sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Incêndios cortam A3 e A14 nos dois sentidos

Resultado de imagem para Incêndios cortam A3 e A14 nos dois sentidos
Fogos afetam autoestradas que ligam Porto a Valença e Coimbra à Figueira da Foz.
Dois incêndios florestais no concelho da Trofa obrigaram ao corte da A3 nesta tarde, nos dois sentidos, entre a Maia e Santo Tirso, confirmou fonte da GNR à TVI24. Não há previsão de reabertura da autoestrada que liga o Porto a Valença.
A A3 está cortada desde as 17:30, devido às chamas que lavram na freguesia de Covelas, desde as 14:54 numa zona de povoamento florestal e desde as 15:49 numa zona de mato, segundo a Proteção Civil.
O tráfego está a ser desviado e estão a ser retirados da via os camiões cisterna com combustível devido ao aumento das temperaturas, disse à Lusa o tenente-coronel Silva Ferreira.
Fonte dos bombeiros de Santo Tirso acrescentou, em declarações à Lusa, que foi enviada uma ambulância para a A3 para ajudar uma “criança no interior de uma viatura que se estava a sentir mal”. O pedido de ambulância foi para o “quilómetro 18,5 da A3”, precisou fonte dos Bombeiros de Santo Tirso.
O incêndio florestal no lugar de Folgosa chegou às casas e obrigou a que um bombeiro fosse "assistido no lugar de Folgosa e transportado para o hospital de Famalicão".
"O fogo chegou às casas do lugar de Folgosa”,acrescentou a mesma fonte dos Bombeiros de Santo Tirso, acrescentando que “por dificuldades de comunicação com os operacionais no terreno”, desconhece-se se as casas tiveram de ser evacuadas.

A14 volta a estar cortada

Um outro incêndio na zona de Portunhos, em Cantanhede, voltou a cortar, nesta sexta-feira, a A14 que liga Coimbra à Figueira da Foz. O fogo, que lavra em povoamento florestal, está a ser combatido por 128 operacionais, apoiados por 28 meios terrestres e três meios aéreos.
A autoestrada está encerrada ao trânsito no lanço entre os nós de Ançã, no concelho de Cantanhede, e de Arazede (Montemor-o-Velho). A interrupção da circulação automóvel naquele lanço da via, em ambos os sentidos, deve-se essencialmente à falta de condições de visibilidade, provocada pelo fumo. Os nós de Ançã e de Arazede também dão acesso às estradas nacionais 234-1 e 335, respetivamente, e a Cantanhede.
Já na quinta-feira, um incêndio em Ançã obrigou ao corte daquela autoestrada no troço entre Trouxemil/Coimbra Norte e o nó de Arazede, no concelho de Montemor-o-Velho, que dá acesso à estrada nacional 335, em ambos os sentidos. A via viria a ser reaberta pelas 23:00, quatro horas depois. Este fogo também obrigou, na quinta-feira, ao corte da A1, entre Coimbra Norte e Mealhada, durante cerca de nove horas.
Esta sexta-feira, outro incêndio em Sepins, também em Cantanhede, concentra 83 operacionais, 23 veículos e um meio aéreo.
Também na Mealhada, o incêndio que deflagrou durante a manhã de quinta-feira continua a ser combatido por 366 operacionais, apoiados por 96 veículos e dois meios aéreos. Na zona de Cavaleiros, o fogo encontra-se próximo das habitações.

Fonte: TVi24

Conselho de Ética aceita denúncia contra Lindbergh


O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), admitiu denúncia em desfavor do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), em razão do comportamento do petista na última reunião do colegiado. Na ocasião, o conselho julgava a abertura de um processo contra seis senadoras que ocuparam a Mesa Diretora do Senado por cerca de oito horas para tentar evitar a votação da reforma trabalhista, em julho. Lindbergh se exaltou ao se posicionar contra a abertura do processo.

A denúncia foi apresentada pelo senador José Medeiros (PSB-MT) e pode resultar em penalidades mais brandas, como censura ou advertência. No entendimento do presidente do colegiado, “há indícios de quebra de decoro e o conselho deve analisar o caso”.

Ainda não há data para a próxima reunião, que poderá definir os passos seguintes da denúncia. Deverá ser sorteado um relator, que elaborará parecer sobre o caso e pode pedir a transformação da denúncia em representação.

No caso das senadoras Ângela Portela (PT-RO), Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Regina Sousa (PT-PI) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o colegiado decidiu por maioria pelo arquivamento da denúncia.

Na ocasão, Lindbergh acusou os membros do conselho de estarem “desmoralizados” para processar as senadores depois que decidiram arquivar, por falta de provas, uma representação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Via http://www.doplenario.com.br/site/?p=23578

Portugueses pagam menos 44 milhões em taxas do SNS

sns-cat2
Os portugueses pagaram menos para aceder ao Serviço Nacional de Saúde em 2016. O valor pago em taxas moderadoras caiu mais de 27%, de 161 milhões de euros para 117 milhões. O dado consta de um relatório sobre o acesso ao SNS que é hoje citado pelo jornal Público.
Recorde-se que as taxas moderadoras aumentaram de forma substancial no mandato do anterior governo fazendo aproximar o custo de acesso ao SNS ao dos seguros de saúde. Com a tomada de posse do governo apoiado na maioria de esquerda parlamentar, uma das primeiras medidas foi reduzir o montante das taxas moderadoras que condicionavam o acesso ao Serviço Nacional de Saúde.
O relatório dá ainda conta da realização de um maior número de consultas e de cirurgias. O tempo de espera pela realização de novos atos médicos aumentou ligeiramente de 115 para 120 dias o que, face ao crescimento do número de consultas, parece indiciar uma maior afluência dos portugueses ao SNS.
Registam-se ainda como aspetos positivos a queda de mais de 25% do número de utentes sem médico de famílias, o aumento de 8,4% da rede de cuidados continuados bem como o aumento em 5% do número de transplantes realizados no SNS.

Fonte:http://geringonca.com

Encontro Internacional de Aguarela, há uma década a trazer “magia” a Santa Cruz



O Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz completou uma década.

Pelo décimo ano consecutivo esta iniciativa trouxe ao concelho de Torres Vedras artistas de vários países que, entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, voltaram a concentrar-se naquela estância balnear para com as suas pinceladas trazerem mais “magia” a Santa Cruz.

Participaram neste evento: Olivia Quintin (França), Franck Rollier (França), George Politis (Grécia), Marie-Paule Dupuis (Bélgica), Pedro Alves (Portugal), Hélder Vieira (Portugal), Isabel Alosete (Espanha) e Teresa Jordá (Espanha).

No decorrer da iniciativa estes artistas realizaram pintura ao vivo e demonstrações, tendo ainda alguns proporcionadoworkshops. À semelhança de anos anteriores, os aguarelistas participantes neste encontro deslocaram-se a Torres Vedras para retratarem a cidade com as suas talentosas pinceladas, onde foram recebidos no Edifício dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Os trabalhos produzidos no decorrer deste X Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz foram sendo expostos no Espaço Aguarela.

Recorde-se que o Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz, que tem como curador António Bártolo, constitui-se como uma ação de intercâmbio, de divulgação artística e de âmbito turístico que procura fomentar a produção de obras de arte, valorizar a aguarela enquanto técnica de expressão artística bem como promover o concelho de Torres Vedras do ponto de vista cultural.

Mais informações sobre este encontro, que é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e integra-se no programa Onda de Verão, podem ser consultadas no seu blogue (acessível em: http://aquarelasantacruz.blogspot.com) ou no respetivo facebook (acessível em: www.facebook.com/pages/Encontro-Internacional-de-Aguarelas-de-Santa-Cruz).

Centro de Albergaria-a-Velha vai entrar em transe sinfónico

Os Káustika prometem uma noite de transe sinfónico em Albergaria-a-Velha na véspera do feriado municipal, 20 de agosto. Na Alameda 5 de Outubro, pelas 22h00, o grupo irá fazer uma viagem por vários estilos musicais, mesclando o erudito com sons mais irreverentes. A entrada é livre.

  Káustika consiste num coletivo de músicos que se conhecem, pessoal e musicalmente, por estarem ligados desde novos à música filarmónica e às bandas. O projeto tomou forma em 2007, por altura da passagem do grupo Fanfare Ciocarlia por Portugal. Na receção, o coletivo reinterpretou algumas músicas dos Balcãs do grupo alemão e o êxito da prestação permitiu a exposição a um público mais vasto.

Nos dois anos seguintes, os músicos calcorrearam o território nacional em mais de 60 atuações, quer em festivais, quer em espetáculos de rua, onde se apresentam como Fanfarra Káustika. A Queima das Fitas de Porto e Coimbra, os festivais Imaginarius, Andanças e FEMUKA, em Espanha, são alguns dos palcos por onde já passaram.

  Em 2013 é editado o EP “Punk Filarmónico”, composto por temas originais, onde as sonoridades escuras e densas se misturam com temas de “uma alegria contagiante”. Dois anos depois é lançado “Transe Sinfónico”, um álbum com 11 temas que funde diferentes linguagens musicais num exercício de experimentalismo, que vai beber às influências Jazz, eruditas e populares dos músicos.

Para os Kaústika, o seu estilo tem “tudo que ver com a vontade de abrir e trilhar novos caminhos musicais, que se revelam em palco numa sonoridade escura combinada com uma atitude eletrizante e altamente contagiosa.”

“Amigos das Artes” expõem na Galeria Municipal


A exposição “Amigos das Artes” inaugura no dia 19 de agosto (sábado), pelas 17h00,  na Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens. A entrada é livre.

Trata-se de uma exposição de pintura e escultura de um grupo de artistas que procura mostrar a sua forma de sentir através da criação artística, divulgando os seus trabalhos, respeitando a sensibilidade individual de cada um e partilhando as suas vivências com a comunidade.

“Amigos das Artes” vão expoôr trabalhos dos seguintes artistas: Acácio Fialho, Adelaide Pola, Amélia Guerra Madaleno, António Frazão, Arménia Barreno, Clara Dias, Filomena Fadigas, Graciete Lourenço, Helena Leão, Madalena Vicente, Manuel Neto, Maria de Lurdes, Rosinda Neto, Safiana e Salomé Grazina.

A exposição pode ser visitada de 19 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Município de Albergaria-a-Velha vai produzir energia elétrica em cinco edifícios municipais


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está a instalar cinco Unidades de Produção para Autoconsumo de Energia Elétrica (UPAC’s) no Edifício dos Paços do Município, no Cineteatro Alba, no Centro Cultural da Branca, na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha e na Piscina Municipal de São João de Loure.

  A intervenção, que engloba um investimento superior a 70 mil euros, vai permitir captar e transformar a radiação solar em energia elétrica para consumo nos edifícios e a venda da energia não consumida à rede elétrica nacional, com uma potência total instalada de 60,685kW. Por ano, espera-se poupar mais de 13 mil euros na fatura elétrica dos cinco edifícios e evitar a emissão de 31 385 kg de dióxido de carbono (CO2). O retorno do investimento deverá acontecer num prazo de cinco anos.

A instalação de UPAC’s insere-se no Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES), que concretiza o compromisso assumido aquando da adesão ao Pacto de Autarcas Europeus e visa a superação das metas traçadas pela política energética da União Europeia em matéria de redução das emissões de CO2, através de um aumento da eficiência energética e de uma produção e utilização mais limpa da energia. Durante o mandato, o executivo já investiu 479 850 euros em medidas de sustentabilidade energética, tendo o Município recebido 99 890 euros em apoios a fundo perdido.

  É possível salientar outras ações desenvolvidas pelo Município no âmbito do PAES. Após a substituição de lâmpadas ineficientes por tecnologia LED nas Piscinas Municipais de Albergaria-a-Velha, Branca e São João de Loure e no Pavilhão Municipal de Albergaria-aVelha, a Autarquia está a instalar 300 lâmpadas LED no Edifício dos Paços do Município, que permitirão reduzir a fatura da eletricidade em mais de 70 por cento.

A sustentabilidade e a eficiência estão também a ser implementadas na frota automóvel do Município, com o abate de seis veículos a gasóleo e a aquisição de três viaturas elétricas. O investimento, superior a 120 mil euros, vai ser comparticipado pelo Fundo Ambiental, uma linha de incentivos criada pelo Governo para apoiar a substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos. Outras medidas ambientais de desenvolvimento sustentável implementadas no Concelho incluem a introdução de tecnologia LED na iluminação pública no centro da cidade, a instalação de redutores de caudais nos vários equipamentos municipais e a colocação de uma cobertura isotérmica na Piscina Municipal da Branca.

De acordo com António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, “este investimento junta-se a outros que o município tem vindo a realizar nos últimos anos, sendo a sustentabilidade e eficiência energética uma das apostas e prioridades do executivo”. 

25 artistas já se inscreveram na Segurança Social em Sofala


Um total de 25 artistas da cidade da Beira, na província de Sofala, maioritariamente constituído por escultores, artistas plásticos e músicos, encontrava-se inscrito, até ao dia 7 de Agosto, na Segurança Social, através do regime dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP).

A inscrição daqueles fazedores das artes e cultura resulta de um trabalho de sensibilização que a Delegação Provincial do INSS de Sofala tem vindo a realizar, com vista à integração no regime dos TCP daquela classe de trabalhadores.

A título de exemplo, o INSS em Sofala realizou no passado mês de Junho, na casa da cultura da Beira, uma palestra de sensibilização dirigida aos artistas, tendo, na ocasião, os fazedores das artes e cultura residentes naquela urbe prometido inscrever-se no Sistema.

Desde o início do processo de inscrição dos TCP na Segurança Social, a Delegação Provincial do INSS de Sofala inscreveu, até 31 de Julho do ano em curso, 1.436 trabalhadores, donde constam vendedores de mercados municipais e informais, artistas, trabalhadores portuários sazonais, agricultores, empregados domésticos, entre outros.

Fotorreportagem | Calor não afastou dadores de sangue de Fronteira

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – não mete férias – ainda para mais numa altura em que as reservas têm de ser reforçadas. A prová-lo estão as colheitas que ultimamente tem levado a efeito um pouco por todo o Alto Alentejo.
Em Fronteira realizou-se uma brigada no Centro de Saúde. Compareceram 38 pessoas, 13 das quais mulheres. Uma vez avaliados os potenciais dadores, sete não puderam estender o braço, mas sempre foram 31 as unidades de sangue efetivadas.
Três dos presentes (entre eles dois do sexo feminino) doaram sangue pela primeira vez. O Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea, por seu turno, foi reforçado com três inscrições.
A Câmara Municipal de Fronteira apoiou a realização do almoço convívio, servido num restaurante local.


19 de agosto em Alpalhão
Ainda no mês de agosto, mais propriamente no dia 19, a ADBSP vai estar em Alpalhão (Nisa), na sede do Grupo Ciclo Alpalhoense.
As nossas brigadas decorrem na parte da manhã de sábados.
A nove de setembro tem lugar a celebração do aniversário da nossa Associação, este ano no recinto da Igreja do Senhor Jesus dos Aflitos. Venha daí!

JR

_________________________


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017





Rui Sousa diz adeus ao ciclismo

Vencedor da etapa de quinta-feira anunciou a retirada, no final da Volta, aos 41 anos
Resultado de imagem para Rui Sousa diz adeus ao ciclismo
O 'timing' chegou para Rui Sousa, que vai despedir-se do ciclismo na Volta a Portugal, com o desejo de ser recordado pela sua entrega e profissionalismo durante 20 anos, nos quais só faltou o triunfo na 'sua' prova.
"Há um 'timing' para tudo na vida. São 20 anos de profissionalismo, dedicação e empenho. São muitos quilómetros de estrada. Independentemente de, hoje em dia, a minha capacidade física já não ser a mesma, eu entendo que tenho de dar a vez aos mais jovens. Naturalmente, vou ter muita pena, todos os dias me tenho emocionado com aquilo que é o pensamento de despedida, sobretudo, da Volta a Portugal", explicou à agência Lusa, no dia em que anunciou que vai encostar a bicicleta.
O fim tinha de ser aqui, na Volta a Portugal, a prova que leva, desde sempre, no coração. "Sair e deixar de correr tinha de ser nesta, que é a minha corrida e que é aquela corrida em que o público me apoia de uma forma que nem consigo muito bem descrever. Isso tem sido patente não só na minha terra, mas em qualquer parte do país. Tem muito a ver com esses 20 anos de profissionalismo, de entrega, de luta, de acreditar sempre. As pessoas acabaram por se habituar e acarinham-me por isso. Mas chegou a altura de dizer adeus", assumiu o ciclista da RP-Boavista, que começou a pedalar aos 12 anos.
Embora seja presidente da junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, este apaixonado por pássaros (é criador e comerciante de aves exóticas), nascido em Barroselas (Viana do Castelo) há 41 anos, gostaria de ficar ligado à modalidade que foi e é a sua vida e para a qual deu o seu contributo de modo a torná-la mais popular.
"Vou sentir falta de estar na luta, porque sinto que toda a minha vida fui um guerreiro. Luto desde muito novo, sou oriundo de uma família muito humilde, que sempre me deu todo o apoio possível. E depois, dentro daquilo que foi o apoio, tive de lutar, lutar e lutar. Nunca tive nada caído do céu. Sinto-me feliz com aquilo que foi a minha carreira. Naturalmente, gostava de ter vencido uma Volta a Portugal, seria a 'cereja no topo do bolo' da carreira de um atleta que tem cinco pódios. Acho que é legítimo pensar que poderia ter vencido alguma. Não foi possível, os outros foram melhores nos momentos cruciais", reconheceu.
Na hora da despedida, as emoções de Rui Sousa estão à flor da pele, com o veterano boavisteiro a levar muita coisa no coração dos 20 anos que passou como profissional, nas variantes da Porta da Ravessa (1998-2001), Milaneza-Maia (2002-2004), Liberty Seguros (2005-2009), na Barbot (2010-2013) e na Rádio Popular-Boavista (desde 2014).
"Quero agradecer a todas as equipas por onde passei, a todos os colegas que tive. Queria pedir desculpa a todas aquelas pessoas com quem não fui correto na minha carreira, independentemente de ter razão ou não. Nesta modalidade, quase não tenho inimigos -- posso ter uma pessoa ou outra. Até ao dia de hoje, continuo a ser um atleta respeitado pelos adversários. Noto que as pessoas gostam de mim e penso que isso tem a ver com a minha postura em corrida. Sempre soube, nos momentos bons ou menos bons [emociona-se], dizer que não venci, porque não fui o mais forte", lembrou.
Com uma carreira tão longa, o lutador vianense não consegue escolher um momento ou uma data entre as suas cinco vitórias em etapas na Volta (no alto da Torre, em 2008 e 2014, na Senhora da Graça, em 2012, em Santa Luzia, em 2013, e em Fafe, na quinta-feira), os cinco pódios na prova rainha do calendário nacional (foi segundo em 2014 e terceiro em 2013, 2012, 2011 e 2002) ou o título de campeão nacional (2010).
"O menos bom foi o ano de 2003. Em 2002, fiz terceiro e nesse ano era o líder da equipa para a Volta a Portugal e acabei por ter uma lesão no joelho, que deitou tudo a perder. Esse foi o ano negro da minha carreira. Chorei muito, porque pensei que, aos 20 e poucos anos, a minha carreira acabava ali. Foi um sofrimento tremendo, mas consegui, como em tudo na vida, dar a volta por cima. Estou feliz com o que fiz, como corredor dei sempre o meu melhor. Não tenho nada a apontar. Se começasse agora do zero, faria tudo igual", assegurou.
De lágrimas nos olhos e voz entrecortada, o homem que nos últimos anos têm sido o símbolo mais popular da Volta a Portugal, revelou a sua maior alegria: "Pertenci à história desta modalidade e é isso que me deixa satisfeito".
Fonte: Lusa
Foto: FILIPE AMORIM / GLOBAL IMAGENS

Perdido y encontrado: nuestras historias favoritas de cámaras GoPro perdidas


por Yesica Flores

Hace unas semanas, GoPro encontró un post en el Facebook de Corey Tyler. Después de ver los videos de una GoPro que encontró mientras pescaba, decidió subirlos a Facebook y así pudo regresar la cámara a su dueño original. Esta historia nos dejó pensando: a través de los años, han habido diversas historias de cámaras GoPro que han sido perdidas y encontradas. Y después de la exitosa acción de Corey, pensamos en reunir y compartirte nuestras historias favoritas.
 Como un cerdo en el lodo
Nuestra primera historia es muy divertida. En 2013, una GoPro cayó accidentalmente desde una avioneta, justo cuando los pasajeros estaban preparándose para saltar. Después de caer desde el cielo, la cámara aterrizó, sorpresivamente, en el chiquero de un cerdo. Por 8 meses, la cámara estuvo ahí, en el chiquero, hasta que el propietario de la granja la encontró y subió el video a YouTube. Con 22 millones de visitas, este video certifica esta historia vial de “perdido y encontrado”.

Determinado a dar el salto
Nuestra siguiente historia es única, como el esquiador Axel Peterson, quien encontró su cámara tres años después de haberla perdido. Cuando saltó de un risco cerca del Parque Nacional Yellowstone en el invierno de 2013, la cámara de Peterson se cayó cuando él aterrizó. Para hacerlo sentir un poco peor, tenía un video de un segundo ángulo que fue grabado por un amigo suyo, sin embargo, había perdido la Vista en Primera Persona de su salto junto con su GoPro. Con más determinación que nunca, regresó tres años después al mismo lugar y… ¡encontró su GoPro! Finalmente, unió los videos, los cuales hablan por sí mismos.
“La entrega” – Historia de una GoPro
La entrega” no es, técnicamente, una historia de una GoPro perdida, pero amamos la forma en la que el creador usó la idea para inspirarse. A diferencia de la mayoría de las personas que primero que se dirigirían al área de “lost & found” a entregar una cámara si la encuentran, este grupo primero grabó algunos clips de sus aventuras con esta GoPro y los editaron antes de entregar la cámara al área correspondiente.
El Gran Cañón desde la estratósfera.
Esta historia lleva los relatos de “perdido y encontrado” a nuevos niveles. En 2013, un grupo de estudiantes de Stanford puso una GoPro en un globo aerostático y lo soltaron cerca del Gran Cañón. El equipo incluía una HERO3, un teléfono celular y un rastreador GPS. El teléfono en el globo enviaría un mensaje de texto con la ubicación de la cámara después de regresar a tierra, pero hubo un pequeño problema… nunca lo envió. El equipo se imaginó que la cámara y sus valiosas imágenes se habían perdido, hasta que recibieron una llamada dos años después. Su globo y el equipamiento habían sido encontrados en El Gran Cañón por un escalador, quien trabajaba para una compañía telefónica. Una vez que les entregaron su cámara, el equipo descargó las imágenes y se sorprendieron con lo que encontraron.
GoPro perdida quiere volver a casa.
Nuestra siguiente historia viene desde el Breckenridge Ski Resort, donde una GoPro “despertó” después de la llegada de la primavera. A través de un creativo video hecho por personal del hotel, se puede ver a la GoPro que pasea por una montaña, explora el pueblo, toma una cerveza, y busca a sus dueños en esta dulce y triste historia. Chécalo y descubre si encuentra a sus propietarios.
 La cámara de la familia
La última historia que te contaremos te dejará una cálida sensación en el corazón. En un día de verano en Minnesota, Kyle Puelston estaba saltando desde un pequeño risco con su familia cuando el arnés para la cabeza (head strap) se rompió y su GoPro cayó al agua. Después de 30 minutos de búsqueda, Puelston se dio cuenta que su cámara se había perdido.
Un año más tarde, Chris Flores y su hermano estaban haciendo snorkeling en la misma área donde Puelston perdió su cámara. Ellos encontraron una gran variedad de artículos en su excursión, incluyendo la GoPro de Kyle. Primero, Chris quedó en shock – por un lado, ahora tenía una cámara para grabar sus aventuras, pero cuando empezó a ver los archivos de la cámara, descubrió los recuerdos de la familia Puelston. Chris conoce bien la importancia de los recuerdos, ya que un año antes casi pierde a su hija de 4 meses de edad por un ataque cardiaco. Entonces, Flores sintió que la cámara tenía que regresar a sus dueños originales.
Haciendo una búsqueda en los archivos de la cámara, Flores encontró un clip de un ejercicio de entrenamiento de la policía. En uno de esos videos observó el logo del Equipo S.W.A.T de Chicago en el brazo de uno de los oficiales, lo cual le permitió encontrar a los Puelston y eventualmente, devolverles sus “recuerdos”. Como una muestra de agradecimiento, los Puelston dejaron que Flores se quedara con la cámara para seguir creando bellos recuerdos con su hija. Su historia es un “toque” al corazón.
¿Conoces a alguno de ellos?
No podemos imaginar todas las increíbles historias que están esperando a ser encontradas. En un mundo ideal, cada cámara perdida debería encontrar a su dueño. Normalmente, GoPro no busca reunir cámaras perdidas con sus dueños, ya que la comunidad ha hecho un gran trabajo por si misma a través de las redes sociales. Sin embargo, te vamos a contar que hace unos días, un colaborador de GoPro encontró una HERO4 Silver cerca de Torrey Pines Gliderport, en San Diego, California. Echamos un vistazo al contenido de la tarjeta SD y encontramos algunas fotos geniales. ¿Reconoces a alguien en estas fotos? Si es así, contáctanos y ayúdanos a encontrarlos.

Praia da Vagueira recebe VI Feira Saudável

O Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira, recebe, no próximo fim de semana, dias 12 e 13 de agosto de 2017, a Feira Saudável, uma iniciativa da Câmara Municipal que vai na sua 6ª edição.
Ao longo dos dois dias da feira, a partir das 9h00, o largo será o palco de diversas atividades ligadas à temática da adoção e manutenção de estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos e a sua importância para a saúde e bem estar.
Graças à colaboração de diversas entidades e empresas locais, a 6.ª edição da Feira Saudável irá proporcionar, de forma gratuita, a realização de diversos rastreios à tensão arterial, glicemia, colesterol, IMC, melanoma assim como à visão, fala, audição, ansiedade e depressão.
Haverá um espaço dedicado à fisioterapia com terapias manuais, pilates clínico e rastreios posturais.
Na Feira, será ainda possível, usufruir de massagens de relaxamento e ações de esclarecimento sobre a doença oncológica, sobre a alimentação mediterrânica e sobre naturopatia.
Paralelamente a estas atividades, decorrerá uma recolha de sangue promovida pela ADASMA, estando presente a unidade móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Dada a importância da atividade física para saúde, a Feira Saudável contempla também a realização de aulas livres de Pilates, Dança Fitness, Pump, Spinning realizadas pelo ginásio WowFit e o ginásio Knock-Out apresentará as modalidades de Mills CXWORX, Les Mills Bodypump e Treino Funcional.
Serão ainda realizados dois showcookings, pelas 11h30, no dia 12, o showcooking “Veggie, mas com saber” e no dia 13 o showcooking “sem sal mas com aroma!”.
Os visitantes da feira poderão ainda usufruir dos insufláveis disponibilizados pela organização.
Os motivos de interesse são inúmeros, por isso não falte e venha fazer um checkup à sua saúde.
Consulte a programação detalhada em

________________________

Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017




Município lidera projeto europeu no âmbito do desporto sénior

Pelos resultados positivos alcançados em 2015, o projeto das Olimpíadas Intergeracionais vai ser replicado em mais países da Europa, fruto da aprovação de uma candidatura submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Desporto. Durante três anos, Vila Nova de Cerveira vai liderar uma parceria internacional de promoção da prática desportiva da população sénior que agrega o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), a Associação Zoldpont (Hungria) e os Municípios de Cesena (Itália), de Trikala (Grécia) e de Aksakovo (Bulgária).
VNC 09/08/17
Em setembro de 2015, Vila Nova de Cerveira dinamizou as Olimpíadas Intergeracionais, primeiro projeto nacional financiado pelo programa ERASMUS + Sport no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2015. Durante uma semana, 250 participantes dos municípios alto-minhotos e das localidades geminadas (Espanha e França), participaram numa competição saudável de modalidades desportivas universais e jogos tradicionais, com o objetivo de aumentar a consciencialização para a atividade física de grupos mais vulneráveis.
O impacto da iniciativa nos participantes foi alvo de uma avaliação em abril de 2016, através da realização de inquéritos que revelaram que cerca de 30% dos participantes seniores aumentaram a prática do exercício físico. O sucesso conduziu à dinamização da II edição das Olimpíadas Intergeracionais, em novembro de 2016, e na aprovação para a realização no corrente ano.
Considerando que o envelhecimento na Europa é um desafio que marca este século, e que as Olimpíadas Intergeracionais constituem uma boa prática que poderá ser replicada noutras regiões da Europa, o Município de Vila Nova de Cerveira submeteu uma candidatura com um maior impacto europeu, que recebeu luz verde.
Fomos pioneiros num projeto intergeracional e que agora ganha repercussões a nível europeu, o que significa que Vila Nova de Cerveira contribui e impulsiona o desenvolvimento de políticas e estratégias de promoção da saúde mais eficazes. Com esta candidatura pretende-se estabelecer uma rede de cooperação transnacional, na área do desporto, entre as partes interessadas locais, regionais e agora europeias, de modo a identificar, promover e partilhar boas práticas para a população sénior”, sublinha o autarca cerveirense, Fernando Nogueira.
Sob liderança de Vila Nova de Cerveira, o projeto ‘In Common Sports – Intergenerational Competition as Motivation for Sport and Healthy Lifestyle of Senior Citizens’ vai envolver seis entidades de cinco países (Portugal, Hungria, Itália, Grécia e Bulgária), entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos fatores motivacionais para a prática continuada de exercício físico na população idosa e o impacto da competição “Olimpíadas Intergeracionais” no estado de aptidão física e mental do idoso, o consórcio de parceiros vai promover a realização de um estudo que envolverá 350 participantes, e a implementação de 12 competições “Olimpíadas Intergeracionais’ com a participação mínima de 500 pessoas, e o envolvimento de 80 organizações locais (Ipss’s, associações de jovens, desportivas e voluntários).

Com um financiamento superior a 300 mil euros, o presente projeto foi aprovado pelo Programa Erasmus+ Sport, enquadrado na medida Collaborative partnerships – Group of priorities 1 (HEPA & European Week of Sport). 

Lançado Concurso Internacional de Ideias para Travessia Pedonal sobre o rio Minho

A imagem da futura Travessia Pedonal sobre o rio Minho, que vai unir as margens de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, será conhecida na Primavera de 2018. O anúncio foi feito, esta manhã, durante a apresentação pública do Parque Transfronteiriço Castelinho/Fortaleza e do Concurso de Ideias, de caráter internacional, para a construção daquela ponte. Interessados têm 60 dias para apresentar propostas, após publicação no Boletim Oficial da Província de Pontevedra.
VNC 10/08/17
Foi numa cerimónia simbólica nos Jardins do Aquamuseu do Rio Minho e sob a presença do presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, e a representante da Xunta da Galicia, Marta Mariño Regueiro, que os autarcas dos dois concelhos vizinhos, Fernando Nogueira e Sandra Gonzalez, deram a conhecer publicamente pormenores de dois projetos complementares de dinamização da cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiño, formalmente iniciada em 2014.
O que pretendemos com o Parque Transfronteiriço Castelinho/Fortaleza é viver um espaço naturalmente comum, pela conjugação de valores assentes na mobilidade suave, sustentabilidade e boas práticas ambientais. Este é um projeto que saiu muito valorizado na 29º Cimeira Ibérica, cujas conclusões vão de encontro à criação de um grupo de trabalho que dê maior atenção aos rios”, sublinhou o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, acrescentando: “Este é um espaço verdadeiramente europeu e o nosso papel é contribuir para que as fronteiras, físicas ou psicológicas, sejam efetivamente abolidas”. Por sua vez, a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, assegurou que “não se podem correr riscos, e o rio Minho tem de ser dinamizado e protegido a nível turístico como espaço natural. Queremos ser uma referência, um exemplo de cooperação, e com este novo parque vamos conseguir. A travessia representa um primeiro passo de uma longa caminhada para o parque transfronteiriço”.
Realçando que a palavra-chave nos dias de hoje é “transfronteiriço”, o presidente da CCDR-N disse estar perante “um projeto absolutamente estruturante do ponto de vista da qualidade de vida das populações e da eficiência e partilha de recursos e equipamentos. É um projeto virtuoso e não há nada que nos possa afastar da unanimidade com que olhamos para ele e depositamos confiança. Os projetos têm sempre financiamento e é nossa responsabilidade darmos estes passos com eficiência”, referiu Fernando Freire de Sousa.
Num investimento de 209 mil euros, financiado em 75% pelo POCTEP, as bases do Concurso Internacional de Ideias para a Travessia Pedonal sobre o Rio Minho foram apresentadas pelo Deputado de Cooperação Transfronteiriça da Deputación de Pontevedra, Uxío Benítez que explicou: “Este é um projeto inovador, diferente e ambicioso, por isso peço a todas as administrações supramunicipais que disponibilizem fundos. Esta ponte não é uma infraestrutura, é uma proposta que vai fomentar hábitos de vida mais saudáveis através de um espaço comum transfronteiriço e atrativo para as comunidades e o turismo. O importante é o Parque Castelinho-Fortaleza de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. A ponte é um meio”.
Na prática, o concurso de ideias vai desenvolver-se em três fases. Na primeira serão selecionadas as três melhores propostas de estudo técnico, sendo que cada finalista recebe um prémio de participação no valor de 10 mil euros. Numa segunda fase, os três selecionados são convidados para participar num procedimento negociado sem publicidade para a redação do anteprojeto da ponte. O contrato será adjudicado ao vencedor por um valor de 54.450,00 euros antes do verão de 2018. Uma vez entregue o anteprojeto, e no caso da proposta ser viável e reúna as autorizações necessárias que garantam a execução, na terceira e última fase, a Deputación encarregará o vencedor de formular a versão definitiva do projeto, com um orçamento máximo de 121.880,00 euros. A melhor proposta será eleita por um júri de âmbito internacional, com representação de escolas técnicas, colégios oficiais e administrações com competências e interesses na ponte de ambos lados do rio Minho. Os Interessados têm 60 dias para apresentar as propostas, após publicação no Boletim Oficial da Província de Pontevedra que se prevê que aconteça durante a próxima semana.
O projeto da ponte pedonal sobre o rio Minho enquadra-se numa das atividades do projeto VISIT_RIO_MINHO apresentado à primeira convocatória do Programa Operativo Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 Interreg V-A numa candidatura conjunta da Deputación de Pontevedra com a CIM Alto Minho, os concelhos do norte de Portugal, a Fundação CEER, o Centro Tecnológico do Mar e a Universidade de Vigo, com um orçamento total aprovado de 2 milhões de euros, com financiamento a 75%.

Mais uma noite de festa e animação em Faro

A noite desta Sexta-feira, 11 de Agosto, vai ser de muita festa e animação até à meia-noite, nas principais zonas comerciais de Faro. As lojas ficam de portas abertas e pelas ruas não vai faltar a animação.
Aliás, tem sido sempre assim, ao longo das últimas Sextas-feiras, uma situação que se vai manter até 26 de Agosto, com a 2ª edição do Baixa Street Fest.
Esta noite, a partir das 21 horas, a animação fica por conta o Projecto Bug, Grupo Spirito, Kabeção, Te-atrito e Shadows Team.
O Baixa Street Fest é promovido pela Câmara de Faro, ACRAL, AIHSA e Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.
Quem preferir pode deslocar-se ao Mercado Municipal, onde, a partir das 21H30, onde decorrerá um desfile de moda, envolvendo 15 lojas de Faro e cuja receitas reverterão para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa”.
Fonte: O Algarve

Feira franca mais antiga de Portugal e Espanha arranca hoje em Viseu

Está de volta a Viseu aquela que é a feira franca mais antiga da Península Ibérica. O certame cumpre este ano a edição 625.
A história da feira e da cidade de Viseu confundem-se ao longo dos séculos, estando as duas ligadas umbilicalmente. O evento criado em 1392 por decreto do rei D. João I foi sobrevivendo porque se soube adaptar às exigências dos tempos, afirmou TSF Luís Fernandes, um dos três historiadores que está a investigar o certame a pedido a organização.
A feira franca começou por ser um mercado onde se vendiam vários produtos, tendo sido no século XVIII um dos principais do país. Com o passar dos anos, a iniciativa foi perdendo relevância e chegou a estar à beira do fim. Em 1927, pelo cunho capitão Almeida Moreira, autarca e um dos organizadores, o evento ganhou o figurino de feira festa que tem hoje, uma modernização inspirada no que se fazia lá fora que a salvou.
A Feira de S. Mateus abre esta noite ao público, com destaque para a atuação de uma orquestra comunitária de percussão que, para além dos instrumentos musicais, usa utensílios de cozinha, como tachos e frigideiras para fazer música. Amanhã atua um dos cabeças de cartaz, o brasileiro Seu Jorge. O evento termina no dia 17 de setembro.

Fonte: TSF
Foto: Feira de São Mateus/DR