sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Parlamento da Coreia do Sul aprova destituição da Presidente do país

Resultado de imagem para Parlamento da Coreia do Sul aprova destituição da Presidente do país
O parlamento da Coreia do Sul aprovou a destituição da Presidente. A moção, que passou com 234 votos a favor, 56 contra, 2 abstenções, segue agora para o tribunal Constitucional, a quem cabe validar a decisão.
Park Geun-Hye viu-se envolvida num escândalo. O Ministério Público acusa-a de ter sido manipulada por uma amiga sua Choi Soon-sil, que com dois antigos assessores presidenciais e dois ex-colaboradores estão acusados de corrupção e tráfico de influências. Este núcleo é suspeito de ter pressionado mais de 50 empresas do país a doar 65,7 milhões de dólares, cerca de 62 milhões de euros, a duas fundações. A Procuradoria do país diz que a Presidente teve um papel “considerável” neste esquema.
A indignação chegou ao seio do seu próprio partido que tinha proposto formalizar em abril a demissão da Presidente.
Há várias semanas que centenas de milhares de pessoas saem às ruas para pedir a demissão da Presidente. Trata-se das maiores manifestações na Coreia do Sul desde os protestos pró-democracia da década de 80 do século passado.
euronews

Explosão em pastelaria provocou um ferido grave em Aveiro

O alerta foi dado cerca das 03h00.Resultado de imagem para Explosão em pastelaria provocou um ferido grave em Aveiro

Uma explosão seguida de um incêndio destruiu na última madrugada uma pastelaria situada no rés-do-chão de um prédio em Esgueira, Aveiro, e provocou um ferido grave, informou fonte dos Bombeiros.
"Quando chegámos ao local, estava tudo completamente tomado pelas chamas", disse à Lusa o adjunto dos Bombeiros Novos de Aveiro, Paulo Carvalho, adiantando que depois de extinguirem o incêndio fizeram buscas por eventuais vítimas, mas não encontraram ninguém.
O mesmo responsável referiu que foi decidido evacuar o prédio de quatro andares por precaução, adiantando que "a estrutura do edifício não foi afetada" e, pouco tempo depois, os moradores regressaram às suas casas.
Ainda segundo Paulo Carvalho, algumas viaturas que se encontravam estacionadas junto ao prédio foram atingidas por estilhaços de vidros da pastelaria.
Cerca de meia hora depois, os Bombeiros receberam um segundo alerta para um homem com queimaduras que estava caído ao lado de um veículo na Estrada Nacional 109, a cerca de um quilómetro da pastelaria atingida pela explosão.
"O senhor tinha queimaduras na face e mãos de segundo grau. Tudo indica que ele estava no local no momento da explosão e por qualquer motivo pegou no carro e tentou ir para algum lado", referiu o adjunto.
O ferido foi conduzido Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Segundo os Bombeiros, o fogo foi dado como extinto cerca das 06:30.
No local estiveram seis viaturas e 13 homens dos Bombeiros Novos de Aveiro.
A PSP também esteve no local e entregou a investigação à Polícia Judiciária.
Fonte: Lusa
Foto:DN

360º - As ideias com que Le Pen quer vencer em França, 5 milagres da medicina portuguesa e ainda os recados do FMI e de Bruxelas e a estratégia do BCE

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a presidente sul coreana foi destituída. Park Geun-hye, foi apanhada num escândalo de corrupção e tráfico de influências envolvendo uma amiga e dois colaboradores e os sul-coreanos não perdoaram a sua primeira mulher presidente. A destituição foi votada pelos deputados e terá agora de ser ratificada pelo Constitucional.

O Governo não vai alterar a lei da caducidade dos contratos coletivos de trabalho. Apesar de ser uma bandeira da CGTP, e também do PCP e BE, o ministro Vieira da Silva disse ao Jornal de Negócios que é "muito difícil que tal aconteça".

A partir de março de 2017 a renovação da carta de condução vai poder passar a ser feita online e nas conservatórias e cartórios notariais. Segundo o Público, a legislação já está a ser preparada, para agilizar o processo e acabar com os atuais meses de espera

José Maria Ricciardi poderá estar de saída da presidência do banco Haitong, antigo banco de investimento do BES. O Público escreve que o gestor termina o mandato em março, mas o grupo chinês deverá apresentar uma nova gestão até final deste ano.

 



Outra informação relevante
As presidenciais francesas são em março mas já todos falam delas. Com os candidatos da direita definidos e a esquerda a 'arrumar-se', todos apontam (e temem) um nome: Marine Le Pen. Como quer a líder da Frente Nacional ser eleita? Promete sair da NATO, limitar a entrada de imigrantes e selecioná-los, aumentar o salário mínimo, referendar o euro e bater François Fillon. As ideias de Le Pen estão neste Explicador.

Apesar de o programa político da Frente Nacional não referir nunca a proibição dos filhos de imigrantes ilegais frequentarem a escola em França, ontem Marine Le Pen acrescentou-lhe essa nova medida. "Acabou-se o recreio!".Nada de educação para estas crianças. 

Por cá, a avaliação do FMI veio positiva em relação a este ano, mas com um alerta importante para o próximo. O Fundo prevê mais crescimento económico e o cumprimento das metas do défice em 2016, mas diz que são necessárias medidas adicionais que valham 760 milhões de euros em 2017. Já a Comissão Europeia e o BCE exigem a Portugal uma “estratégia de consolidação clara” no curto prazo, defendendo que “há margem” para aumentar a eficiência da despesa pública".

Ainda do lado do BCE, a estratégia de Draghi deixa Portugal mais sujeito à pressão dos mercados. Face às incertezas na UE, o Banco Central Europeu decidiu prolongar o programa de estímulos monetários até dezembro de 2017, mas diminuir o ritmo de compras de mensais de dívida. E Draghi ainda exige reformas.

Rui Ramos analisa a escolha de Paulo Macedo para a Caixa e dos resultados da Educação no seu artigo de opinião de hoje. Maria João Avillez escreve também sobre as "sombras" que a preocupam. E a Helena Garrido olha para a polémica dos salários da CGD.

Ronaldo é investigado pelo fisco espanhol há pelo menos um ano e meioNada que pareça preocupar o jogador, que, sobre o caso revelado pelo Football Leaks, já disse "quem não deve, não teme". A empresa que o representa, a Gestifute do empresário do Jorge Mendes, teve contudo necessidade de mostrar a declaração de património de CR7 no estrangeiro (avaliado em 203 milhões de euros) e garantir que o futebolista paga todos os seus impostos em Espanha. As informações agora reveladas sobre evasão fiscal no mundo do futebol já levaram quer a FIFA quer a Comissão Europeia a mostrar preocupação.

Ainda no futebol, o Sp. Braga foi eliminado da Liga Europa e deixou também (tal como o Sporting) as competições europeias. A culpa foi da derrota frente ao Shakthar Donetsk (4-2).

As placas terrestres agitaram-se no dia de ontem, causando dois sismos de magnitude media-alta. Na California, o terramoto foi de 6,5. Nas Ilhas Salomão de 7,8. Em ambos os casos, os danos foram contudo apenas superficiais.

Dez anos depois da sua morte, Mario Cesariny está finalmente sepultado onde pediu, num jazigo do Cemitérios dos PrazeresO surrealista foi ontem trasladado do Talhão dos Artistas, onde estava 'provisoriamente' há uma década, numa cerimónia onde nem Marcelo faltou.

Morreu John Glenn, o primeiro astronauta a dar a volta à Terra e o mais velho a ir ao espaço. Aos 95 anos, o também senador, era uma lenda da aviação e um herói norte-americano.

Os nossos Especiais

Uma menina de dois meses, com pouco mais de dois quilos, foi a bebé mais pequena de sempre a ser transplantada ao coração em Portugal. Ela é apenas um dos casos de cirurgias inéditas feitas no nosso país. A Marlene Carriço conta as histórias de cinco milagres da medicina portuguesa.

Quem também tem histórias para contar são os bombeiros Sapadores de Lisboa. Histórias e história, porque existem desde 1395, quando o rei D. João I os criou para proteger a capital. O João Francisco Gomes foi falar com estes profissionais e perceber como é que eles conseguem ser sempre os primeiros a chegar. Como no caso da derrocada de há uma semana.

Já o Tiago Palma foi conhecer a vida de outro tipo de heróis. Os últimos construtores de guitarras portuguesesNa família Grácio, a arte passou de pai para filho durante três gerações. E agora terá continuidade num "filho" improvável.

A febre dos emojis não pára e cada vez mais os mais novos (e os mais velhos, também, na verdade) usam mais bonequinhos em vez de palavrasMas será que os 😀 👍❤️ vão fazer com que as crianças deixem de saber escrever?A Rita Cipriano foi perceber os receios e ver se se justificam.
Gattuso, tetracampeão do mundo pela seleção italiana em 2006, ex-jogador do Milan, é o entrevistado do Rui Miguel Tovar no Questões do Forno Interno desta semana. Ele recorda os tempos em que jogou com Rui Costa e o seu melhor amigo no futebol, Gascoigne

(como vê, não faltam boas leituras, que pode ler agora ou deixar para o fim de semana). 

Notícias surpreendentes

Ontem arrancou o Comic Con Portugal, o maior evento da cultura pop. No primeiro dia em Matosinhos houve desfiles dos tradicionais cosplay, os fãs que passam o ano a escolher que roupa dos seus heróis da comic vão levar, os habituais loucos do Star Wars e muitos outros entusiastas e curiosos vestidos como o comum dos mortais. Porque há muitas coisas a não perder.

A propósito da Comic Con, o Rodigo Nogueira entrevistou Zach Galligan, protagonista de dois filmes da saga "Gremlins", que também vai a Matosinhos. E ele deixou uma revelação sobre o filme dos pequenos monstros: a de que Diane Lane podia ter entrada na saga.

Volto às listas de Natal, porque é mesmo tempo de ir às compras. Estas são 20 sugestões de presentes para a namorada, que lhe podem ser muito úteis.

E se está a pensar comprar carro no novo ano, escolha um seguro. Cinco novos automóveis foram sujeitos a crash-tests, que é como dizer atirados contra uma parede. Ora veja qual resistiu melhor.

Quanto a filmes, o Eurico de Barros foi ver as estreias da semana e sugere-lhe estas três. O maior destaque vai para o documentário sobre a longa entrevista que François Truffaut fez a Alfred Hitchcock em 1962.

O Facebook já revelou os tópicos e os "live videos" mais populares deste anoAs eleições norte-americanas dominam a lista. Mas também há Pokémons.

Do lado do surrealismo, tem esta 20 ilustrações que nos baralham completamente.

Já no que respeita a fotos, a National Geographic também escolheu as melhores de 2016São estas 51.


No Observador estamos atentos a todos os temas que marcaram o ano, mas também aos que vão marcar este dia. Passe por cá

Bom fim de semana
(e como até vai estar sol, fique com a proposta de cinco vinhos brancos para beber neste inverno e com estas sugestões para ocupar os dias de descanso)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Romance “Areia” apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Mais de 3 dezenas de pessoas assistiram à apresentação editorial de “Areia”, de Maria Alice Sarabando e Gisela Simões, que decorreu a 3 de Dezembro no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A apresentação do livro contou com a presença, para além das autoras, de Pedro Cardoso, vereador responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia cantanhedense, Pedro Bandeira, representante da editora Palimage e responsável pela edição do livro, e João Carlos Cruz, escritor que sob o pseudónimo de António Canteiro foi distinguido com vários prémios literários e fez a apresentação da obra.
Na sessão, António Canteiro referiu que "A Gândara precisava disto: do aparecimento de um livro com os seus ventos, as suas marés, a semeadura do pinheiro bravo, os seus utensílios (as apeaças, a sartela), a sua vida social (amode), económica (mil réis), a sua linguagem (amochar, apoisar, ugadinhos, fanicada, surribar, surraipa)”. O escritor continuou, “a região necessitava de um livro novo, construído como casa, por uma jovem (ai!, o quanto faz falta sangue novo à literatura) e por uma pessoa mais adulta (a vivência de muitos anos, a maturidade, o calculismo, a sabedoria) ambas, juntas, a condimentar esta literatura”. O autor concluiu ”a Gândara precisava disto, depois de Carlos de Oliveira, Idalécio Cação, Silvério Manata, Fátima Bica, eis que surgem de uma assentada, duas mulheres neste universo de escrita. Sim!, a Gândara é um Universo, tal como o Sertão de Guimarães Rosa, ou o Alentejo de Manuel da Fonseca. Nesta linha, Carol Oates diz que, na escrita, a voz individual é a voz comum, a voz regional é a voz universal".
Este aspeto seria reforçado pelo vereador Pedro Cardoso, que sublinhou “a originalidade da escrita a quatro mãos e a interessante relação intergeracional entre as autoras de “Areia”, já que uma foi professora da outra”.

Sobre Maria Alice Sarabando
Maria Alice Sarabando nasceu em 1952, em Lombomeão, concelho de Vagos. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foi professora de Filosofia durante muito pouco tempo, e de Estudos Sociais/História de Portugal e Português, no 2º Ciclo do Ensino Básico.
É autora de pequenos livros nos géneros: conto infantil, poesia, conto.
Em parceria com Gisela Simões (sob o nome Lília Gisela Cipriano), escreveu três romances juvenis, dois dos quais estão publicados.

Sobre Gisela Simões
Lília Gisela Simões Cipriano nasceu em 1995, em Aveiro. Estuda, atualmente, Medicina, na Faculdade de Medicina da Faculdade do Porto.
Aos doze anos inicia um projeto de coautoria com Maria Alice Sarabando, do qual viria a resultar a publicação de dois romances infantojuvenis “Eu só vejo cores” (2010) e “Ângulo giro” (2012). Em 2008, vence o concurso literário “Histórias do Mar e da Ria”.

Portugal não vai perder qualquer verba do Fundo Europeu Auxílio Carenciados

Resultado de imagem para Portugal não vai perder qualquer verba do Fundo Europeu Auxílio Carenciados

O ministro do Trabalho Solidariedade e Segurança Social garantiu hoje que Portugal não vai perder qualquer verba do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), apesar de este ano não ter sido distribuída ajuda alimentar no âmbito deste programa.

Vieira da Silva, que falava à margem da conferência "O combate à fraude e à corrupção", que decorre em Lisboa, acrescentou que em 2016 o programa não esteve no terreno por ter sido necessário o Governo alterar o modelo de financiamento, já que o modelo de programa tinha terminado em 2013.
"Em 2014 e 2015 [o programa] pôde funcionar sob regras que eram próprias e um pouco mais ligeiras do que as do modelo anterior, que durou até 2013, sendo que a partir daí para ter acesso a esses fundos foi necessário construir um novo modelo, mais exigente, com um sistema de informação mais exigente que pudesse acompanhar desde a compra do alimento até ao beneficiário final", referiu.
O governante acrescentou que esse trabalho não estava feito e esteve a ser feito para que em 2017 possa estar plenamente no terreno, "com uma ambição um pouco diferente, que não é uma simples distribuição alimentar, que já é importante, é uma distribuição alimentar trabalhada no sentido de dar resposta às necessidades nutricionais de famílias em situações de carência", disse Vieira da Silva.
"Todo o montante financeiro disponível para este programa pode ser executado no quadro temporal do Portugal 2020", concluiu o ministro.
Já em outubro, uma fonte do Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social contactada pela agência Lusa tinha adiantado que o ministério se encontrava "a fazer ajustamentos na regulamentação" do Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados para que o programa fosse lançado em 2017.
Fonte: Lusa

Procriação medicamente assistida pode ser alargada a mulheres até aos 42 anos

Resultado de imagem para Procriação medicamente assistida pode ser alargada a mulheres até aos 42 anos
Governo admite dificuldades, mas está a estudar uma hipótese reclamada por muitas mulheres que querem ser mães. Hoje, no serviço público, só as mulheres até aos 40 anos têm acesso a estas técnicas.
O Ministério da Saúde está a avaliar o alargamento das técnicas de procriação medicamente assistida, pagas pelo Estado, às mulheres com idades até aos 42 anos.
A garantia foi dada numa resposta enviada por escrito ao grupo parlamentar do PCP que dizia, na questão enviada ao Governo, que muitas mulheres têm contestado o atual idade limite que se fica pelos 40 anos.
O assunto é, contudo, polémico e nem entre os especialistas reúne consenso. Na resposta, o Ministério da Saúde acrescenta que o tema está a ser analisado no plano assistencial e científico, apesar de admitir que o "aumento da idade limite implica uma eficácia menor destas técnicas", pelo que é "preciso ter em conta efeitos negativos nos tempos de espera".
O problema anterior é, aliás, uma das preocupações do presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, que tem contestado o aumento desta idade limite.
Eurico Reis admite que agora a questão é mais complicada porque há mulheres como as lésbicas ou as mulheres sem parceiro que, pela primeira vez, por lei, podem aceder a estas técnicas.
Contudo, o presidente deste conselho sublinha que, apesar da "compaixão" que sente por esta mulheres, "a verdade é esta: todo o tempo e meios concentrados em mulheres com idade acima de 40 anos vão ter uma eficácia marginal ou baixíssima, impedindo que mulheres mais novas tenham acesso a estes tratamentos".
Pior, defende Eurico Reis, é que "quando chegar a vez das mulheres mais novas a probabilidade de sucesso será menor, sendo que hoje já estão prejudicadas pelas listas de espera".
A posição anterior é contudo contestada pela Associação Portuguesa de Fertilidade que argumenta que não é inútil usar a procriação medicamente assistida em mulheres depois dos 40 anos.
Filomena Gonçalves acrescenta que "40 anos continua a ser muito limitativo pois há muitas mulheres que pensam nestes assuntos em cima dessa idade".
A associação tem ainda conhecimento de casos de mulheres que após dois ou mais anos em lista de espera chegam aos 40 anos e são afastadas pelo serviço público porque atingiram o limite de idade.
Recorde-se que, no privado, estes tratamentos custam milhares de euros, pelo que a Associação Portuguesa de Fertilidade aplaude a notícia de que o Governo está a estudar este eventual alargamento da idade máxima de acesso.
A TSF tem tentado obter um comentário do Ministério da Saúde sobre este tema, mas até ao momento não obteve resposta.
Fonte: TSF
Foto: TVI24

Sexta-feira com sol

Resultado de imagem para Sexta-feira com sol
Céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul e interior Norte.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 65 km/h no Algarve e nas terras altas, em especial até meio da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior Norte.
Formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro.
Pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

GRANDE LISBOA:
Céu pouco nublado.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste.

GRANDE PORTO:
Céu pouco nublado.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de leste.


COIMBRA - 11/18ºC
MIRA - 07/20ºC
CANTANHEDE - 10/18ºC
MEALHADA - 11/18ºC
VAGOS - 10/19ºC
ANADIA - 11/18ºC
Fonte:IPMA

O TRABALHO É A NOSSA POLÍTICA

Manuel Carvalho da Silva* - Jornal de Notícias, opinião
"O trabalho é a minha política". Quantas vezes já ouvimos esta frase? Em regra, tal afirmação tem por objetivo passar uma mensagem de perigosa desvalorização da política. Mas se quem a usa e dela abusa for capaz de refletir dois minutos sobre o que diz, pode descobrir que a frase talvez tenha impregnada uma excelente afirmação do sentido que a política deve ter. O trabalho é mesmo central, não apenas na economia, mas sim nas mais diversas áreas da sociedade e nas dimensões individual e coletiva da vida das pessoas. Por isso, ele tem de estar no centro da política.

Há setores políticos dos chamados centro e centro-esquerda que prosseguem num exercício de quadratura do círculo: tentam encontrar repostas para bloqueios económicos e sociais com que todos nos deparamos mantendo quase intactos os fatores geradores de precariedades, de inseguranças, de desvalorização dos salários, e credibilizando quadros de relações laborais assentes em poderes absolutamente desequilibrados, com os sindicatos em "estado de necessidade" e os trabalhadores entregues ao seu poder individual e à sua capacidade de "empregabilidade". Estas opções são essência do neoliberalismo, sustentam as injustiças, as desigualdades e a pobreza, e jamais permitirão à generalidade das pessoas melhorar as suas condições de vida.

O Governo do Partido Socialista - que tem base parlamentar de toda a esquerda - não pode fazer exercícios de encanar a perna à rã e resvalar para aquele caminho, por muito que se invoque a "realidade" do contexto europeu e internacional. Esta solução governativa, que sem dúvida vem gerando esperança e está a ser muito positiva para o país, precisa de ampliar e consolidar a sua identidade com a base social que a sustenta, sob pena de vir a criar uma enorme desilusão com consequências políticas desastrosas. Ao contrário do que afirmam alguns pregadores de serviço, as reformas de que Portugal necessita para se desenvolver terão de nascer de propostas e plataformas de políticas construídas com base à Esquerda, como aconteceu ao longo da nossa história. Isso não significa, de modo algum, diminuir diálogo social e político, colocar de lado ou secundarizar os outros setores da sociedade. Como tenho defendido neste espaço, o Governo tem de ser mais assertivo na discussão e na construção de compromissos responsabilizadores com os empresários e as suas organizações, com o poder económico e outras instituições. Conseguirá esse objetivo se for capaz de se apresentar com uma agenda coerente e compreensível para a maioria da população e se os seus interlocutores lhe reconhecerem força à partida.

Na discussão do emprego ou das relações laborais, o eixo de todo o debate não se situa na busca de equilíbrio entre os trabalhadores que têm emprego com direitos e os que estão totalmente desprotegidos. O eixo do debate tem de se situar na discussão do equilíbrio entre os fatores trabalho e capital ao nível do estabelecimento de salários justos, de tempos e condições de trabalho dignas, de sistemas de distribuição e redistribuição de riqueza qualificadores da sociedade, de estabelecimento de equilíbrio de poderes entre os representantes das duas partes em confronto e negociação.

Um sério combate à precariedade generalizada exige uma leitura séria do desemprego em todas as suas expressões. Por outro lado, considerar o chamado desemprego estrutural como mero resultado do desajustamento entre procura e oferta de mão de obra e entender que esse problema pode ser corrigido com mais formação pode tornar-se desastroso por duas razões muito concretas: primeira, o país precisa de um modelo de desenvolvimento que incorpore as formações, sob pena de estarmos a formar para "exportar" ou a iludir e a amesquinhar quem aposta na formação e na qualificação; segundo, por ser injusto e uma fraude inculcar nas pessoas a ideia que o ter ou não êxito na procura de trabalho ou na possibilidade de criar emprego se resolve, só ou fundamentalmente, pela iniciativa de cada pessoa.

Há que partir das diversas "realidades" com que nos deparamos e estruturar caminhos de negociação coletiva e de práticas nas relações laborais que harmonizem no progresso a nossa sociedade.

* Investigador e professor universitário

MORREU O LENDÁRIO ASTRONAUTA JOHN GLENN

 



NASA
O astronauta John Glenn ao lado da sua Friendship 7
O astronauta John Glenn ao lado da sua Friendship 7
Morreu esta quinta-feira, aos 95 anos, o lendário John Glenn. O astronauta foi o primeiro americano a fazer três órbitas completas à volta da Terra, a bordo da cápsula “Friendship 7”, em 1962.
John Glenn estava hospitalizado no Centro Médico de Wexner, da Universidade de Ohio (EUA), há pouco mais de uma semana, onde acabou por falecer.
A par dos irmãos Orville e Wilbur Wright, pioneiros da aviação, e de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a lua, John Glenn foi um dos homens que colocou o estado de Ohio na história da aviação americana.
Glenn serviu durante a Segunda Guerra Mundial e voou em 59 missões de combate. Na Guerra da Coreia participou de 27 missões. Após o final do conflito tornou-se instrutor de voo no Texas.
Em 1959, foi selecionado pela NASA para o Projeto Mercury, primeiro projeto tripulado da agência espacial. Encerrou a sua carreira como astronauta com mais de 218 horas no espaço.

YOUTUBE REVELA OS VÍDEOS MAIS VISTOS DE 2016


 
YouTube Spotlight
YouTube Rewind 2016
YouTube Rewind 2016
O YouTube já é uma presença incontornável na vida de todos, e com o final do ano a aproximar-se é tempo de olhar para trás e ver quais os vídeos mais vistos de 2016.
É um top curioso, pois demonstra que a era do YouTube como canal que nos dava a conhecer ilustres desconhecidos chegou ao fim.
Este ano os tops são dominados por grandes marcas, artistas, ou grandes produções – o que por um lado pode por um ponto final naqueles que ainda têm a ilusão de que o YouTube possa ser a “auto-estrada” para o sucesso.
Até poderá vir a ser… mas a avaliar pelos tops de 2016, será a excepção e não a regra.

Top 2016 em Portugal

Top 10 Geral (Vídeos+canais)
Maria Leal foi uma das grandes revelações de 2016. Prova disso, é a apresentação do seu single no programa Você na TV que conta com mais de 3 milhões de visualizações.
avó Elvira e a sua forma, peculiar, de indicar um trajecto a um casal de turistas também levou com que fosse a avó mais conhecida do YouTube em Portugal.
O YouTube também é uma excelente ferramenta para abordar temas muito sérios e dolorosos, por isso o vídeo de Sofia Ribeiro a rapar o cabelo foi o terceiro vídeo mais visto em Portugal.
Rita Pereira e a sua busca por um Olá perfeito também totalizou perto de 800 mil visualizações.
Os programas de caça talentos também continuam a ser alvo de bastante atenção por parte dos utilizadores em Portugal, destaque para Fernando Daniel nas provas cegas no The Voice Portugal e para João Seabra nas audições para o Portugal Got Talent.
As emoções do futebol também têm lugar de relevo no YouTube, a adaptação da música do Dengaz – Dizer que Não para a sátira “Eu queria ser Campeão do YouTuber Miguel Paraíso e “Portugal – A Marcha Final” de Guilherme Cabral ocupam o segundo e sexto lugar, respectivamente, do TOP 10.
As imagens gravadas por um Drone na albufeira da barragem de Covão dos Conchos, na Serra da Estrela mostrou aos portugueses imagens surpreendentes.
O YouTuber português Wuant celebra os seus 400 mil subscritores ocupando o 10º lugar desta tabela.
  1. Maria Leal – ex de Tiago Ginga a cantar no Você na TV
  2. “Eu queria ser Campeão” (Dengaz – Dizer que Não)
  3. Sofia Ribeiro Rapa o Cabelo – Confia
  4. A verdadeira mulher da Beira!
  5. Fernando Daniel – “When We Were Young” | Provas Cegas | The Voice Portugal
  6. Portugal – A Marcha Final – Guilherme Cabral
  7. João Seabra – Audições PGM 01 – Got Talent Portugal Série 02
  8. Covão do Conchos – Vista aérea (Probilder)
  9. Olá, Hello, ¡Hola, Hallo, 你好 | HyndiaTV by Rita Pereira
  10. “NÓS SOMOS 400 MIL” (Video Oficial)
Top 10 (vídeos de música)
O ano de 2016 foi o ano de Nelson Freitas. para além de ter recebido vários prémios e de ter esgotado os seus vários espectáculos, Nelson Freitas lidera o TOP 10 das músicas mais vistas no YouTube em 2016 com o tema “Break of dawn” (que conta com a participação especial de Richie Campbell).
Fifth Harmony, Rihanna, Coldplay e Mike Posner são os intérpretes internacionais cujos vídeos são os mais vistos no YouTube em Portugal. Destaque também para os ritmos quentes do kizomba da dupla dos irmãos Calema com o Tema “Vai” e para o tema do Verão “Hasta el Amanecer” de Nicky Jam.
Richie Campbell ocupa um novo lugar nesta tabela, mas desta vez a solo com o seu tema apaixonante ” Do You No Wrong”.
  1. Nelson Freitas – Break of dawn ft. Richie Campbell
  2. Fifth Harmony – Work from Home ft. Ty Dolla $ign
  3. Rihanna – Work (Explicit) ft. Drake
  4. Coldplay – Hymn For The Weekend
  5. ZAYN – PILLOWTALK
  6. Calvin Harris – This Is What You Came For ft. Rihanna
  7. Calema – Vai
  8. Richie Campbell – Do You No Wrong (Prod. Lhast)
  9. Mike Posner – I Took A Pill In Ibiza (Seeb Remix) (Explicit)
  10. Hasta el Amanecer – Nicky Jam

Top 2016 mundial

Top 10 Geral (vídeos + canais)
Colectivamente, estes 10 vídeos têm 550 milhões de visualizações e foram vistos num total de mais 25 milhões de horas.
Os canais destes vídeos, colectivamente, reúnem mais de 40 milhões de subscritores que regularmente acompanham os seus conteúdos mais perspicazes, engraçados e divertidos.
  1. Adele Carpool Karaoke
  2. Pen-Pineapple-Apple-Pen/PIKO-TARO
  3. What’s inside a Rattlesnake Rattle?
  4. Nike Football Presents: The Switch ft. Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Anthony Martial & More
  5. Grace VanderWaal: 12-Year-Old Ukulele Player Gets Golden Buzzer – America’s Got Talent 2016
  6. Water Bottle Flip Edition | Dude Perfect
  7. Channing Tatum & Beyonce’s “Run The World (Girls)” vs. Jenna Dewan-Tatum’s “Pony” | Lip Sync Battle
  8. Donald Trump: Last Week Tonight with John Oliver (HBO)
  9. THE $21,000 FIRST CLASS AIRPLANE SEAT
  10. Brothers Convince Little Sister of Zombie Apocalypse
Top 10 (vídeos de música)
No que diz respeito à categoria de Música, parece que o ano de 2016 se resumiu a muito “work” (trabalho).
O TOP é liderado pela “girls band” Fifth Harmony com mais de mil milhões de visualizações e por Rihanna, cujo hit “Work” bateu o recorde do vídeo mais visto em apenas 24 horas.
  1. Fifth Harmony – Work from Home ft. Ty Dolla $ign
  2. Calvin Harris – This Is What You Came For ft. Rihanna
  3. Hasta el Amanecer – Nicky Jam | Video Oficial
  4. The Chainsmokers – Closer (Lyric) ft. Halsey
  5. Rihanna – Work (Explicit) ft. Drake
  6. Mike Posner – I Took A Pill In Ibiza (Seeb Remix) (Explicit)
  7. Sia – Cheap Thrills (Lyric Video) ft. Sean Paul
  8. ZAYN – PILLOWTALK
  9. Coldplay – Hymn For The Weekend (Official video)
  10. twenty one pilots – Heathens (from Suicide Squad: The Album)
Para terminar, como é habitual, o YouTube traz-nos mais um vídeo “Rewind” que passa alguns dos mais marcantes momentos do ano em revista, reinterpretados por algumas vedetas do YouTube.