sábado, 11 de novembro de 2023

Barcelos | Concurso Nacional de Gastronomia passa por Esposende, numa parceria entre o IPCA e a EPE

 No dia 15 de novembro decorrem as semifinais e Roadshow do concurso nacional Jovem Talento da Gastronomia, no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), na Escola Profissional de Esposende (EPE) e no Município de Esposende.
O Concurso Nacional Jovem Talento da Gastronomia (JTG), promovido pela Edições do Gosto, foi criado em 2012 com o objetivo de ser uma rampa de lançamento aos jovens que estão a iniciar carreira nesta área, estimulando a aprendizagem e aumentado as oportunidades de carreira uma vez que estão em contacto com a comunidade gastronómica.

É neste contexto que o IPCA se associa a esta iniciativa, abrindo as portas do Polo em Esposende, no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias, que vai ser palco de algumas provas da semifinal de 2023, juntamente com a EPE e o Município.

Para Filipe Chaves, Diretor da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, esta “é uma oportunidade única, em colaboração com a EPE, de receber nas nossas instalações um concurso nacional de renome como é este. Já temos sido palco de outros concursos, e estamos cientes de que temos as infraestruturas e equipamentos necessários para receber este evento gastronómico, no mesmo local onde lecionamos os cursos de Inovação Alimentar e Artes Culinárias e Gestão de Restaurante e Bar. Em conjunto com a EPE, procuramos colocar o Município de Esposende no mapa da gastronomia em Portugal, promovendo o talento de jovens chefes e inspirando futuras gerações para esta atividade de reconhecida importância.”.

Alexandra Vilar, Diretora da EPE, refere a “ligação de longa data com o diretor das Edições do Gosto, Paulo Amado, e o facto da  EPE participar em  vários eventos promovidos pelo mesmo, entre eles o Congresso Nacional dos Cozinheiros (CNC), Concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), o Pensar Cozinha, sendo ele presença assídua em todas estas iniciativas que promovem a Escola, a Gastronomia e Esposende, em termos nacionais e internacionais. Assim, é um privilégio para a EPE associar-se ao IPCA e ao Município de Esposende, reforçando a aposta na área da cozinha e restauração, vendo neste tipo de eventos espaço para a formação qualificada de  técnicos nas mais diversas vertentes,  partilhando saberes, fomentando e estimulando o gosto por esta área, que constitui uma mais-valia para o desenvolvimento da região e do país”.

Para além das provas, o evento conta ainda com um Roadshow, que decorre entre as 10h e as 16h, no Auditório Municipal de Esposende. O Roadshow JTG conta com vários jovens chefes de cozinha convidados, pasteleiros, responsáveis de sala, sommelier e bartenders que se destacam a nível profissional e que passarão os conhecimentos aos que agora estão a iniciar a carreira de forma descontraída e divertida.

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação e Imagem (GCI)

Até ao próximo dia 30 de novembro. Exposição Jornal BOA NOVA – 90 anos na Biblioteca Municipal de Cantanhede

 
Está patente ao público na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante todo o mês de novembro, a mostra Jornal BOA NOVA - 90 anos. Composta por dezassete painéis, a exposição apresenta conteúdos diversificados retirados de várias edições do Jornal BOA NOVA, assim como alguns exemplares antigos e objetos relacionados com a atividade tipográfica do jornal.
A mostra expõe um retrato autêntico do único periódico de expansão inter-regionalista de inspiração cristã de Cantanhede, proporcionando aos visitantes uma autêntica viagem histórica por diversos temas que marcaram as memórias das gentes do concelho e freguesias limítrofes. A chegada da eletricidade às localidades, a Guerra do Ultramar, a posição do órgão de comunicação social durante o período do Estado Novo e após a Revolução de 25 de Abril de 1974, são apenas parte dos temas apresentados, com destaque, ainda, para alguns momentos pessoais relacionados com a vivência de muitos habitantes do concelho.
A primeira edição do Jornal BOA NOVA saiu à rua em 28 de outubro de 1933, enquanto publicação paroquial da freguesia de Cadima, pela mão do padre Mário Oliveira de Brito, que foi seu diretor, editor e proprietário. permanecendo até aos dias de hoje, nascer e morrer outros periódicos locais.
Atualmente de periodicidade bimensal, o Jornal BOA NOVA está solidamente implantado na comunidade local e tem como diretor o padre João Pedro Silva, pároco de Cadima, Cantanhede, Outil, Portunhos, Sanguinheira e Tocha.
Ao longo dos seus 90 anos de existência, o BOA NOVA tem-se apresentado como um importante veículo comunicacional (muitas vezes o único), entre as gentes da Gândara, Bairrada e Baixo Mondego, porquanto são elas que, além de darem conta das vivências, das dificuldades e das legítimas aspirações das populações, dão sentido às suas maiores conquistas e às suas maiores realizações, através de narrativas que refletem bem a nossa realidade sociocultural.
De salientar, ainda, a importante presença do jornal nas comunidades emigradas, contribuindo, assim, para a preservação dos laços de afetividade que elas mantêm com a terra que os viu nascer, função que, mesmo com a generalização do uso das redes sociais, continua a representar muito para os que ganham a sua vida além-fronteiras, mas, também, para os seus familiares que cá vivem.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Cantanhede | Formandos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) visitaram a Biblioteca Municipal

 
Uma turma que frequenta o Curso Técnico de Secretaria no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), realizou hoje, dia 9 de novembro, uma visita guiada à Biblioteca Municipal.
Composto por 15 formandos acompanhados por uma docente, o grupo de alunos aproveitou a ocasião para alargar o leque de conhecimentos e aquisição de novas valias sobre biblioteconomia desenvolvida neste equipamento cultural
Os participantes na iniciativa encontram-se em formação na Associação Empresarial de Cantanhede (AEC) e participaram nesta atividade no âmbito da disciplina “Circuito documental na Organização”, uma das ministrada no Curso Técnico de Secretaria.
No decurso da sessão, os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar a exposição Jornal Boa Nova – 90 anos, patente na Biblioteca Municipal, até ao fim do mês de novembro.

Barcelos | IPCA debate Ensino para Todos no Dia Internacional da Tolerância

 No Dia Internacional da Tolerância, que se assinala a 16 de novembro, o IPCA promove a 2.ª edição do Seminário Ensino para Todos: Reflexão sobre Tolerância e Inclusão no Ensino.
Este seminário tem o apoio da Descolar, da APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga – e da Cruz Vermelha e decorre no auditório do Polo do IPCA, em Braga, no dia 16 de novembro pelas 14h.

No âmbito do plano estratégico do IPCA para a promoção de incorporação de uma cultura de tolerância e inclusão baseada no respeito pelo ser humano e na igualdade de oportunidades em todas as suas áreas de atuação, o seminário “Ensino para todos” irá propor uma reflexão sobre modelos educativos que promovam medidas de inclusão e tolerância para toda a comunidade académica em áreas diversas como necessidades educativas especiais, oportunidades de empreendedorismo social e diferenças culturais.

A participação é gratuita, mas de inscrições obrigatória: https://forms.office.com/e/K9yWuvnKMi

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação e Imagem (GCI)

Águeda tem 16 escolas premiadas com Bandeira Verde Eco-Escolas

 ABAAE distinguiu ainda dois eco-agrupamentos e três escolas pelos projetos realizados durante o ano
O concelho de Águeda tem 16 eco-escolas, uma distinção atribuída pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação e sensibilização ambiental, em parceria com o Município de Águeda que disponibiliza recursos humanos, materiais e financeiros para o projeto. As bandeiras, que comprovam o galardão conquistado, estão a ser hasteadas pelos estabelecimentos de ensino, num momento de orgulho que foi, hoje, simbolicamente assinalado na Escola Básica Fernando Caldeira, que este ano venceu ainda o concurso nacional póster eco-código.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, Nuno Cardoso, presidente da União de Freguesias de Águeda e Borralha, e Paulo Pimentel, diretor do Agrupamento de Escolas de Águeda, hastearam a bandeira perante a alegria dos alunos.
“Este é um galardão que reflete o grande trabalho que está a ser desenvolvido pelas escolas do nosso concelho nesta área da educação ambiental e de promoção da sustentabilidade”, salientou Edson Santos, que congratulou a EB Fernando Caldeira por ser uma eco-escola há 14 anos consecutivos. “Estão de parabéns”, disse, estendendo esta felicitação às restantes 15 escolas de Águeda que foram premiadas pela ABAAE.
A par do hastear das bandeiras eco-escolas, o Município de Águeda está a entregar kits com material didático a cerca de 450 alunos do concelho que participaram em atividades de sensibilização para a promoção do uso da bicicleta e outros meios suaves de mobilidade, no âmbito do projeto municipal “Escolas com Pedal”.
As escolas de Águeda premiadas com o galardão Bandeira Verde são as seguintes: Escola Básica (EB) de Águeda, EB de Aguada de Cima; EB Assequins; EB da Borralha; EB Fernando Caldeira; EB da Trofa; EB de Macinhata do Vouga; EB de Recardães; EB de Valongo do Vouga; Escola Professor Artur Nunes Vidal; Patronato de Nossa Senhora das Dores; Jardim de infância (JI) da Castanheira; JI da Giesteira; Escola Secundária Marques de Castilho; Escola Secundária de Adolfo Portela; e Instituto Duarte Lemos. Águeda tem ainda dois Eco-Agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.
De referir ainda que a ABAE distinguiu também três escolas do concelho pelos desafios realizados no ano letivo 2022/2023, a saber o Patronato de Nossa Senhora das Dores, pelo projeto “Recreios com Vida”; a EB Fernando Caldeira, que venceu o concurso nacional póster eco-código; e o Jardim de Infância da Castanheira, pelo projeto “Criar com Estilo | Paisagens da Minha Terra em Tecido”.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Ana Sofia Pinheiro

 

SILVES | NOVA TEMPORADA DE JAZZ NAS ADEGAS REGRESSA A 24 DE NOVEMBRO COM LOST FISH & FUNKY JAZZ

 A 7ª edição de Jazz nas Adegas regressa a 24 de novembro com novas e imperdíveis propostas de dinamização cultural, convidando-o a experienciar o jazz num ambiente diferenciador, acompanhado pelos Vinhos de Silves.
Este ciclo, que agora se inicia, terminará a 25 de maio de 2024, de acordo com a seguinte calendarização:
 
24.nov.23 21h00 | 25.nov.23 17h00                       
Anfitrião: Quinta do Francês
Formação Artística: Lost Fish & Funky Jazz
 
12.jan.24  21h00 | 13.jan.24 17h00        
Anfitrião: Quinta da Malaca       
Formação Artística: Feel Good Band
 
26.jan.24  21h00 | 27.jan.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Barradas    
Formação Artística: Low Tech Groove
               
23.fev.24  21h00 | 24.fev.24 17h00        
Anfitrião: Cabrita Wines              
Formação Artística: Sociedade Filarmónica Combo         
 
08.mar.24  21h00 | 09.mar.24 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale     
Formação Artística: The Pocket Band                    
 
22.mar.24  21h00 | 23.mar.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel          
Formação Orquestra de Jazz do Algarve               
 
05.abril.24  21h00 | 06.abr.24 17h00
Anfitrião: Quinta João Clara       
Formação Artística: The New Orleans Jazz Band
 
19.abr.24  21h00 | 20.abr.24 21h00       
Anfitrião: Barranco Longo           
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24  21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines   
Formação Artística: Lu – Fuki Trio            
               
24.mai.24  21h00 | 25.mai.24  17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso 
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
O público terá a oportunidade de desfrutar de momentos únicos de jazz, complementados com provas de vinhos do produtor anfitrião e tapas confecionadas com produtos locais e regionais; motivos mais do que suficientes para tornar estas propostas inesquecíveis.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), os bilhetes serão colocados à venda na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.                              
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
O telefone 282 440 800 (ext. 2743) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
Conheça mais sobre esta iniciativa em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2914/7-jazz-nas-adegas.aspx
Esperamos por si!