terça-feira, 27 de setembro de 2022
Barcelos | Dia Mundial do Turismo no IPCA: A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA (ESHT/IPCA) e o Município de Barcelos assinalaram em conjunto o Dia Mundial do Turismo.
Semana SER+ Educação: PRESIDENTE RIBAU ESTEVES VISITOU OBRAS EM CURSO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AVEIRO
A manhã desta terça-feira, dia 27 de setembro, foi dedicada ao acompanhamento das obras em curso nos Estabelecimentos de Educação do Pré-Escolar e Ensino Básico, num périplo realizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, pelas obras em curso (com exceção da Escola Básica de Eixo, que se encontra em fase de montagem de estaleiro (1,6 M€)) e a que corresponde um valor global de investimento de 11 milhões de euros.
Em declarações no final da visita o Presidente da Câmara destacou que o facto de “estas obras serem todas financiadas pelo orçamento municipal, apesar de continuarmos a lutar por financiamento europeu ainda no quadro do Portugal 2020, ou através do novo Programa de Fundos Comunitários, o Portugal 2030”, para depois acrescentar que “estamos neste momento em fase de adjudicação de projeto das Escolas Básicas da Alumieira (Esgueira) das Leirinhas (Aradas) e de Sarrazola (Cacia). Depois destas operações ficam apenas a faltar as operações de qualificação do Jardim de Infância de Oliveirinha e da Escola Básica da Costa do Valado, e com isto completarmos neste mandato (2021/2025) a qualificação total do nosso Parque Escolar”, concluiu.Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a CMA vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz) e que necessitarem desse serviço.
A Escola vai ter uma nova cantina, um novo espaço de biblioteca, uma sala de professores, uma zona de arrumos e de receção aos Encarregados de Educação, entre outros. No que respeita aos novos espaços exteriores, vai ser edificado um recreio coberto, e teremos ainda um polidesportivo e um parque infantil.
Neste momento aproximam-se do seu fim os trabalhos de demolições e preparação do Edifício do 1.º Ciclo, para o início da sua requalificação. Com esta obra a Escola vai passar a ter oito salas para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar e serão resolvidas carências de diversas tipologias que apresenta atualmente, como são as questões relacionadas com a segurança, a eficiência energética do edifício, a qualidade e o conforto do espaço do edifício e do recreio.
Esta visita fez parte do programa da semana “SER + Educação”, da CMA, que assinala o início do ano letivo 2022/2023, com diversas atividades durante os próximos dias e apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, apostando naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens.
O “SER + Educação” decorre de 25 de setembro a 01 de outubro e traduz a aposta da CMA na área da Educação, como aposta prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal.
Águeda escolhido como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo
Plano do Governo para poupar energia tem limites à iluminação de Natal e recomenda o teletrabalho
Silves | LADO B TRAZ O GRUPO PAUS AO AUDITÓRIO FRANCISCO VARGAS MOGO
Covilhã | PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO C3D MAKERSPACE C3D RUMA À COREIA DO SUL PARA INTEGRAR CONGRESSO DE CIDADES EDUCADORAS
Covilhã | SEMENTEIRA DE CENTEIO, CONTROLAR EROSÃO E PROTEGER AS ENCOSTAS DA SERRA
FEIRA DE SÃO MATEUS REGISTA RECORDE ABSOLUTO DE ENTRADAS E DE CONSUMOS
Proença-a-Nova | Candidaturas do Programa Regressar alargadas até 2024
Os emigrantes que se tenham tornado fiscalmente residentes em território português desde 2021, vão agora poder beneficiar do regime fiscal do Programa Regressar. O prazo da Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal (MAREP) foi prolongado até 31 de dezembro de 2023, sendo o período de candidaturas até 1 de março de 2024.
A Lei do Orçamento de Estado para o ano de 2022 (Lei n.º 12/2022, de 27 de junho) introduziu alterações ao artigo 12.º- A do Código do IRS, no sentido de estender este Regime Fiscal aos sujeitos passivos que se tornem fiscalmente residentes em território português nos anos de 2021, 2022 ou 2023.
Entre os benefícios ficais destacam-se a concessão de um regime fiscal para ex-residentes, onde estão excluídos de tributação 50% dos rendimentos do trabalho dependente e dos rendimentos empresariais e profissionais dos ex-residentes regressados a território português. São elegíveis trabalhadores dependentes, empresários e rendimentos profissionais que exerça uma das atividades constantes da Tabela de atividades do artigo 151.º do Código do IRS.
O Programa Regressar, criado em 2019, visa apoiar os emigrantes, bem como os seus descendentes e outros familiares, de modo que tenham melhores condições para voltar a Portugal, nomeadamente na divulgação de ofertas de emprego, apoios fiscais, linha de crédito para apoio ao investimento, apoio no reconhecimento de habilitações académicas e aperfeiçoamento da Língua Portuguesa.
O período para apresentação de candidaturas é definido por Deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP e divulgado no seu portal eletrónico, sendo aprovadas candidaturas até ao limite da dotação orçamental fixada.
As candidaturas aos apoios previstos na MAREP deverão ser realizadas através do portal online do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), disponível no seguinte endereço eletrónico: https://www.iefp.pt/regresso-a-portugal
Pode ainda contactar o Gabinete de Apoio ao Emigrante do Município de Proença-a-Nova na prestação de esclarecimentos essenciais a potenciais interessados.
Relatório do «Grupo de Trabalho da Propriedade Rústica» é apresentado na Escola Superior Agrária de Coimbra
Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS COM LUÍSA SOBRAL
A cantora Luísa Sobral é a artista convidada do próximo concerto para bebés, intitulado “Não fui eu”, apresentado na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 15 de outubro (sábado), pelas 16h00.
Nova maternidade de Coimbra avança em 2023, promete ministro
Covid-19. Portugal ultrapassa as 25 mil mortes desde o início da pandemia
Castelo de Paiva | Com muita animação para festejar 25 anos. Moto Clube Paivense promove “ Convívio Motard “ no Sábado
Marinha Grande | JORNADAS DIVULGAM PATRIMÓNIO VIDREIRO
Cerca de um milhar de pessoas participaram nas diversas atividades realizadas pelo Município da Marinha Grande, no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP), que decorreram de 23 a 25 de setembro. O programa incluiu entradas gratuitas nos museus, visita guiada ao património vidreiro, apresentação de um livro, workshop de teatro para crianças e visitas encenadas, que foram inspiradas pelo Ano Internacional do Vidro.
Marinha Grande | CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE ESPAÇO NO JARDIM LUÍS DE CAMÕES
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos
Festival Sénior: um mês repleto de atividades dirigida à comunidade sénior
Cantanhede | Columbófila vê reforçada parceria com o grupo “Os Mosqueteiros” que lhe vai permitir apoiar obras num Centro de Dia em Cabo Verde
O trabalho desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi recentemente reconhecido e premiado, mais uma vez, pelos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, que através da responsabilidade social da referida empresa, que voltaram a doar um vasto conjunto de materiais para a construção civil, provenientes de um dos seus ramos de negócio e que certamente, vai contribuir para as obras do Centro de Dia Padre António Cachada, inseridas na reabilitação urbana de da Paróquia de São Nicolau Tolentino, em S. Domingos, na Ilha de Santiago em Cabo Verde, bem como o apetrechamento de algumas habitações, igualmente naquele concelho.
A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante de uma parceria estabelecia já há alguns anos, tem permitindo a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente dar continuidade a um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que se concretizou no passado e que permitiu o envio de já 22 contentores solidários para Cabo Verde e 1 para S. Tomé e Príncipe.
Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” ás necessidades de outras instituições do distrito de referência no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos.
O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de contribuir para a obra Centro de Dia Padre António Cachada, irá também, reforçar as reservas que esta Associação tem, respondendo às necessidades imediatas das famílias carenciadas, sendo igualmente encaminhado para outros parceiros, sempre que se justifique.
Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.