quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

TRIBUNAL DÁ RAZÃO À CÂMARA DE AVEIRO NO PROCESSO CONTRA O NOVO PDM

Resultado de imagem para Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro (TAFA) deu conhecimento ontem da sentença que considerou improcedente a providência cautelar interposta pelo Sr. David Iguaz contra a revisão Plano Diretor Municipal (PDM) e a nova Carta Educativa do Município de Aveiro, dando assim razão à oposição apresentada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA). 

A Juíza titular do processo considerou como válidos um conjunto de argumentos apresentados de forma extensa e clara pela CMA sobre a validade dos processos de Revisão do PDM e da Carta Educativa, aguardando-se agora que a sentença proferida transite em julgado. 

Apesar da atenção cuidada que estes processos nos merecem, reiteramos todo o nosso empenho, determinação, energia, competência, rigor, seriedade e motivação, para continuar a trabalhar na boa gestão da CMA, nas frentes que são muito importantes para a vida dos Cidadãos e do Município, em projetos, obras, eventos e serviços, sendo esta a nossa prioridade absoluta.

ADAV - ASSOCIAÇÃO DE DEFESA E APOIO DA VIDA DOA VESTUÁRIO Á SOCIEADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE PARA O PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA!


Sedeada na cidade de Coimbra a Associação de Defesa e Apoio da Vida foi constituída em 1998 e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), tendo por finalidade o «apoio à família, a defesa e promoção da vida humana e da dignidade da mulher». 

A ADAV – Coimbra, através da sua técnica Dra. Diana Batista, psicóloga da Instituição, associou-se, nesta data, ao Projecto de Cooperação . de Partida!, doando para as famílias mais vulneráveis do concelho do Tarrafal de Santiago, de Cabo Verde, um conjunto de bens, nomeadamente vestuário para bebé e criança, bem como livros e brinquedos. 

Curiosamente remonta a 31 de outubro de 2012, no âmbito das dádivas recebidas pelo Grupo Os Mosqueteiros, que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense entregou à ADAV cerca de 1000 peças de vestuário, sem qualquer uso, e na sua esmagadora maioria para bebés e crianças de ambos os sexos. 

Para o efeito foi formalizado uma parceria entre as duas entidades, tendo no acto de entrega a Presidente da Direcção-Geral da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva manifestado todo o seu empenhamento em concretizar tal acto, dando assim cumprimento a mais uma iniciativa englobada no programa de cooperação, que a associação da cidade de Cantanhede tem desenvolvido nos últimos meses. 

Na altura, Tiago Miranda, Vice - Presidente da Associação de Defesa e Apoio da Vida, que se fez acompanhar pela responsável técnica Filipa Neves neste acto, aproveitou o momento para historiar um pouco a razão da criação desta Instituição Particular de Solidariedade Social, o trabalho que diariamente vai realizando e agradecer o vestuário recebido, que vai ajudar a colmatar as dificuldades do dia a dia, manifestando por último o interesse da sua Associação em aprofundar a colaboração entre as duas entidades, o que agora se veio a concretizar. 

Corso e Rosinha animaram o Carnaval de Alvaiázere


O Município de Alvaiázere promoveu, no passado dia 23 de Fevereiro, o tradicional Desfile de Carnaval, que conta já com a sua 15ª edição. As ruas da Vila sede de Concelho foram invadidas por entrudos e foliões, os quais aderiram massivamente a esta iniciativa do Município que contou, também, com a atuação da conhecida artista de música popular Rosinha, que muito contribuiu para a animação carnavalesca na vila. O desfile iniciou-se às 15 horas, na Rua D. Manuel I e terminou no Parque Multiusos.

No concurso de Carnaval participaram, aproximadamente 300 pessoas, no cômputo das diversas categorias previstas em regulamento, nomeadamente, entrudos tradicionais individuais, foliões individuais, foliões de grupos, entrudos tradicionais de grupos e carros alegóricos, contando com uma grande adesão do público que se juntou para a assistir à passagem do corso. Este contou, para além das pessoas individuais, também com a participação de várias associações do concelho, como sendo o Rancho Folclórico e Etnográfico da casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, Associação Cultural e Recreativa de Almoster, a Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, a Associação Casa do Povo de Alvaiázere e a Universidade Sénior.

O Júri do desfile foi constituído por Bela Fernandes, em representação da Junta de Freguesia de Almoster; Patrícia Afonso, em representação da Junta de Freguesia de Alvaiázere; Áurea Conceição Marques, em representação da Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria; Carlos Franco, em representação da Junta de Freguesia de Pelmá e Ana Rita Simões, em representação da Junta de Freguesia de Pussos São Pedro.

Na categoria de entrudos tradicionais em grupos, o primeiro lugar foi para o grupo “Os Espantalhos”, o segundo para “Entrudo Tradicional” e o terceiro para “Entrudo Tradicional”. Na categoria de entrudos tradicionais, mas para participantes individuais, o primeiro lugar foi para o “Dama da Corte”, o segundo para “Limpeza do Vírus” e o terceiro prémio foi atribuído a “Nem assim vai lá”. Nos carros alegóricos, o vencedor da categoria foi “Os marchantes do Chícharo”, o segundo prémio foi para o “Frescas e Tenras” e o terceiro para “A vindima”. Na categoria de foliões grupos, o primeiro prémio foi para “As Piratas”, o segundo para “Os Viajantes” e o terceiro para “Volta a Alvaiázere de bicicleta”. Por fim, na categoria de foliões individuais, o primeiro lugar foi para “O bombista o segundo para “Sem tema” e o terceiro para “Sem tema”.

O corso, que atraiu milhares de pessoas a Alvaiázere, foi também animado por dois palhaços em andas, um homem balão que fez as delícias de pequenos e graúdos e dois repórteres palhaços que interagiram com os participantes e com o público, tendo culminado com a atuação da artista de música popular Rosinha.

Esta atuação foi um excelente momento de convívio entre público, foliões e entrudos, revelando-se uma excelente aposta do Município de Alvaiázere para que a iniciativa não terminasse com o fim do corso.

Romaria em Honra da Nossa Senhora da Guia candidata a maravilha da cultura popular

O Município de Ansião candidatou a Romaria em Honra da Nossa Senhora da Guia, em Avelar, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria Procissões e Romarias. 

Trata-se de uma tradição cuja história se baseia numa crença popular que remonta ao séc. XVIII, ligada às aparições de uma menina no lugar de Fetal, que depressa se difundiram e consideraram milagrosas. No local surgiu uma ermida que fez nascer a romaria, e desde então, todos os anos, no primeiro fim de semana de setembro, milhares de pessoas de vários pontos do país deslocam-se a Avelar em busca de apoio divino. 

À eucaristia sucede a procissão das velas, o ponto alto da romaria, que tem início no adro da Igreja Matriz de Avelar, segue, em percurso circular, pelas principais ruas da vila e termina com a visita da imagem da santa padroeira aos utentes acamados do Hospital da Fundação Nossa Senhora da Guia, situado imediatamente atrás da igreja, e um sermão a partir da varanda do hospital. 

Associada à romaria, existe a Lenda do Forno, perpetuada pelo Forno Medieval localizado também junto à igreja, segundo a qual um romeiro, com uma flor do andor da Nossa Senhora da Guia na boca, entrava no forno com a massa para um bolo de cinco alqueires e de lá, como milagre, saía ileso. 

A forte afluência de pessoas e o peso desta tradição centenária conferem à romaria um lugar de destaque no imaginário e na cultura popular, contribuindo para a identidade coletiva e para a afirmação distintiva do concelho, pela autenticidade da sua história e das suas gentes. 

Esta candidatura surge como mais uma das medidas da autarquia para a promoção do território, através do reconhecimento e da divulgação da riqueza do património cultural imaterial concelhio.

Helena Paula Fernandes Costa

Em reunião pública de 26 de Fevereiro: Câmara de Évora fez ponto da situação da construção do Hospital Central

A construção do Hospital Central de Évora foi o principal assunto debatido pelo Executivo da Câmara Municipal de Évora na mais recente reunião pública.

O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, apresentou os estudos sobre as infraestruturas feitos pela Autarquia para o Hospital Central de Évora, cumprindo os compromissos da Câmara Municipal. Considerou urgente que estas matérias sejam avaliadas e decididas pelo Governo de modo a que possam ser concluídas antes do final da obra de construção do Hospital cujo início se espera para breve. Informou que aguarda reunião com o Ministério da Saúde para abordar estas e outras questões relacionadas com o novo Hospital numa perspetiva de colaboração camarária. A Câmara Municipal reafirmou a sua disponibilidade para cooperar e negociar estas matérias com o Governo.

Foi aceite por unanimidade a solicitação de contrato de depósito de programas radiofónicos no Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial, requerida por Mª Luisa F. de Carvalho e Silva e Mª Gisela F. de Carvalho e Silva. O deposito é considerado de interesse municipal, expressando-se o devido agradecimento às requerentes. Trata-se de programas radiofónicos de natureza cultural, gravados em cassetes nos finais da década de 90 do século XX na Rádio Meridional e na Rádio Telefonia do Alentejo.

Os convidados do primeiro programa - Ébura Monumental - foram, principalmente, professores ligados à Universidade de Évora. Os conteúdos do segundo programa - Ébura à Sombra - são registos de testemunhos de vidas e memórias, tendo como convidados, personalidades da comunidade. Além disso, existem também registos mais recentes, gravados em formato digital, sobretudo de temáticas transfronteiriças, que também ficam depositados no Centro.

O Presidente do Município informou da sua participação no 51º Aniversário do Diário do Sul, deixando um voto de saudação a este grupo empresarial que mereceu aprovação unânime.

Foi tomado conhecimento da avaliação do Plano de Ação Municipal de Envelhecimento Positivo de 2019 e da proposta de Plano de Ação para 2020. Em 2019, desenvolveram-se 25 ações, inseridas nas temáticas da capacitação institucional, envelhecimento positivo, combate ao isolamento e exclusão social/valorização social do papel do idoso e cidadania. Para 2020, tendo em conta as referidas temáticas e alinhado com o Plano de Desenvolvimento Social e a Unidade de Rede de Envelhecimento Positivo, está agendada a execução de um diversificado conjunto de ações.

Destas, destacam-se  a prestação de apoio técnico e logístico às associações de idosos, intercâmbios institucionais, visitas de interesse histórico/patrimonial, ateliês temáticos, ações de sensibilização na área da saúde, programa municipal Seniores Ativos, Noite de Fados, Desfile de Carnaval, Baile da Amêndoa, Feira de S. João, Baile Maior, seminário "Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo", Centro de Convívio da CME, Projeto Municipal “Mais Próximo de Todos”, Cartão Social do Munícipe, Programa Municipal “Conhecer Mais”, Núcleo Museológico do alto de S. Bento, sessões de prevenção rodoviária, de prevenção de sismos e visita a instituições locais.

Entre os variados assuntos tratados, salienta-se ainda a aprovação por unanimidade do pedido de isenção de taxas de ligação de água da rede pública, no valor de 26.613,29 euros, ao Monte do Zambujinho – Azaruja e comparticipação com o fornecimento de 1100 ml de tudo de PVC de ɸ 75 mm, numa importância até 3.490 euros (IVA incluído), requerida pela ASCTE – Associação Sociocultural e Terapêutica de Évora.

Recorde-se que o Regulamento Municipal do Serviço de Abastecimento Público de Água prevê a possibilidade de ligação de água fora dos perímetros urbanos em condições especiais, nomeadamente o pagamento de taxa específica para esse fim. De acordo com o Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora, a Câmara Municipal poderá, mediante deliberação fundamentada, isentar ou reduzir as taxas devidas pela realização de infraestruturas urbanísticas no caso de instituições particulares de solidariedade social que seja reconhecido o interesse público, como é a presente situação.

REINADO DE MAGIA E FANTASIA DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS CHEGOU AO FIM

As máscaras e os acessórios de Carnaval ficaram em casa, porque a noite foi de tristeza. De roupas escuras e velas na mão, milhares de foliões acompanharam ontem o Rei do Carnaval de Torres Vedras até ao local do seu julgamento.

As Lúmbias e a banda OSGA abriram o cortejo, seguindo atrás a caroça da Real Confraria do Carnaval de Torres que levou o Rei até ao ato final de mais um Carnaval, o Enterro do Entrudo. Ministros & Matrafonas, Fidalgos, Marias Cachuchas e SacÁdegas também participaram na procissão que foi em passo lento até ao Tribunal, enquanto uma carpideira lamentava a má sorte do Rei.

No Tribunal, onde uma multidão de foliões esperava já a chegada do monarca, as primeiras palavras do juiz anunciaram, desde logo, o trágico destino do Rei: "Vai acabar a arder aquele que veio de jumento".

A acusação, que veio diretamente do Parlamento, usou todos os argumentos para justificar a condenação. Os excessos cometidos pelos foliões, a desordem criada na Cidade durante os festejos, a má intervenção na autoestrada A8 e os problemas na Linha do Oeste foram algumas da razões apontadas para a condenação.

Como já era expectável, o juiz condenou o monarca à forca. As últimas palavras do Rei lembraram a fantasia e magia de dias de verão vividos neste Carnaval, terminando o discurso com vivas ao Carnaval de Torres Vedras.

A encenação terminou com a queima do Rei e um espetáculo de fogo de artifício. O Carnaval de Torres Vedras e o seu encantado mundo de fantasia regressam no próximo ano.

Melhoria dos espaços urbanos em Mira de Aire


Nos últimos dias têm sido executadas várias demolições de edifícios, na freguesia de Mira de Aire.

A Câmara Municipal de Porto de Mós decidiu adquirir dois imóveis devolutos, um deles na Rua General Humberto Delgado, junto à Casa da Cultura. O objetivo é requalificar o local, tornando-o num espaço de estacionamento, sendo que, no decorrer dos trabalhos vão ainda ser executadas obras para o tratamento das águas pluviais, um problema há muito sentido no local devido ao declive da estrada.

Também na Rua das Grutas foi adquirido e demolido um imóvel, junto ao Largo do Jogo. O projeto de requalificação do espaço inclui a construção de um espaço de estacionamento, a requalificação do largo, arranjos exteriores e o alargamento da Rua das Grutas.

Estas aquisições fazem parte de uma política de melhoramento do espaço urbano da freguesia de Mira de Aire, no âmbito da ARU – Área de Reabilitação Urbana, em curso, de modo que a Câmara Municipal pretende continuar a adquirir terrenos e imóveis devolutos e, assim, melhorar o planeamento urbano da vila e, por conseguinte, a qualidade de vida da sua população.


Patrícia Alves

José Oliveira venceu concurso de Figueira de Cavaleiros


No arranque da Campanha 2020 da colectividade cantanhedense José Oliveira é também o primeiro líder da Classificação Geral de Concorrentes, sucedendo o mesmo com a equipa Nuno & Filho que lidera o Troféu Crédito Agrícola. 

Com a realização da prova de Figueira de Cavaleiros, iniciou-se o Campeonato 2020 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta campanha conta com a participação de 47 equipas. 

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso foi ganho por José Oliveira, que desta forma é igualmente o primeiro líder da Classificação Geral de Concorrentes, acontecendo o mesmo com a equipa Nuno & Filho no Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas: 

Prova – Figueira de Cavaleiros (253 kms – Velocidade) 

1º lugar – José Oliveira – 577 pontos; 2º - Nuno & Filho - 566; 3º - Emanuel Ventura – 553; 4º - Humberto Carvalho - 549; 5º - Francisco Santos - 548; 6º - Euclides Tinoco - 548; 7º - Emanuel Ventura - 533; 8º - José Rossa Ribeiro - 531; 9º - José Rossa Ribeiro - 530; 10º - José Vinagreiro - 527. 

Classificação Geral de Concorrentes 
1º lugar – José Oliveira – 577 pontos; 2º - Nuno & Filho - 566; 3º - Emanuel Ventura – 553; 4º - Humberto Carvalho - 549; 5º - Francisco Santos - 548; 6º - Euclides Tinoco - 548; 7º - Emanuel Ventura - 533; 8º - José Rossa Ribeiro - 531; 9º - José Rossa Ribeiro - 530; 10º - José Vinagreiro - 527; 11º - António Oliveira - 525; 12º - Lusitano Espinhal - 517; 13º - Matias & Vila Nova – 516; 14º - Fernando Pereira - 514; 15º - Nuno & Filho - 508; 16º - Vitor Ferreira - 499; 17º - Gonçalo Paião - 494; 18º - Marco Ferreira - 476; 19º - Cidálio Salvador - 473; 20º - Romeu Estarreja – 471; 21º - Fábio Cruz - 471; 22º - Manuel Barreto - 468; 23º - José Cunha - 465; 24º José Cunha - 456; 25º - Avelino Soares - 465; 26º - Nuno & Filho - 447; 27º - Nelson Rainho – 443; 28º - José Oliveira - 433; 29º - Luciano Amaral - 432; 30º - Fernando Pereira - 409; 31º - Vitor Ferreira - 401; 32º - Nelson Rainho – 383; 33º - Romeu Estarreja – 344; 34º - Lusitano Espinhal – 342; 35º - Manuel Frade – 336; 36º - José Santos – 327; 37º - Jorge Monteiro - 314; 38º - Manuel Nunes - 284; 39º - Avelino Soares /B - 259; 40º - António Santos – 251; 41º - Jorge Monteiro – 238; 42º - Manuel Barreto – 238; 43º - António Oliveira – 235; 44º - Matias & Vila Nova – 192; 45º - Fábio Cruz – 191; 46º - Cesar Rainho – 169; 47º - Manuel Neto – 93.Estudo COMBAT avalia a legislação de combate à discriminação racial em Portugal 

Troféu Crédito Agrícola 
1º - Nuno & Filho – 286 pontos; 2º - Manuel Nunes – 284; 3º - José Oliveira – 283.

Estudo COMBAT avalia a legislação de combate à discriminação racial em Portugal


Apresentação de resultados| 28 de fevereiro| 11horas| Lisboa

80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) nas áreas da educação, habitação/vizinhança e forças de segurança, entre 2006 e 2016, ao abrigo das leis 134/99 e 18/2004, foram arquivados, revela um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC).

O estudo “COMBAT - O combate ao racismo em Portugal: uma análise de políticas públicas e legislação antidiscriminação”, liderado pela investigadora Silvia Rodríguez Maeso, teve por objetivo uma análise integrada inovadora das iniciativas políticas multinível para a integração e disposições legais antidiscriminação, e sua relação com uma diversidade de agentes sociais e políticos.

As conclusões da investigação, que envolveu investigadores de várias áreas (Sociologia Política, Sociologia da Educação, Sociologia do Direito e Antropologia), vão ser apresentadas amanhã, dia 28 de fevereiro, durante o seminário “O estado do racismo em Portugal: a legislação de combate à discriminação racial em debate”, que tem lugar, às 11 horas, no Museu do Aljube, em Lisboa.

«20 anos após a promulgação da lei que proíbe e sanciona a discriminação racial (Lei 134/99 de 28 de agosto) e 15 anos volvidos da transposição da Diretiva Europeia de Igualdade Racial 2000/43/CE (Lei 18/2004 de 11 de maio) para a ordem jurídica portuguesa, considera-se urgente a abertura de um debate público sobre a implementação e efetivação desta legislação. Como tal, o projeto COMBAT teve como um dos seus principais objetivos colmatar um vazio que persiste ao analisar o racismo em Portugal: o papel da legislação no combate à discriminação racial», nota Silvia Rodríguez Maeso.

Nesse sentido, o projeto analisou os processos de contraordenação instaurados pela CICDR (ao abrigo das leis 134/99 e 18/2004), entre 2006 e 2016, e findos até 20 de fevereiro de 2020, em três áreas específicas: educação, habitação/vizinhança, e forças de segurança, num total de 106 processos. Segundo os dados oficiais publicados pela CICDR para o período entre setembro de 2005 e 2015, a análise abarcou 45% da totalidade de processos instaurados pela Comissão nesse período.

Os resultados do estudo mostram que «80% dos processos foram arquivados, sendo 22% por prescrição, mas este valor atinge os 47% relativamente aos processos arquivados por prescrição na área da habitação/vizinhança. 7,5% dos processos resultaram em condenação (considerando as condenações impugnadas e anuladas em tribunal, seriam 5,8% de processos que resultaram em condenação efetiva)», revela a coordenadora do COMBAT.
No que respeita ao teor das queixas apresentadas, «34,6% das queixas referem a discriminação com base na origem étnico-racial afrodescendente/origem africana/negro; 17% com base na origem étnico-racial cigana; 44% com base na nacionalidade (principalmente, nacionalidade brasileira, ucraniana, romena e moldava)», afirma Silvia Rodríguez Maeso.

Segundo a investigadora do CES, a análise efetuada no âmbito do estudo tem revelado uma série de elementos que merecem atenção: «práticas institucionais negligentes, que se revelam no número elevado de arquivamento por prescrição (tanto no âmbito da CICDR como das inspeções competentes em cada área); a falta de resposta atempada e os conflitos negativos de competências indicam falhas sistemáticas no acesso à justiça e desproteção dos cidadãos perante os processos burocráticos; e a ausência de desenvolvimento de uma doutrina jurídica e jurisprudência no âmbito da discriminação racial».

Verifica-se ainda «uma desproteção do/a queixoso/a no processo de instrução, nomeadamente, na apreciação da prova produzida e no apuramento dos factos, sobretudo na área relativa à intervenção das forças de segurança. Por outro lado, identifica-se a persistência de um entendimento limitado por parte dos órgãos competentes do que constituiria “ódio racial” ou discriminação racial, que está presente também na forma como o racismo é traduzido na legislação», conclui.

Este estudo foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através de fundos nacionais e pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Inovação COMPETE 2020.

Cristina Pinto

Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede prossegue com espetáculos em Cantanhede, Portunhos e Franciscas



O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede prossegue este fim de semana com três espetáculos, dois dos quais são estreias. O Grupo de Teatro S. Pedro (Cantanhede) inicia a sua participação no certame no próximo sábado, 29 de fevereiro, às 21h30, no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede, onde vai apresentar “Fado – Tributo a uma Diva”, um musical de Dulce Sancho e Sónia Silva. A peça começa por apresentar quadros representativos de uma breve história do fado até 1920, ano do nascimento de Amália Rodrigues, a personagem central, sobre a qual se estrutura uma trama recheada de pormenores pessoais menos conhecidos. É um franco tributo a quem muito contribuiu para o estatuto de relevo que o fado adquiriu enquanto expressão cultural de uma certa portugalidade, estatuto esse que esteve na origem do seu reconhecimento como Património Imaterial da Humanidade. “Um espetáculo com muita música e, acima de tudo, com muito sentimento”, garante a produção.
Também no sábado, igualmente às 21h30, o grupo Teatro Cordinha d’Água cumpre a sua jornada de itinerância no salão multiusos da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, onde vai representar duas peças adaptadas por Olga Resi. O espetáculo começa com uma dramatização de “No fundo do (a)mar” inspirada em “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, propondo uma reflexão sobre a questão do bullying. Segue-se “(Des)embarcados”, comédia baseada no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que retrata o regresso do “Anjo” e do “Diabo” a Portugal, desta vez no ano de 2019. O encontro destas personagens com certas figuras motiva conversas elucidativas sobre os valores – ou a falta deles! – que prevalecem na sociedade.
No domingo, 1 de março, às 15h30, é a vez de o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas estrear na sua sede uma peça da autoria de Dora de Jesus. Trata-se de uma revista com vários quadros que junta no palco a representação, a música e a dança, retratando acontecimentos nacionais e internacionais da atualidade num registo alegre a que não falta a crítica de costumes e a sátira política e social.

Sobre o Grupo de Teatro S. Pedro
Nascido do grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Cantanhede, em 2005, com a realização dos primeiros ensaios, o Grupo de Teatro S. Pedro juntou o gosto de cantar e o gosto da representação com a dedicação à causa da Igreja local e preparou a sua primeira apresentação para a inauguração do Centro Paroquial S. Pedro, em junho de 2006.
Tratou-se de um musical intitulado “Festa na Aldeia” que contou maioritariamente com elementos do grupo litúrgico e do Grupo de Jovens de Cantanhede e cujo primeiro objetivo era angariar fundos para o referido Centro. Dada a grande aceitação por parte do público da cidade e do concelho, integrou, em 2007, o IX Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, organizado pela Câmara Municipal.
Em 2008 participou no X Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com o musical “J.C. Ontem, Hoje e Sempre” que reapresentou na edição anterior com os devidos ajustes. Em 2009, levou a palco “Recordar… e viver…”, no ano seguinte representou “Tributo ao passado” e em 2011 “De malas feitas”. Em 2012, participou no Ciclo de Teatro com a peça “Uma história com fado”, no ano em que o mesmo foi classificado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade. Depois de um breve interregno, retoma a sua participação no Ciclo de Teatro em 2014 levando a palco “Eu não desisto de ti”; em 2015 interpretou “É sórrir", no ano seguinte encenou “Coragem de sonhar” e em 2017, no ano em que se assinalou o centenário das aparições de Fátima o grupo interpretou “Do céu à terra”, seguindo-se nos anos posteriores “Da Mouraria a Alfama” e “O Pátio das Cantigas”, numa adaptação para teatro.
Fazem parte deste grupo cerca de 25 atores, jovens e adultos e é sua orientadora Maria Dulce Sancho, autora dos textos com que o grupo se apresenta, não dispensando todas as colaborações dos elementos do Grupo.

Sobre o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas
Remonta a largos anos atrás o envolvimento da população das Franciscas nas atividades das artes de palco, havendo dados que referem representações de 1931 como uma atividade bem expressiva da comunidade local, que com grande brio preparava as diversas atuações públicas. Esta prática manteve-se até 1960, sensivelmente, ao que se seguiu um período menos ativo.
Mas a paragem foi meramente pontual, pois a vontade, a arte e o engenho que caracteriza as gentes das Franciscas não tardou em voltar a manifestar-se, tendo a atividade teatral sido recuperada por volta de 1970, permanecendo em plena expressão até ao ano de 2002. O Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas foi um dos pioneiros no Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede que o Município de Cantanhede iniciou em 1998.
Posteriormente, por dificuldades várias, voltou a ausentar-se em algumas edições, mas regressa agora, que está concluída grande parte das obras da sede social, com motivação acrescida e renovada dos seus corpos sociais.
Conforme referem os responsáveis, o grupo volta a aparecer em cena com pujança e vontade de fazer perdurar o legado cultural herdado de outros tempos e que se mantém com a predisposição natural da população das Franciscas para a representação teatral.


Sobre o Teatro Cordinha d’Água
Este grupo de teatro existe há diversos anos, fazendo parte integrante do Rancho Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã, fundado em 19 de outubro de 1978 por iniciativa do pároco da freguesia, chamado Fernando, e de um grupo de pessoas convidadas para o efeito, entre elas o músico Arsénio Cavaco. Cinco anos depois, mais propriamente no dia 17 de fevereiro de 1983, foi legalizado por escritura pública no Cartório Notarial de Cantanhede e publicado no Diário da República III Série, n.º 81 de 8 de abril de 1983 como Associação Cultural e Recreativa, denominada Rancho Folclórico de Cordinhã.
Este rancho esteve em atividade 15 anos consecutivos seguindo-se um breve interregno de cerca de três meses. Posteriormente reiniciou a sua atividade com a designação de Rancho Folclórico "Os Lavradores” de Cordinhã, que ainda hoje mantém.
O grupo de teatro tem estabelecido diversas parcerias: com a Câmara Municipal de Cantanhede, com a Junta de Freguesia de Cordinhã e com o Inatel.
Em outubro de 2019, foi criada uma Comissão responsável pela dinamização deste grupo de teatro, pretendendo alargar as suas atuações para além do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Para tal, atua-se, neste momento, no sentido de estabelecer parcerias com outros grupos, nomeadamente com o Grupo de Teatro “A Fonte”, de Murtede e levar as suas apresentações a outras localidades, dentro e fora do concelho.
Na sequência do que sucedeu em 2018, as crianças têm sido uma aposta forte deste grupo, focando-se na formação de novos (e jovens) atores.




Convocatória para Assembleia Geral Ordinária da Associação de Idosos Mirense




Câmara de Lisboa insiste na eliminação dos voos noturnos no aeroporto

Resultado de imagem para Câmara de Lisboa insiste na eliminação dos voos noturnos no aeroporto
SAPO24
A Câmara de Lisboa aprovou ontem por maioria uma moção a insistir na eliminação dos voos noturnos no aeroporto Humberto Delgado entre as 00:00 e as 06:00, com condicionamentos a partir das 23:00 e até às 07:00.
Abstiveram-se na votação do texto apresentado pelo vereador do BE, Manuel Grilo, o presidente do município de Lisboa, Fernando Medina (PS), os restantes vereadores eleitos na lista socialista, e o PSD.
Durante a discussão da proposta, Fernando Medina justificou o seu sentido de voto “não pelo conteúdo” da moção, mas em “protesto pela atitude” do BE, por não aceitar a sugestão de não colocar o documento a votação.
No seu pedido para que o BE não levasse a moção a votos, Fernando Medina argumentou que existem já textos idênticos aprovados pela autarquia e que, ele próprio, na semana passada já tinha dito publicamente que não iria tolerar o regresso dos voos noturnos ao aeroporto Humberto Delgado, atualmente suspensos devido à realização de obras na infraestrutura.
No texto da moção, apresentada por Manuel Grilo, é proposto que a autarquia inste o Governo, liderado pelo socialista António Costa, a regulamentar os voos noturnos, com base nas últimas recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente, com vista à eliminação do tráfego aéreo no período entre a meia-noite e as 06:00, com condicionamentos entre as 23:00 e a meia-noite e as 06:00 e 07:00.
Na moção é recordado que a lei que limitava os voos noturnos foi alterada por via da realização do Europeu de Futebol, em 2004, “tendo em vista o aumento da capacidade do aeroporto da Portela”.
A exceção à lei veio permitir a realização de 26 voo diários “entre a meia-noite e as 06:00 que prolongam até hoje, servindo como uma forma de aumentar ficticiamente a capacidade do aeroporto”, é referido.
Mas, segundo medições efetuadas pela associação ambientalista Zero em julho de 2019 citadas na moção, mesmo esse número de aterragens e descolagens já foi ultrapassado, tendo sido registados 28 movimentos entre as 00:00 e as 06:00.
Além disso, “estas medições revelaram um valor médio de 66,5 decibéis, ou seja, 11,5 decibéis acima do limite máximo permitido no Regulamento Geral do Ruído”, que estipula o limite máximo em 55 decibéis.
“É incompreensível que o único motivo que fará cumprir o regulamento de restrição noturna de voos tenha sido o avançar das obras de expansão da Portela e consequente paragem do tráfego aéreo, fator que por si trará ainda mais carga de ruído à cidade”, lê-se no texto.
Na semana passada, depois de o presidente da Câmara de Lisboa ter assegurado que o município não tolerará o regresso dos voos noturnos, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, rejeitou que a expansão do aeroporto Humberto Delgado seja para aumentar os movimentos por hora.
“Caminharmos para zero voos no período noturno” é o objetivo, afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, durante uma audição parlamentar na Comissão de Economia, referindo que esta é “uma exigência justa” de Fernando Medina.
Ainda segundo Pedro Nuno Santos, as obras no aeroporto podem permitir dar condições para a “eliminação dos voos noturnos”, nomeadamente evitando atrasos nos voos e até anulando movimentos noturnos que estão previstos na lei.
Lusa

Castelo de Vide | NCV suspende preença no Facebook

Para tamanho grande clicar na imagem

Líder da CGTP recusa visão “cor-de-rosa” da situação laboral em Portugal

Resultado de imagem para Líder da CGTP recusa visão “cor-de-rosa” da situação laboral em Portugal
Isabel Camarinha assinalou a “primeira ação de rua” como secretária geral da CGTP no piquete de greve dos estivadores do porto de Lisboa recusando a visão “cor-de-rosa” do Governo sobre a situação laboral portuguesa.
“Antevejo muita luta. O que nós vemos é que os trabalhadores têm baixíssimos salários. Somos um país com um modelo de baixos salários o que é completamente inaceitável e temos uma situação em que existe cada vez mais precariedade nos vínculos laborais”, disse à Lusa Isabel Camarinha.
Para a nova secretária geral da CGTP, a criação de emprego em Portugal é caracterizada por vínculos precários, “longas horas de trabalho, com horários desregulados” o que exige, defende, a redução do horário de trabalho para as 35 horas e a regulação dos horários de trabalho.
Camarinha sublinha que “não há investimento” nos serviços públicos ao mesmo tempo em que se assiste à “desvalorização” da Administração Pública e à “degradação” dos serviços por falta de investimento.
“Depois há essa visão cor-de-rosa em que o Governo acha que está tudo bem, que não há problema nenhum: tem excedente orçamental e dá milhões e milhões aos bancos, nomeadamente ao Novo Banco”, acusa.
“Consideramos que as opções que estão a ser tomadas são as opções erradas, não vão ao encontro das necessidades nem do país e nem dos trabalhadores. O que exigimos é um aumento geral dos salários para todos os trabalhadores – setor público e setor privado - e o aumento salarial de 90 euros, este ano, e um salário mínimo de 850 euros no mais curto prazo”, disse ainda a secretária geral da CGTP.
Antes do Dia do Trabalhador, a central sindical vai mobilizar-se para assinalar o dia Internacional da Mulher (8 de março) com ações em locais de trabalho por todo o país, “em defesa da igualdade e dos direitos das mulheres trabalhadoras”.
No dia 26 de março a CGTP organiza a “Manifestação dos Jovens Trabalhadores” pela luta contra a precariedade e de trabalho com direitos.
Lusa

Mealhada recebe Concurso Intermunicipal de Leitura


A Biblioteca Municipal da Mealhada organiza, dia 24 de abril, a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, reunindo, na Escola Secundária da Mealhada, crianças e jovens dos 19 municípios da CIM - Região de Coimbra.

Ultrapassada a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, os apurados, alunos do Primeiro Ciclo ao Ensino Secundário, disputarão a fase intermunicipal, dia 24 de abril, a partir das 10h30, na Escola Secundária da Mealhada, onde decorrerá uma prova escrita. No período da tarde, a prova oral/ espetáculo realizar-se-á no Cineteatro Messias e conta com apresentação do contador de histórias Jorge Serafim.

Os vencedores, representantes de cada um dos níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário), irão representar a região na final nacional que decorrerá, dia 6 de junho, em Oeiras.

O Concurso Nacional de Leitura é o maior evento de promoção de leitura dirigido a estudantes e envolve centenas de alunos e professores de todo o país. Visa estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. É organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares, incluindo as municipais.

Na Mealhada, os alunos aprovados para disputar a fase intermunicipal foram Maria Pedro, Tiago Alves, Beatriz Rodrigues (1.º ciclo), Miguel Cardoso, Maria Eduarda, Maria da Luz Cruz (2.º ciclo), José Conceição, Luís Lopes e Gonçalo Lindo (3.º ciclo). Já no Ensino Secundário, forma apurados Simão Silva, Maria Daniela Lebre e Damir Marques.

Esta fase intermunicipal será disputada por 165 alunos de toda a CIM-Região de Coimbra.

PROGRAMA

Escola Secundária da Mealhada
12h l Abertura do Secretariado
12h30 l Prova Escrita

Cineteatro Messias
15h l Prova Oral/ Espetáculo com apresentação de Jorge Serafim

Flamengo, de Jorge Jesus, conquista Supertaça sul-americana

Resultado de imagem para Flamengo, de Jorge Jesus, conquista Supertaça sul-americana
A equipa brasileira venceu o Independiente Del Valle, do Equador, por 3-0.
O Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, conquistou esta quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Depois do empate a dois golos no Equador, o conjunto brasileiro venceu com tentos de Gabriel Barbosa, aos 19 minutos, e Gerson, aos 62 e 89, num embate em que atuou reduzido a 10 unidades desde os 23, por expulsão de Willian Arão.
Sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo já havia conquistado a Taça Libertadores e o campeonato brasileiro, em 2019, e, já este ano, a Supertaça brasileira e ainda a Taça Guanabara, a primeira volta do estadual Carioca.
Lusa

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE ALCANÇA O 5º LUGAR NO TORNEIO DO REI NA CIDADE DE GUIMARÃES


No passado dia 22 de fevereiro teve lugar a edição de 2020 do Torneio do REI. O evento organizado pela Vitória Sport Clube contou com a presença de175 atletas em representação de 15 clubes. 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense a convite do Vitória Sport Clube, esteve presente no evento com 8 atletas. 

À imagem de participações anteriores, os atletas Cadetes selecionados para esta prova tiveram a oportunidade durante a manhã que antecede a competição de realizar uma visita cultural ao Castelo de Guimarães e ao Museu Paço dos Duques de Bragança. 

Leonor Cavaleiro, Ana Lucas, Matilde Pires, Santiago Fonseca, Margarida Monteiro, Rodrigo Silva, Martim Pascoal e Henrique Gonçalves, foram os atletas que tiveram oportunidade de participar no evento que se realizou na piscina do Vitória Sport Clube e com as suas prestações conquistaram a 5ª posição coletiva.

GUILHERME CARDOSO NADADOR DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE VICE – CAMPEÃO NACIONAL NOS 3 KM


Foi no passado dia 23 de fevereiro no Complexo Olímpico de Piscinas da Póvoa de Varzim que Guilherme Cardoso, atleta juvenil da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense se sagrou vice-campeão nacional no Campeonato Nacional de Longa Distância. 

Na distância destinada ao escalão de juvenil, os 3000 metros, o atleta da coletividade de Cantanhede, viria a realizar a prova em 36 minutos 12 segundos e 31 centésimos, João Carlos Carvalho, atleta do S.C.de Braga viria a vencer a prova com o tempo de 35’35”81, enquanto que João Maria Sousa, também ele do S.C. de Braga obteve a 3ªposição com a marca de 36’48”68. 


MISSÃO CONTINENTE DOA 483 MIL EUROS A 77 INSTITUIÇÕES EM AVEIRO


Em 2019, a Missão Continente apoiou, com um total de 483 mil euros em excedentes alimentares, 77 instituições do Distrito de Aveiro, através das lojas Continente da Região. O apoio dividiu-se entre 51 instituições de solidariedade social e 26 associações de apoio a animais.

As doações diárias a instituições decorrem durante todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente de norte a sul do território continental e arquipélagos, que asseguram a entrega, de acordo com as necessidades das instituições beneficiadas.

No ano passado, o apoio da Missão Continente reaproveitou um total de 12,3 milhões de euros em excedentes, dos quais 8,5 milhões foram doados a 1.022 instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais espalhadas pelo país (mais 71 do que em 2018). Já os restantes 3,8 milhões correspondem aos alimentos disponibilizados aos colaboradores das lojas e entrepostos para consumo em horário laboral.

Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições de segurança e higiene alimentar. Ou seja, mantêm condições ideais para consumo. Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

O combate ao desperdício alimentar é um dos pilares de atuação da Missão Continente que, desta forma, garante o reaproveitamento de produtos que os clientes já não selecionam e os encaminham para quem deles possa beneficiar.

As ações da Missão Continente fazem parte das iniciativas que o Continente tem vindo a comunicar como #BomParaPortugal, pois espelham a relação intrínseca que a marca tem vindo a desenvolver com as comunidades que se insere, como agradecimento pela confiança depositada, ao longo de mais de três décadas.

As instituições de solidariedade social e as associações de apoio a animais que pretendam receber este apoio através das lojas da sua área de influência, devem candidatar-se no site oficial da Missão Continente – https://missao.continente.pt/.



Sobre a Missão Continente

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente e do seu compromisso para a construção de um futuro sustentável. Neste sentido, tem vindo a atuar em diversos quadrantes, focando-se em iniciativas que vão ao encontro das necessidades da sociedade atual.

Com um grande foco na Alimentação, a Missão Continente promove estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, atua na redução do desperdício alimentar e sensibiliza para o consumo consciente.

É parte ativa nas comunidades onde está presente, através do apoio a iniciativas internas e externas e fomenta o respeito pelo ambiente através da promoção de boas práticas ambientais e de sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis.

17 NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PRESENTES NO TORNEIO DE PREPARAÇÃO 2 DE PISCINA LONGA


No passado dia 22 de fevereiro teve lugar no Complexo Olímpico de Coimbra, o Torneio de Preparação 2 de Piscina Longa, contando o evento organizado pela Associação de Natação de Coimbra, com a presença de 290 atletas em representação de 22 clubes. 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 17 atletas, numa competição que serviu para avaliar o momento de forma dos nadadores e assim preparar da melhor forma os Campeonatos Interdistritais de Infantis, quer decorrerão em Leiria a 29 fevereiro e 01 de março e os Campeonatos Interdistritais de Juvenis, Juniores e Séniores (que serão disputados na cidade de Coimbra, nos dias 06,07 e 08 de março. 

Recorde-se que nestes dois campeonatos interdistritais competirão os atletas das associações distritais de Aveiro, Coimbra e Leiria, sendo as últimas competições em que os atletas poderão obter os mínimos necessários para a participação no Torneio Zonal de Infantis e nos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos que se realizam em Penafiel e Coimbra respetivamente. 

Covilhã: Ministra da Agricultura apresenta agenda de Inovação para a Agricultura


Resultado de imagem para Ministra da Agricultura apresenta agenda de Inovação para a Agricultura
A Ministra da Agricultura promove dia 28 de fevereiro (sexta feira), uma sessão de auscultação sobre a Agenda de Inovação para Agricultura.

Maria do Céu Albuquerque reúne associações de agricultores de três Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa e Dão e Lafões, para além de várias instituições do setor.

A reunião está agendada para as 09:00, no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã - Parkurbis.

Sessão Solene de Assinatura dos Acordos PAPERA 2020


Realiza-se este sábado, dia 29 de fevereiro, pelas 11h30, no Salão Nobre da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Sessão Pública de Assinatura dos Acordos de Financiamento respeitantes aos projetos apoiados e aprovados no âmbito da 11.ª edição do PAPERA – Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro.
Seguimos a estratégia política assumida, de rigor e clarividência absoluta com os nossos concidadãos, divulgando a lista de apoios contratualizados para o apoio aos Projetos e Eventos da Região de Aveiro:
Município
Entidade
Projeto/Evento
Apoio Aprovado (€)
Águeda
d'Orfeu Associação Cultural
FESTIM - FESTIVAL INTERMUNICIPAL DE MÚSICAS DO MUNDO
1 800,00
ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira
CONHECER E VALORIZAR O RIO ÁGUEDA E A PATEIRA
1 800,00
Albergaria-a-Velha
Associação Quinta das Relvas
GRÃO - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E DE INVESTIGAÇÃO
(2.ª EDIÇÃO)
1 000,00
Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Albergaria-a-Velha
FESTIVAL ROMANO "TALABRIGAE EX LIBRIS"
1 400,00
Sport Clube Alba
TORNEIO PRIMAVERA DA CIDADE DE
ALBERGARIA-A-VELHA
1 200,00
Anadia
Associação Recuperar a Aldeia de Torres
FESTA DO BUNHO E DO JUNCO
1 200,00
Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro - GFC - Associação
17.º FESTIVAL DE FOLCLORE
400,00
Clube de Ancas
FOLK ANCAS - ANADIA
2 000,00
Aveiro
Grupo Cultural e Recreativo da Taipa
AVEIRO, TERRA DE SAL E MAR - RÉCITA
1 200,00
Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto
RIA FIT 20
1 200,00
Sporting Clube de Aveiro
RIA4EVER
1 200,00
Estarreja
Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca
V PROVA DE SANTO HUBERTO REGIÃO DE AVEIRO
300,00
Cine-Clube de Avanca
AVANCA 2020 - ENCONTROS INTERNACIONAIS DE CINEMA, TELEVISÃO, VÍDEO E MULTIMÉDIA
700,00
Associação Desportiva Arsenal de Canelas
CANELAS 2020 - CAMPEONATO DA EUROPA PATINAGEM DE VELOCIDADE
2 000,00
Associação Atlética de Avanca
18.º TORNEIO DE FUTEBOL JOVEM, DR. EGAS MONIZ
600,00
Ílhavo
Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré
FESTA DE N.ª SR.ª DOS NAVEGANTES 2020 /
PROCISSÃO PELA RIA
1 500,00
Grupo de Jovens "A Tulha"
20.º FESTIVAL DA CANÇÃO VIDA
1 300,00
Ass. Pais e Encarregados Educação do Centro Escolar de Senhora do Pranto e Jardim Infância de Ílhavo
JORNADAS DESPORTIVAS DO PRANTO
800,00
Murtosa
Clube Nortadaventura
EXTREME KITESURF DOWNWIND
2 600,00
Associação Náutica da Torreira
PROVA ANIVERSÁRIO
600,00
CAMPEONATO REGIONAL CENTRO ESPERANÇAS
400,00
Oliveira do Bairro
Associação Jovem Oianense
FIM DE SEMANA DIFERENTE 2020
1 000,00
ADREP - Associação Desportiva Recreativa e Educativa da Palhaça
ADREP CUP 2020 - IX TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTSAL FORMAÇÃO
2 000,00
Centro Social de Oiã
I ENCONTRO DE REALIDADE VIRTUAL SÉNIOR
1 000,00
Ovar
AHBVE - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz
CIRCUITO DE ESCOLAS DE NATAÇÃO 2019/2020 - ETAPA 5 – ESMORIZ
900,00
Clube de Canoagem de Ovar (CCOvar)
CANOAGEM A CRESCER EM OVAR
900,00
Esmoriz Ginásio Clube
TIVE 2020 - 12.ª TORNEIO INTERNACIONAL DE VOLEIBOL DE ESMORIZ
900,00
Associação Cultural e Recreativa da Ribeira
DUATLO NA RIA DE OVAR
900,00

Ao longo das suas onze edições a CI Região de Aveiro já apoiou pelo PAPERA 241 eventos de Associações privadas sem fins lucrativos da Região de Aveiro, num exercício que consideramos muito importante de apoio e de aprofundar a relação da Comunidade Intermunicipal com as Associações, cultivando a cidadania ativa com a escala da Região de Aveiro.