quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Fernando Venâncio vence Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho

O ensaio Assim Nasceu Uma Língua, do linguista Fernando Venâncio, venceu a edição de 2020 do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, em ex-aequo com Camões por Cantos Nunca dantes Navegados, da autoria do jornalista e escritor Nuno Júdice.

Assim Nasceu Uma Língua é a obra de uma vida para o professor Fernando Venâncio, formado em Linguística Geral e docente de língua e cultura portuguesas nas universidades holandesas de Nimega, Utreque e Amsterdão. Já o era antes, mas agora a Associação Portuguesa dos Críticos Literários confirma-o com a atribuição do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho.

Esta é a consagração de uma grande obra sobre a origem história e evolução da língua portuguesa que conquistou o júri, composto por Ana Mafalda Leite, Liberto Cruz e Paula Cristina Costa, pelo «amplo saber filológico que se cruza frequentemente com um humor inteligente».

Em comunicado oficial, a associação justifica a nomeação. «Fernando Venâncio produziu um estudo notável sobre as origens da língua portuguesa dos primórdios à época contemporânea. Desfazendo erros e mostrando com eficácia e clareza a força e a independência da língua portuguesa, manifestadas aliás desde muito cedo, Assim Nasceu Uma Língua é um ensaio muito vivo e pertinente que se lê como história, a história da uma língua tantas vezes maltratada».

Assim Nasceu Uma Língua, editado em Novembro de 2019 pela Guerra e Paz Editores, conquistou leitores em Portugal e na Galiza, tendo já chegado à quinta edição. Além de conquistar os tops de algumas das principais livrarias em Portugal, o livro obteve um extraordinário consenso crítico, não só em Portugal, mas também na Galiza e no Brasil.

O Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho tem o valor de 4000 euros, a partilhar pelos dois autores, e será entregue «em data e local a anunciar»

Ventura diz que Governo só aplica critério de não renovação de mandatos “quando lhe convém”

 O deputado e presidente do Chega, André Ventura, questionou hoje o primeiro-ministro por que razão reconduziu em 2018 a inspetora geral da Administração Interna, Margarida Blasco, a propósito da não recondução do presidente do Tribunal de Contas.

“Diz que fixou um critério com Marcelo Rebelo de Sousa que também disse que, para a Presidência da República, só defendia um mandato. Há uma coisa certa, reconduziu Margarida Blasco há dois anos e aí não o ouvi dizer que não concordava com o critério”, disse.

Só quando o critério não lhe convém é que afasta as pessoas”, acusou.

Na resposta, o primeiro-ministro não se referiu ao caso concreto de Margarida Blasco (reconduzida em 2018 para funções que exercia desde 2012, mas entretanto nomeada juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça), limitando-se a repetir o critério que já tinha enunciado em resposta a vários partidos no debate.

“O critério que tem sido definido e que o Presidente da República explicitou em nota pública é que nos cargos de nomeação pelo Presidente da República sob proposta do Governo, vale o princípio da renovação de mandatos”, referiu.

Ventura questionou ainda Costa sobre uma nova agressão de polícias na Cova da Moura, acusando o Governo de “lavar as mãos” deste tipo de agressões.

“Não é preciso exaltar-se tanto, porque a minha noção e a deste Governo é muito clara. As agressões a agentes da autoridade é uma agressão ao Estado de Direito e a sua punição tem de ser exemplar e tem caráter prioritário”, assegurou.

Lusa


João Almeida reforça liderança, Filippo Ganna vence quinta etapa da Volta a Itália

O português João Almeida (Deceuninck Quick-Step) reforçou hoje a liderança da Volta a Itália em bicicleta, ao terminar em terceiro lugar na quinta etapa da prova, vencida pelo italiano Filippo Ganna (INEOS).

Ganna, que já tinha vencido o contrarrelógio de abertura, cumpriu os 225 quilómetros entre Mileto e Camigliatello Silano em 5:59.17 horas, fazendo vingar a fuga do dia, à frente de um grupo de favoritos.

O austríaco Patrick Konrad (BORA-hansgrohe) foi segundo, a 34 segundos, enquanto Almeida cortou a meta em terceiro lugar e bonificou quatro segundos, consolidando a camisola rosa, com 43 segundos de vantagem para o segundo colocado, o espanhol Pello Bilbao (Astana), e 48 para o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), terceiro da geral individual.

Na quinta-feira, a sexta etapa liga Castrovillari a Matera, ao longo de 188 quilómetros, apenas com uma contagem de subida de terceira categoria, numa chegada à cidade onde Acácio da Silva venceu a primeira das cinco tiradas conquistadas no Giro, em 1985.

Lusa

Governo garante que aumento de casos não está a resultar em mais internamentos

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, disse hoje que o aumento de casos de covid-19 que se tem verificado em Portugal não está a exigir uma utilização acrescida dos serviços hospitalares.

"O aumento do número de casos não está a implicar, a esta data, uma utilização igual e muito menos maior, dos serviços hospitalares, tanto em enfermaria como em unidades de cuidados intensivos do que aquele a que assistimos nos meses de abril e maio deste ano", disse o secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa regular de atualização de informação sobre a pandemia me Portugal.

Diogo Serras Lopes reiterou que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a preparar-se para os meses de outono e inverno e que o aumento de casos que tem vindo a verificar-se "não é exclusivo de Portugal".

O secretário de Estado apontou que Portugal registou durante o mês de setembro um total de 18.153 casos de infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, número que comparou com o mês de abril [até agora o mês com maior número de casos], no qual foram registados 16.733 casos.

Quanto a pessoas internadas, o governante disse que atualmente estão 764 pessoas em enfermarias, enquanto em 15 de abril em circunstâncias semelhantes estavam 1.302.

Em unidades de cuidados intensivos estão internadas 104 pessoas, enquanto em 06 de abril estavam 271.

"Os fatores que explicam a menor utilização de enfermarias e de cuidados intensivos num contexto de número de casos que é superior demorará, como é natural e como tantas outras questões nesta pandemia, a ser estudado", disse Diogo Serras Lopes.

Lusa

Rio desafia Governo a atuar sobre evolução “dramática” da taxa de mortalidade

 O presidente do PSD desafiou hoje o Governo a atuar sobre a evolução "absolutamente dramática" da taxa de mortalidade em Portugal, com o primeiro-ministro a responder com um estudo preliminar que a liga ao aumento das ondas de calor.

Na primeira intervenção no novo modelo de debates com o Governo, Rui Rio disse querer trazer um tema que considera "o mais importante que poderia trazer" e apontou números que considerou provarem que "o PS e o Governo concentraram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos esforços de combate à pandemia".

"O que acontece é que a taxa de mortalidade em Portugal tem evoluído de forma absolutamente dramática", afirmou, concretizando que entre 02 de março e 20 de setembro morreram 64.100 pessoas, "mais 7.100 óbitos do que foi a média dos últimos cinco anos", um aumento de 12,5%, e destes só 1.920 eram atribuíveis à covid-19.

"Posso facultar um estudo preliminar sobre o excesso da mortalidade de janeiro a junho onde se refere, em particular, a incidência da elevada temperatura e das ondas de calor como podendo haver uma correlação", começou por responder António Costa.

O presidente do PSD enumerou depois vários números sobre a quebra assistencial no SNS, quer nas urgências, quer nas consultas, quer nos exames.

"Fora do hospital, as mortes foram mais 27% do que o normal. O problema está na falta de assistência", apontou.

No entanto, o primeiro-ministro voltou a invocar o mesmo estudo preliminar para negar esta conclusão do presidente do PSD.

"O estudo concluiu que não há uma correlação entre a quebra da atividade e o aumento do número de óbitos registado neste período", disse, embora reconhecendo que, com a pandemia de covid-19, houve uma "quebra muito significativa" na atividade assistencial na saúde.

Questionado por Rio quando cumprirá o Governo a promessa de todos os portugueses terem médico de família, António Costa admitiu que o executivo ainda não alcançou esse objetivo, mas adiantou que no próximo dia 10 mais 435 médicos de saúde familiar passarão a integrar o SNS.

"Estamos aqui num debate político entre oposição e Governo, mas para mim o que é mais importante é, através deste debate, sensibilizar o Governo a atuar nesta matéria", desafiou Rio.

Lusa

Bancada de estádio com “receção memorável” a 200 alunos de medicina do Porto

Uma das bancadas do Estádio do Bessa abriu-se hoje para receber os novos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que, "num momento memorável", ouviram os conselhos de membros de uma "escola repleta de tradição".

De máscara, e mantendo a distância uns dos outros, os 248 caloiros de medicina da Universidade do Porto (U. Porto) prepararam-se para entrar no estádio ao ritmo de pandeiretas, violas e cânticos da tuna feminina.

Com um momento de fado e espaço para fotografias ao grupo de novatos, a receção tornou-se num "acontecimento memorável", classificou Altamiro da Costa Pereira, diretor da faculdade, destacando, em declarações à Lusa, o "momento de proximidade".

Inicialmente, a receção aos novos estudantes estava preparada para ser feita à distância, mas rapidamente a direção da faculdade se apercebeu que "seria melhor" fazê-la de forma presencial e "segura", explicou à Lusa Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP.

A decisão agradou particularmente aos alunos.

Ana Luísa e Sara Barbosa, ambas de nacionalidade brasileira, há muito que faziam "figas" para que o encontro acontecesse, tal era a ansiedade para "conhecer os colegas".

"Era importante conhecermos quem nos vai acompanhar ao longo deste percurso", salientaram as jovens de 18 e 19 anos, que vão ficar pelo Porto pelo menos nos próximos seis anos.

Rafael Torres, de 20 anos, também de nacionalidade brasileira, começou este ano a estudar na cidade do Porto.

O jovem quis impedir que a pandemia da covid-19 lhe "condicionasse os planos" e conseguiu cumprir o seu grande objetivo: entrar na FMUP.

Ainda que estejam suspensas as atividades de interação entre estudantes, como é o caso da praxe, o aluno acredita que "nada vai atrapalhar os estudantes de se relacionarem", nem que seja necessário recorrer a plataformas tecnológicas.

Se, no exterior do estádio, os estudantes passaram com distinção no cumprimento do distanciamento social, no interior não foi diferente.

Sentados na bancada que já não recebia público desde 29 de fevereiro, mantiveram uma distância de dois metros entre si.

"Só os fortes resistem" e "Só os fracos desistem" foram algumas mensagens que se liam em faixas colocadas nas bancadas do estádio onde os caloiros se abrigavam do sol com guarda-chuvas amarelos (cor do curso de Medicina).

Já no relvado, a diretora do mestrado integrado em Medicina, Dulce Madeira, lançava um repto aos estudantes, a partir de um texto do autor e cantor Sérgio Godinho: "De uma escolha se faz o desafio".

Mesmo que a covid-19 tenha vindo desafiar as estruturas clínicas e os seus profissionais, não derrubou os sonhos de Marta Ribeiro, de 18 anos, e Francisca Soares, de 17.

"Não hesitei um segundo na hora de escolher o curso", salientou Marta, deixando-se interromper pela colega Francisca, de acordo com quem a pandemia lhes deu "mais vontade ainda de ser médicas".

Entretanto, no relvado, prosseguiam os incentivos: "Vão ser estudantes de medicina dentro e fora de campo. Somos todos uma equipa e o intuito é marcarmos golo", referia o presidente da Associação de Estudantes, Nuno Ferreira.

"Sejam agentes de saúde pública", apelava a professora Isaura Tavares, enquanto o Dux Medicus Facultis, João Freitas, deixava uma mensagem de esperança àqueles que ambicionam um dia vestir o traje da academia.

Considerando que o ser humano está "sistematicamente em processo de mudança", Altamiro da Costa Pereira lembrou aos novos estudantes a "responsabilidade que têm em fazer parte de uma casa com a tradição da FMUP".

"Sejam bem-vindos ao primeiro ano do resto das vossas vidas", salientou, no relvado, enquanto os estudantes fechavam os guarda-chuvas, preparando-se para abandonar o recinto.

Fonte e Imagem: Lusa

Comando Distrital de Aveiro da PSP

QUEM O AVISA...

A PSP informa que, até ao final do mês de outubro, ainda irá efetuar operações de controlo de velocidade (RADAR), nos seguintes locais:AVEIRO
07-out-20 08H00 Av. Europa - Aveiro
13-out-20 09H00 EN 109 (Km34,9) - Ovar
14-out-20 09H00 Rua da Estrada Nacional, n.º 192 - Santa Maria da Feira
14-out-20 08H00 Rua Cega - Aveiro
15-out-20 14H00 Av. Universidade - Aveiro
15-out-20 09H00 Variante da Rotunda da Congosta - Espinho
21-out-20 09H00 Av. Dr. Renato Araújo - São João da Madeira
21-out-20 14H00 Rua do Amial, n.º 17 - Santa Maria da Feira
26-out-20 14H00 Av. Dr. Sá Carneiro - Aveiro

Costa compromete-se com “aumento significativo” no salário mínimo em resposta ao PCP

O primeiro-ministro comprometeu-se hoje com um "aumento significativo" do salário mínimo nacional, "como sinal de confiança em quem trabalha", em resposta ao líder do PCP que se queixou dos "sinais" dados pelo Governo.

A troca de palavras e ironias entre António Costa e Jerónimo de Sousa aconteceu no debate com o Governo sobre política geral, na Assembleia da República, em que o primeiro-ministro não revelou os valores do aumento, apenas que seria significativo.

Minutos antes, o secretário-geral do PCP queixara-se dos sinais dados nas últimas semanas pelo executivo, que não são para "deixar descansados" os comunistas, quer "em relação ao salário mínimo nacional quer aos salários e às outras questões, no geral".

Apesar de este ano não conseguir "manter o ritmo linear de aumento salarial" de anos passados, Costa manteve o objectivo de atingir os 750 euros no final da legislatura, abaixo, portanto, da meta do PCP, que é de 850 euros.

Lusa


Norte com crescimento de 95% nas exportações e 20% nos desempregados

As exportações na região Norte cresceram 95% entre abril e julho, num sinal de retoma após o confinamento devido à covid-19, mas o número de desempregados aumentou 20% face ao período homólogo de 2019, revela hoje um relatório.

De acordo com o Norte Conjuntura, o boletim trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), a que a Lusa teve acesso, entre abril e julho, as exportações da região "dispararam em 95% entre abril e julho de 2020, atingindo o valor de 2.040 milhões de euros e superando o crescimento da média nacional (em torno de 71%)".

"Em sentido contrário, há a registar um aumento acentuado do número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego da região, que aumentou 20,0% no 2.º trimestre de 2020 face ao trimestre homólogo de 2019", descreve o relatório que apresenta as tendências da evolução económica na região.

Esta variação do número de inscritos nos centros de emprego "foi, ainda assim, inferior à observada à escala nacional (30,6%)", acrescenta.

"O elevado número de trabalhadores (20,1% da população empregada da região) em regime de 'lay-off' permitiu atenuar significativamente a quebra potencial no emprego", observa.

O número de trabalhadores da região abrangidos por este regime "era de 337 mil no 2.º trimestre de 2020, correspondendo a 41% do total de Portugal continental".

"Estima-se que a redução do emprego da Região do Norte teria sido de 22,1% (em vez da redução de 2,5% efetivamente transmitida pelas estatísticas oficiais), caso não tivessem sido adotadas estas medidas", assinala o documento.

Quanto às exportações, a CCDR-N considera "mais impressionante" que o valor das exportações em julho -- três meses após o fim do confinamento obrigatório [devido à pandemia] -- tenha "superado o valor de janeiro, altura em que os efeitos negativos da crise ainda não se faziam sentir verdadeiramente".

Comparado com 2019, o balanço desta recuperação "continua negativo": no 2.º trimestre de 2020, a queda das exportações "foi de 29,4% face ao período homólogo (em Portugal a redução foi de 30,6%)".

"Os sinais do primeiro mês do 3.º trimestre de 2020 são mais otimistas", pois em julho o valor das exportações "era apenas inferior em 6,9% ao do mês homólogo de 2019", destaca a CCDR-N.

A queda das exportações "até abril e a rápida recuperação que se seguiu até julho de 2020" foram "um padrão observado na grande maioria dos bens exportados, independentemente do perfil tecnológico ou do setor de atividade".

A área ligada aos automóveis, tratores, ciclos, outros veículos terrestres, suas partes e acessórios "foi, inequivocamente, a mais afetada pelo encerramento internacional dos mercados".

Entre janeiro e abril, as exportações nesta área "baixaram 83,0%, passando de 249 milhões para 42 milhões de euros".

Já entre abril e julho, as exportações destes bens "aumentaram de 42 para 215 milhões de euros", um "crescimento de 406,6%".

O Norte Conjuntura avisa que esta "análise da participação da Região do Norte no comércio internacional de mercadorias baseia-se em dados apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo como critério de afetação regional a localização da sede do operador responsável por cada fluxo de mercadorias".

Por isso, "os resultados analisados correspondem a dados definitivos até 2019, preliminares para 2020", estando "sujeitos a revisão".

Quanto aos indicadores de turismo, "refletem uma evolução favorável, ainda que se situem bastante aquém de 2019", com o número de hóspedes a aumentar "exponencialmente entre abril e julho", mas a ficar a "menos de metade do valor homólogo do ano transato".

Uma evolução positiva "foi registada no salário médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem, que atingiu na região 909 euros no 2.º trimestre de 2020".

Em Portugal, "o salário médio mensal líquido cresceu 4,8%, em termos reais, atingindo 956 euros".

Lusa

Proença-a-Nova | Empresas podem candidatar-se à medida estágios Ativar.pt

Este programa substitui os estágios profissionais 

Estão abertas as candidaturas para a medida estágios Ativar.pt, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), à qual as empresas se podem candidatar até 18 de dezembro de 2020 ou até que se atinja a dotação orçamental, no valor de 75 milhões de euros. Com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, estes estágios têm como objetivo promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados e vem substituir os estágios profissionais. 

Até 30 de junho de 2021, a comparticipação do IEFP na bolsa mensal de estágio que é paga pela entidade que promove o estágio será de 75% (e não de 65%) no regime geral. O estagiário tem direito a uma bolsa mensal em função do nível de qualificação, que varia entre 438,81 euros e 1.053 euros e tem direito a refeição ou a subsídio de refeição. As empresas que convertam o contrato de estágio em contrato sem termo recebem um prémio que passa de um valor máximo de 2.194 euros para 3.072 euros no regime geral. 

As candidaturas são efetuadas pelas entidades promotoras no portal do IEFP. Para mais informações, os empresários devem contactar o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município através do e-mail gabemp@cm-proencanova.pt ou do telefone 274 670 000. 

Durante todo o mês de outubro, Maquetes de madeira em exposição na Biblioteca de Cantanhede

 

Foi inaugurada a 6 de outubro, na Biblioteca Municipal, a exposição de maquetes “Viagem a Cantanhede do passado”, que é o culminar de um trabalho realizado pelo artesão Carlos Garcia.

A mostra é constituída por 12 maquetes em madeira, representando alguns dos mais relevantes edifícios históricos, civis e religiosos de Cantanhede, alguns deles já desaparecidos, com pormenores únicos e de manifesto interesse cultural, que o autor construiu pacientemente ao longo de vários anos. Os trabalhos aqui apresentados tiveram como ponto de partida para a sua realização, fotografias antigas destes imóveis, que outrora existiram na cidade.

A exposição nasceu do gosto de Carlos Garcia em realizar trabalhos manuais, nomeadamente em marcenaria e pintura, a partir dos quais se dedica a criar peças artísticas, geralmente relacionadas com temas religiosos ou históricos.


Sobre Carlos Garcia

Carlos de Jesus Garcia nasceu a 20 de agosto de 1932. Estudou até à 4ª classe e as suas primeiras profissões foram as de latoeiro, carpinteiro e marceneiro.

Casou em 1954 com Mª Luísa da Silva Gonçalves, com a qual teve três filhos.

Industrial de marcenaria, Carlos Garcia dedicou-se, também, a muitas outras ocupações. Manta de Retalhos, o seu primeiro livro, conta-nos pedaços da vida do autor, que foram unidos nesta obra.

Numa curta descrição, o autor apresenta-se:

A minha vida profissional foi a de industrial de marcenaria. Nas minhas horas de lazer, se é que as tive, sempre quis trabalhar para o engrandecimento da minha terra, Cantanhede. Fui “pau para toda a colher”, e o que fiz, foi com entusiasmo e dedicação. Enumero aqui algumas das actividades que prestei. Na Sociedade Columbófila de Cantanhede, na secção de teatro durante oito anos, na direção do Clube de Futebol Os Marialvas durante dois anos, no Rancho Regional Os Esticadinhos de Cantanhede durante vinte anos; colaborei durante vários anos nos programas de rádio: Rádio Conhecer para Viver e Rádio Cantanhede Ridente; na realização do Museu Rural e Etnográfico de Cantanhede; vários anos nos Corsos de Carnaval, no cortejo de S. Tiago, nas marchas populares; na feitura de vários mosaicos tipo românico; na comunidade da Igreja, colaborei durante vinte anos na catequese, quarenta anos na ação dos curcilhos de cristandade, na celebração da palavra, na comunhão aos doentes; fiz o filme documentário sobre Nossa Senhora de Vagos e, por fim, este pequeno livro [Manta de Retalhos]. Não estou arrependido pelo que fiz e continuarei a fazer, porque tive uma coisa maravilhosa: o apoio incondicional da minha esposa e a graça e saúde que Deus me deu.”

Para além de Manta de retalhos (2005), Carlos Garcia é autor de Cantanhede: memórias para o futuro (2006).


Ansião | Escola Municipal de Natação reconhecida com certificação da qualidade


A Escola Municipal de Natação de Ansião (EMNA) recebeu o galardão da certificação da qualidade da Federação Portuguesa de Natação - Nível Ouro, referente a 2020, no passado dia 3 de outubro, na I Convenção Portugal a Nadar, na Póvoa de Varzim. 

A EMNA tem procurado continuamente oferecer uma experiência gratificante aos praticantes de atividades aquáticas, e este reconhecimento é a confirmação desse empenho e dinamismo por parte da entidade que superintende a modalidade a nível nacional. 

A Piscina Municipal de Ansião foi projetada para contribuir para a melhoria do bem-estar da população. Porém, o período que atravessamos tem-nos obrigado a todos a redefinir as prioridades na nossa vida tendo em conta a necessária participação regrada e condicionada em atividades sociais. 

Esta realidade tem-se traduzido no adiamento do regresso dos praticantes, comprometendo o seu bem-estar e a missão deste serviço municipal. 

A Piscina Municipal relembra que foram adotadas medidas de mitigação do risco de contágio do novo coronavírus, garantindo que está salvaguardada a segurança de todos na realização das atividades, em conformidade com o preconizado pela Direção-Geral da Saúde. 

A Piscina Municipal deseja que todos os seus utentes se encontrem bem e faz votos para o seu rápido regresso à prática desportiva.

Silves | JAZZ NAS ADEGAS RECEBE AL-FANFARE


A segunda sessão do Jazz nas Adegas conta com a atuação do grupo Al-Fanfare e a apresentação do livro “Petiscos com Vinhos de Silves” no dia 10 de outubro pelas 17h00, no Castelo de Silves.

O livro “Petiscos com vinhos de Silves” apresenta receitas com Paladar Jazzístico, criando uma simbiose entre os vinhos com a gastronomia regional.

O grupo Al-Fanfare dedica-se em particular à música balcânica, e preparou propositadamente um set de influência jazzística para o Jazz nas Adegas.

Com base nos metais e percussões, os Al-Fanfare irão conduzir o público de Nova Orleans até Nova York onde não irá faltar muito groove, festa e alegria num ambiente contagiante que não deixará ninguém indiferente.

As restantes sessões do Jazz nas Adegas terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:

16/out/20 | 21h00 | Quinta do Barranco Longo, Algoz | Juan Ignacio Botonero Quinteto
17/out/20 | 17h00 | Quinta do Barranco Longo, Algoz | Juan Ignacio Botonero Quinteto
30/out/20 | 21h00 | Marquês dos Vales, Lagoa | Edgar Caramelo Quarteto
31/out/20 | 17h00 | Marquês dos Vales, Lagoa | Edgar Caramelo Quarteto
13/nov/20 | 21h00 | Paxá Wines, Silves | Chibanga Groove
14/nov/20 | 17h00 | Paxá Wines, Silves | Chibanga Groove

O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, integra a programação cultural 365 Algarve e conta com produção artística do Ginásio Clube de Faro.

Os ingressos têm um custo associado de 12 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. O evento destina-se a maiores de 18 anos.



Informamos que as sessões tornaram-se ainda mais intimistas, uma vez que as lotações foram reduzidas por forma a cumprir todas as regras impostas pela DGS.



+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 | 914 427 684 | email: turismo@cm-silves.pt;

Marinha Grande \ Presidente da Câmara reúne com Comissão Parlamentar da Agricultura sobre Rio Lis

A Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, fez parte ontem, 6 de outubro de 2020, da sessão da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar dedicada ao problema da poluição da bacia hidrográfica do Lis.

Nas declarações prestadas a Presidente afirmou que “quem tem pago a fatura das descargas ilegais no Rio Lis tem sido a População que não só tem de aguentar com os maus cheiros que infestam as ruas e as habitações, como se vê também prejudicada, no caso da Praia da Vieira, na sua subsistência, muito assente na atividade turística.”

A Presidente informou a Comissão que nestes últimos 3 anos (2018, 2019, 2020) a Câmara Municipal tem feito a monitorização com análises semanais das águas do Rio Lis dentro dos limites do território do concelho da Marinha Grande, em particular durante a época balnear, através de recolha de amostras em pontos estratégicos. Esses resultados evidenciam um padrão de focos de contaminação com elevada concentração de bactérias e. coli e enterococos intestinais.

Perante os resultados evidenciados, a Presidente da Câmara afirmou que “não podemos deixar de questionar até que ponto a atividade da ETAR do Norte não estará também neste momento a agravar o problema da poluição do Rio Lis. E ainda até que ponto os valores que se encontram a jusante dessa estação de tratamento poderão ser parcialmente explicados por anomalias na sua atividade regular, quanto neste momento está em causa ainda a intenção desta estação vir a tratar de maior quantidade de efluentes suinícolas. Cidália Ferreira disse igualmente que no ano passado após queixa de uma descarga irregular da ETAR do Norte para o Rio Lis, a 09 de agosto remeteu ao Gabinete do Senhor Ministro do Ambiente um ofício dando conta destas preocupações e das questões colocadas à Águas do Centro Litoral (AdCL) e sobre as quais lamentavelmente não se teve uma resposta clarificadora.

A Presidente deixou também um apelo a que o Ministério do Ambiente desenvolva um estudo mais aprofundado sobre a qualidade e a garantia de segurança da ETAR do Norte para despistar qualquer possibilidade de esta estar a contribuir para a contaminação da parte final do trajecto do Rio Lis. Como tal, a Presidente opõe-se ao uso intensivo daquela ETAR para o tratamento destes resíduos e reclama a construção efetiva de uma Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas para a Região de Leiria, conforme compromisso dos Governos anteriores e da Associação de Produtores. E ainda que seja definida uma estratégia que seja traduzida em objetivos operacionais e que estes sejam concretizados num espaço de tempo razoável e aceitável para todos os interessados e não apenas para uma das partes. As Câmaras Municipais chamadas a este processo estarão decerto disponíveis e empenhadas em colaborar seja com as Entidades Públicas, seja com as Associações Privadas para desenhar e construir uma solução. Referiu que “É preciso valorizar os nossos Rios, todos eles, e eu peço que se olhe com um novo olhar para o Rio Lis, fazendo a sua devida valorização e reconversão ambiental, para preservação da sua fauna e flora, para salvaguarda das paisagens que ele ajudou, lentamente, a moldar, para o seu aproveitamento agrícola, mas também considerando todo o seu potencial turístico.”

Decisão aprovada por unanimidade: Executivo Municipal de Cantanhede rejeita transferência de competências na área da ação social

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, por unanimidade, a não aceitação da transferência de novas competências na área da ação social. Reunido ontem, 6 de outubro, o executivo camarário liderado por Helena Teodósio considerou “não haver condições nem tempo útil para a autarquia implementar, até 1 de janeiro de 2021 toda uma estrutura necessária ao desenvolvimento novas competências no domínio da ação social”. A presidente da autarquia refere que, “contrariamente ao que aconteceu nas áreas da educação e da saúde, o Município aguarda ainda pela posição da tutela relativamente à transferência dos recursos financeiros adstritos a estas novas competências, bem como pela publicação das necessárias portarias, situação que impede que se façam projeções quanto aos encargos a suportar nesta matéria. Declinámos as competências que o Estado central pretendia atribuir-nos nos setores da educação e da saúde porque as verbas propostas eram manifestamente insuficientes para as podermos assumir, mas no caso da ação social é ainda pior, pois o Governo pretende que aceitemos novas atribuições sem definir minimamente o indispensável enquadramento financeiro para as respostas sociais que é preciso desencadear”, afirma a autarca.

A este propósito, Helena Teodósio sublinha que “o Município de Cantanhede tem feito um esforço que vai muito para além das suas responsabilidades para resolver os problemas sociais dos munícipes e das famílias em situação de fragilidade social, pelo que aceitar novas competências neste domínio sem conhecer as verbas que vão estar associadas ao processo seria comprometer esse trabalho, tanto mais que os encargos aumentariam consideravelmente e a Câmara Municipal ver-se-ia obrigada assumi-los sem suporte financeiro da administração central, como de resto se verificou relativamente à educação e à saúde”.

Recorde-se que o processo de transferência de competências do Estado central para as autarquias em matéria de ação social carece ainda da publicação das necessárias portarias regulamentadoras, o que, aliado à complexidade do processo de transferência e do risco associado às áreas de intervenção elencadas (as condições e as suas implicações), faz manter preocupações relativamente aos encargos financeiros, afetação de recursos humanos e procedimentos contratuais, documentais e organizacionais inerentes ao exercício dessa competência.

Equipa do CNC-UC vence concurso de ideias e inovação

Um projeto de investigação que propõe o tratamento da doença de Machado-Joseph, uma doença neurodegenerativa rara e incurável, através da correção do defeito genético causador da patologia, recorrendo a ferramentas de edição genética, conquistou 20 mil euros ao vencer a competição Building Tomorrow Together, promovida pela Roche Portugal.

 

A equipa vencedora, designada “ExoTreat”, é constituída por Sara Lopes, Luís Pereira de Almeida, Kevin Leandro e David Ramos, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC).

 

«O potencial da tecnologia prende-se com a entrega de moléculas terapêuticas às regiões afetadas do cérebro de forma segura, eficaz e altamente controlada», afirma Sara Lopes, acentuando que «o sucesso deste projeto poderá contribuir para avanços significativos no tratamento da doença de Machado-Joseph, assim como de outras doenças neurodegenerativas».

 

Por sua vez, Luís Pereira de Almeida, líder do grupo de investigação no CNC-UC e coordenador da equipa, refere que «este prémio reflete todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no nosso grupo de investigação e constitui um reconhecimento a todos os que nele colaboram».

 

O também professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) nota ainda que «o grupo trabalha há mais de 20 anos no desenvolvimento de terapias génicas com potencial terapêutico para esta doença fatal. Todos os avanços científicos alcançados são no sentido de oferecer uma terapia que possa reverter a doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes».

 

Além do prémio, a equipa teve acesso a sessões de mentoring por parte da equipa da Roche, num Bootcamp de aceleração de ideias, que decorreu antes da final do concurso. Segundo a Roche, o Building Tomorrow Together é um concurso de aceleração e inovação «destinado a desenvolver ideias que se baseiam na ciência e/ou na tecnologia para resolver desafios na área das neurociências».


 

Cristina Pinto

Papa evoca aparições de Fátima e pede oração do Rosário em tempos de pandemia

O Papa evocou hoje as aparições de Fátima para pedir aos fieis que rezem o Rosário, em tempos de pandemia, e dediquem a vida ao próximo, especialmente aos mais desprotegidos, noticiou a agência Eclésia.

Nossa Senhora, nas suas aparições exortou muitas vezes à recitação do Rosário, especialmente perante as ameaças que pairavam sobre o mundo. Também hoje, neste momento de pandemia, é necessário ter o Rosário nas mãos, rezando por nós, pelos nossos entes queridos e por todas as pessoas", disse Francisco, durante as saudações aos peregrinos que se reuniram, pela primeira vez desde o confinamento, no Auditório Paulo VI, no Vaticano.

O regresso à sala das audiências, com milhares de pessoas, aconteceu após cinco encontros, em setembro, no Pátio de São Dâmaso, ao ar livre, escreve a Eclésia.

As saudações do Papa, para os peregrinos de vários países reunidos no Vaticano, recordaram a celebração, neste dia 07 de outubro, da festa de "Nossa Senhora do Rosário".

"Convido todos a redescobrir, especialmente durante este mês de outubro, a beleza da oração do Rosário, que alimentou a fé do povo cristão ao longo dos séculos", declarou.

Francisco dirigiu-se, em particular, aos peregrinos e ouvintes de língua portuguesa, de acordo com a agência.

"Convido-vos a tomar o Rosário nas mãos todos os dias e erguer o vosso olhar para Nossa Senhora, sinal de consolação e esperança segura. Que a Virgem Santa ilumine e proteja toda a peregrinação da vossa vida até à Casa do Pai", disse.

O Santuário de Fátima vai assinalar, a 13 de outubro, o aniversário da sexta aparição de Maria aos videntes, na Cova da Iria, em 1917, onde estiveram entre 50 a 70 mil peregrinos.

"Nesta aparição, Nossa Senhora anunciou aos videntes o fim da guerra, deixou apelos à conversão, à reparação e à oração do Rosário, segundo se lê no relato que Lúcia de Jesus deixou no seu livro de memórias", informou a instituição, citada pela Eclésia.

Foi nesta data que também aconteceu o "milagre do sol".

O Papa retomou, nesta audiência, o ciclo de catequeses sobre a oração, centrando-se na figura do profeta Elias, que considerou "uma das personagens mais fascinantes de toda a Sagrada Escritura".

"Ele é o exemplo de todas as pessoas de fé que conhecem tentações e sofrimentos, mas não deixam de viver à altura do ideal para o qual nasceram. A oração é a seiva que alimenta constantemente a sua existência", observou.

Francisco pediu cristãos "zelosos", capazes de agir diante dos responsáveis políticos, como fez Elias, para dizer: "Isto não pode ser feito, isto é um assassínio".

"A prova da oração é o amor concreto pelo próximo. E vice-versa: os crentes agem no mundo depois de, primeiro, se terem calado e rezado; caso contrário, a sua ação é impulsiva, desprovida de discernimento, é um correr ofegante, sem meta", acrescentou.

O Papa destacou que, na oração, se recuperam, "como que por milagre, a serenidade e a paz".

Francisco pediu cristãos "zelosos", capazes de agir diante dos responsáveis políticos, como fez Elias, para dizer: "Isto não pode ser feito, isto é um assassínio".

"A prova da oração é o amor concreto pelo próximo. E vice-versa: os crentes agem no mundo depois de, primeiro, se terem calado e rezado; caso contrário, a sua ação é impulsiva, desprovida de discernimento, é um correr ofegante, sem meta", acrescentou.

O Papa destacou que, na oração, se recuperam, "como que por milagre, a serenidade e a paz".

Lusa

Setembro de 2020 foi o mais quente já registado no mundo

Setembro de 2020 foi o Setembro mais quente já registado no mundo, segundo o Serviço Europeu de Mudanças Climáticas Copernicus, que aponta para a possibilidade deste ano destronar 2016 como o ano mais quente.

No período de 12 meses, de outubro de 2019 a setembro de 2020, foi registado 1,28 graus Celsius acima das temperaturas da era pré-industrial, segundo o relatório mensal do Copernicus.

Os últimos cinco anos têm sido os mais quentes já registados, colocando o planeta perigosamente perto do teto estabelecido pelo Acordo de Paris, refere o relatório.

O pacto, concluído em 2015 e assinado por cerca de 200 estados que se comprometeram a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa, visa conter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus, ou na pior das hipóteses 2 graus, para limitar os impactos devastadores como tempestades, secas e outras ondas de calor.

"Globalmente, setembro de 2020 foi 0,05 graus acima de setembro de 2019, até agora o mais quente já registado", refere o serviço europeu, acrescentando que é 0,63 graus acima da média para o período 1981-2020.

As temperaturas têm sido particularmente altas na Sibéria, com uma onda de calor que começou na primavera e que causou grandes incêndios.

O calor também foi superior ao normal no Oceano Ártico como um todo, segundo o serviço.

"A combinação de altas temperaturas recordes em 2020 e pouco gelo do mar no verão sublinha a importância de melhorar a vigilância numa região que está a aquecer mais rápido do que em qualquer outra parte do mundo", comentou o diretor do serviço europeu de mudanças climáticas, Carlo Buontempo.

Também a América do Norte viveu um mês de setembro particularmente quente, com 49 graus registados no início do mês em Los Angeles, no estado da Califórnia que tem sido palco de violentos incêndios.

Além do mês de setembro, dados obtidos pelos satélites europeus mostram que o período de janeiro a setembro de 2020 é mais quente do que o mesmo período de 2019 - o segundo ano mais quente.

Lusa

SANTO ROSÁRIO — Poderosa arma contra o demônio e seus sequazes

 

Neste dia 7 de outubro celebramos a festa do Santo Rosário. Essa festividade foi instituída pelo grande Papa São Pio V em ação de graças pela vitória alcançada na batalha de Lepanto (1571) contra o poder maometano, prestes a invadir a Europa.

“O Santo Rosário é a homenagem mais agradável à Mãe de Deus”

(Santo Afonso de Ligório)

 “Nunca será considerado um bom cristão, quem não reza o Santo Rosário”

(Santo Antônio Maria Claret)

“Rezar meu Rosário é minha doce ocupação e uma verdadeira alegria, porque sei que enquanto o rezo estou falando com a mais amável e generosa das mães”

(São Francisco de Sales)

 “A devoção do Santo Rosário cotidiano defronta-se com tantos e tais inimigos, que julgo uma das mais assinaladas mercês de Deus perseverar na mesma até a morte”

(São Luís Grignion de Montfort)

 “Amar a Senhora e rezar o Rosário, porque o Rosário é a arma contra os males do mundo”

(São Pio de Pietrelcina)

 “O Santo Rosário contém todo o mérito da oração vocal e toda a virtude da oração mental”

(Santa Rosa de Lima)

 “Dai-me um exército que reze o Rosário, e eu vencerei o mundo”

(Papa São Pio X)

“O Rosário flagela o diabo”

(Papa Adriano VI)

Outra perda musical: Morreu Johnny Nash, o autor de “I Can See Clearly Now”

O cantor norte-americano Johnny Nash, famoso pelo sucesso “I Can See Clearly Now" de 1972, morreu na terça-feira aos 80 anos, segundo a comunicação social americana.

Nascido no Texas, o músico dos anos 1970 morreu na terça-feira na sua residência em Houston, disse o seu filho Johnny Jr. à estação de televisão CBS em Los Angeles.

A música "I Can See Clearly Now" atingiu o primeiro lugar dos tops nos Estados Unidos, assim como o seu outro êxito "Tears on My Pillow" no Reino Unido em 1975.

Johnny Nash foi o primeiro cantor não jamaicano a gravar reggae na Jamaica, segundo o ‘site’ oficial do cantor.

“Ele foi um pai maravilhoso e um homem dedicado à família. Amava as pessoas e o mundo. A sua falta será sentida em toda a comunidade. A família era tudo para ele”, disse seu filho ao TMZ, site especializado em notícias de celebridades.

 Lusa

PAN pede audição urgente do MAI no parlamento sobre rota de imigração ilegal para o Algarve

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) pediu hoje uma audição urgente do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no parlamento para dar esclarecimento sobre a existência de uma rota de imigração ilegal com destino ao Algarve.

No requerimento apresentado, o PAN pede a audição de Eduardo Cabrita "com caráter de urgência" para que confirme a existência da rota e preste esclarecimentos sobre "o número de migrantes desembarcados no Algarve de forma irregular" e as "condições em que se registou a ocorrência de fugas/desaparecimento de migrantes já na alçada das autoridade nacionais competentes".

O partido quer ouvir também o ministro sobre a "forma e em que condições está a ser feito o acolhimento de migrantes em situação irregular em Portugal", o "número de migrantes entretanto regressados aos locais de origem" e o "eventual reforço de meios em sede de Orçamento do Estado com vista à vigilância, monitorização e políticas de inclusão de migrantes, tendo em conta a tendência de crescimento do recurso a esta rota".

"Não obstante não ser considerado até à data um dos países mais pressionados pelo desembarque de migrantes em situação irregular, Portugal registou, ao que se conhece, seis desembarques na zona do Algarve, só entre dezembro de 2019 e o passado mês de setembro", assinala.

O PAN refere também que "em diversas ocasiões" houve "a fuga de migrantes em situação irregular quando já se encontravam sob a alçada" das autoridades nacionais.

Depois de lembrar que "em junho" o ministro da Administração Interna "negou" a existência de uma "rota de desembarques migrantes em situação irregular", o requerimento salienta que em hoje, em resultado de uma ação conjunta do SEF, GNR e Marinha Portuguesa, veio a ser confirmada a existência da mesma", como noticia o Diário de Notícias.

Esta é uma situação "preocupante", lê-se no requerimento endereçado ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Luís Marques Guedes.

Na quinta-feira, 17 migrantes fugiram do quartel do destacamento de Tavira do regimento de infantaria n.º 1 do exército, onde aguardavam pela aplicação da ordem judicial e cumpriam quarentena, depois de dois deles terem sido diagnosticados com covid-19 após a entrada irregular em Portugal.

O grupo que em 16 de setembro desembarcou sem documentos na ilha Deserta, em Faro, era composto por 28 migrantes: 24 homens, que estavam instalados no quartel em Tavira, três mulheres, uma delas grávida, e um menor.

No mesmo dia, o ministro Eduardo Cabrita disse que Portugal está a discutir com Marrocos, já em fase avançada, um programa de imigração legal, que espera concluir em breve.

Este foi o sexto de desembarque ilegal na costa algarvia envolvendo migrantes do Norte de África.

Lusa

Companhia Hotel Europa regressa ao CAO com a Guerra do Ultramar


A Companhia Hotel Europa está de regresso ao Centro de Arte de Ovar, esta sexta-feira, dia 9 de outubro, pelas 22 horas, para apresentar a terceira peça sobre o fim do colonialismo português “Libertação”, que teve início com as peças “Portugal Não é um País Pequeno” e “Passa-Porte”.

Criada e dirigida por André Amálio e com co-criação/movimento de Tereza Havlíčková, “Libertação” é interpretada por André Amálio, Lucília Raimundo e Ricardo Cruz.

Libertação aborda o episódio mais traumático da história recente de Portugal: a Guerra do Ultramar. Reflete sobre este acontecimento histórico a partir do ponto de vista da luta de libertação que foi desenvolvida em Angola, Guiné e Moçambique e o seu impacto no Estado Novo e na consequente queda do fascismo em Portugal. É um olhar sobre a questão das independências a partir do ponto de vista africano. Libertação começa por descrever e analisar o movimento das independências em África, para melhor entender o caso do Colonialismo Português no contexto mundial. O espetáculo é construído a partir de entrevistas feitas a antigos soldados das guerras de independência e de uma rigorosa pesquisa de arquivo sobre a guerra colonial, incluindo os discursos políticos produzidos pelos líderes de ambos lados da guerra, em particular de António Oliveira Salazar, Amílcar Cabral, Marcello Caetano, Eduardo Mondelane, Agostinho Cabral, Holden Roberto, Jonas Savimbi e Samora Machel. Libertação reflete assim sobre a pós-memória e como ela é transmitida entre gerações, para analisar o modo como o colonialismo é visto hoje em dia.

De sublinhar que o Centro de Arte de Ovar é um dos equipamentos municipais que ostenta o selo Clean & Safe, garantindo ao público todas as condições de higiene e segurança.

Os bilhetes para este espetáculo pode ser adquirido no Centro de Arte de Ovar ou em https://caovar.bol.pt/.