terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

É verdade que vamos ter um esforço fiscal nunca antes visto?


O contexto

Paulo Portas, falando numa sessão do CDS-PP, no domingo, criticou as escolhas do Governo para o Orçamento do Estado, classificando-as de “opção ideológica”. Porém, nessa mesma frase, o líder do CDS, que foi vice-primeiro-ministro na legislatura anterior, classificou a proposta de Orçamento do Estado (OE) apresentada na sexta-feira por Mário Centeno como “um esforço fiscal nunca antes visto”.
O argumento pretendia responsabilizar o Executivo de António Costa por um aumento de impostos cuja única finalidade seria a de “tapar” as despesas negociadas no início da legislatura com os partidos de esquerda (BE, PCP e PEV) para viabilizar o programa do Governo.
Esse argumento foi, aliás, usado por outros dirigentes do PSD e do CDS nos últimos dias. Cecília Meireles, deputada do CDS, criticou o que considera ser um “aumento de impostos muito significativo”. Também o anterior primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, alinhou pela mesma ideia. Trata-se, para o líder do PSD, de um “grande aumento dos impostos que vai prejudicar sobretudo as empresas e a classe média”.

Os factos

Em primeiro lugar, há uma diferença subtil a ter em conta. Quando falam de “impostos”, quer Portas, quer Passos, quer os outros dirigentes do PSD e CDS referem-se ao conjunto de taxas, contribuições e obrigações fiscais devidas pelos portugueses, e pelas empresas a operar em solo nacional. Se se referissem apenas a impostos, estritamente, o argumento seria falso.
Segundo o Relatório do Orçamento do Estado, conhecido na sexta-feira, dia 5, o total das receitas fiscais previstas para 2016, em percentagem do PIB, cai face ao ano anterior (2015) em 0,2%. Em 2015, o Estado arrecadou em impostos o equivalente a 25,4% do PIB, o que significou um aumento face a 2014 (25,1%). Para 2016, o Estado conta recolher em impostos o equivalente a 25,2% do produto.
Mas os números (e convém sublinhar que se trata de uma previsão, como em todos os orçamentos, e não do valor real cobrado) revelam outro dado curioso. No Programa de Estabilidade (2015-2019) elaborado pelo Governo de Passos e Portas e entregue em Bruxelas, o valor previsto para a carga fiscal de 2016 era superior, quer ao de 2015, quer ao que agora é criticado no Orçamento entregue por Mário Centeno. Nesse documento, a previsão dos impostos totais (em percentagem do PIB) aponta para 25,6%. Quatro décimas acima do valor em causa neste Orçamento do PS. Os impostos directos caem 1,9%, os impostos sobre o trabalho caem 2,5%. Sobem os impostos indirectos (ISV, IUC e ISP, sozinhos, crescem 19%), mas não a receita esperada do IVA.
Outra conclusão pode ser retirada se aos impostos acrescentarmos as contribuições obrigatórias para a Segurança Social, que só no último dia das negociações em Bruxelas cresceram 135 milhões de euros, com o “chumbo” à descida da TSU para os salários abaixo de 600 euros. Agora, na versão final do OE, a carga fiscal e contributiva irá subir de 37,6% do PIB (em 2015) para 37,9%.

Em resumo

Paulo Portas fala de uma “opção ideológica”, o que é fácil de demonstrar. O OE para 2016 consegue um alívio significativo do IRS e do IVA na restauração, entre outros, em troca do agravamento de vários impostos sobre o consumo e da tributação sobre as empresas e a banca. Mas já não é certo que a opção tenha sido a de cobrar mais em todas as “taxas possíveis” e em “todos os impostos indirectos”. Por isso, a expressão “esforço fiscal nunca antes visto” só pode ser avaliada relativamente. Do ponto de vista das famílias, cujos rendimentos provêm do trabalho, as simulações conhecidas prevêem uma baixa de impostos. Pelo contrário, se o esforço fiscal for medido pela contabilidade de uma empresa, o agravamento pode ser real. Mário Centeno considerou que essa era a forma de se chegar a um sistema fiscal “mais justo” que permita “um crescimento mais saudável”.

Hora de Fecho: Facebook: 12 anos depois, o que vales?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FACEBOOK 
Esta terça-feira, a maior rede social do mundo completa 12 anos de idade. Mais de uma década depois, o que vale o projeto de Mark Zuckerberg?
FACEBOOK 
O Facebook completa 12 anos esta terça-feira. Por isso, reunimos 12 curiosidades que talvez não saiba acerca da maior rede social do mundo.
CASA BRANCA 2016 
No Partido Republicano, o vencedor em New Hampshire foi até às presidenciais na grande maioria das vezes. Bem colocado nas sondagens naquele estado, Trump tem razões para sorrir. Conheça os números.
ALEMANHA 
Dois comboios colidiram quando viajavam na mesma linha a 60 quilómetros de Munique. Nove pessoas morreram, 81 ficaram feridas, das quais 10 estão em estado crítico. Comboios iam a 100 km/h.
DESCRIMINALIZAÇÃO DO CONSUMO 
O realizador Michael Moore apresenta no seu novo filme "Where to Invade Next" Portugal como um exemplo a seguir pelos Estados Unidos da América no que toca à descriminalização do consumo de drogas.
CARNAVAL 
O corso do Carnaval de Ovar foi cancelado devido à chuva e o da Figueira da Foz foi reagendado para o próximo sábado. Entrega de prémios mantém-se esta terça-feira às 17 horas.
NOSTALGIA 
Não havia plumas nem mulheres despidas, as crianças posavam sérias para as fotografias e as ruas da cidade enfeitavam-se como se fosse Natal.
CARNAVAL 
Em tempos, Cascais tinha desfiles com carros alegóricos puxados por burros e bailes de máscaras no Casino Estoril com obras de Dalí. Fotos e vídeos amadores antigos mostram como tudo acontecia
FUTEBOL 
O árbitro Artur Soares Dias estará no clássico Benfica-FC Porto, enquanto Bruno Paixão volta a dirigir um jogo do Sporting na I Liga de futebol, na visita ao Nacional, quase quatro anos depois.
FOTOGRAFIA 
O diretor de fotografia de "The Revenant: o Renascido", que está nomeado para os Óscares, foi partilhando fotografias dos locais em que o filme foi rodado, na sua página de Instagram. Veja-as abaixo.
ANDREI TARKOVSKY 
Eurico de Barros apresenta a retrospectiva integral dedicada ao autor de "Andrei Rublev" e "Solaris", que decorre em Lisboa e no Porto até 16 de Março, inaugurando um grande ciclo de cinema russo
Opinião

Paulo de Almeida Sande
É bom que se diga, e se diga em voz alta, que a decisão da Comissão Europeia de não exigir a apresentação de um novo orçamento é uma boa notícia para Portugal.

Lucy Pepper
Por que raio é que a opinião de um estrangeiro é tão importante para os portugueses? (E quase sempre, um estrangeiro extremamente mal-informado). Por amor de Deus, Portugal, dá-te ao respeito!

Laurinda Alves
A abertura para falar e pôr em comum aquilo que vai na alma não nasce de uma imposição nem se estabelece por decreto. As ‘conversinhas impecáveis’, a pedido dos pais, nunca funcionaram com os filhos.

José Conde Rodrigues
As instituições públicas devem reduzir os custos de contexto e ajudar a optimizar as soluções do mercado sem prescindir da defesa do interesse geral, regulando com rigor as falhas desse mesmo mercado.

Inês Domingos
Este Governo não apresenta medidas concretas que nos permitam competir num mundo global, mas esforça-se imenso para afastar os investidores, voltando atrás com compromissos do Estado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Há mais mortes a contabilizar após colisão entre comboios

As causas para o acidente ainda não foram apuradas.

Reuters
Um choque frontal entre dois comboios esta manhã na Alemanha, provocou a morte de nove pessoas e mais de 100 feridos, sendo que desse total mais de 50 estão em estado grave, segundo as últimas informações avançadas pela polícia local. Há também duas pessoas desaparecidas.

O acidente ocorreu por volta das 6h00 (7h00 locais), na localidade Bad Aibling, Baviera, a cerca de 60 quilómetros a sudeste de Munique, Alemanha.
Várias equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros ainda se encontram no local para socorrer os feridos e transportar os casos mais graves para o hospital.
O choque frontal entre os dois comboios fez com que ambos descarrilassem. As causas do acidente ainda não são conhecidas.
Em conferência de imprensa, o ministro dos Transportes e Infraestruturas da Alemanha, Alexander Dobrindt, revelou que as carruagens de ambos os comboios ficaram divididas em dois depois de terem colidido a uma velocidade consideravelmente rápida.
“É uma cena horrenda. É chocante ver como os comboios colidiram. As carruagens estavam completamente destruídas. É um momento difícil para a Alemanha. É um dos maiores acidentes nos últimos anos a registar em linhas férreas. Só temos a agradecer às equipas de resgate pelo esforço e profissionalismo", declarou.
O ministro explicou ainda que assumem que "os condutores  não se tenham visto e, que por isso, não foram a tempo de travar”.
“Há três caixas negras nos comboios, duas já foram encontradas, a outra está na zona mais destruída do comboio mas devemos ter acesso a ela em breve”, sublinhou.
Já o ministro do interior, Joachim Herrmann, demonstrou-se chocado com a imensidão do acidente. “Com o investimento feito num sistema de segurança automático pensei que algo assim era impossível acontecer”, referiu e rematou: “Os nossos pensamentos estão com as famílias destas nove pessoas”.

Internos com novas regras, sanções para chefes que as infrinjam

Os internos passam a ser proibidos de fazer mais de 12 horas de trabalho extraordinário em Urgências e também 12 horas de trabalho contínuo.

DR
A Ordem dos Médicos vai passar a limitar o tempo de trabalho dos internos até 12 horas extraordinárias por semana em serviço de urgência.

Segundo anunciou o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, no Facebook, o novo regulamento será publicado ainda este mês, “na próxima Revista da Ordem dos Médicos, com uma nota editorial, para ter força de 'Lei Médica'”.
Ou seja, tratando-se de uma lei médica, quem não cumprir estas regras poderá esperar sanções disciplinares.
Trata-se de um “marco histórico da defesa da Qualidade do Internato Médico, na preservação da saúde física e mental dos Internos e no reconhecimento da dignidade e exigência da profissão médica”, considera o bastonário.
José Manuel Silva escreveu ainda que a integração interna nas equipas dos serviços de urgência “tem como objetivo primordial a evolução do seu processo formativo” e que “sobre-utilizá-los” prejudica a sua evolução.
“O médico interno, caso concorde explicitamente, poderá ainda efetuar mais dois períodos de urgência extraordinária suplementares por mês, em circunstâncias de premente necessidade da instituição”, mas há um limite de 12 horas de trabalho contínuo.
O regulamento relativo ao trabalho durante o internato médico foi trabalhado em conjunto pela Ordem dos Médicos e pelo Conselho Nacional do Internato Médico (CNIM).

Agora, é a vez do Eurogrupo. Orçamento português ainda é tema lá fora

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir na quinta-feira, em Bruxelas, o plano orçamental português para 2016, à luz da opinião da Comissão Europeia, que na passada sexta-feira aprovou o documento, após intensas negociações com o Governo.

Lu
Portugal é um dos pontos em agenda na reunião de fevereiro do Eurogrupo, com os ministros das Finanças da zona euro a apreciarem finalmente o projeto de Orçamento de Estado português - cerca de dois meses e meio após se ter pronunciado sobre os esboços de planos orçamentais dos outros Estados-membros do espaço monetário único -, assim como as conclusões preliminares da missão de vigilância pós-programa levada a cabo pela troika e conluída igualmente na semana passada.

Um alto responsável do Eurogrupo indicou hoje que, tal como acontece sempre que a Comissão Europeia emite um parecer sobre um projeto de plano orçamental, o fórum de ministros das Finanças da zona euro vai discutir o mesmo, sendo provável que adote uma "curta declaração" na sequência do debate, que contará com a participação do ministro Mário Centeno.
O mesmo responsável lembrou que a opinião da Comissão Europeia aponta para um risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, aspeto que será naturalmente tido em conta pelos ministros das Finanças da zona euro, que deverão também recomendar ao Governo português que tome as medidas necessárias para assegurar o respeito das metas traçadas.
Na última sexta-feira, o executivo comunitário deu "luz verde" ao plano orçamental de Portugal para 2016, mas apenas depois de uma semana de intensas negociações, e de o Governo ter apresentado medidas adicionais, cujo impacto global estimado variará entre os 970 milhões de euros (expetativas de Bruxelas) e os 1.125 milhões de euros (projeções do Governo), uma diferença de 155 milhões de euros que não impediu a Comissão de dar o seu aval ao projeto orçamental, embora apontando para os riscos de incumprimento.

FRANÇA APROVA LEI QUE PROÍBE DESPERDICIO DE COMIDA NOS SUPERMERCADOS


 
thinkpanama / Flick
-
O senado aprovou Francês Uma lei that impedir Estes Estabelecimentos Comerciais de deitar fora UO Destruir Produtos Que estejam sem Fim da Validade.
França Tornou-se o país Primeiro do Mundo a impedir Que OS Supermercados possam deitar fora UO Destruir Produtos Alimentares that NÃO Sejam Vendidos, Revela o The Guardian  
A nova lei, Que Passou com unanimidade sem Francês Senado NA Passada quarta-feira, Preve Que OS Supermercados fiquem Proibidos de desperdiçar Produtos Que estejam um Aproximar-se do Fim do Prazo da Validade.  
Como alternativa, Estes Estabelecimentos PODEM doar cessos mesmos Alimentos a Instituições de Caridade UO Bancos Alimentares, Uma forma de Ajudar PESSOAS Mais carenciadas.  
Segundo o jornal Britânico, uma lei foi Inspirada Por uma Campanha Contra o Desperdício Alimentar, e Que Levou um Uma petição , Organizada cabelo vereador de Courbevoie, Arash Derambarsh 
Tal Como seria de Esperar, Esta Mudança FOI BEM recebida Pelas Instituições e Bancos de Caridade Mas Traz Responsabilidades also Novas. Estes mesmos Organismos TEM ágora de Investir em Mais Voluntários e Recursos Para lidar com este aumento significativo de Doações. proibe
De according com a Legislação nova, OS Diretores dos Estabelecimentos Franceses, com 400 metros Quadrados OU Mais, devem Assinar Contratos that estabelecem hum Sistema de Doações com essas Associações. Caso contrario, o cessos Responsáveis ​​arriscam-se a Multas Superiores de 75 mil euros UO penas that PODEM Chegar AOS Dois ano de Prisão
Em Declarações Ao The Guardian,  Jacques Bailet , o Responsável Pela Banques Alimentaires, descreveu ESTA lei Como "positiva e simbolicamente Muito importante".
"O Mais Importante, Uma Vez Que OS Supermercados ficam Obrigados a Assinar hum according com como Instituições, E Que vamos Conseguir Aumentar a Qualidade ea Diversidade da comida", afirmou.
"Em TERMOS de Equilíbrio nutricional, TEMOS Neste momento hum defice de carne e Uma falta de fruta e Vegetais. This lei vai permitir-SOE Conseguir Mais Esse tipo de Produtos ", explicou.
Além Disso, uma lei Torna MUITO MAIS Fácil O Processo de hum Determinado Setor Alimentar Poder dar de forma Direta OS SEUS excessos de Produção a Instituições de Caridade, that Antes se revelava Muito Complexo.
ISSO acontecia, Por Exemplo, Quando Uma fábrica that produzia iogurtes, mas com o nomo de Uma determinada marca de supermercado, quería dar OS SEUS excessos.
"É algo Muito Importante Para OS Bancos Alimentares Porque E UMA fonte verdadeira de Produtos com Qualidade, Que Vem diretamente da fábrica", Diz o Responsável da Banques Alimentaires.
De according com o diretor Responsável POR ESTA Mudança, o vereador Derambarsh, o Próximo Passo e Fazer Chegar ESTA ideia a todos OS ESTADOS-Membros da União européia
"O Próximo Passo E PEDIR Ao presidente François Hollande that FAÇA pressao a Jean-Claude Juncker parágrafo estender ESTA lei um Toda a União européia", defendeu. 
"Esta Batalha ESTÁ ASSIM UMA Começar. Agora TEMOS de combater este Desperdício nsa Restaurantes, Padarias, cantinas de escolas e de empresas ".
ZAP

DEPUTADO DO PS SUSPEITO NO CASO SÓCRATES


 
António Gameiro, PS
O Deputado fazer nomos PS António Gameiro e Um DOS investigados no Âmbito da Operação Marquês, que também ENVOLVE José Sócrates. Em causa estao suspeitas de tráfico de Influências EM Negócios do Grupo Lena em Angola.
O jornal  Sol  Reporta Que o Ministério Público Suspeita Que António Gameiro , "em conluio com José Sócrates, Carlos Santos Silva e hum angolano facilitador de Negócios, estara envolvido n'uma teia de tráfico de Influências, subornos e extorsões alegadas A Partir de Angola ea favorecer Fazer Grupo Lena ".
O jornal Avança Que o Deputado socialista terá servido de "ponte" entre Delfim Albuquerque , um luso-angolano com boas Relações com o Governo de Angola, e Carlos Santos Silva , com o intuito de favorecimentos Ao Grupo Lena em Obras Públicas no país africano.  
António Gameiro confirmou Ao jornal que foi "extraída Uma certidão Sobre ESSA Matéria" no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, mas Garante Que NÃO E arguido e Que, ágora COMEU, NÃO foi notificado "de Coisa nenhuma".  
O Deputado, que Faz Serviços de Assessoria Jurídica em Angola, suponha Encontros com Carlos Santos Silva e com Delfim Albuquerque, mas Diz-se de "Consciência tranquila"
"A frente Minha, Nunca trataram, que me apercebesse, de Negócios. Nem Sabia que Santos Silva, de quem sou amigo há MUITOS anos, tinha Negócios com o Grupo Lena, pensava Que ELE APENAS tinha Uma Empresa de Projectos", constata.
A Publicação atesta Que o MP Suspeita Que Delfim Albuquerque mexeu OS cordelinhos Para garantir Ao Grupo Lena Uma Fatia dos Negócios, Nenhum Âmbito de Obras na Rede Rodoviária angolana, em Troca de "Luvas" e, Cabelo do Meio, Reporta ameaças Fazer Empresário Ao conglomerado Pará Receber Dinheiro, Caso Contrário "entregaria" o contrato Público hum OUTRAS Empresas.  
O Empresário Luso-angolano terá, inclusive, conseguido "autorização" para a SAÍDA de Angola de "Vários Milhões de euros Pará Como Contas do Grupo Lena", Revela o jornal Sol.
O Semanário AINDA nota que António Gameiro terá estado Presente em Outros Vários Encontros com Intermediários suspeitos de tráfico de Influências, Nenhum Âmbito de Esquemas alegadamente montados POR José Sócrates , Paragrafo facilitar Negócios do Grupo Lena e da Octapharma noutros Países, nomeadamente na Venezuela e No Brasil . 
ZAP

JOSÉ VEIGA FICA EM PRISÃO PREVENTIVA



 
(Dr)
-
O Empresário, detido desde quarta-feira Passada POR suspeitas de Vários crimes de Natureza fiscal, Ficar vai em Prisão preventiva.
Segundo o jornal Público , José Veiga , Que ESTÁ detido desde quarta-feira Passada, vai Ficar a aguardar o desenrolar da Investigação em Prisão preventiva.  
Em causa estao Varias suspeitas de crimes de Natureza fiscal, Entre ELAS Corrupção no Comércio Internacional, branqueamento de capitais e tráfico de Influências.
Por Outro Lado, o Seu Sócio Paulo Santana Lopes , Irmão do ex-Primeiro-ministro e that also foi detido no dia MESMO, Ficar vai em Prisão domiciliaria, de according com INFORMAÇÕES apuradas Pela TVI. 
Segundo o jornal, Que cita a SIC, O Irmão de Santana Lopes vai Continuar preso na SUA Residência Até Pagar Uma caução, Cujo valor Exato AINDA NÃO E conhecido.
A advogada com ligações AOS Dois Empresários, e that also foi ouvida cabelo juiz Carlos Alexandre, libertada foi.
Desde quinta-feira that were Os Três detidos no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, parágrafo Serem interrogados no Âmbito da Investigação "Rota do Atlântico"
Como autoridades fizeram varias buscas, tendão Até Encontrado notas no valor de Oito Milhões de euros n'uma das casas do ex-Empresário de Jocks de futebol.
Além Disso, congelaram AINDA Uma Transferência não há valor de 11 Milhões , Que seria o Sinal USADO cabelo Empresário Para garantir a Compra do Banco Internacional de Cabo Verde, that AINDA E Propriedade do Novo Banco. 
Segundo o Público, Além dos Três detidos, were AINDA constituídos Mais Oito arguidos Que estao Sujeitos Ao termo de Identidade e Residência.
ZAP

No Orçamento de Costa, são estes os ministérios que mais ganham terreno

Documento Entregue na Assembleia da República Traz alterações Estratégicas Nos gastos do Estado. Entre Reforço e abrandamento de Apostas, Fique um sabre OS gastos previstos parágrafo Cada Ministério.

DR
A promessa de hum Maior Apoio Social AOS portugueses foi cumprida Pelo Partido Socialista, cabelo Menos nenhum papel. A última Versão do Orçamento do Estado do Pará 2016 Chegou Ao Parlamento não definitiva da Semana Passada e Pelas Contas da equipa de Mário Centeno, PODEM Tirar-se algumas CONCLUSÕES de vista Sagres.
Como despesas consolidadas Gabinetes MUDAM em Quase todos OS do Governo, na Comparação com O Último ano de Liderança executiva de Passos Coelho e Paulo Portas. Em TERMOS Globais, um social é Quem Mais Dinheiro Ganha Segurança em Relação Ao ano Passado: OS 482 Milhões de euros ultrapassam adicional da página Outros Todos Os reforços não Orçamento dos Ministérios.
Ambiente e Saúde surgem a Seguir no pódio dos Aumentos de despesa, com crescimentos respetivos de 360 ​​e 259 Milhões de euros. AINDA ASSIM, o Programa de Governação E Aquele Que regista o Maior Crescimento anual Nos gastos em TERMOS de percentagem, Passando a custar exatamente o dobro AOS Cofres do Estado.
Do Lado oposto, o Dinheiro reservado Ao Planeamento e Infraestruturas vai sofrer uma Maior Queda nominal, com hum corte de 530 Milhões de euros a corresponder a hum desinvestimento de 11%. Em Segundo lugar na Lista de cortes onda Uma parte das Escolas Nacionais, Graças a Uma Redução de 82 Milhões de euros na despesa Consolidada do ensino básico e secundário e da Administração Escolar.
O Ministério da Agricultura VAI PERDER MAIS de 7% de dos fundos, equivalentes a Quase 80 Milhões de euros por Menos, ocupando o Terceiro lugar há de Perdas de classificação.
Olhando Para toda a Lista, o Ministério das Finanças Perde Quase 4 mil Milhões de euros em despesa, mas o Documento final de that Lembra um NÃO nominal Variação corresponde a Uma Perda verdadeira nsa Fluxos Financeiros e POR ISSO uma contabilização DEVE Ser Feita de Maneira diferente.
A Gestão de Dívida Pública SERA O Programa Mais Caro para o Estado Novamente, com o total de de Quase 86 mil Milhões de euros um SER MUITAS vezes superiores à Aposta Mais 'barata' do Governo: o Mar vai Receber Maïs 27%, Passando a Uma despesa Consolidada de 80 Milhões de euros. 
http://www.noticiasaominuto.com/economia/534936/no-orcamento-de-costa-sao-estes-os-ministerios-que-mais-ganham-terreno?utm_source=emv&utm_medium=email&utm_campaign=daily

Fotorreportagem e Mensagem Oficial para o 9º. Aniversário da ADASCA em 2016
















































Quando se decide comemorar um aniversário, quer seja de uma pessoa ou de uma instituição é porque existem razões de ordem pessoal para o fazer, ou de ordem social, como é o caso da ADASCA.

Hoje comemora-se o 9º. Aniversário da única Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro em paralelo com uma Colheita de Sangue aqui junto da sua Sede social e Posto Fixo. Os dadores são a são principal razão desta comemoração.

Decorridos estes 9 anos, com imensos amargos de boca, com algumas derrotas à mistura, mas, também com alguns objectivos concretizados, sempre visando o melhor para os dadores de sangue quer sejam nossos associados ou outros que nos procuram ocasionalmente, na medida em que somos visitados por dadores das mais diversas localidades do Distrito, tais como de Estarreja, Albergaria, Ovar, Espinho, Esmoriz, Águeda, Oliveira do Bairro, Oiã, Anadia, Mealhada, Ílhavo, Vagos, Mira, Sever do Vouga, Talhadas do Vouga, Oliveira de Azeméis, Esmoriz, Ovar, até da figueira da Figueira da Foz, entre outras localidades. Estas visitas torna o peso das nossas responsabilidades ainda maior, dizendo-nos que não se deve brincar em serviço apesar de todos sermos voluntários.

Nestes nove anos de existência um pouco atribulada, com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Aveiro, como da União de Junta s de Freguesia da Glória e Vera Cruz conseguimos ter Sede e Posto Fixo a funcionar em pleno, devidamente equipados. É caso para dizer: a região de Aveiro está mais bem servida com a dinâmica que a ADASCA tem vindo a implementar na área da dádiva de sangue. Só não vê quem não quer. Resultados de uma séria e tenaz dedicação.

Não temos a menor dúvida que presentemente a ADASCA é a associação que mais resultados têm alcançado em termos de dádivas de sangue, se tivermos em conta que não nos é permitido deslocarmos às restantes Freguesias que compõem geograficamente o Concelho de Aveiro, nem sequer ao interior do Campus Universitário para ali realizarmos sessões de colheitas. O posso e mando são reflexos de puro autoritarismo.

 Em tempos ainda nos deslocávamos à Freguesia de S. Jacinto, agora apenas nos resta a Freguesia de Cacia, quanto às restantes nem pensar, por força do proteccionismo doentio  existente em torno de uma associação congénere,  sediada num Concelho limítrofe,  o que não deixa de ser no mínimo ridículo ou surrealista.

Não foi fácil conduzir os destinos desta associação até este dia. A geografia de sessões de colheitas para Aveiro está há anos prisioneira de interesses. Quem conhece as actividades desta associação sabe que não estamos a alegar nada que não corresponda à verdade. Vícios adquiridos e implementados no terreno como se alguém fosse o dono disto tudo.

Não há um sim, sem um senão: nunca foi feito tanto em prol dos dadores e por sua vez em prol da dádiva no Concelho de Aveiro, desde que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro surgiu no ano de 2006, por estranho que possa parecer, contra a vontade de algumas pessoas recheadas de boas intenções, que procuraram colocar-se ao projecto.

A colagem a interesses estranhos, esquisitos, entram-nos pelos olhos adentro, só lamento que os dadores não abram os olhos, continuem a deixar-se levar com palmadinhas nas costas. Será que não sabem distinguir quem lhes quer bem, quem procura fazer tudo para que a nossa dignidade seja respeitada na íntegra? Não deixa de ser estranho. A mim incomoda-me profundamente. Assim me exprimo porque ainda dou sangue, tendo efectuado a última dádiva no pretérito dia 27 de Janeiro.

De vez enquando perguntam-me: “doar sangue no Posto Fixo da ADASCA ou noutra associação qualquer não é tudo para o mesmo”? É. Mas, não é tudo o mesmo. Como o Benfica não é o Porto, nem o adepto do Porto não vai pagar as cotas no Benfica. Convém recordar que a ADASCA nesta data congrega cerca de 3671 dadores associados de pleno direito. Sendo este o seu património mais valioso.

Esta exposição dava pano para mangas. Repito: abram os olhos, e procurem saber quem está na vossa retaguarda a defender reposição das taxas moderadoras nos hospitais públicos e não só, quem dá a cara e os ouvidos por vós enquanto outros se fazem de “raposas manhosas” para não ficarem mal vistos.

Lendo a edição do CM do dia 12 de Janeiro, página 11deparo-me com um texto que resulta da leitura de uma sentença pelo juiz Bráulio Alves contra um funcionário do estado que prevaricou e diz o seguinte: “Nós, que servimos o estado, temos o dever de isenção, rigor e disciplina superior ao das outras pessoas”. Faltam estes atributos a alguns funcionários do CST de Coimbra.

Finalmente, e por falar do CST de Coimbra é tempo de introduzir outra orgânica a nível de recursos administrativos, onde o dialogo, a cooperação e a aproximação se façam sentir como factores motivacionais nas relações humanas, deixando de ser um centro de promoção de conflitos como deixa transparecer para o exterior.

Esta é uma das nossas sérias preocupações que daremos conta em reunião no dia 10 do corrente com o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Araújo, como ainda a preocupação que nos assiste pela nomeação do novo presidente do conselho directivo do IPST, na medida em que o actual tem deixado muito a desejar, a partir do momento de nos adjectivou de terroristas de sangue e de sindicalistas.

QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER!

Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Aveiro, 6 de Fevereiro de 2016-02-06