terça-feira, 10 de julho de 2018

Globo tenta anular militares nacionalistas contra o desmonte neoliberal de Tio Sam

Globo tenta anular militares nacionalistas contra o desmonte neoliberal de Tio Sam

A Globo, porta voz do império americano, faz qualquer coisa para desgastar militares nacionalistas contrários ao desmonte neoliberal que o governo Temer, fantoche de Washington, promove, de forma acelerada.

ACESSE AQUI: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/cesarfonseca/360887/Globo-tenta-anular-militares-nacionalistas-contra-o-desmonte-neoliberal-de-Tio-Sam.htm

Eu, Psicóloga | App dá recompensas para estudantes ficarem longe do celular





Um aplicativo que recompensa estudantes pelo tempo que eles ficam longe do celular está sendo lançado no Reino Unido. Chamado de Hold, foi desenvolvido por três estudantes que se conheceram na Copenhagen Business School e quiseram desenvolver algo para ajudar a combater o problema da distração provocada pelo celular.

O app, que já conquistou mais de 120 mil usuários na Noruega, Dinamarca e Suécia, será oficialmente lançado em 170 universidades do Reino Unido. Gratuito, ele funciona tanto em Android como em iOS.

Os estudantes acumulam 10 pontos para cada 20 minutos sem usar o telefone, entre 7:00 e 23:00, em dias úteis. Os pontos podem ser trocados por produtos e serviços em uma loja do próprio app. Entre as marcas ofertadas estão a Amazon, uma rede de cinemas e uma cafeteria.

Para ganhar dois cafés, os estudantes precisam de 300 pontos - obtidos em 10 horas no aplicativo. Para pipoca no cinema, são 60 pontos - ou duas horas sem o celular. Também é possível trocar os pontos por livros e objetos de papelaria, que foram doados através da Unicef.

Especialistas estão cada vez mais preocupados com a distração provocada pelo celular. De acordo com um estudo de 2017 da Universidade do Texas, o simples fato de ter um celular ao alcance do olho pode reduzir a produtividade, desacelerar a velocidade de respostas e diminuir as notas escolares.

Outro estudo, da London School of Economics, apontou que estudantes que não usaram seus smartphones na escola tiveram um aumento de 6,4% nas notas das provas.

Saúde mental

A urgência de conferir uma notificação, mesmo em situações de risco, vem da sensação de compulsão em fazê-lo e isso tem afetado o funcionamento do cérebro humano. Ao ouvir o som da notificação de uma mensagem do WhatsApp, e-mail ou redes sociais, nosso cérebro libera dopamina, um hormônio que eleva o nível de excitação, dando uma sensação de recompensa positiva. No entanto, a expectativa de recompensa - "Quem mandou mensagem?", "Quem me marcou na foto?" - pode gerar uma descarga de dopamina ainda maior do que a recompensa em si.

"Os receptores de dopamina são os mesmos que transmitem a sensação de prazer pela comida, sexo, drogas e álcool", explica David Greenfield, professor de Psiquiatria da Universidade de Connecticut e fundador do CITA. "Esse sistema de recompensas é tão antigo em nós que, se não o tivéssemos, provavelmente não existiríamos como espécie", complementa.

Os altos níveis de dopamina durante a fase de expectativa fazem com que o acesso a outras partes do cérebro seja prejudicado, como o córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento de comportamentos, pensamentos e tomadas de decisões. Isso significa que a região responsável por ponderar um questionamento como "quão importante é isso? Vale a pena morrer por isso?" tem menos poder de julgamento.

Como nosso cérebro muitas vezes é "mais esperto" que nós, ele encontra jeitos de nos enganar. Todas as vezes que conferimos o telefone e nada de mau acontece em uma situação de risco, somos levados a pensar que é seguro continuar fazendo aquilo, reforçando positivamente. "Você pode até pensar 'sou bom com multitarefas', mas o problema surge quando algo perigoso surge inesperadamente e você não pode responder de forma apropriada, o que pode ser fatal", explica Despina Stavrinos, diretora do laboratório de pesquisa de direção da Universidade de Alabama em Birmingham.

Os criadores do app - Maths Mathisen, Florian Winder e Vinoth Vinaya - também experimentaram a distração por causa do celular.

"Eu tive a ideia do app quando era estudante. Eu sei o quão difícil é se concentrar nos estudos quando há a opção de trocar mensagens, entrar nas redes sociais ou jogar no celular. Com o Hold, nossa missão é limitar essa distração, recompensando os estudantes e dando um incentivo para eles se focarem", fala Mathisen.

"Um quarto dos estudantes na Noruega fizeram o download do Hold apenas três meses depois do lançamento. Isso mostra que os jovens estão preparados para mudar (de comportamento), deixando seus telefones de lado enquanto estudam."

Louise Theodosiou, psiquiatra no Hospital Infantil Royal Manchester, aprovou a iniciativa: "É positivo ver apps que reconhecem que os estudantes vão, invariavelmente, usar o telefone e oferecem uma solução real para balancear o uso da tecnologia. Nós sabemos que o bem estar pode ser aprimorado por meio do exercício e convivência com amigos e família".

"Recompensas relacionadas a viagens ou atividades sociais podem ser um incentivo para estudantes administrarem seu dinheiro. As mídias sociais são uma ferramenta que pode ser positiva ou negativa. Ajudar os jovens a aprender a estruturar como e quando eles usam (o telefone) pode ser uma ferramenta valiosa", completa Theodosiou.



A primeira-dama da cumbia digital no Festim!

La Yegros (Argentina)QUINTA 12 JULHO, 22h00 – Largo 1º de Maio, ÁGUEDA
SEXTA 13 JULHO, 22h00 – Cine-Teatro de Estarreja, ESTARREJA
SÁBADO 14 JULHO
, 22h00 – Centro das Artes do Espetáculo, 
SEVER DO VOUGA
Alegre, vibrante e carismática. Mariana Yegros - aka La Yegros - cresceu no coração de Buenos Aires, umas das mais cosmopolitas metrópoles sul-americanas, sem prescindir da herança dos ritmos da cumbia. O seu imaginário sonoro moldou uma personalidade indissociável dessa origem mestiça, mas com toda a modernidade e um olhar global, conferindo-lhe o título de primeira-dama da cumbia digital. La Yegros chega ao Festim para três grandes noites, numa combinação explosiva da música urbana, eletrónica e folclórica, incorporando uma atitude punk e uma energia contagiante a descobrir ao vivo. Um irrecusável convite para dançar!


La Caravane Passe (França) | Boban Markovic Orkestar (Sérvia) | Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile) | Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou (Benim) | La Yegros (Argentina) | Waldemar Bastos (Angola) | Omar Souleyman (Síria)
 
22 junho a 26 julho | 10ª edição
ÁGUEDA * ALBERGARIA-A-VELHA * SEVER DO VOUGA * ESTARREJA * ÍLHAVO * OLIVEIRA DE AZEMÉIS


d’Orfeu Associação Cultural
Instituição Cultural de Utilidade Pública  |  Estatuto de Interesse Cultural  | Medalha de Mérito Cultural


São Pedro de Moel recebe animação cultural de verão


Resultado de imagem para São Pedro de Moel recebe animação cultural de verão
A praia de São Pedro de Moel, no concelho da Marinha Grande, recebe atividades culturais e de animação infantil, durante os meses de verão, para proporcionar momentos de lazer aos seus veraneantes e cuja participação é gratuita.

As iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pela Associação para a Promoção do Turismo em São Pedro de Moel - SPM, pela MOHER - Assoc. para o Desenvolvimento de São Pedro de Moel e pela Associação Casa Árvore - ABCNatur. 

A programação da animação de verão 2018 em São Pedro de Moel é a seguinte:

JULHO    

10 de julho . terça-feira . 14h30 às 17h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 8 aos 10 anos 
“Cidades de Papel” - Laboratório de Observação e Experimentação Artística para pequenos Arquitetos e Engenheiros

11 de julho . quarta-feira . 09h30 às 12h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 9 aos 12 anos
"Arquitetar... uma casa d'árvore?"

12 de julho . quinta-feira . 09h30 às 12h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 9 aos 12 anos
“Inspira… Expira!”

13 e 27 de julho . sexta-feira . 21h00 
Praça Afonso Lopes Vieira
Histórias ao Luar

13 de julho . sexta-feira . 22h00 
Sede da MOHER
Tributo a Xutos & Pontapés e Leandro Costa

13 julho . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Tributo a Xutos & Pontapés

14 de julho . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira 
Concerto "Banda da Catraia" 

16 de julho. Segunda.18h00
Posto de Turismo de São Pedro de Moel
Apresentação pública do Festival Afonso Lopes Vieira

24 de julho terça-feira . 14h30 às 17h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 6 aos 8 anos
“ArquitectARTE”

25 de julho . quarta-feira . 09h30 às 12h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 6 aos 12 anos
“Quadros de Lã (com água e sabão)”

26 de julho . quinta-feira . 14h30 às 17h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 8 aos 12 anos
“Pintura em Cerâmica”

27 de julho . sexta-feira . 09h30 às 12h30
Posto de Turismo 
Oficinas de Verão - 6 aos 9 anos
“Viagens ao Coração – Os sentidos do Coração”

27 de julho . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Deolinda Bernardo 

28 de julho . sábado . 22h00
Parque do Vale do Ribeiro e Praça Afonso Lopes Vieira
Reveillon 2018.7 - Concerto com “Quem é o Bob?”, DJ e Fogo de artificio

AGOSTO

3 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Luísa Oliveira

4 de agosto . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Artistas de Rua e JERÓNIMO

10 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Nuno Ferreira
Resultado de imagem para São Pedro de Moel recebe animação cultural de verão
11 de agosto . sábado
Jardim do Bambi
XII Criativ(a)rte

17h00-00h00
Insuflável Castelo Escorrega
Pinturas Faciais e modelagem de balões
Skye e Chase no jardim do Bambi

17h00 às 20h00
Os Banhistas Gigantes vão invadir o Jardim do Bambi. Com eles trazem muita animação para miúdos e graúdos. 

17h00 às 19h00
Animação de Rua com o Palhaço Palhatiko - Animação com ilusionismo, malabarismo e monociclo.

18h00
Animação de Rua com Funk You Brass Band

18h30 e 20h30
Animação de Rua com “Fotógrafos Falsos”

21h00
Espetáculo A Chiclateira

22h00
Espetáculo de palco com o Palhaço Palhatiko 

12 de agosto . domingo
14h00 às 20h00
Insuflável Barco Pirata
Pinturas Faciais e modelagem de balões
MINIONS no jardim do Bambi

14h00 às 16h00
Os Pássaros Gigantes vão invadir o Jardim do Bambi

14h30 e 18h00
Da Cruz One Man Band

15h30
Demonstração de dança - Rosales Ballet -  Espaço de Arte em Movimento da Marinha Grande

16h00-20h00
EZ Sapadores - Projeto EZ

16h30 às 18h30
Mimos/Homens Sombra

19h00
Espectáculo CrasshDuo_Circus

14 de agosto . terça-feira . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Noiserv

17 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Tributo a Xutos & e Pontapés
Pedro Olívio & Luís Rosado

18 de agosto . sábado . 22h00
Praça afonso Lopes Vieira
Cave Story e Whales

24 de agosto . sexta-feira . 22h00
Sede da Moher (Rua Helena Lopes Vieira)
Carlos Vicente

24, 25 e 26 agosto . sexta-feira, sábado e domingo
Praça Afonso Lopes Vieira
Festival Afonso Lopes Vieira
Luís Severo, Lavoisier, Churky

SETEMBRO

1 de setembro . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Concerto de Acordeão
Vitor Apolo e João Castro

8 de setembro . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
First Breath After Coma

29 setembro . sábado . 22h00
Praça Afonso Lopes Vieira
Santos Populares
(Marchas, sardinhada, petiscos e música)

De julho a setembro

10 junho a 16 de setembro 
Todos os domingos | 16h00 às 22h00.
SUNSETS: Hotel Mar & Sol

Quarta-feiras | 23h00 às 2h00
Música ao  vivo Rosis Pub

Sábado | 17h00 às 20h00
Música ao Vivo Café da Praia


Cultura e desporto animam Praia da Vieira até setembro


A Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, recebe atividades culturais, desportivas e de animação infantil, até ao dia 9 de setembro, organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o objetivo de garantir animação durante o verão.

A programação, que teve início no dia 30 de junho, pretende abarcar as várias faixas etárias e os diferentes gostos.

A programação da animação de verão 2018 na Praia da Vieira é a seguinte:

JULHO    

14 de julho de 2018 . sábado
Largo dos Pescadores
FESTIVAL DO CARAPAU
Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00 - Insufláveis
12h00 - Abertura da Zona da Gastronomia
13h00 - Sinfodixie
17h00 - Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira
22h00 - Baile com José Fernando

15 de julho de 2018 . domingo
Largo dos Pescadores
Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00 - Insufláveis
12h00 - Abertura da Zona da Gastronomia
12h30 - Funk You Brass Band
19h00 - Aula Aberta de Zumba - Tatiana Ribeiro
21h00 - Baile com Nelson Marto

16 de julho . segunda-feira . Das 09h30 às 12h30
Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira
OFICINAS DE VERÃO - 9 AOS 12 ANOS
ARQUITETAR... UM FAROL NA PRAIA?

17 de julho . terça-feira . Das 9h30 às 12h30
Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira
OFICINAS DE VERÃO - 6 AOS 12 ANOS
MOLHO DE BRÓCULOS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS

17 de julho . terça-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

18 de julho . quarta-feira . Das 9h30 às 12h30
Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira    
OFICINAS DE VERÃO - 6 AOS 12 ANOS
QUADROS DE LÃ

19 de julho . quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

21 de julho . sábado . 22h00
Largo dos Pescadores
Banda Reflexus

22 de julho . domingo . Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00    
Largo dos Pescadores
INSUFLAVEL

24 e 26 de julho . terça e quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

28 de julho . sábado . 22h00
Areal da Praia da Vieira
Bandinha da Moca

29 de julho . domingo . 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Largo dos Pescadores
INSUFLÁVEL

30 de julho . segunda-feira . 9h30 às 12h30
Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira
OFICINAS DE VERÃO - 7 AOS 9 ANOS
Viagens ao Coração - Pérolas do coração

31 de julho . terça-feira . Das 9h30 às 12h30
Biblioteca de Instrução e Recreio da Praia da Vieira
OFICINAS DE VERÃO - 6 AOS 12 ANOS
MOLHO DE BRÓCULOS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS

31 de julho . terça-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FISICA NA PRAIA


AGOSTO

2 de agosto . quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

4 de agosto . sábado . 22h00
Largo dos Pescadores
Quem é o Bob?

7 e 9 de agosto . terça e quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FISICA NA PRAIA

10 de agosto . sexta-feira . 22h00
Largo dos Pescadores
Marchinha do Botequim

11 de agosto . sábado . 21h00
Largo dos Pescadores
FESTIVAL DE FOLCLORE

12 de agosto . domingo . Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00    
Largo dos Pescadores
INSUFLÁVEL

14 de agosto . terça-feira . 22h00
Largo dos Pescadores
Banda Vírus

14 e 16 de agosto . terça e quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

17 de agosto . sexta-feira . 22h00
Largo dos Pescadores
RICARDO SILVA

18 de agosto . sábado . 22h00
Largo dos Pescadores
Pilha Galinhas

19 de agosto . domingo . Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Largo dos Pescadores
INSUFLÁVEL

21 e 23 de agosto . terça e quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

25 de agosto . sábado . 22h00
Largo dos Pescadores
Nintendo Nada

26 de agosto . domingo . Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Largo dos Pescadores
INSUFLÁVEL

28 e 30 de agosto . terça e quinta-feira . 10h30
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA


SETEMBRO

1 de setembro . sábado . 22h00
Largo dos Pescadores
Banda RED

2 de setembro . domingo . Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Largo dos Pescadores
INSUFLÁVEL

4 e 6 de setembro . terça e quinta-feira
Areal da Praia da Vieira
ATIVIDADE FÍSICA NA PRAIA

8 de setembro . sábado . 22h00
Largo dos Pescadores
WEGABAND

9 de setembro . domingo . Das 11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00
Largo dos Pescadores
INSUFLÁVEL.


Ainda existem algumas vagas para preencher, os interessados em participar podem contactar-nos

Inaugurado em 9 de julho | Espaço Bairrada promove a região na Praia da Tocha


Na Praia da Tocha está aberto ao público um Espaço Bairrada, uma loja de vinhos dos mais reputados produtores desta região demarcada que funciona durante os meses de julho e agosto, de segunda a domingo, das 11h00 às 19h00, e que comercializa também outros produtos característicos do território bairradino, entre os quais doces, artesanato, azeite, vinagre, etc.
A abertura foi em 9 de julho, com a presença de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Jorge Sampaio, presidente Associação Rota da Bairrada, entidade promotora da loja em instalações cedidas pela Associação de Bodyboard da Praia da Tocha, no âmbito de um protocolo celebrado para o efeito. Presentes estiveram também o vice-presidente da edilidade cantanhedense, Pedro Cardoso, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves, o presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, e a presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, Célia Alves, entre outras entidades.
Lembrando “a condição do Município de Cantanhede como associado da Rota da Bairrada”, Helena Teodósio congratulou-se com “a abertura do Espaço Bairrada na Praia da Tocha durante a época balnear, o que, além de servir para comercializar e promover os vinhos e outros produtos da região associados ao enoturismo, constitui uma mais-valia para esta praia onde vale a pena passar férias, pela qualidade balnear, pela limpeza, pela sua atmosfera cativante, pela animação e pelos equipamentos de que dispõe, entre outros aspetos”.
Segundo a presidente da Câmara de Cantanhede, “a promoção turística deve ser desenvolvida numa perspetiva integrada, com base numa oferta devidamente estruturada em rede, e é isso que a Rota da Bairrada aqui está a fazer com a abertura deste espaço que sermais um polo de dinamização da Praia da Tocha e que tem condições para desempenhar um papel importante na divulgação dos fatores de atratividade do concelho e da região”.
Jorge Sampaio, presidente da Rota da Bairrada agradeceu ao Município de Cantanhede e à Associação de Bodyboard da Praia da Tocha “a oportunidade de a Bairrada estar mais forte com esta presença na Praia da Tocha”, salientando que “a missão da Rota da Bairrada é promover a região, o enoturismo e seus produtos endógenos, de modo a potenciar o desenvolvimento regional e apoiar a sustentabilidade do território”.
Concebidos com base num conceito destinado a evidenciar a identidade da região, os espaços Bairrada estão já implementados no Município de Anadia (Espaço Bairrada – Curia, sede da Rota da Bairrada) e no Município de Oliveira do Bairro, a que se juntam este Verão, em formato sazonal, os da Praia da Tocha e da Praia da Vagueira.
Quinzenalmente é apresentado um cartaz com prova de três vinhos/espumantes Bairrada, onde, de forma rotativa, o visitante pode fazer a degustação pelo valor de trêseuros, que poderão ser deduzidos em compras.
A Rota da Bairrada é uma associação sem fins lucrativos foi criada no final do 2006 com o objetivo de assegurar que a visita à região seja uma experiência marcante, propondo um leque variado de motivos para a descoberta do território através dos sentidos.