segunda-feira, 12 de março de 2018

Mau tempo. Depois do Félix, vem aí a Gisele

A tempestade Félix já deixou Portugal mas, o mau tempo vai continuar porque vem aí a tempestade Gisele. Açores serão fortementes afetados a partir de amanhã, terça-feira.

Para esta terça-feira, são esperados ventos fortes e agitação marítima para os Açores, tudo devido à passagem da depressão Gisele, a norte do arquipélago.

De acordo com o IPMA, o vento poderá atingir rajadas até cerca de 110 quilómetros por hora nos grupos ocidental - Flores e Corvo - e central - Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial.

"Também na terça-feira se prevê um aumento da agitação marítima com ondas entre sete a oito metros e altura significativa no grupo ocidental e central, e seis a sete metros nas ilhas do grupo oriental", adiantou à Agência Lusa, o meteorologista Carlos Ramalho.

Devido à depressão Gisele, o IPMA emitiu ainda um aviso laranja por causa do vento forte que se vai fazer sentir e da agitação marítima, sendo que o aviso é válido “para terça-feira e até às primeiras horas de quarta-feira".

Proteção Civil também deixa alerta

O serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu, esta segunda-feira, um alerta para que sejam tomadas todas as medidas necessárias de autoproteção.

Fonte: Sol

Eu, Psicóloga | 5 coisas que são quase tão mortais quanto fumar



Fumar cigarros é um hábito que está desaparecendo do mundo todo de forma gradativa. O Brasil está entre os campeões da queda do número de pessoas que consomem tabaco. Entre 1990 e 2015, o número de fumantes homens caiu de 29% para 12% e de mulheres de 19% para 8%.

O problema, porém, é que as pessoas trocam um hábito perigoso por outro, sendo que a maioria está relacionada a um estilo de vida isolado socialmente e com sedentarismo. Confira outros fatores de risco que merecem tanta atenção quanto o cigarro:

5. Solidão

O crescimento das redes sociais e da diminuição do contato cara-a-cara fez com que o cirurgião Vivek Murthy classificasse a solidão como uma epidemia mundial. O mais assustador é que a solidão pode ser fatal.

Julianne Holt-Lustand, professora de psicologia da Brigham Young University (EUA), constatou em suas pesquisas que a solidão reduz a expectativa de vida de uma pessoa aos níveis equivalentes ao fumo de 15 cigarros por dia.

A qualidade e quantidade de relacionamentos sociais de uma pessoa estão relacionados não apenas à saúde mental, mas também à morbidade e mortalidade. Nos estudos analisados, envolvendo 308 mil participantes, aqueles com relacionamentos sociais mais fortes tinham 50% mais chance de viver mais.

4. Passar o dia sentado

Passar o dia todo sentado aumenta o risco de vários cânceres, segundo pesquisa da Universidade de Regensburg (Alemanha). A meta-análise de estudos que envolveram 68 mil pacientes com câncer mostrou que aqueles que passavam o dia todo sentado tiveram risco significativamente maior de ter câncer de intestino, de endométrio e de pulmão.

Esse risco aumenta a cada duas horas extras que a pessoa passa sentada diariamente. Este aumento é de 8% para o câncer de intestino, 10% para o de endométrio e 6% para o de pulmão.

O pior de tudo é que não importa tentar compensar um dia inteiro sentado com uma atividade física no final do dia, porque esses resultados parecem ser independentes da prática de atividade física.

Segundo os pesquisadores, a atividade mais perigosa para a saúde é passar horas em frente à TV, porque além de estar completamente parado, ainda há o hábito de comer e beber alimentos açucarados e gordurosos.

3. Perda de sono

O Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos classificou a falta de sono como um problema de saúde pública. Pesquisas do Instituto do Sono do Brasil apontam que 63% dos brasileiros têm algum problema relacionado ao sono, como insônia, ronco e apneia.

O sono insuficiente aumenta o risco de derrame e ataque cardíaco de forma semelhante ao consumo de cigarros.

2. Bronzeamento artificial

Bronzeamento artificial pode parecer mais controlado do que o bronzeamento ao ar livre, mas os dois são potencialmente mais perigosos que fumar.

Um estudo de 2014 publicado na JAMA Dermatology mostra que bronzeamento artificial já causou mais casos de câncer de pele do que o cigarro causou casos de câncer de pulmão.

Outros estudos já mostraram que bronzeamento artificial causa 3,4 mil casos de melanoma por ano na Europa, e mais de 170 mil casos nos Estados Unidos.

1. Dieta ruim

Alimentos ultra-processados, açucarados e ricos em gordura saturada podem expor o consumidor a riscos semelhantes ao cigarro.

Os riscos de mortalidade trazidos por uma dieta ruim superam os do consumo de álcool, drogas, sexo sem proteção e tabaco combinados.

A Organização Mundial da Saúde define como dieta saudável aquela que começa cedo na vida (preferencialmente com amamentação), que limita o consumo de sal e de açúcares livres. A recomendação é comer várias frutas e verduras, cereais integrais, fibra, nozes e sementes, limitando lanches e bebidas açucaradas, carnes processadas e gorduras trans industriais.

Eu, Psicóloga | Por que as pessoas se acomodam em relacionamentos infelizes?


Um novo estudo da Universidade de Toronto (Canadá) descobriu que o medo de ficar solteiro é um fator decisivo para que pessoas se contentem com menos do que gostariam em relações entre homens e mulheres. Os resultados foram publicados na edição de dezembro do “Journal of Personality and Social Psychology”.

“Aqueles com os medos mais fortes de ficarem solteiros estão disposto a se contentar com pouco em seus relacionamentos”, afirma a principal autora do estudo, Stephanie Spielmann, pós-doutoranda do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto. “Às vezes eles ficam em relacionamentos que não os fazem felizes, e às vezes querem namorar pessoas que não são muito boas para eles”. A cientista ainda acrescenta: “Agora entendemos que a ansiedade das pessoas a respeito de serem solteiras parece desempenhar um papel fundamental neste tipo de comportamento não saudável”.

Os pesquisadores avaliaram várias amostras de adultos norte-americanos, compostas por alunos de graduação da Universidade de Toronto e membros da comunidade do Canadá e dos EUA. As amostras incluíram uma ampla gama de idades.

“Em nossos resultados, vemos homens e mulheres que têm preocupações semelhantes sobre estarem sozinhos, que levam a comportamentos de enfrentamento semelhantes, contrariando a ideia de que apenas as mulheres lutam com um medo de ficarem solteiras”, explica o coautor Geoff MacDonald, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Toronto. 

“A solidão é uma experiência dolorosa, tanto para homens quanto para mulheres, por isso não é de estranhar que o medo de ficar solteiro pareça não ter discriminações com base no gênero”.

Eu, Psicóloga | Aprenda a driblar as interrupções em sua rotina de trabalho



Obrigações e tarefas da rotina de trabalho são sempre cansativas e ficam ainda mais difíceis de serem realizadas diante tantas distrações que interrompem nossa produtividade ao longo do dia, como notificações das redes sociais e novos emails chegando na caixa de entrada, por exemplo.

Esse pequeno problema, particular da nossa sociedade contemporânea, foi assunto de estudo realizado na Universidade de Washington nos Estados Unidos. Durante a pesquisa, os cientistas criaram uma fórmula capaz de driblar as interrupções do dia a dia e manter a produtividade.

O segredo, segundo os cientistas, é ter sempre sempre em mente quais serão suas próximas ações e anotar o desenvolvimento de cada uma delas. Por exemplo, enquanto você ajeita a alavanca de sua cadeira para ficar confortável, já tenha em mente que sua tarefa seguinte será enviar aquele e-mail importante.

Esse “plano de volta ao trabalho”, afirmam os cientistas, garantirá que você transite entre as diferentes tarefas do dia a dia de maneira eficaz, sem ser necessário passar pelo momento em que o cérebro tem que associar o que vem em seguida. A fórmula também ajuda a avaliar quais funções são mais importantes a serem cumpridas.

“Temos que ser proativos na gestão de como transpormos em relação às tarefas do nosso dia a dia, garantindo que nossa atenção esteja mais focada e menos distraída com o amontoado de tudo o que deve ser feito”, disseram os pesquisadores.

Aperfeiçoando o foco 

Para avaliar o impacto das interrupções na produtividade de funcionários em seu ambiente de trabalho, os cientistas avaliaram cerca de 202 profissionais em situações em que eles tiveram que alternar entre diferentes tarefas a serem executadas.

Por meio de um jogo de associação de palavras, os funcionários continuaram pensando na tarefa anterior mesmo após serem incumbidos que realizar outra função.

Em outro experimento, alguns profissionais foram encaminhados a realizar outro trabalho e abandonar a análise de currículos que estavam fazendo. Depois, puderam voltar a checar os documentos. Nesse caso, aqueles que criaram um “plano de volta ao trabalho” se lembraram de mais detalhes dos currículos que haviam lido anteriormente.

“Isso garante uma melhora na performance de trabalho, tanto em questões de captação de informações como na habilidade de tomada de decisões”, averiguaram os autores do estudo.

Montando seu plano 

Caso você queira adaptar esse método para sua rotina de trabalho, os pesquisadores dizem que é ideal adicionar em seu “plano de volta ao trabalho” informações como em que momento você parou a tarefa, quais são os próximos passos a serem realizados e ações que você precisa tomar.

De acordo com os cientistas, essa é uma forma de lidar com o “resíduo de atenção”, situação na qual se realiza uma tarefa A pensando na tarefa B. “Não temos a capacidade cognitiva de processar e realizar com perfeição duas funções ao mesmo tempo”, explicam os estudiosos. Até mesmo rascunhar esses detalhes pode te ajudar na retomada da tarefa em questão. Não precisa ser nada muito complexo ou elaborado.

Concerto de La Negra com Carlos Barretto no Teatro-Cine de Torres Vedras

La Negra com Carlos Barretto atuam no próximo dia 16 de março, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
De referir que contam-se quase 10 anos de carreira enquanto atriz, cantora e encenadora a Sara Ribeiro que na sua dimensão musical assume-se como La Negra. De Portugal ao Brasil, de Angola à Alemanha, Sara Ribeiro tem vindo a surpreender públicos e crítica um pouco por todo o mundo, com um legado de trabalhos e criações de uma intensidade ímpar, de um lirismo e de uma poética cada vez mais rara.
Vocalista e letrista da banda Los Negros (com membros de Criatura, Terrakota e Pás de Problème), cofundadora com Gil Dionísio da agência/coletivo Sentimiento Fuerte, atriz e formadora na companhia de teatro de João Garcia Miguel, Sara Ribeiro surge em 2017 com um novo projeto de originais: La Negra.
La Negra são canções, textos e interpretações que se transformam em mitos e música para ver, teatro para ouvir, histórias de mulheres e um concerto-espetáculo com foco sobre o feminino.
Em concerto, La Negra acompanha-se ao piano pela sua sombra, e aí Sara Ribeiro cruza a intensidade do corpo em palco com a delicadeza de um conjunto de canções que nos falam dos tremores de hoje, dos ventos de ontem e de um incerto amanhã.
Heterónimos, Sombras Femininas, Histórias de Mulheres e os seus sonhos são o motor de todas as canções e paisagens sonoras dos concertos de La Negra. Uma viagem ao mundo interior de Sara Ribeiro e de todas essas mulheres que passam tatuando o seu corpo e alma. Transformando num ritual sagrado a voz, a poesia e o som de quando se cruzam.
O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto de La Negra com Carlos Barretto no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.
Ficha Técnica
Voz, Música Original e Criação: Sara Ribeiro
Piano e Arranjos: Gil Dionísio, A Sombra
Contrabaixo: Carlos Barretto
Letras e Textos: Sara Ribeiro e João Garcia Miguel
Desenho de Luz: João Garcia Miguel
Fotografia: João Catarino e Catherina Cardoso
Management: Ao Sul do Mundo Crl
Apoios: Teatro Ibérico / Cia. João Garcia Miguel 


Torres Vedras e Alenquer apresentam programa da "Cidade Europeia do Vinho 2018"

A primeira fase da programação da “Cidade Europeia do Vinho 2018” foi apresentada esta segunda-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na Câmara Municipal de Torres Vedras. Carlos Bernardes, presidente da autarquia torriense, começou por introduzir o programa agradecendo a todos os parceiros e sublinhando que se trata de uma “iniciativa extremamente importante para estes territórios”, assim como para a promoção dos seus vinhos.
O facto de se tratar de um projeto intermunicipal foi sublinhado por Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, que considera a distinção como uma oportunidade para colocar os vinhos da região de Lisboa nas “agendas” dos agentes de restauração. O edil sublinhou ainda a importância de associar o vinho a outros eventos que não estejam apenas associados à restauração, mas também a áreas como a cultura ou o desporto.
Ana Umbelino, vereadora da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, realçou o facto da distinção dos dois territórios acontecer no mesmo ano em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural. Ao fazer o enquadramento conceptual da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, a vereadora torriense destacou oWine Cellars & Art Fest Portugal, que promove a relação entre as artes e o património. Com curadoria de Nuno Côrte-Real, a iniciativa pretende levar artistas plásticos, músicos, pensadores, literatura, enologia, gastronomia e artes cénicas à Quinta Valle Riacho, em Alenquer, e à Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, em Torres Vedras nos segundo e terceiro fins-de-semana de julho.
Rui Brás, um dos coordenadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, realçou a componente não só cultural como económica desta programação, que já conta com mais de 80 atividades ligadas à vinha e ao vinho. É nesse âmbito que o selo “CEV 2018” estará em destaque ao longo de todo o ano, com estabelecimentos aderentes que vão da restauração a unidades de alojamento e empresas de animação turística.
Wine Discoveries - concurso de ideias de negócio nas áreas da Viticultura, Enologia e Enoturismo resulta de uma parceria entre a Incubadora de Negócios de Alenquer, o LabCenter de Torres Vedras e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Com abertura de concurso marcada para abril, o concurso irá premiar 3 iniciativas de negócio que serão incubadas nos dois concelhos.

A arte em destaque na “Cidade Europeia do Vinho 2018”
O Circuito de Arte Contemporânea 10 10 10 – Arte em Cidades, com curadoria da arquiteta Gabriela Raposo, irá unir simbolicamente Torres Vedras e Alenquer através da arte contemporânea. A iniciativa assume-se como um convite às populações para circularem pelo território, onde, no circuito da Estrada Nacional 9 se irão encontrar, de 10 em 10 km, trabalhos desenvolvido por diversos artistas que operam no domínio da arte contemporânea.
Rui Brás destacou ainda o projeto de arte comunitária nas adegas e quintas que conta com a TEIA – Academia de Teatro, de Torres Vedras, e a Trupe de Teatro “Os 4 e o Burro”, de Alenquer. Uma atividade que contará com o envolvimento das comunidades locais e que irá culminar com a apresentação de uma peça de teatro em 2 espaços relacionados com o vinho.
Um concurso de curtas-metragens, o Festival do Vinho - a decorrer nos dois concelhos -, três Wine Sunset Parties - durante os meses de verão -, palestras sobre vinhos e turismo, ações de formação dirigidas a agentes locais de turismo, restauração e alojamento - com a primeira a decorrer ainda durante o mês de março -, e a presença de um dispositivo modular itinerante que irá promover a “Cidade Europeia do Vinho 2018” em eventos ao longo do ano foram outras das atividades em destaque durante a apresentação do programa, que não se faz apenas de atividades criadas de raiz para o efeito.
São disso exemplo as Merendas do Acordeão, que integram a programação do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, e que se pretende que este ano venham também a decorrer em Alenquer, inserindo-se na corrente de “ligar as artes e a cultura com as comunidades.”
Estas são algumas das atividades que irão decorrer durante o primeiro semestre da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, distinção atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN aos concelhos de Torres Vedras e Alenquer. As iniciativas programadas para o segundo semestre deste ano serão apresentadas no início daquele período, em conferência de imprensa a decorrer em Alenquer.

Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt

Câmara Municipal de Torres Vedras

Concurso de construção e lançamento de papagaios



As inscrições para o concurso de construção e lançamento de papagaios, destinado aos alunos do 1º Ciclo do concelho da Marinha Grande, decorrem até 6 de abril e são gratuitas.

A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza o concurso pelo sexto ano consecutivo e o principal objetivo continua a ser fomentar a participação das crianças neste tipo de atividades tradicionais que se têm tornado pouco comuns, devido às mudanças do estilo de vida das famílias.

O concurso volta à cidade, como forma de celebração do 25 de abril. A iniciativa é destinada aos alunos das escolas do 1ºCiclo do Concelho, mas pretende o envolvimento das famílias. A construção pode ser realizada individualmente, por cada aluno e sua família, ou por escola. 

A ficha de inscrição será entregue aos alunos em cada escola, devendo ser devolvida devidamente preenchida no respetivo estabelecimento de ensino ou nas instalações do Arquivo Municipal, até 6 de abril.

As três melhores construções, em cada categoria, individual e coletiva, serão premiadas após uma avaliação por parte de uma comissão independente, constituída por 3 elementos dos órgãos dos Agrupamentos escolares do concelho. Os papagaios tradicionais construídos pelos alunos serão avaliados tendo em conta 5 fatores distintos: capacidade de voo, beleza, materiais utilizados, criatividade e cor. 

O lançamento das construções ocorrerá no Parque da Cerca, no dia 25 de abril, às 15h00, seguindo-se a entrega dos prémios aos vencedores.

Ação de sensibilização na Moita e em Vieira de Leiria



A Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré (APFCAN), em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande e as Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria, irá efetuar duas ações de sensibilização e informação para o setor agroflorestal, nos dias 16 e 19 de março, respetivamente.

No dia 16 de março, pelas 09h30, decorre a sessão de informação na Rua da Indústria e Comércio (Estrada Moita-Martingança), na freguesia da Moita. 

No dia 19 de março, às 09h30, a iniciativa repete-se na Travessa das Fontes, Outeiro da Vieira, em Vieira de Leiria.

Estas iniciativas destinam-se a proprietários de edificações e de terrenos confinantes e inserem-se no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

Serão prestados esclarecimentos acerca da gestão de combustível, nomeadamente como, quando e onde fazer queimadas e queimas de sobrantes da limpeza de terrenos (fogueiras). Para tal, serão feitas demonstrações e prestados os esclarecimentos apresentados pelos participantes.

A participação é gratuita.

Cooperação com o Tarrafal

A presidente Cidália Ferreira e os vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra, da Câmara Municipal da Marinha Grande, receberam na manhã do dia 12 de março, o vereador Daniel David Soares, da Câmara Municipal do Tarrafal, Cabo Verde.

A reunião visou analisar formas de aprofundar as parcerias entre os municípios geminados. O vereador do Tarrafal, responsável por áreas como o desporto, turismo, cultura e promoção do concelho, solicitou aos autarcas da Marinha Grande apoio para o fornecimento de equipamento, vestuário e acessórios para a prática da modalidade de voleibol nos polidesportivos municipais. Esta carência foi manifestada com o objetivo de serem criadas condições para a promoção do desporto junto da população do Tarrafal, sobretudo das camadas mais jovens, e tem sido estendida a outros municípios portugueses, que também integram a Rede de Cooperação Intermunicipal com o Tarrafal, relativamente a outras modalidades.

Da parte da Câmara Municipal da Marinha Grande foi garantida a disponibilidade para cooperar com o Tarrafal e promover ações que dinamizem esta geminação e os laços de amizade dos dois territórios.

O Município da Marinha Grande e o Município do Tarrafal, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, assinaram, a 15 de janeiro de 2008, no Tarrafal, e a 18 de Janeiro de 2008, na Casa-Museu 18 de janeiro de 1934, na Marinha Grande, um protocolo de geminação. 

O acordo é fundamentado não apenas nos laços históricos culturais e linguísticos que unem as duas comunidades mas, também, no facto de se tratarem de duas importantes referências que se cruzaram na luta contra o regime repressivo e colonial português.

A 27 de setembro de 2008, na Marinha Grande, constituiu-se a Rede de Cooperação Intermunicipal com o Tarrafal, que envolve os municípios portugueses da Amadora, Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Montemor-o-Novo, Nisa, Setúbal, Vila Real de Santo António e Tarrafal, da Ilha de Santiago em Cabo Verde.

Esta rede visa promover e desenvolver trocas de experiências e de conhecimentos em domínios, como a administração autárquica, empreendedorismo empresarial, cultura, educação, juventude, desporto, saúde, ação social, planeamento e urbanismo, proteção civil, assim como, nas áreas do ambiente e turismo, com o objetivo último de contribuir para uma melhor qualidade de vida das populações dos Municípios subscritores deste acordo e do Município do Tarrafal.

Seminário debate uma nova estratégia para o ensino profissional


A Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com empresas locais e entidades formadoras, quer promover a reflexão sobre uma nova estratégia de formação e do ensino profissional que possa responder de modo efetivo à falta de recursos qualificados com que o mercado de trabalho se tem deparado.

Com esse propósito, a autarquia organiza o Seminário “O Futuro do Ensino Profissional nas Empresas e na Economia da Região”, no próximo dia 19 de março, segunda-feira, no Cine-Teatro de Estarreja.


Está lançado o mote para um dia de reflexão com a presença de especialistas, empresários, formadores e entidades como escolas, a Agência Nacional para a Qualificação, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e o IEFP – Instituto de Emprego e da Formação Profissional, em que serão debatidos três painéis: o futuro do ensino profissional, o futuro das empresas e o papel da formação profissional no futuro da economia.

Estarreja tem sentido na pele a falta de mão de obra especializada. “Infelizmente, hoje assistimos a um desequilíbrio entre a formação (académica ou não) lecionada em Portugal e a oferta de emprego. O Ensino Profissional perdeu estatuto desde há muito e é hoje essencial para alimentar as necessidades dos nossos empresários que perguntam por mão-de-obra qualificada”, constata o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

“Com o impulso que demos ao Eco Parque Empresarial de Estarreja, em breve chegaremos ao pleno emprego no nosso município! Para tanto, cumpre também capacitarmos a mão-de-obra com formação profissional adequada à procura das empresas.”

Estarreja está a trilhar o seu próprio caminho. “Em parceria, com entidades acreditadas na formação profissional, como são a ATEC – Academia Profissional e a Escola Profissional de Aveiro (EPA), e em estreita colaboração com os empresários locais, estamos a dar os primeiros passos na criação de cursos à medida da indústria local. O ensino ‘Dual’ é um caminho válido para encontrarmos esse equilíbrio e responder às reais necessidades das empresas”, considera Diamantino Sabina.

A participação no seminário é gratuita, mas requer inscrição até à próxima quinta-feira, dia 15 de março, por e-mail para deccs@cm-estarreja.pt. A iniciativa abre a Semana da Educação, que decorre até dia 23 de março.

19 de março de 2018, segunda-feira, Cine-Teatro de Estarreja

programa

[9h30] abertura do secretariado

[10h00] SESSÃO DE ABERTURA
. Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina
. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva (a confirmar)

[10h30—12h00] PAINEL 1 – O FUTURO DO ENSINO PROFISSIONAL
Moderador: Pedro Araújo, Editor do Jornal de Notícias

. António Magalhães Cunha, Professor catedrático e ex-Reitor da Universidade do Minho
. José António Salcedo, Empreendedor e ex-professor catedrático da FEUP
. Gonçalo Xufre Gonçalves da Silva, Presidente da Agência Nacional para a Qualificação

[12h00-12h30] Debate

[12h45-14h00] ALMOÇO (livre)

[14h15-15h15] PAINEL 2 – O FUTURO DAS EMPRESAS
Moderador: Fernando Castro, Presidente da AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro

. Diamantino Nunes, Sinuta S.A.
. José Nordeste, Navigator
. Cristiana Matos, Ria Blades

[15h15-15h30] Debate

[15h30-15h45] Coffee Break

[15h45-16h45] PAINEL 3 – O PAPEL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO FUTURO DA ECONOMIA
Moderador: Ivan Silva, Diretor Adjunto Executivo do Diário de Aveiro

. Paulo Peixoto, ATEC – Academia de Formação 
. Jorge Castro, Escola Profissional de Aveiro (EPA)
. José BatalimInstituto de Emprego e Formação Profissional, IP
. Jorge Ventura, Agrupamento de Escolas de Estarreja

[16h45-17h00] Debate

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria
. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (a confirmar)

:: Inscrições gratuitas até 15 de março por email para deccs@cm-estarreja.pt


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja

Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 


II Feira da Árvore e da Gastronomia Tradicional, na Póvoa da Pégada

Enchidos, queijos, produtos hortícolas, sementes, árvores, plantas, fertilizantes, rações, farturas, exposição e venda de animais de consumo doméstico, plantação de árvores e, claro, boa gastronomia. 
São estes os ingredientes da II Feira da Árvore e Gastronomia Tradicional que se realiza no dia 25 de março, na Póvoa da Pégada, numa organização da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da localidade.
A partir das 8h da manhã, o programa é convidativo e até sugere um almoço convívio que inclui iguarias da cozinha tradicional e petiscos, regados com o bom néctar da região.
A par de tudo isto, e fazendo jus a qualquer festa que se preze, a organização propõe animação. Pela manhã, arruada de concertinas e às 15h30, folclore com o Grupo d’Alegria de Vila Meã. 

Inscrições até 23 de março: 967 383 865.

Torres Vedras assina protocolo com a Universidade do Porto


A Câmara Municipal de Torres Vedras assinou um protocolo com a Universidade do Porto, na última quinta-feira. A parceria, assinada entre aquela instituição académica e 50 municípios, tem como objetivo combater a desertificação desses territórios apoiando a empregabilidade dos estudantes e recém-graduados.

Laura Rodrigues, vice-presidente e vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, assinou o protocolo numa cerimónia que decorreu na Reitoria da Universidade do Porto e que contou com a presença dos Reitores das Universidades do Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Vigo e Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto.

Através deste acordo, o município terá acesso a um banco de currículos de estudantes e diplomados registados no Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade da Universidade do Porto, o que permitirá às empresas do concelho encontrar e recrutar jovens para oportunidades de emprego qualificado.

Outra das áreas de intervenção do protocolo assinado passa pelo desenvolvimento de projetos de investigação por parte da Universidade do Porto, assim como por identificar as competências mais procuradas pelo mercado empresarial e aplicar os recursos da instituição que poderão apoiar o desenvolvimento do concelho.

As parcerias entre a Universidade do Porto e as autarquias inserem-se num trabalho da instituição que pretende aumentar a empregabilidade dos estudantes, promovendo a sua fixação nestes municípios e regiões.

Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt

Câmara Municipal de Torres Vedras

Venha ao Teatro todo o ano - Março 2018



Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) Candidaturas abertas até 02 de abril


Promover a modernização e reabilitação do parque desportivo dos Clubes e das Associações de base local é um dos eixos prioritários do Governo. 
As candidaturas deste novo programa executado pelo IPDJ decorrem de 01 de março a 02 de abril de 2017.

O Programa destina-se a:
- clubes e associações desportivas em Portugal continental.
Objetivo: promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das populações.
As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas relacionadas com renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, designadamente:

- pisos desportivos, 
- coberturas e paredes, 
- ampliação e modernização de instalações sanitárias, 
- vestiários-balneários e valências neles existentes, etc. 

Procedimento
As candidaturas pressupõem o prévio registo da entidade candidata na plataforma de candidaturas a programas de apoio do IPDJ, I.P. (www.juventude.gov.pt) - desporto 

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

“Floresta Protegida” para esclarecer populações | Última sessão terá lugar esta tarde em Veiros


A operação “Floresta Protegida” está a percorrer as freguesias com sessões de sensibilização e esclarecimento, que têm o propósito de informar as populações locais sobre a adoção de procedimentos preventivos sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível.

Para esta segunda-feira, dia 12 de março, às 17h30, está prevista a última das 7 sessões de esclarecimento, que terá lugar na delegação de Veiros da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros. 

A iniciativa é da Guarda Nacional Republicana - Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Ovar, com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, e pretende transmitir à população esclarecimentos acerca da legislação em vigor, assim como dissipar dúvidas que possam surgir junto dos proprietários de terrenos.

Dezenas de cidadãos têm assistido e participado de forma ativa nas sessões, colocando dúvidas sobre situações pontuais e estabelecendo assim um diálogo de cooperação com os agentes da GNR.

Informação veiculada levanta dúvidas

Alguma da informação veiculada pelos vários meios de comunicação tem suscitado dúvidas e desconforto junto dos proprietários de terrenos, nomeadamente no que diz respeito à limpeza dos terrenos junto a edifícios.

Como esclarece a coordenadora do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Estarreja, Marisa Machado, nos 50 metros de distância mínima de limpeza à volta das propriedades, “não se incluem jardins ou árvores de fruto”.

O Vereador da Proteção Civil e Florestas da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, esclarece que “não é necessário eliminar todas as árvores junto às habitações num raio de 50 metros. O que terá de ser tido em conta é a distância entre as copas das mesmas (10 metros para pinheiro bravo e eucalipto, e 4 metros para as restantes espécies)”.

Queima de sobrantes com as devidas precauções

Muitas das vezes, os proprietários deparam-se com a dificuldade em desfazerem-se de sobrantes agrícolas e florestais, pelo que a queima desses mesmos sobrantes poderá ser uma solução. Contudo, a aplicação da técnica deverá ser sempre acompanhada dos devidos processos preventivos. O proprietário deverá ter à disposição meios para controlar e extinguir o fogo e nunca o poderá fazer em dias ventosos e/ou durante o período crítico.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404)
 Web www.cm-estarreja.pt

Bolsonaro vai à Justiça contra a Globo e emissora pode sair do ar por 24 horas


Pré-candidato à presidência da República, Bolsonaro vai acionar Rede Globo e o pior pode acontecer com a emissora.
Oficialmente pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro vai entrar com ação contra a emissora no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi dada pelo deputado estadual pelo Rio de Janeiro Flávio Bolsonaro, um dos filhos de Jair, neste sábado (10).

“Jurídico de Jair Bolsonaro representará organizações Globo no TSE por ser o único cujo lançamento de pré-candidatura à Presidência não teve cobertura da emissora. Falta de isonomia pode ser punida com suspensão da programação por 24 horas, segundo a legislação eleitoral”, postou Carlos.

A Rede Globo fez a cobertura do anúncio de pré-candidatura de todos os outros políticos que devem concorrer nas eleições presidenciais, mas ignorou Jair Bolsonaro, que só foi mostrado no SBT. 

Os seguidores de Flávio Bolsonaro gostaram da ideia.

“Nossa, maravilhosa ideia, entrem com os dois pés no peito dessa mídia”, comentou um internauta. “Muito bom! Seria excelente para o Brasil ter a suspensão dessa emissora por 24 horas”, afirmou outro.

“Mostrou até sobre o (Guilherme) Boulos (PSOL) e do Bolsonaro nada. Se isso não é medo e desespero, já não sei mais o que é então”, comentou outro seguidor de Bolsonaro.

“A luta só está começando. Ainda temos que enfrentar a China, que não se agradou da visita dos Bolsonaros e Ônix na viagem ao Japão, Coréia do Sul e Taiwan e vão fazer de tudo pra embaçar”, afirmou outra seguidora, lembrando a viagem recente que Bolsonaro fez a Ásia.

“Ontem (sábado) deram palavra àquele candidato do PSOL, ‘toc, toc, toc’ (me recuso a falar o nome e bato na madeira), que estava por trás de todo o incomodo dos bloqueios rodoviários do Brasil, minutos que nunca deram a Bolsonaro que está muito melhor nas pesquisas”, disse mais um.

Pesquisas
Deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro aparece muito bem cotado nas pesquisas de intenção de votos. No cenário sem Lula (PT), Bolsonaro lidera, de acordo o levantamento da MDA encomendado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT).

Os resultados de Bolsonaro têm crescido bastante nos últimos dois anos e ele chegará à disputa do pleito bem posicionado. Resta saber como a candidatura de comportará quando o horário eleitoral gratuito começar a ser veiculado.

Bolsonaro não terá muitos minutos na TV nem no rádio. Enquanto candidatos do PSDB e do PT terão longos minutos para apresentar suas propostas e atacar os adversários.
Jurídico de @jairbolsonaro representará organizações Globo no @TSEjusbr por ser o único cujo lançamento de pré-candidatura à Presidência não teve cobertura da emissora. Falta de isonomia pode ser punida com suspensão da programação por 24 horas, segundo a legislação eleitoral!
Via: blastingnews