosa estrela que os conduziu pelas áridas montanhas da Judéia, para se colocarem junto ao Salvador?
Cornélio a Lapide (1567-1637) no-lo explica em seus comentários sobre o trecho do Evangelho de São Mateus onde o episódio é narrado: Tendo, pois, nascido Jesus em Belém de Judá, nos dias do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, dizendo: ‘Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Porque nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’”(Mt 21, 12).
Nasceu Jesus em Belém de Judá, nos dias do rei Herodes
Judá significa aqui a tribo de Judá, à qual a tribo de Benjamim aderiu após o cisma das dez tribos, provocado pelo rei Jeroboão. Essas duas tribos formaram o reino de Judá. São Mateus acrescenta a referência a Judá para distinguir Belém da cidade de mesmo nome situada na tribo de Zebulão, na Galileia (cf. Josué, 19, 15). Assim também comenta São Jerônimo.

Este Herodes, aqui citado por São Mateus, era o Antipas, filho de Herodes o Grande, idumeu de raça, que o Senado estabeleceu, por recomendação de Antônio, como primeiro rei da Judéia conquistada pelos romanos (cf. Flávio Josefo, livro 14, Ant. cap. 18). São Mateus faz menção a Herodes para deixar claro que o cetro fora transferido de Judá para um alienígena, como o era Herodes. Portanto havia chegado o tempo do Messias ou Cristo, pois o patriarca Jacó havia predito que esse deveria ser o sinal de seu advento (Gen. 49, 10). Assim comentam São João Crisóstomo e Teofilato. Herodes, o Grande, ciente dessa profecia, aplicou o oráculo a si mesmo para fortalecer seu reino. Queria ser aceito como Messias, e por isso construiu um templo magnífico para os judeus e o dedicou no aniversário do dia em que iniciou seu reinado (Cf. Josefo, livro 15, Ant. c. 14 e livro 20, c. 8).
Herodes Antipas foi quem mandou decapitar São João Batista e revestiu Nosso Senhor com a túnica branca e zombou d’Ele em sua paixão. Seu filho, Herodes Agripa, matou São Tiago, irmão de São João, e morreu ferido por um anjo. E o filho deste Agripa foi Herodes Agripa II, diante de quem pleiteou São Paulo quando prisioneiro (Atos 25, 23).
Magos vieram do Oriente a Jerusalém
Adoração dos Reis – José Juárez
(1617-1661). Museu Nacional de Arte, México.
A palavra magos era comum entre os persas, donde a tradução persa de São Mateus trazer aqui magusan — magos ou sábios, astrólogos ou filósofos. A palavra parece derivar do hebraico, oriunda do radical haga, meditar; daí magim, aqueles que meditam. Com efeito, a meditação é a chave da sabedoria, como diz Ptolomeu. Portanto, aqueles que meditam são ou se tornam sábios. De acordo com São Jerônimo, os caldeus chamavam seus filósofos de magos, seguindo os hebreus. Daí os árabes, sírios, persas, etíopes e outros orientais — cujas línguas são derivadas do hebraico, ou a ele semelhantes — chamarem seus sábios e astrólogos de magos, segundo asseveram Plinio e Tertuliano.
A expressão correspondente em grego (α̉πό α̉νατολών) significa das partes orientais, indicando que esses Magos vieram de várias regiões ou províncias do leste. A opinião comum dos fiéis é que eles eram reis, régulos ou príncipes. Esta crença é claramente defendida por São Cipriano, São Basílio, São Crisóstomo, São Jerônimo, Santo Hilário, Santo Isidoro, São Beda e Tertuliano, todos citados por Maldonado, Barônio e Barradio. No entanto, São Mateus não os chama de reis, e sim de magos, porque coube a eles reconhecer Cristo por meio da estrela. Daí também que eles sejam chamados de reis de Tarsis e Reis da Arábia e de Sabá (Salmo 71, 10).
Como afirma São Leão, os Magos pensavam que o rei dos judeus deveria ser procurado em Jerusalém, pois na cidade real estavam os sumos sacerdotes, escribas e doutores da lei, os quais, pelos oráculos proféticos, provavelmente sabiam onde e quando Cristo deveria nascer. E de fato eles informaram que o Messias nasceria em Belém. Os Magos, embora tivessem a orientação da estrela, prudentemente desejavam consultar também os intérpretes vivos da vontade de Deus. E foi assim que a estrela se retirou por um tempo, como que obrigando-os a procurar os escribas. Pois é vontade de Deus que os homens sejam ensinados a encontrar o caminho da salvação por meio dos homens e doutores que Ele próprio indica.
O número de Magos
Adoração dos Reis Magos
 (iluminura) – Georges Trubert (1469-1508).
Seriam três, de acordo com as três espécies de presentes que ofereciam: ouro, incenso e mirra (Santo Agostinho, Serm. 29 e 33, de tempore). A tradição piedosa dos fiéis favorece a mesma opinião, e a Igreja a introduz no ofício da Epifania. São Beda, no início de sua Collectanea, assim os nomeia e descreve: “O primeiro foi Melchior, ancião de cabelos grisalhos, barba longa e abundante, que ofereceu ouro ao Rei Senhor. O segundo foi Gaspar, jovem, imberbe e rubicundo, que honrou a Deus pelo incenso, uma oblação digna da divindade. E o terceiro Baltasar, de pele escura e barba cerrada, que pela mirra significou que o Filho do Homem deveria morrer para a salvação dos homens”.
Os magos foram homenagear o rei dos judeus que acabara de nascer
É preciso ressaltar a fé e a grandeza da alma dos Magos, que em uma cidade real procuravam outro rei, em vez do monarca reinante, sem temer a ira e o poder de Herodes, porque confiavam em Deus.
É provável que alguns outros, além dos Magos, tenham visto a estrela. Pois, se ela era grande, brilhante e visível para eles, por que não o seria para outros? Deus quis que Cristo fosse conhecido por todo o mundo. Ainda assim, ninguém seguiu a estrela com os Magos, tanto por não lhe entenderem o mistério, quanto por causa dos cuidados mundanos. Aprendemos assim quão necessária é a graça poderosa e eficaz para buscar a Cristo. A respeito disso nos admoesta São João: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair” (Jo. 6, 44). O eclipse do sol, que ocorreu durante a Paixão de Cristo, foi visto em Atenas por São Dionísio Areopagita, e ele se converteu posteriormente ao saber que o eclipse fora no mesmo dia e hora da crucifixão de Nosso Senhor.
O autor da Obra imperfeita sobre São Mateus, citado por São João Crisóstomo, afirma que, depois da Ressurreição de Cristo, o Apóstolo São Tomé foi ao país desses Magos, batizou-os e os associou à obra da pregação do Evangelho. Não poucos exegetas afirmam que esses Magos, enquanto pregavam a Cristo, foram mortos pelos idólatras e ganharam a coroa do martírio. Eles se ofereceram a si mesmos em holocausto a Cristo, como ouro, incenso e mirra. Em sua Crônica, L. Dexter diz que “na Arábia Feliz, na cidade de Sessânia, ocorreu o martírio dos três santos Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltasar”. De Sessânia seus restos sagrados foram trazidos para Constantinopla, de lá para Milão, e de Milão para Colônia, onde são venerados por grande concurso de fiéis.
A estrela que era do Rei dos judeus
A estrela era do Rei dos judeus, isto é, de Cristo ou Messias recém-nascido. Parece que daí essa estrela estendeu seus raios com maior comprimento e brilho na direção de Judéia — da mesma maneira que os cometas alongam suas caudas em direção a tal ou tal país — para que os magos entendessem que deveriam ir em direção da Judéia, onde o Messias nasceria. Sabiamente diz São Gregório: “Todos os elementos testemunharam que seu Criador havia chegado. Os céus O reconheceram como Deus, e assim enviaram sua estrela. O mar O reconheceu, sentindo-O andar sobre suas ondas. Quando de sua morte, a Terra O reconheceu pelos terremotos. O sol O reconheceu ocultando seus raios. E também as rochas e as pedras ao se romperem. O inferno O reconheceu, ejetando os mortos que continha. Contudo, Aquele a quem os elementos inanimados sentiram ser o Senhor não foi reconhecido como Deus pelos corações dos judeus incrédulos” (Hom. 10).

Os Magos, ao verem a estrela, souberam que Cristo havia nascido
Balaão havia profetizado a respeito: “Nascerá uma estrela de Jacó” (Num. 24, 17). Mas os Magos eram sucessores de Balaão, e também sabiam por meio da Sibila que essa estrela era precursora de Cristo. Essa é a opinião de São Basílio, São Jerônimo, Orígenes, São Leão, Eusébio, Próspero, São Cipriano, Procópio e outros. Donde Suetônio (De vita Caesarum, Vespasianus) e Cícero (lib. 2, de Divinat., e Orosio, lib. 6, c. 6) dizerem que era então uma crença geral que um rei surgiria da Judéia e teria um domínio universal.
Provavelmente por um instinto e uma revelação divina, inspirados por um dom celestial, “eles ouviram uma língua do céu dizer-lhes que Cristo nascera na Judéia. E assim seguiram a estrela até Belém e o berço de Cristo” (Santo Agostinho, Serm. 2 de Epiph.). Com efeito, o brilho e a majestade da estrela de tal modo eram grandes, que os Magos entenderam que ela pressagiava algo divino, isto é, a vinda de Deus encarnado, como lhes inspirou o Espírito Santo.
O semblante divino de Cristo menino lançava um raio de luz celestial que iluminava os olhos, mas sobretudo a mente dos Magos, de modo que eles percebessem que aquele recém-nascido não era um mero homem, mas o Deus verdadeiro. Pois, como diz São Jerônimo comentando o nono capítulo de São Mateus: “O esplendor e a majestade da divindade oculta, que brilhava mesmo em seu rosto humano, foram capazes de atrair imediatamente aqueles que O contemplavam”.
A estrela de Belém seria um novo astro? Um anjo?
Nada mais apropriado do que uma estrela para conduzir os três Reis Magos a Cristo, o Rei dos reis, pois uma estrela tem a aparência de uma coroa real, com seus raios resplandecentes. Portanto, uma estrela é um emblema de um rei e de um reino, donde Deus prometer a Abraão: “Olha para o céu; e conta, se podes, as estrelas”. Depois acrescentou: “Assim será a tua descendência” (Gen. 15, 5). Aqui Deus designou os reis de Israel e Judá que deveriam brotar de Abraão, mas especialmente a Cristo Rei. Por isso Deus diz a Abraão explicitamente: “E de ti sairão Reis” (Gen. 17, 6). Assim diz São Fulgêncio: “Quem é esse Rei dos judeus? Pobre e rico, humilde e exaltado, carregado como um recém-nascido e adorado como um Deus; pequeno na manjedoura, imenso no céu, indigente entre panos, precioso entre as estrelas” (Serm. in Epiph. 5).

Pode-se perguntar de que tipo e quão grande foi essa estrela. Era da mesma natureza das demais? Ou era peculiar e diversa delas? O autor de De mirabil. S. Script. sustenta que essa estrela era o Espírito Santo, que desceu sobre Cristo como uma pomba, e por meio de uma estrela guiou os Magos (livro 3, c. 40). Orígenes, Teofilato, São Crisóstomo e Maldonado pensam que se tratava de um anjo; porque, de fato, um anjo era motor e, por assim dizer, condutor da estrela. Outros defendem que era um astro real semelhante ao que apareceu na Constelação de Cassiopeia no ano de 1572 d.C. Ainda outros pensam que era um cometa. Mas eu respondo que era uma estrela nova e desconhecida, inteiramente diferente de outras estrelas, formada pelos anjos para arrebatar a admiração dos Magos e levá-los à certeza do presságio de algo novo e divino.
Era superior às outras estrelas em nove privilégios e portentos:
1. Quanto à sua criação, esta estrela superou todas as demais, que foram produzidas no quarto dia da Criação (Gen. 1, 14), enquanto aquela foi produzida na própria noite da Natividade de Cristo. Era, portanto, uma nova estrela, nunca vista antes nem depois desse período. Assim comenta Santo Agostinho (liv. 2, Contra Faustum, c. 5).
2. Quanto à matéria, os anjos formaram-na a partir do ar condensado, infundindo-lhe seu esplendor.
3. Quanto ao local, as demais estrelas estão no firmamento, mas essa estava na atmosfera. E precedeu os três Reis Magos em sua viagem da Arábia à Judéia.
4. Quanto ao movimento, as estrelas se movem em círculos, mas essa de modo linear. Com efeito, ela procedeu em uma linha reta do Oriente para o Ocidente.
5. Quanto ao tempo, as estrelas brilham apenas à noite, e a luz do sol as obscurece durante o dia. Mas essa era claríssima, tanto de dia quando brilha o sol, quanto de noite.
6. Quanto à duração, as estrelas brilham continuamente, mas essa brilhou de modo temporário, apenas durante o período da viagem dos Magos, desaparecendo depois.
7. Quanto ao tamanho, as estrelas são maiores que a Terra e a Lua, mas essa foi menor. No entanto, parecia maior porque estava mais próxima da Terra. Assim como a Lua parece maior que as estrelas fixas, porque está mais próxima de nós, embora na realidade seja muito menor.
8. Quanto à mobilidade, essa estrela às vezes se escondia, como em Jerusalém, outras vezes se mostrava visível e era guia da viagem. Quando os Magos avançavam, ela avançava; quando descansavam, ela descansava. Por fim, pairou sobre a casa onde estava o Menino Jesus. Realizada sua missão, ela desapareceu. As outras estrelas não têm essa propriedade.
9. Quanto ao esplendor, ela superou todas as demais estrelas. Santo Inácio, que viveu pouco tempo depois de Cristo, assim escreveu em sua Epístola aos Efésios: “A estrela brilhou para superar em brilho tudo o que havia antes. Sua luz era indescritível e impressionou a todos que a viram”. E Prudêncio, em seu hino para a Epifania: “Aquela estrela que ultrapassa o sol em beleza e esplendor”. São João Crisóstomo diz a mesma coisa. Donde São Leão dizer no Sermão de Epiphania“Uma nova estrela apareceu na região do Oriente aos três Reis Magos. Era mais brilhante e mais bela que todas as outras estrelas. Atraiu para si os olhos e a mente dos que a contemplavam, de modo que se percebeu imediatamente que essa visão estranha não era sem propósito”.
Vimos sua estrela no Oriente
Suárez acrescenta que a estrela só brilhava durante o dia em locais próximos aos Reis Magos, mas estava mais alta durante a noite e era menos visível. Os Magos eram astrônomos, e foram chamados de modo muito adequado por uma estrela. Por isso mesmo sabiam que essa não era uma estrela comum, mas um prodígio que anunciava um acontecimento divino. Assim entenderam que havia nascido o Criador e Senhor das estrelas, a Quem todas as demais obedecem. Por isso a Igreja celebra com tanta solenidade a Festa da Epifania, na qual os Magos foram chamados a adorar Cristo, porque neles e por eles começou o chamado e a salvação dos gentios.
No sermão de Epiphania, diz São Leão: “Diletíssimos irmãos, reconheçamos nos Magos, que adoraram Cristo, as primícias de nossa vocação e de nossa fé. E com a alma exultante celebremos o início da bem-aventurada esperança, pois começamos a entrar na posse de nossa herança eterna”. E Santo Agostinho confirma: “Os Magos foram as primícias dos gentios, e nós somos o povo dos gentios. Isso nos foi anunciado pela língua dos apóstolos, mas aos Magos o foi pela estrela, como uma língua do céu. E os apóstolos, como outros céus, nos narraram a glória de Deus” (Serm. 2 de Epiph.).
______________
* Fonte: Cornelius a Lapide, Commentaria in Scripturam Sacram, in Matthaeum, Cap. II, Ludovicus Vives, Paris, 1860, vol. 15, pp. 70-78.
Cornélio a Lapide
Exegeta belga, nasceu em Bocholt, no Limburgo flamengo, no dia 18 de dezembro de 1567; morreu em Roma, a 12 de março de 1637. Estudou humanidades e filosofia nos colégios jesuítas de Maastricht e Colônia. Cursou teologia durante um semestre na Universidade de Douai, e depois, por quatro anos, em Louvain. Entrou para a Companhia de Jesus em 11 de junho de 1592. Após dois anos de noviciado, e mais um de teologia, foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1595. Ensinou filosofia durante seis meses, e em 1596 foi nomeado professor de Sagrada Escritura em Louvain; no ano seguinte, professor de hebraico. Vinte anos depois, na mesma qualidade de professor, seus superiores o enviaram a Roma, onde granjeou grande fama no exercício do magistério. Nos últimos anos de sua vida, devotou-se exclusivamente a terminar e corrigir seus famosos comentários.
ABIM

SANTA CRUZ DE "BRAÇOS ABERTOS” PARA A PASSAGEM DE ANO | CORREÇÃO

Santa Cruz está preparada para receber com entusiasmo a entrada em 2020.
A animação nesta estância balnear terá início no dia 27 de dezembro, sendo o programa municipal da Passagem de Ano na mesma o seguinte:

27 de dezembro | sexta-feira

22h00 | Dj Big G (Dali Bar)
22h00 | Dj’s Roleta Russa (Ar de Bar)

28 de dezembro | sábado 

22h00 | Dj Póvoa (Dali Bar)
22h00 | Dj Joana Rosa Mota (Ar de Bar)
22h00 | Música ao vivo com Dário Antunes (Nosotros Bistrô Bar)

29 de dezembro | domingo

22h00 | Dj Carito (Dali Bar)

30 de dezembro | segunda-feira

22h00 | Dj Carito (Dali Bar)

31 de dezembro | terça-feira

22h00 | Dj Carito e Dj Big G (Dali Bar)
22h00 | Dj Tuxa (Ar de Bar)
22h00 até às 2h00 | Banda Raska (Largo Jaime Batista da Costa)
00h00 | Espetáculo de fogo de artifício, com lançamento do miradouro da Praia Formosa
00h00 | Dj Fábio Passos (Nosotros Bistrô Bar - interior do estabelecimento e palco exterior no Páteo da Azenha)


A Câmara Municipal de Torres Vedras sugere a todos os que queiram fazer a sua Passagem de Ano em Santa Cruz que fiquem hospedados numa das unidades hoteleiras locais, que se deliciem nos muitos restaurantes da zona e descontraiam nos bares e nas discotecas da mesma.
Recorde-se que a praia de Santa Cruz, situada a cerca de 15 km de Torres Vedras, é (re)conhecida como eterna enamorada de poetas e terra do mais belo sol poente, distinguindo-se pela sua beleza natural, pelos seus extensos areais e pelo imponente Penedo do Guincho.
Os típicos toldos e varandinhas, a secular Azenha e a enigmática Torre, despertam a curiosidade de todos os que visitam esta estância balnear, outrora intitulada de “Biarritz portuguesa”.
A animação neste local prosseguirá durante todo o ano com o programa "Santa Cruz.365".

Cantanhedense é “Fotógrafo Europeu” do ano de 2019

Rui Costa Freire, fotógrafo natural de Cantanhede e fundador da Emotion Photography, foi nomeado fotógrafo europeu pela Federation of European Photographers (FEP).
A associação europeia de fotógrafos profissionais elege todos os anos fotógrafos de toda a Europa em várias categorias, uma delas a European Photographer (EP), que Rui Freire alcançou.
A notícia chegou ao Rui no dia 13 de Dezembro, através do presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem (APPImagem). Todos os fotógrafos que se candidatam às qualificações de EP têm as suas fotografias a serem avaliadas por três júris internacionais. Rui candidatou-se às qualificações de fotógrafo europeu com 12 fotografias que contam uma história: o dia de um casamento – área a que dedica o seu trabalho.

A próxima ambição de Rui é alcançar as qualificações seguintes da FEP, como a Qualified European Photographer (QEP).

Autoridades resgataram mais de 180 migrantes nas últimas horas junto à costa espanhola

Resultado de imagem para Autoridades resgataram mais de 180 migrantes nas últimas horas junto à costa espanhola
Mais de 180 migrantes foram resgatados pelas autoridades nas últimas horas quando tentavam alcançar a costa espanhola, havendo indicação de que a maioria já foi transferida para portos.
Um dos grupos, formado por 60 pessoas de origem subsaariana, incluindo três crianças pequenas, foi resgatado hoje de manhã na ilha de Alboran e transferido para a o porto de Motril (em Granada) a bordo da embarcação ‘Salvamar Hamal’.
De acordo com as informações recolhidas pela EFE junto de fontes do Salvamento Marítimo, este grupo chegou à ilha de Alboran na noite de Natal, tendo sido acolhido pelo destacamento da Marinha que ali se encontra instalado.
As mesmas fontes adiantaram que todos os migrantes se encontravam em bom estado de saúde.
Outras 60 pessoas de origem subsaariana chegaram na noite passada às ilhas Chafarinas, localizadas a cerca de 27 milhas náuticas de Melilla e a cerca de 1,73 milhas náuticas da costa de Marrocos.
O alerta para a embarcação onde seguiam estes migrantes chegou de madrugada ao Salvamento Marítimo de Melilla através de uma Organização Não Governamental (ONG). A EFE adianta que, também neste caso, as autoridades ativaram o protocolo de resgate, transferindo os migrantes para Melilla.
Hoje de manhã, os agentes do Serviço Marítimo da Guardia Civil transferiram para o porto de Motril 11 pessoas de origem magrebina, incluindo três menores, que foram resgatadas de uma embarcação que navegava perto da costa de Granada.
De acordo com fontes da Cruz Vermelha citadas pela EFE, todos os migrantes se encontravam bem de saúde, tendo sido encaminhados para a Polícia Nacional.
Um outro grupo de 11 migrantes foi igualmente resgatado durante a madrugada de hoje depois de o serviço de emergência (112) de Ceuta ter alertado as autoridades para uma embarcação à deriva nas águas do estreito de Gibraltar.
Um quinto resgate, realizado já durante a manhã de hoje, desta vez ao largo da Gran Canária, visou uma embarcação onde seguiam 22 pessoas, todas adultas, de origem magrebina e todas aparentando estar bem de saúde.
Neste caso, os migrantes foram transferidos para o porto de Arguinequím.
Lusa / Madremedia

“A preocupação, antes do mais.” Marcelo Rebelo de Sousa diz que este é um Natal de preocupação e esperança

Resultado de imagem para “A preocupação, antes do mais.” Marcelo Rebelo de Sousa diz que este é um Natal de preocupação e esperança
Marcelo Rebelo de Sousa lembra, na mensagem de Natal no 'Jornal de Notícias', que estas são festas marcadas pela preocupação, mas também pela esperança. Do mundo, à Europa, sempre de olhos postos em Portugal, o presidente da República deixa votos de boas festas.
Numa mensagem escrita no ‘Jornal de Notícias’, o presidente da República fala de “um Natal dividido entre a preocupação e sobretudo a esperança. A preocupação, antes do mais.” O chefe de Estado lembra que “continuam ou multiplicam-se, no Mundo, sinais que não são boa notícia nem para a paz, nem para o diálogo, nem para a convivência entre pessoas, povos, culturas e civilizações”.
As desigualdades, o clima, a guerra e a instabilidade política, social e económica “a provocaram mais migrações e mais refugiados”, escreve Marcelo Rebelo de Sousa no diário portuense. “Entretanto, a Europa inicia um novo ciclo político com alguns outros sinais que continuam a provocar apreensão”, afirma.
“Sinais como a situação mais ou menos crítica de certos sistemas políticos nacionais”, “o apagamento de lideranças convictas, claras e determinadas e a emergência de compassos de espera ou fragmentações internas as mais variadas”, “o adiamento de decisões importantes para os anos mais próximos em áreas essenciais, até pela influência em termos de crescimento e emprego sustentados e significativos”, diz Marcelo.
Nota, também em Portugal, sinais preocupantes, “embora num plano diferente”, “quanto à concentração do debate público em pontos específicos, mais formais do que substanciais, mais conjunturais do que estruturais, à sensação difusa de que o dia a dia deve prevalecer sobre os horizontes de médio e longo prazo na perceção social de muitos, à situação crítica da comunicação social, acicate de instabilidade, de preferência pelo imediatismo, de potenciação do efémero em detrimento do fundamental.”
“Tudo isto é preocupante. Por isso, falei num Natal de preocupação”, sintetiza o presidente.
Mas há esperança, essa que “permite mobilizar, mesmo quando a preocupação se manifesta”. “Esperança no Mundo. Porque continua a luta de um sem-número de organizações e de cidadãos pelos valores primeiros do personalismo e do humanismo, a começar pela dignidade da pessoa humana”.
Esperança “porque prossegue a saga dos que batalham pela paz, pela justiça, pelos direitos humanos, pelo Direito Internacional, pelo diálogo, a convergência, o entendimento”, “não pára a faina dos que pensam nas gerações futuras e não desistem perante a negação da evidência ou a frouxidão perante as alterações climáticas”.
Marcelo sublinha também a “esperança na Europa. Porque a saída do Reino Unido se fará com acordo e não como tantos defendiam sem ele”, mas também porque nas eleições europeias e em muitos sistemas políticos europeus se viu que ainda há espaço para reformar, mudar de vida, acelerar o passo, retirar argumentos aos antieuropeus ou assistémicos”; e porque “movimentos de ideias e sociais surgem ou se reforçam, pressionando outra iniciativa, outro ritmo, e, mais relevante do que isso, mais prioridade às pessoas, à sua participação, ao seu envolvimento numa Europa que se deixe de meras abstrações ou de torres de marfim”.
Por fim, esperança ainda em Portugal, “porque, entre nós, o bom senso, a experiência de muito passado e do que nele se viveu e o apelo de mais e melhor apontam para olhar mais alto e mais longe e cuidar de evitar injustiças, desigualdades, omissões, atrasos e displicências que criem o caldo para o enfraquecimento de pilares basilares de uma Democracia viva e de futuro”.
Lusa / Madremedia