quinta-feira, 15 de abril de 2021

Presidente da câmara de Vila Real de Santo António renuncia ao cargo após detenção


Conceição Cabrita tinha sido detida pela Polícia Judiciária na terça-feira.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Maria da Conceição Cabrita, renunciou ao cargo, anunciou esta quinta-feira a própria autarquia, depois de ter sido detida na terça-feira

Num comunicado publicado no site da própria câmara, pode ler-se que a saída acontece "na sequência da denominada «Operação Triângulo», levada a cabo pela Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul".

"Com vista a assegurar o normal funcionamento da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Presidente da Câmara Municipal, Maria da Conceição Cabrita, renunciou ao seu mandato com efeitos imediatos", pode ler-se também.

Quatro pessoas foram detidas na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder na intermediação de um negócio imobiliário em Monte Gordo, Vila Real de Santo António (Algarve), informou a PJ.

"No decurso desta operação, denominada Operação Triângulo, foram detidas quatro pessoas, uma delas titular de cargo político", é referido no comunicado na PJ.

Segundo a PJ, entre os detidos, todos com idades entre os 50 e aos 70 anos, "estão ainda um trabalhador da Administração Pública e dois empresários".

Em causa estão "factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder", havendo "suspeitas de atuação ilícita de titular de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, na praia de Monte Gordo", lê-se ainda no comunicado.

A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita (PSD), está entre os detidos.

De acordo com a PJ, foram realizadas "cerca de duas dezenas de buscas, designadamente domiciliárias, em estabelecimentos e escritórios de advogados", diligências que "tiveram lugar na região do Algarve, Lisboa, Leiria e Ourém".

Nas buscas às residências dos suspeitos, escritórios de advogados e numa instituição bancária "foram apreendidos vários documentos, objetos e matéria probatória que irá ser analisada", é acrescentado no comunicado.

A operação foi desencadeada pela diretoria do Sul da Polícia Judiciária, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora.

Contou ainda com a colaboração da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da Diretoria do Centro e do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária.

Entretanto, o DIAP Regional de Évora divulgou que, "além de outros atos que se suspeita terem sido de favorecimento a particulares em adjudicações de serviços, desvio de fundos do município e favorecimento pessoal (desde pelo menos 2018), está em investigação a alienação de terreno municipal a empresa de investimentos no ramo imobiliário, em troca de benefícios financeiros indevidos".

"Em causa estão, designadamente, crimes de corrupção passiva e ativa, prevaricação, peculato, abuso de poder, todos de titular de cargo político agravado e de crime de corrupção ativa", acrescenta o DIAP de Évora na sua página na internet.

Lusa

Imagem: Rádio Comercial

México | Las Herramientas Tecnológicas Que Salvaron El Teletrabajo Durante La Pandemia

 


por Yesica Flores

El WhatsApp, la herramienta salvavidas del mundo digital empresarial

Las consecuencias que el COVID-19 ha traído a todo el mundo no tienen precedentes y, quienes más lo resienten son los equipos de trabajo que han tenido que recurrir a la rápida implementación de herramientas tecnológicas para dar continuidad a la operación del negocio, y gestionar procesos de producción de forma remota, lo que constituye un gran reto para las empresas y sus trabajadores, en especial las Pymes que tienen un mayor desafío para subirse a la ola digital.

La transformación digital que se derivó de la pandemia tiene como principal objetivo modernizar los procesos para que los negocios puedan crecer y que nuestros empleados tengan mayor rendimiento. De acuerdo con el estudio de Liderazgo y Productividad 2020 presentado por la aceleradora de pequeñas empresas Wortev, que es realizado en colaboración con la Asociación de Emprendedores de México (ASEM) y la Red de Impacto LATAM, señala la forma en la que los líderes responden a los cambios laborales durante la pandemia y describe las principales herramientas tecnológicas para gestionar el trabajo a distancia.

Durante 2020, el WhatsApp se consolidó como la principal herramienta de comunicaciónseguido de las videollamadas que tuvieron un crecimiento del 53%. Mientras que el distanciamiento social ocasionó que las juntas semanales se redujeran de 56% a 38%, un 31% menos de 2019 a 2020.

Las herramientas de comunicación tradicionales como el correo electrónico, el uso de calendario, agenda y hoja de Excel, mantuvieron un nivel estable.  Cabe destacar que herramientas más sofisticadas de gestión como el CRM (16%) y  ERP (14%) continúan como las menos utilizadas por las empresas.

El estudio de Wortev, señaló que, a pesar de la situación que se vive alrededor del mundo en donde la mayoría de las empresas ya han adoptado herramientas digitales, aún son varios los emprendedores que no consideran relevante la transformación digital.

Denis Yris, director general de la aceleradora, subrayó la importancia que tiene la adopción de medidas actualmente que puedan repercutir también posteriormente: “Estemos preparados para enfrentar la nueva normalidad y para lo que pueda presentarse más adelante”.

* El estudio fue realizado durante marzo, arrojando un nivel de confianza del 95%, con un margen de error de ±5% respecto a un universo de 4,600,000 pymes en México. Las 10 principales industrias que participaron en el estudio pertenecen en  primer lugar al sector hospitalidad, restaurantes, alimentos y bebidas, en segundo lugar a tecnologías de la información y en tercer lugar a comercio y ventas.

México | Celebra Este Día Del Emprendimiento Haciendo Realidad Tus Ideas

 


por Yesica Flores

Estamos por celebrar el Día Mundial del Emprendimiento, fecha en la que festejamos la importancia y peso de la creatividad, el valor, la pasión y las ideas que impulsan a algunas personas a querer cambiar el mundo. Como cada año, durante estos días recordamos lo vital que resulta el emprendimiento y las MiPyMES para el desarrollo de los países, ya que éstas llegan a representar hasta el 52% del Producto Interno Bruto que se genera en México, con datos del INEGI. 

Ya sea debido al recorte masivo de personal en empresas, el cual arrasó con más de 14.2 millones de puestos de trabajo de acuerdo con el Estudio sobre la Demografía de los Negocios en 2020, el cierre de negocios aledaños o el deseo de ser un emprendedor para mejorar al mundo, miles de personas han optado por el emprendimiento como una de las opciones favoritas para encontrar nuevas formas de sustento, mayores responsabilidades y por qué no, volverse su propio jefe.

Celebrando el Día del Emprendimiento y buscando coadyuvar a la difícil situación laboral en el país, La Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días ha puesto a disposición del público en general una serie de recursos para ayudar a los nuevos emprendedores a mejorar y fortalecer sus ideas de negocio. A continuación te contamos cuáles son:

1. Cómo iniciar y hacer crecer mi negocio: Mediante este recurso, los futuros emprendedores aprenderán las primicias de los negocios mediante una serie de principios, valores, habilidades básicas y hábitos necesarios para hacer una idea realidad y convertirla en una empresa sólida y relevante.

2. Búsqueda acelerada de empleo: Capacitación que enseña todas las técnicas de cómo encontrar un empleo o llenar un espacio de trabajo de la mejor manera.

3.Buscar un mejor empleo: Enseña a desarrollar hábitos organizacionales, administrativos y habilidades en 90 días para estar mejor capacitado ante el reto de crear una nueva empresa.

4. Finanzas personales: Como sabemos, las finanzas son el centro y la estructura para que un negocio pueda empezar sus operaciones. El enfoque de este curso son temas de finanzas empresariales, presupuestos, salir de deudas y cómo manejar crisis económicas (lo cual resulta vital hoy en día).

Además ponen a disposición recursos de apoyo como:

1.English Connect: Este es un programa de aprendizaje que ayuda a las personas a fortalecer e iniciar sus conocimientos en inglés, al ser este el idioma principal alrededor del mundo y uno de los conectores de mayor uso con el comercio internacional.

2.Centros de mentoría y aprendizaje: Dichas mentorías cuentan con módulos de 15 lecciones, las cuales tienen una validez oficial y demuestran que una persona está capacitada para laborar en el área de interés.

● Diseño Gráfico para Negocios Nivel I

● Empresas Virtuales Nivel II

● Certificación de Ventas y Servicio al Cliente

● Mentoría

Es importante mencionar que estos recursos no tienen ningún costo y todas las personas, sin importar si son parte de la comunidad o no, pueden disponer de ellos para crear negocios más sólidos. Celebra este Día del Emprendimiento haciendo tu idea realidad, ayudando a generar oportunidades laborales, empresas más conscientes, mayores oportunidades de desarrollo en México y pasión por crear un mundo mejor.

França muito perto dos 100 mil mortos por Covid


Esta quinta-feira é o dia em que o número oficial de mortes por Covid-19 em França deve ultrapassar os 100 mil. Mesmo se o número de pacientes nos cuidados intensivos está em ligeira quebra, a pressão nos hospitais não dá sinais de acalmar.
Apesar do confinamento, os números de infeções e mortes diárias, tal como as taxas de ocupação das camas de cuidados intensivos, continuam altos no país. A data do desconfinamento é agora apontada como sendo em meados do próximo mês.

O presidente Emmanuel Macron visitou uma unidade de psiquiatria pediátrica para avaliar os efeitos da pandemia na saúde mental das crianças.

Entretanto, o processo de vacinação continua e a vacina da Johnson and Johnson vai ser distribuída em França, apesar de ter sido suspensa nos Estados Unidos. O porta-voz do governo, Gabriel Attal, diz que "a vacina foi autorizada pelas agências Europeia e Francesa e, por isso, vai ser administrada nas mesmas condições que a da AstraZeneca, ou seja, às pessoas com mais de 55 anos".

Bélgica
Em vários países da Europa, as restrições estão agora a ser aligeiradas... É o que se passa, po exemplo, na Bélgica, onde atravessar a fronteira para turismo ou outras deslocações não-essenciais volta a ser possível, o que não acontecia desde janeiro.

Grécia
O país vai também fazer com que seja mais fácil viajar. A partir da próxima semana, os viajantes da União Europeia e de cinco outros países, incluindo o Reino Unido, deixam de estar obrigados a fazer quarentena à chegada ao país, desde que tenham sido vacinados ou possam apresentar um teste negativo de Covid-19.

Países Baixos
E em Utrecht, nos Países Baixos, cinco cafés foram reabertos, como parte de uma experiência: "No início pareceu um pouco surreal ver as pessoas à nossa volta sem máscara. Quando nos sentamos, podemos tirar a máscara. No princípio ficamos a pensar se podemos mesmo, mas depois ficamos contentes por nos estarmos a aproximar do antigo normal", disse um jovem que participou.

Para esta experiência, houve mais de meio milhão de voluntários, mas só três mil tiveram a sorte de poder participar, sendo que para isso tiveram de apresentar um teste de Covid-19 negativo.

Ricardo Figueira / Euronews

Oliveira do Bairro: Cerca de 2.500 crianças testadas e zero casos COVID-19

 Com um universo de cerca de 2.500 crianças, a testagem massiva levada a cabo pelo Município de Oliveira do Bairro incluiu 12 escolas do pré-escolar ao 3º ciclo e 7 instituições com ensino pré-escolar, nas quais não foi identificado nenhum caso positivo.

Apesar de o Governo ter assegurado a realização dos testes rápidos de antigénio aos alunos do ensino secundário, o Município de Oliveira do Bairro considerou ser importante testar todas as crianças do concelho. Para que todo o processo fosse realizado com a máxima segurança e de uma forma não invasiva, a autarquia adicionou testes de saliva para testar todas as crianças, incluindo as de tenra idade, para as quais o processo de testagem por zaragatoa não é facilmente tolerado. Segundo Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira “o desconfinamento seguro e eficaz é aquele que é acompanhado de uma testagem massiva, de modo a evitar focos de contágio e quebrar cadeias de infeção. Apesar dos constrangimentos económicos que todos vivemos, consideramos que o investimento de 45 mil euros efetuado pela autarquia em testagem, foi muito importante para garantir alguma segurança às crianças e respetivas famílias que começam a desconfinar”.

O processo de testagem massiva acompanhou a estratégia de desconfinamento traçada pela tutela, a qual foi iniciado em março com a abertura do ensino pré-escolar e do 1º ciclo e finalizada agora com o regresso do 2º e 3º ciclo às aulas presenciais, após o período da Páscoa.

Para a testagem às crianças do pré-escolar ao 3.º ciclo, a autarquia apostou nos testes de saliva, tendo sido uma das primeiras autarquias a utilizar esta solução que já é amplamente utilizada em vários países em regime de uso profissional e, recentemente, autorizada na Alemanha em regime de autoteste e venda livre.

Questionada sobre a possibilidade de vir a repetir o processo de testagem, Lília Ana Águas, Vereadora da Educação e Saúde, revela que “sempre que necessário, voltaremos a testar as crianças. O importante é que todos se sintam seguros, tanto as crianças como as respetivas famílias”.


Decorreu a Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada


Decorreu no sábado, 10 de abril, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, a Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), que contou com a apresentação do “Relatório de Atividades e Contas – Exercício de 2020” e do “Plano de Atividades e Orçamento – Exercício de 2021”. A Assembleia ficou marcada pelo descontentamento de João Peres, Provedor da SCMM, perante o facto de ainda nenhum dos profissionais de saúde do Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM) ter sido vacinado.

“Lamentamos e estranhamos o facto de os nossos profissionais ainda não terem sido vacinados. Já escrevi, mais do que uma vez, às várias entidades e a situação mantem-se inalterada”, critica João Peres, acrescentando que “alguns trabalhadores do HMM já foram vacinados, porque trabalham para outras instituições de saúde”. O provedor recordou, ainda, que, apesar de ter havido uma desaceleração de casos no concelho, estes continuam a existir. “E não são tão poucos quanto isso”, destaca. “Aqui ao lado, em Anadia, os profissionais de saúde da Misericórdia já foram vacinados e na Mealhada ainda não. Estamos descontentes e preocupados com isto e é injusto”, considera.

Segundo o Relatório de Atividades, submetido à apreciação da Assembleia, “a atividade da instituição procurou seguir o delineado no plano, tendo em conta os fortes constrangimentos e limitações vivenciados ao longo do ano, reflexo dos efeitos e impactos provocados pela pandemia de escala global (SARS-CoV-2), visando a todo o momento e circunstância, a gestão cuidada das diversas áreas de intervenção social”. O Resultado Líquido do Exercício assumiu o valor negativo de cerca de 234 mil euros, o que já não se verificava há vários anos.

Embora a Direção reconheça que este resultado está “substancialmente desfasado das previsões orçamentais”, os responsáveis consideram que este “refletiu e materializou o exigente desafio que a continuada e persistente situação pandémica adicionalmente impôs à implementação das linhas de orientação estratégica planeadas” e que “o resultado obtido é razoável, face ao contexto, e não esmorecerá a irmandade, nem colaboradores e demais entidades, com quem temos o prazer de partilhar a nossa missão”.

Nos termos do Compromisso da Irmandade, a Mesa da SCMM apresentou também o “Plano de Atividades e Orçamento para 2021”. Um dos aspetos que a Mesa da Administração lamentou é a diminuição das respostas na área do Apoio Social, numa altura de grandes fragilidades da população: “Com o fim do projeto da Rede Local de Inserção Social (RLIS), por parte das autoridades competentes, e sua recusa na continuidade dos serviços quer através de Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), quer pela dinamização do Centro de Apoio Familiar e Acompanhamento Parental (CAFAP), a área de Apoio Social ficou apenas com a resposta de Cantina Social, que consideramos, no entanto, ter grande relevância social”.

Os responsáveis recordaram, ainda, que “uma instituição desta natureza, dimensão e complexidade é, necessariamente, dinâmica. As Misericórdias têm um papel muito importante nas áreas do apoio social e da saúde, que muitas vezes vai além do que são as políticas públicas para o sector”. “A situação financeira do país, a instabilidade das políticas e a nossa experiência acumulada, obrigam-nos a não dar nada como garantido. Trabalharemos no sentido de obviar as dificuldades que se nos deparem, sempre com um espírito de missão e de criação de riqueza material e espiritual para a comunidade que servimos”, garantem.

Em 2021, a SCMM estima atingir um volume total de prestação de serviços a rondar os 8,3 milhões de euros e registar em subsídios, doações e legados à exploração a quantia de 1,4 milhões de euros, pressupondo a retoma do nível assistencial na área da saúde no segundo semestre do ano. Ainda assim, a SCMM aprovou um plano de investimentos superior a 600 mil euros, tendo em vista a manutenção e beneficiação de infraestruturas, bem como continuar com os projetos do novo complexo social. Segundo o Plano de Atividades e Orçamento, a atividade na área da Saúde retomará no segundo semestre do ano.

“Falta de vontade política” e resposta falhada na pandemia causam catástrofe no Brasil


Os Médicos Sem Fronteiras denunciam que os "números impressionantes [no Brasil] são uma prova clara do fracasso das autoridades em gerir as crises de saúde e humanitária no país e proteger os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis, do vírus".

A falta de vontade política e a resposta falhada do Governo à emergência da pandemia de Covid-19 está a matar milhares de brasileiros e a levar o Brasil a uma catástrofe humanitária, acusou esta quinta-feira a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Em comunicado, a organização avaliou que "mais de 12 meses após o início da emergência da Covid-19 no Brasil, ainda não há uma resposta de saúde pública eficaz, centralizada e coordenada ao surto".

"A falta de vontade política para responder adequadamente à pandemia está a matar milhares de brasileiros. A MSF está pedindo urgentemente às autoridades brasileiras que reconheçam a gravidade da crise e implementem um sistema central de coordenação e resposta à Covid-19 para prevenir futuras mortes evitáveis", destacou a organização.

Na segunda semana de abril, o Brasil foi responsável por 11% das infeções mundiais por Covid-19 e por 26,2% das mortes globais provocadas pela doença.

A MSF realçou que, a 8 de abril, 4249 mortes pró Covid-19 foram registadas no país num período de 24 horas, juntamente com 86.652 novas infeções.

"Esses números impressionantes são uma prova clara do fracasso das autoridades em gerir as crises de saúde e humanitária no país e proteger os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis, do vírus", acusou a organização não-governamental.

Citado no mesmo comunicado, Christos Christou, presidente internacional da MSF, destacou que as medidas de saúde pública se tornaram um campo de batalha político no Brasil.

"Como resultado, as políticas baseadas na ciência estão associadas a opiniões políticas, em vez da necessidade de proteger os indivíduos e suas comunidades da Covid-19", criticou Christou.

"O Governo federal praticamente recusou-se a adotar diretrizes de saúde pública abrangentes baseadas em provas, deixando a equipe médica dedicada do Brasil para gerir os mais doentes em unidades de terapia intensiva e improvisar soluções quando não houver camas disponíveis", completou o presidente internacional da MSF.

Segundo o especialista, esta situação colocou o Brasil num estado de luto permanente e levou ao quase colapso do sistema de saúde.

Entrevistado pela TSF, Christos Christou afirmou que o problema tem várias causas. "Não se trata apenas do Presidente, isto é sobre o Governo federal e as autoridades federais. Temos uma combinação de coisas como eles negarem e deitarem abaixo sistematicamente muita desinformação e uma completa falta de coordenação e todas estas coisas para mim pintam exatamente o quadro do desespero e da falta de esperança que tenho visto na cara de todos os nossos colegas quando estamos a falar disso", admitiu.

Christos Christou lamentou também que um ano depois, a pandemia ainda esteja em níveis muito elevados. "Mais de um ano nesta pandemia e a falha na resposta no Brasil provocou uma catástrofe humanitária, a cada semana é batido um novo recorde de mortes e infeções. Os hospitais estão sobrelotados e ainda não há uma resposta centralizada e coordenada", referiu.

Meinie Nicolai, diretora geral da MSF, afirmou que a resposta dada à pandemia no Brasil precisa começar na comunidade, não nos hospitais nem nas alas de tratamento intensivo onde são atendidos os pacientes graves.

"Não apenas suprimentos médicos como oxigénio, sedativos e EPI [equipamento de proteção] devem chegar onde são necessários, mas o uso de máscaras, distanciamento físico, medidas de higiene rígidas, restrição de movimento e de atividades não essenciais devem ser promovidos e implementados na comunidade de acordo com a situação epidemiológica local", defendeu Meinie Nicolai.

"As diretrizes de tratamento da Covid-19 devem ser atualizadas para refletir as pesquisas médicas mais recentes e os testes rápidos de antígenos devem ser amplamente disponibilizados para facilitar o atendimento ao paciente e o controle do surto", acrescentou.

Na semana passada, as camas de terapia intensiva (UTI) estavam lotadas em 21 das 27 capitais brasileiras.

Nos hospitais de todo o país, há escassez contínua de oxigénio, necessário para tratar pacientes graves, e de sedativos, necessários para intubar pacientes em estado crítico.

"A devastação que as equipas da MSF testemunharam pela primeira vez na região do Amazonas se tornou realidade em grande parte do Brasil", disse Pierre Van Heddegem, coordenador de emergência da resposta a Covid-19 da organização no Brasil.

"A falta de planeamento e coordenação entre as autoridades sanitárias federais e as suas contrapartes estaduais e municipais tem consequências de vida ou morte. Não só os pacientes morrem sem acesso aos cuidados de saúde, mas o pessoal médico está exausto e a sofrer de graves traumas psicológicos", acrescentou.

A MSF criticou ainda a campanha de vacinação no país, que está muito lenta.

"Cerca de 11% das pessoas receberam pelo menos uma dose [de vacina]. Isso significa que milhões de vidas dentro do Brasil, e mesmo fora das suas fronteiras, estão sob risco de mais de 90 estirpes do vírus que circulam atualmente no país, bem como de quaisquer novas variantes que possam surgir", concluiu a MSF.

O Brasil registou mais de 13,6 milhões de casos de Covid-19 e a doença provocou 361.884 mortes no país desde o ano passado.

A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 2.974.651 mortos em todo o mundo. No total, mais de 138.213.350 infeções foram oficialmente diagnosticadas desde o princípio da crise sanitária.

Lusa / TSF

México | Emprender En Pandemia A Través Del Comercio En Línea Transfronterizo

 


por Yesica Flores

Cuando se habla del emprendimiento muchas veces lo primero que se piensa es en las dificultades y en las barreras que una persona tiene que cruzar para poder llegar al éxito. El 2020 fue un parteaguas para el crecimiento del emprendimiento dentro de México y si bien es cierto que la pandemia de COVID-19 ha afectado a muchos negocios, también generó oportunidades de desarrollo dentro del comercio en línea. Como resultado de este momento crítico, el número de vendedores latinoamericanos en eBay mostró un crecimiento por arriba del 35%, lo que indica cómo más personas comenzaron a buscar alternativas de negocio a través del comercio global.

Indudablemente existen obstáculos determinantes para llegar a un desarrollo exitoso, pero la realidad es que hoy en día disponemos también de muchas maneras de alcanzarlo y algunas son más sencillas de las que podríamos imaginar. Muchos proyectos fueron fuertemente afectados por la pandemia, pero existen otros que han aprovechado el eCommerce para evolucionar y expandirse.

En el marco del Día Mundial del Emprendimiento, que se celebra el próximo 16 de abril, eBay invita a los emprendedores a ser parte del mundo del comercio electrónico global y comparte algunos datos relevantes para incentivarlos a adentrarse en el eCommerce:

  • En 2019, la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE) colocó a México como el segundo mejor país para emprender[1], mostrando el potencial que el país ha acumulado en los últimos años.
  • De acuerdo con un ranking elaborado por Statista en 2020, México ocupa el lugar 9 entre los países donde hay más mujeres emprendedoras.[2] Esto se refleja en un estudio de exportación y venta online en México que eBay realizó donde se encontró que existe un 5% más de mujeres que de hombres, de entre 25 y 44 años, que son vendedoras activas en internet, siendo 75% del total, frente al 70% de hombres.
  • El Índice de Espíritu Emprendedor en América Latina de eMarketer demuestra que, a enero de 2021, México tiene un 53% de espíritu muy alto y un 29% de espíritu alto, lo que suma un 82% de buena perspectiva hacia los nuevos proyectos[3].

Nuestro país cuenta con un gran potencial para estos modelos de negocio. Hay que recalcar que los programas de emprendimiento y, por ende, los emprendedores, son generadores de empleos, aportan ideas innovadoras y favorecen la competitividad, elementos cruciales en el desarrollo de un país como México. Para conseguir estos resultados, la capacitación es sustancial, sobre todo cuando se trata de emprender.


A través de las siguientes herramientas innovadoras, eBay impulsa a los emprendedores a alcanzar nuevos objetivos y mercados por medio del mundo digital:

  • Programa de Desarrollo de Negocios, el cual ayuda a las personas interesadas a iniciar su negocio en línea, expandirlo y administrarlo de manera correcta. De manera personalizada y gratuita, el programa los lleva de la mano en su proceso de exportación y se puede aplicar desde aquí.
  • La plataforma educativa Crece con eBay, que cuenta con tutoriales y guías para quienes quieren comenzar a exportar a través de eBay y aprender por su cuenta y a su propio ritmo.

Ilya Kretov, Director General de Mercados Emergentes para eBay, considera que la situación crítica a nivel global también se puede juzgar como una oportunidad que tienen los emprendedores para irrumpir en el eCommerce: “Para un proyecto de emprendimiento, el tener impacto a nivel global y no depender del mercado local, permite contar con mayores posibilidades de crecimiento. Con nuestra base de compradores globales de 185 millones, en eBay ofrecemos una plataforma confiable para que los emprendedores puedan construir negocios exitosos y así formar parte de la economía global, sobre todo en momentos críticos como el que estamos viviendo.”


[1] OECD SME and Entrepreneurship Outlook 2019. https://www.oecd.org/industry/oecd-sme-and-entrepreneurship-outlook-2019-34907e9c-en.htm

[2] Entrepreneurs worldwide motivated to make a difference. https://www.gemconsortium.org/reports/latest-global-report

[3] Entrepreneurial Spirit Index among adults in Latin America by country. https://chart-na1.emarketer.com/244291/entrepreneurial-spirit-index-among-adults-latin-america-by-country-dec-2020-of-respondents-each-group

México | Por Qué Un Negocio (O Red) Necesita Un Vigilante?

 


por Yesica Flores

Supongamos que un conocido suyo ha decidido abrir un bar. Contrata al mejor decorador, compra la mejor selección de botellas que pueda imaginar y contrata al mejor barman que encuentra. Abre el bar, obtiene una excelente respuesta e inmediatamente se convierte en el lugar más de moda de la ciudad.

Y en menos de un mes, está cerrado. Al parecer, no puso la atención necesaria y dejó entrar —o salir— a cualquiera, lo que definitivamente no es una buena práctica de negocio.

Este ejemplo es doblemente válido en el ámbito de la ciberseguridad. Imagine que su empresa no tuviera visibilidad alguna de una fuente de problemas común ni del incumplimiento normativo. Lamentablemente, es posible que sea el caso, ya que muchas empresas todavía no dan prioridad a la inspección del tráfico cifrado.

En primer lugar, veamos qué son las amenazas cifradas: en términos sencillos, la SSL (Capa de conexión segura) puede crear un túnel cifrado para proteger los datos a través de una conexión a Internet. La TLS (Seguridad de la capa de transporte) es una versión más nueva y segura de la SSL.

Mientras que los estándares de cifrado TLS y SSL proporcionan ventajas de seguridad legítimas para las sesiones Web y las conexiones a Internet, los cibercriminales cada vez los utilizan más para ocultar malware, ransomware, ataques de día cero, etc. Actualmente, se estima que el 35% de las amenazas están cifradas, porcentaje que va en aumento (Fuente Gartner).

Los problemas son el miedo a la complejidad y la falta de concienciación acerca de la necesidad de inspeccionar el tráfico SSL y TLS — en particular utilizando inspección profunda de paquetes (DPI) — de forma responsable en busca de ciberataques maliciosos. Esta actitud resulta especialmente peligrosa, ya que los controles de seguridad tradicionales no ofrecen la capacidad ni la potencia de procesamiento necesarias para detectar, inspeccionar y mitigar los ciberataques enviados a través del tráfico HTTPS.

En nuestro ejemplo del bar, contratar a un vigilante hubiera marcado la diferencia entre continuar teniendo éxito y tener que cerrar por no controlar el tráfico o por no controlarlo suficientemente. De forma similar, a medida que la cantidad de amenazas cifradas continúa aumentando, la inspección del tráfico cifrado podría marcar la diferencia entre reconocer y bloquear una amenaza y verse obligado a paliar las consecuencias de un ciberataque perpetrado con éxito.

Imagine que dicho bar tiene un código de vestimenta. Ya sea casual de negocio o de saco y corbata, sin un vigilante o portero, no hay forma de hacer que se cumpla. Y lo que es peor, sin nadie que controle los abrigos, no se sabría si alguien podría llevar una camiseta de hockey o una camiseta con un mensaje político inadecuado bajo su gabardina de color caqui.
La interacción entre las soluciones de filtrado de contenido y el tráfico cifrado es similar. Con entre un 80 y un 90% del tráfico transmitido a través de conexiones cifradas con HTTPS, sus soluciones de filtrado de contenido pierden toda precisión (Fuente: Google Transparency Report). Tienen una eficiencia limitada a la hora de identificar la página web de destino y de decidir cómo abordar las posibles amenazas. Además, si no puede ver lo que ocurre bajo la superficie, corre el riesgo de que las amenazas pasen desapercibidas.

De forma similar, las soluciones de sandboxing tienen una utilidad limitada cuando se trata de amenazas cifradas. Si un cibercriminal consigue establecer una conexión cifrada entre su controlador y un punto terminal, podría transferir archivos en ambas direcciones—incluidos más archivos de malware. En la mayoría de los casos, las organizaciones tienen una única solución de sandboxing que es capaz de escanear todos los archivos y de asegurarse de que no sean maliciosos antes de permitir su acceso.

Sin embargo, si la comunicación está cifrada, la solución de sandboxing pierde su utilidad, ya que no le permite capturar los archivos que viajan entre un sistema C2 y el punto terminal. La solución detecta que hay tráfico cifrado entre dos IPs, pero no puede ver lo que está ocurriendo.

En el ejemplo de nuestro vigilante, pongamos que es un profesional experimentado. Tiene una lista mental de las personas conflictivas de los últimos 20 años y puede detectarlos desde lejos. Sin embargo, si no tenemos a alguien en la puerta que reconozca a las personas que pueden constituir un peligro para ellas mismas y para los demás, éstas pueden entrar sin problema al local—y para alguien que no se dedique a detectar a este tipo de personas, son un cliente más hasta que ya sea demasiado tarde.

A veces no se trata simplemente de quién entra en el bar (o en la red), sino de quién sale.  Muchas soluciones de seguridad están diseñadas para prevenir la pérdida de datos. No obstante, el cifrado tiene la capacidad de hacer que ésta pase desapercibida. Gracias a ello, los perpetradores de ataques maliciosos (de dentro y fuera de la organización) pueden robar datos privados o confidenciales sin que nadie se dé cuenta y, una vez que tienen suficiente información para hacerle chantaje, a menudo recurren al ransomware.

Desafortunadamente, los dispositivos de pasarela normales, sin descifrado disponible/activado, no son capaces de identificar este tráfico. Y los riesgos van más allá de los troyanos, el ransomware y el malware; este tipo de exfiltración de datos también podría hacerle incumplir leyes como HIPAA, las normas PCI o el GDPR, lo cual conllevaría multas importantes.

¿El bar cerró porque los clientes fueron descubiertos saliendo de él con bebidas? ¿O alguien vio a los empleados sacando botellas en un bolso a escondidas? Estos comportamientos no solo son ilegales para ellos, también lo son para el dueño. Y a veces las multas por incumplimiento, ya sea de ordenanzas locales para bares o de leyes nacionales para organizaciones de gran tamaño, pueden suponer una amenaza para un negocio, o incluso llevar al cierre del negocio.

En ambos casos, la solución es la misma: un defensor valiente y efectivo que sea lo suficientemente inteligente para saber a quién dejar entrar y a quién no—y lo suficientemente experimentado para hacer que se cumpla sin provocar colas en la puerta.

Por Andrés González, Ingeniero de Ventas para SonicWall en México, Centroamérica y El Caribe

México | 5 Tips Para Evitar El Fraude Electrónico

 


por Yesica Flores

El próximo viernes 16 de abril se celebrará en todo el planeta el Día Mundial del Emprendimiento, una fecha para reflexionar sobre la relevancia de los emprendedores en la economía mundial y para reconocer el inmenso esfuerzo que existe detrás de un nuevo proyecto.

Los negocios y compañías que surgen globalmente cada día tienen un impacto significativo dentro de sus propios contextos, países y comunidades, sin embargo todos y cada uno de los emprendedores, sin importar el ámbito en el que se desempeñen, enfrentan grandes retos económicos, culturales, fiscales, educativos, de financiamiento y de competencia en sus respectivos mercados locales para surgir, crecer y, finalmente, consolidarse.

De acuerdo con el Reporte Global 2019/2020 de Global Entrepreneurship Monitor (GEM), en México poco más de 50% de los adultos entre 18 y 64 años considera que es fácil comenzar un nuevo negocio, mientras que la cifra en Argentina y Brasil apenas alcanza el 44% y 40%, respectivamente, y en Colombia supera por poco el 35%. En América Latina un importante motivo para emprender es la escasez de empleos formales; este motivo es citado por un porcentaje poco variante de entre 82% y 90% de adultos en toda la región de Latinoamérica.

Asimismo, es revelador que The Global Entrepreneurship and Development Institute (GEDI) coloca a los países latinoamericanos en posiciones bajas dentro de su ránking Global Entrepreneurship Index 2019, que mide la salud de los sistemas de emprendimiento por país. De 137 países analizados, Colombia aparece en la posición 52, con un score de 34.1 sobre 100; México, en el lugar 70 (27.1), Argentina, en el 74 (26.0), y Brasil, en el 118 (16.1).

Dentro de los retos que deben sortear los emprendedores está el creciente problema de los fraudes transaccionales en línea, en específico para aquellos emprendedores que basarán el grueso de su negocio en plataformas de comercio electrónico. Por eso Vesta, líder mundial en prevención de fraude digital y mejoras en la aprobación de transacciones, ofrece aquí 5 tips que los emprendedores de comercio electrónico pueden aplicar para evitar este tipo de amenazas en la mayor medida posible.

Implemente reglas estrictas durante el pago

Los procesadores de pagos tienen un conjunto de reglas para tratar las transacciones. Comprenda las reglas de su proveedor y recuerde seguirlas siempre que se enfrente a una disputa. No hacerlo aumenta sus posibilidades de perder la disputa, lo que le cuesta aún más dinero ya que usted es responsable de todos los costos.

Utilice varias capas de autorización

Un pago autorizado no garantiza que el dinero vaya a la cuenta bancaria de su empresa. Los clientes aún pueden disputar la transacción si no son ellos los que realizan la compra. Por eso, utilice siempre una combinación de funciones de autorización para reforzar su página de pago de modo que tenga múltiples capas de seguridad. La autorización adecuada incluye factores como:

  • Asegurarse de que su página de pago esté protegida por HTTPS.
  • Asegurarse de que su procesador de pagos cumpla completamente con los estándares PCI DSS.
  • Tener todos los formularios necesarios en la página de pago para verificar las transacciones.
  • No almacenar ningún tipo de detalles de tarjetas de clientes en su base de datos.

Utilice sistemas de verificación efectivos

Los falsos negativos perjudican a las empresas y a los clientes. Ser capaz de verificar las transacciones le permite evitar rápidamente que se acepten transacciones fraudulentas. Una buena solución de pago hace esto reconociendo automáticamente los patrones y analizando los detalles de la transacción; en cuestión de segundos puede identificar a los clientes legítimos. Otros recursos son: verificación por huella digital, verificación por e-mail, verificación telefónica de dos pasos, verificación de número de tarjeta, entre otros.

Use controles manuales (con moderación)

Para pedidos grandes puede valer la pena revisarlos manualmente, aunque siempre es mejor automatizar el proceso si maneja regularmente pedidos de alto valor. Una forma de verificar manualmente es poniéndose en contacto con el comprador por correo electrónico o por teléfono. Es más probable que los clientes genuinos se comuniquen, ya que lo último que un estafador querría hacer es revelar su información personal. Si su empresa es B2B, puede buscar en Google el nombre de su comprador o el sitio web de la empresa para obtener más información sobre ellos. Las verificaciones manuales están bien si solo tiene que hacerlas un par de veces al año. Cualquier otra cosa es un uso ineficaz del tiempo de su empresa.

Use la tecnología adecuada

Una gran parte de los casos de fraude comercial se debe al uso de tecnología obsoleta. Esto se debe a las limitaciones del proveedor de pagos o a los propietarios de negocios que no están dispuestos a gastar dinero en herramientas mejoradas. Los estafadores de hoy son extremadamente hábiles y persistentes en explotar las debilidades de la tecnología obsoleta. Invertir en una solución de pago segura y actualizada es un pequeño costo por la seguridad que obtiene al brindar a sus clientes una mejor experiencia de compra, mientras protege su negocio contra el fraude comercial.

MURAIS é Hélio Morais, músico dos Linda Martini e PAUS, Disco de estreia de MURAIS é editado amanhã

 Apresentação de "MURAIS" em Lisboa, S. João da Madeira, Porto e Coimbra

  1. Benvindx
  2. Manobra de Heimlich
  3. Dentes afiados
  4. Marialva
  5. Até de manhã
  6. Acordadx
  7. Oi velho
  8. O Outono
  9. Catatua
  10. Não sou Pablo, nada muda
MURAIS é a nova identidade artística de Hélio Morais, músico dos Linda Martini e PAUS, que se estreia amanhã a solo com, precisamente, "MURAIS", 10 canções simples, sem grandes pretensões, em formato digital, CD e vinil. O disco é editado, simultaneamente, em Portugal e Espanha e, também, no Brasil.
Produzido por Benke Ferraz, guitarrista e produtor dos Boogarins, "MURAIS" inclui os singles "Não sou Pablo, nada muda", "Catatua", "Até de Manhã" e o mais recente "Marialva" com a participação de Giovani Cidreira. A interpretação visual destas narrativas ficou a cargo de Ana Viotti.
"MURAIS" vai ser apresentado ao vivo, em Junho, em Lisboa (1), no Teatro Maria Matos; em São João da Madeira (4), na Casa da Criatividade; no Porto (5), no Hard Club; e em Coimbra (6), no Salão Brazil. MURAIS apresenta-se, em palco, nas teclas e na voz, e é acompanhado por Miguel Ferrador, nos sintetizadores e sampling, e por João Vairinhos, na bateria.

Concertos com o Apoio 
(c)Ana Viotti

Hélio Morais, é justo referi-lo, é um dos grandes agitadores da modernidade pop nacional: encontramo-lo sentado à bateria nos Linda Martini e nos PAUS, de agenda nas mãos a gerir o estúdio HAUS, como agente de artistas a projectar talentos em palcos de todo o país, como produtor a potenciar outros talentos. Hélio Morais é incansável porque acredita no que faz. E agora avança pelo futuro adentro com novas ideias e uma nova identidade artística: MURAIS.

Na arte, murais são obras de grande fôlego, panorâmicas, impressionantes pela escala, pelo vigor, pela força das mensagens que transmitem. Tudo isso se aplica a MURAIS, o disco pop em que este baterista que também canta assume a voz para pintar amplos retratos poéticos das suas próprias ideias.

“Desde que um piano, usado na tour europeia do Sufjan Stevens em 2010, foi parar à sala de ensaios de Linda Martini, que me tenho andado a divertir com esta ideia de fazer canções simples, sem grandes pretensões. Abordei o instrumento da mesma forma que o fiz com a bateria, através da qual o público conhece o meu trabalho; de um modo naïve/punk. O importante, para mim, era encontrar estruturas que me permitissem dizer as coisas que queria cantar.”

Dos cruzamentos e acidentes que a estrada proporciona aos artistas que fazem digressões, nasceu a ponte atlântica erguida em MURAIS. O álbum foi produzido por Benke Ferraz, dos Boogarins, numa simbiótica relação de trabalho à distância que resulta num disco pop em estado puro. “Às vezes é mais fácil partilhar intimidade com estranhos”, justifica Hélio Morais. “E estas canções sempre foram muito íntimas para mim, no sentido em que me vejo colocado num sítio desconfortável, mas onde quero estar. Foi assim que, quando estive com os PAUS no Brasil, decidi mostrar as canções ao Benke, que não sendo um estranho, tinha o distanciamento que achava necessário para ouvir o que tinha gravado. E foi assim que esta aventura começou a tornar-se real.”

O resto, poderia dizer-se é história. Ou histórias. De um artista que já conta, entre os diferentes projectos com que fez o seu percurso, com uma dúzia de álbuns na sua bagagem pessoal. E que ainda assim não teme escapar do conforto de horizontes já conhecidos para experimentar novas vistas, expondo o lado mais secreto de si em canções que se agarram aos ouvidos e às nossas gargantas como as imagens dos grandes murais se agarram aos olhos, sem pedir licença, com a força das cores e das formas a encher-nos por dentro. 

MURAIS oferece-nos pop sem vergonha de ser pop, porque não há lugar para vergonhas quando se é honesto e até se sonha mudar o mundo. Um bocadinho, pelo menos.

Rui Miguel Abreu
VÍDEOS
Capa "Marialva"

Casos ativos descem, mais dois mortos e 501 infetados com Covid-19

 Dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde revela que, nas últimas 24 horas, registaram-se mais dois mortos e 501 infetados com Covid-19.

De acordo com o documento, o número de casos ativos desce ligeiramente (menos 43), para um total de 25.414.

O valor do R mantém-se a 1,06 a nível nacional e a 1,05 no continente. O valor da incidência também se mantém nos 72,4 casos por 100 mil habitantes a nível nacional e nos 69 casos por 100 mil habitantes no continente.

As duas vítimas mortais registaram-se na região Norte e tinham ambas mais de 80 anos.

O número de internados também recua. Segundo os dados desta quinta-feira, há agora 423 pessoas internadas com Covid, menos 24 do que ontem, das quais 109 em cuidados intensivos (menos sete do que ontem).

Desde o início da pandemia, Portugal registou 829.358 casos da doença, dos quais 16.933 morreram e 787.011 conseguiram recuperar.

Ainda segundo informação disponibilizada pela DGS, até ao momento foram administradas 2.264.585 doses de vacinas.