sexta-feira, 29 de abril de 2016

O CENTRO DA TERRA É 2,49 ANOS MAIS JOVEM DO QUE A CROSTA


 
O famoso cientista Richard Feynman, nas suas famosas aulas, costumava dizer que “o centro da Terra deve ser um dia ou dois mais jovem que a superfície”. A afirmação foi finalmente verificada – e corrigida para 2,49 anos.
dilatação do tempo em campos gravitacionais mais fortes é um dos efeitos previstos pela teoria da relatividade: quanto mais forte for o campo gravitacional onde nos encontramos, mais lentamente o tempo anda. Os satélites do sistema GPS, por exemplo, precisam ter esta diferença em conta, além de outros efeitos, para manter os seus próprios relógios acertados.
Um dos resultados interessantes deste efeito é que o centro da Terra, devido ao fato de estar num campo gravitacional mais forte do que a crosta, deve ser mais jovem que esta, tal como Feynman previa. O valor exato desta diferença, no entanto, nunca tinha sido calculado.
O físico Ulrik Uggerhøj, da Universidade Aarhus, da Dinamarca, deu pela falta destes cálculos quando decidiu incluir esta famosa afirmação de Feynman num livro de Física.
O dinamarquês e os seus colegas usaram duas abordagens – uma bastante simples, outra mais sofisticada – e chegaram a um número bastante diferente do que o apontado por Feynman: o de 2,49 anos. Os resultados foram publicados no site arXiv.
A equipa fez o cálculo duas vezes. Primeiro, supôs-se que a Terra era uma esfera homogénea e perfeita. As equações utilizadas, que foram baseadas na relatividade geral, são simples o suficiente para qualquer aluno dinamarquês do ensino secundário conseguir acompanhar, e o valor da diferença encontrada neste caso é de 1,58 anos.
Em seguida, os investigadores adotaram um modelo mais preciso da distribuição de densidade da Terra, onde a Terra é mais densa perto do centro, mas a densidade não cresce de forma linear. O cálculo também é mais sofisticado, mas a resposta é quase direta.
Depois de fazer o cálculo com a Terra, a equipa utilizou o mesmo método para estimar a diferença de idade entre o núcleo e a superfície do Sol, chegando à notável conclusão de que o núcleo do sol é 39 mil anos mais jovem do que a sua superfície.
Ninguém sabe porque é que a diferença entre os valores calculados e o valor que Feynman costumava citar é tão grande. Talvez este tenha dito “anos” em vez de dias, e a gravação fosse tão má que na transcrição ficou registado “dias”.
De qualquer forma, o físico Uggerhøj aponta que não há como conferir com total precisão o quanto o centro da Terra é mais jovem do que a sua crosta.
Quanto ao suposto erro de Feynman, o dinamarquês sublinhou que é sempre importante verificar os números fornecidos por outras pessoas – por mais célebres que sejam.

VENEZUELANOS PEDEM REFERENDO PARA REVOGAR MANDATO DE MADURO


 
Milhares de venezuelanos fizeram longas filas para assinar os formulários entregues pelo Conselho Nacional Eleitoral à oposição, para pedir um referendo com o objectivo de revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.
Segundo o CNE, para avançar com o referendo, a oposição deverá recolher 197.721 assinaturas válidas, o que corresponde a 1% do número de eleitores inscritos no Registo Eleitoral.
Em Caracas, centenas de pessoas delocaram-se aos centros de recolhas de assinaturas. Os eleitores faziam comparações entre as longas filas para comprar alimentos e para assinar o pedido de referendo.
A maior parte dos eleitores manifestavam a disposição de permanecer na fila o tempo necessário para cumprir o objectivo: assinar a petição para garantir o referendo.
De acordo com a imprensa local, registaram-se filas em vários estados, entre os quais Amazonas, Vargas, Táchira, Lara e Arágua.
Henrique Capriles Radonski, ex-candidato da oposição à presidência, declarou acreditar que a oposição conseguirá assegurar rapidamente as assinaturas necessárias, que serão entregues ao CNE na próxima segunda-feira.
A administração pública de Venezuela está encerrada às quartas, quintas e sextas-feiras, para contribuir para poupar energia eléctrica no país.
A recolha de assinaturas é o primeiro passo para pedir o início de um processo destinado à realização do referendo revogatório do mandado do presidente Nicolás Maduro.
O segundo passo consiste na recolha de assinaturas de 20% dos eleitores, que vão suportar o pedido feito às autoridades eleitorais.
A oposição estima que uma vez cumpridas todas as etapas legais necessárias, o referendo ocorra entre setembro e novembro deste ano.
De acordo com a pesquisa Venebarómetro, divulgada esta quinta-feira e citada pelo UOL, quase 7 em cada 10 venezuelanos (68%) são a favor de que o presidente Nicolás Maduro “saia do poder o mais rápido possível e haja eleições presidenciais”.
ZAP / ABr

ESCUTAS REVELAM QUE VICE DE PINTO DA COSTA CONTROLAVA GANG VIOLENTO


 
fcporto.pt
Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto, com o treinador portista, Julen Lopetegui
Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto, estará a ser apontado na investigação da Operação Fénix como o real líder do gang violento que actuava na noite do Porto, com base nas escutas do caso.
De acordo com o Correio da Manhã, “Antero Henrique dava ordens directas e controlava as finanças” do grupo criminoso que aparece no centro da investigação da Operação Fénix e que implica a empresa de segurança SPDE, sob suspeita de ter posto em marcha uma rede de segurança ilegal e de extorsão que controlava a noite portuense.
O CM escreve que Antero Henrique é visto pelo Ministério Público como figura de relevo nesta organização criminosa, sendo considerado o verdadeiro líder da mesma.
O jornal reporta que o dono da SPDE, Eduardo Silva, arguido no âmbito do caso, terá sido “obrigado” pelo dirigente portista a afastar-se da segurança das discotecas e de problemas com agressões para se dedicar exclusivamente a fazer trabalhos para o FC Porto.
O CM acrescenta que Antero Henrique terá encomendado “serviços especiais” de segurança a Pinto da Costa e à sua família. Já se tinha noticiado que o vice-presidente portista terá solicitado a vigilância de jogadores e de funcionários do clube, além da cobrança de dívidas e extorsões.
Nas buscas efectuadas à casa de Antero Henrique, no âmbito da investigação, foram apreendidos 70 mil euros em notas.
O jornal cita as escutas telefónicas efectuadas, nomeadamente uma alegada conversa entre Eduardo Silva e o dirigente portista, em que o segurança se queixa de que poderá ter que declarar insolvência por ter que “pagar cerca de um milhão de multas fiscais”. O vice portista tratará de o descansar, garantindo-lhe que resolveria o assunto que teria que ser solucionado “por cima”.
“Graças a Deus sou um privilegiado nas informações. Mas um dia destes vou ter de partir os cornos a um polícia”, desabafará Eduardo Silva noutras das escutas, cita o CM.
Antero Henrique e Pinto da Costa fazem parte da lista de arguidos do caso, tal como Eduardo Silva que está em prisão preventiva. Os crimes envolvidos na investigação são recurso a actividade ilegal de segurança privada, extorsão, ofensas à integridade física, associação criminosa e detenção ilegal de arma.
ZAP

AUTO-ESTRADAS DA DOURO LITORAL PODEM TORNAR-SE NOVO CASO BANIF


 
Auto-estrada A41, também conhecida por CREP – Cintura Regional Exterior do Porto.
A concessão do Douro Litoral, que envolve as auto-estradas A32, A41 e A43, situadas no Grande Porto, está há dois anos a tentar receber uma indemnização do Estado. A decisão pode sair finalmente durante 2016, e se favorecer a concessionária a meta do défice fica em causa.
O risco que este caso representa, em termos orçamentais, é assumido pelo próprio governo no Programa de Estabilidade recentemente aprovado, conforme reporta o Jornal de Notícias. O Executivo menciona que se trata de uma “contingência financeira”, mas o jornal questiona se este não “será um outro caso Banif”.
A empresa Douro Litoral “pede uma reposição de equilíbrio financeiro de 1.350 milhões de euros, cerca de 0,8% da riqueza produzida pelo país”, destaca o JN, frisando que se o Estado for obrigado a pagar este valor, a meta do défice, que o governo coloca nos 2,2% do PIB, se tornará impossível de alcançar.
As três auto-estradas abrangidas pela concessão, situadas no Grande Porto, têm tráfego reduzido e são apontadas pelo governo, no Programa de Estabilidade, como representativas de “65% do total das contingências financeiras identificadas nas Parcerias Público-Privadas rodoviárias no final de 2015″.
O JN refere que, no total, estas contingências rodoviárias ascendem a 2.700 milhões de euros, enquanto, em 2013, eram de 3.500 milhões de euros.
ZAP

FINANÇAS VÃO CONTROLAR CONTRIBUINTES COM GRANDES FORTUNAS


 
O governo aprovou uma medida que permite alargar o controlo das finanças que era feito apenas às grandes empresas para os contribuintes individuais que tenham elevados rendimentos, em nome do reforço do combate à fraude e evasão fiscais.
A decisão de alargar a competência da Unidade de Grandes Contribuintes (UGC) – que atualmente supervisionava apenas as grandes empresas – aos contribuintes singulares foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
A UGC vai, assim, passar a acompanhar “as pessoas singulares cujos níveis de rendimentos e património declarado justifiquem um controlo acrescido”, justifica-se no comunicado do Conselho de Ministros.
O Executivo decidiu também alargar “os deveres de comunicação das transferências para jurisdições com tributação privilegiada, cumprindo o disposto na lei geral tributária”, passando a estar igualmente abrangidos “os envios de fundos e actividade de sucursais localizadas fora do território portuguêsou de entidades não residentes com as quais exista uma situação de relações especiais”.
Ficou ainda determinada a divulgação pública dos “dados estatísticos relativos às transferências para offshores nos últimos cinco anos“.
Esta decisão é justificada com a necessidade de mais “transparência” e “fortalecimento da monitorização e escrutínio público” deste tipo de processos, bem como “na potenciação do efeito dissuasor da respectiva utilização”, destaca o referido comunicado.
ZAP

PJ FAZ BUSCAS NOS ESTALEIROS DE VIANA E NO MINISTÉRIO DA DEFESA


 
ENVC
A Polícia Judiciária está a conduzir buscas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e no Ministério da Defesa esta sexta-feira.
De acordo com a Renascença, a Polícia Judiciária está a realizar oito buscas em Viana do Castelo, Lisboa, Porto, Aveiro e Torres Vedras, no âmbito da “Operação Atlantis“.
Expresso refere que as buscas no Ministério da Defesa se devem à procura de documentação da antiga Direção Geral do Armamento (atual Direção-Geral dos Recursos de Defesa) sobre a anterior gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e adianta que não há detidos.
Segundo um comunicado, as autoridades investigam a “eventual prática dos crimes de administração danosa, corrupção e participação económica em negócio no âmbito da gestão de estaleiros navais situados no norte do país”, nomeadamente pela anterior administração dos estaleiros.
“Em causa estão fatos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana” à Martifer, assim como “a venda do navio Atlântida” à Douro Azul, refere o comunicado.
Correio da Manhã especifica que o estado terá sido lesado em mais de 30 milhões de euros com o negócio com a Douro Azul, realizado durante o Governo de Pedro Passos Coelho quando José Pedro Aguiar-Branco era ministro da Defesa.
Observador acrescenta que também estão a ser levadas a cabo buscas à empresa Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, que comprou o navio Atlântida ao Estado e o terá vendido ao dobro do preço a uma empresa norueguesa.
A operação está a ser conduzida pela sua Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal do Ministério Público, e estão no terreno 30 inspectores da PJ, cinco procuradores do DCIAP e dois magistrados judiciais.
ZAP

Macroscópio – Vamos lá de fim-de-semana. De Uber ou de táxi?

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!


Tinha pensado dedicar exclusivamente o Macroscópio de hoje a leituras mais próprias do fim-de-semana, mas com as ruas do Porto, de Lisboa e de Faro ocupadas pelas marchas dos taxistas é inevitável dedicar uma parte desta newsletter a este tema. Vou fazê-lo usando sobretudo o Observador como guia, mas com algumas incursões por outros órgãos de informação.

Primeiro, o que é necessário saber. Para isso, aqui ficam algumas sugestões:
A operação da Uber é um daqueles casos típicos em que uma nova tecnologia vem perturbar a forma de funcionar de um sector há muito instalado nos seus hábitos e protegido por detalhada regulamentação. Isso levou vários colunistas do Observador a reflectirem sobre este conflito, em textos que aqui recupero:
  • Paulo Ferreira escreveu por duas vezes sobre este tema. Em Março do ano passado, em Taxistas uber alles, defendeu que “Tentar travar as Ubers que diariamente nascem em todos os sectores será luta inglória. É negar o desenvolvimento, a criatividade, a inovação e a democratização económica em nome do imobilismo egoísta.” Hoje voltou ao assunto e, emTempos fantásticos para estar vivo, acrescentou novos argumentos, considerando que “Este caso dos taxistas vs. Uber - que nem sequer é exclusivamente português - é, só por si, um tratado sobre formas distintas de ver o mundo, de estar na vida e de ganhá-la através dos negócios.”
  • Alexandre Homem-Cristo escreveu há sensivelmente um mês1500€ por taxista, um texto onde critica a intenção do Governo de subsidiar os taxistas para aplacar a sua fúria: “É inaceitável que seja o dinheiro dos contribuintes a pagar a modernização do sector dos táxis. Sobretudo quando este teve meios e tempo para se modernizar mas optou sempre por não o fazer.”
  • Sérgio Figueiredo, no Diário de Notícias, defendeu emÜber alles que “Nunca Portugal tinha visto cidades tão vibrantes e empresários tão dinâmicos e empreendedores, porque antes também nunca havia sido liberalizada a atividade turística. Novos serviços eram mortos à nascença, porque o essencial era proteger a oferta instalada, em vez de responder às necessidades das pessoas. Chama-se a isto mercado, palavra que, por definição, ofende quem não quer concorrência.”

Mas julgo que chega de taxistas e Uber, sigamos em frente e, antes de passar a algumas das sugestões que tinha para hoje, deixem-me apenas acrescentar uma adenda ao Macroscópio de ontem, que como se recordarão abordou o discurso sobre política externa de Donald Trump. Não consegui ontem encontrar a transcrição integral do que disse o candidato à nomeação pelos republicanos, mas hoje completo essa lacuna. Aqui fica pois, para os mais interessados, Trump on Foreign Policy.



Mudemos agora de registo e saltitemos de tema em tema, um pouco ao sabor da actualidade, um pouco ao encontro de leituras interessantes.

Venezuela
A situação na Venezuela parece agravar-se de dia para dia, e ainda ontem João Almeida Dias deu-lhe conta disso no Observador emO país onde há filas para derrubar o governo. Sobre esta mesma situação vale a pena ler a análise do Joel D. Hirst's BlogThe Suicide of Venezuela. Por exemplo:
Tonight there are no lights. (…) They blame the weather – the government does – like the tribal shamans of old who made sacrifices to the gods in the hopes of an intervention. There is no food either; they tell the people to hold on, to raise chickens on the terraces of their once-glamorous apartments. There is no water – and they give lessons on state TV of how to wash with a cup of water. The money is worthless; people now pay with potatoes, if they can find them. Doctors operate using the light of their smart phones; when there is power enough to charge them. Without anesthesia, of course – or antibiotics, like the days before the advent of modern medicine.

A hora legal
Muitos se interrogam porque razão tem Portugal uma hora legal diferente da espanhola. Em Espanha fazem o mesmo, mas olhando com inveja para o lado de cá da fronteira. Pelo menos é o que se depreende deste texto do El Mundo, ¿Cómo viviríamos con la misma hora de Portugal? Eis como o tema é introduzido: “Terminar la jornada laboral a las 18 horas y así mejorar la conciliación entre el trabajo y la vida personal. Volver al huso horario GMT+0 para reconciliar a España con su hora solar. (…) Dos propuestas de conciliación que han vuelto a despertar el interés y avivan viejas preguntas: ¿somos realmente los más 'tardones' de Europa?, ¿es la solución volver a Greenwich?” E a conclusão, depois de uma exaustiva análise dos hábitos de vários países: “En definitiva, las dos medidas que propone Mariano Rajoy implicarían acercarnos a las costumbres de Italia. La duración del periodo de actividad productiva sería de unas 11 horas, un valor alto en relación a Europa, pero en la media de lo que hacen portugueses e italianos. Un efecto adicional es que 'desperdiciaríamos' una hora de luz por la mañana a la vez que 'invadiríamos' una hora de la noche.”

História de II Guerra
Foi recentemente publicado em Espanha um livro da historiadora Lyuba Vinogradova, habitual colaboradora de Antony Beevor, e que aborda a história da aviação de guerra no feminino. É sobreLas brujas de la noche que o El Pais escreve. Pequena passagem: “Cuando veo un aeroplano con las cruces negras y la esvástica en la cola, tengo un solo sentimiento: odio; esa emoción hace que apriete aún más firmemente el disparador de mis ametralladoras”, decía la frágil y minúscula, pero tan corajuda y vital, Lilya Litvyak, la Chica Vengadora, el Lirio Blanco de Stalingrado y Kursk, a la que se atribuía haber derribado a un as de ases alemán, que quedó patidifuso cuando le presentaron al rival que le había vencido. Se dice que trató de besarle la mano, pero Vinagrodova apunta que es un cuento de la propaganda.”

Crise dos media
O problema de sustentabilidade dos jornais não é um problema português. Em Inglaterra, onde recentemente um diário importante, o The Independent, abandonou a edição impressa e passou a estar presente apenas online, há problemas noutros órgãos de informação. É a situação difícil de um deles, o icónico The Guardian, que o Financial Times analisa em The Guardian: Dark days for a liberal beacon. Os números dos prejuízos são impressionantes: “The Guardian has long suffered from over-optimism about revenues and an ingrained inability to control costs. Mr Miller warned after his arrival in 2010 that it had to cut losses to become sustainable, and made some progress before his departure. But operating losses rose to £52m in the year to March, and the cash reserve on which it depends fell to £743m from £838m. At this rate, it could be exhausted in less than a decade.” Infelizmente, mesmo com números de uma outra dimensão, trata-se de uma história que conhecemos bem.

30 anos de Chernobyl
Completaram-se esta semana 30 anos sobre o desastre de Chernobyl, uma calamidade numa central nuclear que acabaria por ajudar a precipitar a queda da União Soviética, como Manuel Louro recordou num especial do Observador esta semana - E a União Soviética a radiação levou. Entre os muitos trabalhos que recordaram esse desastre, encontrei na Spiegel uma abordagem surpreendente: a ideia de que, afinal, a radiação pode não fazer tão mal quanto se pensa. Em The Chernobyl Conundrum: Is Radiation As Bad As We Thought? é isso mesmo que se defende, começando por notar o seguinte paradoxo: “Those who travel to Chernobyl today will feel like they are entering a nature paradise. In the area surrounding the reactor that was the epicenter of the disaster, there are once again wolves and Przewalski horses -- and even European bison and lynx have now infiltrated the uninhabited forests. There are probably more animals living in the area than before the disaster. The still-elevated radiation seems to be less damaging to nature than humans are.”

E por esta semana (e este mês de Abril) é tudo. Tenham um bom fim-de-semana, reencontramo-nos na próxima segunda-feira.

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

CP: Alfa Pendular liga Lisboa a Santo Tirso, Trofa e Guimarães

A CP – Comboios de Portugal, inicia o serviço Alfa Pendular entre Lisboa e Guimarães no próximo domingo, 1 de maio.
Saída de Lisboa – Santa Apolónia – 08H00
Porto – Campanhã – 11H00
Trofa – 11H21
Santo Tirso – 11H30
Chegada a Guimarães – 11H53
A primeira viagem desta nova ligação contará com a presença do Presidente da CP, Eng.º Manuel Queiró e dos Presidentes das autarquias de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, de Santo Tirso, Dr. Joaquim Couto e da Trofa, Dr. Sérgio Humberto, concelhos abrangidos por esta nova oferta da empresa.
A CP duplica assim a oferta de longo curso para Guimarães, Trofa e Santo Tirso. As novas ligações têm um tempo de viagem entre Lisboa e Guimarães de cerca de 3h50m e potenciam o aumento das ligações de longo curso aos restantes destinos servidos pela CP a nível nacional.
Os órgãos de comunicação social são convidados a acompanhar esta viagem inaugural.
Mais informações sobre o Alfa Pendular Lisboa-Guimarães-Lisboa em www.cp.pt.

Hora de Fecho: Em direto/ Agressão no Porto. "Tinham-me desfeito"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
TAXISTAS 
Os taxistas dizem que só abandonam protesto frente à AR se forem recebidos pelo Governo. No Porto, três indivíduos agrediram um motorista da Uber, que contou ao Observador como tudo ocorreu.
OPERAÇÃO FÉNIX 
O juiz Carlos Alexandre vai levar a julgamento o presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e o administrador da SAD portista Antero Henrique, no âmbito da Operação Fénix.
POLÍCIA 
Polícia inglesa investiga hipótese de rapto durante um assalto ao apartamento no Ocean Club. Houve outros nas semanas anteriores. Tese já tinha sido avançada em 2014.
POLÍCIA JUDICIÁRIA 
A PJ está a realizar buscas na empresa Douro Azul por causa do navio Atlântida. No Ministério da Defesa está a pedir documentos sobre os navios asfalteiros encomendados pela Venezuela.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE E CRESCIMENTO 
A maioria de esquerda na Assembleia da República chumbou o projeto de resolução do CDS-PP para a rejeição do Programa de Estabilidade e revisão do Programa Nacional de Reformas.
RATING 
Os responsáveis portugueses mostram-se confiantes. Análise da Bloomberg admite que a descida do rating da DBRS seria má notícia para Portugal, mas há rede de segurança para evitar nova crise do euro
ISABEL DOS SANTOS 
O presidente do banco admite a hipótese do BPI comprar a posição de Isabel dos Santos no seu capital, dando em troca uma parte da participação que tem no Banco do Fomento Angola.
UBER 
O Observador fez uma viagem com o mesmo ponto de partida e destino de Uber e de táxi, em janeiro de 2015, ainda a Uber não tinha sido proibida de operar. Saiba quanto custaram os serviços.
UBER 
Em dia de manifestação contra a Uber, o Observador viajou com um condutor da plataforma. "O dia está a correr bem", apesar das dificuldades causadas pelo trânsito, contou ele.
TURISMO 
As florestas subaquáticas do Cazaquistão, as potentes correntes marítimas da Noruega, as árvores coloridas do Hawai. Quando visitar estes 32 lugares, nunca mais vai querer ir embora. Apaixone-se.
ZARA 
O dono do império Inditex teve direito a uma grande festa de aniversário. A filha juntou 4 mil funcionários das várias marcas, milhares de balões e música ao vivo. A surpresa ficou registada em vídeo.
Opinião

Rui Ramos
O PEC é uma opção deste governo e desta maioria para manterem o financiamento internacional e a protecção do BCE. Mas uma opção que não lhes dá jeito assumir, e que por isso tratam como "ingerência".

Paulo Ferreira
Este caso dos taxistas vs. Uber - que nem sequer é exclusivamente português - é, só por si, um tratado sobre formas distintas de ver o mundo, de estar na vida e de ganhá-la através dos negócios.

Miguel Tamen
Nenhuma teoria sobre justiça nos ensina a distinguir o que é justo, ou muito menos a fazer o que é certo.

Paulo Tunhas
Vinha no metro do aeroporto para casa e à minha frente um casal de velhotes, com aspecto de camponeses, comentavam os resumos de episódios de telenovelas como se lidassem com pessoas reais.

Pedro Vaz Patto
Não se trata de impor um modelo de família ou uma forma de encarar a maternidade. Trata-se de dar primazia ao bem do filho, que exige que ele seja fruto de uma relação, e não de um projeto individual.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Corrida pelo Bombeiros de Portimão |Corrida - Cartaz e percurso


O percurso pode ser consultado no link:
Para que consigamos atingir os objetivos necessitamos mobilizar 500 participantes! É pois imprescindível que inicie, de imediato, o contato com os amigos, familiares e conhecidos... por favor - contamos consigo!


O B R I G A D O.

Quatro dezenas doam sangue em Vale de Cavalos


Satisfação e muitos sorrisos rodearam a brigada levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – na Freguesia de Alegrete, mais especificamente em Vale de Cavalos. E não foi caso para menos, uma vez que compareceu um número considerável de dadores, entre estes meia-dúzia de estreantes.

A iniciativa decorreu nas instalações do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos, tendo comparecido 40 pessoas, das quais seis mulheres. Uma vez avaliados os voluntários: cinco não o puderam fazer desta feita, pelo que foram reunidas 35 unidades de sangue total.
Estrearam-se a estender o braço seis doadores, a maioria jovens. O Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea passou a constar com mais um nome.
Bastante concorrido esteve o almoço convívio, degustado no local da colheita e que foi apoiado pela Junta de Freguesia de Alegrete.

Em Maio

Cumprindo o nosso calendário, poderão-nos encontrar brevemente: A 07 de Maio no Centro de Saúde de Montargil; A 14 de Maio nos Bombeiros do Crato; A 28 de Maio na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). Nestes sábados estaremos de portas abertas na parte da manhã.
Compareça numa destas colheitas!


Enviado por José Rui Rabaça

CINEMA | Casa das Artes | maio '16


Versão WebSocial  Facebook
                                                           
 
Logo
A Direção Regional de Cultura do Norte  e o Cineclube do Porto apresentam

Programação de Cinema: Casa das Artes
Sala Henrique Alves Costa


MAIO 2016


O AMOR
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
Dedicamos o mês de maio ao tema do Amor. 

Abrimos o mês com a mais recente obra-prima de Apichatpong na sua viagem onírica no“Cemitério do Esplendor” acompanhada na mesma semana pelo último filme de Terrence Malick, “Cavaleiro de Copas”, numa das suas divagações pelo experimentalismo e pelo mundo sensorial das buscas pelo amor e por si mesmo.

Em dia de estreia, exibimos o filme vencedor da Palma de Ouro de Cannes 2015, “Dheepan” do realizador francês Jacques Audiard. Em representação do cinema nacional, exibe-se o filme de Paulo Rocha “Verdes Anos”, restaurado recentemente com a supervisão de Pedro Costa.

Porque o amor também carrega por vezes a traição e a desilusão, apresentamos também o filme “45 anos” e de Philippe Garrell “Ciúme”.
Na última semana terminamos com uma das mais recentes sensações do cinema atual: Xavier Dolan com um dos seus primeiros filmes “Amores Imaginários” realizado quando ele tinha apenas 21 anos e o clássico “Breakfast at Tiffany's” , adaptação do romance de Truman Capote, o filme que tornou Audrey Hepburn um ícone do cinema.

 
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
Quinta-feira, 5 de maio | 21h30

CEMITÉRIO DO ESPLENDOR
RAK TI KHON KAEN
Apichatpong Weerasethakul

NOR/MEX/FRA/TAI/EUA/GB/ALE/Coreia do Sul/Malásia | 2015 | FIC | 122'

 
easyspacer.gif
easyspacer.gif
imagem



Soldados com uma misteriosa doença de sono são transferidos para uma clínica temporária numa antiga escola. O espaço, repleto de memórias, torna-se num mundo revelador para a voluntária, Jenjira, enquanto cuida de Itt, um bonito soldado, que nunca recebe visitas de famíliares. Jen fica amiga de Keng, a jovem médium que usa os seus poderes psíquicos para ajudar as famílias a comunicar com os homens em coma. Os médicos exploraram formas, incluindo a terapia de luz colorida, para aliviar os sonhos conturbados dos homens. Jen descobre o enigmático diário de Itt com estranhos escritos e esboços. Pode haver uma ligação entre a síndrome enigmática dos soldados e a mítica região, situada debaixo da clínica. Magia, cura, romance e sonhos fazem parte do caminho de Jen para uma consciência mais profunda de si mesma e do mundo que a rodeia. 

 
easyspacer.gif
easyspacer.gif
Sábado, 7 de maio | 18h00

CAVALEIRO DE COPAS
KNIGHT OF CUPS
Terrence Malick

EUA | 2015 | FIC | 118'

 
easyspacer.gif
imagem



Rick é um argumentista que singrou em Hollywood, EUA. Apesar disso, a sua vida é vazia e sem significado. Quando não está a trabalhar, o seu dia-a-dia é marcado pelos excessos: festas, mulheres, álcool e drogas. Por momentos, quase se sente feliz e as mulheres dão-lhe algum alento ou esperança no que o futuro lhe reserva. Tudo o que deseja é encontrar um sentido de autenticidade para a sua existência atormentada. Mas será isso possível?
Com argumento e realização do aclamado cineasta Terrence Malick ("A Barreira Invisível", "A Árvore da Vida"), “Cavaleiro de Copas” está dividido em oito capítulos, mais o prólogo. Cada capítulo segue a relação de Rick com uma personagem diferente e, à excepção do último (que tem o título de “Liberdade”), cada um possui o nome de uma carta de Tarot.


 
easyspacer.gif
Quinta-feira, 12 de maio | 21h30

DHEEPAN
Jacques Audiard
FRANÇA | 2015 | FIC | 108'

 
easyspacer.gif
imagem







Para escapar à Guerra Civil do Sri Lanka, um antigo soldado, uma jovem mulher e uma menina fazem-se passar por uma família. Acabam por se instalar na periferia de Paris. Praticamente não se conhecem, mas vão tentar construir uma vida juntos. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2015.
easyspacer.gif
Sábado, 14 de maio | 18h00

VERDES ANOS
Paulo Rocha
PORTUGAL | 1963 | FIC | 84'

 
easyspacer.gif
imagem







Um rapaz de 19 anos, Júlio, vem para Lisboa a fim de tentar a sua sorte como sapateiro. No dia em que chega a Lisboa, um acidente fá-lo conhecer Ilda, uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio. À medida que o filme se desenrola, vai nascendo um romance de amor entre os dois, mais forte da parte de Júlio, que ciumento, sentindo-se numa atmosfera estranha e hostil, desconfia permanentemente de Ilda, facto que a leva a romper o namoro. Num momento de cólera, impulsivo, Júlio acaba por matá-la.
 
easyspacer.gif
easyspacer.gif
Quinta-feira, 19 de maio | 21h30

45 ANOS
45 YEARS
Andrew Haigh

UK | 2015 | FIC | 95'

 
easyspacer.gif
imagem







Falta apenas uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer e o planeamento da festa está a correr bem. Mas entretanto chega uma carta para o seu marido. O cadáver do seu primeiro amor foi descoberto, congelado e conservado nos glaciares gelados dos Alpes Suíços. Quando chega a altura de celebrar o aniversário de casamento, cinco dias mais tarde, talvez já não haja casamento para festejar. 
easyspacer.gif
Sábado, 21 de maio |18h00

CIÚME
LA JALOUSIE
Philippe Garrel

FRANÇA | 2013 | FIC | 77'

 
easyspacer.gif
imagem



Louis (Louis Garrel) vive com Claudia (Anna Mouglalis) num estúdio modesto e minúsculo. Foi por ela que deixou Clothilde (Rebecca Convenant), a mãe da sua filha, Charlotte. Tanto Louis como Claudia são actores em dificuldade. Ele ainda vai conseguindo alguns papéis; ela, outrora uma estrela em ascensão, nunca mais recebeu ofertas. Louis, que acredita no talento dela, tenta constantemente encontrar-lhe trabalhos, mas em vão. Claudia receia que ele a deixe, tal como fez com Clothilde. Mas, um dia, recebe uma proposta sedutora. Agora, é Louis quem tem medo de perder Claudia… No meio de toda esta trama de encontros, desencontros, paixão, medo e ciúme, a pequena Charlotte tenta dar sentido ao que a rodeia.

Um drama familiar do premiado realizador francês Philippe Garrel ("Liberté, la Nuit", "Os Amantes Regulares", "Inocência Selvagem").


 
easyspacer.gif
Quinta-feira, 26 de maio | 21h30

AMORES IMAGINÁRIOS
LES AMOURS IMAGINAIRES
Xavier Dolan

CANADÁ | 2010 | FIC | 97'

 
easyspacer.gif
imagem





Francis (Xavier Dolan) e Marie (Monia Chokri) são grandes amigos. Certo dia, durante um almoço, conhecem Nicolas (Niels Schneider), um jovem do campo acabado de chegar à cidade. À medida que os encontros se sucedem de forma perturbante – reais ou imaginários, os sinais são todos maus – os dois amigos mergulham cada vez mais em fantasias obsessivas em torno do mesmo objecto de desejo. E quanto mais mergulham, mais a sua amizade, que antes parecia inabalável, começa a desmoronar-se sob a pressão da competição pelo novo miúdo do bairro. 
easyspacer.gif
Sábado, 28 de maio | 18h00

BONECA DE LUXO
BREAKFAST AT TIFFANY'S
Blake Edwards

EUA | 1961 | FIC | 115'

 
easyspacer.gif
imagem




Boneca de Luxo" é uma comédia adaptada de um "best-seller" de Truman Capote. Audrey Hepburn é Holly Golightly, uma mulher sedutora que mantém o seu apartamento em Manhattan, prestando favores a homens. Apesar de não ser claro que tipo de favores são, fica implícito que Holly trabalha como acompanhante. Paul Varjak (George Peppard) é o seu recente vizinho, escritor cuja carreira literária se encontra em "standby". Paul vive intrigado com o comportamento de Holly, desde as suas atitudes até à razão que a leva a visitar um antigo chefe de "gangsters" (Alan Reed) que está preso. No entanto, depressa se tornam amigos. O filme foi nomeado para cinco Óscares, dois quais recebeu dois: o de melhor música original, atribuído à famosa canção "Moon River" de Henry Mancini (música) e Johnny Mercer (letra) e o de melhor banda sonora.


 
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif
easyspacer.gif

Bilhete Normal: €3,50
Bilhete Estudante e +65 anos: €2,50
Bilhete Associado Cineclube do Porto: €0,50
A bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.



Casa das Artes - Sala Henrique Alves Costa
Rua de Ruben A. 210, 4150-639– Porto
T.220116350call_skype_logo.png


Cineclube do Porto:
www.facebook.com/cineclubedoporto
www.cineclubedoporto.wordpress.com

 
parceria:
imagem
easyspacer.gif
apoio:
imagem
easyspacer.gif
 

Rua António Cardoso, 175 4150 - 081 Porto Porto Portugal