terça-feira, 9 de novembro de 2021

Ricardinho retira-se da seleção de futsal

Jogador de 36 anos termina a carreira internacional com 187 jogos disputados pela seleção. Venceu um Europeu e um Mundial.

Ricardinho anunciou, esta terça-feira, a retirada da seleção nacional de futsal. O anúncio foi feito em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol.

"Hoje vim anunciar o final de um ciclo. Apesar de me custar muito, foi uma caminhada incrível e inesquecível. Não sabia que ia ser tão perfeito. Vou dizer um até já à seleção nacional, é a decisão mais difícil que estou a tomar na minha carreira, mas acho que é hora de dar lugar aos mais jovens", disse, em conferência de imprensa.

O atleta diz que teve "os dois piores anos da sua carreira, com a saída de Espanha, o Covid-19 e o projeto falhado em França. Tive uma lesão grave, tinha uma última bala para disparar na Lituânia", disse.

"Disse que o Mundial iria ser a minha última competição pela seleção. Todos viram a minha dedicação na última caminhada depois da lesão. Agarrei-me aos meus colegas, ao meu treinador e aos portugueses. Esta história termina da melhor maneira, com um Europeu e um Mundial, para além de vários títulos individuais", termina, num discurso emocionado.

O jogador de 36 anos termina a carreira internacional depois da conquista do Campeonato do Mundo, prova onde foi eleito o melhor jogador do torneio. Ricardinho garante que vai continuar a jogar por mais alguns anos.

"Ainda tenho alguns anos para dar ao futsal nos clubes. Esta é apenas uma decisão com a seleção", diz.

Ricardinho foi eleito seis vezes o melhor jogador do Mundo. No total, conquistou 40 títulos coletivos. Com a camisola da seleção nacional, marcou 141 golos em 187 jogos disputados.

Iniciativa a direcionada para população sénior: Biblioteca Municipal promoveu atividade “Dois dedos de conversa sobre a lenda do S. Martinho”

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede desenvolveu, ontem, dia 8 de novembro uma atividade particularmente direcionada à população sénior, nomeadamente aos utentes do Centro Social e Polivalente de Ourentã.

Sob o tema “Conhecer um pouco mais sobre a lenda de S. Martinho, a iniciativa Dois dedos de conversa foi desenvolvida por técnicas da instituição, que realizaram uma sessão de narrativa oral sobre a lenda de S. Martinho, partilhando ainda, um pequeno vídeo sobre a vida de Martinho de Tour, que viveu no século IV, e foi um dos grandes impulsionadores do Cristianismo na Europa.

No seguimento da atividade, os Idosos relembraram tradições antigas vivenciadas por ocasião do S. Martinho, festejo popular que se assinala a 11 de novembro, partilhando práticas e costumes de outrora, relacionados com a temática, nomeadamente da realização de magustos.

A atividade Dois dedos de conversa é uma das iniciativas desenvolvidas regulamente pela Biblioteca Municipal, que tem como principal objetivo promover o Livro e a Leitura, particularmente direcionadas para utentes dos Centros de Dia e Lares de Idosos, Escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico e também para Jardins de Infância do concelho de Cantanhede. Estas iniciativas desenvolvidas pela Biblioteca Municipal visam aproximar os munícipes do concelho desta Instituição de Cultura, fomentando a prática regular de Leitura e o contacto com o Livro.


Na sessão de entrega da Bandeira Verde: Município de Cantanhede distinguiu professores e estabelecimentos de ensino envolvidos no programa Eco-Escolas

Os professores e estabelecimentos de ensino do concelho de Cantanhede que desde há quase 20 anos desenvolvem atividades no âmbito do programa Eco-Escolas receberam da Câmara Municipal um voto de reconhecimento “pelo alcance das atividades que dinamizaram em contexto escolar para estimular os alunos a dotarem práticas alinhadas com os valores da ecologia, da preservação da natureza e da sustentabilidade ambiental”.

Foi no dia 8 de novembro, na sessão de entrega da Bandeira Verde, atribuída a 16 escolas do concelho pela Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) / Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em função dos projetos concretizados nos termos dos objetivos do programa Eco-Escolas. À semelhança das edições anteriores, o concelho destacou-se mais uma vez pelo elevado número de instituições educativas galardoadas e o Município de Cantanhede fez questão de homenagear os professores no ativo com 10 ou mais anos consecutivos na coordenação das atividades realizadas, bem como os respetivos Agrupamentos de Escolas e IPSS com valência educativa.

Ao contextualizar a atribuição do voto de reconhecimento a presidente da autarquia “enalteceu o papel dos docentes que desde o início do programa se dedicaram a construir Eco-Escolas, no que foram precursores de um movimento que tem vindo a atingir uma influência cada vez mais forte no debate que hoje está no topo da atualidade. Foram efetivamente precursores do ativismo em defesa da ecologia e do meio ambiente, no sentido em que lutaram por essa causa antes de ela ter a expressão que entretanto atingiu na opinião pública”, disse Helena Teodósio, felicitando “as escolas que souberam criar condições para que tal processo tivesse tão significativo alcance na concretização de projetos orientados para a resposta àquele que é, seguramente, um dos maiores desafios do nosso tempo”.

Referindo-se ao posicionamento do Município de Cantanhede relativamente a esse desafio, a líder do executivo camarário cantanhedense sublinhou “o esforço que a autarquia tem feito, e vai continuar a fazer, para reforçar as condições favoráveis ao exercício de uma cidadania alinhada com os valores da ecologia, da preservação do meio ambiente e a defesa dos recursos naturais. É o nosso comprometimento com esses valores que está na base do apoio às Eco-Escolas do concelho e justifica o facto de o Município ter sido distinguida consecutivamente com a insígnia ECOXXI, o que lhe confere também o estatuto de entidade verdadeiramente comprometida com a sustentabilidade ambiental do território”, afirmou Helena Teodósio.

Enquanto “Parceiro Eco-Escolas”, o Município de Cantanhede dá suporte à implementação do programa no concelho, tendo assegurado a continuidade do programa no presente ano letivo, apesar das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, mobilizando e apoiando as escolas nesta ação de grande interesse pedagógico. 

Na edição correspondente ao ano letivo 2020/2021, foram distinguidas EB1/JI de Vilamar, JI de Corticeiro de Cima, EB1/JI de Febres e EB1 de Balsas, EB1 de Covões, EB1 de Corticeiro de Cima, Escola EB 2,3 Carlos de Oliveira e Escola Secundária Lima-de-Faria, (Agrupamento de Escolas Lima de Faria), EB1/JI da Tocha, EB1 da Gesteira, EB1 da Sanguinheira, JI da Sanguinheira, EB2,3 João Garcia Bacelar (Agrupamento de Escolas Gândara-Mar) e EB de Cantanhede-Sul (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva), bem como alguns estabelecimentos de ensino não agrupados, designadamente a Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Provida – Progresso e Vida da Tocha e a PRODECO – Centro Social de Covões.

Digno de referência é também o facto de Agrupamento de Gândara-Mar ter sido reconhecido com o Diploma de Eco-Agrupamento, uma importante distinção que resulta do envolvimento de todos os estabelecimentos de ensino deste Agrupamento, e cujo trabalho meritório foi reconhecido neste galardão por parte da ABAE.

Os docentes que, ao longo de cerca de 20 anos, se destacaram na implementação deste importante projeto nos diversos estabelecimentos de ensino foram José António Ferreira Coelho, Maria Isabel Rodrigo Teixeira Roque, Maria Manuela Luz Oliveira Ramos, Maria Pascoal Eva, Leonor Maria Manata Aspeçada Oliveira, Cidália Isabel Cortesão Ferreira, Ana Cristina Pereira Gameiro e Pedro Manuel Braga Chorosa.


Livro ! O recreio dos fâmulos: O novo livro de Jorge Melícias



No conjunto da obra de Jorge Melícias, o recreio dos fâmulos ocupa, simultaneamente, um lugar à parte e de profunda contiguidade. Neste poemário encontramos o mesmo universo ontológico e axiológico presente em toda a obra do autor, mas transposto agora para formas de pendor clássico. A mesma perplexidade, a mesma tensão, a mesma húbris, a mesma tentativa de desdizer, a cada passo, o anátema que Saint-John Perse lançou sobre todos nós: o de que nunca teremos os dentes suficientemente bem lavados do pior do romantismo. A obra estará disponível, a partir do próximo dia 16 de Novembro, na rede livreira nacional, numa edição da Guerra e Paz.

Depois do livro de poesia a oratória dos mansos (2020, Porto Editora), o poeta Jorge Melícias publica agora o recreio dos fâmulos, obra que reúne as composições de pendor classicista do poeta, entre as quais testemunhamos veementes diálogos existencialistas com figuras da Antiguidade Clássica. O que mais surpreende na leitura de o recreio dos fâmulos é o facto de tão bem conjugar reflexão lúcida com uma beleza pensada, madura, servida por um léxico ao mesmo tempo esmerado e natural. Sem perda de pulsão lírica o leitor encontra nestes poemas uma mundividência própria.

Quem terá a haver da culpa a culpa havida?

à morte de Pericles Yiannopoulos

Quem terá a haver da culpa a culpa havida?
Quem se elevará acima do ranço da acédia
para dar sentido ao sentido último da tragédia?

E depois, quem conduzirá a morte a conduzida?
Quem impedirá que ela seja enfim concorde
com o escopo que melhor a acomode?

E a vida, esse aforro tão pobre,
quem subtrairá ao freio que o seu aferro morde
os dentes que o destino com desdém sacode?

Quem lhe fará ver que ela nada pode?
Que nas suas entranhas uma raça mais nobre
se levantou e caiu mil vezes para que ela agora soçobre.

A obra apresenta ainda uma série de inéditos do autor sob o título «taxionomia da esperança» e recupera o surpreendente poemário eu morrerei deste século às mãos de quem?, que, segundo o escritor Valter Hugo Mãe, apresenta um autor «descolado do poeta que foi», pois «sem se negar, dessacraliza o verso, assumindo-o enquanto performático».

Uma edição Guerra e Paz, o recreio dos fâmulos estará disponível, a partir do próximo dia 16 de Novembro, na rede livreira nacional e no site da editora.

Este é o 12.º livro do poeta Jorge Melícias. Com um percurso consolidado na poesia, o autor foi já traduzido para espanhol, inglês, finlandês, servo-croata, letão e lituano, e a sua pena está representada em algumas das mais importantes antologias de poesia contemporânea nacionais, como Poemas Portugueses – Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (2010, Porto Editora); e internacionais, como Photomaton – Nueva Lírica Portuguesa (2012, edição com o apoio do Instituto Camões e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, distribuída no Uruguai, na Argentina e em Espanha) e Aquí, en esta Babilonia (2018, Amargord Ediciones).

o recreio dos fâmulos
Jorge Melícias
Ficção / Poesia
56 páginas · 16,5x20 · 11,00€
Nas livrarias a 16 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Ansião acolheu Encontro dos Parceiros dos Caminhos de Fátima


O Município de Ansião foi o anfitrião do Encontro dos Parceiros dos Caminhos de Fátima, que teve lugar no passado dia 4 de novembro, numa iniciativa promovida pelo Turismo de Portugal, I.P., em articulação com a Rota Carmelita e a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e com o envolvimento dos associados desta Rota.

No período da manhã, os participantes foram acolhidos em Alvorge pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ansião, Cristina Bernardino, e pelo Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Anastácio, antes de encetarem a experiência de, em modo de peregrinação, descobrir o percurso da Variante Alvorge - Santiago da Guarda, da Rota Carmelita.


Neste contexto, tiveram ainda a oportunidade de visitar as capelas do Espírito Santo e da Santa Casa da Misericórdia de Alvorge e o Centro Etnográfico de Alvorge, guiados por Jaime Tomás; o novo Albergue de Alvorge, apresentado pelos proprietários Vítor e Luísa Guiomar; e, em Santiago da Guarda, a Capela em honra de Nossa Senhora da Orada e a Casa-Museu dos Fósseis, visitas orientadas por técnicas de turismo do Município de Ansião.

O programa da tarde desenvolveu-se no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, o local escolhido para a apresentação da Rota Carmelita, pela Coordenação da Rota Carmelita/ Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, perante uma assistência composta por cerca de trinta historiadores, arqueólogos e outros especialistas de diversos municípios da região, a quem foi dado a conhecer melhor o património cultural neles existente e os projetos em curso.

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, sublinhou a importância deste encontro e destas rotas, por contribuírem para a valorização e para a atratividade do território, "no coração de Sicó".

A representante da Turismo de Portugal, I.P., Teresa Ferreira, salientou o posicionamento da Rota Carmelita perante os outros caminhos nacionais e a necessidade de preservar, proteger e animar os caminhos à semelhança do que se faz com qualquer equipamento cultural.

Ansião assinala Dia Mundial da Bolota


O Município de Ansião volta a destacar o Dia Mundial da Bolota, assinalado a 10 de novembro, com o objetivo de consciencializar a população para a importância da floresta autóctone em Portugal, particularmente para a mancha de carvalho que abrange parte dos concelhos de Ansião e de Alvaiázere, e cujo fruto é a bolota.

Cada vez mais a bolota é vista como um superalimento, que tanto pode ser usado na alimentação animal como na dieta humana, reconhecidas que são as suas propriedades antioxidantes. São também muitos os novos produtos à base a bolota, alimentares e de cosmética, que começam a ser comercializados.

Como forma de assinalar esta data, o Município de Ansião promove duas iniciativas. No dia 10 de novembro, dinamizar-se-á, no Centro Cultural de Ansião, pelas 15h00, a oficina de culinária “Bolota à Mesa” e, pelas 21h00, será feita a reposição de trabalhos audiovisuais relativos à bolota e à confeção de produtos alimentares com farinha de bolota, nas redes sociais do município.

No dia 15 de novembro será dinamizado o webinar “Bolota: Conhecer, Valorizar e Inovar”, que conta com a participação de Paula Nicolau, da Universidade Aberta, Daniel Marques, Biólogo, e Ana Fonseca, da Confraria Ibérica da Bolota. A moderação estará a cargo de João Paulo Forte, da Universidade de Évora.

Este seminário pretende dar a conhecer as características biológicas da bolota, a sua importância para a biodiversidade e todo o seu potencial para a valorização do território e para a criação de produtos inovadores.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, através do link https://bit.ly/305IHH3

Marinha Grande | PROFESSORES DO PROJETO ERASMUS RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e a vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, receberam 10 professores que estão a participar no projeto Erasmus + “Join Us! Living Responsibly as Europeans – Creating a Sustainable Environment”, na manhã desta terça-feira, 9 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Os docentes oriundos da Alemanha, Países Baixos, Croácia e Polónia estavam acompanhados de uma professora Carmen Santarém, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, e encontram-se no concelho, para trocar experiências na área da educação e conhecer melhor a região, tendo como principal foco a sustentabilidade ambiental.
O presidente da Câmara e a vereadora da educação deram as boas-vindas aos professores, desejando que a estadia na Marinha Grande seja proveitosa e que o intercâmbio permita a troca de conhecimentos e experiências, que beneficiem as escolas de todos os educadores envolvidos no projeto.
O presidente Aurélio Ferreira fez, ainda, uma breve contextualização acerca da história da Marinha Grande, evidenciando a vertente industrial da atividade económica local e recordando o aparecimento da indústria vidreira, no século XVIII.
Além da receção no Salão Nobre, o grupo ERASMUS + deslocou-se ao Museu do Vidro, com recurso à aplicação móvel, que permite fazer uma visita guiada em 360º, tendo como guia virtual Guilherme Stephens. Neste local, os professores foram acompanhados pelo adjunto do presidente da Câmara, Nuno Brito, tendo visitado ainda as oficinas de artesanato de vidro, trabalhado ao vivo.

“Situação agrava-se em Leiria e mais escusas de responsabilidade recebidas”

"A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros continua a receber pedidos de exclusão de responsabilidade de vários Enfermeiros da região Centro.

Desde 15 de Outubro, altura em que a SRCentro visitou o Serviço de Urgência do Hospital de Santo André – Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que já foram recepcionados mais de 600 pedidos de escusa de responsabilidade por parte dos enfermeiros deste serviço.

A situação acaba de se agravar com o pedido de baixa apresentado pelo Director do Serviço, Cláudio Quintaneiro, deixando escalas médicas de clínico geral com turnos a descoberto. Em sua substituição encontra-se, desde o dia 4 de Novembro, Salvato Feijó, Director Clínico do CHL.

Segundo informações que foram enviadas à SRCentro, os médicos das restantes especialidades não querem assumir estes doentes, o que leva a que um doente espere pela primeira observação clínica mais de 15 horas.

“Sabemos que muitos doentes abandonam as longas filas de espera, enquanto outros aguardam pelo dia seguinte para serem observados”, confidencia Ricardo Correia de Matos.

“É imperativo que o Governo tenha conhecimento desta calamidade e que aja rapidamente para que vidas humanas não se percam porque, efectivamente, estamos a falar da perda de direitos elementares dos cidadãos, como o acesso e a prestação de cuidados de saúde adequados, com segurança e qualidade”, acrescenta o Presidente do Conselho Directivo da SRCentro.

Face a este panorama, Ricardo Correia de Matos apela “a que os enfermeiros continuem a defender-se, apresentando diariamente escusas de responsabilidade para, compreensivelmente, se protegerem durante o exercício das suas funções”.

Entretanto, e tal como a SRCentro tinha previsto, há mais profissionais que têm remetido exclusões de responsabilidade.
Desde Janeiro de 2021 foram recebidas mais de 80 pedidos de exclusão de enfermeiros do Centro Hospitalar do Oeste, 16 deles só na última semana e, na sua maioria, dos serviços da Unidade de Caldas da Rainha.

E, mais recentemente, foram recebidas escusas do Serviço de Urgência do Pólo Hospitais da Universidade de
Coimbra – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. “O défice de dotações seguras é transversal a grande parte das unidades hospitalares do país. Não podemos permitir que o Estado feche os olhos e continue a ignorar este problema, mesmo que a sua acção esteja agora limitada no tempo. Mais do que promessas eleitorais, precisamos de soluções reais”, conclui Ricardo Correia de Matos."

Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros

TRIBUNAIS: Ex-bancário assume ter desviado milhares de euros de contas de clientes


Um ex-bancário confessou hoje, no Tribunal de Aveiro, ter desviado milhares de euros das contas de um casal de clientes ao longo de quase 11 anos, ilibando a esposa que, segundo o mesmo, não teria conhecimento da situação.

Na primeira sessão do julgamento, o arguido assumiu a autoria de todos os movimentos bancários, descritos na acusação do Ministério Público (MP), bem como os gastos com um cartão de crédito em nome da mulher, embora não soubesse explicar como é que assinava essas despesas, uma vez que não era o titular do cartão.

O arguido está acusado de um crime de abuso de confiança qualificado e outro de falsificação de documento agravado na forma continuada, enquanto a sua mulher responde por um crime de recetação na forma continuada.

Perante o coletivo de juízes, o ex-bancário, referiu ter perdido “o controlo da situação por completo”, deixando de equilibrar as contas, e alegou que “não tinha uma necessidade fora do normal para desviar o dinheiro”.

O arguido, que rescindiu unilateralmente o seu contrato de trabalho com o BCP em dezembro de 2011, assegurou ainda que a mulher desconhecia a situação, ao contrário do que refere a acusação.

Estas declarações foram corroboradas pela mulher do ex-funcionário bancário, que disse não se ter apercebido que o seu nível de vida era incompatível com os seus rendimentos.

“Eu tenho a minha consciência tranquila”, afirmou, embora admitisse que se sentia culpada por “não ter sido mais atenta ao que se passava dentro de casa”.

A investigação começou com a denuncia de um casal de clientes do BCP que explorava uma pastelaria em Montemor-o-Velho, relatando que durante vários anos foram realizados movimentos sobre as suas contas bancárias sem a sua autorização.

Segundo a acusação do MP, entre 2000 e 2011, o arguido retirou das referidas contas bancárias pelo menos 619 mil euros, através de movimentos a débito, creditando os valores monetários na sua conta e da sua mulher ou dos seus pais, e de levantamentos em numerário.

O arguido, que foi sempre o gestor das contas dos ofendidos, também terá pedido cartões de débito em nome daqueles que passou a usar para pagamentos e operações efetuadas por débito nas referidas contas.

Para evitar que os ofendidos pudessem ter perceção total das movimentações e operações ocorridas nas suas contas, o arguido terá alterado as suas moradas no sistema informático do banco para que não recebessem os extratos bancários.

O MP diz ainda que arguido mantinha provisionadas as contas tituladas pelos ofendidos para que estes não percebessem que as mesmas apresentavam saldos muito inferiores aos que deviam apresentar, procedendo a diversos movimentos a crédito por meio de transferências provenientes de contas de outros clientes do banco, ou através de operações de ‘cash-advance’ e emissão de livranças.

De acordo com a investigação, com esta atuação o arguido movimentou valores monetários que ascenderam a 1,7 milhões de euros, tendo-se apropriado diretamente para si e para a sua mulher de 423 mil euros.

O casal lesado reclama uma indemnização de 2,1 milhões de euros aos arguidos e ao banco, que, por sua vez, também avançou com um pedido de indemnização cível de 561 mil euros.

Fonte: Notícias de Coimbra

Reino Unido vai impor vacinação contra a covid-19 aos trabalhadores do serviço público de saúde

A vacinação contra a covid-19 vai ser, a partir de 1 de abril, obrigatória para os trabalhadores do serviço público de saúde do Reino Unido, anunciou hoje o Governo britânico.

Após consultas sobre o assunto, “cheguei à conclusão de que todos os que trabalham para o serviço público de saúde devem ser vacinados”, afirmou o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, no parlamento.

A vacinação só não será obrigatória para aqueles que não trabalhem em contacto com doentes ou não possam ser vacinados por motivos de saúde.

O ministro insistiu que os trabalhadores do serviço nacional de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) que estão relutantes em receber o fármaco devem ser convencidos com base na pedagogia, frisando que ninguém “deve ser apontado ou considerado como um ‘bode expiatório'”.

Citando os números mais recentes, Sajid Javid disse que “90% do pessoal do NHS recebeu pelo menos duas doses” da vacina, embora em alguns hospitais “o número esteja perto de 80%”.

Os trabalhadores do setor de cuidados de saúde do NHS não serão obrigados a vacinar-se antes do inverno, embora o Governo britânico reconheça que a situação epidemiológica pode tornar-se complicada nas próximas semanas, já que se teme um aumento das infeções por covid-19 associadas a outros vírus sazonais, como o da gripe.

O NHS tem quase 1,2 milhões de funcionários, incluindo mais de 627.000 cuidadores.

A covid-19 provocou pelo menos 5.053.909 mortes em todo o mundo, entre mais de 250,2 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência francesa de notícias AFP.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Madremedia/Lusa

Crónica Postal | NÃO É SÉRIO


O salário mínimo nacional (SMN) vai aumentar em cerca de 30 por cento até o próximo ano de 2025. Os salários em Portugal são baixos. Não queremos que as multinacionais venham investir à procura de mão de obra barata. Mas, se as empresas aguentam esse enorme aumento é o que tem andado em discussão.

Há, contudo, um aspeto que não parece correto. Os impostos sobre o trabalho, que recaiem sobre empresas e trabalhadores. O estado vai encaixar mais de um terço deste aumento! O custo para as empresas e trabalhadores seria bem menor se o estado não fosse guloso! O glutão, viciado em impostos, é incapaz de ser sério. O dinheiro fala mais alto.

O mesmo se passa, aliás, com o preço dos combustíveis. O petróleo tem aumentado, é verdade. Mas os impostos também! Portanto, aos aumentos do petróleo vão juntar-se impostos sobre esses brutais aumentos. Resultado: o estado encaixa mais dinheiro e os cidadãos tem dificuldades em aguentar! É que o automóvel não é um luxo, é uma necessidade.

O estado não se comporta como pessoa de bem. Os políticos dizem uma coisa hoje e outra amanhã. Pior ainda: uns dizem uma coisa e há colegas que dizem o seu contrário.

O certo é que o gordo estado não perde uma oportunidade para receber mais dinheiro do bolso dos pobres contribuinte. Descaradamente!

A culpa é do aumento do petróleo? Até podíamos ser levados na lenga-lenga. Mas, vamos ali à fronteira, à vizinha Espanha, e enchemos o depósito com menos dinheiro. Consideravelmente menos!

O estado não se comporta como pessoa séria. Claro que o estado são as pessoas que elegemos para o gerirem. Feitas as contas, a responsabilidade é de todos nós…

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

O custo para as empresas e trabalhadores seria bem menor se o estado não fosse guloso! O glutão, viciado em impostos, é incapaz de ser sério. O dinheiro fala mais alto.”

Marinha Grande | “ESFREGA O GEL” NO TEATRO STEPHENS

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta a peça “Esfrega o Gel”, com encenação de Helena Rocha, pelo Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense, nos dias 19 e 20 de novembro, pelas 21h30.

Trata-se de um espetáculo de teatro, música, canto e alegria, feito com amor e arte. De acordo com a sinopse da peça, "para já não falarmos da Grécia Antiga, recordemos que Gil Vicente, nos primórdios do Renascimento, celebrizou a expressão latina muito usada pela comédia romana : “ ridendo castigat mores”, que podemos traduzir por :” é a rir que se castigam os costumes”. Este foi o princípio seguido por Helena Rocha em “ESFREGA O GEL”.

“As personagens são personagens-tipo, ou seja, que se consideram representativas dos comportamentos e das características psicológicas de uma classe ou grupo social. O público reconhecerá esses comportamentos comuns de uma função ou papel já acomodado pela tradição: o simplório alentejano, o vagabundo, o “D. Juan “ português, o gordinho que almeja o emagrecimento, o atendimento nas repartições públicas, a (in)disciplina na escola, a questão ambiental … e até a terceira idade.

Questionando, denunciando, satirizando, a comédia chegou ao presente século sob múltiplas formas. Contudo, o objetivo é o mesmo : mudar a sociedade. O teatro sempre foi espaço de diálogo, de aproximação, de inquietação e de partilha, contribuindo para desbravar caminhos na procura de soluções que a todos beneficiem. Essa é a função social do Teatro.”

Ficha Técnica e Artística:
Texto e Encenação - Helena Rocha
Atores /cantores - Adriana Vieira / Bernardo Rodrigues / Carmen Dolores / Carolina Pina / Cláudio Martins / Deolinda Bernardo /
Diogo Francisco / Fátima Bonifácio / Isabel Ferreira / Ivo Bento / José Pires / José Simão Santos / Leandro Costa / Luisa Oliveira / Pedro Olívio / Sandra Correia /
Cenografia - Telmo Francisco
Guarda – Roupa/adereços - Fátima Bonifácio/isabel Ferreira
Execução Musical – Rui Calças
Imagem /som - Cristina Carapinha
Desenho de Luz/som - Guto Silveira
Confeção de Guarda Roupa – Teresa Sousa
Assistentes de Palco - Gislaine Pina/ Jorge Pina/ Alice Fonseca
Secretaria - Ana Pedro

Duração: 01h30
Classificação etária: 6 anos

Preço: 3€

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 ou bol.pt

Marinha Grande | DEAD COMBO anunciam cancelamento dos concertos da Tour Fim

Os Dead Combo anunciaram o cancelamento de todos os concertos da tour “Fim”, que incluía o espetáculo marcado para o dia 21 de novembro, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, devido a questões relacionadas com a saúde de um dos músicos do grupo.

A Câmara Municipal lamenta o sucedido, desejando rápidas melhoras ao músico, e informa que a devolução do valor dos bilhetes deve efetuar-se do seguinte modo:

Bilheteira do Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 ou através de email para o endereço geral@cm-mgrande.pt com a digitalização do bilhete e envio dos seguintes dados:

Identificação completa da entidade (pessoa) e morada, a saber:
a) nome completo,
b) n.º contribuinte, 
c) morada completa
d) n.º de telemóvel ou telefone para contacto.

Deve ser indicado de que forma pretendem receber o montante:
a) dinheiro, o que implica sejam contactados para se dirigirem à Tesouraria;
b) cheque;
c) por transferência bancária (neste caso deve ser entregue documento bancário, que pode ser extraído via e-banking, que ateste a titularidade da conta e a associe ao beneficiário).

Marinha Grande | CENTRO DE VACINAÇÃO COVID-19 NO PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES

O Centro de Vacinação COVID da Marinha Grande continua a funcionar no Pavilhão 1 do Parque Municipal de Exposições, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, das 9h00 às 14h00.

A vereadora da Câmara Municipal da Marinha Grande com o pelouro da saúde, Ana Laura Baridó, esclarece que, “neste momento podem dirigir-se ao Centro de Vacinação, todas as pessoas que ainda não foram vacinadas contra a COVID 19, em regime de casa aberta (sem marcação) e todas as pessoas que receberam um SMS com marcação de data e hora para a 3ª dose da vacina contra a COVID 19 e a vacina da gripe. Também todos os utentes com idade superior a 80 anos, podem dirigir-se ao centro sem marcação e serão vacinados”.
Todos os utentes com idade superior a 70 anos podem proceder ao auto- agendamento na Internet, acedendo ao endereço eletrónico https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/.

Ana Laura Baridó acrescenta que “as equipas de saúde estão a trabalhar no sentido de agilizar ao máximo o processo de vacinação e, por isso, neste momento estão a proceder, em simultâneo, à convocação por telefone dos utentes que ainda não foram vacinados. Semanalmente estas regras vão sendo alteradas e os utentes vão sendo informados por esta via”.

A vereadora da saúde apela “à população, independentemente da sua faixa etária, para continuar a adotar uma conduta preventiva da COVID-19, uma vez que, apesar de termos grande parte da população vacinada, continuamos a assistir ao contágio, que só é possível travar através da atitude responsável de toda a população”.

Marinha Grande | BILHETES PARA O TEATRO STEPHENS VENDIDOS ONLINE

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, vai disponibilizar a venda online de bilhetes para os seus espetáculos, a partir do dia 16 de novembro, através da plataforma BOL.

O primeiro espetáculo a ser abrangido pela venda na BOL será o “ESFREGA O GEL”, do Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense, que se realiza nos dias 19 e 20 de novembro, pelas 21h30.

A partir do dia 16 de novembro, os bilhetes para o Teatro Stephens podem ser adquiridos no site bol.pt ou nas instalações do Teatro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A Câmara Municipal da Marinha Grande congratula-se com a implementação desta bilheteira, que permite tornar o acesso ao Teatro mais moderno e eficiente.

Missão Cascas Solidárias | E se as cascas do lixo servissem para fazer solidariedade? Agora já é possível com um novo projeto em Évora

 Missão Cascas Solidárias promete revolucionar a forma como a população do distrito de Évora pode ajudar a Comunidade e o Ambiente



HÁ UM NOVO PROJETO EM ÉVORA QUE VAI TRANSFORMAR AS CASCAS DO LIXO EM SOLIDARIEDADE

O projeto da Gesamb de cidadania solidária, ativa e ambiental promete revolucionar a forma como as populações locais dos 12 municípios de Évora podem ser agentes ativos de mudança para um futuro sustentável e mais solidário. Com a Missão Cascas Solidárias já é possível transformar as cascas do lixo orgânico em ações concretas. Como? Transformando o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) de aterro em benefício económico de valor a determinar e a ser entregue a IPSS locais. A 17 de novembro arranca oficialmente a Missão Cascas Solidárias, com uma campanha porta-a-porta.

 

Ser solidário vai passar a ser ridiculamente fácil” - este é um dos lemas do novo projeto intitulado Missão Cascas Solidárias, desenvolvido pela Gesamb em parceria com 12 municípios do distrito de Évora.

A ideia principal é fomentar o espírito de comunidade e entreajuda, com vista à promoção de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Este projeto pioneiro na região tem no seu âmago incentivar as populações locais e organizações a adotarem hábitos de reciclagem do lixo orgânico que produzem, ao mesmo tempo, que contribuem para ajudar localmente quem mais precisa. Tudo passa pela reciclagem das cascas das frutas, legumes, talos, folhas (excluindo proteína animal e óleos alimentares). Ao fazê-lo, todos os habitantes do distrito de Évora, sem exceção, estão a contribuir para angariar apoios para ajudar crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais. O processo é simples: à quantidade de resíduos orgânicos que os cidadãos vão passar a separar e a depositar – nos equipamentos domésticos e comunitários distribuídos e instalados no distrito de Évora, no âmbito deste projeto – será atribuído um valor que, posteriormente, irá ser convertido em apoio monetário às Instituições Públicas de Solidariedade Social (IPSS) com presença local e/ou regional. Estas IPSS deverão ter como principal foco da sua atuação, a prestação de cuidados a pessoas com deficiência. Nesta fase, as três IPSS que foram sorteadas são a ASCTE - Associação Sociocultural Terapêutica de Évora; a CerciEstremoz - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e a CerciMor - Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL). De ressalvar que o valor monetário entregue às IPSS locais será calculado em função da quantidade de resíduos orgânicos desviados de aterro e em função do número de equipamentos domésticos e comunitários entregues. A equação é simples: quanto mais pessoas aderirem à prática da compostagem, mais significativo será o apoio prestado às instituições selecionadas.

 

A Missão Cascas Solidárias arranca oficial e publicamente a 17 de novembro com uma ação porta a porta realizada por um técnico que irá informar, sensibilizar e oferecer compositores domésticos à população que desejar aderir. Ao longo dos próximos meses, nos 12 municípios da área de intervenção da Gesamb, serão instaladas 28 infraestruturas dedicadas (compostores comunitários) e distribuídos 4500 equipamentos domésticos junto das populações (compostores domésticos).

 

Este projeto estará ‘na rua’ até agosto de 2022 e, durante este período, pretende-se arreigar hábitos de reciclagem de cascas e sobras de alimentos provenientes do lixo orgânico, criar novos hábitos de consumo, continuar a fomentar a consciência ambiental e motivar os habitantes abrangidos pela Missão Cascas Solidárias na adoção de comportamentos proativas de cariz inclusivo e social com implicação direta na comunidade onde vive.

 

Mais informações:

Missão Cascas Solidárias enquadra-se numa estratégia abrangente e que vai ao encontro das exigentes metas europeias e nacionais para a prevenção e valorização dos resíduos e da obrigatoriedade de recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2024 e, mais especificamente, na implementação obrigatória de redes de recolha seletiva de resíduos orgânicos ou de processos de separação e reciclagem na origem, até 31 de dezembro de 2023.

A compostagem (doméstica e comunitária) abarca a parte ainda pouco valorizada do lixo doméstico que são os resíduos orgânicos e que representam cerca de 38,51% do total dos resíduos produzidos na região (folhas, talos, cascas, sobras de refeições – exclui óleos e proteínas alimentares). Esta percentagem representa assim o potencial de reciclagem que este projeto pretende captar para a valorização e desvio de aterro.

Missão Cascas Solidárias surge no âmbito da 3ª edição do Re-Planta! e abrange as populações residentes nos 12 municípios de Évora que integram a Gesamb, a saber: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

A Compostagem Doméstica (CD) pode ser posta em prática por qualquer família, pessoa ou organização interessada e visa a transformação dos resíduos da cozinha e dos jardins, em composto. É necessário ter um pouco de terra (jardim ou horta), já que o compostor deve ser colocado diretamente na terra. Permite devolver aos solos a matéria orgânica reciclada e fomentar hábitos mais saudáveis e conscientes. Aqui o cidadão é responsável por todo o processo. Já a Compostagem Comunitária (CC) é direcionada para quem vive em zonas com maiores aglomerados habitacionais e que não têm parcela de terra ou jardim. Nestes casos, a Gesamb irá colocar equipamentos de rua (compostores comunitários) para deposição de lixo orgânico, distribuindo recipientes a todos os cidadãos que vivam num raio até 200 metros (no máximo) do equipamento.

_________________

O projeto Re-Planta! e a campanha Missão Cascas compõe as Ações de educação, sensibilização e informação ambiental para os biorresíduos financiadas no âmbito do Aviso POSEUR 11-2019-29, com o objetivo específico de Valorização dos resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e reciclagem.


Canais de comunicação do projeto Re-Planta! | Missão Cascas


FB.jpg

www.re-planta.pt

https://www.facebook.com/projeto.replanta/

https://www.instagram.com/re_planta/

https://www.youtube.com/channel/UC4ofq4CnuOOZbZkslfDeDqw

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 12 DE NOVEMBRO NO CERRO DAS TAIPAS, JOINAL, BARROCAL, CALVOS E CARRASQUEIRA ENTRE AS 09H00 E AS 12H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água” o fornecimento de água será interrompido no Cerro das Taipas, Joinal, Barrocal, Calvos, Carrasqueira, na freguesia São Bartolomeu de Messines, no dia 12 de novembro, entre as 09h00 e as 12h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440

TORRES VEDRAS VOLTA A ACOLHER UM DOS MAIS EMBLEMÁTICOS CROSSES NACIONAIS

O Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, acolhe na manhã do próximo dia 14 de novembro mais uma edição do Cross de Torres Vedras/Corta-Mato de Matos Velhos.

Depois de um interregno, de um ano, por razões pandémicas, este evento desportivo volta a realizar-se, constituindo-se como um dos espaços utilizados pela Federação Portuguesa de Atletismo para observação e seleção de atletas (juniores/sub-23/seniores, femininos e masculinos), com vista ao Campeonato da Europa de Cross Country, que terá lugar em Dublin (Irlanda), no próximo dia 12 de dezembro.

São vários os atletas de primeiro plano que estão garantidos para o Cross de Torres Vedras/39.º Corta-Mato de Matos Velhos, de entre os quais o campeão e o vice-campeão nacional da maratona, o vice-campeão nacional de corta-mato e o atleta do Sporting CP, Licínio Pimentel, que irá tentar uma terceira vitória no Cross de Torres Vedras/Corta-Mato de Matos Velhos, o que até agora só um masculino conseguiu (Riad Mohamed).

De realçar que um dos critérios para a seleção dos atletas nacionais para o Campeonato da Europa de Cross Country deste ano é a sua observação no Cross de Torres Vedras, razão pela qual este cross está a merecer justificada expetativa por parte dos respetivos intervenientes (atletas e técnicos).

Está também confirmada a participação das principais equipas nacionais de atletismo na edição de 2021 do Cross de Torres Vedras, como são os casos do Sporting CP, do SC Braga e do SL Benfica.

A organização do evento prevê a participação de cerca de um milhar de atletas no mesmo, oriundos de diversos pontos do país, os quais seguramente contribuirão para um cross de enorme qualidade, que se realizará num local com excelentes condições para este tipo de competição.

O início das provas está marcado para as 9h00, com a competição de veteranos, estendendo-se as mesmas até às 12h00, altura em que será dado o tiro de partida da competição de seniores masculinos.

O Cross de Torres Vedras/39.º Corta-Mato de Matos Velhos é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, Grupo Desportivo de Matos Velhos e União Desportiva do Oeste.

Recorde-se que o Cross de Torres Vedras/Corta-Mato de Matos Velhos é um dos mais importantes e emblemáticos crosses nacionais, sendo que têm participado no mesmo atletas de gabarito internacional, alguns deles com passagens pelos campeonatos da Europa e do Mundo de Atletismo, bem como pelos Jogos Olímpicos.