sábado, 22 de fevereiro de 2020

Tolentino Mendonça no Conselho Pontifício da Cultura

Resultado de imagem para Tolentino Mendonça no Conselho Pontifício da Cultura
O cardeal português José Tolentino Mendonça foi nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho Pontifício da Cultura, informou a Santa Sé.
Tolentino Mendonça, investido cardeal em 5 de outubro de 2019, é o atual responsável pelo Arquivo Apostólico Vaticano.
Segundo uma nota publicada no ‘site’ do Conselho Nacional da Pastoral da Cultura, é lembrado que José Tolentino Mendonça “regressa ao Conselho Pontifício da Cultura, de que foi consultor até ser nomeado arquivista e bibliotecário da Santa Sé, onde vai reencontrar, na qualidade de delegado, o bispo português D. Carlos Azevedo”.
“Os membros do Conselho Pontifício da Cultura, cardeais, bispos, eclesiásticos e leigos, são ‘personalidades relevantes da Igreja e do mundo da cultura’, nomeados pelo Papa durante cinco anos’, acrescenta o texto publicado na página da Pastoral da Cultura na internet.
O Conselho Pontifício da Cultura é presidido pelo cardeal Gianfranco Ravasi, de 77 anos.
Lusa

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo criminal contra cavaleiro João Moura

Resultado de imagem para SOS Animal vai constituir-se assistente no processo criminal contra cavaleiro João Moura
A organização SOS Animal anunciou hoje que vai constituir-se assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico João Moura, detido na quarta-feira por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, distrito de Portalegre.
Em comunicado, a organização de defesa dos direitos dos animais, que será representada pelo advogado Garcia Pereira, refere que "corridas estimuladas por treinos negativos, maus-tratos e exploração de cães para obtenção de benefícios financeiros ou para entretenimento humano é errado".
A SOS Animal assinala que João Moura, "identificado como o maior criador de galgos do país, é um dos principais promotores de corridas de cães em Portugal", tendo sido constituído arguido pelo crime de maus-tratos a cães galgo que cria, vende e usa em corridas.
A organização lançou em outubro a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela Proibição das Corridas de Cães em Portugal, que conta com mais de 11 mil assinaturas.
A meta da SOS Animal é chegar pelo menos às 20 mil subscrições e entregar o texto ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, em 15 de abril, para efeitos de discussão com os grupos parlamentares.
O cavaleiro tauromáquico João Moura foi detido na quarta-feira na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua propriedade, em Monforte, que resultou, ainda, na apreensão de 18 cães.
Presente no mesmo dia a tribunal, para ser interrogado, foi-lhe imposto termo de identidade e residência, a medida de coação menos grave e que obrigatoriamente é aplicada a um arguido.
Lusa

Harry e Meghan vão deixar de utilizar a denominação “Sussex Royal”

Resultado de imagem para Harry e Meghan vão deixar de utilizar a denominação “Sussex Royal”
O príncipe Harry e a sua esposa Meghan vão deixar de utilizar a denominação "Sussex Royal" nos próximos meses, indicou um porta-voz do casal esta sexta-feira, depois de terem deixado as suas funções reais.
"Tendo em consideração as regras específicas do governo britânico sobre o uso da palavra 'real', entrou-se em acordo que a sua organização de caridade, quando for anunciada na primavera, não será chamada de Fundação Sussex Royal", comunicou.
"O duque e a duquesa de Sussex não têm a intenção de usar 'Sussex Royal' em nada a partir da primavera 2020", ressaltou.
A decisão do príncipe e da sua esposa de deixarem as obrigações reais implica automaticamente à renúncia ao título de Alteza Real, anunciou o palácio de Buckingham. Faltava anunciar a decisão sobre a denominação "Sussex Royal".
Harry, de 35 anos, e Meghan, de 38 anos, usam até ao momento essa denominação na sua conta no Instagram, que conta com 11,2 milhões de seguidores, assim como já a tinham registado em dezenas de produtos.
O casal, que causou a comoção no Reino Unido ao anunciar a sua decisão, deixará de ter acesso ao gabinete no palácio de Buckingham a partir de 1 de abril.
Lusa

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS: INSTAURADA A MONARQUIA, TEM INÍCIO A FOLIA

O Carnaval de Torres Vedras teve, esta noite, um dos momentos mais esperados pelos foliões torrienses. Milhares de pessoas concentraram-se junto à Estação Ferroviária de Torres Vedras para receber os Reis do Carnaval de Torres Vedras, Dom Magickú D'Aragonês do Pincel Encantado e Dona Ariel da Piriquita Safadinha Dápatodos.

Terminada a viagem de comboio, Suas Altezas percorreram o centro da cidade na sua carruagem, saudando o povo folião ao longo de uma viagem em que foram acompanhados por Zés Pereiras e cabeçudos, pelas associações carnavalescas (Marias Cachuchas, SacÁdegas, Lúmbias, Ministros & Matrafonas, Fidalgos e Real Confraria do Carnaval de Torres), mas também pelas Flauzinas, pelas Majorettes de Wellington e pelas bandas de música OSGA e Banda Real da Ribaldeira. O momento contou ainda com a presença do grupo "Vigilância à Portuguesa", um dos grupos de mascarados premiados no ano passado.

A "pompa e circunstância" que o momento exigia tomou conta da entrada do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, onde o Chanceler da Real Confraria entronizou Suas Altezas, que de príncipes passaram a reis do "Carnaval mais português de Portugal". Seguiu-se a leitura do Decreto Real que, para gáudio da multidão, terminou com uma das regras mais importantes: "continua a ser proibido apalpar Sua Majestade, a Rainha."

Antes de entregar o destino da cidade aos Reis, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, "sacou" do baralho de cartas para começar por deixar "uma saudação especial a todas as associações e grupos carnavalescos." A última carta do baralho - um ás de copas - reservava um "viva ao Carnaval de Torres!", seguido do momento em que os Reis do Carnaval receberam as chaves da cidade das mãos do autarca.

Uma das primeiras medidas dos Reis do Carnaval de Torres Vedras consistiu em condecorar Janet Lloyd, presidente da Câmara Municipal de Wellington - cidade inglesa geminada com Torres Vedras -, como Duquesa do Carnaval de Torres Vedras. Janet Lloyd recebeu, ainda, a Medalha da Cidade de Torres Vedras.

Para que esta monarquia foliona se instaurasse por completo, restava apenas que Suas Altezas subissem à varanda do edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras, para saudar uma Avenida 5 de Outubro repleta de gente. Foi hasteada a bandeira da Real Confraria do Carnaval de Torres, a Rainha celebrou com Sagres, patrocinador do evento, dando "banho ao povo folião". Um "viva ao Carnaval de Torres" selava o final da entronização dos Reis do Carnaval. As bandas começaram a tocar e os Reis juntaram-se ao povo folião, seguindo em desfile até à Praça da República.

Num primeiro dia marcado pelo Corso Escolar, pelo Baile de Máscaras Tradição e pela Vistoria Real ao Centro de Artes e Criatividade, a primeira noite de folia continua agora nos palcos localizados na Praça Machado Santos e na Praça Sagres (Jardins de Santiago). É ali que os DJ's Carnaval prometem fazer dançar até às 4h00.

Este sábado o destaque vai para o corso noturno, com início às 21h00, onde todas as atenções estarão viradas para o Concurso de Grupos de Mascarados e para o Tó'Candar PALADIN.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e produção da Promotorres E.M. Patrocínio: Sagres, Paladin e Água do Vimeiro. Televisão Oficial: TVI. Rádio Oficial: RFM. Certificação Ambiental: Eco Evento Valorsul, Novo Verde e Loving the Planet. Parceiros institucionais: Oeste Portugal e Green Destinations.

Voto de pesar da ACBFF

Resultado de imagem para Dr. João Ataíde.
Foi com enorme consternação e pesar que a ACBFF tomou conhecimento do falecimento do ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e actual deputado parlamentar, Dr. João Ataíde. 

João Ataíde esteve na génese da criação da Associação de Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz, e acompanhou de perto todas as difíceis etapas de transferência de algumas das missões da Câmara para uma recém-criada associação. 

Foi um político atento, um cidadão interessado e um decisor consciente nas muitas decisões que tomou em coordenação com a ACBFF, mesmo quando o imprevisto ditava opções arriscadas. 

Enquanto grupo de trabalho, guardamos do Dr. João Ataíde a imagem de um autarca presente, atento, preocupado com a dimensão humana de todos os problemas, e que esteve sempre disponível para discutir soluções, mesmo nos horários mais improváveis. 

A ACBFF quer assim manifestar a sua profunda homenagem e gratidão a João Ataíde e irá fazer-se representar nas cerimónias fúnebres. Ao longo dos próximos dias, os elementos da ACBFF em trabalho ao serviço do Carnaval de Buarcos 2020 irão ostentar uma fita preta, em sinal de homenagem. 

É também com enorme respeito que a ACBFF decide manter a realização da programação do Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2020, nomeadamente o desfile noturno de sábado dia 22, e os desfiles de dia 23 e dia 25, respeitando assim o compromisso assumido com o ex-presidente da autarquia, de que levaríamos sempre o nosso Carnaval a bom porto.

SENIORES DA REGIÃO OESTE BRINCARAM COM… “MAGIA & FANTASIA”

Nunca é tarde para brincar e por essa razão centenas de seniores da região Oeste concentraram-se esta tarde no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras para o “baile sénior” do Carnaval de Torres Vedras 2020.

Integrada na iniciativa “Agenda Maior”, esta atividade reuniu mais de mil pessoas, nomeadamente seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Mafra, para além de elementos da comunidade, num baile com muita alegria, jovialidade e… “Magia & Fantasia”.

Mágicos, coelhinhos, príncipes e princesas, abóboras, fadas madrinhas, bruxas e feiticeiros, Peter Pan's, cartas de jogo, cubos mágicos, palhaços, abelhas… foi vasta e abundante a “fauna carnavalesca” que se juntou nesta atividade.

Cerca de 470 “foliões” em 19 grupos participaram no concurso de grupos de mascarados que se realizou no decorrer deste Baile Máscaras Tradição, o qual foi ganho pela representação do Lar de S. José (que apresentou um “Baile Encantado”). O júri do concurso – que foi constituído por Ana Umbelino (vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras), Natalina Luís, Dalila Jesus, Ana Paula Luís (representantes da Real Confraria do Carnaval de Torres Vedras) e Cláudia Luís (representante das instituições particulares de solidariedade social da região) – atribuiu ainda menções honrosas à representação do núcleo de Matacães do projeto municipal torriense de desporto sénior (“Os Palhaços Alegres”) e à representação dos núcleos de Monte Redondo, Ereira, Escravilheira, Maceira, Abrunheira, Vila Facaia, Casalinhos de Alfaiata, (2.º núcleo), Paúl, Aldeia Grande e Maxial também do “Mexa-se para a Vida!” (“A magia das abelhinhas doces e fofinhas”).

Presente nesta atividade esteve o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que frisou a importância da mesma devido à sua ligação às “raízes”, "tradições” e “identidade” das gentes da região.

Os reis do Carnaval de Torres Vedras, Zés Pereiras, Cabeçudos e as majorettes da Wellington (cidade geminada com Torres Vedras) também marcaram presença neste baile que foi animado pelo duo Ana e Luís Vicente.

Depois da entronização dos seus reis, o “Carnaval mais português de Portugal” prossegue amanhã à noite com o Corso Noturno, no decorrer do qual se realizará o concurso de grupos de mascarados do evento, o qual contará com a participação de milhares de figurantes.

O Carnaval de Torres Vedras 2020 é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e produzido pela Promotorres E.M.; patrocinado pela Sagres, PALADIN e Vimeiro; tem como televisão oficial a TVI; rádio oficial a RFM; e o apoio da Oeste Portugal, Green Destinations. Valorsul, Novo Verde, Loving the Planet e DeclareAção.

Comando da Força Especial de Proteção Civil concentrado em Almeirim, distrito de Santarém

Resultado de imagem para Comando da Força Especial de Proteção Civil concentrado em Almeirim, distrito de Santarém

O Comando da Força Especial de Emergência e Proteção Civil (FEPC), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), está sedeado em Almeirim desde esta sexta-feira, 21 de fevereiro.

A deslocalização da Comando da FEPC para o distrito de Santarém resulta da reorganização da ANEPC e da implementação da sua nova estrutura orgânica.

A nova orgânica da ANEPC define cinco Comandos Regionais (CREPC) e Almeirim foi escolhida como sede do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo.

O novo complexo de edifícios afetos à Proteção Civil em Almeirim integra também a Base da FEPC, a Unidade de Reserva Logística Nacional, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Esta deslocalização do Comando da FEPC de Lisboa para Almeirim, cujas redes viárias permitem a projeção rápida para qualquer zona do País devido à sua centralidade, permite gerar sinergias relativamente à ligação entre as áreas da gestão operacional e da logística.

A medida permite ainda reforçar a capacidade de atuação da ANEPC, ao contribuir para o incremento da rede de proteção e socorro no território nacional.

Por outro lado, com o previsto recrutamento de 250 novos operacionais para a Força Especial de Proteção Civil e a regulamentação da sua estrutura e organização internas, esta deslocalização ajuda a robustecer essa Força Especial.

Ofensa corporal a agente desportivo” vale jogo à porta fechada ao FC Porto

Resultado de imagem para Ofensa corporal a agente desportivo” vale jogo à porta fechada ao FC Porto
O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada devido a “um ato de ofensa corporal a agente desportivo” na final da Taça de Portugal de futebol, confirmou hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.
A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem por base um incidente ocorrido durante a decisão da última edição da prova ‘rainha’, que os ‘dragões’ perderam para o Sporting, no desempate por grandes penalidades, no Estádio Nacional.
Esta suspensão é passível de recurso, sendo que o FC Porto tem agora 10 dias para recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), ação que tem efeitos suspensivos.
Lusa

Sobre Vasco Pulido Valente, escritor, ensaísta e comentador político português, morreu esta sexta-feira. Tinha 78 anos.

Resultado de imagem para Vasco Pulido Valente
Vasco Pulido Valente, escritor, ensaísta e comentador político português, morreu esta sexta-feira. Tinha 78 anos.
A notícia foi avançada pelo Público e confirmada pelo SAPO24 através de fonte da família. Vasco Pulido Valente faleceu ao início desta tarde, em casa.
O corpo do historiador, ensaísta e comentador político vai estar em câmara ardente a partir do próximo domingo, no centro funerário de Cascais, em Alcabideche, a partir das 19:00, estando a cremação marcada para as 14:00 de dia 24, segunda-feira, no mesmo local, informou hoje a funerária.
Vasco Pulido Valente, pseudónimo de Vasco Valente Correia Guedes, nasceu em Lisboa a 21 de Novembro de 1941. Por não gostar do seu nome, optou por outro quando tinha cerca de 17 anos. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorou-se em História pela Universidade de Oxford.
Foi secretário de Estado da Cultura e secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro.
Trabalhou como investigador-coordenador do Instituto de Ciências Sociais e lecionou no Instituto Superior de Iconomia (atual ISEG), no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, na Universidade Católica e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Foi colunista dos jornais Público, Expresso, Diário de Notícias, A Tarde, O Independente e do Observador.
Trabalhou ainda como comentador da TSF, da Rádio Comercial e da TVI.
Entre os livros que publicou, contam-se “Os Militares e a Política: 1820-1856”, “A República Velha: 1910-1917”, “Marcelo Caetano: As Desventuras da Razão”, “De mal a pior” e “O fundo da gaveta”, estes dois últimos, os mais recentes, publicados pela D. Quixote.
Uma crónica sua, no Público, sobre o estado do PS, no verão de 2014, intitulada "A Geringonça", viria a estar na origem da caraterização feita mais tarde por Paulo Portas sobre os acordos entre PS, Bloco de Esquerda e PCP, que viriam a sustentar a constituição do XXI Governo Constitucional.
Madremedia

Itália confirma 16 infetados pelo Covid-19 e fecha espaços públicos em 10 cidades

Resultado de imagem para Itália confirma 16 infetados pelo Covid-19 e fecha espaços públicos em 10 cidades
As autoridades italianas confirmaram hoje que existem 16 pessoas infetadas pelo coronavírus Covid-19 e outras 250 estão em observação, e encerraram espaços públicos em pelo menos 10 cidades.
Na Lombardia, no norte de Itália, há 16 pessoas contaminadas na região e outras 250 estão em observação, a maioria das quais são enfermeiros, médicos e outras pessoas que estiveram em contacto com os infetados.
Como medida de precaução, o Ministério da Saúde italiano decretou o encerramento de bares, escolas e outros locais públicos em pelo menos nove cidades da Lombardia e uma na zona de Veneto.
Desde que foi detetado no final do ano passado, na China, o coronavírus Covid-19 provocou 2.250 mortos e infetou mais de 76 mil pessoas a nível mundial.
A maioria dos casos ocorreu na China, em particular na província de Hubei, no centro do país, a mais afetada pela epidemia.
Além de 2.236 mortos na China continental, morreram quatro pessoas no Irão, três no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, duas na Coreia do Sul, uma nas Filipinas, uma em França e uma em Taiwan.
As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.
Lusa

Euromilhões: Esta chave vale 41 milhões de euros

Resultado de imagem para Euromilhões: Esta chave vale 41 milhões de euros
Veja aqui se acertou na chave desta sexta-feira, 21 de fevereiro.
A chave vencedora do concurso 015/2020 do Euromilhões, sorteada hoje, é composta pelos números:
07 – 23 – 30 – 33 – 45
e pelas estrelas:
05 e 09.
Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.
Sapo

México | Cómo La Inteligencia Artificial Empodera A Los Equipos Editoriales


por Yesica Flores
Taboola, la plataforma de descubrimiento líder en el mundo, anuncia hoy un importante hito de adopción para su conjunto de productos de Newsroom, que utiliza inteligencia artificial y el mayor conjunto de datos en la web abierta para apoyar el periodismo de calidad. Taboola Newsroom ahora es utilizado por las editoriales más grandes del mundo para planificar y optimizar el contenido editorial, aumentar el número de lectores y monetizar de manera más efectiva. Este año, Newsroom ha tenido un 70% de aumento año-tras-año en la adopción por parte de los equipos editoriales.
Introducido en 2016 como parte de la plataforma de Taboola para editores, Taboola Newsroom proporciona información única, obtenida del conjunto de datos de Taboola de 1.4 mil millones de usuarios cada mes, que informan cómo crear contenido más atractivo y descubrir nuevas áreas de cobertura que generen lectores leales. Con este producto, los editores pueden hacer pruebas A/B de titulares e imágenes fácilmente, medir el rendimiento del artículo y también recibir alertas accionables adaptadas a su función específica. 
Según datos de la industria, 52% de los editores dicen que las suscripciones son una prioridad clave para generar ingresos. Como parte de la noticia de hoy, Taboola está presentando una nueva funcionalidad de suscripción para Newsroom, para ayudar a los editores a comprender y relacionarse mejor con los suscriptores, y adquirir nuevos suscriptores. Esta nueva funcionalidad permite a los editores ver qué artículos están generando conversiones, reducir el abandono al comprender cómo interactúan los suscriptores con el contenido, y determinar la “propensión a suscribirse” de los lectores a través del modelado basado en el aprendizaje automático.  
“En un momento en que los lectores digitales continúan evolucionando y los jardines amurallados han dificultado el funcionamiento, Taboola Newsroom es una gran inversión que hemos realizado, durante cuatro años, para capacitar a los equipos editoriales con datos procesables y, a partir de hoy, proporcionar una manera de mirar también a los suscriptores o candidatos para suscribirse “, dijo Adam Singolda, CEO y Fundador de Taboola. 
“Desde que presentamos Newsroom, nuestro objetivo siempre ha sido apoyar el periodismo de calidad al permitir a los editores mantenerse en contacto con sus lectores, incluso más allá de su propio sitio web, aprovechando la escala de Taboola. Newsroom está ayudando a los editores a prepararse para el futuro con ideas que informan el contenido que impulsa el mejor objetivo editorial, ya sea más lectores o más suscripciones o lealtad”. 

AF Coimbra emite “Nota de Pesar” pelo falecimento de João Ataíde

Resultado de imagem para João Ataíde das Neves
A Direção da Associação de Futebol de Coimbra manifesta o seu mais sentido e profundo pesar pelo falecimento de João Ataíde das Neves, ocorrido esta madrugada.
A capacidade profissional e sobretudo o enorme humanismo de João Ataíde das Neves fazem parte de um percurso de vida ímpar, marcado, também, pela sensibilidade e apoio ao Futebol e ao Futebol de Praia, de que é exemplo a presença da Figueira da Foz no calendário da Fase Final do Campeonato da Europa de Futebol de Praia 2019 e 2020.
Juíz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e atual deputado à Assembleia da República, ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e ex-Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde das Neves foi ainda presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
A Direção da Associação de Futebol de Coimbra salienta a amizade e enorme estima por João Ataíde das Neves e expressa as mais sentidas condolências à Família e Amigos".