quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Convocatória para Assembleia Gerral da Associação de Idosos Mirense

ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS MIRENSE
CONVOCATÓRIA
ASSEMBLEIA GERAL

Sábado, 24 de novembro de 2018, 14H30

Nos termos e para os efeitos da alínea c) do número 2 do Artigo 29º dos estatutos, convocam-se todos os associados da Associação de Idosos Mirense para a Assembleia Geral Ordinária, dia 24 de novembro de 2018 com início às 14H30, na sua sede sita na Rua Afonso Costa nº 58, 3070-305 Mira, com a seguinte ordem de trabalhos:
  1. Informações
  2. Apreciação e votação do Orçamento e Programa de Ação para o ano 2019
  3. Outros assuntos
De acordo com o número 1 do Artigo 31º. a Assembleia Geral reunirá à hora marcada se estiverem presentes mais de metade dos associados com direito a voto, ou meia hora depois (15H00, com qualquer número de presenças.

Mira, 31 de outubro de 2018

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?



VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do mundo em vivemos: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar do termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou este conceito para explicar o mundo no contexto pós-Guerra Fria. No entanto, aplica-se também ao ambiente de negócios atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as organizações. 

Para se destacarem num ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo as organizações devem criar um ambiente favorável à partilha e criação de novos conhecimentos. É essencial o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada para as pessoas e para os resultados. 

É importante perceber que num mundo globalizado são as pessoas que fazem a diferença. O desempenho das organizações melhora consideravelmente percebendo-se as pessoas como o elemento fundamental nas organizações. As equipas competentes, motivadas e sustentadas determinam em muito o sucesso das organizações. Assume-se, assim, a gestão das pessoas como o despertar de talentos no pleno uso de ferramentas que tornam possível uma melhor produtividade e o crescimento suportado do negócio. 

A pensar nestes novos desafios do mundo VUCA e na importância do capital humano como fator importantíssimo para o sucesso empresarial, a Escola de Negócios das Beiras desenvolveu um novo programa da Pós Graduação em Gestão de Pessoas que pretende dotar os participantes de competências de gestão de pessoas em ambientes de mudança e de incerteza, de forma a saber gerir pessoas cada vez mais habilitadas e exigentes, para que se reconheçam como talentos na organização. 


Esta Pós Graduação irá decorrer nas cidades de Viseu e Vila Real (Douro Business School). Em Viseu terá início no dia 30 de novembro com uma sessão de apresentação com o Dr. Artur Ferraz, coordenador do curso, e em Vila Real no primeiro trimestre de 2019. 
Poderá encontrar mais informações em 

Nota Informativa: Exposição de fotografia "2º Festival Cata-Sonho 2018" na Biblioteca Municipal


Decorreu a 5 de novembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, a inauguração da mostra de fotografia “2.º Festival Cata-sonhos”, de autoria de Ana Cutelo, Ana Sofia Grilo, Catarina Gralheiro e Luís Cutelo. A sessão contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Município de Cantanhede, Fátima Lopes, presidente da Associação FotografArte, Pedro Santos, Cátia Vieira e Helena Mota, elementos da organização do festival, alguns dos vencedores do festival, e também de dois dos fotógrafos com trabalhos expostos.
Com um total de 21 registos fotográficos, a mostra pretende apresentar alguns dos momentos mais marcantes da 2.ª edição do festival, destacando a enorme qualidade e diversidade artística e cultural dos participantes. Uma demonstração clara e inequívoca de que o concelho de Cantanhede tem a cultura muito enraizada nas suas gentes. Em exposição está ainda um desenho a carvão da participante Leonor Dias, que obteve uma Menção Honrosa.
A exposição “2º Festival Cata-Sonhos 2018” resulta de uma parceria da Associação FotografARTE, da equipa organizadora e participante no Festival e do Município de Cantanhede, através da sua Biblioteca Municipal.
O edil camarário responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, aproveitou a ocasião para sublinhar “a importância desta iniciativa para dar a conhecer talentos existentes no concelho, descobrir novos valores e dar oportunidade aos jovens do concelho de mostrarem as suas aptidões artísticas. Esta é uma oportunidade excelente para estimular os mais jovens a saírem da sua zona de conforto, deixarem de lado os medos, as seguranças, as dúvidas e ousarem arriscar. Perceberem que não estão sozinhos neste caminho e ousarem perseguir os sonhos que trazem dentro de si, os talentos que podem fazer crescer, desenvolver”.
A concluir, Pedro Cardoso, realçou “o sucesso da iniciativa e sobretudo a capacidade organizativa e dinâmica criada pela equipa organizadora, assim como a importância desta parceria com a Fotografarte que permite continuar a motivar para a participação”.
Sobre a Associação FotografARTE
A Associação FotografARTE (Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede) nasceu em março de 2014. A associação, sem fins lucrativos, tem como objetivo principal promover e participar em eventos culturais e artísticos que envolvam a fotografia e as artes em geral. Esta associação tem organizado exposições de fotografia, pintura, entre outras, tendo também publicado o livro "FOTOGRAFARTE 2016", com o objetivo de mostrar alguns trabalhos de amigos e associados, através das suas diferentes visões do que pode ser a fotografia.

Sobre o Festival Cata-Sonhos
A 2ª Edição do Festival Cata-Sonhos 2018 realizou-se em Cantanhede, no dia 14 de setembro de 2018 e teve como objetivo principal dar a conhecer talentos existentes no concelho de Cantanhede, em áreas artísticas como escultura em madeira, canto, comédia, dança, declamação, dramatização, prática instrumental, ilusionismo, ilustração, pintura e teatro. Os participantes, de todas as idades, puderam demonstrar num tempo previamente estipulado, perante um júri atento um pouco da sua arte. Foram atribuídos prémios e menções honrosas aos participantes pelos trabalhos apresentados e merecedores destas apresentações.
O júri desta 2ª edição foi constituído pela Daniela Marques, artista plástica, Maria Carlos Pêgo, chefe de Divisão de Culturas na Câmara Municipal de Cantanhede e professora na “Dance N’Arts School, em Coimbra, Ana Margarida Vaz, professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Pedro Ferreira, professor, diretor da Academia de Música de Coimbra e um dos elementos fundadores da banda “Anaquim”, e também por Fernando Baptista, professor de EMRC, coach, líder do riso e animador de Grupo de Jovens e presidente da Associação “MaisFeliz”.
O 1º lugar desta 2ª edição do Festival Cata-Sonhos foi atribuído a Marta Coelho, na categoria de “canto”; o 2º lugar, a Kika Cruz e a Tiago Andrade, na categoria de “dança” HipHop, o 3º lugar, a Thomas Fresco, na categoria “produção musical”.
Os retratados nesta exposição fotográfica são Euclides Vinagreiro (“dramatização”), Constança Dias e Diana Margarida (“canto e instrumento”), Francisco Pronto (“magia”), Simone Baptista (“canto”), Licínio Oliveira (“escultura”), Laura Santos (“instrumento”), Magda Nabais e Cindy Azenha (“canto e instrumento”), Leonor Dias (“pintura”), Marta Coelho (“canto”), Alexandre Ferreira (“produção musical”), Beatriz Campos (“canto”), Micaela Azambuja e Paulo (“dança”), Francisca Cruz e Tiago Andrade (“dança”), “Anjos D’Azul” com Inês Serafim, Catarina Ribeiro, Beatriz Marinheiro e Sofia Liberado (“dança”) e, por último, Thomas Fresco (“produção musical”).

Reunião do Executivo - Dia 29 de outubro de 2018


Abertura do procedimento de contratação de um empréstimo para substituição de dívida dos empréstimos do saneamento financeiro. 

Apreciação e deliberação sobre a remessa, para a Assembleia Municipal, das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019, nos termos do disposto na alínea c), do n.º 1, do artigo 33.º, da Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, conjugado com o artigo 45.º, n.º 1, da Lei n.º 73/2013 de 03 de setembro. 


- Consulte Menu Concelho - Reuniões do Executivo.

Um Concelho cada vez mais perto de si...

48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo tem etapa no concelho de Reguengos de Monsaraz





Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 11 de novembro a etapa final da 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo. Esta prova de regularidade histórica organizada pelo Clube Português de Automóveis Antigos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no calendário da Federação de Automobilismo e Karting e terá 90 veículos, destacando-se os mais antigos, nomeadamente um Cadillac e um Ford A Roadster fabricados em 1931.

O percurso escolhido nesta edição vai passar pelos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Beja, Moura, Vidigueira, Mértola e Castro Verde. Os participantes podem optar por um percurso turístico em que é privilegiada a parte social e um desportivo em que terão de executar 12 provas especiais de classificação cumprindo o regulamento da prova, como por exemplo a rampa de S. Pedro das Cabeças, conhecida como o local onde terá decorrido a Batalha de Ourique.

A 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo tem duas etapas no sábado, dia 10 de novembro. A primeira tem partida de Beja e paragem em Mértola, prosseguindo para a segunda etapa com passagens por S. Marcos da Ataboeira, S. Pedro das Cabeças, Castro Verde e Entradas, terminando em Beja.

No dia 11 de novembro, os participantes partem de Beja para a última etapa, passam por Moura e chegam às 11h a Monsaraz para conhecerem a vila medieval. Segue-se uma visita ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade, e pelas 12h30 está prevista a chegada a Reguengos de Monsaraz onde decorrerá o almoço final e a entrega de prémios.

Balanço sobre o Exercício A TERRA TREME



Exercício A TERRA TREME mobilizou mais de 682 mil pessoas por todo o País

O Exercício nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), além de outras entidades públicas, privadas e associativas, mobilizou, no passado dia 5 de novembro, mais de 682 mil participantes por todo o território nacional (145.107 de Entidades Públicas, Empresas e Associações, 512.659 de Escolas e 87.169 Particulares).

A iniciativa A TERRA TREME teve este ano a sua 6.ª edição, tendo coincidido com o Dia Internacional de Sensibilização para os Tsunamis.

Ano após ano, este Exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra o interesse das pessoas em conhecerem e adotarem as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção adequados para enfrentarem um eventual acontecimento sísmico.

A iniciativa A TERRA TREME desenrolou-se durante 1 minuto, no decurso do qual todos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que se encontrassem naquele momento, deviam executar os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR, considerados a resposta mais adequada para nos protegermos em caso de sismo.

Sabendo que os sismos são fenómenos naturais imprevisíveis, porém inevitáveis, a ANPC tem apostado, ano após ano, em promover o treino dos 3 gestos de autoproteção bem como o conhecimento do que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo, forma de tornar a população portuguesa mais bem preparada e capacitada para reagir àquele tipo de evento, iniciativas que concorrem para o incremento da proteção e segurança de cada um de nós e dos nossos familiares.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

http://www.prociv.pt/signature/log.jpg
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt

INTERNACIONAL | CRISTÃ ASIA BIBI LIBERTADA DEPOIS DE OITO ANOS NO CORREDOR DA MORTE POR BLASFÉMIA


Cristã Asia Bibi libertada depois de oito anos no corredor da morte por blasfémia


A cristã Asia Bibi, que foi absolvida pelo Supremo Tribunal paquistanês há uma semana depois de oito anos no corredor da morte por blasfémia, foi hoje libertada, anunciou o seu advogado.

“Ela foi libertada e disseram-me que estava num avião, mas ninguém sabe onde vai aterrar”, disse o advogado Saif ul-Mulook, num comunicado enviado à agência France Press.

A ordem de libertação de Asia Bibi chegou hoje à prisão de Multan (no centro), onde estava detido.

Asia Bibi estava detida desde 2010, num caso que provocou indignação internacional e violência no país islâmico.

“Asia Bibi foi absolvida de todas as acusações”, disse o presidente do conselho de juízes Mian Saqib Nisar na leitura do veredito do Supremo Tribunal, que ocorreu no dia 31 de outubro.

A decisão sobre o último recurso de Asia Bibi estava marcada para o 08 de outubro, mas o tribunal tinha adiado a decisão por tempo indeterminado. O impasse provocou a fúria de alguns círculos religiosos que há muito pediam a sua execução.

Asia Bibi, mãe de cinco filhos, foi acusada de blasfémia em 2009, após ter alegadamente insultado o profeta Maomé durante uma discussão com um grupo de mulheres com quem trabalhava.

Em novembro de 2010, um tribunal paquistanês decretou a pena capital, mas a sentença só foi confirmada quatro anos depois pelo Supremo Tribunal de Lahore, capital da província de Punjab, onde ocorreu o incidente.

Em 2011, o ex-governador de Punjab Salman Taseer, que defendia publicamente a causa de Asia Bibi, foi morto a tiro por um dos guarda-costas, Mumtaz Qadri, executado anos depois.

O caso de Asia Bibi teve impacto internacional e chegou a atrair a atenção dos papas Bento XVI e Francisco.

A blasfémia é uma questão extremamente sensível no conservador Paquistão e mesmo acusações não provadas resultam muitas vezes em violência popular.

Fonte: Lusa

Atenção: A matança do porco, na Lentisqueira, foi adiada!


Uma vez que estão previstas, para o próximo fim de semana, condições meteorológicas adversas, com muita chuva, informa-se que a 8ª Matança do Porco foi ADIADA para o próximo DIA 24 de NOVEMBRO.

Mês de outubro foi dedicado aos seniores do concelho de Vagos

Com o objetivo de promover a participação da população sénior na vida da comunidade e proporcionar um mês animado com bons momentos de convívio, a Câmara Municipal de Vagos organizou uma série de atividades.
A abertura do mês sénior iniciou-se com o tradicional Almoço Sénior que reuniu 900 idosos das IPSS´s e da comunidade vaguense, onde puderam assistir a uma Eucaristia, almoço e animação musical.
Na vertente desportiva, foi organizada uma aula de ginástica sénior, que decorreu no dia 11 de outubro, no Estádio Municipal de Vagos e que recebeu 44 seniores.
Momentos de partilha entre avós e netos estiveram, também, presentes num atelier que decorreu no dia 6 de outubro, no Museu do Brincar, e que contou com 37 participantes. Avós e netos, durante todo o dia, tiveram a oportunidade de construir brinquedos óticos: taumatrópio. Ainda, durante todo o mês de outubro, o Museu do Brincar ofereceu entrada gratuita a avós e netos não apenas do concelho de Vagos mas a todos os visitantes. Foram oferecidas 67 entradas gratuitas.
Do programa do mês sénior fizeram parte várias visitas: a visita ao Museu do Calçado e Museu da Chapelaria, a Viagem de Comboio ao Porto e visita à Catedral e Ribeira do Douro, a visita ao Castelo de Santa Maria da Feira e Museu do Papel e a visita ao Santuário de Fátima.
A visita ao Museu do Calçado e Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, decorreu no dia 4 de outubro, onde participaram um total de 50 idosos.
No Museu do Calçado, os idosos tiveram a possibilidade de conhecer a história do calçado ao longo do tempo e, especificamente, a indústria do calçado.
No Museu da Chapelaria, os seniores tiveram a oportunidade de conhecer a indústria chapeleira desta região.

A viagem de Comboio ao Porto e visita à Catedral e Ribeira do Douro acabou por se repetir mais três vezes para além daquela que estava programada inicialmente. A última viagem foi realizada no dia 29 de outubro. Participaram nas visitas ao Porto um total de 117 seniores da comunidade.
A  visita iniciou-se com a viagem de comboio com partida da Estação de Aveiro com destino a Porto – São Bento. No Porto, foi realizada uma visita guiada à Catedral, situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, e ao Tabuleiro da Ponte D. Luís, onde os seniores tiveram a possibilidade de admirar a vista sobre o Rio Douro e sobre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Depois do almoço, iniciou-se a descida até à Ribeira por uma das ruas mais importantes da cidade, a Rua das Flores, passando pelo Mercado Ferreira Borges e pelo Palácio da Bolsa. Já na Ribeira, os idosos tiveram possibilidade de explorar livremente aquela zona e desfrutar deste local. O regresso a Aveiro foi realizado novamente de comboio, com partida da Estação de São Bento. Os idosos manifestaram muito entusiasmo com esta viagem, não só pela viagem em si, mas pelas diferentes atividades proporcionadas.
As visitas ao Castelo de Santa Maria da Feira e Museu do Papel  realizaram-se nos dias 16 e 18 de outubro. À semelhança da viagem ao Porto, também esta viagem teve muitas inscrições pelo que se realizou mais uma viagem para além da inicialmente programada. Participaram, um total de 135 idosos. A viagem iniciou-se com a visita livre ao Castelo de Santa Maria da Feira e visualização de um filme sobre o mesmo. O almoço realizou-se num parque situado nas imediações do Castelo. Da parte da tarde foi realizada visita guiada ao  Museu do Papel Terras de Santa Maria, um espaço museológico dedicado à História do Papel em Portugal, onde os idosos tiveram a oportunidade de participar numa oficina onde o papel é sempre o tema.  Aproveitando esta visita a Santa Maria da Feira, os idosos tiveram a possibilidade de comprar o pão doce tradicional desta zona – a Fogaça.
No dia 27 de outubro, 322 seniores do concelho de Vagos visitaram o Santuário de Fátima.
Do programa do Mês Sénior fez parte, ainda, um seminário dedicado ao tema “Pensar o Envelhecimento”, no dia 19 de outubro, e que contou com 50 participantes.
Neste seminário foram abordados temas como “Crescer com Saúde Mental” que teve como oradora a Prof.ª Catarina Ribeiro (coordenadora da Licenciatura em Psicologia e docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto), e, ainda, foi abordado o tema das “Demências", com o Psicólogo Luís Ramos, técnico da Câmara Municipal de Vagos. O seminário culminou com um debate, moderado por Gustavo Neves, locutor da rádio local VagosFM, onde os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões e fazer comentários sobre os temas abordados.

João Ricardo Pateiro é o próximo convidado do “Quintas no Museu”

João Ricardo Pateiro é o próximo convidado do ciclo “Quintas no Museu – Histórias de Vida”, que irá decorrer, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, na próxima quinta-feira, 15 de novembro, pelas 21:30 horas, numa organização do Município de Anadia.
O jornalista desportivo da Rádio TSF vai falar da sua história de vida, percurso profissional, bem como de algumas lendas do desporto nacional. A entrevista será moderada pelo jornalista Teófilo Fernando.
O formato deste ano do projeto “Quintas no Museu” sofreu algumas alterações, designadamente a realização de mais sessões, que se estendem de Março a Dezembro, e não apenas durante os meses de verão, como aconteceu na primeira edição. Por outro lado, os convidados para as tertúlias são oriundos de outros universos, não se limitando ao musical. Desta forma, para além dos concertos intimistas, o público tem oportunidade de assistir a entrevistas a figuras bem conhecidas.
Por este espaço museológico já passaram este ano, Luís Guerreiro (Março), José Redondo (Abril), Júlio Pereira (Junho), Luís Portugal (Julho), Rão Kyao (Setembro) e António Manuel Ribeiro (Outubro).
As entradas são livres, mas limitadas à capacidade da sala.

GNR: Resultado da Operação “Todos os Santos 2018”

A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, altura em que é celebrado o dia de “Todos os Santos”, realizou em todo o território nacional, uma operação de intensificação do patrulhamento rodoviário com vista a regularizar o trânsito e a garantir o apoio e segurança de todos os utentes das vias.
Durante este período, que tradicionalmente provoca grandes movimentações de tráfego rodoviário, foram empenhados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, os quais realizaram ações preventivas com o intuito de reduzir a sinistralidade rodoviária, dando especial atenção aos comportamentos dos condutores que coloquem em causa a sua segurança e a de terceiros.
Neste período registaram-se 1 157 acidentes, dos quais resultaram:
  • Cinco mortos;
  • 18 feridos graves;
  • 340 feridos ligeiros.
Durante a operação foram detidos 147 condutores, destacando-se:
  • 97 por condução com taxa de álcool no sangue (TAS) igual ou superior a 1,20 gramas/litros;
  • 35 por falta de habilitação legal.
Nesta operação foram fiscalizados 15 066 condutores e detetadas 4 503 contraordenações, destacando-se:
  • 1 755 por excesso de velocidade;
  • 261 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 244 por condução com uma TAS superior ao permitido por lei;
  • 177 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 148 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 138 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Hoje pela Elza… amanhã pode ser por cada um de nós!

A Elza Sardão é da Taboeira (Cantanhede) e tem 30 anos de idade e muita vontade de viver!
Para que ela possa fazer importantes tratamentos, é necessário ir à Alemanha e, por isso, toda a ajuda que possa receber, é muito bem-vinda!

360º- O travo amargo de Trump e curta vitória democrata nos EUA; 5 respostas sobre os efeitos do Nolotil; e o Charuto podia mesmo ser uma nave?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... nas intercalares dos EUA, Donald Trump perdeu a Câmara dos Representantes, mas ganhou espaço no SenadoFoi assim uma vitória com travo amargo para os democratas, que têm uma profunda reflexão pela frente: nas primeiras eleições pós-Trump, o Congresso ficou tão dividido como o país que representa.

Da madrugada eleitoral ficou ainda:


Por cá, o dia 1 de Web Summit foi marcado por cinco grandes temas. Falou-se de igualdade de género, privacidade, criptomoedas, fake news e do Prémio Inovação Europeia.

Os outros destaques do dia de ontem:

 

Outra informação relevante 
Dez britânicos morreram em Espanha enquanto tomavam Nolotil. A venda do medicamento foi restringida, apesar de não ter sido estabelecida qualquer associação directa com o analgésico. Em Portugal já houve 11 casos de um dos efeitos secundários do remédio, alterações no sangue, mas nenhum com gravidade. A Carolina Branco tem 5 respostas para perceber o problema. 

Foi a surpresa científica do diaum estudo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sobre o objeto interstelar 'Oumuamua' admitiu que este seja uma sonda alienígena enviada para estudar a Terra. Mas afinal o que é mesmo o estranho objecto que passou no sistema solar em 2017: um ‘charuto’ interespacial, uma nave extraterrestre ou um negócio milionário? A Marta Leite Ferreira foi perguntar aos astrónomos (e há opiniões bem diferentes).


Marcelo prometeu e cumpriu: não o calam sobre Tancos. Ontem voltou a falar sobre o tema. Ele e o primeiro-ministro. Ambos negaram divergências sobre o caso. Costa disse partilhar da "mesma ansiedade do Presidente". Ele respondeu que quer apenas que se "apure integralmente a verdade". Jerónimo de Sousa defendeu a posição presidencial, no dia em que foi marcado o arranque da Comissão de Inquérito: é já dia 14.

Depois da vitória por 4-1 frente ao Lokomotiv, falta apenas um ponto ao FC Porto para garantir a passagem aos oitavos da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que Sérgio Conceição fez de de Óliver uma startup de futebol. E Herrera ainda acabou a confessar que gostaria de renovar

Nos outros jogos da noite, o destaque vai para o pesadelo do Mónacoviu o presidente ser detido à tarde e foi goleado à noite.

Nas audições sobre o Orçamento, ontem passaram pelo Parlamento as ministras da Saúde e da Cultura. Marta Temido voltou a não se comprometer com datas para a ala pediátrica do S. João, mas diz que "não dormirá tranquila" até isso acontecer; Graça Fonseca foi de novo acusada de "ditadura do gosto através da fiscalidade" por causa das diferenças do IVA na cultura (com a polémica das touradas em destaque). Manuel Alegre até já escreveu a António Costa para defender esse direito, escreve o Público.

Bruxelas expôs dados pessoais de autarcas de toda a Europa devido a falha de segurançaA falha da Comissão Europeia deu-se num concurso de wi-fi grátis nas cidades, levando à exposição de moradas, telefones, cartões de cidadão e passaportes de milhares de políticos europeus, conta o JN.

A Ryanair está a ser investigada por coacção de grevistasO Ministério Público está a analisar três notificações feitas pela Autoridade para as Condições do Trabalho após as paralisações em Portugal, noticia o Público.

O Santander aumentou os custos dos cartões em 34% e dificultou as isenções. Segundo o Jornal de Negócios, o banco garante que as comissões são competitivas.

Há polémica na QuercusO Presidente admite vender ao dono de uma zona de caça terrenos comprados com donativos. Quem doou dinheiro lançou uma petição.

Um guarda prisional morreu baleada durante uma acção de tiro em Paços de Ferreira. Foi atingida por um dos formadores.

Sérgio Moro deu a sua primeira — e longa — conferência de imprensa desde que aceitou ser o novo ministro da Justiça do Brasil. Falou de tudo: armas, Lula, a corrupção que vai enfrentar e o “moderado e sensato” Bolsonaro.

Em França, foram detidas seis pessoas ligadas à extrema-direita. Estariam a planear um ataque contra o Presidente Emmanuel Macron.

A história do jogador brasileiro que apareceu semi-decapitado e mutilado é mais complicada do que pareciaAntes da sua morte, o futebolista publicou fotos na cama com a mulher do homem que já confessou ser o seu assassino. Ele justificou que o apanhou a violá-la. Mas ela aparece a dormir.


Os nossos Especiais
O ex-Primeiro-Ministro da Finlândia é pré-candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Alexander Stubb já foi tido como um dos falcões da austeridade, mas agora quer ser a imagem da modernidade, o oposto do burocrata cinzento de Bruxelas. A entrevista ao político triatleta que precisa de “alguns golos à Ronaldo” para ser eleito é do Pedro Benevides e do Rui Pedro Antunes. O vídeo da conversa pode ser visto aqui.
Já o candidato socialista à Comissão Europeia dá Portugal como exemplo de sucessoFrans Timmermans, falou do Governo de António Costa como modelo a seguir na Europa.

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve "António Costa dono disto tudo?": "Vale a pena antecipar o duelo entre dois homens que mutuamente se medem: Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional (PSD) e Paulo Cafofo (apoiado pelo PS), presidente da Câmara do Funchal".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Os meus dois centavos sobre a direita": "Muito mais importante do que ter um CDS que põe a bolinha ao centro ou um PSD que se diz de centro esquerda, o essencial era haver dois partidos: um partido conservador e um partido aberto e liberal".
  • Maria João Marques escreve "Fake news e insultos reais": "Porque não é só o defeito nos neurónios que assegura o sucesso das fake news. O ódio político é o principal motor. Não interessa nada se uma informação tiver todo o ar de ser falsa ou se for absurda".
  • Nuno Crato escreve "Uma história do Bolshoi": "Sentei-me na cadeira de Shostakovich e fotografei o camarote de Stalin. Os tempos são outros, mas há dramas que ainda hoje nos fazem calafrios".
  • André Abrantes Amaral escreve "Uma solução para a habitação é respeitar a propriedade": "Há 10 anos poucos escolhiam a Baixa ou Arroios para morar. Agora muitos gostariam de lá viver. Aquelas zonas reabilitaram-se pois o direito de propriedade permitiu que as habitações fossem recuperadas".
Notícias surpreendentes 
Qual a ligação entre Don Juan, Salazar e uma faca na Avenida da Liberdade? A nova peça de Pedro Gil recria o aventureiro libertino e transforma-o num comentário ao Portugal de hoje e aos interditos do Estado Novo. A comédia estreia-se esta quarta no Teatro São Luiz, em Lisboa. 

Um passageiro da Ryanair conseguiu encontrar uma forma engenhosa de contornar a nova política de bagagem da companhia e não pagar. E filmou todo o processo. Spoiler: inclui um casaco transformado.

Dave Hollande vai ser uma das figuras do Guimarães Jazz. O homem que deixou a escola com 15 anos, gravou mais de 180 discos e tocou com Miles Davis, aos 72 ainda é uma lenda viva: “Há que seguir os sonhos”, explica.

"O" desfile do ano é já na madrugada desta quinta para sexta-feiraHá 61 anjos confirmados para usar as asas da Victoria's Secret. Entre caras novas, regressos surpreendentes e as modelos de sempre, já se sabe também quem vai actuar na passerelle e quem vai usar o soutien de um milhão.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira
(ainda que a depressão Beatriz traga frio e vento, deixando o país em alerta amarelo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


FC Porto a um ponto dos oitavos

Resultado de imagem para FC Porto a um ponto dos oitavos
FC Porto entrou forte e já vencia aos dois minutos de jogo
O FC Porto recebeu e venceu, esta terça-feira, o Lokomotiv Moscovo, por 3-1, em partida a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com este triunfo, os azuis e brancos mantêm o primeiro lugar e estão a um empate de garantir a passagem à próxima fase da competição.
A vitória do FC Porto começou a ser desenhada logo aos dois minutos graças a um golo de Hector Herrera após assistência de Moussa Marega. O 2-0 surgiu aos 42 minutos com os papéis invertidos. Foi Herrera a fazer o passe que deixou marega na cara de Guilherme para fazer o segundo golo do FC Porto.
Na segunda parte, o Lokomotiv Moscovo ainda assustou, quando, aos 59 minutos, reduziu por intermédio de Jefferson farfán, na sequência de um pontapé de canto. Contudo, aos 67 minutos, Corona colocou uma pedra no assunto e fez o 3-1. Otávio ainda entrou a tempo de fazer o 4-1 final com que o FC Porto bateu a equipa russa.
Com este resultado, os dragões somam agora dez pontos, mais dois do que o segundo classificado, Schalke. Na terceira posição está, com quatro pontos, o Galatasaray, ao fim de quatro jornadas.
Com Bancada.pt