sábado, 3 de junho de 2023

Vagos é “Município Amigo da Juventude”

Decorreu no dia 26 de maio, o III Encontro de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).  Este evento decorreu em Pinhel, e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que se juntou aos cerca de 80 presidentes e vereadores de autarquias do continente e ilhas, e 218 técnicos municipais e jovens, num total de cerca de 300 participantes que estiveram presentes neste encontro, a demonstrar a importância que os seus municípios atribuem à promoção de políticas locais de juventude.
A Rede, fundada em 2020 pela FNAJ, e que conta atualmente com 161 Municípios já inscritos, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens. Esta rede, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.
“Uma nova Agenda para as Políticas Locais de Juventude” foi o tema abordado ao longo da manhã, com as participações do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, da Diretora do Departamento da Juventude do IPDJ, do Diretor da Agência Nacional Erasmus+ e, ainda, do Presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais.
À tarde os trabalhos focaram-se na “partilha de boas práticas municipais” que culminou com a cerimónia de entrega da Bandeira e do Selo de “Município Amigo da Juventude”, com os quais o Município de Vagos foi distinguido.
Presente na cerimónia esteve o vereador do pelouro da Juventude na Câmara Municipal de Vagos, Pedro Bento que se mostrou “agradado com este reconhecimento do trabalho que tem sido feito, paulatina e progressivamente, junto da juventude, nas mais diversas áreas, sempre com o objetivo de que os jovens que vivam em Vagos tenham, na perspetiva educativa, desportiva, lúdica e de intervenção na sociedade, meios para o poderem fazer de uma forma o mais satisfatória possível”. Acrescentou que, “aos municípios cabe colocar a juventude no centro das prioridades, uma vez que cuidando dos jovens, estamos a preparar o futuro”.

Às Sextas na Praça anima noites de Anadia

A edição 2023 de “Às Sextas na Praça” arranca no próximo dia 9 de junho, pelas 22:00 horas, com a atuação do anadiense Gonçalo Gomes, decorrendo o ciclo de concertos até 15 de setembro.
“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, na Praça da Juventude, em Anadia, numa organização da Câmara Municipal de Anadia.
Para o mês de junho estão ainda previstas mais duas atuações, no dia 16, com a atuação de Manuel Flores, e, no dia 30 com o grupo “On Off”. O ciclo de atuações sofrerá este ano dois interregnos. O primeiro, no dia 23, devido à realização da “Feira da Vinha e do Vinho” e o segundo, no dia 28 julho, devido às Jornadas Mundiais da Juventude que dinamizarão algumas atividades no anfiteatro do Vale Santo, em Anadia.
Este ciclo de espetáculos, promovido pelo Município de Anadia, tem como objetivo contribuir para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, com entrada gratuita, que dará palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

PROGRAMAÇÃO
  • 9 junho - Gonçalo Gomes
  • 16 junho - Manuel Flores  
  • 30 junho - On Off
  • 7 julho - Folk Club de Ancas: Voz-Quando-Foge & La Miseria Deluxe
  • 14 julho - Orquestra Desigual da Bairrada
  • 21 julho - Incantus
  • 4 agosto - The Founders
  • 11 agosto - Eletric Band
  • 18 agosto - Ana Teresa Almeida (fado)
  • 25 agosto - Ecos D´adega
  • 1 setembro - Meninos da Sacristia
  • 8 setembro - Síndrome B
  • 15 setembro - Robs Angels 

IV Gala dos Enfermeiros a 7 de Outubro

A Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) anuncia a realização da IV Gala dos Enfermeiros, no dia 7 de Outubro, na cidade de Viseu, a partir das 18:00 horas.
Pelo terceiro ano, a Gala dos Enfermeiros volta à cidade de Viseu para uma noite de encanto e de elevação da Enfermagem e dos seus profissionais.
O Expocenter vai acolher esta cerimónia que se tornou numa tradição entre os enfermeiros da SRCentro.
Assim, no dia 7 de outubro, a partir das 18h, iremos assistir, num primeiro momento, à habitual Cerimónia de Vinculação à Profissão, sendo entregues as Cédulas Profissionais e lido em uníssimo o Juramento Profissional com os recém-licenciados em Enfermagem.
No decorrer deste jantar de gala, com animação incluída, serão também premiados vários membros que o Conselho Directivo da SRCentro distingue, em diversas categorias, pelo seu trabalho, empenho e dedicação à Enfermagem.
Nesta quarta edição queremos continuar a dignificar os nossos membros e a nossa profissão, que, ao longo dos anos, têm sido tão pouco estimados, com excepção do período pandémico que há pouco tempo ultrapassámos. Tenho a certeza que será mais uma noite inolvidável e da qual todos iremos guardar boas recordações”, assinala Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro
Com lugares limitados, as primeiras 100 vagas já foram abertas no Balcão Único da OE para todos os membros e estudantes de Enfermagem das escolas superiores da área de abrangência da SRCentro.

Actividade da GNR a nível nacional

Entre os dias 26 de maio e 1 de junho

Detenções47 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 23 por condução sob o efeito do álcool;
  • 13 por condução sem habilitação legal;
  • Quatro por desobediência;
  • Três por tráfico de estupefacientes;
  • Dois por resistência e coação sobre funcionário;
  • Um por furto e roubo;
  • Um por posse ilegal de armas e arma proibida.

Apreensões:
  • 80 doses de cocaína;
  • 107 doses de haxixe;
  • 181 doses de heroína;
  • 12 doses de liamba;
  • 10 comprimidos de anfetaminas;
  • 12 armas de fogo;
  • 39 munições de diversos calibres;
  • Quatro veículos.

Concurso de Ideias de Negócio premiou jovens empreendedores de Viseu Dão Lafões

 
Os jovens empreendedores com ideias mais inovadoras foram hoje premiados em Viseu, durante a Final do Concurso de Ideias de Negócio. O evento, que marcou o fim da edição 2022/2023 do projeto “Wanted - Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, teve lugar no Auditório da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu.  
O júri do concurso selecionou 12 ideias de negócio finalistas, que foram apresentadas na final do Concurso. De entre estas, saiu a grande vencedora: "Genius DHD", da Escola Secundaria de Nelas. Em segundo lugar ficou "HSC", da Escola Secundaria de Tondela, e em terceiro lugar ficou apurado o "Rissol da Serra", da Escola Profissional de Tondela.  
O vencedor irá agora representar Viseu Dão Lafões na final regional, que acontecerá em Castelo Branco.
A equipa vencedora foi, ainda, premiada com uma missão de empreendedorismo de quatro dias, a Dublin, enquanto que o segundo classificado participará numa missão de três dias a Barcelona. Já o terceiro classificado embarcará numa missão de dois dias a Madrid.
“O projeto ‘Wanted’ é uma iniciativa que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões dinamiza desde o ano letivo 2011/2012, nas escolas dos seus 14 municípios. O êxito tem excedido as melhores expetativas, com o evento a gerar entusiasmo crescente entre alunos e professores”, sublinha Fernando RuasPresidente da CIM Viseu Dão Lafões
“Ano após ano, as equipas candidatas têm surpreendido com ideias arrojadas e com potencial de aplicabilidade prática. Acima de tudo, este evento tem desenvolvido entre os jovens um espírito de iniciativa que deixa antever grandes realizações no futuro”, conclui Fernando Ruas. 
 
Projeto iniciou-se em fevereiro 
O projeto Wanted arrancou em fevereiro, com as Conferências Teen, que levaram oradores convidados a todas as escolas do território de Viseu Dão Lafões. Seguiram-se sessões de apresentação e de criatividade com os alunos.  
O passo seguinte consistiu na submissão de ideias por parte das equipas dos alunos candidatos a empreendedores, num máximo de três ideias por escola do Ensino Secundário ou Profissional. Nesta edição, 128 alunos submeteram 48 ideias, com origem em 18 escolas, de 12 municípios de Viseu Dão Lafões.  
Já em maio, realizaram-se quatro bootcamps “Cria o Teu Futuro” nas escolas do território, em São Pedro do Sul, Aguiar da Beira, Nelas e Viseu. Estes bootcamps proporcionaram às equipas concorrentes um dia de formação intensiva, que possibilitou acelerar e potenciar as suas ideias de negócio.
Após os quatro bootcamps, a fase seguinte do programa Wanted 2022/2023 foi a submissão de um videopitch por parte de cada equipa concorrente. Finalmente, o júri selecionou as 12 ideias de negócio finalistas, que foram as seguintes:  
"Rissol da Serra", Escola Profissional de Tondela (alunos Maria Marques, João Figueiredo e Lara Neves); "Sweet Snack", Escola Profissional de Tondela (alunos Micael Machado, Marcelo Ferreira e Fátima Castro); "Aguiarte", EBS Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira (alunos Diana Vaz, Maria Gonçalves e Matilde Andrade); "Raízes Rurais", EBS Padre José Augusto da Fonseca, Aguiar da Beira (alunos Marco Barranha e Gabriela Carvalho); "FlyAlert FlySafe", ES Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde (alunos Carlos Soares, Gonçalo Fernandes e João Carvalho); "VigiDrone", ES Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde (alunos Afonso Albuquerque, Francisco Tavares e Rui Costa); "Genius DHD", ES de Nelas (alunos Laranjeira, Camões e Simão);  "We Can Trash It", ES de Nelas (alunos José, Marco Rosa e Luís Silvestre); "Senior Escapes", ES de Santa Comba Dão (alunos Rodrigo Dias, Rodrigo Santos e Diogo Lourenço); "HSC", ES de Tondela (alunos Luís Ribeiro, Gabriel Barbosa e Simão Ribeiro); "Integr@-te", Escola Profissional Profitecla, Viseu (alunos Daniel Oliveira e Manuella Oliveira); e "Open Bar", Escola Profissional Profitecla, Viseu (alunos Guilherme Matos e Margarida Almeida). 

Cantanhede | Patente até ao fim do mês de junho. Exposição Livros abertos…personagens à solta assinala Dia Mundial da Criança

 
Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 30 de junho a exposição Livros Abertos… personagens à solta, criações artísticas de Sónia Oliveira que assinala o universo literário dos mais pequenos, precisamente no mês em que se assinala o Dia Mundial da Criança.
Em exposição estão patentes 27 trabalhos artísticos da autoria da artista que, a convite da Biblioteca Municipal e tendo como ponto de partida contos infantis célebres, criou em artesanato de costura criativa, representações de algumas das suas personagens.
As fábulas e os contos representados com personagens na mostra são “A Bela Adormecida”, “A Carochinha e o João Ratão”, “A história do Pedrito Coelho”, “A Pequena Sereia”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bambi”, “João e Maria” (ou “A Casinha de Chocolate”), “O Capuchinho Vermelho”, “O Coelhinho Branco”, “O Principezinho”, “Os Três Porquinhos” e “Rapunzel”.
Em exposição encontram-se, ainda, três fantoches representativos da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e das personagens de cinema, Eduardo Mãos de Tesoura, do filme com o mesmo nome, e Jack Sparrow, do filme “Piratas das Caraíbas”. Os bonecos expostos estão acompanhados pelos livros que serviram de inspiração à artista, cuja obra está exposta na Instituição.

Sobre Sónia Oliveira
Sónia Oliveira nasceu em Coimbra, em 1976 e é natural das Faíscas, concelho de Montemor-o-Velho. Frequentou o Ensino Secundário em Cantanhede na área de Artes, aqui fixou residência há doze anos. Licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), trabalhou alguns anos nesta área.
Há cerca de doze anos, aproveitando uma pausa profissional, na qual também foi mãe, começou a dedicar-se à criação artística de bonecos e outras peças infantis, nomeadamente vestuário. Desde muito jovem que é fascinada pela arte, pintura, escultura, artesanato e costura criativa.
Atualmente, Sónia Oliveira dedica-se em exclusivo à criação de bijutaria e joalharia artesanal portuguesa de autor e, também, à criação de peças manufaturadas como bonecos, vestuário, entre outras, com recurso à costura criativa e ao artesanato. No âmbito do seu trabalho, é criadora das marcas Sweet Benjamim, em https://www.facebook.com/SweetBenjamim e Oliveiríssima, em https://www.facebook.com/Oliveirissima/ e @soniaoliveirissima página do instagram.


“Covilhã | OUTSIDER” – O DESENHO E A PINTURA DE PEDRO HUGO VILANOVA

 
A partir de 8 de junho, a Galeria António Lopes recebe a exposição de desenho e pintura “Outsider”, da autoria de Pedro Hugo Vilanova, que pode ser visitada de terça-feira a domingo, até ao dia 2 de julho.
A inauguração decorre no dia 7 de junho, às 19:00 horas. Uma oportunidade única de conhecer inloco o trabalho do artista.
A exposição "Outsider", com variadas peças de desenho a caneta, tinta da china e pintura a óleo, conta com a parceria da CISMA – Associação Cultural.

PEDRO HUGO VILANOVA nasceu em Minas Gerais, estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente encontra-se na Universidade da Beira Interior, num ano de mobilidade internacional.
Apesar da escolha do curso, o motor da sua existência sempre partiu das artes visuais, com foco principal na figura humana. Aquilo que começou por ser um interesse natural pelo desenho, evoluiu para a pintura a óleo e escultura, expandindo os horizontes com os estudos em arquitetura. “O artista e o arquiteto frequentemente se confrontam e se retroalimentam”, diz Pedro Hugo Vilanova.
A chegada a um novo continente foi o combustível para pensamentos e interpretações sobre esta nova realidade. Desde o início da trajetória, foram registradas impressões e insights em desenho e pintura, na intenção de reconhecer e montar um retrato da nova base. Assim, a exploração sob o olhar do forasteiro é o que compõe a sua primeira exibição em território europeu. Após um ano de caminhadas, colecionou as experiências suficientes para trazer algo novo, uma visão íntima sobre lugares e pessoas que permearam a sua trajetória até o momento.

Auchan Retail Portugal, E-Redes, Altri, Águas de Gaia, Águas do Norte, Município de Lousada e Revigrés vencem KAIZEN™ Awards Portugal

 As empresas Altri (Sustentabilidade), Auchan Retail Portugal (Excelência Operacional), Águas do Norte (Digitalização), E-Redes (Analytics), Águas de Gaia (Inovação), Município de Lousada (Excelência Setor Público) e Revigrés (Marketing e Vendas) foram as vencedoras da 12ª Edição do KAIZEN™ Awards Portugal que, desde 2011, distingue entidades nacionais que se destacam na implementação de processos de melhoria contínua com obtenção de resultados e ganhos de rentabilidade e crescimento.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Sustentabilidade), Eugster & Frismag (Excelência Operacional), Voltalia Portugal (Digitalização), Ramada Aços (Analytics), Guerin (Inovação), Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (Excelência Setor Público) e Conceito (Marketing e Vendas) foram distinguidas com uma Menção Honrosa. A Maiambiente (Sustentabilidade), Hyline (Excelência Operacional), PRN Informática
(Marketing & Vendas) foram distinguidas na sub-categoria PME.
António Costa, CEO do Kaizen Institute, afirma: “O KAIZEN™ Awards Portugaltem como grande objetivo realçar os melhores casos de sucesso em Portugal, reconhecendo o esforço e o trabalho desenvolvido pelas empresas que já adotaram uma cultura de melhoria contínua no seu modelo de gestão
O nível das candidaturas superou as nossas expectativas e ilustra uma vantagem competitiva para as empresas e a excelência do tecido empresarial que existe em Portugal.”.
A sessão de entrega de prémios decorreu esta quinta-feira, dia 1 junho no Jerónimo Martins Grand Auditorium da Nova School of Business & Economics em Carcavelos. A cerimónia da entrega de prémios voltou a concretizar-se presencialmente após 4 anos de realização em formato virtual. A iniciativa que já premiou mais de 100 organizações e contou com a participação de mais de 4000 pessoas, teve este ano a Nova School of Business and Economics como main sponsor.
Ao evento assistiram mais de 300 pessoas. Foram apresentados os premiados e o caso vencedor de cada uma das categorias, bem como entregues os prémios especiais - Prémio KAIZEN™ e Prémio Embaixador Lean. O evento terminou com o anúncio do lançamento de um ranking que tem como objetivo reconhecer as organizações que se destacam na implementação da metodologia KAIZEN™, através de um Top de Empresas. Todos os anos, serão distinguidas as melhores empresas nacionais que aplicam os princípios KAIZEN™ nas suas operações diárias, gerando benefícios tangíveis para os seus clientes, colaboradores e stakeholders. Esta iniciativa reconhecerá a excelência empresarial, como também incentiva outras empresas a seguir o seu exemplo e a adotar práticas de melhoria contínua nas suas
operações. A comissão de avaliação das candidaturas é composta por elementos do Kaizen Institute e das entidades parceiras (Vieira de Almeida, Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, NOS, Innovation by Kaizen e Analytics by Kaizen).

SOBRE O KAIZEN INSTITUTE
O Kaizen Institute Consulting Group é uma empresa multinacional que fornece serviços de consultoria e formação ao tecido empresarial e instituições públicas em mais de 35 países.
A empresa atua em diferentes setores de atividade, suportando as organizações e desafiando os líderes a melhorarem a sua rentabilidade e a fazerem crescer o seu volume de negócios. Fundado em 1985, na Suíça, está em Portugal, com escritórios no Porto e em Lisboa, desde 1999.

Kaizen Institute
Inês de Sá

Arouca eleita Destino Revelação nos Prémios AHRESP 2023


Arouca foi eleita Destino Revelação nos Prémios AHRESP 2023, sendo assim considerado o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região. A gala de entrega dos prémios decorreu no Pátio da Galé, em Lisboa, e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, e do vereador Albino Cardoso. Douro, Faro, Matosinhos e Piódão eram os outros destinos concorrentes.
“Este prémio, que se vem juntar aos muitos que temos vindo a receber na última década, é um reconhecimento do esforço conjunto e do trabalho em parceria de um conjunto alargado de entidades, públicas e privadas, na afirmação de um destino turístico de excelência com selo UNESCO que é o Arouca Geopark”, afirma Margarida Belém. “Quando estamos prestes a iniciar a época de maior procura turística, será também um ativo fundamental para a captação de novos turistas.”, acrescenta.

Os Prémios AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) são o evento que distingue anualmente os melhores do ano nos setores da Restauração, Alojamento e Promoção Turística em Portugal. A organização é da responsabilidade da AHRESP.

 

Águeda vence prémio internacional LivCom Awards 2023

 Cerimónia aconteceu hoje na Universidade de Malta, em Valleta, onde Águeda conquistou o ouro como melhor município do mundo para viver, na categoria das cidades entre 20000 e 75000 habitantes
“É com orgulho redobrado que subimos ao palco dos LivCom Awards para voltar a receber esta distinção, que reconhece Águeda como um dos melhores municípios do mundo para viver”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Na cerimónia, que decorreu na Universidade de Malta, em Valleta, o Município de Águeda foi distinguido com o primeiro lugar, na categoria dos municípios com 20 mil a 75 mil habitantes.
Perante um painel de municípios finalistas de todo o mundo, com muito trabalho desenvolvido e reconhecidas boas práticas, Águeda conquista a distinção maior dos LivCom Awards.
O Presidente da Câmara expressou a sua satisfação por trazer para Águeda e para Portugal este prémio e partilhá-lo com todos os aguedenses, salientando que receber este galardão acresce a responsabilidade de “continuar a trabalhar para proporcionar ainda melhores condições de vida aos nossos cidadãos e a quem nos visita”. Adicionalmente o Município viu ainda reconhecido o projeto Águeda Smart City Lab, com a menção de prata, na área da sustentabilidade.
Refira-se que os LivCom Awards iniciaram-se em 1997 e visam distinguir e premiar os territórios com melhores condições para viver, avaliando diferentes parâmetros e áreas de atuação. O objetivo dos LivCom - Liveable Communities - é ainda desenvolver e compartilhar as melhores práticas internacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de cidadãos.
Este ano, os prémios tiveram especial atenção o envelhecimento ativo, vida saudável e cidade sustentável para todos.


 Ana Sofia Pinheiro
 

RUA BARTOLOMEU DIAS, RUA JOSÉ PRUDÊNCIO VIEIRA E RUA GIL EANES, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFREM CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO NO DIA 05 DE JUNHO


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, a circulação encontra-se condicionada na Rua Bartolomeu Dias, Rua José Prudêncio Vieira e Rua Gil Eanes, em Armação de Pêra, no dia 05 de junho, entre as 07h00 e a 18h00.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

 

Greve na CP começa dia 5 de Junho e dura um mês

Perturbações na circulação ferroviária vão fazer-se sentir entre os dias 5 de junho e 5 de julho.
O sindicato SFRCI convocou uma greve para o período compreendido entre as 00:00 de dia 5 de junho e as 23:59 do dia 5 de julho deste ano e, por isso, em comunicado a CP avisa que se “preveem perturbações na circulação da ferroviária, em todos os serviços”.
A empresa também acautela que nos dias que antecedem e precedem aos da greve também poderá haver algumas supressões, como dia 4 de junho e dia 6 de julho.
Tendo em conta a situação, a CP assegurará o reembolso aos clientes que já tenham adquirido bilhetes para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional.
O reembolso ou troca podem ser efetuados em myCP na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP) até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, ou nas bilheteiras”, lê-se no comunicado.
Mesmo que esse prazo passe e até com 10 dias de tolerância após o final da greve, pode ser pedido o reembolso “através do preenchimento do formulário de contacto online “Reembolso por Atraso ou Supressão”, com o envio da digitalização do original do bilhete”.

Vagos em Ação Júnior: Inscrições para o Verão 2023

A Câmara Municipal de Vagos, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vagos, encontra-se a organizar o Programa Municipal Vagos em Ação Júnior – Verão 2023 
Com este programa, o Município de Vagos pretende responder à necessidade de ocupação das crianças e dos jovens no período de férias escolares do Verão.
O campo de férias destina-se, exclusivamente, a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos de idade e funcionará em dias úteis, das 8h00 às 18h30.
O programa compreende três momentos distintos, de acordo com a seguinte calendarização:
Primeiro momento: 3 a 14 de julho
  Segundo momento: 17 a 28 de julho
   Terceiro momento: 31 a 11 de agosto
As inscrições devem ser realizadas na Piscina Municipal de Vagos ou na Piscina do Colégio de Calvão:
 
Até dia 15 de julho
2ª a 6ª: 9h30 às 15h00 e das 16h30 às 21h30 (Piscina Municipal de Vagos)
2ª a 6ª: 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h30 (Piscina do Colégio de Calvão)
Sábado: 9h00 às 13h00 (em ambas as piscinas)
 
Para mais informações contactar o Gabinete de Turismo e Comunicação: 234 799 600 / 968 564 010 ou comunicacao@cm-vagos.pt
A partir de 17 de julho
Em ambas as piscinas:
2ª a 6ª: 1400h às 19h00
Sábado: 9h00 às 13h00
Ou pelo e-mail: piscina@cm-vagos.pt
No ato da inscrição deverá ser entregue a ficha de inscrição devidamente preenchida, bem como a declaração da entidade patronal de um dos Encarregados de Educação (caso seja este o único critério de entrada).
Os valores de cada inscrição, bem como a data limite para as inscrições, encontram- se definidas nas normas internas do campo de férias.
Esta e mais informações em https://bit.ly/VEAJ2023

UCC de Ponte de Sor desenvolve ações de Promoção da Saúde e Prevenção da Doença

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor desenvolveu, nos dias 3 e 4 de maio, um conjunto de ações de Promoção da Saúde e Prevenção da Doença, inseridas na “Semana da Saúde”, no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.
As ações foram desenvolvidas conforme o plano de atividades definido pelo Gabinete de Saúde do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, e contaram com a realização de vários rastreios. Realizou-se, com a colaboração de alunos do curso profissional de Saúde, a medição antropométrica com avaliação do Índice de Massa Corporal, e avaliação da Tensão Arterial e Glicémia Capilar, com o objetivo de alertar para a importância da vigilância da saúde e das consequências que advêm da não adopção de hábitos de vida saudáveis.

As fisioterapeutas do Centro de Saúde de Ponte de Sor realizaram uma pesagem das mochilas dos alunos para alertar para a importância da organização da mochila na prevenção de dores nas costas e má postura, com a distribuição de folhetos sobre “A mochila escolar e a sua correta utilização” e a realização de um curto questionário.

Através do “Programa de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis – Cuida-te” também esteve presente uma Unidade Móvel do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

ULSNA

UCC de Monforte assinala Dia Mundial sem Tabaco

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Monforte assinalou o Dia Mundial sem Tabaco, com duas sessões de sensibilização dirigidas aos alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Monforte, nos dias 29 e 30 de maio.
Todos alunos participaram de forma interessada num quiz, esclarecendo dúvidas sobre os malefícios do tabaco e no fim avaliaram de forma positiva a ação desenvolvida. A ação contou com a participação de duas alunas da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre, no âmbito do Ensino Clínico de Integração à Vida Profissional em Cuidados Comunitários.

O Dia Mundial sem Tabaco, assinalado todos os anos a 31 de maio, é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa sensibilizar a população para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde de quem fuma e de quem os rodeia.

ULSNA