quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
Câmara de Lisboa confirma buscas em caso que envolve suspeitas de corrupção
Câmara de Cantanhede aprovou voto de pesar pelo falecimento de Daniel Regra Dias
O executivo da Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, na sua reunião de ontem, “um sentido e respeitoso voto de pesar” pelo falecimento, aos 26 anos, de Daniel Regra Dias, assinalando “o exemplo da sua conduta cívica, cultural e social pautada por princípios éticos e morais que devem reger a vida em comunidade” e sublinhando “o seu caráter simples e a forma afável, leal e íntegra com que sempre defendeu os seus ideais”.
O jovem faleceu no passado dia 17 de janeiro, vítima de doença prolongada, “ocorrência que deixou um sentimento de pesar e profunda consternação em todos quantos o conheciam”, refere a proposta apresentada pela presidente da autarquia, Helena Teodósio. O texto aponta ainda “a integridade e seriedade” de Daniel Regra Dias “em todas as facetas da vida de cidadão exemplar com intervenção cívica de relevo em várias instituições a que esteve ligado”, enfatizando o facto de ter exercido, “com brio e dedicação ao interesse coletivo, as atividades que desenvolveu em entidades do concelho, apenas motivado pela satisfação de servir bem a sua comunidade”.
Daniel Regras Dias nasceu a 26 de março de 1996, tendo efetuado os seus estudos no ensino básico e secundário, em Cantanhede, após o que ingressou na licenciatura de Gestão de Empresas, na Coimbra Business School/ISCAC, onde concluiu também o mestrado em Auditoria Empresarial e Pública. Nas eleições autárquicas de 2021, foi candidato à Assembleia Municipal de Cantanhede pelo Partido Socialista, tendo sido eleito para o cargo que viria a suspender e posteriormente a renunciar devido ao problema de saúde que conduziu ao trágico desfecho do seu falecimento.
Com forte participação no associativismo estudantil, Daniel Regras Dias presidiu à Direção Geral da Associação de Estudantes do Coimbra Business School/ISCAC, a que juntou o cargo de presidente do Conselho Fiscal da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico e de presidente da Mesa da Assembleia Geral do ISCAC. Foi ainda membro do Conselho Geral e da Assembleia de Representantes da Coimbra Business School/ISCAC.
Envolveu-se também ativamente no movimento cultural desta instituição de ensino superior, designadamente na vertente musical, como membro da Tuna Mista, na qual evidenciou o talento de baterista com créditos firmados nos grupos musicais “The Hangover” e Banda Tempo.
NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONVOCADOS PARA ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE CADETES
No âmbito da realização de um estágio de capacitação técnica, promovido e organizado pela Associação de Natação de Coimbra, que terá lugar na Piscina Municipal da vila de Penacova, no próximo dia 29 de janeiro, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai estar representada por 9 atletas deste escalão.
Para além de Leonor Ferreira, Maria Ribeiro, Maria Pinto, Diogo Lopes, Pedro Almeida, Francisco Pereira, David Marques, Vicente Diogo e Daniel Freitas, nadadores da Columbófila, foram igualmente convocados os (as) atletas, Hugo Silva, Leonardo Ferraz, Maria Nogueira, da Académica, Francisco Rodrigues, Afonso Miranda, Clara Fernandes da Louzan, Bernardo Diniz, Gonçalo Marques, Maria Lobo, Maria Mateus e Aurora Lobo do CAQC, Leonor Sousa, Emilia Gadanha, do Clube Náutico, Margarida Correia do Náutico de Miranda do Corvo e Giuliana Bartolo do União de Coimbra, totalizando 24 nadadores.
Participará neste estágio de capacitação, um técnico por clube presente, que acompanhará os seus nadadores.
Cantanhede | Iniciativa direcionada para a população sénior. Biblioteca Municipal promoveu Oficina de Pintura
A Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu no passado dia 17 de fevereiro, uma Oficina de Pintura. Particularmente direcionada para a população sénior, a iniciativa contou com a presença de quinze utentes do Centro Social e Polivalente de Ourentã, que estiveram acompanhados por três técnicas da instituição.
A oficina foi dinamizada pelo artista plástico José António Almeida, cujos trabalhos se encontram expostos neste equipamento cultural, durante o mês de janeiro e que prontamente acedeu a ensinar um pouco da sua arte aos participantes.
Após a apresentação do pintor, cada participante pintou a sua tela utilizando para o efeito tintas acrílicas e uma esponja, seguindo as instruções dispensadas pelo artista. Os resultados foram surpreendentes e todos os idosos ficaram visivelmente satisfeitos com as pinturas que executaram, apresentado quinze telas decoradas com motivos abstratos que, após secagem e envernizamento, serão entregues a cada um dos artistas.
Recorde-se que José António Almeida é o autor da exposição Pintura, minha terapia, patente na Biblioteca Municipal até 31 de janeiro e que o mesmo acolheu com entusiasmo, o convite da Instituição anfitriã para desenvolver uma Oficina de Pintura destinada aos mais velhos.
Covilhã | TRANSPORTES ESCOLARES|LOCAIS DE LEVANTAMENTO DOS PASSES/VINHETAS
SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS SILVES COM KUSH LESCROOGE QUARTETO
TOPONÍMIA DA FREGUESIA DE SILVES E DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA ESTÃO EM FASE DE CONSULTA PÚBLICA
27 de janeiro | 14h00 às 17h00 | Presencial e On-line. Agrária de Coimbra promove 5.º Seminário “Gestão de Espécies Invasoras”
Câmara de Águeda alarga projeto beÁgueda
Silves | CONTRATO DE PLANEAMENTO PARA REINÍCIO DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE VALES DE ALGOZ FOI ASSINADO
Estarreja: GNR detém homem por captura ilegal de meixão