quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Portuguesa morre minutos depois de chegar à Namíbia

Uma turista portuguesa, acabada de chegar à Namíbia, morreu, na sexta-feira passada, atropelada por um automóvel, perto do aeroporto de Aeroporto Internacional Hosea Kutako, que serve a cidade de Windhoek.
Segundo a "Namibian Broadcasting Corporation", Natacha Alves, de 26 anos, tinha acabado de desembarcar, com o pai e o marido, e seguia pela estrada principal do aeroporto, em direção à cidade, quando foi colhida.
Já a cinco quilómetros do edifício, saiu do carro para se abeirar de uma tartaruga que tinha avistado na rua. Ao regressar ao veículo, a vítima foi atingida por outra viatura, que seguia a alta velocidade, segundo a imprensa da Namíbia. O óbito foi declarado no local.
Fonte do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades disse ao JN que "os serviços diplomáticos portugueses apoiaram a família na participação do acidente às autoridades policiais e no reconhecimento e registo da certidão de óbito".
Segundo a mesma fonte, a família regressará a Portugal esta semana. Não há informação quanto à trasladação do corpo para Portugal.
A polícia da Namíbia está a investigar a ocorrência.
JN

Ataque de vespas asiáticas mata homem de 54 anos

Galiza regista primeira morte na sequência ataque de vespa asiática. No Alto Minho, os concelhos de Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira são os mais afetados
Um residente em Porriño, província de Pontevedra, foi a primeira pessoa a morrer na sequência de um ataque de vespa asiática na Galiza, onde só este ano foram destruídos 19.200 ninhos daquela espécie, disse hoje fonte do governo regional.
O caso ocorreu, na terça-feira, cerca das 16:00, quando um homem de 54 anos foi cortar uma macieira e, não se tendo percebido do ninho de vespa asiática, foi atacado.
Falando à agência Lusa, fonte do departamento do meio rural da Junta da Galiza disse que "o resultado da autópsia irá determinar se a morte resultou do ataque ou de uma reação alérgica".
O jornal Faro de Vigo, citando um amigo da vítima, refere que o homem de 54 anos sofreu "um ataque massivo" de um enxame de vespas asiáticas, com "mais de 25 picadas nas pernas, braços e cara".
Segundo relata também o jornal a Voz da Galiza, ao tocar no ninho, as vespas que se encontravam no interior atacaram o homem que acabou por morrer no local. Uma ambulância médica compareceu no local, tendo-se gorado as tentativas de reanimar a vítima.
O amigo que o acompanhava também foi picado mas sem gravidade e relatou que "as vespas saíram revoltadas do ninho e que o amigo não teve como se defender do ataque".
A fonte do departamento de meio rural da Junta da Galiza ouvida hoje pela Lusa explicou que a região tem em curso, desde 2014, um plano de combate à vespa asiática mas adiantou não ser possível erradicar aquela praga".
"As pessoas têm de aprender a conviver com a espécie", disse referindo que, no âmbito daquele plano, a destruição dos ninhos de vespa velutina [ou vespa asiática] cabe ao departamento de meio rural, em parceria com os concelhos afetados e outros departamentos da Junta da Galiza.
E em Portugal?
Esta espécie predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004.
Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir no final do seguinte
No Alto Minho, os concelhos de Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, município vizinho de Porriño, são os mais afetados. De acordo com os números avançados hoje à Lusa pelo comandante dos bombeiros municipais de Viana do Castelo, desde o início do ano já foram destruídos 240 ninhos desta espécie. Desde que a sua presença foi detetada no concelho já foram eliminados 1.907 ninhos.
Dados da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL) referem que "cada ninho pode albergar até 2.000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias, que no ano seguinte poderão vir a criar pelo menos seis novos ninhos".
"Pese embora as medidas implementadas em 2015 no âmbito do referido plano de ação, assistiu-se a uma progressão gradual da área afetada no território nacional, desde que os primeiros ninhos e avistamentos do inseto foram confirmados nos distritos de Braga e Viana do Castelo", afirma o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, num despacho publicado em Diário da República.
A vespa asiática é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 na região norte de Portugal.
DN/ Lusa

Eu, Psicóloga | 10 coisas que você nunca deve tolerar em sua vida.



Muitas pessoas permitem que sua felicidade seja prejudicada, trabalhando em um emprego que odeiam, cercando-se com pessoas negativas ou tendo muito medo de sair de sua zona de conforto. É importante lembrar que você é responsável pela sua própria felicidade.

Aqui estão 10 coisas que você nunca deve tolerar da vida:

1.Tentar agradar outras pessoas

Quando você constantemente busca a aprovação dos outros, está diminuindo o poder de sua própria opinião. É impossível fazer todos felizes, 100% do tempo. Tentar agradar os outros só o conduzirá a um caminho para a infelicidade. Em vez de se preocupar com as opiniões dos outros, concentre-se no que o faz feliz.

2.Negligenciar sua saúde

A verdadeira felicidade interior começa com a maneira como você se trata. Se você não for saudável, não será capaz de desfrutar de todas as coisas maravilhosas na vida. Tenha uma dieta equilibrada, durma o suficiente, beba muita água e permaneça ativo. Sempre trate sua mente, corpo e alma com respeito.

3.Deixar as pessoas pisarem em você

Ser bondoso é uma coisa. Mas permitir-se tornar-se um capacho dos outros mostra uma falta de respeito por si mesmo. Se alguém estiver te usando ou tirando proveito de você, fale. Se não resolver, deixe-o ir.

4.Permanecer em sua zona de conforto

É fácil ficar preso em sua zona de conforto, porque é onde você se sente seguro. Mas, a fim de aprender, crescer e experimentar coisas novas, você precisa sair da caixa. Tenha coragem suficiente para permitir-se experimentar o mundo.

5.Trabalhar em um emprego que você odeia

Todos nós temos contas a pagar, mas se contentar com um trabalho que você odeia, só porque você tem um salário estável prejudica a sua felicidade. Mesmo que você ganhe menos dinheiro seguindo suas paixões, você sempre pode ajustar seu estilo de vida para trabalhar melhor com sua renda. Um trabalho estressante que você odeia pode ter um impacto emocional, físico e espiritual.

6.Deixar o dinheiro governar sua vida

Muitas pessoas deixam o dinheiro ditar suas vidas inteiras. Colocar o dinheiro acima de tudo pode afetar a sua qualidade de vida. Na próxima vez que você estiver estressado com o dinheiro, lembre-se que não pode levá-lo com você. Há muitas outras coisas na vida que são muito mais importantes.

7.Ter que se explicar constantemente

Independentemente de quanto você tente convencê-las, algumas pessoas nunca vão entender ou apoiar seus objetivos ou aspirações. Lembre-se de que você não precisa da validação de outra pessoa para viver sua vida ou ir atrás do que quer.

8.Comunicação interna negativa

Quando essa pequena voz dentro de sua cabeça fala, ela pode te dar confiança ou destruí-la. Seus pensamentos criam sua realidade. Seja gentil consigo mesmo. Aprenda com seus erros, mas não se culpe por eles. Pratique amor próprio e autoaceitação. Pode fazer toda a diferença em termos de sua felicidade.

9.Amigos críticos 

Verdadeiros amigos irão levantar-se, apoiá-lo e estar lá para você quando mais precisar. Se você tem um círculo de amigos que critica suas ideias, zomba de seus sonhos ou ignora suas realizações, é hora de cortá-lo de sua vida. Saiba que você merece estar em torno de pessoas positivas que se preocupam com você e querem ver você ter sucesso.

10.Não estar feliz

Muitas pessoas estão infelizes dia após dia, vivendo uma vida que as coloca para baixo. Lembre-se que você sempre pode mudar suas circunstâncias. Nunca se contente com uma vida que não te faz feliz. Siga seus sonhos, trabalhe duro e viva suas paixões.

Eua | Homem libertado ao fim de quase 50 anos depois de anulada sentença por violação


Wilbert Jones tem agora 65 anos

Um homem saiu esta quarta-feira de uma prisão no Estado do Luisiana, ao fim de quase 50 anos, depois de um juiz ter anulado a sua condenação por rapto e violação, considerando o seu caso "fraco, na melhor hipótese".

As autoridades retiveram provas, há décadas atrás, que poderiam ter inocentado Wilbert Jones, que tem agora 65 anos, afirmou o juiz estadual Richard Anderson.

À saída da prisão, Jones agradeceu a Deus pela sua liberdade e à sua leal família por nunca ter desistido da esperança. Também abraçou a sua equipa de advocacia, do Protejo Inocência, de Nova Orleães, com lágrimas nas pessoas que o aguardavam fora dos portões da prisão East Baton Rouge Parish.



A advogada de Jones, Emily Maw, elogiou "a força extraordinária" de um homem "que passou cerca de 16 mil dias na prisão por algo que não fez" e que, não obstante, "sai com fé em Deus e na humanidade".

Os procuradores afirmaram que não tencionam julgar Jones outra vez, mas acrescentaram que vão solicitar ao Supremo Tribunal estadual que reveja a decisão do juiz.

Maw disse à AP que seria "legalmente incorreto e moralmente problemático" se o gabinete do procurador do distrito de East Baton Rouge insistir em tentar manter a condenação, porque, se o fizer, estaria a "dizer que quando Wilbert Jones foi detido em 1972, então um jovem, negro, pobre, com 19 anos, não merecia os direitos que as pessoas têm hoje".

Jones foi detido por suspeita de raptar uma enfermeira, à mão armada, de um parque de estacionamento do hospital de Baton Rouge e violá-la atrás de um edifício, na noite de 2 de outubro de 1971. Jone foi condenado de rapto agravado num julgamento em 1974 e sentenciado a prisão perpétua.

O caso do Estado contra Jones "assentou inteiramente" no testemunho da enfermeira e na sua "questionável identificação" de Jones como o seu atacante, afirmou o juiz.

A enfermeira, que faleceu em 2008, selecionou Jones de um conjunto de homens, alinhados pela polícia para identificação, mais de três meses depois da violação. Mas também disse à polícia que o homem que a violou era mais alto e tinha uma voz "mais grossa" do que Jones tinha.

Os advogados de Jones sustentam que a descrição da enfermeira corresponde à de um homem que tinha sido detido mas nunca acusado pela violação de uma mulher raptada do parque de estacionamento de outro hospital de Baton Rouge, 27 dias depois do ataque à enfermeira. O mesmo homem também foi detido por suspeita de violação de outra mulher em 1973, mas só foi acusado e condenado por ataque à mão armada neste caso.

Anderson disse que as provas mostram que a polícia sabia das parecenças entre este homem e a descrição feita pela enfermeira do seu atacante.

"Não obstante, o Estado falhou em dar esta informação à defesa", escreveu o juiz.

Os advogados de Jones salientaram que o procurador que conseguiu a sua condenação tinha um registo de escamotear provas favoráveis à defesa. Um parecer de 1974 do Supremo Tribunal do Estado destacou que o procurador era responsável pela anulação de 11 sentenças no ano anterior -- "uma estatística incrível para um único procurador", como foi então escrito.

Enquanto apresentava as novidades relativas a este caso que a sua organização assumiu há 15 anos, Maw cedeu à emoção e ficou sem fala.

"Às vezes é preciso muito tempo para que os tribunais reconheçam um erro", disse.

Fonte: DN

Município disponibiliza acesso gratuito a Escola Virtual a mais de 900 estudantes do Concelho

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai dar início, na próxima semana, à entrega do Manual de Utilizador do Aluno da Escola Virtual a todas as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública do Concelho. Com este manual, mais de 900 estudantes vão ter acesso gratuito a uma plataforma online com conteúdos pedagógicos, podendo desenvolver e aprofundar diversos conhecimentos e complementar as matérias lecionadas em sala de aula.

 “O investimento em soluções modernas e tecnologicamente eficazes, para além da requalificação do parque escolar, tem sido uma aposta contínua deste Município, seguindo os desafios de uma sociedade em constante mudança e desenvolvimento”, refere António Loureiro, Presidente da Autarquia Albergariense. Para o Executivo, a aposta na Escola Virtual constitui um reforço do programa de ação social escolar, contribuindo para a melhoria dos resultados escolares e das capacidades de utilização das tecnologias e preparando os alunos e alunas para os desafios da aprendizagem formal e informal.

Através da plataforma online, as crianças têm acesso a manuais digitais, a recursos de preparação para provas e exames, a dicionários e podem testar os seus conhecimentos com diversos testes temáticos. Tendo em conta os resultados nestes testes, são sugeridos conteúdos adicionais para que o estudante possa melhorar o seu desempenho.

 De forma a acompanhar os alunos e alunas na Escola Virtual e atribuir tarefas através da plataforma, a Câmara Municipal está a desenvolver ações de formação durante o mês novembro para cerca de 60 professores do 1.º Ciclo. Estão ainda a ser equacionadas ações com os encarregados de educação, na medida em que a Escola Virtual é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada em ambiente familiar.

A Escola Virtual é uma plataforma concebida pela Porto Editora que reúne milhares de exercícios para as principais disciplinas do 1.º ao 12.º ano, organizados por tópicos de programa, que avaliam o conhecimento do aluno. Em função dos resultados, são sugeridas aulas interativas para a revisão da matéria, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno. 

Conta Solidária Fogos Florestais 2017 – Carregal do Sal

No seguimento das iniciativas e procedimentos adotados em relação à população do Concelho afetada pelos incêndios que deflagraram na noite de 15 para 16 de outubro, a Câmara Municipal de Carregal do Sal abriu uma conta solidária.
Todos os que pretendam contribuir para esta causa podem fazê-lo através de transferência para a seguinte conta bancaria:
- Crédito Agrícola Mútuo Terras do Viriato, CRL: PT50 - 0045 3320 4029 3704 9118 5;
Caso pretendam um documento comprovativo para efeitos fiscais, deverão remeter os elementos contabilísticos (nome e morada completos e NIF) e o comprovativo do donativo para contabilidade@cm-carregal.pt.

Folk Ibérico anima Cineteatro Alba com Odaiko e Vanessa Muela

O grupo de percussão galego Odaiko junta-se à cantora Vanessa Muela para uma noite de puro Folk Ibérico amanhã, 16 de novembro, no Cineteatro Alba. O café-concerto, inserido no OuTonalidades – Circuito Português de Música ao Vivo, tem início às 22h00 e é de entrada livre. 

Odaiko é constituído por quatro percussionistas multidisciplinares – Antonio Ocampo, Juan Collazo, Francisco Troncoso e Féliz Rodríguez Lamas – e apresentou o seu primeiro espetáculo em 2004 na cidade de Ourense. O grupo conta com mais de 300 atuações ao vivo e, paralelamente, tem desenvolvido projetos nas áreas da dança e audiovisual, muitos em colaboração com conceituados artistas.

 Vanessa Muela é natural de Valladolid e começou a cantar aos quatro anos. O seu reportório é composto por músicas tradicionais da Comunidade Autónoma de Castela e Leão, que incluem baladas, charros, fandangos, rondas e rumbas. Nos seus concertos é geralmente acompanhada por um par de bailarinos, que torna o espetáculo numa verdadeira viagem cultural pelo interior de Espanha.

No novo projeto Odaiko e Vanessa Muela a sinergia musical em palco é evidente, demonstrando que, na música, quando o sentimento é comum, o resultado é excelente. 

Eu, Psicóloga | Imagem corporal infantil: como estimular a autoestima




Você já parou para pensar na imagem corporal que seus filhos possam estar formando sobre si próprios? Desde pequenos aprendemos que ser magro é sempre bonito, saudável e ideal, mas a verdade é que este padrão de beleza estabelecido pela sociedade pode ser capaz de fazer um estrago e tanto à saúde mental das crianças.

De acordo com a psiquiatra Luiza Heberle, da equipe do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, a incidência de anorexia, que está relacionada com uma preocupação intensa com ganho de peso e uma perturbação significativa da imagem corporal, tem crescido muito entre jovens nas últimas décadas. "Isso é extremamente preocupante, pois ela pode interferir seriamente no desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adolescentes", destaca.
Ter problemas com a imagem corporal pode levar as crianças a desenvolverem distúrbios alimentares (o principal deles, a anorexia, é a doença psiquiátrica que mais mata no mundo), problemas com nutrição e até a depressão. Para evitar que os filhos se preocupem demais com a autoimagem, é importante estar ciente de alguns pontos:

1- As ações dos adultos podem influenciar na autoimagem das crianças

As crianças são muito sensitivas e percebem que palavras, gestos e expressões são capazes de demonstrar aceitação, rejeição e alguns conceitos sobre seus corpos. Esta percepção pode levar a criança a construir um ideal difícil de se atingir.

2- Abrace as diferenças

É importante reforçar para os filhos que cada pessoa é única e não somos melhores nem piores do que ninguém. Também vale lembrar a eles que nossos corpos não são definitivos. Em períodos como a puberdade, por exemplo, a tendência é que o corpo mude a todo momento.

3- Esteja atento quando ao bullying

Se a criança está sofrendo bullying na escola, vale a pena levar a questão para os educadores. Caso contrário as chances do seu filho sofrer com a pressão de entrar nos padrões só aumentam. Isso leva a depressão e aos distúrbios alimentares.
Dados internacionais estimam que os transtornos alimentares podem afetar até 10% dos jovens, um número que tem crescido ao longo dos últimos anos, conforme publicação da revista da Academia Americana de Pediatria.

4- Nunca chame a criança de gordinho(a), feio(a), ou ridículo(a)

Frases como "esta roupa te deixa gordinho" ou "comer muito vai te deixar gordo e feio" podem ser como bombas para as crianças. Estas frases podem interferir a longo prazo na imagem que cada criança tem de si.

5- Pense sobre sua própria imagem corporal

Se você estiver com dificuldades de se aceitar vale procurar ajuda profissional de um terapeuta. Quando temos problemas sobre certo assunto pode ser bem mais difícil não passar essa dificuldade para a criança.

Assembleia Municipal reúne a 20 de novembro


Resultado de imagem para Assembleia Municipal da Marinha GrandeA Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão extraordinária no próximo dia 20 de novembro de 2017 (segunda-feira), pelas 20h30, no Auditório Municipal, sito na Av. Dr. José Henriques Vareda.

A ordem do dia é a seguinte:

DESIGNAÇÃO DO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DO CONCELHO NO XXIII CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – PORTIMÃO DIA 9 DE DEZEMBRO, nos termos do art.º 6º dos estatutos da ANMP.

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE (4 EFETIVOS E 1 SUPLENTE) NA ASSEMBLEIA INTERMUNICIPAL DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA REGIÃO DE LEIRIA, nos termos do art.º 83º, do RJAL.

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE (1 EFETIVO E 1 SUPLENTE) PARA A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO PARA A REVISÃO DO P.D.M. - PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE, nos termos do disposto na alínea c) do nº1 do art.º 7º da Portaria nº 1474/2007 de 16 de novembro. 

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE (4 EFETIVOS) NA COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DA MARINHA GRANDE, nos termos da alínea l) do art.º 17º da Lei 147/99 de 1 de setembro.

ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE NO CONSELHO DA COMUNIDADE DO ACES DO PINHAL LITORAL, nos termos da alínea b) do nº 1 do art.º 31º do Dec. Lei nº 253/2012 de 27 de novembro.

APRECIAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DA OPERAÇÃO DE REABILITAÇÃO URBANA SIMPLES, NA ÁREA DE REABILITAÇÃO DO CENTRO DA MARINHA GRANDE - Estratégia de Reabilitação Urbana - nos termos do nº 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, que aprovou o Regime Jurídico da Reabilitação Urbana, alterado e republicado pela Lei n.º 32/2012, de 14 de agosto.
 
APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS – 1.º SEMESTRE DE 2017 DA TUMG – TRANSPORTES URBANOS DA MARINHA GRANDE, EM UNIPESSOAL SA., nos termos do artigo 25.º, n.º 2, alínea a), do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

Apresentado programa de apoio a jovens empreendedores

O Instituto Português do Desporto e Juventude promoveu esta Terça-feira, 14 de Novembro, no Salão Nobre do Município de São Brás de Alportel uma sessão de apresentação da 2.ª edição do programa Empreende Já – Rede de Percepção e Gestão de Negócios (EJÁ) que visa apoiar jovens dos 18 aos 29 anos a criar o seu projecto e emprego.
A sessão foi dinamizada pela delegação de Faro do Instituto com a colaboração do Gabinete do Empreendedor da Câmara Municipal.
O programa apresentado tem como objectivos promover uma cultura empreendedora centrada na criatividade e na inovação através do apoio ao desenvolvimento de projectos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social, apoiar a capacitação de jovens através da formação e do aumento dos seus níveis de empregabilidade e a criação de postos de trabalho por e para os jovens que integrem este programa.
O programa é desenvolvido em duas fases. A primeira tem a duração de seis meses, decorre entre Março e Agosto de 2018 e é dedicada à criação e desenvolvimento das ideias/projectos. Os jovens participantes vão ter 250 horas de formação, 30 horas de tutoria, uma bolsa mensal de 695 euros e seguro de acidentes pessoais.
A segunda fase arranca após a conclusão da primeira fase e consiste num período de dois anos em que os jovens envolvidos nos projectos seleccionados contarão com um apoio de 10 mil euros para concretizarem o seu projecto.
Podem concorrer a este programa jovens dos 18 aos 29 anos, que tenham completado a escolaridade obrigatória, que não estejam a trabalhar, nem a estudar ou em formação. Os candidatos devem ainda comprovar que têm a sua situação contributiva e tributária regularizada, estar inscritos nos serviços de emprego e não podem estar a beneficiar de apoios concedidos ao abrigo de outras medidas no âmbito da Garantia para a Juventude.
O período de candidaturas está em vigor até ao dia 30 do corrente mês de Novembro.
Mais informações sobre este programa estão disponíveis na Direcção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, localizada na Rua da PSP, em Faro, ou em http://eja.juventude.gov.pt. Os interessados podem ainda solicitar informações através dos contactos: 289 891 820 ou eja.algarve@ipdj.pt ou faro@ipdj.pt.
Fonte: O Algarve Económico

18 de Novembro - 10º aniversário do dia Europeu dos Antibióticos

A semana Mundial dos Antibióticos assinala-se de 13 a 19 de novembro, sendo que no dia 18 de Novembro se comemora o 10º aniversário do dia Europeu dos Antibióticos.

O aumento da resistência aos antimicrobianos (RAM) deve-se a vários fatores, entre os quais a utilização excessiva e inadequada de antibióticos nos seres humanos, o uso veterinário excessivo na produção animal e a falta de condições de higiene em contextos de prestação de cuidados de saúde ou na cadeia alimentar.

A falta de conhecimento continua a ser um fator fundamental: 57 % dos europeus não sabem que os antibióticos são ineficazes contra os vírus, 44 % não sabem que são ineficazes contra as constipações e a gripe (Fonte: Eurobarómetro, junho de 2016).

Para alertar para a temática a comissão europeia produziu um vídeo que  pretende sensibilizar o público para um conhecimento informado sobre a RAM e dar a conhecer o Plano de Ação para Combater a Resistência aos Antimicrobianos.

O GCL PPCIRA recomenda o visionamento do Vídeo que pode ser visto em  http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I139884&sitelang=en&videolang=PT

ULSNA

Homenagem a produtores de vinho de Silves

A Câmara de Silves aproveitou a sessão que assinalou o Dia Europeu do Enoturismo para lançar uma brochura “Vinhos de Silves”, na qual constam muitas informações sobre as 10 adegas existentes no concelho.
Trata-se, segundo referiu a presidente da autarquia, Rosa Palma, de mais uma iniciativa que tem como objectivo promover aquela actividade, a qual tem grande importância ao nível da identidade, história e cultura do concelho.
No decorrer da sessão foram, também, homenageados os produtores locais e apresentada a segunda edição do “Jazz nas Adegas”, uma iniciativa integrada no programa “365 Algarve”, que vai arrancar em Janeiro do próximo ano e desenvolver-se até Abril. São oito concertos que vão ter lugar em outras tantas adegas do concelho.
Um dos participantes nesta sessão foi o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, que destacou o facto da actividade vitivinícola ser mais um trunfo para a diversificação do turismo algarvio, no sentido de esbater os efeitos negativos da sazonalidade e exortou os produtores a criarem condições para terem as suas portas abertas aos visitantes.
Outro dos intervenientes foi Aníbal Neto, da Rota dos Vinhos, que tem desenvolvido, em colaboração com a Câmara de Silves, diversas iniciativas de promoção do vinhos e dos vitivinicultores do concelho. Uma das que mais sucesso parece ter é a oferta de uma prova de vinhos a quem comprar bilhetes para o Museu e Castelo de Silves.
No decorrer da sessão foi ainda apresentado o livro “Territórios Vinhateiros”, editado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Fonte: O Algarve Económico

7 Dezembro - Jantar de Natal - CCDSS

O Centro Cultural e Desportivo da Saúde e Segurança Social do distrito de Portalegre, vai realizar o seu habitual jantar de natal no próximo dia 07 de dezembro.

O evento é dirigido a todos os seus sócios e familiares que exerçam funções nesta Unidade de Saúde.
As inscrições poderão ser feitas até dia 30/11/2017.

ULSNA

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Caros colegas dadores e amigos,

A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, mais conhecida por ADASCA tem o prazer de por este meio dar a conhecer o Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no seu Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro Social Santiago), com as Coordenadas GPS: N 40.62659 W -8.65133, que também pode ser consultado através do site www.adasca.pt .

Com o referido mapa de Brigadas a ADASCA é uma das associação de dadores de sangue do País com mais sessões de colheitas num só local, o que de alguma forma nos honra, e exige trabalho a tempo inteiro.

Até final do ano corrente ainda vão ser realizadas brigadas nos seguintes dias e horários:

NOVEMBRO
Dias 22, 29 entre as 15 horas e as 19:30 horas
Dia 28 entras 9 horas e as 13 horas nas instalações da ESSUA
Dias 18 e 25 das 9 horas às 13 horas

DEZEMBRO
Dias 6, 13, 20, das 15 horas às 19:30 horas
Dia 12 entre as 9 horas e as 12:30 horas no Auditório da Altice Labs/Aveiro
Dias 2, 9, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas.

O Mapa em anexo pode ser impresso e afixado em locais de acesso ao público, para que as pessoas interessadas em aderir à dádiva saibam onde se devem dirigir.

Os residentes em Aveiro ou arredores só não efectuam a sua dádiva se não quiserem, com este aumento de datas e horários (todas as 4ª.s Feiras e Sábados), as desculpas deixam de fazer sentido

Nada do que a ADASCA se propõe fazer ou faz, visa ficar bonito na fotografia, pois, o nosso trabalho é sério, transparente, existe a preocupação constante para bem acolher quem nos procura, sem interesses nebulosos na manga, sempre pugnando pela dignidade dos dadores de sangue e consequentemente pelos direitos as leis lhe conferem.

Por fim, não ficamos à espera que alguém por nós faça, o que nos compete fazer, nem sequer nos preocupamos com o politicamente correcto. Respeitamos quem nos respeita, quem não nos respeita esqueça que existimos, mesmo quando a necessidade lhe bater à porta.

Estamos a escassos dias de completar 11 anos de existência! A ADASCA é a única associação de dadores de sangue existente no Concelho de Aveiro com personalidade jurídica e Certidão no Diário da República. Não se trata de um grupo qualquer. Mais, a sua contabilidade é fiscalizada pela Equipa de Verificação de Contas do IPST. Aqui trabalha-se, não se brinca em serviço. menos ainda para dar nas vistas...

Cordiais cumprimentos,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331
C/encaminhamento de chamadas sem valor acrescentado

Adenda: Angariação de donativos


Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País... os apoios financeiros escasseiam. O material para a divulgação custa dinheiro, as chamadas idem. Não conseguimos fazer face aos compromissos com elogios, louvores de circunstância. Quem nos puder ajudar que o faça de coração aberto, solidário na certeza que será bem investido.


Hora de Fecho: Oficial. Isabel dos Santos exonerada da Sonangol

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou Isabel dos Santos, filha do anterior chefe do Estado, José Eduardo dos Santos, do cargo de presidente da Sonangol. É substituída pelo homem que despediu.
Isabel dos Santos, que foi esta quarta-feira exonerada da Sonangol, usou nos últimos dias a sua conta de Instagram para partilhar frases motivacionais. Até há uma citação de Aristóteles.
Militares tomaram conta da televisão oficial de Robert Mugabe, que foi detido com a família. Partido da oposição acredita que a primeira-dama terá fugido. Presidente devia ter falado à nação às 11h.
Grace Mugabe chegou ao palácio presidencial como secretária e pode agora ter saído empurrada. Quem é a mulher de Robert Mugabe que adora fazer compras e se preparava para assumir a vice-presidência?
A secretária de Estado remeteu a contagem do tempo de serviço dos professores para negociação, mas fonte governamental diz que não está previsto gastar mais com progressões nesta legislatura.
Comando diz que o condutor do carro onde seguia vítima desobedeceu a ordem de paragem e tentou atropelar os polícias. Condutor não tinha carta de condução. O veículo dos assaltantes já foi apreendido.
O antigo responsável pelos conteúdos da Benfica TV terá recebido documentos internos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) através de Horácio Piriquito. Federação fez queixa à PJ e à PGR.
Luísa Fernandes deixou Portugal para realizar um sonho: viver nos EUA. Várias décadas depois, a portuguesa regressou, lidera o Peixe na Avenida e trouxe uma mão cheia de histórias.
A Austrália foi a 31.ª apurada para o Mundial, faltando agora saber se a última vaga fica para Peru ou Nova Zelândia. Portugal será cabeça-de-série no sorteio, mas há escolhas para todos os gostos.
Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.
A Time convidou a fotógrafa brasileira Luisa Dorr, de 22 anos, para fotografar com um iPhone as mulheres que conquistaram um lugar na História. "Firsts" é um projeto sobre como quebrar barreiras. 
Opinião

Maria João Avillez
“A culpa é do governo anterior” dizia o maestro Costa, fidelíssimo ao seu tique número 1 de obsessivamente derramar culpas inventadas sobre a governação a quem ele roubou a governação.

Luís Aguiar-Conraria
Com valores destes é materialmente impossível garantir uma boa refeição às crianças que nas escolas públicas. Com comida desta a presença de uma lagarta até aumenta o valor nutricional do almoço.

Maria João Marques
O racismo e as suas consequências são demasiado graves, e mais grave será se as próprias minorias defenderem a segregação social e cultural: os do outro lado esfregarão as mãos de contentamento.

Rui Ramos
Ninguém perceberá o actual governo se não perceber o enorme conjunto de fracassos que está por detrás dele. Este é mesmo um caso de “mortos agarrados aos vivos", para usar a expressão de Marx.

Laurinda Alves
Enquanto os políticos não percorrerem as suas cidades em cadeiras de rodas ou a empurrar cadeirinhas com bebés e crianças, mas também com velhinhos e doentes, não sabem o que custa a vida.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa