sexta-feira, 10 de março de 2023

Castelo de Paiva | Com concursos, passeios e corrida. ALDEIA DE SABARIZ VAI RECEBER MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA DO CAVALO

 A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo fim de semana, 11 e 12 de Março, mais uma edição da tradicional Feira do Cavalo, na aldeia de Sabariz, no território da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

 Trata-se de um evento, já consolidado nesta típica aldeia paivense, que estará a cargo da Associação Cultural de Sabariz, e que promete reunir naquela localidade, dezenas de apaixonados pelo desporto e arte equestre, sendo o cavalo o elemento de destaque neste certame, na sua dimensão de amigo, de trabalho e de momento infinitos de lazer.

O programa apresentado, prevê para Sábado, a abertura do secretariado ao início da tarde, seguindo-se pelas 15 horas, um Passeio a Cavalo com carroças e charretes, havendo Porco no Espeto e Caldo Verde para os participantes e animação, sendo que, para as 21h30 está agendado um espectáculo com o Campeão do Norte de Equitação de Trabalho.

Para Domingo, a organização tem secretariado aberto logo pela manhã, com lanche para os inscritos, e às 11 horas um Passeio a Cavalo com percurso marcado, seguindo-se o almoço para os participantes, sendo a tarde preenchida com uma Corrida de Cavalos em pista de obstáculos, e ao final da tarde, o encerramento da iniciativa com a entrega de prémios e lembranças.

Haverá prémios para os participantes do concelho e a nível nacional, para os melhores exemplares da Raça Pura ( cavalo lusitano ), bem como para os melhores cavaleiros trajados a rigor.


Carlos Oliveira

CRUZAMENTO DA RUA ANTÓNIO CABRITA PIRES COM A RUA HERÓIS DE MUCABA, EM SB MESSINES, CORTADO AO TRÂNSITO DE 20 A 24 DE MARÇO

 O Município de Silves informa que, atendendo a que não se encontram atualmente reunidas as condições necessárias para o efeito, o corte de trânsito, previsto entre os dias 13 e 17 de março, no cruzamento da rua António Cabrita Pires com a rua Heróis de Mucaba, em SB Messines, foi adiado para o período compreendido entre 20 e 24 de março.
Durante os trabalhos, o trânsito será cortado na rua Heróis de Mucaba junto ao cruzamento com a rua Gago Coutinho, garantindo-se, no entanto, o acesso a cargas e descargas até ao cruzamento com a rua Dr. José Ventura. Adicionalmente, o sentido de trânsito na rua José Rodrigues Martins será invertido temporariamente com sinalização de “sentido único” no cruzamento com a rua da Liberdade; podendo, ainda, ocorrer corte de trânsito na rua José Rodrigues Martins até à rua Heróis de Mucaba em alguns dos mencionados dias.
De referir que os trabalhos decorrem no âmbito da empreitada de requalificação do Mercado Municipal de SB Messines e incluem a remoção de betuminoso existente; a abertura de valas; execução de ligação de ramal principal de abastecimento de água à nova rede de abastecimento e de ligações de ramais de abastecimento de edifícios; aplicação de “tout-venant” e compactação.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE PASSEIO CULTURAL LISBOA, LUGARES DE JOÃO DE DEUS

 No âmbito das Comemorações dos 193 anos do nascimento do poeta e pedagogo João de Deus, o Município de Silves promove, no próximo dia 18 de março, o Passeio Cultural Lisboa, Lugares de João de Deus.
Esta iniciativa terá passagem por locais emblemáticos com ligação à vida e vivências de João de Deus.
A participação no Passeio Cultural Lisboa, Lugares de João de Deus é gratuita, contudo está sujeita a inscrição prévia obrigatória, limitada às vagas existentes, até dia 14 de março, em:https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9866&ver=18869
Para mais informações, poderá contactar a Casa Museu João de Deus através do telefone: 282 440 892 ou via email: casamuseu.joaodedeus@cm-silves.pt
Conheça o programa
06h30 |Partida de Silves I Piscinas Municipais
07h00  |Partida de São Bartolomeu de Messines Terminal Rodoviário
10h30 - 12h30 |Visita Guiada à Casa Museu João de Deus (Lisboa)    
 |Visita Guiada ao Museu João de Deus - Bibliográfico, Pedagógico e Artístico
12H45 - 14h30 | Almoço Restaurante “ O Lavrador “
15h30 - 16h30 |Visita ao Panteão Nacional
16h30 |Regresso
20h00 |Chegada a São Bartolomeu de Messines
20h30 |Chegada a Silves

Águeda | Obras na Redonda valorizam ecossistema fluvial

 Intervenção está a ser realizada no âmbito do projeto LIFE Águeda e inclui a construção de passagens para peixes, mantendo a continuidade fluvial do rio e valorização das espécies

Os Parques Fluviais da Redonda e de Bolfiar estão a ser alvo de uma intervenção profunda com vista a repor a continuidade fluvial do rio, estimular o fluxo migratório dos peixes e proceder à limpeza e reflorestação ao longo do rio.
As obras em curso, que deverão estar concluídas dentro de um mês, incluem a construção de passagens para peixes, a remoção de vegetação de espécies invasoras e reflorestação com espécies autóctones, num processo que decorre no âmbito do projeto LIFE Águeda, com a coordenação da Universidade de Évora em parceria com a Câmara de Águeda, a Aqualogus e a Docapesca.
Trata-se de uma intervenção que está a ser realizada ao longo dos rios Águeda e Alfusqueiro, num total de 25 quilómetros, que para além da regularização do normal fluxo dos rios e a (re)naturalização da morfologia fluvial, previne a degradação das margens, restaura os corredores ecológicos dos habitats aquáticos e terrestres e melhora as condições dos peixes migradores.
“Cuidamos dos nossos ecossistemas fluviais, recorrendo, entre outras técnicas, a soluções de base natural que permitem melhorar as condições e o estado ecológico dos troços dos rios, num respeito pelos habitantes naturais dos nossos rios”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, que visitou as obras em curso na Redonda, onde está a ser construída uma das passagens para peixes (“escada”) que permite a transposição do açude existente.
Estas obras contribuem para “melhorar as condições para os peixes migradores que precisam dos nossos rios, que os utilizam como corredor ecológico entre os sítios de alimentação e de refúgio e que têm um valor económico elevado, em especial a lampreia, a enguia e a truta”, frisou o Edil, acrescentando que, no final, esta obra que respeita “os habitantes” naturais do rio, resultará também na criação de “um espaço balnear ainda mais agradável”.
No total, ao longo destes 25 quilómetros, estão a ser construídas cinco passagens para peixes: três permanentes [na Presa Carvalha, Redonda e Moinhos da Vermelha (Alfusqueiro)] e duas temporárias (Redonda e Bolfiar). As temporárias e amovíveis são uma solução para permitir o curso natural do rio durante a época estival, viabilizando a coexistência do fluxo migratório dos peixes com a criação de zonas para fruição do rio.
“Mais uma vez, com o recurso a soluções técnicas e ambientalmente sustentáveis, conseguimos compatibilizar a conservação da natureza e o uso do rio para fins lúdicos ou económicos”, sublinhou Jorge Almeida.
Refira-se que o LIFE Águeda é um projeto financiado pelo programa LIFE, que visa a melhoria do estado de conservação ecológica das linhas de água da bacia do rio Vouga, através da implementação de ações para promover a reabilitação dos habitats junto aos rios, bem como as populações de peixes migradores nestas linhas de água.
No âmbito deste projeto e no que respeita à valorização económica dos peixes naturais destas águas, está a ser implementado o “Selo de Origem”, que identifica o peixe pescado nas águas interiores do Rio Vouga, uma medida que “apoia a comunidade de pescadores profissionais existente na nossa região” e permite ao consumidor estar “verdadeiramente informado sobre a origem e condições de pesca dos peixes que compra”.
Umas das ações realizadas para implementar esta medida foi a disponibilização de um posto móvel de registo que apoia os pescadores neste processo de identificação e registo do pescado.
A par destas medidas, o projeto LIFE Águeda inclui várias ações de sensibilização e educação ambiental, como o “Rio vai à Escola” (destinado às escolas da região da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro) e “Rio de Todos” (que está a ser levado às escolas do concelho de Águeda, abrangendo cerca de 500 crianças do 5.º ano de escolaridade).

 

Covilhã | CORTE DE TRÂNSITO | AVENIDA FREI HEITOR PINTO E ESTRADA DO SINEIRO


Na sequência do inicio da 2ª fase da empreitada de obras de “Requalificação Urbana do Espaço Público na Avenida Frei Heitor Pinto e Estrada do Sineiro, na Covilhã”, foi aprovado o Plano de Sinalização Temporária:
A 2ª fase dos trabalhos terá inicio na próxima segunda feira, dia 13 deste mês de Março e terá a duração de cerca de sessenta (60), dias, (março, abril e início do mês de maio de 2023), sendo necessário proceder-se ao corte total do trânsito automóvel na Estrada do Sineiro, entre o cruzamento da Avenida Frei Heitor Pinto/Rua Dr. Júlio Maria da Costa e o cruzamento com a Rua Dr. José Valério da Cruz, ficando este troço interdito ao trânsito automóvel, exceto a moradores, (com as condicionantes inerentes às condições precárias de um pavimento provisório), processando-se o desvio do trânsito, no sentido ascendente, pelos seguintes arruamentos:

- Avenida Frei Heitor Pinto, Rua Dr. Júlio Maria da Costa, Avenida de Santarém, Rua Cidade de Cáceres, Rua Dr. José Valério da Cruz e cruzamento da Estrada do Sineiro.

O desvio do trânsito, no sentido descendente, vai processar-se pelos seguintes arruamentos:

- Sentido para Av. Frei Heitor Pinto - Cruzamento da Estrada do Sineiro com a Rua Dr. José Valério da Cruz, Rua Afonso Domingues, Av. de Santarém, rua Dr. Júlio Maria da Costa e Avenida Frei Heitor Pinto.

- Sentido Praça do Município - Cruzamento da Estrada do Sineiro com a Rua Dr. José Valério da Cruz, Rua Afonso Domingues, Av. de Santarém, Rua de S. Francisco Álvares, Rua Comandante BVC Sebastião Santos Júlio, Rua Ruy Faleiro, Praça do Município.

Serão criadas condições provisórias de acessibilidade às garagens, blocos habitacionais, comércios e serviços, assim como, o acesso em situações de extremo risco, para veículos prioritários e de emergência.

Esta sinalização será mantida até à conclusão dos trabalhos, com as alterações e renovações consideradas necessárias, prevendo-se que a execução desta segunda fase tenha um prazo de 2 meses (60 dias).

Nas linhas dos transportes públicos que circulam nesta via, terão de ser criadas alternativas pela empresa concessionária, de forma a minimizar os transtornos nos utentes, nomeadamente com a deslocalização dos locais de paragem, alteração de rotas de circulação e eventualmente redução do dimensionamento dos veículos de transporte de passageiros.

Deverão ser deslocalizados os equipamentos de depósito de resíduos sólidos urbanos, de forma a ficarem acessíveis aos veículos de recolha.

Será colocada e implementada a sinalização temporária e indicação dos desvios alternativos.

Terá que ser mantida a sinalização de trabalhos na via ou de estreitamento da mesma, durante o tempo em que decorram os trabalhos, independentemente se for em horário laboral ou pós-laboral, ou durante o período noturno, de fim semana ou feriados.

CASTELO DE PAIVA | INICIATIVA MUNICIPAL CONTINUA A DESPERTAR GRANDE INTERESSE. ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A XXIV FEIRA DO VINHO VERDE

 A XXIV Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato de . de Paiva já tem data confirmada, realizando-se nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho, sendo que, as inscrições para a participação dos expositores já estão abertas na Câmara Municipal e terminam no final do mês de Março. 
A exemplo das edições anteriores, para este evento municipal, que cada vez desperta mais entusiasmo e motiva forte adesão, as inscrições estão abertas a naturais e/ou residentes no concelho de Castelo de Paiva.
 Para além dos produtores vitivinícolas individuais ou de marca, dos restaurantes, das tasquinhas, dos artesãos do concelho, também a Associação Comercial e Industrial, que é entidade parceira deste evento, participa nesta grande iniciativa que promove as potencialidades do Município Paivense e que, todos os anos, no primeiro fim de semana de Julho, cativa milhares de visitantes a vir a Castelo de Paiva para três dias de loucura, na Rota do Melhor Vinho Verde do Mundo, entre uma grande oferta de saberes e sabores.
 
 Carlos Oliveira 

Ribau Esteves integra órgão de gestão do ECIU - European Consortium of Innovative Universities

 

Universidade Aveiro e mais 12 instituições de ensino superior europeias fazem parte desta rede que desenvolve ações de cooperação e projetos de criação de novos modelos de Ensino Superior na União Europeia
Honrando o convite do Reitor da Universidade de Aveiro (UA) e do “Board” da European Consortium of Innovative Universities / ECIU, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves participou hoje, pela primeira vez, na reunião do “Board” do ECIU, que contou também com a presença do Vice-Reitor da UA, Prof. Artur Silva, e que decorreu em Amesterdão.
Na sua intervenção de apresentação como Membro Externo do “Board” do ECIU, Ribau Esteves, agradeceu o convite da UA e do ECIU para integrar este importante grupo de trabalho, dando nota “da importância da atividade do ECIU, em especial do seu projeto da Universidade da Europa, como contributo relevante para a coesão social e territorial da União Europeia”, tendo lançado o desafio e assumido “o compromisso de desenvolver ações e projetos que possam ligar o ECIU com o Comité das Regiões da União Europeia, promovendo sinergias e trabalho de equipa entre as Universidades e os Poderes Locais e Regionais da Europa, tirando proveito do exemplo do trabalho de elevada qualidade, a este nível da cooperação entre a UA e a CMA+CIRA, que se realiza no Município e na Região de Aveiro, há já muitos anos”, concluiu.
A próxima reunião presencial do “Board” do ECIU vai ocorrer em Aveiro, em setembro de 2023.
Criada em 1997, o ECIU é uma iniciativa que reúne 13 Universidades de 13 Países Europeus, empenhados em desenvolver projetos para novos modelos de Ensino Superior na Europa, aprofundando a cooperação entre as Universidades, e que executa vários projetos, sendo alguns deles financiados pela União Europeia.
A ECIU é uma das primeiras redes de universidades europeias, onde alunos, professores e investigadores cooperam com cidades e empresas na resolução de desafios da vida real. A criação, teste e avaliação colaborativa de uma pedagogia educacional totalmente nova, ajudará a concentrar todas as atividades académicas, desde o ensino, investigação, administração e apoio até à inovação e valorização.
Atualmente fazem parte da ECIU as seguintes instituições de ensino superior: Aalborg University (Dinamarca), Dublin City University (Irlanda), Hamburg University of Technology (Alemanha), Institut National des Sciences Appliques (França), Kaunas University of Technology (Lituânia), Linkoping University (Suécia), Lodz University of Technology (Polónia), Tampere University (Finlândia), Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Aveiro (Portugal), University of Stavanger (Noruega), Università degli Studi di Trento (Itália), University of Twente (Holanda).

Início agendado para 18 de abril. Município de Cantanhede promove Curso de Nadadores-Salvadores

 

Estão abertas inscrições para Curso de Nadadores-Salvadores que vai ter lugar no Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, a partir de 18 de abril, em horário pós-laboral.

Promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Cantanhede, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, através da escola de formação FOZ RESGATE, a iniciativa destina-se a todos os que pretendam ser nadadores-salvadores.

Sob orientação do formador Valdemar Santos, a atividade tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências, dotando os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional.

Para a frequência da formação, obrigatória e devidamente reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para o desempenho da função, os interessados têm necessariamente de se inscrever até ao próximo dia 11 de abril, na página da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em www.cm-figfoz.pt, em “destaques”. Para mais informações contate o 233 402 805.

Com a duração de 150 horas e com o número mínimo de 16 formandos, a ação formativa tem um custo de 180,00€, em que inclui taxas das provas de admissão, seguro de acidentes, manual e também a inscrição para exame final no Instituto de Socorros a Náufragos.


Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Biblioteca Municipal acolhe conferência sobre Santa Teresa d´Ávila

 

Cerca de seis dezenas de pessoas assistiram, no passado dia 8 de março ,à sessão Santa Teresa d’Ávila: Mulher, Mística e Fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. Integrada no projeto Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos, a iniciativa contou com a presença da professora universitária jubilada, Nair Nazaré de Castro Soares, que integrou a mesa de honra na companhia de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal.

Na sua intervenção, Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede, destacou a coincidência da data e do tema “que assinalou o Dia Internacional da Mulher precisamente evocando a importância, o papel e o contributo da mulher para a construção de uma sociedade mais humana, através do conhecimento de uma figura notável e inspiradora como Santa Teresa d’Ávila”.


Para além da escolha para a sessão desta figura feminina ímpar e extraordinária que marcou a história, o autarca salientou ainda a importância da conferência pelas “qualidades humanas e intelectuais da oradora, Nair Castro Soares, prestigiada académica da Universidade de Coimbra e senhora de profundo saber sobre Teresa d’Ávila, sua vida e obra”.

O edil camarário com o pelouro da Cultura, destacou o exemplo desta “mulher que no séc. XVI foi um testemunho de coragem e de uma enorme capacidade de derrubar muros intelectuais, culturais, e questionar os poderes da época. Deixou um legado absolutamente impressionante”.

Doutora da Igreja pela relevância de suas obras e reconhecimento da importância dos profundos conhecimentos teológicos, mística, foi uma grande reformadora e fundadora de uma Ordem religiosa insigne e histórica, há que salientar que foi uma escritora genialíssima e fecunda, mestra de vida espiritual, incomparável na contemplação e infatigável na ação”, citou.

Nair Nazaré Castro Soares é licenciada em Filologia Clássica e doutorada em Literatura Latina - Literatura Neolatina do Renascimento pela Universidade de Coimbra. É Professora catedrática jubilada desta Universidade e, durante mais de uma década, diretora da linha de investigação "Idade Média e Renascimento" do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de que é atualmente membro integrado. Autora de numerosas publicações e membro de diversas associações científicas nacionais e internacionais. Nair Castro Soares é membro de Mérito da Academia Portuguesa de História, Carmelita Secular (OCDS), em Coimbra, e consultora no Grupo de trabalho do Arquivo Irmã Lúcia, que publicou em 2022 o nº 1 da revista Memoriae. 

Santa Teresa d’Ávila (1515-1582) foi uma freira e mística católica. Viveu uma vida contemplativa e foi uma das reformadoras da Ordem dos Carmelitas Descalços. Em 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja e reconheceu seu título de Mater Spiritualium (Mãe da Espiritualidade), pela contribuição que Teresa d’Ávila proporcionou à espiritualidade católica. Procurou pautar sempre a sua vida com verticalidade, vivendo na verdade e pela verdade, tudo fazendo com um generoso amor.

Música | TOMARA | Novo álbum "Avalanche"

 "Avalanche", o novo álbum de TOMARA, marca a estreia do músico na escrita de canções em Português.  Inclui os singles "Ao Sol", "A Velha Canção" e o novo "Avalanche".

Ao vivo, no Porto, dia 2 de Abril, e, em Lisboa, dia 11

  1. Avalanche
  2. Ave Negra
  3. Ao Sol
  4. Dias a Mais
  5. A Velha Canção
  6. A Revessa
  7. Amor Perfeito
  8. REM
Ouvir "Avalanche"Ouvir "Avalanche"
Descarregar "Avalanche (radio edit)"
O álbum “Avalanche” marca o regresso de TOMARA a.k.a Filipe C. Monteiro às edições discográficas, depois de em 2017 ter publicado “Favourite Ghost”, o seu disco de estreia. TOMARA iniciou a divulgação de “Avalanche” no Verão passado com a edição do single “Ao Sol”, dando sequência à descoberta das suas criações, no Outono, com “A Velha Canção”. Os singles iniciais, passados que estão cerca de 5 anos desde as últimas novidades, evidenciam desde logo uma mudança na escolha da língua – se no seu anterior trabalho o inglês era a base das suas letras, já “Avalanche” foi escrito em Português.
 
Cantar em português confere assertividade às canções, já que me incita a um discurso directo e significativo. Foi um passo importante e algo quase paradoxal. Durante a pandemia, numa altura em que globalmente estávamos unidos e síncronos, senti a urgência de falar com quem estava mais perto. Só me fez sentido escrever em português.
 
Ainda, uma evolução na sonoridade, com a introdução de elementos associados à estética electrónica, não se desvinculando da folk e do som da guitarra, o seu instrumento de origem. Também um reforço na componente rítmica, conjugando com habilidade as batidas virtuais com a bateria de Nuno Sarafa, músico convidado neste novo disco.
 
É um disco assertivo, com nervo e com uma pulsação segura. Mantenho o olhar contemplativo, que me define enquanto autor, mas vou perdendo o pudor de assumir que tenho nas mãos o dom de mudar o que não me faz sentido.

A par dos temas entretanto publicados e que têm ecoado na rádio nacional, o repertório de “Avalanche” é bastante coeso na estética sonora que TOMARA quis explorar - os beats e a electrónica emergem na paisagem onírica e melancólica criada pelas guitarras, pedal steel e synths, conferindo-lhe uma nova arquitectura, mais pulsante e definida. A abertura do disco com o tema título dirige o ouvinte no sentido de se disponibilizar para uma viagem ao imaginário deste projecto. A destacar ainda “Dias a Mais”, “A Revessa” ou “Ave Negra”, este último com letra partilhada com Márcia. Com uma forte componente visual no seu trabalho, Filipe C. Monteiro convidou o designer José Mendes (josemendes.me) para a concepção do artwork, sendo o resultado um objecto de rara criatividade e bom gosto.

"Avalanche" ao Vivo
As apresentações oficiais de “Avalanche” têm lugar a 2 e 11 de Abril, no Porto e em Lisboa, no Novo Ático e no Teatro Maria Matos, respectivamente, com bilhetes entre 12€ e 15€. Para a passagem a palco de “Avalanche”, Filipe C. Monteiro concebeu um objecto visual de intensa dinâmica que conjuga a sonoplastia com imagens e movimentos luminotécnicos, provocando no público uma experiência sensorial de que as suas canções são o fio condutor.

Ainda antes destes concertos, TOMARA aproveitará o mês de Março para um conjunto de showcases em parceria com a FNAC, uma oportunidade para, em proximidade com o público, contar um pouco da génese de “Avalanche”:
​10 Março | FNAC Chiado | 18:30
11 Março | FNAC Aveiro | 17h
11 Março | FNAC NorteShopping | 21:30h
12 Março | FNAC Sta Catarina | 16:30
21 Março | FNAC Almada | 18:30
01 Abril | FNAC Colombo | 16h
02 Abril | Novo Ático (Porto)
11 Abril | Teatro Maria Matos (Lisboa)

Sobre TOMARA

TOMARA é o nome que Filipe C. Monteiro escolheu para o seu projecto individual. Músico, produtor e realizador, colaborou com diversos artistas (Sérgio Godinho, Luísa Sobral, Da Weasel, Márcia, The Legendary Tigerman, David Fonseca, Rita Redshoes, António Zambujo, Carlão e tantos outros) realizando videoclips, documentários ou até mesmo a componente cénica dos seus concertos. Como músico, participou em trabalhos de estúdio e ao vivo de Deolinda, Samuel Úria e Carminho: co-produziu os discos de Rita Redshoes “Golden Era” e “Lights & Darks". Desde 2013 que é músico e co-produtor de Márcia, tendo colaborado nos discos “Casulo”, “Quarto Crescente”, “Vai e Vem” e “Picos e Vales”. No final de 2017, assinou o seu primeiro trabalho sob o nome TOMARA. “Favourite Ghost” foi elogiado pela crítica, tendo integrado várias listas de “melhores discos do ano”. Os singles “Coffee and Toast” e “For no Reason” figuraram em inúmeras playlists e tops de rádios nacionais.

Assessoria de Imprensa
Sonia Ramos


Proença-a-Nova | Projeto “As pessoas e o fogo” discutiu resultados finais da investigação

 

A conferência final do projeto “As Pessoas e o Fogo – reduzir o risco | conviver com o risco” realizou-se no dia 3 de março no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, numa iniciativa que contou com a presença dos vários investigadores que, entre 2019 e 2022, desenvolveram a metodologia de trabalho prevista na área geográfica ocupada pelos 20 concelhos do Pinhal Interior. Este projeto, do Instituto Superior de Agronomia, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, tem por objetivo principal desenvolver e testar um novo quadro analítico que apoie o desenvolvimento e avaliação de novas políticas de gestão florestal centradas nas pessoas para reduzir o risco de incêndio.
Para além de duas sessões de trabalho dinamizadas junto de representantes de associações e outras entidades dos concelhos de Proença-a-Nova, Figueiró dos Vinhos, Oliveira do Hospital e Vila de Rei, foram ainda realizados 116 inquéritos aos presidentes das 121 juntas de freguesia do Pinhal Interior, 497 inquéritos a proprietários florestais, 200 inquéritos a agricultores e 386 inquéritos aos residentes de 15 freguesias. Analisadas as respostas, os resultados finais foram divididos em duas áreas: uma sobre as comunidades, com respostas, estratégias e obstáculos; outra sobre as políticas, abordando temas como a gestão florestal, a economia e a propriedade da terra.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, foi um dos oradores na sessão dedicada às comunidades, traduzindo preocupações que foram abordadas nos inquéritos como a falta de limpeza/manutenção, o abandono e despovoamento e a falta de ordenamento da floresta. “O que é que falha? Falhamos nós enquanto sociedade nas políticas públicas ao longo do tempo que não conseguiram traduzir no ordenamento do território uma condição de termos a gestão e organização do território”, adiantou o autarca que apontou ainda a falta de financiamento. Na sua perspetiva, “os territórios são abandonados porque não geram riqueza para os seus proprietários”: uma solução seria alocar alguns dos milhões utilizados no combate aos incêndios florestais à gestão e ordenamento do território, até para apoiar o sector primário, fundamental para atrair e fixar pessoas.
Neste painel foi apresentado o regulamento municipal que o Município criou para reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas nas faixas de gestão de combustível em redor dos aglomerados populacionais como um dos projetos implementados como resposta da comunidade aos incêndios florestais de 2017 no Pinhal Interior. Depois da Mó, a primeira aldeia a aderir a este regulamento, foram várias as localidades que implementaram este Regulamento - ou o Condomínio de Aldeia - que partilha dos mesmos princípios.
João Lobo deixou ainda a preocupação com a demografia que, na sua perspetiva, é o grande desafio com que os territórios de baixa densidade têm de lidar para a sua sobrevivência e onde entroncam todos os restantes desafios levantados pelo desordenamento da floresta e pelos incêndios florestais. Por último adiantou que “tem que passar pela educação da mudança de atitude e mentalidades para a gestão e ordenamento para alcançarmos a floresta que queremos”.
Mais informações disponíveis em: https://pessoasefogo.wordpress.com/divulgacao/eventos/

Silves | INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 14 DE MARÇO NA URBANIZAÇÃO DO VALE DO OLIVAL ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, no âmbito da empreitada “Repavimentação de arruamentos na Urbanização Vale do Olival”, o fornecimento de água será interrompido na Urbanização do Vale do Olival, na freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 13h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Silves | INSCRIÇÕES PARA A 2.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS DECORREM ATÉ DIA 8 DE MAIO

 A 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus foi apresentada no dia 8 de março, em São Bartolomeu de Messines. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo “Terras do Arade”, é dedicada, nesta edição, à Literatura Infantil e Juvenil. As candidaturas decorrem até ao dia 8 de maio de 2023.
Podem candidatar-se autores nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, maiores de 18 anos, que apresentem uma obra editada em livro, em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha ocorrido nos anos 2021-2022, nos géneros prosa, poesia, dramaturgia ou livro ilustrado.
Luísa Ducla Soares (uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil); Ana Maria Magalhães (escritora de livros infanto-juvenis há mais de 30 anos, entre os quais a coleção Uma Aventura); e Rui Marques Veloso (antigo professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, investigador no domínio da Literatura Infantil e fundador da Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil) foram as três personalidades convidadas para integrar o júri deste prémio, a quem caberá o difícil trabalho de avaliar as obras a concurso.
O autor vencedor da edição de 2023 Prémio Nacional Literário João de Deus, que pretende impulsionar e reconhecer os escritores que tenham desenvolvido a sua carreira literária no âmbito do livro para crianças e jovens, receberá um prémio no valor pecuniário de dez mil euros, em cerimónia a realizar em março de 2024, no âmbito das comemorações do 194.º aniversário do poeta e pedagogo messinense.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no portal Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/9865/inscricoes-para-a-2-edicao-do-premio-nacional-literario-joao-de-deus-decorrem-ate-dia-8-de-maio.aspx.
Relembramos que o Prémio Nacional Literário João de Deus é uma iniciativa, bianual, que pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines (cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura regional e nacional), e, simultaneamente, fomentar e incentivar a produção e a criação literária em língua portuguesa, premiando, em cada edição, e de forma alternada, diversas categorias literárias. Na sua 1.ª edição, realizada em 2021, dedicada ao género Poesia, foi vencedora a obra “Frentes de Fogo”, de A.M. Pires Cabral. 
 
JÚRI DO PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS 2023
Luisa  Ducla Soares
Luísa Ducla Soares nasceu a 20 de julho de 1939, em Lisboa. Licenciada em Filologia Germânica, pela Universidade Clássica de Lisboa, é considerada uma das mais relevantes escritoras portuguesas na área da Literatura Infantil.
Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural Vida. Foi colaboradora de diversos jornais e revistas, tendo-se estreado com o livro de poemas Contrato, em 1970; tendo, igualmente estado ligada ao grupo da revista Poesia 61 – que pretendia fundar em Portugal uma escola poética.
Nos anos 70 foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação e trabalhou cerca de 30 anos na Biblioteca Nacional, onde, para além de ter iniciado a sua atividade, desenvolveu uma bibliografia da literatura para crianças em Portugal; tendo, ainda sido assessora principal desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.
Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, publicou mais de uma centena de obras neste domínio, tendo muitos dos seus poemas sido musicados (por Suzana Ralha, Daniel Completo, João Portugal, Óscar Ribeiro e outros compositores) e editados em CD.
É sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança tendo, no mandato do Presidente Jorge Sampaio, sido responsável por todos os sites da Presidência da República para crianças e jovens.
Diversas publicações seletivas da literatura infantil nacional e internacional têm sido elaboradas por si para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e para o Ministério da Educação. Participa frequentemente em colóquios e encontros; desenvolvendo, regularmente, junto de escolas e bibliotecas, ações de incentivo à leitura.
Tem recebido diversas distinções e galardões, entre os quais o prémio Octogone (1980); o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro (biénio 1984-85), com 6 Histórias de Encantar; o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra (1996); e a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores (em 2009).
Em 2004 foi escolhida pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata ao Prémio Hans Christian Andersen; tendo, em 2010, sido proposta pela DGLB como candidata de Portugal ao Prémio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil; e em 2018 e 2020 como candidata ao prémio sueco ALMA.
 
Ana Maria Magalhães
Nasceu em 1946, em Lisboa. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Iniciou, em 1969, a sua carreira como professora de Português e História no ensino preparatório, tendo mantido uma carreira docente muito ativa. Em 1982 tornou-se escritora de livros infanto-juvenis, ano que marcou o lançamento da coleção Uma Aventura, que escreve até hoje, em parceria com Isabel Alçada. As duas escritoras lançaram, ainda, em 2017, Quem É Esta Gente nos Painéis de São Vicente?, obra publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, e que se centra no processo de criação dos painéis de São Vicente de Fora, pelo pintor quatrocentista Nuno Gonçalves. Em 2019, publicaram a biografia Sophia de Mello Breyner Andresen. Quem Era Sophia?, da coleção Grandes Vidas Portuguesas, uma coedição Pato Lógico/Imprensa Nacional.
 
Rui Marques Veloso
Antigo professor adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra, Rui Marques Veloso iniciou a sua vida profissional há cerca de 50 anos, grande parte dela dedicada à formação de professores e à investigação no domínio da Literatura Infantil. Tem realizado numerosas palestras e conferências em Portugal e no estrangeiro. Para além de publicar um sem número de artigos da especialidade e concretizado trabalho de consultoria, colabora, regularmente, com outras instituições do Ensino Superior e com o Ministério da Educação.
É fundador da APPLIJ (Associação para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil/ secção portuguesa do IBBY) e membro efetivo do IRSCL (International Research Society for Children`s Literature).
 

Penélope Clarinha apresenta exposição “Em trânsito” na vila medieval de Monsaraz

 A Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, vai receber de 11 de março a 7 de maio a exposição de pintura “Em trânsito”, de Penélope Clarinha. A artista apresenta 28 obras em acrílico sobre tela e óleo sobre tela, que podem ser apreciadas diariamente das 9h30 às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
 
Sobre a exposição, Penélope Clarinha refere que é “um conjunto de trabalhos em trânsito, que fazem uma viagem do presente para o passado, das cores vivas para as mais esbatidas, dos que estão bem vivinhos para aqueles que estavam muito descansados nos seus retratos, longe de imaginarem o que ainda lhes havia de acontecer. Peço assim que apertem o cinto de segurança, que esta viagem de marcha atrás vai agora começar”.
Penélope Clarinha mostra em Monsaraz vários autorretratos, pintados antes da pandemia de covid-19, tendo depois começado a utilizar outros rostos. A artista diz ainda que “pintar é uma inquietação, é uma montanha russa, o que me diverte são as situações do quotidiano, desde inusitadas, com um pouco de malandragem aqui, absurda ali, tudo isto inserido num universo anacrónico, de interiores onde a imagem estática surge como dinâmica, uma cena teatral onde algo está para acontecer, mas não sabemos exatamente o quê e quais as consequências”.
A primeira exposição de Penélope Clarinha aconteceu em 2002 e desde esse ano tem apresentado os seus trabalhos em mostras coletivas e individuais em Portugal, Espanha e Macau.




 Carlos Manuel Barão
 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 14 DE MARÇO NO CERRO DAS TAIPAS, LADEIRA DA BERNARDA, BARROCAL, JOINAL, CARRASQUEIRA, MOURICÃO, CALVOS E MONTE BRANCO ENTRE AS 05H00 E AS 10H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução da campanha de higienização do reservatório de água, o fornecimento de água será interrompido no Cerro das Taipas, Ladeira da Bernarda, Barrocal, Joinal, Carrasqueira, Mouricão, Calvos e Monte Branco, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, entre as 05h00 e as 10h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Câmara de Anadia requalifica edificio do antigo SLAT de Sangalhos

A Câmara de Anadia está a avançar com os trabalhos de requalificação do antigo Edifício dos Serviços de Antituberculosa (SLAT) de Sangalhos, uma vez que o edifício apresenta várias anomalias estruturais que carecem de manutenção. Um investimento municipal que ronda os 60 mil euros.
O projeto prevê a reparação do telhado, a substituição das janelas por caixilharias em alumínio. Está ainda contemplada uma revisão geral da rede elétrica, com substituição de todas as lâmpadas para LED’s, e também a execução da rede ITED.
Além da instalação de uma caixa multibanco, pretende-se que o edifício seja também convertido num espaço dedicado ao associativismo e formação.
Recorde-se que as obras decorrem, no âmbito do acordo de transferência de competências de gestão de património imobiliário público que o Município de Anadia celebrou com o Estado Português, através da Direção Geral do Tesouro e Finanças.