terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Fundo de Estabilização suporta apenas pensões por 14 meses

Resultado de imagem para Fundo de Estabilização suporta apenas pensões por 14 meses
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social só suporta pensões por 14 meses, concluiu, esta terça-feira, o Tribunal de Contas (TdC).O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) valorizou 4,4% em 2015, representando 14.100 milhões de euros no final do ano passado, sendo suficiente para suportar pensões por 14 meses.
De acordo com o parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral do Estado divulgado hoje, o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social "apresenta uma rendibilidade média anual de 5,05% desde a sua criação, sendo suficiente para suportar uma despesa de 14,3 meses com pensões do Sistema Previdencial-Repartição".
Este objetivo, lembra a entidade liderada por Vitor Caldeira, fica "aquém do objetivo de dois anos subjacente à sua criação".
O FEFSS foi criado em 1989 para prosseguir a estabilização estrutural do regime financeiro do sistema de Segurança Social, face à evolução das condições económicas, sociais e demográficas do país.
Por outro lado, a componente de dívida garantida pelo Estado português representava, no final do ano passado, 78,1% da carteira do Fundo, uma concentração que o Tribunal de Contas considera que "não permite uma comparação credível com outros fundos da mesma natureza".
A entidade afirma que tanto a receita total (34.666 milhões de euros), como a efetiva (24.602 milhões de euros), diminuíram ligeiramente em relação a 2014, "devido ao efeito conjugado do aumento das contribuições e da diminuição da transferência extraordinária do Orçamento do Estado para fazer face ao défice" do sistema.
JN

Insólito: Jedis querem ser religião oficial no Reino Unido

jedi_star_wars
Os auto-designados “Cavaleiros Jedis” bem tentaram chegar ao estatuto de religião mas a Força não esteve com eles.
O universo da saga Star Wars é seguido com enorme entusiasmo em todo o mundo mas poucos ganham ao fervor demonstrado por uma organização sediada no Reino Unido auto-denominada: Cavaleiros Jedi. Estes Jedi britânicos fizeram um pedido ao governo britânico no sentido de que considerasse a filosofia Jedi uma religião. Estranhamente, ou talvez não, a Força não esteve com estes Jedi e o governo britânico recusou a distinção.
Este Templo da Ordem Jedi, que se descreve com uma religião “baseada no conhecimento da Força”, solicitou isenção de impostos este ano, mas a Comissão de Caridade Britânica, ligada ao governo do Reino Unido, decidiu que a organização não cumpria as exigências e por isso, não poderia ser designada de religião ao abrigo da lei de caridade britânica.
No Reino Unido, 177 mil pessoas declararam-se Jedis no campo para designar a religião no censos de 2011, uma queda acentuada em relação a 2001 quando 390 mil pessoas diziam ser Jedis.

Fonte:jornaleconomico.sapo.pt

Makro doa mais de 190 mil euros em produtos para Associações em Portugal

A Makro reforça o apoio a instituições de norte a sul do País com a doação de produtos alimentares e não alimentares neste Natal, num valor superior a 190 mil euros. Esta é uma iniciativa que assinala esta época com uma ação que contribui para Associações e Instituições sem fins lucrativos que trabalham para uma melhor qualidade de vida de pessoas desfavorecidas.
A Makro tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos uma forte política de Responsabilidade Social, sendo parte intrínseca do ADN do grupo. “A Makro fortalece a sua ação social, numa época tão solidária como o Natal. Sentimo-nos concretizados quando estamos a ajudar os que mais necessitam. Acreditamos que é possível ser-se solidário através de pequenos gestos, adotando atitudes simples, que farão toda a diferença nos que mais precisam. É gratificante apoiar Associações que promovem o bem estar social”, explica Isabel Caeiro, Responsável de Comunicação da Makro em Portugal.

Este ano, a Makro irá apoiar o Centro Social Padre David Oliveira Martins em Braga, a Casa dos Pobres em Coimbra, a Casa do Gaiato em Miranda do Corvo, a Câmara Municipal de Sesimbra, que irá reencaminhar os donativos para várias associações locais, a Raríssimas (Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras), o Refúgio Aboim e Ascenção em Faro, a AFID (Associação Nacional de Famílias para a Integração de pessoas deficientes) em Alfragide, a Fundação Salesianos em Lisboa, Novo Futuro em Lisboa, a APEPI em Pombal, a Casa do Gil em Lisboa, e o Banco Alimentar contra a fome.


PAULA ZOLINI
Communication Consultant

cid:image004.png@01D20766.2E26A970

Rua Fernando Vaz, nº 12-A – 1750-108 Lisboa
Skype: paulazolini
YOUNGNETWORK GROUP 

Um Bom Natal


Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de um amigo feliz.
Um Bom Natal   

Rui Neves Martins / Luis Henrique Mendes

Gestores de Seguros
Loja 1: Estrada de Benfica 230C,        1500-095 Lisboa    Tel: 217781175 / Tlm917355208   
Loja 2: Lg. Casal Vistoso, 2B Loja 8,   1900-142 Lisboa    Tel: 214006041 / Tlm: 925275983   

E-mail:   ruimartins@momentoinevitavel.pt        Url:   www.momentoinevitavel.pt

Casa Melhor recupera habitações degradadas de famílias carenciadas

A minha alegre casinha
Casa Melhor recupera habitações degradadas de famílias carenciadas

O ano de 2016 que agora termina sorriu especialmente para 10 famílias que viram as suas candidaturas aprovadas no âmbito da 13ª edição do Casa Melhor - Programa de Melhoria de Habitações Degradadas de Munícipes Carenciados. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Vereador da Ação Social, João Alegria, visitaram esta segunda-feira algumas das intervenções realizadas.
O programa promovido pela Câmara Municipal apoia os munícipes de menores recursos económicos a realizarem obras de conservação e de beneficiação na sua habitação, dotando-as das condições mínimas de habitabilidade. Esta medida já mudou a vida de 174 famílias do concelho de Estarreja, num investimento municipal superior a 600 mil euros nas 13 edições já realizadas.

A autarquia facilita o acesso a apoio financeiro a fundo perdido até um valor máximo de 4 mil euros. O Presidente da Câmara Municipal afirmou que "muito se consegue fazer e melhorar as condições de muitas famílias, muitas delas com carências sociais significativas, que precisam de facto dessas melhorias para aumentar o seu conforto na casa e as condições mínimas para poderem viver. São pessoas que não têm rendimentos suficientes para o fazerem sozinhas e achamos que, nesse sentido, o Casa Melhor tem vindo a ser uma mais-valia muito interessante". Contribui-se ao mesmo tempo para a preservação e conservação do património arquitetónico e urbanístico.
A maior parte dos beneficiários (87% na 13ª edição) recebe o apoio máximo atribuído pela Câmara no âmbito do programa para execução das obras aprovadas. Este ano, a maioria das intervenções visou a reparação total ou parcial dos telhados, assim como a reparação e beneficiação de paredes interiores. Foi o caso de Maria Albina Esteves, de Avanca, que aos 83 anos, recupera o conforto merecido numa casa que agora reúne todas as condições necessárias para viver com comodidade. “Sinto-me bem e feliz. Estou consolada aqui”, afirmou afastando a dura lembrança dos dias em que chovia dentro de casa. “Sem o apoio da Câmara, não fazia nada porque a reforma é pequenina”, disse.
O Casa Melhor reavivou igualmente o sorriso de Rosalina Silva, 71 anos, de Avanca, que a determinada altura foi obrigada a fechar uma parte da casa por causa das más condições em que se encontrava. “Chovia muito aqui dentro, não estava habitável”, explicou a filha Lúcia Pereira. Após as obras que decorreram este ano “está uma casinha linda e tem conforto”. Foi com muita alegria que esta família recebeu a aprovação da candidatura por parte da Câmara Municipal e “agora a felicidade ainda é maior!”, acrescentou.
A ajuda chegou também à casa de António Rodrigues, de Pardilhó, cujas palavras exprimem bem a melhoria que o programa trouxe à sua vida. “Estou muito contente porque a Câmara ajudou-me. Era um sonho. Acho que vou passar o Natal muito feliz”.
Analisando os casos tratados nesta 13ª edição, conclui-se que 80% dos beneficiários têm mais de 40 anos: 60% têm entre 40 e 59 anos e 30% são pessoas idosas com mais de 80 anos.
Por norma o período de candidaturas decorre anualmente em outubro. O Regulamento do Casa Melhor pode ser consultado na página da autarquia na internet. Decorre nesta fase a análise de candidaturas à 14ª edição do programa.


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 
Tlm. 925651656 | Web www.cm-estarreja.pt

Colheita de sangue dia 21 de Dezembro entre as 15 horas e as 20 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



- Dia 21 entre as 15 horas e as 19 horas, dias 23 e 30 entre as 9 horas e as 13 horas.

O Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. Mais informações no site www.adasca.pt

Estas datas visam facilitar os dadores que pretendam viajar para as suas localidades por motivos de Natal.

As datas das brigadas a realizar em já estão disponíveis no site indicado, o mesmo vai acontecer com o Mapa de Brigadas para o ano de 2017, que chegar ao nosso poder em breve.

Aconselhamos os dadores a regularizarem a situação para efeitos de isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde, e nos Hospitais públicos, onde foi reposta a partir do dia 30 de Março do ano em curso.


J. Carlos

Acolhimento de refugiados foi tema de formação

Decorreu no dia 15 de dezembro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, uma ação de formação e sensibilização sobre o acolhimento de refugiados destinada aos técnicos do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

A iniciativa foi organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações em parceria com o Conselho Português para os Refugiados, com o apoio Câmara Municipal da Marinha Grande. O objetivo foi informar e sensibilizar os técnicos e parceiros do CLAS para esta temática. 

O encontro foi dirigido por Rita Santos, do Conselho Português de Refugiados, e abordou temas como a proteção internacional, Agenda Europeia para a Migração, Plano Nacional de Acolhimento e Integração de pessoas com necessidades de proteção internacional, mitos e realidade sobre refugiados, promoção do acolhimento e integração de refugiados à escala local.

Lugar das Cores de Albergaria-a-Velha encerrou ontem com grande afluência de público

O Lugar das Cores de Albergaria-a-Velha terminou ontem com grande afluência de público. Foram quatro dias, dois fins-de-semana, repletos de animações e diversões dedicadas ao público infantil e juvenil, que levou mais de 8 mil pessoas ao Pavilhão Municipal, transfigurado em parque de diversões natalício.

O Presidente da Câmara, António Loureiro, faz um balanço positivo desta terceira edição consecutiva do Lugar das Cores. “Foi com muita satisfação que pudemos verificar a alegria das crianças a brincar neste parque de diversões. Conseguimos proporcionar muita animação diversificada dirigida aos mais novos, mas também centrada nos pais e familiares que puderam acompanhar as suas crianças com segurança e conforto, com diversos espetáculos e animações para todas as idades”, referiu o Autarca, que agradeceu o esforço de todos os colaboradores da Câmara Municipal que asseguraram a realização do Lugar das Cores. António Loureiro realçou a envolvência do Comércio Local e das coletividades concelhias na realização do evento.

O Lugar das Cores contou este ano com uma pista de gelo com maiores dimensões, vários insufláveis também maiores, o sítio do Pai Natal, trampolins, carrosséis e diversas animações deambulantes ao longo dos quatros dias, como as Estátuas de Chocolate, Elfos e Duendes, mascotes e grupos locais que encarnaram personagens preparadas para o evento. Contou ainda com um espaço, o ColorPark, destinado aos mais novos, com materiais de leitura, desenho e pinturas faciais.

 O Lugar das Cores começou com a chegada do Pai Natal, um momento vivido intensamente pelas crianças, que depois seguiram em parada até ao parque de diversões. Entre as novidades deste ano contam-se o “slide”, atividade radical que consiste na descida em suspensão, desde o telhado do pavilhão, uma colaboração com os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha; o Laboratório do Pai Natal, que pareceu encantar mais os pais que os filhos, uma parceria com a Fisua – Associação de Física da Universidade de Aveiro; e a Realidade Aumentada, um conjunto de ecrãs que permitiram, com imagens reais, a transfiguração das crianças em super-heróis ou o espreitar para o interior do corpo humano, uma colaboração com o Centro de Computação Gráfica.

Durante as manhãs diversas associações Albergarienses proporcionaram múltiplas atividades, que começaram com as sessões de poesia alusivas ao Natal da Culturalb, em diversos estabelecimentos comerciais, continuaram com demonstrações de dança Hip Hop, pelo Clube de Albergaria, ginástica rítmica, também pela Culturalb, e a dança contemporânea, da escola de dança Dimov. Os momentos altos ocorreram nos dois domingos do evento e estiveram a cargo da AlbergAR-TE, que produziu a Gala de Circo, e da aCAdemia de Dança do Clube de Albergaria, que apresentou o bailado “A Gata Borralheira”.

 Desde a primeira realização, em 2014, que o Lugar das Cores procura envolver o Comércio Local, não só através da afluência de público que acorre ao evento em época de Natal, mas também pelo sistema de entradas gratuitas, que são atribuídas a quem realizar compras nos estabelecimentos comerciais do Concelho de Albergaria-a-Velha. Este ano, mais de metade das entradas no Lugar das Cores foi atribuída a pessoas que comprovaram ter realizado compras no valor de dez euros no mês de dezembro.

No mesmo sentido, também pelo terceiro ano consecutivo foi realizado o Mercadinho de Natal, uma feira de artesanato e produtos locais, situada à entrada do Lugar das Cores, no open space da Piscina Municipal. 

Arranjos exteriores Capela do Pilado vai ser reabilitada em janeiro


A Câmara Municipal vai iniciar os arranjos exteriores da área envolvente à Capela do Pilado, no dia 3 de janeiro, através de um investimento de cerca de 100 mil euros.

Situado na zona central do lugar do Pilado, o local da intervenção, consiste numa parcela de terreno com cerca de 1.715,00m2, na qual se encontra implantado o edifício da Igreja (capela), com cerca de 473,00m2. 

Prevê-se a construção de espaços de estar e permanência e de espaços de passagem e acesso como rampas e escadas de acesso ao adro e ao edifício, nomeadamente à Sala Paroquial e à Sala Mortuária.

A intervenção propõe dotar aqueles espaços de condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e contribuir para a melhoria da imagem urbana, respondendo aos anseios e expectativas da população local relativamente àquele espaço.

A obra foi adjudicada por 99.982,21 euros, acrescidos de IVA e um prazo de execução de 90 dias.

Os Nau encerram programação de 2016 do Cineteatro Alba

O grupo de música alternativa Nau vai atuar no Espaço Café-Concerto na próxima quinta-feira, 22 de dezembro, encerrando a programação de 2016 do Cineteatro Alba. O espetáculo tem início às 22h00 e a entrada é livre. 

Os Nau são oriundos de Águeda e venceram a 16.ª edição do CoMA – Concurso de Música de Aveiro, promovido pela Associação Académica da Universidade de Aveiro e pelo projeto “Aveiro é Nosso”, que decorreu no passado mês de abril. O grupo é formado por Jorge Rafael (guitarra e voz), Bruno Abel (saxofone e teclas), Tito Oliveira (baixo), Ricardo Oliveira (bateria) e Bruno Pinho (guitarra).

 Os Nau têm sido presença assídua em festivais e outros eventos musicais, como a Semana do Enterro e o Agitágueda, e já partilharam palcos com os grupos Da Weasel, The Gift e Diabo na Cruz. A banda encontra-se a preparar o primeiro álbum, “Embarque”, cujas canções são cantadas em português e refletem as alegrias e as angústias dos seus elementos. “A música revela as inquietações de quem vive o dia-a-dia consciente que a mudança vem de dentro e, no entanto, não se consegue desapegar do marasmo acomodado de quem tenta e não se consegue libertar”, afirma o grupo.

Quanto ao espetáculo que o público pode esperar na quinta-feira, os Nau salientam que “é uma viagem em que cada um vai onde quer, bem dentro de si mesmo.” 

Libertação de espaço público Câmara remove veículos abandonados

Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande está a proceder à remoção de veículos abandonados no concelho, permitindo a libertação de espaço público de estacionamento.

No âmbito dos procedimentos previstos no Regulamento Municipal, foi afixado em cada um dos 36 veículos abandonados sinalizados um aviso para que fossem retirados pelos seus proprietários.

Das viaturas sinalizadas, 14 encontram-se depositadas nos estaleiros municipais, 14 foram removidas voluntariamente pelos proprietários e 8 serão transferidas da via pública para depósito nos estaleiros.

Os proprietários vão suportar os custos de remoção e depósito.

Esta ação conta com a colaboração da Polícia de Segurança Pública da Marinha Grande.

Exposição de pintura Galeria Municipal expõe trabalhos de Carla Martins


A Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens, tem patente a exposição de pintura “Mãos e Afetos”, de Carla Martins, até ao dia 29 de janeiro de 2017 e cuja inauguração ocorreu no passado dia 17 de dezembro.

Carla Sofia Baptista Martins nasceu em 1975, na Marinha Grande. Deficiente auditiva profunda, apresenta também comportamento dentro do espetro do autismo.

Foi através do desenho que, ainda menina, lhe foi possível comunicar, revelando uma expressão artística muito própria. Na infância, o sistema educativo português da época, não lhe possibilitou que pudesse desenvolver as suas potencialidades.

Sem apoio, a Carla regrediu, perdeu a espontaneidade e o figurativo foi desaparecendo dos seus desenhos. Mas a artista estava lá… Mais tarde, já adulta, quando voltou a ter oportunidade de se exprimir, muito tinha já ficado perdido. Aos poucos, Carla tem (re)construindo a sua confiança no mundo que a rodeia e vai mostrando a artista que é.

Na área da comunicação, verbal e gestual, Carla Martins tem muita dificuldade em se expressar, mas tal não a impediu de ter já um vasto currículo. Entre 1994 e 1997, recebeu o segundo prémio e uma menção honrosa, na categoria de pintura pela CRIDEM do Porto.

Em 2000, recebeu o segundo prémio de pintura pela Federação dos Trabalhadores dos Centros Regionais de Segurança Social.  Ilustrou em 2001, o livro “Na escola da Carla”, da autoria de Maria Prazeres Quintas. Em 2003, ilustrou o livro ”Historias do Cavalo Azul“, da autoria de Maria Prazeres Quintas.

Em 2008, participou com ilustrações, no projeto “Historia do Cavalo Azul, DVD/CD com a Universidade de Aveiro. Em novembro de 2008, participou no concurso de Pintura do INATEL, tendo ficado no grupo dos seis participantes classificados para a final.

Com o apoio da professora de Expressão Plástica, organizou em 2009, exposições na Escola secundária José Falcão e restaurante “Cantinho dos Reis. Em 2013 ilustrou o livro, “Nas Asas de Afrísio”, de Maria Prazeres Quintas. Em 2015 ilustrou “Para além do Óbvio”/ Histórias Sociais de Ana Catarina Santos e Susana Gomes.

Ilustrou também o Caderno de arte-terapia: “Colorir a diferença”, editado pela APPCDM/ CAO de S. Silvestre. Em janeiro de 2016 realizou uma exposição de trabalhos em pintura, barro e bordados no Museu da Água, em Coimbra.

A exposição pode ser visitada até ao dia 29 de janeiro de 2017, de segunda a sexta feira, das 10h00 às 13horas e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

“À Descoberta das 4 Cidades” Desenhos contam contos e lendas



O presidente da Câmara Municipal de Marinha Grande, Paulo Vicente, e a vereadora da Educação, Cidália Ferreira, fizeram a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso de desenho sobre personagens e objetos mágicos dos contos e lendas locais, no dia 6 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O concurso integrou-se no projeto “À descoberta das 4 cidades”, no âmbito da ação educativa “De boca a orelha. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas… À descoberta do património oral das 4 cidades” e destinou-se a todos os alunos que participam no referido projeto.

Os desenhos e pequenos textos apresentados a concurso serviram de base à edição de um Jogo de Memória sobre personagens e objetos mágicos dos contos e lendas, que foi editado pelos municípios geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, no último trimestre de 2016.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico. Contribui para dar a conhecer melhor cada um dos quatro concelhos, a nível geográfico, social, cultural e económico; melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre estes municípios.

O projeto incentiva também a participação da restante comunidade, que tem descoberto os valores comuns a cada município e as suas particularidades, promovendo com esta experiência a harmonia entre eles.

Este ano, em representação do concelho da Marinha Grande participam as Escolas  Básicas do Engenho e Guilherme Stephens. No total dos quatro municípios, estão envolvidos 144 alunos e 15 professores.

“DE BOCA A ORELHA. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas... À descoberta do património oral das 4 cidades” é a ação educativa do projeto que se iniciou no passado ano letivo e culmina em 2016/2017.

ATAQUE DO TERRORISMO ISLÃMICO NA ALEMANHA

Paulo Roberto Campos
Feira de Natal
Nesta 2ª. feira (19 de dezembro), mais um atentado perpetrado pelo terrorismo islâmico na Europa. Desta vez em Berlim (Alemanha). Um enorme caminhão Scania dirigido por um maometano invadiu uma feira de Natal da cidade atropelando dezenas de pessoas, deixando, segundo informações da CNN, pelo menos 9 mortos e mais de 50 feridos — algumas vítimas ficaram esmagadas debaixo do veículo. Ataque terrorista que nos faz lembrar daquele ocorrido em Nice (França) em 14 de julho passado.
Feira de Natal
Em Berlim, primeiramente, o caminhão derrubou uma árvore de Natal e acelerou atropelando as pessoas próximas às encantadoras barracas natalinas, muito frequentadas nesta época do ano. Nessas feiras de Natal os visitantes compram chocolates, decorações natalinas, brinquedos para as crianças, enquanto tomam um vinho quente ou saboreiam diversas iguarias que os alemães fazem para celebrar o Natal.

Feira de Natal


A esse propósito, pareceu-nos oportuno publicar neste site uma entrevista com Benno Hofschulte, do TFP-Bureau em Frankfurt. Ela foi estampada na revista Catolicismo deste mês e revela como, no continente europeu, o governo alemão foi o que mais abriu suas fronteiras para a entrada de imigrantes maometanos, inclusive militantes do “Estado Islâmico”, que aproveitam de tal abertura para se introduzirem na Europa, onde arregimentam novos adeptos para perpetrar delitos de toda ordem e mesmo atentados terroristas — como este na capital alemã…
Feira de Natal
Feira de Natal

 

.


EUROPA: 

INVASÃO ISLÂMICA

Há mais de um ano, quando se difundiu a notícia de que a Alemanha havia aberto suas fronteiras para dar entrada a fugitivos da guerra na Siria, habitantes de outros países de religião maometana, aproveitando-se dessa abertura, acorreram em massa para a Alemanha, numa verdadeira invasão de imigrantes.
A ocasião foi especialmente aproveitada pelo Estado Islâmico (ISIS) para introduzir seus agentes na Europa e, assim, cumprir sua agenda de subversão da ordem social por meio de atentados e crimes comuns.
De fato, estes últimos são os que mais causam medo à população europeia, pois a priva da certeza de levar uma vida normal nas ruas e praças públicas, nos centros comerciais, nos transportes urbanos etc. Em algumas cidades, a própria polícia já não consegue intervir para manter a ordem, pois tais refugiados avançam em grupos e, muitas vezes, utilizam de violência contra os agentes da ordem, servindo-se como arma de qualquer objeto que encontrem pelas ruas.
Para atualizar os leitores de Catolicismo sobre graves problemas, decorrentes dessa invasão islâmica na Europa, entrevistamos o Sr. Benno Hofschulte, do TFP-Bureau em Frankfurt. Na Alemanha desde 1983, ele representa TFPs (Tradição, Família e Propriedade) de vários países. Ele é também diretor da Deutsche Vereinigung für eine Christliche Kultur (Associação Alemã por uma Civilização Cristã)em cujo âmbito dirige o movimento anti-abortista Aktion SOS LEBEN (Ação SOS VIDA).
Através de visitas pessoais, reuniões, conferências e contatos com movimentos afins, Benno Hofschulte vem promovendo a difusão dos ideais da civilização cristã, hoje tão golpeada pela decadência geral dos costumes e por culturas estranhas e até mesmo contrárias àquela sobre a qual se construiu a Europa.
Feira de Natal

Catolicismo — Como tem sido o afluxo de refugiados na Alemanha, a grande maioria dos quais é de religião muçulmana?
“Entre os fugitivos de nações africanas havia grande presença de muçulmanos e mesmo de militantes do Estado Islâmico, que aproveitaram a onda para se infiltrarem na Europa”
“Entre os fugitivos de nações africanas havia grande presença de muçulmanos e mesmo de militantes do Estado Islâmico, que aproveitaram a onda para se infiltrarem na Europa”
Benno Hofschulte — Há mais de um ano, os alemães foram surpreendidos pela entrada de milhares de pessoas, que se aproveitaram da abertura das fronteiras. O intuito primeiro e principal era receber e dar asilo a fugitivos da guerra na Síria, que eram recebidos como verdadeiros refugiados, em vista da situação insustentável na qual se encontravam em seu país.
Com a decisão de se implantar a base do “Estado Islâmico” (ISIS) na Síria, um grande número de fugitivos, talvez a maioria, era de cristãos, que vinham sendo brutalmente perseguidos da forma mais inumana possível por fanáticos muçulmanos. Foram esses cristãos que formaram a primeira onda de fugitivos que procuraram a Alemanha para asilo.
Mas na medida em que ia ficando claro que a Alemanha estava disposta a receber sem restrições qualquer refugiado, instalou-se no norte da África uma verdadeira máfia de comércio humano. Centenas de milhares de africanos, vindos de países nos quais certamente havia pobreza, mas onde não se constatava em absoluto perseguição religiosa, foram atraídos com a promessa de que encontrariam o paraíso na Europa.
Quase todos vendiam o que possuíam para financiar a travessia do Mediterrâneo, na esperança de encontrar sustento, moradia e trabalho. Milhares deles perderam suas vidas nos diversos naufrágios ocorridos durante a viagem, não apenas pela precariedade das embarcações, mas também pelo excesso de passageiros a bordo.
Contudo, nem isso provocou diminuição do número daqueles que buscavam o “paraíso” europeu. Ora, entre esses fugitivos havia grande presença de muçulmanos e mesmo de militantes do ISIS, que aproveitaram a onda para se infiltrarem na Europa. Como a Alemanha era o único país que oficialmente deixava entrar esses prófugos sem maior controle de suas fronteiras, eles confluíram em massa para cá.

Catolicismo — Qual tem sido a reação do público alemão diante de tudo isso?
Benno Hofschulte — Pouco a pouco, o público alemão acabou abrindo os olhos, entendendo que havia provavelmente nessa onda migratória outro intuito que não apenas o de ajuda humanitária, visando acostumar a população ordeira daqui a viver porta a porta com um cultura completamente estranha à cultura cristã sobre a qual está baseada a civilização europeia.

Catolicismo — Que dificuldades e perigos o incremento do elemento islâmico representa para a Igreja católica no panorama religioso alemão?
Benno Hofschulte — Dificuldades e perigos de fato existem, devido ao caráter fanático dos extremistas islâmicos. Insiste-se sempre em que não se pode generalizar, de que não é por causa de uma minoria fanática que se deve considerar o Islã uma religião fundamentalista desejosa de impor-se pela violência.
Embora seja verdade que os muçulmanos fanáticos como os do ISIS são minoria, cabe salientar que a ocorrência frequente de atentados cometidos por esses fanáticos vem criando uma tendência nos alemães em atribuir ao Islã essa característica de violência.
A Igreja insiste em favorecer o diálogo inter-religioso com o Islã, para tentar incutir confiança nele. Há mesmo em certas paróquias cursos de catecismo para muçulmanos que manifestam o desejo de se converterem, e realmente tem havido verdadeiras conversões.
Mas à vista de atentados sacrílegos, como o ocorrido na França com um sacerdote que dirigia um grupo de diálogo com muçulmanos e que foi degolado por dois fanáticos em plena Missa, essa confiança fica extremamente abalada.

Catolicismo — Diante da queda demográfica na Alemanha, o senhor julga acertada a política da chanceler Angela Merkel de abrir as fronteiras para esses refugiados que poderiam representar mão-de-obra jovem e barata?
Benno Hofschulte — Absolutamente não.
“Há um equívoco em imaginar que muçulmanos tornar-se-iam moderados e benévolos caso percebessem que os cristãos não têm animosidade contra eles, e que esse seria o verdadeiro Islã”
“Há um equívoco em imaginar que muçulmanos tornar-se-iam moderados e benévolos caso percebessem que os cristãos não têm animosidade contra eles, e que esse seria o verdadeiro Islã”
Catolicismo — Por quê?
Benno Hofschulte — Posso enumerar várias razões. Quanto aos que vêm do norte da África, realmente são jovens, mas não possuem a menor qualificação para uma atividade profissional ou mesmo amadora. Acresce-se a isso outro obstáculo não pequeno para a inserção deles no mercado de trabalho: a falta do conhecimento da língua alemã.
Ora, uma língua estrangeira não se aprende sem estudo. O Estado deverá arcar com os cursos de aprendizado do alemão, além de financiar tudo o que for necessário para que eles vivam com dignidade — moradia, roupa, saúde —, sem que haja num curto prazo compensação de trabalho produtivo da parte dos beneficiados.
Ademais, as estatísticas provam que não é esse tipo de imigração que resolverá o problema demográfico da Alemanha. Porque demografia não é só uma questão de número de habitantes, mas de habitantes que produzam algo para manter a estabilidade social e econômica de um país.

Catolicismo — Qual a posição da Hierarquia eclesiástica diante do crescimento dos muçulmanos e de sua influência na vida pública? Ela julga que a Fé católica está em perigo?
Benno Hofschulte — Não! De modo nenhum ela considera que a Fé católica esteja em perigo. Reconhece, no entanto, que o povo em geral está com medo de que a qualquer momento e em qualquer lugar sobrevenham atentados públicos ou agressões físicas, como aquela ocorrida algumas semanas atrás em Hamburgo, quando um jovem que passeava com uma amiga pelas margens do lago Alster foi esfaqueado pelas costas, falecendo pouco depois.
Esse temor público é razoável. A política da Igreja católica, no entanto, é a equivocada opinião segundo a qual o melhor meio de combater esse medo é entrar em diálogo com os muçulmanos, para assim conhecer de modo autêntico a religião islâmica e o que nela existiria de verdade e santidade. Segundo a orientação de padres e bispos, o católico deve aprender a ter confiança, respeito e consideração pelos muçulmanos, ressaltando os lados que temos em comum.
Faz parte desse esquema a visita de escolares alemães a mesquitas, para lá “experimentarem” o modo de prestar culto a Alá… A meu ver, há um grande equívoco em imaginar que os muçulmanos tornar-se-iam moderados e benévolos caso percebessem que os cristãos não têm animosidade contra eles, e que esse seria o verdadeiro Islã.

Catolicismo — O senhor pensa que os políticos da Aktion für Deutschland poderão apresentar soluções adequadas aos problemas da Alemanha referentes ao islamismo?
Benno Hofschulte — De momento eu não teria elementos para responder, uma vez que o partido é novo e seus membros eleitos são um tanto inexperientes no exercício de cargos políticos. O problema islâmico existe e é muito sério, mas a política não se limita apenas a ele.
De momento a AfD está encontrando dificuldades no Parlamento alemão, porque nenhum dos partidos constituídos ousou ainda fazer coalizão com os políticos dessa nova agremiação que, enquanto se mantiver isolada, não terá muita força e influência nos governos. Mesmo que apresente soluções válidas para o problema islâmico, o partido não conta no momento com número suficiente de cadeiras para fazer passar tais soluções.

Catolicismo — Apesar do horizonte sombrio que o senhor descreve, vê luzes de esperança para um futuro cristão da Alemanha?
Benno Hofschulte — Com muita frequência a mídia publica dados estatísticos de como a população germânica se apresentará dentro de um futuro próximo. Em outubro último, por exemplo, o diário “Die Welt” prognosticou que dentro de 20 anos os cristãos, que hoje ainda representam uma grande maioria no país, tornar-se-ão minoria.
O vazio deixado pelos cristãos na Alemanha será preenchido por uma sociedade multicultural e islâmica. A queda do índice de natalidade terá então excluído uma população maior do que a da antiga Alemanha Oriental, o que equivale à soma dos habitantes das cidades de Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia e Frankfurt. É como se essas cidades desaparecessem agora.
Historiadores afirmam que a queda da fertilidade de um povo está intimamente ligada a uma massiva secularização, ou seja, a religião já não exerce mais influência sobre a vida das pessoas. Esse processo de secularização vem ocorrendo na Alemanha desde os anos de 1960: o número de paróquias, batismos, casamentos religiosos, ordenações sacerdotais, conversões para o catolicismo e frequência à Missa dominical vêm conhecendo declínio vertiginoso.
Fala-se de uma era de “novo ateísmo”, de uma “sociedade sem Deus” que se estaria formando. A Alemanha poderia ainda ser considerada um país cristão, mas dentro de alguns anos será mais acertado falar de um país predominantemente ateu com minorias religiosas.

Catolicismo — Quem preencheria esse vazio deixado pela religião?
Benno Hofschulte — Políticos e analistas falam sem rodeios na criação de um “Islã alemão”. Não é preciso insistir que esse quadro traz perspectivas trágicas para o cristianismo na Alemanha. Mas não só para ela, pois todos os países da Europa encontram-se em situação semelhante.
O que se constata é que a Mensagem de Nossa Senhora de Fátima em 1917, cujo centenário ocorrerá no próximo ano, não foi tomada a sério, sobretudo no que diz respeito às profecias referentes à apostasia das nações do verdadeiro caminho de salvação por Ela indicado. No entanto, a Mensagem de Fátima torna-se cada vez mais o único farol a iluminar o caminho tenebroso pelo qual os povos e as nações enveredaram em busca do progresso técnico e do bem-estar pessoal que acabaram não encontrando…
Nossa Senhora de Fátima é a grande esperança da instauração na Terra de uma ordem mundial justa e santa, na qual os homens possam realizar o fim para o qual foram criados: conhecer, amar, servir e dar glória a Deus.

Fonte: ABIM

2 comentários para ATAQUE DO TERRORISMO ISLÃMICO NA ALEMANHA

  1. Costa MarquesResponder
    20 de dezembro de 2016 à 12:46
    Inacreditavel! Aproveitar da concentracao de pessoas nas comemoracoes natalinas para esmagar e ferir? Quando a Alemanha e a Europa vao acordar? Bom, e quando o Papa Francisco vai acordar? CostaMarques
  2. MARIO HECKSHERResponder
    20 de dezembro de 2016 à 13:03
    Muito boa reportagem. O mundo precisa saber o que está realmente acontecendo. Pela mídia socialista as verdadeiras informações não nos chegarão.