sábado, 2 de abril de 2016

A CASA É SUA!

Situação crítica e aposta infeliz - Jornal O Guaíra
João António Pagliosa
Ao lermos Mateus, 20: 17 a 19, entendemos que Jesus estava pronto para viajar a Jerusalém, onde sabia que morreria a pior das mortes. Então ele chamou os seus discípulos à parte, e lhes falou que seria condenado pelos chefes dos sacerdotes, que seria entregue aos gentios para ser humilhado, torturado e crucificado, e que seria ressuscitado, ao terceiro dia.
Jesus sabia tudo o que lhe aconteceria nos dias vindouros. E ele não desistiu da cruz! Não desistiu por amor a mim e por amor a você!
Em Mateus, 27: 27 a 31, lemos que a tropa de soldados romanos, (era mais de trezentos homens), tirou a roupa de Jesus e o deixou nu. E o cobriram com um manto vermelho vivo, e uma coroa de espinhos pontiagudos foi trançada e colocada com força em sua cabeça. Um caniço foi colocado em sua mão direita.
Agora sim, zombavam os soldados, agora temos o proclamado rei dos judeus, devidamente trajado, com manto real, com a coroa e com o cetro ou cajado. E escarneciam de Jesus, e cuspiam nele e batiam sobre a coroa com o próprio caniço que arrebataram de sua mão, de sorte que os espinhos eram cravados fundos em sua cabeça, causando-lhe dor atroz.
Jesus, o rei dos reis, suportou tudo isso calado. E ele não desistiu da cruz!
Em Lucas, 4: 16, lemos que Jesus foi a sinagoga  para orar, no seu último sábado de vida aqui na terra. E ele fez a leitura da palavra, como era sua rotina. Jesus fez esta ação para mostrar que todos devem prestar suas obrigações, independente das circunstâncias, porque é importante vivermos nossas rotinas, nosso cotidiano, independente do que nos cerca.
Não podemos ficar paralisados por circunstâncias, e, meu prezado leitor, Deus que nos entregar o seu maná diário.  Talvez, neste exato momento, você esteja preocupado com o seu futuro, com o futuro das pessoas que você mais ama, entretanto, Deus conhece o seu coração e se confiar nele, não precisará se preocupar com mais nada. Absolutamente nada. Deus proverá!
Em Marcos 1: 1 a 11, dois discípulos de Jesus são encarregados de trazer-lhe um jumentinho. Ora, o dono do jumentinho, ao ser informado que seu animal iria servir ao Senhor Jesus, cede-o de imediato. Sem titubear!
Talvez isso lhe pareça pouco, mas naquela época um jumentinho valia muito, e esta passagem deve nos remeter àquelas ocasiões em que Deus nos pede alguma coisa, e nós simplesmente não cedemos. Algumas vezes, até fazemos de conta que o assunto não é conosco, não nos diz respeito.
Caros, o jumentinho que precisamos entregar ao Senhor pode ser resumido na frase: “Eu me rendo, Senhor”!
Talvez o seu jumentinho seja um sonho apenas seu, isto é, um sonho que Deus não compartilha, portanto, um sonho sem nenhum futuro, sem nenhuma chance de se tornar real. Eu próprio, vivi muitos sonhos assim.
Eles se desvaneceram no nada, na utopia do lugar nenhum!
E o jumentinho que carregou Jesus também teve seus momentos de glória e honra. Enquanto passava carregando Jesus, pelas ruas cheias de gente, a multidão aplaudia, e gritava, e posicionava tapetes à sua passagem. Que momento de júbilo para aquele jumentinho!
Então, quando Deus lhe pedir algo, entregue sem vacilar e nem titubear. Entregue porque Deus o honrará!
No Brasil, vivemos dias históricos. O momento é crítico e muitos temem pelo amanhã.
O tempo de aflição chega para muitos, mas nunca olvide que Deus é consigo. Vá até o fim em suas batalhas, não recue e honre a Deus com o seu comportamento, e com o seu comprometimento com Ele.
Não banalize ações que você precisa fazer com honra!
E se algo o incomoda e você não consegue resolver, simplesmente entregue nas mãos do Senhor. Há situações em que somos incompetentes mesmo!
E nós cristãos somos templos do Espírito Santo. Deus habita em nós, e é crucial, que brademos: “A casa é sua, Senhor! Mude as coisas de lugar; transforme o meu coração e a minha vida. Mexa com as minhas estruturas, óh, Pai! A casa é sua, Senhor. Pode entrar e permaneça aqui para todo o sempre. Permaneça sempre aqui comigo”!

Com meu carinho.

João Antonio Pagliosa

Curitiba, 29 de março de 2016.

VÍTIMAS DOS CAMPOS NAZIS RELATAM CANIBALISMO FEROZ EM NOVOS DOCUMENTOS


 
Libertação do Campo de Concentração Nazi de Berger-Belsen, em 17 de Abril de 1945.
“De noite, matava-se ou era-se morto”. Eis uma das angustiantes revelações que constam de documentos só agora tornados públicos, com relatos de sobreviventes dos campos de concentração nazis.
Estes registos foram divulgados pela primeira vez pelo Arquivo Nacional Britânico, no âmbito dos pedidos de ajuda financeira apresentados por vítimas do regime nazi, depois do fim da II Guerra Mundial.
Em 1964, a então República Federal Alemã acertou com o governo britânico o pagamento de um milhão de libras (que valeriam, hoje em dia, cerca de 17 milhões, isto é, mais de 21 milhões de euros) como compensação para as vítimas do regime Nazi e as suas famílias.
Entre 1964 e 1965, cerca de quatro mil pessoas candidataram-se à ajuda desse fundo, entre as quais Harold Le Druillenec, o único sobrevivente britânico do campo de concentração de Bergen-Belsen.
No seu pedido de ajuda financeira, este homem, que passou por três campos nazis, relata as atrocidades que viveu, incluindo relatos de canibalismo na luta pela sobrevivência.
“Sobrevivi a três campos de concentração por muita sorte e pela capacidade de viver fora da carcaça”, escreve este britânico que faleceu em 1985, aos 73 anos de idade, conforme cita o jornal inglês The Independent.
Ele conta que no Campo de Neuengamme, em Hamburgo, viveu ao lado de criminosos “endurecidos” e “trabalhava-se até à morte”, enquanto em Banter Weg, na mesma cidade alemã, “a tortura e os castigos eram a regra dia e noite”. “As formas de levar os presos à morte eram espancamento, afogamento, crucificação, enforcamento“, relata.
O pior de todos os campos por onde passou foi o de Berger-Belsen, onde diz que não havia comida, nem água, nem sequer possibilidade de dormir.
“A lei da selva reinava entre os prisioneiros; de noite, matava-se ou era-se morto; de dia, o canibalismo era feroz”, refere Harold Le Druillenec.
“Todo o meu tempo aqui era passado a levantar corpos mortos para as valas comuns simpaticamente escavadas para nós por trabalhadores exteriores, porque já não tínhamos força para esse tipo de trabalho”, relata, frisando que no campo imperava a ideia de que só havia uma saída dali, “pela chaminé” do crematório.
Depois de ter sido detido em Jersey, nas Ilhas britânicas do Canal, um dia antes do Dia D, em 1944, por não ter cooperado com as forças nazis, Harold Le Druillenec esteve preso nos campos de concentração durante 10 meses, tempo durante o qual perdeu mais de metade do peso corporal.
Após ter sido libertado, em Abril de 1945, passou um ano a recuperar de disenteria, sarna, má-nutrição e septicemia e reclamava uma compensação financeira por causa de uma deficiência, que o limitava em cerca de 50%.
O seu pedido acabou por ser aceite e recebeu 1.835 libras (o equivalente a cerca de 30 mil libras, hoje em dia, cerca de 38 mil euros).
Das cerca de quatro mil pessoas que solicitaram compensações financeiras a este Fundo, apenas um quarto delas obteve apoio, conforme reporta a BBC. Muitos pedidos foram rejeitados porque se comprovou que o seu “aprisionamento não tinha sido ilegal”, enquanto outros não eram cidadãos britânicos, refere o canal.
SV, ZAP
Comentário: o homem tornou-se inimigo da sua própria natureza: racional. O que tem o homem de humano? Vomita-se ódio por onde quer que se vá, nunca se está em segurança, porque as cabeças dos ditos seres pensantes, racionais estão cheias de tudo menos do que devia.
Afinal para serve as religiões, as escolas bíblicas? ou outras do género? Que matéria se ensina às crianças? Ódio, mais ódio, sobre ódio, é este mundo que habitamos.
J. Carlos

MOVIMENTO PAQUISTANÊS LUTA PELO DIREITO DE MATAR IRMÃS E BATER NAS MULHERES


 

Paquistão
A aprovação de uma lei de protecção das mulheres contra a violência na província de Punjab, no Paquistão, está a despoletar uma violenta reacção de partidos políticos e religiosos que a consideram anti-islâmica.
Este movimento pela defesa dos valores ditos “tradicionais”, que determina, por exemplo, que os homens podem matar as irmãs, ou outras familiares, por crimes de desonra, ou bater nas mulheres, é denunciado pelo escritor paquistanês Mohammed Hanif, num artigo de opinião no The New York Times.
Ele reporta a reacção à aprovação de uma lei de protecção das mulheres contra a violência, na província de Punjab, que institui “medidas radicais”, como escreve com ironia, nomeadamente que “um marido não pode bater na esposa” e que se o fizer enfrentará acusações criminais e possivelmente a expulsão de casa.
A lei ainda determina a criação de uma linha telefónica para onde as mulheres podem reportar abusos e o uso de pulseira electrónica para os ofensores, em determinadas situações, bem como a impossibilidade de comprarem armas.
Uma “coligação de mais de 30 Partidos políticos e religiosos declarou a Lei anti-islâmica“, escreve Hanif, frisando que a consideram “uma ameaça” à família e que prometem fazer protestos por todo o país se o governo não recuar na sua aprovação.
Também o Conselho de Ideologia Islâmica designado pelo governo, e composto unicamente por homens que zelam pelo cumprimento da chamada Shariah, a Lei Islâmica, considera a lei “repugnante”, diz o escritor, sublinhando que este órgão teve como “última proclamação” a defesa do “direito de um homem casar com uma menor” e que tornou “impossível para as mulheres provarem uma violação”.
O movimento pela defesa da Shariah surge numa altura em que foram revelados dados que indicam que os crimes de desonra, praticados contra mulheres por familiares, aumentaram no ano passado, no Paquistão.
De acordo com o relatório da Comissão dos Direitos Humanos do país, citado pela BBC, em 2015, 1.100 mulheres foram mortas por crimes de desonra, 900 mulheres foram vítimas de violência sexual e quase 800 suicidaram-se ou tentaram fazê-lo.
A Comissão nota que há ainda, muitos crimes que ficam por reportar.
“As causas predominantes destas mortes, em 2015, foram disputas domésticas, alegadas relações ilícitas e o exercício do direito de escolha no casamento”, esclarece também o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, conforme cita a BBC.
SV, ZAP
Comentário: a noticia mais escabrosa que alguém pode ler. Assim está e vai este mundo enfermo de radicalismos, sem paz, sem amor, sem dialogo. Arrepiante: Matar as irmãs e bater nas mulheres, como se elas fossem a causa da loucura dos homens.
J. Carlos

VATICANO SUSPEITA QUE CARDEAL PAGOU APARTAMENTO DE LUXO COM DONATIVOS DE CRIANÇAS DOENTES

 

O Cardeal Tarcisio Bertone (à direita)
Há mais um escândalo a assombrar o Vaticano. Desta feita, por causa de obras de restauro, de quase meio milhão de euros, num apartamento habitado pelo Cardeal Tarcísio Bertone, havendo suspeitas de desvio de dinheiro de uma Fundação que apoia crianças doentes.
O caso já está a ser investigado pelos tribunais do Vaticano e, enquanto se elogia a rápida intervenção da Santa Sé, também surge o alerta de que se poderá estar a abrir uma verdadeira Caixa de Pandora, com implicações que podem chegar às mais altas figuras da Igreja.
A investigação centra-se no alegado uso de 422 mil euros dos fundos da Fundação do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, que visa apoiar crianças doentes, para a restauração do apartamento habitado pelo Cardeal Bertone, ex-Secretário de Estado do Vaticano, e que é propriedade do Governatorato do Vaticano.
Em jogo estão “crimes gravíssimos”, revela o jornal italiano Espresso, que divulga cartas comprometedoras para os envolvidos, nomeadamente para o Cardeal. A acusação dos juízes do Vaticano menciona “peculato, apropriação e uso ilícito de dinheiro“.
As obras terão custado 422 mil euros, um valor que não foi pago directamente à empresa que fez o restauro, a Castelli Re.
O dinheiro terá sido transferido para uma holding britânica com sede em Londres, a LG Concractor Ltd, que será controlada por um amigo pessoal do Cardeal Bertone, Gianantonio Bandera, que também é o proprietário da Castelli Re.
O Cardeal tem negado desconhecimento absoluto do envolvimento de qualquer verba da Fundação e até disse que pagou “300 mil euros” do seu bolso. Mas o Espresso divulga cartas que asseveram que ele estava a par do uso dos fundos do hospital pediátrico nas obras.
Numa dessas missivas, o ex-presidente do hospital, Giuseppe Profiti, oferece-se para pagar as obras do apartamento habitado pelo Cardeal, através da Fundação sem fins lucrativos dedicada ao apoio de crianças doentes, em troca de este acolher naquela habitação “encontros institucionais”.
Um dia depois, o Cardeal terá respondido à carta aceitando a oferta e enviando uma “lista de pedidos”, salienta o jornal italiano.
Bertone tinha reagido ao seu envolvimento no caso como “uma calúnia”.
“Paguei 300 mil euros do meu bolso, segundo as facturas que me mandou o Governatorato, proprietário do imóvel. Sobre os 200 mil da Fundação? Não vi nada. E excluo em absoluto ter dado quaisquer indicações à Fundação para algum pagamento”, disse o Cardeal.
Outra dúvida que surge, à luz das palavras de Bertone, é que ou está a mentir, mais uma vez, quando diz que pagou o valor, com o conluio de elementos do Governatorato, ou o construtorrecebeu 422 mil euros da Fundação, mais os 300 mil euros do Cardeal.
Na investigação aberta pelo Vaticano constam apenas os nomes de Giuseppe Profiti e do ex-tesoureiro do hospital, Massimo Spina.
Mas muito dificilmente o Cardeal Bertone sairá ileso do caso.
Por ser Cardeal, só poderá ser julgado pelo Tribunal de Cassação da Cidade do Vaticano e se isso vier a acontecer, será o primeiro caso da história da Santa Sé.
SV, ZAP

Hora de Fecho: Justiça rápida? Neste tribunal sim, acontece

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
PAÍS 
No Tribunal onde são julgados crimes com penas inferiores a cinco anos, a justiça quer-se feita num máximo de 20 dias. Fomos ver como funciona.
CONGRESSO DO PSD 
Da parte da tarde segue a discussão das moções temáticas, uma das intervenções foi de Bacelar Gouveia que falou de um "rumor": Cristas candidata em Lisboa pelo PSD e CDS.
CONGRESSO DO PSD 
O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD falou ao Observador sobre o primeiro discurso de Passos no congresso: “Para quem dizia que ele estava amargo, tivemos um Pedro Passos Coelho impositivo".
CONGRESSO DO PSD 
O presidente do PSD/Madeira faz uma declaração de independência depois de conhecer a acusação aos deputados. Em primeiro lugar vão defender a região. "Seria incompreensível se assim não fosse".
CONGRESSO DO PSD 
O líder da JSD, Simão Ribeiro, defende primárias e espera que elas ajudem a acabar com o caciquismo. JSD quer ainda financiamento dos partidos quase exclusivamente público.
FUTURO DA GRÉCIA 
Transcrição de uma teleconferência do FMI está a agitar a imprensa financeira. FMI fala em deixar a Grécia ficar sem dinheiro para forçar uma decisão por parte da Alemanha e para acelerar as reformas.
ANGOLA 
Jornalista Rafael Marques mostra uma morgue onde familiares lavam os próprios mortos ao ar livre e os funcionários não conseguem dar resposta ao elevado número de mortes. Veja o vídeo.
ANGOLA 
O Jornal de Angola aponta em "violações grosseiras e inaceitáveis" ao Governo e à Assembleia da República de Portugal, pelas posições sobre a condenação a pena de prisão de ativistas angolanos.
CDS-PP 
Ex-presidentes José Ribeiro e Castro e Manuel Monteiro dizem-se "chocados" com o 'chumbo', incluindo pela bancada democrata-cristã, dos votos de condenação ao que foi decidido para os ativistas.
ELEIÇÕES ESPANHA 2015 
Pablo Iglesias quer que os militantes e apoiantes do partido escolham o sentido de voto do Podemos numa próxima sessão de investidura. "Uma questão tão crucial deve ser decidida pelas pessoas", disse.
Opinião

João Marques de Almeida
Estou convencido que será a economia, e não as finanças públicas, a derrotar o governo. Nessa altura o PSD deverá mostrar aos eleitores que tem as políticas certas para o país regressar ao crescimento

André Azevedo Alves
Num cenário onde todos são sociais-democratas, não se prefigura uma alternativa não socialista de governação e Portugal deverá, infelizmente, continuar condenado a gerir bancarrota atrás de bancarrota

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A eutanásia não é um direito, mas a violação do mais irrenunciável dever jurídico e moral: o de respeitar a vida humana, que é digníssima desde o instante da concepção até ao momento da morte natural.

Rui Ramos
Lula e Trump têm isto em comum: ameaçam destruir dois dos mais influentes movimentos políticos das últimas décadas, o radicalismo brasileiro e o conservadorismo americano.

Paulo Ferreira
Durante décadas, comprámos apartamentos novos na periferia, com boxes para carros e elevadores com memória. Enquanto isso, lamentávamos a falta de gente a viver no centro e a degradação dos edifícios.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

HÁ 1.700 PORTUGUESES PRESOS PELO MUNDO FORA


 
Mais de 1.700 portugueses estavam detidos no estrangeiro, no ano passado, tendo sido deportados 413 cidadãos, principalmente do Canadá e do Reino Unido, revela o Relatório de Segurança Interna, RASI.
De acordo com os dados do RASI, entregue esta sexta-feira na Assembleia da República, 1.776 cidadãos portugueses estavam presos em países estrangeiros a 31 de dezembro de 2015.
Este valor, que representa um aumento de 118 casos relativamente a 2014, pode não refletir o número total, já que a informação diz apenas respeito aos detidos que se quiseram dar a conhecer aos serviços consulares.
Relativamente aos países, 580 portugueses estavam detidos em Espanha, 245 na França, 236 no Reino Unido e 167 no Brasil.
Por outro lado, há registo de 413 cidadãos portugueses que foram deportados dos países onde tinham sido detidos, a maior parte do Canadá (146) e do Reino Unido (106).
No caso dos 25 cidadãos deportados dos EUA, a maior parte provem da área de New Bedford, e o principal motivo teve a ver com a existência de antecedentes criminais, seguida da prática de crime de permanência ilegal.
Dos 25 expulsos dos Estados Unidos, dez foram deportados para a Região Autónoma dos Açores.
No que diz respeito ao Canadá, a maior parte dos 146 cidadãos expulsos eram oriundos da área de jurisdição do Consulado de Portugal em Toronto, sendo “essencialmente, naturais da Região Autónoma dos Açores”.
As principais razões para a expulsão prenderam-se com existência de antecedentes criminais e crime de permanência ilegal.
Em relação aos outros 242 portugueses expulsos, 106 vieram do Reino Unido, 62 de Espanha, 23 de França, nove da Holanda, oito da Bélgica, seis da Alemanha, quatro da Dinamarca, quatro do Luxemburgo e um do Chipre.
Houve também quatro do Equador, quatro do Peru, dois do Brasil, um da Argentina, um de Cabo Verde, um da Bolívia e um da Venezuela.
Segundo os dados do RASI 2015, a criminalidade geral aumentou 1,3 por cento, no ano passado, face a 2014, mas a criminalidade violenta e grave diminuiu 0,6 por cento.

PASSOS ATACA COSTA E DEIXA (COM MUITO AFECTO) RECADOS A MARCELO


 
Passos Coelho discursa no 36.º Congresso do PSD, em Espinho.
Passos Coelho entrou ao ataque, no discurso inaugural do 36.º Congresso do PSD, em Espinho, deixando o seu “afecto”, mas com recados, a Marcelo Rebelo de Sousa e acusando António Costa de “soberba” e de “arrogância”.
No primeiro dia do congresso social-democrata, o presidente do PSD atirou-se às políticas do governo PS e, em particular, ao primeiro-ministro António Costa, de quem disse que, “acossado, em vez de corrigir a sua actuação, actua com soberba”.

Desafio ao PS para o diálogo

No discurso desta sexta-feira, Passos acusou António Costa de “não se importar de impor riscos desnecessários aos portugueses e de constituir um mau exemplo para toda a sociedade”, por “ameaçar instituições independentes“, referindo-se ao conflito com o governador do Banco de Portugal, e por se envolver “em negociações privadas, de bancos privados”.
Do governo socialista disse que “acusa o toque” e “revela arrogância”, alertando para os repetidos avisos das agências quanto à economia portuguesa e atirando com a possibilidade de novo resgate.
Apesar dos ataques, Pedro Passos Coelho desafia o primeiro-ministro para o diálogo com o PSD no capítulo da reforma do sistema de pensões, manifestando o interesse do seu partido em proceder a essa reestruturação.
“Esperamos que o Governo também possa apresentar uma proposta estrutural e não venha dizer que não quer mexer no factor de sustentabilidade para depois beneficiar do aumento da idade da reforma, para os 66 anos e meses, a que se opôs”, nota o líder do PSD.
Passos desafia ainda o PS para a discussão do sistema eleitoral, numa altura em que “não temos eleições à vista”, conforme fez questão de sublinhar.
Da sua parte fica a garantia de que os sociais-democratas vão apresentar, no Parlamento, umaproposta para a redução do número de deputados de 230 para 189 e para garantir aos eleitores a possibilidade de escolherem o deputado em que votam.

Afecto para Marcelo, mas com recados pelo meio

Na sua intervenção, Passos não se esqueceu do Presidente da República, o social-democrata com quem mantém, desde há muito, uma relação tensa. Falando sempre em “Rebelo de Sousa”, começou por lhe deixar “com muito afecto, um abraço muito forte”.
Mas Passos não se esqueceu de deixar os seus recados a Marcelo, avisando-o de que a actuação do Presidente da República “não se confunde com o plano de intervenção do governo e não se pode confundir com o jogo partidário”.
Passos ainda alertou o Presidente de que o cargo exige “mais interesse pela estratégia nacional do que com a espuma dos dias”.

Avisos à oposição interna

Finalmente, Passos Coelho deixou avisos à oposição interna, numa altura em que se especula com vários potenciais candidatos à sua sucessão, nomeadamente Rui Rio e Morais Sarmento.
Notando que “insistem em que o partido se reinvente”, o recém-reeleito líder do Partido Social Democrata frisa que o PSD não é “uma maria-vai-com-as-outras”.
“Não arranjamos projectos para o futuro do país em função das conjunturas”, diz Passos Coelho.
SV, ZAP
Que se lixem as eleições!!!! Agora como é?

Recordar é viver… podem visionar o vídeo do 7º. Aniversário da ADASCA

Publicado em 14 de fev de 2014
ADASCA, Associação dos Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, comemorou o 7.º aniversário, na sua sede no Mercado de Santiago, a 8 de Fevereiro de 2014.
Entre os convivas estiveram presentes o Dr. Mário Chin, em representação da Tutela, a Dra. Lurdes Ventura, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, a Dra. Lúcia Borges, Directora do Serviço de Hemoterapia do Hospital de Aveiro, o Dr. Capão Filipe, Vereador da C. M. de Aveiro, o Sr. Fernando Marques, Presidente da Junta Glória/ Vera Cruz e o cantor João Claro.
Foram igualmente convidados os dadores de sangue e a comunidade aveirense.
O Presidente da Direcção, Joaquim Carlos, no seu discurso, apontou as metas mas também as dificuldades e, por vezes, as injustiças por que passa a Adasca, uma associação que está prestes a atingir os 3.500 dadores.
O bolo deu para todos e, aos brindes, desejou-se longa vida à Associação de Dadores de Sangue.

Até para o ano.
Humberto Rocha


ADASCA, Associação dos Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, organizou o seu 9º. Aniversário no dia 6 de Fevereiro do ano em curso, sobre o qual apenas foi feita uma Fotorreportagem.

O sujeito que aparece de barba crescida, é o tal que passa informação séria para os dadores de sangue incautos, pelo menos é acusado de o fazer, por quem devia cumprir tal missão. Porque não o faz?

J. Carlos

Comemorar o Dia Nacional do Dador de Sangue com o sentimento de decepção
http://aveiro123.blogspot.pt/2016/03/comemorar-o-dia-nacional-do-dador-de.html

Video da III Caminhada Solidária da ADASCA - Aveiro 2014


ADASCA, Associação dos Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, organizou a III Caminhada, no dia 15 de Junho de 2014. Participaram dadores de sangue e amigos e a comunidade aveirense, sempre acompanhados pelo Presidente da Direcção.

Por razões técnicas não é possível apresentar o vídeo da IV Caminhada do ano de 2015, esperamos poder fazê-lo em breve. Contudo, vamos dar início à organização da V Caminhada Solidária para que seja um sucesso, caso o tempo não se manifeste contra nós, a mesma irá decorrer no dia 18 de Junho, embora o Dia Mundial do Dador de Sangue se comemore a 14 de Junho por determinação da OMS.

Estamos a estudar a possibilidade de proceder a uma alteração no percurso. Quem nos pode enviar sugestões?

J. Carlos

Paga para ter conta no banco? Saiba como evitar ou baixar as comissões

DECO RESPONDE:

Ter uma conta bancária pode custar 100 euros por ano.


A maioria dos bancos portugueses cobra comissões de manutenção das contas bancárias. Só por ter conta à ordem aberta, o consumidor é obrigado a pagar uma comissão e, mesmo sem realizar qualquer operação, vê o saldo da sua conta a diminuir.

Os bancos cobram ainda outras comissões por produtos ou operações associadas a essa conta à ordem, como o cartão de débito ou as transferências interbancárias.

Em alguns casos, as despesas de manutenção são agravadas em contas com saldos médios mais baixos, penalizando os consumidores com menos recursos.

O que diz a lei portuguesa?

Em Outubro do ano passado, entrou em vigor uma lei que, de acordo com o entendimento da Deco, proíbe a cobrança de comissões sempre que o banco não associe a prestação de um serviço à despesa de manutenção.

Por essa razão, alguns bancos não cobram qualquer comissão ao consumidor que tenha apenas uma conta bancária.

O que pode (e deve) fazer o cliente?

O consumidor não tem de ser obrigado a contratar qualquer produto bancário para ter a sua conta à ordem livre de despesas, pelo que deve sempre exigir uma clarificação junto do seu banco.

Consulte-o e confirme todas as possibilidades existentes para não ter de pagar comissões bancárias. Domiciliar o ordenado é, muitas vezes, a solução apontada para ter a isenção dessas despesas.

Confirme também com o seu banco se reduz os valores cobrados em comissões de manutenção a quem tem saldos médios ou capital financeiro a partir de determinado limite. Se for possível cumprir esse requisito, pode exigir a isenção dessas despesas.

Outra alternativa pode passar pela mudança para uma “conta-pacote” ou para uma “conta-base”. Se os produtos ou serviços associados a estas contas forem do seu interesse e se o custo for inferior ao das contas tradicionais, pode ser uma boa opção para reduzir as comissões de manutenção.

Em resumo, para evitar surpresas desagradáveis no saldo da sua conta à ordem, informe-se e exija o cumprimento dos seus direitos.


Fonte: Deco

Colheita de Sangue Dia 7 Abril na PT Inovação em Aveiro


Dêem mais sentido à vida

A sessão de Colheitas de Sangue que vai decorrer no Dia 7 de Abril na PT Inovação em Aveiro, tem lugar no Auditório da dita empresa.

Os dadores do exterior interessados em comparecer devem identificar-se junto dos elementos da segurança à entrada, informando-os para o que vão, fazendo-se acompanhar do B.I. ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas. Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem á saúde.

Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, além dos Centros de Saúde (cuidados primários), já foi reposta nos hospitais públicos a partir do dia 31 de Março, através do Cartão Nacional do Dador de Sangue e da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador*posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
BLOG: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM http://aveiro123.blogspot.pt/

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
ONDE POSSO DOAR SANGUE EM 2016 EM AVEIRO?


6 guerras e conflitos iniciados com mentiras

Link to HypeScience



Posted: 01 Apr 2016 06:37 AM PDT
Guerras são horríveis, mas elas podem ser ainda piores quando não têm motivo nenhum além de uma farsa. Veja seis vezes em que mentiras iniciaram um conflito
 
Posted: 01 Apr 2016 05:48 AM PDT
Um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, confirmou a ligação entre o vírus Zika e dano cerebral fetal
 

Combate ao terrorismo: Rui Pereira defende revisão constitucional para acesso a metadados

O que falta no combate ao terrorismo é aplicar a lei. Rui Pereira, presidente do Observatório de Segurança e ex-ministro da Administração Interna, diz que não faltam leis penais, o problema em Portugal e no resto da Europa é que não se têm aplicado as medidas antiterroristas que foram aprovadas.
 
Imagem:24horasnews.com.br
Rui Pereira diz que a União Europeia não tem levado a sério a aplicação das leis antiterroristas aprovadas na sequência do 11 de Setembro em Nova Iorque e dos primeiros atentados em Paris. É fundamental que a atitude mude, defende, e propõe a criação de um tribunal internacional só para julgar os crimes de terrorismo.

Embora defenda que o mais importante deve ser aplicar a lei penal e não criar novas normas, o antigo-ministro da Administração Interna e director do SIS defende mudanças legislativas para permitir aos serviços de informações acederem aos chamados metadados: informação bancária, fiscal e tráfego na internet. É uma impossibilidade neste momento, porque o Tribunal Constitucional entende que se traduz numa ingerência no princípio da inviolabilidade das comunicações privadas.

Rui Pereira defende por isso que seja feita uma revisão constitucional. “Os serviços de informações, no mínimo, têm de aceder aos metadados. Os serviços portugueses são os únicos na Europa que não têm acesso a esses dados, e portanto, respeitando a decisão do Tribunal Constitucional, tem de se estudar uma solução para ultrapassar este problema”, defende.

O presidente do Observatório de Segurança defende que “a Constituição seja alterada, no sentido de permitir-se que os serviços de informações fizessem intercepções preventivas, excepcionalíssimas, para evitar atentados terroristas”.

Também o advogado penalista Paulo Sá e Cunha alinha na necessidade de uma revisão constitucional e sublinha que há em Portugal uma resistência anacrónica a dar mais poderes aos serviços de informações. “Os nossos serviços de informações estão limitadíssimos e há muitas idiossincrasias que temos de superar que não se pretendem sequer com uma diminuição dos direitos e garantias de defesa em processo penal, embora venham a limitar os direitos fundamentais dos cidadãos. Nisso temos tido uma resistência difícil de perceber, e, nos tempos que correm, diria até anacrónica”, aponta.

Já o advogado Carlos Pinto de Abreu, um penalista com grande intervenção na área dos direitos humanos, não vê qualquer necessidade de mudar a lei.

As secretas podem e devem, segundo Pinto de Abreu, coordenar-se melhor com o Ministério Público, o órgão que tem poderes de investigação criminal. “Para estas situações mais graves não há qualquer objecção a que os serviços de informação devam comunicar imediatamente com o Ministério Público, que se deva abrir imediatamente um processo. Os tempos de actuação são compatíveis se houver vontade e disponibilidade”, diz.

O debate sobre legislação e medidas antiterroristas decorreu no programa Em Nome da Lei, da Renascença, transmitido aos sábados depois do meio-dia.

O semanário “Expresso” avança, na edição deste sábado, que o autoproclamado Estado Islâmico, já não faz apenas recrutamentos através da internet. O jornal escreve que as autoridades portuguesas têm detectado acções de aliciamento por militantes da organização nas áreas da Grande Lisboa e zona Centro.


Fonte: rr.sapo.pt