segunda-feira, 25 de março de 2024

No âmbito do projeto VirtuALL. Município de Cantanhede tem vindo a realizar sessões de estimulação à população sénior do concelho

 
A Câmara Municipal de Cantanhede continua a implementar o VirtuALL, projeto que, desde 2019, procura dar resposta aos desafios do envelhecimento da população, articulando a inovação social e tecnológica com a coesão social e territorial.
Coordenado pela AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, o trabalho está a ser desenvolvido em cinco municípios que fazem parte do território abrangido por esta entidade, com o objetivo de estimular os seniores, a nível individual ou em grupo, por meio de atividades que estimulam o corpo e a mente, com o intuito de desmistificar o envelhecer como algo negativo, combatendo, assim, o idadismo.
No Município de Cantanhede a operacionalização do projeto tem passado pela realização de sessões de estimulação, denominadas “Caixas Surpresa VirtuALL” dirigidas a pessoas idosas residentes no concelho. Essas atividades já foram realizadas nas freguesias de Tocha, Febres e Sanguinheira.
As iniciativas visam responder aos desafios de uma sociedade envelhecida e combinam a coesão social e territorial com a inovação social e tecnológica, gerando uma simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida, promovendo a socialização e a interação num ambiente lúdico no qual são estimulados a fortalecer os laços entre si e a cultivar o sentimento de pertença à comunidade.
As “Caixas Surpresa VirtuALL” são estruturadas em dois momentos. Inicialmente os idosos fazem uma avaliação nos domínios sociodemográficos, motores, emocionais e antropométricos. De seguida, retiram bolas à sorte de três caixas diferentes, em que cada uma corresponde às categorias de equipamentos tecnológicos, exercícios cognitivos e dinâmicas de grupo. Posteriormente realizam os desafios sorteados.
Ainda no âmbito do projeto está a decorrer a campanha denominada “Conheça a Equipa VirtuALL”, que visa consolidar o ecossistema promotor do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo nos territórios de intervenção.
Um dos objetivos da AD ELO e dos Municípios é construir um guia que apresente a programação das iniciativas relacionadas com o envelhecimento, ao mesmo tempo que contribui para a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, designadamente o ODS 3 - Saúde de Qualidade, “Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” que as atividades aportam e contribuem para alcançar. Este guia vai ser apresentado publicamente no 19 de julho, em Penacova.
Outra das atividades do projeto para este ano, é a criação de uma Assembleia Intermunicipal Sénior para promover a troca de ideias e ações entre os participantes, a fim de identificar estratégias e experiências em prol de espaços, ambientes e ações inclusivas e adequadas a todas as idades.
A Assembleia decorrerá em três momentos: abril, agosto e dezembro, na sede da AD ELO, e contará com a presença de cinco seniores representantes do Município de Cantanhede.
Já em outubro, Cantanhede quer integrar os “Percursos VirtuALL”, com mais de uma centena de idosos do concelho. Esta ação consiste na realização de visitas guiadas à Mata do Bussaco, local onde têm oportunidade de interagir com a primeira Floresta Terapêutica da Península Ibérica.
No dia 08 de novembro está ainda previsto, no Município da Mealhada, o “Campeonato VirtuALL”, que vai contar com a participação de 25 seniores, 10 jogadores e 15 elementos de claque, selecionados em representação do Município de Cantanhede. Este campeonato visa reunir, através da competição com as diversas dinâmicas do projeto VirtuALL, os cinco municípios parceiros.
Globalmente as pessoas idosas referem o percurso do Programa VirtuALL como motivador e sugerem melhorias na sua qualidade de vida, com influência positiva na socialização, na relação com a inovação tecnológica, na atividade física, bem como na atividade cognitiva. Como avaliação final, indicaram estar "Totalmente satisfeitos com esta tipologia de projetos".

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Comunicado - Paulo Freitas do Amaral lança livro com ideias para Portugal

 O livro "Portugal 100 filtros" que junta 100 artigos de Paulo Freitas do Amaral com diversas ideias para Portugal irá ser apresentado no próximo dia 5 de abril às 18h na terra Natal do seu pai, mais precisamente na fnac Guimarães situada no Shopping Guimarães.
O prefácio do livro é de autoria de Ossanda Liber, presidente do mais recente partido em Portugal denominado de "Nova Direita" e que surgiu no passado dia 9 de janeiro de 2024.
Paulo Freitas do Amaral tem um vasto currículo político tendo sido Presidente de Junta em Oeiras, candidato à Câmara de Oeiras, Co-fundador do Nova Direita, membro do XVII Governo Constitucional, deputado municipal em Oeiras e em Guimarães e administrador da Misericórdia de Guimarães. O livro encontra-se já no site da fnac. podendo ser consultado em,
 

*Paulo Freitas do Amaral

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE REFORÇA INSTALAÇÃO DE CONTENTORES SEMIENTERRADOS

 O Município da Marinha Grande está a reforçar a instalação de contentores semienterrados, na sequência de um investimento de cerca de 200 mil euros, com o objetivo de melhorar a higiene urbana do concelho.
A Câmara Municipal contratou o fornecimento de 53 contentores (para resíduos indiferenciados, papel, embalagens e vidro) e respetivo material de desgaste, que estão a ser instalados no centro da Marinha Grande, Praia da Vieira e São Pedro de Moel, reforçando, assim, a contentorização já existente.
O Município da Marinha Grande apela aos comportamentos a ter pelos cidadãos, relativamente à separação correta de resíduos nos respetivos contentores e respeitando a entrega ou recolha de monos e verdes no concelho. A recolha de resíduos volumosos e resíduos verdes é efetuada de forma gratuita, com pré-marcação. Para aceder a este serviço nas freguesias da Marinha Grande e da Moita, basta contactar o 244 573 300. Para ter acesso ao mesmo, na freguesia de Vieira de Leiria, só tem de ligar para o 244 695 343.
*Gabinete de Comunicação e Imagem


Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE PERCORREU MARGENS E CAMPOS DO LIS

No passado domingo, 24 de março, realizou-se o passeio pedestre “Da Foz ao Boco”, que, ao longo de 11,5 km, levou cerca de uma centena de participantes a percorrer as bonitas paisagens em torno das margens do Rio Lis, Campos do Lis, Tercenas, Galeota e Boco, na freguesia de Vieira de Leiria.
A iniciativa organizada pelo Município, contou com a participação do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do vereador do desporto, João Brito; e do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.
A próxima caminhada realiza-se no dia 28 de abril, sendo “Da Serraria ao Forno do Carvão”. O ponto de encontro está marcado para as 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, ou às 09h30, na entrada do Mercado Municipal de Vieira de Leiria. Terá a distância de 11 km, em piso arenoso e alcatroado, com um grau de dificuldade reduzido.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Investigação da Universidade de Coimbra conclui que invasão por acácias afeta as comunidades aquáticas nos ribeiros

 
Uma investigação liderada pela Universidade de Coimbra (UC) concluiu que a invasão das florestas ribeirinhas por acácias afeta as comunidades aquáticas nos ribeiros. Os detalhes deste estudo podem ser consultados na revista Freshwater Biology.
Como indica o mais recente relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços do Ecossistema, a invasão por espécies exóticas é uma grave ameaça à biodiversidade e ao funcionamento dos ecossistemas. A mimosa (Acacia dealbata), árvore exótica originária da Austrália, é uma das principais espécies invasoras na Região Centro de Portugal, especialmente na bacia do rio Mondego, onde ocupa já áreas significativas.
De acordo com Verónica Ferreira, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), «
este estudo mostra que as invasões biológicas num ecossistema terrestre podem ter efeitos em ecossistemas adjacentes, como os ribeiros, pelo que é importante considerar a interdependência entre ecossistemas na avaliação dos efeitos destas invasões».

Esta investigação concluiu ainda que «a diversidade de microrganismos decompositores e de macroinvertebrados são mais baixas em ribeiros que atravessam acaciais, comparativamente a ribeiros associados a floresta de espécies nativas, muito em resultado da menor diversidade dos detritos vegetais que entram nos ribeiros em acacial e que são dominados por detritos de mimosa. Por outro lado, os ribeiros em floresta de espécies nativas recebem uma grande diversidade de detritos vegetais, resultado da maior diversidade de plantas», constata a coordenadora do estudo.

«Estas alterações na diversidade dos organismos aquáticos nos ribeiros em floresta invadida são preocupantes, uma vez que comunidades menos diversas estão menos preparadas para lidar com alterações ambientais que possam ocorrer, como as associadas a mudanças climáticas, e podem ser menos eficazes a desempenhar funções no ecossistema, como a reciclagem dos nutrientes», alerta.

Dada a difícil gestão de espécies invasoras na floresta ribeirinha, devido há existência de grandes áreas, ao difícil acesso, à necessidade de controlo continuado e às sementes transportadas de zonas invadidas a montante, Verónica Ferreira acredita que «a melhor opção é proteger as zonas ribeirinhas nas zonas altas das bacias hidrográficas, que estão geralmente em melhor estado de conservação, o que pode implicar a limitação do acesso humano e a monitorização contínua para eliminar presença de indivíduos de mimosa isolados».

Para avaliar os efeitos da invasão da floresta ribeirinha por mimosa na diversidade e abundância de microrganismos decompositores e de macroinvertebrados, e ainda na decomposição de detritos vegetais, os investigadores da UC realizaram amostragens e medições mensais, ao longo de um ano, em seis ribeiros na Serra da Lousã, uma área grandemente invadida por mimosa, três ribeiros em floresta de espécies nativas e três ribeiros em floresta invadida por mimosa.

Este estudo foi realizado no âmbito do projeto “EXSTREAM - Effects of EXotic tree species on STREAM communities and processes: the case of invasion of native forests by Acacia spp.”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e coordenado por Verónica Ferreira, contando também com a colaboração do professor e investigador Albano Figueiredo do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Faculdade de Letras da UC (FLUC).

O artigo científico “Effects of Acacia invasion on water quality, litterfall, aquatic decomposers, and leaf litter decomposition in streams” pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

ATLETAS DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE EM GRANDE EVIDÊNCIA NOS TRILHOS DAS AZENHAS LUIS COUTO VENCE O TRAIL LONGO


Teve lugar na manhã de domingo dia 24 de março o Trilho das Azenhas 2024, organizado pela Roda Dianteira, com 2 distâncias competitivas de 23km, 15km e uma caminhada.
Participaram 7 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na prova de 23km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Longo , tendo o atleta Luís Couto, vencido a competição de 23 km, alcançando o 1º lugar na classificação geral masculino e o 1º lugar no escalão de M40, José Santos, 11º masculino, 3º M40, Nuno Almeida, 32º masculino, 8º M45, José Mendes, 77º masculino, 9º M35 e Joselito Marques, 83º masculino, 15º M45.
No sector feminino, a atleta Gabriela Marques, alcançou a 7ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40 e Otília Costa, a14ª posição feminina, e o 6º lugar no escalão F45.
Coletivamente fomos 1° em 13 equipas que completaram a prova de 23km.

Grande destaque para a vitória coletiva e para a vitória da geral do atleta Luis Couto e para os restantes pódios dos atletas José Santos e Gabriela Marques.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


Marinha Grande | ASSOCIAÇÃO DE CASAL GALEGO CELEBROU 83.º ANIVERSÁRIO

 A Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCDCG) celebrou o seu 83º aniversário, com um jantar convívio realizado no passado sábado, 23 de março, na sua sede, que reuniu entidades, dirigentes, sócios, utentes e amigos.
A sessão comemorativa contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; das vereadoras Ana Laura Baridó e Lana Lino; do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa; da secretária da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Ana Paula André; da presidente da Assembleia de Freguesia, Isabel Freitas; e da presidente da direção da coletividade, Liliana Prior.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, felicitou os elementos que integram os novos órgãos sociais, empossados em janeiro, bem como os sócios e utentes que beneficiam do trabalho da associação. Enalteceu a aposta que têm feito na área social, sobretudo direcionando a sua ação ao apoio à população sénior, promovendo o envelhecimento ativo, bem como a organização da Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG). 
O diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, lembrou que a ASCDCG foi pioneira no concelho em promover estratégias para poder dar respostas ao envelhecimento, área na qual é imprescindível atuar, dado o aumento da esperança média de vida.
A representante da Junta da Marinha Grande, Ana Paula André, aplaudiu o trabalho dedicado e abnegado dos elementos que integram a associação, sem o qual não era possível realizar tantas iniciativas a favor da população.

A presidente da direção, Liliana Prior, lembrou as atividades levadas a cabo no último ano, destacando o retomar da FAG e a prioridade que dão às pessoas em todas as fases da vida, em especial aos cerca de 100 idosos, que beneficiam do apoio domiciliário, centro de convívio e centro de dia.

Para além das intervenções oficiais, o jantar contou com a atuação do músico Jorge Batista e com a entrega de emblemas aos sócios que completaram 25, 50 anos e 75 anos de associados.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA FOI PALCO DE MÚSICA E TEATRO INSPIRADOS NA COSTURA

 O Museu Joaquim Correia apresentou duas sessões do espetáculo “Projeto Moira”, no passado sábado, 23 de março, para apresentar uma performance de teatro e música interpretado por Margarida Cabral e Francisco Correia.

Presente na iniciativa, a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro recordou que o Município da Marinha Grande pretendeu associar este projeto tão original e criativo, à mediação da exposição têxtil “Desenrascanço”, patente no Museu, até ao dia 20 de abril.

O Projeto Moira criou uma composição sonora em tempo real, a partir dos sons do próprio espaço e de máquinas de costura e outros objetos normalmente presentes num ateliê de costura.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Investimento de mais de 347 mil euros. Obra na estrada de acesso à EB 2,3 e Secundária da Tocha está em fase de conclusão

 
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve na quarta-feira, para ver a obra na estrada de acesso à EB 2,3 e Secundária da Tocha, que se encontra em fase de conclusão.
Esta empreitada representa não só um avanço na mobilidade urbana, mas também um investimento na segurança e acessibilidade da comunidade geral. Com a conclusão dos trabalhos, a autarquia espera facilitar o trânsito aos automobilistas e aos peões, proporcionando um ambiente mais seguro para todos”, sublinhou Helena Teodósio.
A intervenção incidiu no alargamento da estrada e criação de lugares de estacionamento ao longo da via, execução de passeios, realização de infraestruturas de abastecimento de águas, rede de saneamento, rede de águas pluviais e negativos para infraestruturas elétricas.
A colocação da camada de regularização em betuminoso está prevista acontecer no período da paragem letiva relativa às férias da Páscoa.
Esta requalificação urbanística tem como objetivo reduzir a velocidade automóvel na zona urbana, garantindo, melhorando e protegendo o circuito pedonal do peão no acesso ao edifício escolar e às habitações ali existentes. 
As faixas laterais da rua destinam-se à construção de passeios, ficando estes dotados da largura suficiente para pessoas de mobilidade reduzida, designadamente em cadeiras de rodas.
Para tal, foram demolidos e reconstruídos alguns muros que se encontram próximos da via.
O parqueamento automóvel é assegurado em vários espaços paralelos à rua, enquanto o pavimento da faixa de rodagem vai ser requalificado, com aplicação de camada de pavimento betuminoso.
A intervenção contempla ainda a melhoria da sinalização vertical e a aplicação de sinalização horizontal.
Além da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, nesta visita esteve também presente o vereador, Fernando Pais Alves, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz e João Gomes, da direção do Agrupamento de Escolas Gândara Mar.
Entretanto vai avançar a empreitada na travessa perpendicular à Rua das Escolas, criando uma alternativa importante à circulação viária.
A intervenção será ao nível das infraestruturas de água pluviais, residuais e abastecimento de água, estando prevista a criação de um passeio num dos lados da rua, possibilitando o acesso ao estacionamento, entretanto criado pela Junta de Freguesia da Tocha. Os trabalhos serão finalizados com a pavimentação do arruamento com camada de betuminoso.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Marinha Grande | FAMÍLIAS PINTARAM (N)O MUSEU DO VIDRO

 O Museu do Vidro recebeu na tarde deste domingo, 24 de março, a oficina de desenho e pintura colaborativa para famílias “Pintar (n)o Museu”, no âmbito da Semana do Turismo Industrial.
A iniciativa promovida pelo Município da Marinha Grande, contou com a participação da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, que destacou a importância da realização destas iniciativas, para a valorização patrimonial e histórica do concelho.
Divididas em dois turnos, as famílias foram desafiadas a pintar as ilustrações feitas propositadamente por Vânia Colaço para esta oficina, com referências ao Museu do Vidro e excertos de cenas do fabrico do vidro. Numa base impressa em papel, os participantes usaram materiais riscadores como: lápis de cor, canetas de feltro, etc. Os bonitos e criativos trabalhos resultaram da intervenção de todos sobre a mesma ilustração, tendo-a preenchido de cor e vida.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

CATARINA MARQUES PARTICIPOU NA 3ª MEIA MARATONA DA PRIMAVERA


Numa organização da Feira Viva Cultura e Desporto E.M. e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, realizou-se no passado dia 23 de março de 2024, pelas 16h00, a 3ª Meia Maratona da P rimavera na distância de 21km, com partida e chegada no Europarque, na cidade de Santa Maria da Feira.
O evento contará ainda com o Troféu EUROPARQUE Running (10km), uma Caminhada de (6km), e o Troféu Kids.
Participou a atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, concluindo os 21,097 km em 1h39m41s, alcançando no final o 16° lugar da classificação geral feminina e a 4ª posição no escalão F40.
Com o apoio:
- Zeiss
Streetsport Animação Turística
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

JOSÉ MACHADO COMPETIU NO TRAIL DOS MOINHOS DA BAJOUCA


Organizada pelo Grupo Alegre e Unido da Bajouca conjuntamente com a Associação Bajouquense para o Desenvolvimento, contando com o apoio técnico da Recorde Pessoal e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, realizou-se na tarde de sábado, dia 23 de março, com partida e chegada ao Centro de Atividades da ABAD, no Pisão a edição de 2024 do Trail Dos Moinhos da Bajouca, integrando 2 distâncias de trail e uma caminhada.
Participou na prova de 18,5km pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da Associação de Trail Running de Portugal - ATRP, o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, José Machado, terminando a mesma no 57° lugar masculino e 13° M40.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS


2.ª Fase Grupo Manutenção Sul
Remax GDRA A. RESENDE - 48 X ASSSCC/FLATLANTIC - 63
23 de março de 2024 – 17h30
Pavilhão Escola Básica André de Resende

Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:

01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
16 – Inês Varandas
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues